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Ver Versão Completa : Caixa de Direcao Original RECONDICIONADA



valmor
01/04/2007, 08:02
Como parti para uma restauracao conservadora , quero continuar c/ a Caixa de Direcao Original.

Minha caixa esta c/ uma BOOOOAAAA folga .....

Quem RECONDICIONA esta caixa , preferencia aqui em SP ????

[]'s

rural4x4
01/04/2007, 08:51
Valmor

Ja que vai manter a caixa original, procura a que veio nos ultimos jeeps, ela e toda com rolamentos, e na medida do possivel , mais leve e justa que a antiga(que usa rolamentos e buchas) a marca salvo engano é GERMER.

Ate mais

edgar
01/04/2007, 18:42
Ola Valmor,
Tambem aproveita e ja da uma boa revisada nos demais itens do sistema, o braço que fica paralelo a longarina tem um sistema de encaixe com molas que tem que estar sempre beeem ajustado, fora isto o pino de centro la na frente, naquela peça em J normalmente é com bucha de bronze que cria folga muito facilmente, mas da para colocar dois rolamentos de agulha ou dois rolamentos de esfera sem muito esforço...eu utilizo rolamentos de agulhas e ficou 10.

[ ]s

valmor
01/04/2007, 18:52
o volanta da quase 1/2 volta ate' que "acione" os terminais .......

A principio a gde folga esta na caixa mesmo.
Me ajudem : entao e' possivel a troca de rolamentos desta caixa ????

obrigado e

[]'s

JORIS
01/04/2007, 19:48
Como disse acima o amigo Edgar, faça uma revisão em todo o sistema, pois as fogas não são apenas na caixa, os terminais costumam desgastar e gerar fogas.

[]´s.

edgar
01/04/2007, 22:08
Trocar os rolamentos é possivel sim, inclusive são rolamentos bem baratos, não tenho catalogo em casa, mas amanha olho la na loja e posto aqui.

[ ] s

edgar
02/04/2007, 08:23
Olha ai:
Rosca sem fim, inferior, 5BC/6CE
Rosca sen fim, superior, 5BC/6

itens 9 e 10 do desenho

valmor
03/04/2007, 07:35
conhecem alguem que trabalhe / recondicione estas caixas ? Preferencia em SP ???

[]´ps

edgar
03/04/2007, 08:06
Valmor, ai em sampa, não conheço nada, mas, voce ja tentou regular a caixa ? tem um parafuso na lateral, seria o item 43 e 47, voce solta a porca, aperta o parafuso (não demais, vai até o fim e volta um pouco) e depois segurando o parafuso reaperta a porca...o detalhe é não deixar o parafuso girar enquanto firma a porca. Veja se a tua ainda tem regulagem...a minha a cada ano tem que dar uma ajustadinha !

[ ] s

valmor
04/04/2007, 00:09
Valmor, ai em sampa, não conheço nada, mas, voce ja tentou regular a caixa ? tem um parafuso na lateral, seria o item 43 e 47, voce solta a porca, aperta o parafuso (não demais, vai até o fim e volta um pouco) e depois segurando o parafuso reaperta a porca...o detalhe é não deixar o parafuso girar enquanto firma a porca. Veja se a tua ainda tem regulagem...a minha a cada ano tem que dar uma ajustadinha !

[ ] s

obrigado Edgar !

Cacá
10/04/2007, 22:33
... seria o item 43 e 47, voce solta a porca, aperta o parafuso (não demais, vai até o fim e volta um pouco) e depois segurando o parafuso reaperta a porca...

Booooa Edgar, já tirei aproximadamente 1/16 de folga com a sua dica. Mas parece que o pino central, aquele que liga nas barras, tem uma certa folgazinha tbém... :pensativo: Muito trampo trocar isso? Outra coisinha: se deixar o parafuso apertado de tudo, sem dar aquela voltadinha que vc mencionou, há algum risco para o mecanismo?

Valeu!

[s],

Cacá

Santoro
10/04/2007, 23:43
Booooa Edgar, já tirei aproximadamente 1/16 de folga com a sua dica. Mas parece que o pino central, aquele que liga nas barras, tem uma certa folgazinha tbém... :pensativo: Muito trampo trocar isso? Outra coisinha: se deixar o parafuso apertado de tudo, sem dar aquela voltadinha que vc mencionou, há algum risco para o mecanismo?

Valeu!

[s],

Cacá

eh mole de trocar o pino central, te dou uma dica , compre o pino com rolamentos , tinha no meu cj , da uma grande diferença, comprei na jipebras, e h um pouco mais caro , mas vale mto a pena . vendi o meu q estava parado esses dias ..

edgar
12/04/2007, 09:58
se deixar o parafuso apertado de tudo, sem dar aquela voltadinha que vc mencionou, há algum risco para o mecanismo?


Não pode deixar apertado, até porque a direção vai ficar dura se apertar demais, tem que ser "justinho". Senão come as peças de dentro da caixa de direção sim !

Quanto as folgas, te recomendaria desmontar lavar e engraxar e dar um aperto forte nos itens 41 e 34 deste anexo, fiz uma chave de fenda especial (um parafuso bem grande de cabeça sextavada coma ponta cortada e afiada no esmeril, para ficar com uma ponta como uma chave de fenda) para poder apertar. Não existe espaço naquela região para uma chave de fenda normal e com uma chave de boca voce tem um braço de alavanca muito melhor para apertar. Só ai ja deve reduzir bastante a folga.

Quanto ao pino central, item 16, voce pode comprar o conjunto novo de pino e bucha de latão, mas a bucha de latão vai no item 3 e tem que ser retirada na prensa. Tambem não gosto desta bucha de latão, é só subir num meio fio de calçada que ela ja fica machucada.
Eu fiz um pino central novo, da mesma medida, custou caro, e coloquei dois rolamentos de agulha na medida exata do pino original e na medida da bucha de latão, mas são rolamentos um pouco caros. Não tenho o codigo deles aqui, mas ficou 10 !
Hoje eu faria diferente, colocaria rolamentos de esferas, o rolamento R14-2RS (+- R$12 cada) tem furo da mesma medida do pino 22,22mm (ai aproveita o pino que é importante para encaixar na peça que esta rebitada no chassis), mas o diametro externo de 47,62mm, dai teria que sacar a bucha velha num torneiro e fazer uma casa de cada lado do "J" para caber o rolamento. Ai fim do problema de por graxa ali. Mas é um teste....rolamentos de esferas aguentam muuuito menos carga que de agulhas.

[ ] s

otto
13/04/2007, 20:04
eu coloquei rolamentos de roletes conicos ajustaveis ai acabaram os problemas de folga neste local