PDA

Ver Versão Completa : Motor Original 1.8 - Eu Fiz...

cinhorj
03/04/2007, 17:58
Só postei agora depois de ter terminado todo o serviço e testado a viatura.

Caros amigos, meu NiVA estava apresentando sinais de cansaço e um pouco de fumaça branca, resolvi mandar abrir o motor e então verificamos:
Um Pistão quase quebrado;
Anéis de segmento quebrados (gastos);
Folga nos pistões;
E o cárter cheio de pedaços de ferro (sapata,corrente, anel segmento etc...)

Bom vamos lá:

Como já havia colocado o Weber 460 e feito toda ignição nova, ign elet (ap), Bateria 70A Heliar Zero bala, bobina bosch vermelha, cabos de velas novos, velas novas, tampa do distribuidor e etc...
Retíficamos o motor todo e então depois de muito pesquisar aqui no forúm, levei as conclusões ao meca e resolvemos o seguinte:

Usar pistões de santana a gasolina 0,20 = 81,5 mm contra os 79,0 mm do NIVA.
Bom o bloco foi preparado e a parede parece que nem foi mexida.
Um detalhe p/ continuar usando as bielas do NIVA embuchamos com anéis (é esse mesmo o nome?) de fusca.

Pessoal o carro é outro, responde rápido ficou mais forte e esperto as acelerações são mais precisas, apesar que troquei o sist acelerador por um a cabo mas, o negócio é que melhora sim o desempenho do carro.
Até coloquei uns adesivinhos p/ comemorar

Tenho agora que acertar o carbura aí já é outra parada...

Pessoal fotos em anexo
estou andando meio ocupado no momento mas, qualquer dúvida é só perguntar que tão logo possa responderei na boa

Valeu

Fotos
1- Motor c/ pistão original
2- Caixa do pistão
3- pistão novo (Metal leve)
4- Pistão
5- Bloco preparado

cinhorj
03/04/2007, 18:08
1- comparando o novo com o original
2- mais comparações
3- Olha quanto abriu!
4- Biela embuchada ops!
5- colocando o motor

shuther4x4
03/04/2007, 22:12
Lindo trabalho!!! Parabéns por ter documentado e apresentado aqui. Esse é o verdadeiro espírito niveiro (e do fórum claro). Valeu!!
Só uma pergunta: Quanto gastou nas peças e mão de obra? Se puder responder claro!

cinhorj
04/04/2007, 14:43
Lindo trabalho!!! Parabéns por ter documentado e apresentado aqui. Esse é o verdadeiro espírito niveiro (e do fórum claro). Valeu!!
Só uma pergunta: Quanto gastou nas peças e mão de obra? Se puder responder claro!

Valeu.
Sem problema
Mão de obra + peças +- 1.800,00

Mauricio Rossetto
05/04/2007, 13:57
Maravilha Cinho!

"Preguntas":

Qual a taxa de compressão que ficou com os pistões que usou? Cê não chegou a mexer nos pistões.
Já têm idéia de comsumo?
Sua relação de diferencial é 10/41 ou 43?

Mauricio Rossetto
05/04/2007, 14:00
Meu povo,
Sem mudar de assunto, mas tirando uma dúvida:
O Niva 91 têm a relação de diferencial 10/43 então consigo me manter a 90 Km/h em 3000 rpm.
Com a relação 10/41 alguém têm idéia de quanto ele desenvolve em 3000 rpm?

Marcio Rossetto
05/04/2007, 23:56
Bom noite Mauricio , como os calculos para a relação de engrenamento são regras de tres diretamente proporcionais , acredito que é so fazer uma regra de tres , aí dá 95 km por hora .

alexandre roveri
06/04/2007, 07:49
Gostei da opção do pistão AP , como ele é bem cavado não deve subir muito a tx de compressão:concordo:

Agora achar que ficou 1,8 é muito otimismo:twisted: , seu motor ficou com exatos 1652cc contra os 1567cc originais:mrgreen:

A tx deve ter ficado um pouco abaixo de 9,5:1 , ótimo para a nossa gasolina, isso vai te proporcionar um boa economia, mas ainda é pouco caso queira usar gnv sem perder desempenho (bom, vc não disse nada se fez algum trabalho no cabeçote):D

Essa opção é bem melhor que a opção do pistão fusca , sem duvida alguma

tenho uma duvida se não teve que usinar a saia e a cabeça de pistão:?:

friedmann
06/04/2007, 19:13
Roveri.... vc colocou cambio de chevette no Niva?? como fezz???????????????

Luciano SHAKALL
06/04/2007, 22:34
Roveri.... vc colocou cambio de chevette no Niva?? como fezz?Pode crê, compartilho dessa dúvida...
Teu motor é original? Quem "produziu" a flange? O sistema de fixação e o acoplamento câmbio/Transferência é tipo o "original" (com "junta elástica" e/ou homocinéticas? de qual carro?) ou com acoplamento rígido fixado a um "subchassi" como fez o Roberto França?

Bom, acho que chega de perguntas - por enquanto, hehehe - ...

cinhorj
08/04/2007, 15:56
Pessoal ando meio sem tempo por isso não respondi antes.
Tivemos que embuchar a biela e retirar um pouco da cabeça do pistão, agora realmente não sei, vou ver e postao aqui.
Qt a diferencial não sei não.
Consumo vou começar a medir, pois tenho que dar uma regulada no carbura.
Pessoal é 1.8 genérico é claro, mas posso afirmar que mudou muito o comportamento do carro.
Resumindo ficou melhor.
Valeu