PDA

Ver Versão Completa : Câmbio original 3 marchas funde na subida?

ricleite
03/04/2007, 18:37
Neste último sábado estava indo para Monte Verde, partindo aqui de são José . No trajeto tem uma subida muito longa de uns 6 Km, nem é tão ìngreme, apenas contínua;e quase lá no alto o cambio do jipe do meu amigo travou e eu tive que rebocá-lo de volta. O mecãnico disse que é comum este tipo de defeito, porque o óleo escorre para a parte de baixo e o cambio fica sem lubrificação. Ele sugeriu trocar um rolamento por um do tipo blindado que impede a passagem do óleo para baixo.
Achei essa explicação meio estranha, como pode um cambio ser tão vulnerável assim? Se alguém tiver outra explicação favor fique a vontade para opnar. Ah, ia me esquecendo, o óleo do câmbio era novo e estava no nível.
Obrigado.
Ricardo

rural4x4
03/04/2007, 19:25
Ricardo

Esquisita a situação, pois normalmente o que faz o cambio fundir é falta de lubrificação, vc afirma que tinha oleo, e estava no nivel, certo?

Agora uma pergunta:

O oleo do cambio estava no nivel ou o oleo da reduzida estava no nivel?(lembre-se sao dois niveis distintos)

ricleite
03/04/2007, 19:33
Checamos o oleo do cambio, da reduzida e dos diferenciais. Estavam no nível. Aguardo mais comentários.

Lucas Nassif
03/04/2007, 19:37
O câmbio já num tava ruim, e ao forçar um pouco mais acabou de vez não??? Pode ter sido coincidência :D

[]'s

Felipe
03/04/2007, 19:51
Já vi acontecer o mesmo, era nível de óleo baixo. Se o nível estiver correto não tem porque fundir, se não pudesse pergar subida lonfa não tinha CJ andando por ai ...

ricleite
03/04/2007, 19:51
que tava ruim tava , enrroscava a terceira.

Lucas Nassif
03/04/2007, 19:54
que tava ruim tava , enrroscava a terceira.

E qdo travou, travou em ql marcha?

leopoldo
03/04/2007, 19:59
1- Nunca ouvi falar de cambio fundir com o óleo no nível.

2- Aliás, era o óleo certo ?

3- Sobre o rolamento blindado, há algum benefício em usar no piloto e na saída do cambio.

4- O que vc chama de "fundir" ? como se chegou a esta conclusão ?

5- O que foi que estragou ?

ricleite
03/04/2007, 20:03
Acho que foi na primeira.Acho vou perguntar pro meu amigo afinal foi o jipe dele, o meu estava atrás.
Continuando a história tive que rebocá-lo até o alto do morro com a reduzida, senão não subia, e olha que meu bf está zerado. Ao descer ele foi sózinho usando o frieo , original é claro. Sabe o que aconteceu? O cilindro mestre travou e o coitado meteu o jipão no barranco para evitar um acidente maior. Sua esposa que estava nervosa queria que ele jogasse o jipe morro abaixo... Ficou emburrada dizendo que ele deveria ter comprado um troler.
Câmbio, cilindro mestre, funilaria, estresse, esporro de esposa= 2.000,00.
Aventura e história pra contar= não tem preço.

ricleite
03/04/2007, 20:05
O mecânico nos mostrou um eixo com várias esferas derretidas e fundidas.

leopoldo
03/04/2007, 21:46
Anexe fotos, por gentileza

.... assim que puder ....

afinal, a falha pode ser de montagem, de falta de lubrificação ou de oleo contaminado.

Sempre é bom identificar exatamente quem deixou de funcionar como deveria.

Um fato que eu lembrei .... e deve deixar todos que tem cambio 3 ou 4 marchas de cabelos brancos.

1- A engrenagem do eixo piloto do jeep tem, de projeto, 3 furos espaçados a 120º, no pé dos dentes.

A função destes furos é prover óleo bombeado (pelo movimento dos dentes do piloto com o carretel) para dentro da cavidade onde assentam-se os roletes.

Ouve uma época, e eu não sei porque ... pode ser atribuído a desvio de qualidade de fabricação .... esqueceram de fazer os furos. Isso eu percebí pois alguns eixos piloto não tinham estes furos.

Ou

os cambios realmente tinham deficiência de lubrificação e a partir de um certo serial, uma certa data começaram a ser vendidos com os furos aprovisionados...

