PDA

Ver Versão Completa : Consumo Do Vitara Com Pneu 31

jmquiroga
01/04/2007, 22:32
gostaria de comentarios de quem tem um vitara com pneus 31 , de preferencia BF mud como os meus , bom , troquei todos os filtros , limpei o bico injetor , meu vitara tem bf mud 31 , parachoque de aço , guincho e todas as proteçoes inferiores , eu gostaria de saber a relação do hodometro com meus pneus novos , eu coloco 8,3 litros e o carro roda no hodometro uns 50 kms , agora eu não sei , pq o hodometro pode estar marcando a menos , pois o pneus original do vitara é bem menor , qual seria a verdadeira kilometragem percorrida , sendo que marca 50 kms ??? eu sei que o vitara bebe muito nessas condições , só gostaria de confirmar com mais alguem .. e hoje subi um morro com ele , de asfalto , e o carro subiu chorando , quase tive que colocar a primeira , quase engatei a reduzida ... alguem tmb tem esse problema ... ???? eu sei que na trilha quando engatar a reduzida esse problema vai acabar ..

AlemãoRS
02/04/2007, 10:17
O pneu 31" é uns 12% maior que os originais, sendo assim ele vai dar menos voltas pra percorrer a mesma distância, marcando menos no odometro. Precisa somar 12% na quilometragem medida.
Pra resolver a falta de força e o aumento de consumo só reduzindo os diferenciais. O consumo não vai voltar a ser como antes, mas vai melhorar.

jmquiroga
02/04/2007, 14:26
muito obrigado alemão , vou fazer essa conta , e com relação a reduzir o diferencial , é a famosa troca de coroa e pinhão , né , feita pela RC4x4 acho , mas terei que aguardar um tempo ainda , pois parece que custa 1900,00

Grassmann
02/04/2007, 14:56
Quiroga,

O pneu 31" é 16,9% maior que um 195/75R15.
Portanto, se você marcou 50km no painel (hodômetro), isso significa que seu carro percorreu 58,4km.
O carro realmente sofre mais pra tocar um pneu desses. Trocar a relação (coroa/pinhão) melhora muito o desempenho do carro. Mas o problema não é só o preço. O Rodrigo não tem estas peças a pronta entrega. Normalmente é preciso um lote de compradores para que ele fabrique estas coroas e pinhões...
Não valeria a pena usar pneus 30", que são pouca coisa menores, mas o suficiente para você rodar mais tranquilo?

AlemãoRS
02/04/2007, 15:03
Leandro, o pneu original é 195/80R15, pelo menos o meu e o do meu pai vieram com esse pneu.
O último kit da RC saiu R$ 1700,00, tinha um cara de MG vendedo na suzuki-net.

Grassmann
02/04/2007, 15:14
Leandro, o pneu original é 195/80R15, pelo menos o meu e o do meu pai vieram com esse pneu.
O último kit da RC saiu R$ 1700,00, tinha um cara de MG vendedo na suzuki-net.

Alemão,

Neste caso (195/80R15) o carro do Quiroga tá 13,6% mais longo. Ou seja, ele percorre 56,8km quando marca 50km no painel.

[]'s

AlemãoRS
02/04/2007, 15:41
ihh....devo tá fazendo a conta errada então, fiz assim:
31" = 78,74cm
195/80R15 = 69,3cm
[1 - (69,3/78,74)]*100 = 11,98%

Achava que era assim, mas pode tá errada..

Fábio Henrique
02/04/2007, 16:05
Grassmann,

Pelo que li em tópicos anteriores sua viatura tem pneus 235/75/15 e acredito que você possa me ajudar. A cerca de 02 meses comprei minha viatura, e desde que comprei ele se comporta da seguinte forma: quando estou parado ele fica tremendo como um carro a diesel e andando ele fica sem força. Certa vez fui subir uma ladeira e quase não consigo subir de 1ª marcha, as rotações do motor iam caindo e o carro quase parando, era preciso debrear subir o giro e para subir foi necessário fazer isso algumas vezes. Ontem resolvi fazer o teste do check engine, o resultado foi que a luz do check fica piscando direto e muito rápido.
Gostaria de saber se essa perda de força pode ser também pelo fato de usar também pneus 235/75/15.

