Conectar

Ver Versão Completa : Válvula Termoelétrica

Marcelo_Taz
03/04/2007, 09:44
Meu carro andou esquentando além da conta até parar ele e descobri que o radiador estava 40% entupido.

Na hora da montagem o mecânico retirou a válvula termoelétrica alegando que ela ajudava a esquentar mais a temperatura do carro e que como não temos frios para a sua real utilidade ela poderia ser retirada.

Procede?

O carro está sem a válvula mais ela está aqui em casa guardada e limpa.

Posso fazer trilhas, passar por riachos, lama, poeria, enfim ...

Vcs acham que corro algum risco em rodar sem ela?

Abraços

Marcelo Taz

Cavalcante
03/04/2007, 10:29
Válvula termoelétrica ou termostática? De todo jeito, dá meio na mesma. A função dela é "desligar" o radiador antes que o motor atinja uma temperatura X. É fundamental para o bom funcionamento do motor. Essa história de que motor tem de funcionar friozinho é fria ;)
Ele tem é que trabalhar na temperatura adequada...

joão k. chikui
03/04/2007, 11:07
Marcelo, estou deduzindo que seja a termostática. Nunca tive SW4 , mas posso tentar falar por experiência com mercedes e Cummins: Os anéis e cilindros são projetados para trabalhar numa determinada temperatura. Quando trabalham abaixo desta , o desgaste é acelerado.
Mas, quem vai poder dizer legal são os proprietários de modelos similares .

Marcelo_Taz
03/04/2007, 11:24
Cavalcante e João, provavelmente eu troquei o nome da válvula.

Segundo o mecânico, ele mexe com mais 2 sw4 a bastante tempo, e disse que retirou das duas e até agora nada aconteceu, mais como eu não acredito em apenas um mecânico escrevi aqui para ter mais opinião, já que eu não entendo ainda de motor diesel.

Mais estou com ela aqui e levarei nele para a colocação - mais agora eu terei como argumentar com ele, sobre o desgaste acelerado, controle de temperatura e mais algumas dicas que possam aparecer.

Obrigado

JEFFCATUNDA
03/04/2007, 11:28
Todo mecânico de região quente é puto com essa valvula!

Eu acho que os caras que projetam estes veiculos não iam perder tempo e dinheiro colocando o que não serve para este ou aquele clima no veiculo...

Agora, eu tinha um Marea que melhorou muito depois que retiraram a tal valvula...

JEFFCATUNDA
03/04/2007, 11:34
Tem que ver é se a valvula tá funcionando, a minha SW4 ainda tem a dela e sem problemasmas, como você disse que a sua estava com 40% do radiador entupido, será que a tua valvula também não está ruim???

Ela tem um sistema de molas, se não me engano, é termo-mecânica...

Como fazer para saber se está funcionamdo bem ou se está prendendo demais o fluxo, isso é, retandando a circulação do liquido e aí sim prejudicando o motor?????

JEFFCATUNDA
03/04/2007, 11:34
p.s: estamos ON LINE

Marcelo_Taz
03/04/2007, 11:46
É Jeff, a única coisa que percebi depois da retirada é que o ponteiro não chega mais no meio, e agora não sei o que fazer.

Na quinta estou indo para BH me juntar com uma turma para fazer umas trilhas, acho que irei sem a válvula mais levarei ela no porta luva, sei lá :putz: .
`
E como vou saber se ela é que realmente causou o problema do entupimento no radiador? Dúvidas :parede:

Mais como o Joaõ disse, me preocupo com o maior desgaste do motor.

Ou eu coloco ela de novo e vejo como está o aquecimento?

ivancgbsb
03/04/2007, 12:24
Nao ande sem a valvula termostatica. Voce so tem a perder.

Para testa-la: coloque-a dentro de um vasilhame com agua, para aquecer. Observe que ela vai abrindo a medida que a agua vai esquentando. Se nao abrir ou nao abrir toda, esta ruim. Troque-a.

Sem ela, o carro demora ou nao chega na temperatura normal de funcionamento. Trabalhando mais frio do que deve, o desgaste e muito maior.