Bom, em resumo: pilotos sem esses furos são mais propensos a causar falha dos rolamentos(roletes)

2- O eixo piloto do jeep também possui um furo transversal que sai desta cavidade onde se alojam os roletes e finda no rasgo da chaveta que aprisiona o rolamento de esferas.

A função deste furo é prover lubrificação adicional ao rolamento, bombeando por centrifugação.

Junto com os 3 furos, forma-se uma legítima bomba de óleo que lubrifica e refrigera o conjunto.

Pois é ..... alguns pilotos não possuem esse "tunel" de lubrificação.

Bom, em resumo : eixos piloto sem o furo transversal são mais propensos a permitir a falha prematura do rolamento de esferas - aquele que fica preso ao eixo piloto.

PORÉM,

O fator mais decisivo na falha do componente é o baixo nível de óleo, se houver.

rafaelsouza
04/04/2007, 10:24
Amigos e Mestre Leopoldo,
na parte de traz do cambio onde acopla com a T-case tem uma arruela grande, esta arruela tem um furo que permite a passagem do óleo do cambio para a T-case, em 90% destes casos alguém montou esta arruela com o furo para baixo e oque acontece é que numa subida como essa o óleo vai todo pra T-case e funde a ponta do entalhado dentro do piloto por falta de lubrificação, este furo da arruela previsa ser colocado na posição correta para evitar este problema. já ví este filme n vezes sem contar que por causa dos eternos vazamentos o nível do óleo esta sembre à baixo
[],s

leopoldo
04/04/2007, 18:39
Meio que difícil.

Quem lubrifica a ponta do entalhado é o óleo bombeado pela engrenagem do carretel acoplada ao piloto ... ela leva óleo até os dentes do piloto e força a passagem pelos furos ... se eles estiverem lá.

Para faltar óleo nos roletes, a frente do cambio tem de estar seca para a engrenagem nem molhar ..... haja falta de óleo.
A arruela também tem modelo com e sem furo.

Mesmo assim, não se esqueça que a arruela tem um espaço entre ela e o eixo entalhado.

Por essa folga, passaria rios de óleo.

O problema maior parece ser mesmo nível incorreto aliado aos fatores que eu já mencionei.

Com fotos dos envolvidos, ficará mais fácil determinar.

ricleite
05/04/2007, 12:45
Olá pessoal, agradeço por tantas informações. Mas percebi que existem muitas teorias a respeito do que aconteceu. Tudo pode ter contribuido um pouco, até o óleo que estava no nível pode ter baixado no trajeto devido à pressão dentro do câmbio de dos prov´paveis n vazamentos.
No entanto o jipe do meu amigo já esta com câmbio novo- semi novo-, e no sábado que vem vamos novamente para monte verde partindo de são josé dos campos , passando por são francisco xavier. 98 Km de estrada de barro e terra com visual inesquecível.
Obrigado pela ajuda. Ricardo

joão k. chikui
05/04/2007, 12:56
Enquanto não descobre, pode subir todas as subidas de ré , aí não falta oleo no cambio kkkk

ricleite
05/04/2007, 12:59
Sempre tem uma saída à portuguesa.

CAIOROQUE
06/04/2007, 17:38
È a minha primeira vez neste fórum, até agora tenho lido muita coisa e tenha tido resposta para várias dúvidas minhas e tenha tirado excelentes dicas. Pergunto ao leopoldo: se há tanta possibilidade do óleo da caixa ir para a t-case e sendo o nivel da t-case mais baixa do que a caixa,acho eu, o oleo da t-case não vai retornar para a caixa. Tenho tido cuidado com o nivel de ambos, caixa et-case e percebo que quando há vazamento na t-case o nível está alto. Outra curiosidade é a seguinte:já abri duas caixas com dificuldade de acionamento, ou engripamento de marcha e coincidentemente aquela blindagem do rolamento tinha saído e estava fazendo aquele estrago na caixa, alguém já viu isto?

Sidnei Diogo
06/04/2007, 18:09
Amigos e Mestre Leopoldo,
na parte de traz do cambio onde acopla com a T-case tem uma arruela grande, esta arruela tem um furo que permite a passagem do óleo do cambio para a T-case, em 90% destes casos alguém montou esta arruela com o furo para baixo e oque acontece é que numa subida como essa o óleo vai todo pra T-case e funde a ponta do entalhado dentro do piloto por falta de lubrificação, este furo da arruela previsa ser colocado na posição correta para evitar este problema. já ví este filme n vezes sem contar que por causa dos eternos vazamentos o nível do óleo esta sembre à baixo
[],s

Mesmo assim, não se esqueça que a arruela tem um espaço entre ela e o eixo entalhado.

