Conectar

Ver Versão Completa : Troller Diesel "Espirrando"



Carlos Alberto L. Lima
01/04/2007, 18:26
Olá,
Tenho uma dúvida,
Gostaria de saber como faz para deixar um troller Diesel "Espirrar" dessa maneira (Segue video) http://www.youtube.com/watch?v=TJ6F1AWeS08

Desde Já agradeço.

Abraxxx

abreu
01/04/2007, 23:18
É o tal pente que se bota no escape...
O problema é que ele é igual a lombarde, todo mundo sabe o que é, mas ninguem nunca viu!
Hehehehehe, já tentei em muitos lugares fazer o Troller espirrar, todo mundo diz: "Eh só botar um pente logo na saida da turbina, dentro do escape", mas na hora de explicar como é o tal "pente", ninguem sabe!

Se conseguir algo me passa ae!

Abraços.

Dieselboy
02/04/2007, 00:02
Vi uma Silverado com esse mesmo ruído idiota, parecendo carrinho de "Barbie" tunado :parede: :putz: mas respeito o gosto de cada um, afinal de contas gosto é gosto, fazer o que né??? :confused: :confused:

Mas voltando ao assunto, por acaso encontrei essa picape num posto e perguntei para o dono o que tinha feito, ele me disse que havia substituído o filtro original por um cônico de alta vazão, mas não pedi para ver nem quis saber maiores detalhes.

Se servir para vocês, façam bom proveito :concordo:

Luciano SHAKALL
06/04/2007, 20:46
Carlos Alberto, tem uma galera discutindo sobre o lance do "espirro" aqui no Fórum, lá em: Como fazer a Ranger 3.0 espirrar? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18684&highlight=ranger+espirrar) Dá uma sacada lá!

PS. Vocês não tão confundindo "assovio" com "espirro" não?

Espirro, pra mim, é aquele barulho da Válvula de Prioridade liberando o ar comrimido pela turbina para atmosfera, ao cortar a aceleração - por exemplo, nas trocas de marcha -, onde o ar comprimido pelo turbo forçaria as "borboletas" fechadas - que, por sua vez, "frearia" os rotores da turbina, aumentando o "turbo lag" e, em casos de pressão muito alta, favorecendo quebras. É um barulho "único" e, relativamente, breve.
Alguns carros turbinados (com pressão baixa) podem suprimir tal válvula e, os originalmente turbinados (de fábrica), não liberam o "espirro" na atmosfera, e sim, de volta ao escapamento, reduzindo - ou anulando o barulho.

Assovio - ou Assobio (Silvo) - seria aquele barulho da turbina "enchendo" o motor - ou em plena carga - quando a válvula de Alívio libera o excedente de pressão (de acordo com a regulagem do preparador). Por exemplo, para pressões de 0.8 bar, a turbina enche até essa pressão e o exedente é liberado pela válvula de alívio (gerando um assovio constante e bem mais discreto que o da válvula de prioridade), mantendo a pressão estável em (no caso desse exemplo) em 0.8 bar, pois sem tal válvula, a pressão subiria "indefinidamente" até "estourar" o motor. Algumas turbinas possuem a válvula de alívio incorporadas, outras necessitam que seja instalada uma avulsa; mas TODOS OS CARROS TURBINADOS - ADAPTADOS OU ORIGINAIS - POSSUEM ESSA VÁLVULA. Com a diferença que, na maioria dos turbinados de fábrica, o excedente da pressão, não é liberado diretamente na atmosfera, e sim dspejadp no escapameto ou reconduzido ao turbo, mais uma vez, reduzindo - ou anulando - o barulho.

[] Esperando não ter confundido mais do que ajudado...

abreu
07/04/2007, 13:34
Carlos Alberto, tem uma galera discutindo sobre o lance do "espirro" aqui no Fórum, lá em: Como fazer a Ranger 3.0 espirrar? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18684&highlight=ranger+espirrar) Dá uma sacada lá!

PS. Vocês não tão confundindo "assovio" com "espirro" não?

Espirro, pra mim, é aquele barulho da Válvula de Prioridade liberando o ar comrimido pela turbina para atmosfera, ao cortar a aceleração - por exemplo, nas trocas de marcha -, onde o ar comprimido pelo turbo forçaria as "borboletas" fechadas - que, por sua vez, "frearia" os rotores da turbina, aumentando o "turbo lag" e, em casos de pressão muito alta, favorecendo quebras. É um barulho "único" e, relativamente, breve.
Alguns carros turbinados (com pressão baixa) podem suprimir tal válvula e, os originalmente turbinados (de fábrica), não liberam o "espirro" na atmosfera, e sim, de volta ao escapamento, reduzindo - ou anulando o barulho.