Grassmann
02/04/2007, 16:27
Alemão,

Quase isso... Não leve em consideração o diâmetro do pneu, e sim o perímetro. Esse é realmente a distância que a roda vai percorrer a cada volta. No caso dos pneus citados, 31" tem 2473,7mm e o pneu 195/80 tem 2177,1mm.

Fábio,

O meu Vitara estava um pouco xoxo há uns dias. Tinha perdido potência de maneira visível em relação há quando coloquei os pneus. Como ele perdeu potência bem depois que coloquei os 235/75, desconfiei de alguma coisa errada. O que ocasionou a perda de potência de meu carro foi que o distribuidor não estava compensando o ponto do motor. Em situações em que eu colocava carga no motor (subidas íngremes, ultrapassagens), o ponto ficava muito atrasado, e o motor xoxo pacas. Foi só desmontar o distribuidor, limpar, lubrificar, regular o ponto e sair feliz da oficina!... :)
Dê uma olhadinha em velas, cabos de vela, rotor, tampa do distribuidor, avanço do ponto, ponto propriamente dito, filtro de ar, filtro de combustível. Um bom mecânico pode diagnosticar rapidamente essa perda de potência.

[]'s

Fábio Henrique
02/04/2007, 16:52
Grassmann,

Sobre a luz do check engine. Quando fui fazer o teste ela ficou piscando direto e rápido. Você sabe me dizer o que pode ser?

Desde já agradeço pela ajuda.

Grassmann
02/04/2007, 16:59
Fábio,

Não sei não. Nem esquento a cabeça com isso. Normalmente levo num mecânico de confiança... Prefiro não ficar nos achismos.

jmquiroga
02/04/2007, 18:29
obrigado pela resposta de todos , interessante esse negocio de adiantar o ponto , não sabia que isso poderia aumentar a potencia , eu troquei o vitara que eu tinha com pneus 235 recap ( por problemas de força maior ) e peguei outro bem parecido , só que os pneus ´são 31 bf , novos , o pneu é lindo , nem penso na possibilidade de trocar eles ... ainda não fiz trilha nenhuma , só estou rodando aqui na cidade , como minha cidade é plana , senti que o carro estava bem mais xoxo que o outro que eu tinha , mas sem problemas maiores , até pq eu sinto que esse pneu segura bem mais que o outro , o outro que eu tinha até a borracha era dura , esse a borracha abraça o asfalto , com certeza segura bem mais ... só que ontem me assustei um pouco pois foi a primeira vez que subi um morro bem ingrime , e como não subi embalado , tive que subir na segunda ( 2 pessoas no carro ) e quase precisou a primeira , .. deve ser normal .. melhor eu nem mexer no ponto , ou sim ??

Grassmann
03/04/2007, 09:11
Caraca, Quiroga...
Só levando no meca pra saber se o carro tá no ponto...
Na verdade, eu não adiantei o ponto. Simplesmente coloquei no ponto novamente. Ele estava atrasado demais, o que fazia com que ele ficasse xoxo demais. Essas coisas acontecem... Afinal, são peças mecânicas, que aos poucos se desgastam e desregulam. O meu carro tá com 150mkm... Até que demorou... ;)

Fábio Henrique
03/04/2007, 12:22
Grassmann,

Agradeço pela atenção. É levarei o carro para a oficina e farei um checkup completo.

laserman
03/04/2007, 19:01
Caro jipeiro,

O consumo aumenta mesmo não tem jeito. Para um comparativo meu Spoortage que tem a mesma rodagem e pesos parecidos com o side passou de 7,5 km/l na cidade para 6,5 km/l com pneus 31" !

Boa lama,

gostaria de comentarios de quem tem um vitara com pneus 31 , de preferencia BF mud como os meus , bom , troquei todos os filtros , limpei o bico injetor , meu vitara tem bf mud 31 , parachoque de aço , guincho e todas as proteçoes inferiores , eu gostaria de saber a relação do hodometro com meus pneus novos , eu coloco 8,3 litros e o carro roda no hodometro uns 50 kms , agora eu não sei , pq o hodometro pode estar marcando a menos , pois o pneus original do vitara é bem menor , qual seria a verdadeira kilometragem percorrida , sendo que marca 50 kms ??? eu sei que o vitara bebe muito nessas condições , só gostaria de confirmar com mais alguem .. e hoje subi um morro com ele , de asfalto , e o carro subiu chorando , quase tive que colocar a primeira , quase engatei a reduzida ... alguem tmb tem esse problema ... ???? eu sei que na trilha quando engatar a reduzida esse problema vai acabar ..

