Ver Versão Completa : Caixa de Direcao Original RECONDICIONADA
Como parti para uma restauracao conservadora , quero continuar c/ a Caixa de Direcao Original.
Minha caixa esta c/ uma BOOOOAAAA folga .....
Quem RECONDICIONA esta caixa , preferencia aqui em SP ????
[]'s
rural4x4
01/04/2007, 08:51
Valmor
Ja que vai manter a caixa original, procura a que veio nos ultimos jeeps, ela e toda com rolamentos, e na medida do possivel , mais leve e justa que a antiga(que usa rolamentos e buchas) a marca salvo engano é GERMER.
Ate mais
Ola Valmor,
Tambem aproveita e ja da uma boa revisada nos demais itens do sistema, o braço que fica paralelo a longarina tem um sistema de encaixe com molas que tem que estar sempre beeem ajustado, fora isto o pino de centro la na frente, naquela peça em J normalmente é com bucha de bronze que cria folga muito facilmente, mas da para colocar dois rolamentos de agulha ou dois rolamentos de esfera sem muito esforço...eu utilizo rolamentos de agulhas e ficou 10.
[ ]s
o volanta da quase 1/2 volta ate' que "acione" os terminais .......
A principio a gde folga esta na caixa mesmo.
Me ajudem : entao e' possivel a troca de rolamentos desta caixa ????
obrigado e
[]'s
Como disse acima o amigo Edgar, faça uma revisão em todo o sistema, pois as fogas não são apenas na caixa, os terminais costumam desgastar e gerar fogas.
[]´s.
Trocar os rolamentos é possivel sim, inclusive são rolamentos bem baratos, não tenho catalogo em casa, mas amanha olho la na loja e posto aqui.
[ ] s
Olha ai:
Rosca sem fim, inferior, 5BC/6CE
Rosca sen fim, superior, 5BC/6
itens 9 e 10 do desenho
conhecem alguem que trabalhe / recondicione estas caixas ? Preferencia em SP ???
[]´ps
Valmor, ai em sampa, não conheço nada, mas, voce ja tentou regular a caixa ? tem um parafuso na lateral, seria o item 43 e 47, voce solta a porca, aperta o parafuso (não demais, vai até o fim e volta um pouco) e depois segurando o parafuso reaperta a porca...o detalhe é não deixar o parafuso girar enquanto firma a porca. Veja se a tua ainda tem regulagem...a minha a cada ano tem que dar uma ajustadinha !
[ ] s
Valmor, ai em sampa, não conheço nada, mas, voce ja tentou regular a caixa ? tem um parafuso na lateral, seria o item 43 e 47, voce solta a porca, aperta o parafuso (não demais, vai até o fim e volta um pouco) e depois segurando o parafuso reaperta a porca...o detalhe é não deixar o parafuso girar enquanto firma a porca. Veja se a tua ainda tem regulagem...a minha a cada ano tem que dar uma ajustadinha !
[ ] s
obrigado Edgar !
... seria o item 43 e 47, voce solta a porca, aperta o parafuso (não demais, vai até o fim e volta um pouco) e depois segurando o parafuso reaperta a porca...
Booooa Edgar, já tirei aproximadamente 1/16 de folga com a sua dica. Mas parece que o pino central, aquele que liga nas barras, tem uma certa folgazinha tbém... :pensativo: Muito trampo trocar isso? Outra coisinha: se deixar o parafuso apertado de tudo, sem dar aquela voltadinha que vc mencionou, há algum risco para o mecanismo?
Valeu!
[s],
Cacá
Booooa Edgar, já tirei aproximadamente 1/16 de folga com a sua dica. Mas parece que o pino central, aquele que liga nas barras, tem uma certa folgazinha tbém... :pensativo: Muito trampo trocar isso? Outra coisinha: se deixar o parafuso apertado de tudo, sem dar aquela voltadinha que vc mencionou, há algum risco para o mecanismo?
Valeu!
[s],
Cacá
eh mole de trocar o pino central, te dou uma dica , compre o pino com rolamentos , tinha no meu cj , da uma grande diferença, comprei na jipebras, e h um pouco mais caro , mas vale mto a pena . vendi o meu q estava parado esses dias ..
se deixar o parafuso apertado de tudo, sem dar aquela voltadinha que vc mencionou, há algum risco para o mecanismo?
Não pode deixar apertado, até porque a direção vai ficar dura se apertar demais, tem que ser "justinho". Senão come as peças de dentro da caixa de direção sim !
Quanto as folgas, te recomendaria desmontar lavar e engraxar e dar um aperto forte nos itens 41 e 34 deste anexo, fiz uma chave de fenda especial (um parafuso bem grande de cabeça sextavada coma ponta cortada e afiada no esmeril, para ficar com uma ponta como uma chave de fenda) para poder apertar. Não existe espaço naquela região para uma chave de fenda normal e com uma chave de boca voce tem um braço de alavanca muito melhor para apertar. Só ai ja deve reduzir bastante a folga.
Quanto ao pino central, item 16, voce pode comprar o conjunto novo de pino e bucha de latão, mas a bucha de latão vai no item 3 e tem que ser retirada na prensa. Tambem não gosto desta bucha de latão, é só subir num meio fio de calçada que ela ja fica machucada.
Eu fiz um pino central novo, da mesma medida, custou caro, e coloquei dois rolamentos de agulha na medida exata do pino original e na medida da bucha de latão, mas são rolamentos um pouco caros. Não tenho o codigo deles aqui, mas ficou 10 !
Hoje eu faria diferente, colocaria rolamentos de esferas, o rolamento R14-2RS (+- R$12 cada) tem furo da mesma medida do pino 22,22mm (ai aproveita o pino que é importante para encaixar na peça que esta rebitada no chassis), mas o diametro externo de 47,62mm, dai teria que sacar a bucha velha num torneiro e fazer uma casa de cada lado do "J" para caber o rolamento. Ai fim do problema de por graxa ali. Mas é um teste....rolamentos de esferas aguentam muuuito menos carga que de agulhas.
[ ] s
eu coloquei rolamentos de roletes conicos ajustaveis ai acabaram os problemas de folga neste local