Assovio - ou Assobio (Silvo) - seria aquele barulho da turbina "enchendo" o motor - ou em plena carga - quando a válvula de Alívio libera o excedente de pressão (de acordo com a regulagem do preparador). Por exemplo, para pressões de 0.8 bar, a turbina enche até essa pressão e o exedente é liberado pela válvula de alívio (gerando um assovio constante e bem mais discreto que o da válvula de prioridade), mantendo a pressão estável em (no caso desse exemplo) em 0.8 bar, pois sem tal válvula, a pressão subiria "indefinidamente" até "estourar" o motor. Algumas turbinas possuem a válvula de alívio incorporadas, outras necessitam que seja instalada uma avulsa; mas TODOS OS CARROS TURBINADOS - ADAPTADOS OU ORIGINAIS - POSSUEM ESSA VÁLVULA. Com a diferença que, na maioria dos turbinados de fábrica, o excedente da pressão, não é liberado diretamente na atmosfera, e sim dspejadp no escapameto ou reconduzido ao turbo, mais uma vez, reduzindo - ou anulando - o barulho.

[] Esperando não ter confundido mais do que ajudado...

Depois de pesquisar (e apanhar) muito desse assunto, virei um especialista.
De cada 100 carros a diesel existentes no mercado, só 0,001 tem borboleta. Ou seja, carro a diesel com borboleta é mais raro que mosta branca dos olhos azuis. Logo, pode descartar qualquer tipo de valvula de alívio... Seja ela blow-off ou pop-off...

Então vamos para onde dá para fazer o carro a diesel espirrar...
Quando você tá com o acelerador a 100% e tira o pé imediatamente, a valvula WG tem que fechar, para que quando vc volte a pisar no acelerador a turbina volte a pegar pressão e ai sim ela abrir novamente na pressão selecionada.
Ex: Se você retirar a sua WG e deixar sua turbina trabalhar no limite, provavelmente ela vai passar dos 4Kg de pressão e vai quebrar. Se um motor usa 1Kg de pressão no turbo, esses outros 3Kg restantes precisam que ser liberados para algum lugar, no caso, o cano de escape. É ai que o carro a diesel espirra. Usando um "Treco" conhecido como pente (que funciona como uma especie de "gaita") você usa esse fluxo de ar extra que passa no escape para para criar uma "ressonancia" quando a WG está fechando.

O que acontece é aquele "TXUUUUUUUuuuuuu" que ouvimos em alguns caminhões, onibus e etc.

Mas não é em qualquer carro que isso acontece. Carros com turbinas muito pequenas e escapes finos, não criam esse "efeito".

O grande problema é: Eu sei como funciona, sei onde instala, sei tudo sobre o tal pente, mas não sei principal, COMO É UM PENTE!!!

Hehehehehe, me falam que é uma chapinha de metal em formato de pente. Mas como é essa chapa!? Qual o tamanho!? Espessura? Instalo ela em que posição!?
Hehehehehe, isso ai a quase um ano que tento descobri e não consigo!

Abraços.

Luciano SHAKALL
08/04/2007, 15:01
Espirro, pra mim, é aquele barulho da Válvula de Prioridade liberando o ar comrimido pela turbina para atmosfera, ao cortar a aceleração - por exemplo, nas trocas de marcha -, onde o ar comprimido pelo turbo forçaria as "borboletas" fechadas
Depois de pesquisar (e apanhar) muito desse assunto, virei um especialista.
De cada 100 carros a diesel existentes no mercado, só 0,001 tem borboleta.Pode crê, Abreu. Eu tava me referindo a carro à gasolina mesmo (eu tenho um Niva, e nem sei direito como funciona a admissão de motores diesel, hehehe), mas como o "esquema" de frear os rotores da turbina (além de forçar, entre outras coisas, mangueiras e a própria turbina) é o mesmo em motores Ciclo Otto ou Ciclo Diesel, achei pertinente falar sobre a função da válvula.