Cavalcante
03/04/2007, 12:41
Tem que ver é se a valvula tá funcionando, a minha SW4 ainda tem a dela e sem problemasmas, como você disse que a sua estava com 40% do radiador entupido, será que a tua valvula também não está ruim???

Ela tem um sistema de molas, se não me engano, é termo-mecânica...

Como fazer para saber se está funcionamdo bem ou se está prendendo demais o fluxo, isso é, retandando a circulação do liquido e aí sim prejudicando o motor?????

Depende da temperatura de trabalho do seu motor, mas suponha que a temperatura ideal seja de 95 °C, por exemplo.

A válvula termostática é uma espécie de "torneira misturadora" com 2 entradas e uma saída. Uma entrada vem do radiador (água fria) e outra da saída do circuito de arrefecimento do motor (água quente). A saída vai para a entrada do circuito de arrefecimento do motor. Antes que a água atinja uma temperatura X a válvula está fechada, recirculando a água quente do motor. A medida que a temperatura sobe ela vai abrindo, permitindo a entrada de água fria vinda do radiador, equilibrando a temperatura.
Sem a válvula, o carro trabalha sempre com água fria direto, numa temperatura abaixo da ideal de operação, piorando a combustão, aumentando as emissões de poluentes e o desgaste dos componentes. Tanto faz ciclo diesel ou otto, os danos são mais ou menos os mesmos.
Se a válvula travar, não entra água fria quando necessário e aí vc tem sobre-aquecimento.

Pra testar é só colocar a válvula dentro de uma panela com água e colocar a panela em banho maria, acompanhando o crescimento de temperatura com um termômetro e agitando devagar e constantemente a água pro calor se espalhar por igual. Em geral ela vai abrir antes de 90 ~95ºC. Dificilmente acima de 100 °C. Mas vai variar de motor pra motor. Se o ponto de abertura for acima de 100°C fica mais difícil de testar, porque no banho maria a água não aquece acima de 100°C, então tem de ser calor direto. Só que tem de colocar algum aditivo (pode ser fluido de radiador mesmo) pra retardar o ponto de ebulição da água pra que ela não ferva.

Cavalcante
03/04/2007, 12:42
Nao ande sem a valvula termostatica. Voce so tem a perder.

Para testa-la: coloque-a dentro de um vasilhame com agua, para aquecer. Observe que ela vai abrindo a medida que a agua vai esquentando. Se nao abrir ou nao abrir toda, esta ruim. Troque-a.

Sem ela, o carro demora ou nao chega na temperatura normal de funcionamento. Trabalhando mais frio do que deve, o desgaste e muito maior.

Foi mal, não li, podia ter me poupado umas tecladas... :parede: :parede: :parede:

JEFFCATUNDA
03/04/2007, 13:12
Boas dicas estas!

Este é o lado bom desta comunidade.

Abraços a todos>

Marcelo_Taz
03/04/2007, 13:25
Valeu, vou fazer o teste da agua agora mesmo.

Acabei de chegar do mecânico, ele me recebeu rindo e já sabia que eu iria falar sobre a válvula :-D , de qq maneira amanhã vou recolocar esta danada, mais como a minha mulher tinha ido pro trabalho no carro - 50 km andando a 120-130km/h - liguei para ela para saber da temperatura, disse ela que o ponteiro ficou um pouco abaixo do meio.

Mais para ter a certeza de que falamos da mesma válvula, já que comecei o tópico trocando os nomes, assim que tirar ela da panela tiro uma foto e coloco aqui:concordo: .

Já volto.

JEFFCATUNDA
03/04/2007, 13:36
Vai Fazendo O "caldo' Que Nois Tá Cum Fome!!!!!1

Cavalcante
03/04/2007, 13:42
Pessoal, no site dos hermanos toyoteros tem o manual desse motor seu, Marcelo http://www.toyoteros.com.ar/manuales/mecanica/motor3l.html

Na válvula está escrita a temperatura de operação dela, então é só checar se ela está atuando. Ela deve começar a abrir na temperatura indicada e tem de estar com 8 mm ou mais de abertura a 100 °C.

