Ver Versão Completa : Movimento da suspensão afeta a direção
haundrich
06/04/2004, 22:58
Pessoal
Tenho essa dúvida, não custa a perguntar:
Meu engesa, por exemplo no asfalto, quando há aquelas lombas suaves na pista, fazendo com que toda a suspensão trabalhe suave, percebo um movimento no volante, como se fosse uma compensação.
Olhando o conjunto suspensão/direção, vejo que não tem como "zerar"essa característica, por causa do braço da direção x curso da suspensão.
E é claro: na trilha a coisa fica mais acentuada.
Lembro de ter lido que no F2 haviam minimizado essa característica.
Pergunto: Qual a diferença entre o conjunto suspensão/direção do F1 e F2?
Para os cobras: Existe meio de anular esse movimento?
[ ]'s - Idéias meio lokas
Flávio
Flávio,
O problema que deve estar sentindo é algum tipo de bumpster. Provavelmente seu F2 é mais alto do que o F1, certo?
Não vou ser retundante e ficar explicando os conceitos de bumpster nem de sua solução, o high steering, pois o forum já deve estar cheio dessas dicas.
Faça uma busca usando esses termos.
[]´s
Flavio,
O que você sente deve ser uma característica do tipo de suspensão usada nos Engesas.
Na suspensão dianteira tem uma barra que segura o eixo lateralmente.
Como toda barra ela descreve um arco.
Ao descrever o arco o eixo acaba tendo um movimento lateral.
Com o movimento do eixo e com a direção parada as rodas acabam virando.
Quanto mais curto o entre eixos mais tais reações são sentidas.
Como o F2 tem um entre eixos mais longo as reações devem ser menores.
haundrich
07/04/2004, 09:19
É isso aeh pessoal...
O meu engesa está com a suspensão original, .. por enquanto.
Daeh a preocupação.
Pois pretendo subir 2,5 ou 3"pol , através de molas e ajustar o caster.. E daeh esse movimento poderá ser até mais forte.
Acho o Walace matou a charada: Como a posição do braço pitman deve ser a mesma no F1 e F2, assim como os terminais da direção, a diferença sentida pelo teste da revista era somente por causa do comprimento entre as duas fase. Acho que não foi mexido em nada mesmo.
Enquanto isso, estou pesquisando sobre o pequeno "problema", que não chea a incomodar, mas tô aceitando idéias.
[ ]'s
Flávio
haundrich
22/05/2004, 11:17
Flavio,
O que você sente deve ser uma característica do tipo de suspensão usada nos Engesas.
Na suspensão dianteira tem uma barra que segura o eixo lateralmente.
Como toda barra ela descreve um arco.
Ao descrever o arco o eixo acaba tendo um movimento lateral.
Com o movimento do eixo e com a direção parada as rodas acabam virando.
Quanto mais curto o entre eixos mais tais reações são sentidas.
Como o F2 tem um entre eixos mais longo as reações devem ser menores.
Wallace
Descobrimos o que estava acontecendo...
A caixa da DH está muito na frente, com um braço curto.
O que acontecia é que a barra que liga o pitman ao terminal da roda descreve ainda um ângulo, aberto para frente.
Era o que causava essa "briga no volante", he he he.
O Mott alongou o braço pitman, colocando a barra mais próxima ao eixo.
Tudo resolvido e fim de briga.
Além disso, o que antes era 2h00 de volante para esquerda ou para direita , agora é soh 1h15. Ficou muito rápido e ágil...
Falouws
Flávio
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