Então vamos para onde dá para fazer o carro a diesel espirrar...
Quando você tá com o acelerador a 100% e tira o pé imediatamente, a valvula WG tem que fechar, para que quando vc volte a pisar no acelerador a turbina volte a pegar pressão e ai sim ela abrir novamente na pressão selecionadaAí é que a gente diverge: Quem "quem abre" ao cortar a aceleração é a válvula de prioridade ou a Blow-off (são diferentes, mas com mesma função).



Se você retirar a sua WG e deixar sua turbina trabalhar no limite, provavelmente ela vai passar dos 4Kg de pressão e vai quebrar. Se um motor usa 1Kg de pressão no turbo, esses outros 3Kg restantes precisam que ser liberados para algum lugar, no caso, o cano de escape. É ai que o carro a diesel espirra.hehehe, foi isso que eu disse em:
aquele barulho da turbina "enchendo" o motor - ou em plena carga - quando a válvula de Alívio libera o excedente de pressão (de acordo com a regulagem do preparador). Por exemplo, para pressões de 0.8 bar, a turbina enche até essa pressão e o exedente é liberado pela válvula de alívio (gerando um assovio constante e bem mais discreto que o da válvula de prioridade), mantendo a pressão estável em (no caso desse exemplo) em 0.8 bar, pois sem tal válvula, a pressão subiria "indefinidamente" até "estourar" o motor.Nessa situação, como eu disse, ele não "espirra". Ele "assovia"! A Válvula de alívio do tipo Waste Gate (ou simplesmente WG), incorporada à carcaça da turbina ou "externa", alivia o excesso de pressão (impedindo que ela suba demais), direcionando parte dos gases do escape para fora da turbina (by pass) reduzindo a velocidade do rotor (ou, no caso da Válvula de alívio do tipo Pop-off, limitando a pressão ao abrir). Mas esse alívio (diferente do "espirro" que a válvula de prioridade faz ao "tirar o pé"), se dá de forma constante, por exemplo: Você está em uma estrada, rodando em alta velocidade, com rotação alta (se o carro for "forte" mesmo, a rotação estaria relativamente baixa na estrada, em velocidade constante, mas tudo bem: vale o exemplo, hehehe) e o turbo "cheio", na pressão máxima estipulada pelo preparador - ou pela fábrica. O motor em alto giro, estará queimando mais combustível, gerando mais gases pelo escapamento, que vão fazer girar mais rápido os rotores da turbina, que vai sugar mais ar e comprimi-lo para dentro do motor, num efeito "bola de neve" que, se não for contido, vai "estourar o motor". Como a pressão sobe indefinidamente nessas condições, a WG (ou Pop-off) se mantem aberta de tal forma que a pressão se mantenha em (usando o exemplo citado por você) 1kg e, o excedente de pressão escapa por essa válvula SEM INTERVALOS enquanto o turbo estiver "cheio", gerando uma espécie de assovio constante, enquanto se mantém a aceleração, e não quando para de acelerar.



Quando você tá com o acelerador a 100% e tira o pé imediatamente, a valvula WG tem que fechar, para que quando vc volte a pisar no acelerador a turbina volte a pegar pressão e ai sim ela abrir novamente na pressão selecionada.
Ex: Se você retirar a sua WG e deixar sua turbina trabalhar no limite, provavelmente ela vai passar dos 4Kg de pressão e vai quebrar.
Desconheço se existe uma válvula que incorpore as duas funções ou seja, que se mantenha "parcialmente aberta" para controlar a pressão máxima do turbo (gerando um assovio), e que "abra de vez" ao cortar a aceleração (gerando um espirro).

[] Esperando ter esclarecido mais do que confundido...

Beto Lacerda
08/04/2007, 16:02
Desconheço se existe uma válvula que incorpore as duas funções ou seja, que se mantenha "parcialmente aberta" para controlar a pressão máxima do turbo (gerando um assovio), e que "abra de vez" ao cortar a aceleração (gerando um espirro).

[] Esperando ter esclarecido mais do que confundido...
pega um motor turbinado com pressão max admissivel de 0,8
com sua valvula de alivio ajustada p/ 0,8 ..
agora substitui a turbina p/ uma maior que gere 1,0 de pressão e mantem a mesma valvula .. vai assoviar o tempo todo ... as vezes mais as vezes menos ...
tipo turbina sopra o motor e a "gaita" ou pente
essa é a impressão que o troller do video faz
mas só nos instantes de lag ela vai estar sem assoviar
assim deve funcionar
[]'s