Marcelo_Taz
03/04/2007, 13:48
Show de caldo, abriu mais ou menos isso mesmo 8 mm. :dance:

Assim que voltar coloca a foto com a abertura da dita cuja.

Amanhã cedo ela volta para o seu local de origem.

Abraços e valeu as dicas galera. :palmas:

Alex_BR
03/04/2007, 14:41
Valeu pessoal, acho que a função do Forum está cumprindo seu papel, a equalização dos conhecimentos dos mais experientes com os menos experientes, outro ponto a ser visto é acabar com os paradigmas existentes que muitos mecanicos têm a capacidade de passar adiante. O exemplo da válvula termotática que todo mec. a culpa pelos aquecimentos dos motores, no caso citado foi o Radiador obstruido e Já resolvido e o cara queria retirar peças boas do Motor por causa de folclore, ou qualquer motivo desconhecido, talvez até a falta de conhecimento. Mas o importante é que senti firmeza dos companheiros em prontamente esclarecer as dúvidas existentes e fazer com que não fosse gerado outros problemas futuros. Parabens à todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abs,

Alexandre.:-D

JEFFCATUNDA
04/04/2007, 15:07
Alguém já teve problema realmente cosntatado nesta valvula?????????

Marcelo_Taz
04/04/2007, 16:46
Pena que o nosso guru da Toyota - Sergio Holanda - está viajando e não deu sua opinião, mais de qq maneira hoje eu recoloquei a danada no lugar a amanhã cedo pego estrada e verei o bicho que vai dar.

Abraços

JEFFCATUNDA
05/04/2007, 12:35
Alguém já teve problema realmente constatado nesta valvula?????????

Tirar eu sei que tiram muito mas provar que está com defeito são outros 500...

então, alguem ja viu alguma desta valvula REALMENTE NO PREGO?????

Cavalcante
07/04/2007, 07:53
Eu já. Num Corsa que eu tive, no Niva e num Uno. Nos três a válvula foi trocada. Só que eu nunca vi ela travada aberta. Só fechada, e aí o carro sobreaquece, podendo até queimar uma junta de cabeçote, por exemplo.

Aliás, acho que ela nem consegue travar aberta, pela própria construção.

cheroso
08/04/2007, 22:36
Ai Cava Agora Falou Tudo Bele

guilhermeabreu
09/04/2007, 19:59
TENHO UM RELATO INTERESSANTE

Na minha SW4 93 , em uma época o marcador de temperatura chegou no vermelho rapidinho , aí parei o carro na hora , e disse pra eu mesmo : me ferrei R$ 10.000,00 pra fazer o motor . Mas qdo abri o capô , não percebi superaquecimento , pois qdo superaquece , vc percebe um cheiro de queimado e uma forte irradiação de calor . Aí pensei que pudesse ser o marcador , ou a válvula , mas se fosse a válvula teria aquecido mesmo , QUE DÚVIDA , Cheguei em casa , retirei a válvula , testei o carro e não mostrou aquecimento , coloquei a mardita , marcou malucado de novo , dei um esquente direto no fogo nela , recoloquei , e a partir daí voltou a marcar correto de novo .

CONCLUÍNDO : Não sei ao certo o que aconteceu , o que fiz não tem razão lógica de nada , o certo , é que está tudo normal agora , mas fiquei um bom tempo encucado com o ocorrido , e com um CAGAÇO DANADO de perder o motor por superaquecimento .

FUI

DICA IMPORTANTE :

NÃO IMPORTA QUE MOTOR SEJA , " NUNCA ANDE SEM A VÁLVULA TERMOSTÁTICA " , pelo motivo já exposto anteriormente .

Marcelo_Taz
09/04/2007, 21:16
Depois de tudo que comentei e lendo as dicas dos mais experientes fiz uns 1.200 km agora na semana santa, muita trilha, lama etc ...

Temperatura constante abaixo do meio, válvula 100%, o problema era o entupimento no radiador.:concordo:

Novamente, obrigado pelas dicas e jamais andem sem válvula.:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

JEFFCATUNDA
09/04/2007, 23:38
que bom quando o final é feliz!

valdeni
13/09/2007, 15:49
Todo mecânico de região quente é puto com essa valvula!