jmquiroga
04/04/2007, 01:19
o problema maior é na cidade , pq tem que colocar a primeira marcha toda hora , então o jipe da uma sofrida , mas na estrada , depois que ele embala o pneuzão o dificil é parar .. hahaha

Grassmann
04/04/2007, 09:44
O consumo aumenta mesmo não tem jeito. Para um comparativo meu Spoortage que tem a mesma rodagem e pesos parecidos com o side passou de 7,5 km/l na cidade para 6,5 km/l com pneus 31" !

Que aumenta, aumenta mesmo. Mas a conta correta tem que descontar o aumento do perímetro dos novos pneus em relação aos antigos.
Em outras palavras, quando você troca pneus 205/75R15 por 235/75R15 (caso do meu Vitara), o perímetro dos pneus aumenta cerca de 7%. Ou seja, a cada volta do pneu, ele percorre 7% a mais do que o pneu original. Isso significa que quando o hodômetro marca 1km percorrido, na verdade o carro percorreu 1,07km.
O meu Vitara fazia 6,5km/l na cidade. Depois da troca, faz 5,8km/l. Numa primeira análise, ficamos tentados a achar que o consumo aumentou 12% (6,5 para 5,8km/l). Mas se corrigirmos a conta, chegaremos a conclusão de que o Vitara percorreu 6,17km quando na verdade marcava 5,8km (7% a mais). Com a conta corrigida, chegamos a conclusão de que o Vitara consumiu na verdade 6,17km/l, ou seja, 5% a mais do que antes da troca dos pneus.
Acho que ainda é um bom preço a pagar pelo ganho dos pneus maiores...

laserman
09/04/2007, 19:50
Que aumenta, aumenta mesmo. Mas a conta correta tem que descontar o aumento do perímetro dos novos pneus em relação aos antigos.
Em outras palavras, quando você troca pneus 205/75R15 por 235/75R15 (caso do meu Vitara), o perímetro dos pneus aumenta cerca de 7%. Ou seja, a cada volta do pneu, ele percorre 7% a mais do que o pneu original. Isso significa que quando o hodômetro marca 1km percorrido, na verdade o carro percorreu 1,07km.
O meu Vitara fazia 6,5km/l na cidade. Depois da troca, faz 5,8km/l. Numa primeira análise, ficamos tentados a achar que o consumo aumentou 12% (6,5 para 5,8km/l). Mas se corrigirmos a conta, chegaremos a conclusão de que o Vitara percorreu 6,17km quando na verdade marcava 5,8km (7% a mais). Com a conta corrigida, chegamos a conclusão de que o Vitara consumiu na verdade 6,17km/l, ou seja, 5% a mais do que antes da troca dos pneus.
Acho que ainda é um bom preço a pagar pelo ganho dos pneus maiores...

Prezado jipeiro,

Na verdade as dimensões dos pneus variam pouco de fabricante para fabricante, e mais ainda da tala dos aros os quais estiverem calçados.
O correto é ir a uma boa oficina que eles instalam um aparelho no velocimetro que compensa a nova relação, após aferição instrumental e então passe relaxado pelos pardais !

Boa lama,

laserman
09/04/2007, 19:54
o problema maior é na cidade , pq tem que colocar a primeira marcha toda hora , então o jipe da uma sofrida , mas na estrada , depois que ele embala o pneuzão o dificil é parar .. hahaha

No meu caso achei pior aclives íngrimes e principalmente grandes dunas !

Boa lama,

jmquiroga
09/04/2007, 23:19
realmente os aclives são um grande problema , mas os de asfalto , pq os de terra , achei que a reduzida da conta da força e nas dunas infelzmente não tenho a minima idéia pois nunca andei , mas deve ser ruim mesmo , pois andar na areia ja segura o carro, imagina com subida ...

Morcego
11/04/2007, 14:24
Não tem como fugir disto, toda viatura com pneus maiores vai ter o consumo alterado e a potencia diminuida, bebe mais e anda menos.:( :(
Mas na terra e nas trilhas é só alegria ! :-D