Luciano SHAKALL
08/04/2007, 18:16
pega um motor turbinado com pressão max admissivel de 0,8
com sua valvula de alivio ajustada p/ 0,8 ..
agora substitui a turbina p/ uma maior que gere 1,0 de pressão e mantem a mesma valvula .. vai assoviar o tempo todo ... as vezes mais as vezes menos ...
tipo turbina sopra o motor e a "gaita" ou pente
essa é a impressão que o troller do video faz
mas só nos instantes de lag ela vai estar sem assoviar
assim deve funcionar
[]'sOk, foi mais ou menos o que eu disse, hehehe... :lol:

Só um detalhe: Quem determina a pressão máxima de trabalho da turbina é a Válvula de alívio, e não a própria turbina. Não existe uma turbina que "sopre a 1kg de pressão", e sim, uma turbina de tamanho adequado para trabalhar com 1kg de pressão em um determinado motor. Em outro (de cilindrada e/ou nº de cilindros diferentes), ela pode ser pequena demais ou superdimensionada. No segundo caso (superdimensionada), realmente ela vai gerar uma pressão maior, que será limitada pela válvula de alívio do mesmo jeito (aproveitando o exemplo) a 0,8kg, e o excedente de pressão será liberado. Como, nesse caso, ela gera mais pressão, mais pressão vai ser liberada (para mater os 0,8kg), gerando mais assovio...

PS.
Só não entendi relação da "sua" resposta, com o trecho da "minha" resposta citado por você...:pensativo:

Beto Lacerda
08/04/2007, 18:56
Ok, foi mais ou menos o que eu disse, hehehe... :lol:

Só um detalhe: Quem determina a pressão máxima de trabalho da turbina é a Válvula de alívio, e não a própria turbina. Não existe uma turbina que "sopre a 1kg de pressão", e sim, uma turbina de tamanho adequado para trabalhar com 1kg de pressão em um determinado motor. Em outro (de cilindrada e/ou nº de cilindros diferentes), ela pode ser pequena demais ou superdimensionada. No segundo caso (superdimensionada), realmente ela vai gerar uma pressão maior, que será limitada pela válvula de alívio do mesmo jeito (aproveitando o exemplo) a 0,8kg, e o excedente de pressão será liberado. Como, nesse caso, ela gera mais pressão, mais pressão vai ser liberada (para mater os 0,8kg), gerando mais assovio...

PS.
Só não entendi relação da "sua" resposta, com o trecho da "minha" resposta citado por você...:pensativo:
cortei sua citação e deixei só o final p/ "economizar" pagina :mrgreen:
o que eu quis dizer foi .. acerta o motor com uma turbina de um tamanho , com a valvula correta etc etc ai depois vai e troca por uma turbina maior ..
vc vai ter mais ar
mais pressão
ai vai jogar fora mais ar e fazer mais assovio por mais tempo ..
ou como no troller o tempo todo
[]'s

Luciano SHAKALL
08/04/2007, 20:18
Beto, a genta tá falando a mesma coisa, hehehe...


A minha dúvida, quando eu falei:
Só não entendi relação da "sua" resposta, com o trecho da "minha" resposta citado por você...:pensativo:foi porque você havia citado isso:

Citação:
Postado originalmente por Luciano SHAKALL http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=375793#post375793)
Desconheço se existe uma válvula que incorpore as duas funções ou seja, que se mantenha "parcialmente aberta" para controlar a pressão máxima do turbo (gerando um assovio), e que "abra de vez" ao cortar a aceleração (gerando um espirro).

[] Esperando ter esclarecido mais do que confundido...
E respondido isso:
pega um motor turbinado com pressão max admissivel de 0,8
com sua valvula de alivio ajustada p/ 0,8 ..
agora substitui a turbina p/ uma maior que gere 1,0 de pressão e mantem a mesma valvula .. vai assoviar o tempo todo ... as vezes mais as vezes menos ...
tipo turbina sopra o motor e a "gaita" ou pente
essa é a impressão que o troller do video faz
mas só nos instantes de lag ela vai estar sem assoviar
assim deve funcionar
[]'sVIDE MENSSAGEM Nº #7 NESTE TÓPICO.

Eu não havia visto (e ainda não vejo, hehehe) ligação entre a citação e a postagem.
Quando eu escrevi o trecho que você citou, eu estava comentando a respeito de uma afirmação do CAmaRAda "Abreu", que tinha "dado a entender" que a WG "fechava" e acumulava a fução de válvula de prioridade, causando o espirro (além do assovio característico da WG), quando na verdade, prioridade e alívo são válvulas distintas, com funções distintas (já mencionadas aqui) e que o fato de espirrarem e assoviarem, respectivamente, é conseqüncia, e não função.
(VIDE MENSSAGEM Nº #6 DESTE TÓPICO - na última parte).