Eu acho que os caras que projetam estes veiculos não iam perder tempo e dinheiro colocando o que não serve para este ou aquele clima no veiculo...

Agora, eu tinha um Marea que melhorou muito depois que retiraram a tal valvula...

Olá amigo, gostaria de saber se quando vc tirou a vv termostática do seu marea, teve que fazer algum procedimento em especial para o carro trabalhar sem a mesma, e se houve algum problema posteriormente.
É que tenho um marea que vive aquecendo, já fiz de tudo pra resolver, em último caso deixei o carro na autorizada, e não conseguiram resolver, já troquei sensor de temperatura, vv termostática, manutenção preventiva na ventoinha, e até limpeza no sistema de arrefecimento, e até agora nada resolveu.

JEFFCATUNDA
13/09/2007, 22:05
Valdeni, desculpe mas posso te ajudar pouco.

Quando comprei ele já veio sem a valvula, o dono anterior ja hava retirado foi o que o meu mecânico viu.

mas não tem procedimento especial nenhum, e só retirar

Olá amigo, gostaria de saber se quando vc tirou a vv termostática do seu marea, teve que fazer algum procedimento em especial para o carro trabalhar sem a mesma, e se houve algum problema posteriormente.
É que tenho um marea que vive aquecendo, já fiz de tudo pra resolver, em último caso deixei o carro na autorizada, e não conseguiram resolver, já troquei sensor de temperatura, vv termostática, manutenção preventiva na ventoinha, e até limpeza no sistema de arrefecimento, e até agora nada resolveu.

Gabrielpol
14/09/2007, 12:11
Amigos, a valvula termostatica e sem duvida parte fundamental para a durabilidade dos motores.
A funcao dela e manter a temperatura ideal de funcionamento conforme seu fabricante.
A maioria dos motores tem a temperatura ideal de trabalho entre 85 e 95 graus.
Abaixo desta temperatura o motor sofre desgaste acentuado devido a que as partes metalicas ainda nao sofreram as dilatacoes necessarias e calculadas para o perfeito funcionamento do motor, exemplo das camisas dos pistoes, quando da partida com o motor frio elas estao muito justas e sofrem desgaste acentuado dos aneis do pistao ( que sao mais duros), o que tambem ocasiona vibracoes em todo o motor.
Quando da partida a frio a valvula (fechada) garante um rapido aumento da temperatura para que o motor aqueca ate sua temp. ideal evitando asim um desgaste desnecessario do conjunto mecanico, principalmente garante que o oleo lubrificante tenha sua maxima eficiencia na circulacao pelo sistema, lubrificando, evitando atritos e resfriando as partes metalicas em movimento, funcao que so e atingida plenamente junto com a temperatura ideal.
Ressumindo, a retirada da valvula em condicoes de temp. baixa reduz significativamente a vida util do motor pelos motivos expostos acima.
Vamos agora para o extremo oposto, zonas de muito calor.
A funcao da valvula e de abrir quando a temperatura da agua no motor atinge ex. 88 graus, para permitir a entrada da agua mais fria que estava no radiador evitando assim o superaquecimento das juntas e retentores (que tem sua tolerancia) assim como deformacao-dilatacao exessiva por calor principalmente nos cabecotes de aluminio.
Lembrando sempre que o fabricante determinou que a valvula termostatica deveria abrir a esta temperatura para preservar os componentes do seu motor.
Com a retirada da mesma vamos criar um circuito unico onde a temperatura sera a mesma, so aumentando a medida que o motor esta ligado, e nao interessa o tamanho do radiador se for um circuito aberto.
Na estrada, com o vento ajudando podemos conseguir um pouco de refrigeracao no sistema, mesmo assim nunca saberemos a temperatura, estara 90-100-120 graus ? ate aonde sera que aguenta?... mas e na cidade? Presos num engarrafamento, ou num paseio pela trilla a 20 Km\h...cade o vento no radiador, a ventuinha foi projetada para auxiliar na refrigeracao do volume de agua do radiador, que nao e metade do volume total do liquido de arrefecimento.
O sistema de lubrificacao sera comprometido ja que o oleo perde sua viscocidade e propriedades de lubrificacao conforme aumenta a temperatura.
Fiquem longe de “mecanicos” que recomendam a retirada da valvula termostatica, com certeza nao sabem nada sobre o funcionamento de um motor, so sabem trocar pecas.
Problemas de arrefecimento muitas veces sao devido ao liquido utilizado no sistema.
Se apos ter conferido ventoinha, limpeza do radiador, valvula termostatica ect. O problema continua, a solucao e trocar o liquido refrigerante o que normalmente deve ser feito a cada 40 ou 60.000 Km.
Importante nao e so completar, ou drenar somente o radiador, tem que drenar tambem o que esta dentro do motor, lavar o sistema e colocar liquido novo geralmente na proporcao de 40% e 60% de agua DESTILADA, nunca agua de torneira nem agua mineral que ocasionam depositos, corroem e diminuem a eficiencia do sistema.
E nunca misturar liquidos refrigerantes de marcas diferentes, ja que podem se contaminar e anular mutuamente devido a aditivos incompativeis.
Lembrando tambem que a regulagem da injeccao de combustivel e o filtro de ar tambem influenciam a temperatura de trabalho dos motores.