Por essa folga, passaria rios de óleo.

Passa mesmo; Principalmente se os orifícios de respiro estiverem entupidos ou se houver água no sistema. Além disso, se rodar muito tempo numa marcha só, a temperatura sobe e aumenta a pressão interna que, de fato, empurra o óleo para a T-Case.

[ ]'s e morrendo de felicidade com meu "clarkette":D

leopoldo
06/04/2007, 19:39
A única pressão que tem em cima do cambio é a sua pressão sanguínea.

O cambio tem respiro pela alavanca de cambio e pelo furo de respiro, um furo na carcaça perto do rolamento trazeiro.

Pergunta:

Quantos olham o nivel do óleo antes de sair num fora de estrada?

Todos sabem dos vazamentos pelas manchas no chão, mas checar o nível .....

leopoldo
07/04/2007, 14:38
Corrigindo algo que eu mencionei, mas havia esquecido da sequencia de montagem correta,

Na arruela suporte do rolamento trazeiro, a folga fica preenchida pelo rolamento, o mesmo lado em que há a blindagem deste (a blindagem fica virada para o lado do cambio) e portanto, não passará óleo por lá.

Algumas arruelas possuem furo. Este furo, tem uma orientação correta .... coloque a junta em cima e vc verá o ponto correto. Se estiver fora, normalmente a junta cobre 1/2 do furo.

Sobre a pergunta do CAIOROQUE, não tenho mais um cambio 3 ou 4 marchas + T case para verificar o nível de ambas as caixas conectadas e se há nivelamento do óleo quando no plano. O lógico seria um SIM.

Sobre essa arruela de blindagem, qual seria?

A do próprio rolamento(quando se usa blindado) ou aquela que se monta entre o rolamento e o a engrenagem do piloto ?

Se fora a 2º opção, ela pode moer se ficar montada o lado contrário que deve.

Ficou na dúvida: o que vc viu ?

CAIOROQUE
08/04/2007, 07:20
Na primeira caixa, parecia que estava com a 4x4 ligada no asfalto, alguma coisa estava segurando o carro, e não era o freio de mão, abri a caixa e tinha muito metal no oleo e no eixo piloto tava lá uma argola toda mastigada, era ela. Resultado os roletes pela metade com material fundido no entalhado da secundária, para arrumar coloquei rolamentos.
Na segunda caixa não houve dano, espero, porque é a que eu uso hoje, está zuando a primeira, mas acho que não tem a ver. Abri para ver o barulho da primeira e estava lá o rolamento com a blindagem com as marcas dos dentes do eixo piloto, acho que faltou um espaçador para o eixo piloto não encostar no rolamento, mas mesmo com o espaçador eles teriam que estar na mesma velocidade, correto? Algo ocorreu é certo, revisei a caixa e estou andando com ela.

leopoldo
08/04/2007, 14:15
A dúvida é a seguinte:

ou usa-se roalmento blindado no rolamento, e esta blindagem consiste de uma capa plástica entre o anel interno e o externo.

Ou o que vc se refere à blindagem do rolamento, na verdade é o defletor de óleo, uma placa de aço que fica montado entre o rolamento e a base da engrenagem do eixo piloto.

Esta placa defletora tem uma posição certa de montagem.

quando se ve detroços que danifcaram ela, pode ser peças do entalhado ou do carretel mal ajustado que correu para frente e mastigou a arruela.

de qualquer forma, na desmontagem, toma-se o cuidado de verificar o que ocorreu e quem causou os danos ... em primeiro lugar.

Temos danos principais e os subsequentes.

É uma analise pericial, para evitar ocorrer de novo.

Nerso
08/04/2007, 14:47
saudaçoes

Leopoldo por gentileza entre em contato com o e-mail nerso.mig@uol.com.br

grato

nerso

1- Nunca ouvi falar de cambio fundir com o óleo no nível.

2- Aliás, era o óleo certo ?

3- Sobre o rolamento blindado, há algum benefício em usar no piloto e na saída do cambio.

4- O que vc chama de "fundir" ? como se chegou a esta conclusão ?

5- O que foi que estragou ?

carraro
16/04/2007, 21:45
hã,desculpe + sera que o motor do cidadao nao era um 6cc meio judiado,e os eixos dele longos,e ai o cara tocou esguelando o coitado do jeepinho em "2" pra andar junto,por +- 3km,ai tambem poderia derreter tudo!!!!!!!!!