A "confusão" toda (no sentido de "não entendimento" e não no "sentido de briga", hehehe), foi por causa (no meu entender - ou, de repente, "no meu não-entender", rsrsrs) da "falta de ligação" entre a citação e a resposta...




[] Esperando que agora a gente se ententenda, hehehe...

Beto Lacerda
08/04/2007, 20:31
entendi que vc não me entendeu , ai p/ se fazer entender p/ quem ja tinha te entendido , vc ficou sem entender que quem tinha entendido , entendeu que vc tinha entendido que não tinha entendido que eu entendi .
entendeu ???
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
fica frio ..
estamos falando a mesma coisa ...
[]'s

abreu
09/04/2007, 01:12
Aí é que a gente diverge: Quem "quem abre" ao cortar a aceleração é a válvula de prioridade ou a Blow-off (são diferentes, mas com mesma função).
hehehe, foi isso que eu disse em:Nessa situação, como eu disse, ele não "espirra". Ele "assovia"! A Válvula de alívio do tipo Waste Gate (ou simplesmente WG), incorporada à carcaça da turbina ou "externa", alivia o excesso de pressão (impedindo que ela suba demais), direcionando parte dos gases do escape para fora da turbina (by pass) reduzindo a velocidade do rotor (ou, no caso da Válvula de alívio do tipo Pop-off, limitando a pressão ao abrir). Mas esse alívio (diferente do "espirro" que a válvula de prioridade faz ao "tirar o pé"), se dá de forma constante, por exemplo: Você está em uma estrada, rodando em alta velocidade, com rotação alta (se o carro for "forte" mesmo, a rotação estaria relativamente baixa na estrada, em velocidade constante, mas tudo bem: vale o exemplo, hehehe) e o turbo "cheio", na pressão máxima estipulada pelo preparador - ou pela fábrica. O motor em alto giro, estará queimando mais combustível, gerando mais gases pelo escapamento, que vão fazer girar mais rápido os rotores da turbina, que vai sugar mais ar e comprimi-lo para dentro do motor, num efeito "bola de neve" que, se não for contido, vai "estourar o motor". Como a pressão sobe indefinidamente nessas condições, a WG (ou Pop-off) se mantem aberta de tal forma que a pressão se mantenha em (usando o exemplo citado por você) 1kg e, o excedente de pressão escapa por essa válvula SEM INTERVALOS enquanto o turbo estiver "cheio", gerando uma espécie de assovio constante, enquanto se mantém a aceleração, e não quando para de acelerar.



Desconheço se existe uma válvula que incorpore as duas funções ou seja, que se mantenha "parcialmente aberta" para controlar a pressão máxima do turbo (gerando um assovio), e que "abra de vez" ao cortar a aceleração (gerando um espirro).

[] Esperando ter esclarecido mais do que confundido...

Opa Luciano.
Então, ele não assovia constantemente, isso todo o carro turbinado com escape livre faz. Ele realmente "espirra" quando se tira o pé do acelerador, fazendo aquele "TXUUUUUUUUUuuuuuuuuuu".
A valvula WG só tem uma função, a de controlar a pressão da turbina, mas vc não entendeu bem o que escrevi.

Estou meio sem tempo, mas jaja posto como funciona a WG e porque ela faz o carro a diesel espirrar quando vc bota o pente no escape.

Abraços.

Luciano SHAKALL
09/04/2007, 02:41
Então, ele não assovia constantemente, isso todo o carro turbinado com escape livre faz. Ele realmente "espirra" quando se tira o pé do acelerador, fazendo aquele "TXUUUUUUUUUuuuuuuuuuu".
Mas "aí é que tá", Abreu: quem faz o espirro ao se tirar o pé do acelerador é a VÁLVULA DE PRIORIDADE, e não a de ALÍVIO. Pode (deve) está havendo confusão com os nomes...
Quanto a esse lance do "pente"... Será que não é um "nome popular" pra válvula de prioridade não, heim? :pensativo:
A valvula WG só tem uma função, a de controlar a pressão da turbina, mas vc não entendeu bem o que escrevi.Agora a gente (também, hehehe) está falando a mesma coisa...