Espero ter ajudado.
Abracos.

valdeni
15/09/2007, 20:54
Olá amigo, com certeza sua opinião foi de grande valia, pois ainda há alguns procedimentos que não tinha conhecimento, como por exemplo retirar água de torneira e colocar água destilada juntamente com aditivo e também regulagem no sistema injeção. No entanto, estou certo que não deverei retirar a tal válvula, pois a mesma não foi colocada lá por acaso.

Grande abraço.

valdeni
15/09/2007, 22:11
Valdeni, desculpe mas posso te ajudar pouco.

Quando comprei ele já veio sem a valvula, o dono anterior ja hava retirado foi o que o meu mecânico viu.

mas não tem procedimento especial nenhum, e só retirar

Caro amigo, mesmo assim agradeço pela dica, no entanto, após verificar diversas opiniões, constatei que não deverei retirar a tal vv, farei o possível para realmente resolver tal problema.

Grande abraço.

ronaldo gabina
16/09/2007, 20:22
Ola, galera, blz,

Acompanho o site regularmente mas quase não posto.Eu tenho uma SW4 93 diesel que teve problemas com o radiador em virtude de uma imbecilidade minha: coloquei oleo soluvel no radiador, coisa que fazia com a Band, e o desgraçado detonou mangueiras e válvula termostática, além de abrir o radiador na emenda por excesso de pressão. Andei um tempo sem a válvula e depois a recoloquei. Depois disso, fico sempre cabreiro com a marcação da temperatura: na viatura de vocês ela vai para o meio da escala rapido, tipo com +ou- 10m ou é mais lento? E fica no meio da escala do marcador ou antes?
Abraços a todos

Gabina
Araruama RJ
SW4 93/Band 89

ronaldo gabina
16/09/2007, 20:24
Ola, galera, blz?

Acompanho o site regularmente mas quase não posto.Eu tenho uma SW4 93 diesel que teve problemas com o radiador em virtude de uma imbecilidade minha: coloquei oleo soluvel no radiador, coisa que fazia com a Band, e o desgraçado detonou mangueiras e válvula termostática, além de abrir o radiador na emenda por excesso de pressão. Andei um tempo sem a válvula e depois a recoloquei. Depois disso, fico sempre cabreiro com a marcação da temperatura: na viatura de vocês ela vai para o meio da escala rapido, tipo com +ou- 10m ou é mais lento? E fica no meio da escala do marcador ou antes?
Abraços a todos

Gabina
Araruama RJ
SW4 93/Band 89

R5mdPE
12/10/2015, 04:38
Eu fiz uma modificação na minha viatura, atualmente trabalha na temperatura certa sem a VT...

Publiquei o relato neste tópico.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/152544-superaquecimento-hilux-sr5-cd-2-8d-4x4-relato-de-experiencia.html#post2321499