entendi que vc não me entendeu , ai p/ se fazer entender p/ quem ja tinha te entendido , vc ficou sem entender que quem tinha entendido , entendeu que vc tinha entendido que não tinha entendido que eu entendi .
entendeu ??? Ei, Beto: E não é que agora é que eu entendi...:lol: :lol: :lol:

abreu
09/04/2007, 18:10
Mas "aí é que tá", Abreu: quem faz o espirro ao se tirar o pé do acelerador é a VÁLVULA DE PRIORIDADE, e não a de ALÍVIO. Pode (deve) está havendo confusão com os nomes...
Quanto a esse lance do "pente"... Será que não é um "nome popular" pra válvula de prioridade não, heim? :pensativo: Agora a gente (também, hehehe) está falando a mesma coisa...



Ei, Beto: E não é que agora é que eu entendi...:lol: :lol: :lol:

Mas carros a diesel não tem valvula de prioridade Luciano.

A valvula de prioridade serve para que quando os carros que tem borboleta fecham a mesma, a turbina não seja freiada. A valvula de prioridade abre um caminho alternativo para o ar comprimido que geralmente é espelido para atmosfera atravez de uma valvula blow-off ou pop-off...

Só que carro a diesel não tem borboleta, logo, ela não precisa de valvula de prioridade. O que ele tem é uma valvula waste gate para controlar a pressão da turbina. Essa valvula usa a pressão positiva no coletor (no coletor dos carros a diesel não existe pressão negativa, vacuo) para abrir e fechar a passagem dos gases pela carcaça quente da turbina, mantendo assim a pressão selecionada.

O espirro se dá quando?
Quando vc tira o pé do acelerador, a pressão no coletor de admissão diminue, fazendo com que a WG feche (ou abra, depende de que lado você está vendo-a). O que acontece é que ela desvia todos os gases novamente ao rotor da turbina. É nesse momento que acontece o tal "espirro". No mento exato em que a WG está desviando novamente todo o fluxo de gases para o rotor da turbina.
Ai vc volta a pisar no acelerador, a turbina vai "enxer" até a pressão selecionada. Quando a pressão no coletor chegar a pressão esta pressão, a WG abre para que parte dos gases não passe pelo seu rotor, mantendo assim a pressão selecionada.

E por ai vai...

Abraços.

Luciano SHAKALL
11/04/2007, 03:26
Só que carro a diesel não tem borboleta, logo, ela não precisa de valvula de prioridade. O que ele tem é uma valvula waste gate para controlar a pressão da turbina. Essa valvula usa a pressão positiva no coletor (no coletor dos carros a diesel não existe pressão negativa, vacuo) para abrir e fechar a passagem dos gases pela carcaça quente da turbina, mantendo assim a pressão selecionada.Ok, Abreu, massa! Disso aí pode crê que eu não sabia, hehehe... Como eu havia dito: De admissão de motor Diesel (e eletrônica, hehehe) eu não entendo... :oops:
Pode crê, Abreu. Eu tava me referindo a carro à gasolina mesmo (eu tenho um Niva, e nem sei direito como funciona a admissão de motores diesel, hehehe), mas como o "esquema" de frear os rotores da turbina (além de forçar, entre outras coisas, mangueiras e a própria turbina) é o mesmo em motores Ciclo Otto ou Ciclo Diesel, achei pertinente falar sobre a função da válvula.




Mas a gente ainda diverge em outras coisas...
A valvula de prioridade serve para que quando os carros que tem borboleta fecham a mesma, a turbina não seja freiada. A valvula de prioridade abre um caminho alternativo para o ar comprimido que geralmente é espelido para atmosfera atravez de uma valvula blow-off ou pop-off...A Válvula Blow-off, ok: é usada - em alguns casos - em substituição à Válvula de Prioridade) :concordo: .
Mas a válvula Pop-off, não "se encaixa" aí :discordo: . Ela é uma "substituta" da WG (ambas limitam a pressão máxima da turbina), e não da Válvula de prioridade (embora se pareça com uma, inclusive na localização - "depois" do turbo).





Em relação à essa outra colocação (uii) sua:
O espirro se dá quando?
Quando vc tira o pé do acelerador, a pressão no coletor de admissão diminue, fazendo com que a WG feche (ou abra, depende de que lado você está vendo-a). O que acontece é que ela desvia todos os gases novamente ao rotor da turbina. É nesse momento que acontece o tal "espirro". No mento exato em que a WG está desviando novamente todo o fluxo de gases para o rotor da turbina.
Ai vc volta a pisar no acelerador, a turbina vai "enxer" até a pressão selecionada. Quando a pressão no coletor chegar a pressão esta pressão, a WG abre para que parte dos gases não passe pelo seu rotor, mantendo assim a pressão selecionada. Como eu já havia falado:
Desconheço se existe uma válvula que incorpore as duas funções ou seja, que se mantenha "parcialmente aberta" para controlar a pressão máxima do turbo (gerando um assovio), e que "abra de vez" ao cortar a aceleração (gerando um espirro).É outra coisa que eu também falei que desconhecia: Uma Waste-gate com 2 funções: Alívio do excedente de pressão, gerando um assovio (mantendo - no máximo - aquela limitada pelo preparador ou fábrica) e a função de "retorno" do ar pressurisado ao cortar a aceleração (gerando um espirro) que, se não houvesse, mesmo não tendo "borboletas" pra forçar (agora aprendi, hehehe), ainda assim - como já mensionei - forçaria mangueiras e a própria turbina...

Agora...
West-Gate é UM TIPO de Válvula de alívio (só que "generalizou", como "Nescafé", "Toddynho", "Gillette", "Leite Ninho", "Jet-Sky", "Maizena", "Miojo", "Xerox"...) ;-)
Tem certeza que essa válvula de alívio (com "duas funções") é uma West-Gate?
Não seria "outro tipo" de Válvula de alívio? :pensativo:

Fabio_Roberto
13/05/2013, 12:41
Alguem sabe como se faz isso?

troller espirrando - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=_wMgO1-xzwc)

abreu
13/05/2013, 13:17
Nossa, o tópico é de 2007! Kkkkkkk...

Até hoje não sei como esse Troller "espirra".

Meu palpite é que seja um daqueles "turbo virtuais", que usa um super-tweeter para fazer o "tsiiiii"...

Isso porque esse motor não tem borboleta, então não há como usar uma válvula pop-off ou blow-off.

Abraços.

Vinicius.goncalvesmoreira
13/05/2013, 13:35
Talvez ajude.. mostra bem a "gambeta" que tem que ser feita pra "fazer o trem piá", rsrs

Como colocar pente na turbina estilo gravata - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=mgmVWEoY2K0)

Spike
13/05/2013, 14:24
Há um tempo atrás eu queria fazer "espirrar" igual ao dos caminhões. Corri atrás, fiz vários pentes do estilo gravata desmontei a tubeira de saída e soldei os pentes, porém sem sucesso.

Então o que fiz um escapamento em ixox com saída lateral, ficou um barulho infernal (segundo a patroa) e ouvia o espirro da turbina, porém não semelhante aos dos caminhões/caminhonetes...

Fiz um video para demonstração
Teste Escapamento direto Troller 2.8_1_2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=0ty4Cf8hkmY)

Há um tempo atrás encotrei um colega em uma trilha, e o Troller 2.8 dele piava pakas....xereto, pedi para ver o que tinha, pois ele disse que tinha comprado assim...Ele mudou completamente a tubeira de saída, desde a curva da turbina até o diâmentro de saída lateral do escape...talvez o caminho das pedras seja esse.

Hoje no meu 2.8 tirei a parte do abafador do escapamento, deixando somente a parte da malha de aço, a fumaça sai toda embaixo da carroceria..heheheheh

Tem dois videos legais no youtube com o tal do espirro semelhante aos dos caminhões:
TROLLER 2.8 GRITANDO BONITO!!! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lOl8sK3ORx4)

Entrei em contato com o meca que fez isso, o cara disse que fica em torno de 2k, pois é um "kit" que troca.
Acho que o cara pensou que eu era trouxa...kkk




TROLLER CANTANDO TURBINA ´´ORIGINAL´´O TREM RUIM DE CANTA EMAIL MSN RICARDOS.40@HOTMAIL.COM - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QeMwGu0pRa8)

Esse é de um cara de Sorocaba (RICARDO PENTE SOROCABA) que fez um 2.8 piar tbm, entrei em contato com ele, pediu R$450 para fazer e "revelar" o que foi feito!!! brincadeira, ao invés de compartilhar, cobram uma nota!!!

Abrs

Fabio_Roberto
13/05/2013, 14:51
Pelo visto é tudo muito gabiarra, acho que nem vale a pina ir atras disso... fora que isso não passaria na inspeção veicular..

Spike
13/05/2013, 14:53
Pelo visto é tudo muito gabiarra, acho que nem vale a pina ir atras disso... fora que isso não passaria na inspeção veicular..


Em sampa esquece...vai dar BO, isso no momento está enquanto isso não chega no INTERIOR...hehehehe

Abrs

helio bruno lopes
24/01/2015, 13:29
https://www.youtube.com/watch?v=iu7Zea3Ne8c

Olha ai, esse ai é um video de uma hillux com a valvula de alivio, o motor dela é igual a esse da foto.
490734

Parece que o cara fez uma solda, nesse tubo que passa por cima do motor, alguem sabe qual a finalidade desse tubo?:rolleyes:

Elvisf156
30/09/2016, 18:28
E do Intercooler irmao. vem da torbina

https://www.youtube.com/watch?v=iu7Zea3Ne8c

Olha ai, esse ai é um video de uma hillux com a valvula de alivio, o motor dela é igual a esse da foto.
490734

Parece que o cara fez uma solda, nesse tubo que passa por cima do motor, alguem sabe qual a finalidade desse tubo?:rolleyes:

niw
03/10/2016, 04:43
Da onde vem o vacuo do hidrovacuo?
Não da de usar esse vacuo para uma valvula de prioridade?


EDIT
Matutando aqui pensei em uma coisa
Da para usar uma solenoide (tipo de suspensão a ar) e um interruptor de pedal (tipo o usado em kits nitro)
Quando você acelera o interruptor vai abrir a solenoide que vai manter a válvula fechada, quando você soltar o o acelerador a solenoide fecha e a valvula de prioridade vai abrir com a pressão da admissão

536882
536883
536884


E ai, quem vai ser a cobaia?

cristiandonde
25/10/2016, 21:26
Da onde vem o vacuo do hidrovacuo?
Não da de usar esse vacuo para uma valvula de prioridade?


EDIT
Matutando aqui pensei em uma coisa
Da para usar uma solenoide (tipo de suspensão a ar) e um interruptor de pedal (tipo o usado em kits nitro)
Quando você acelera o interruptor vai abrir a solenoide que vai manter a válvula fechada, quando você soltar o o acelerador a solenoide fecha e a valvula de prioridade vai abrir com a pressão da admissão

536882
536883
536884


E ai, quem vai ser a cobaia?



https://www.youtube.com/watch?v=XAHBfBQyRmw

cristiandonde
25/10/2016, 21:27
cobaia kkkkkkk
https://www.youtube.com/watch?v=XAHBfBQyRmw

Fabio_Roberto
26/10/2016, 11:14
https://www.youtube.com/watch?v=HxOb8wkdnas
Troller Gardenal

cristiandonde
26/10/2016, 11:41
Problema do pente que dá multa aqui na minha cidade e estraga a turbina pois causa cavitação

Sergio c
26/10/2016, 20:53
Pois também tenho essa dúvida sobre o pente na turbina, será que prejudica ela ou não???? Vamos ver se aparece alguém entendido na área e nos de uma avaliação.

brunobatt
27/10/2016, 12:05
Alguem pode explicar melhor como isto funciona? Perguntei nos comentarios do video de quem publicou...

Augusto Schimidt
27/10/2016, 19:41
Galera, eu tenho no meu 2.8 pente na turbina. Para piar a primeira coisa a fazer é trocar a turbina por uma Brog Waner K-14 da S10 eletrônica, só nesta troca vc já ganha uns pocotós, depois compra o pente do Mano Coimbra, pois, é o único que não restringe o carro e tb não esquenta. O modelo dele vc troca a curva da entrada do escape. Tem outros aí no mercado com modelo T e 7 mas estes vc perde potência e tem aquecimento, esquece.
Eu ando com 1.6 kgf de pressão na turbina, tenho kit super LDA na bomba injetora, tá bem fortinho. Quanto a durabilidade depende muito de como vc anda, minha turbina comprei nova portanto vai durar muito na minha mão, ando de boa mas sempre piando....rsrsrs.
O Gardenal vende este kit pronto.

cristiandonde
27/10/2016, 20:59
quem quiser fazer a valvula custa R$60,00 no mercado livre da beep turbo...se for pegar outra pegue a que tenha regulagem,ai da pra regular o tipo do espirro.

cristiandonde
02/11/2016, 03:04
video andando


https://www.youtube.com/watch?v=6oxWVXzqme4