Ver Versão Completa : Amortecedor para Samurai Helicoidal com Body de 2"
Gentem, revirei o forum e não encontrei esta informação.
Meu samurai 97 está com 2" de body, molas e amortecedores originais. Na traseira, está dando fim de curso e eu quero trocar os amortecedores (e possivelmente a mola, porque eu acho que elas vão escapar com os amortecedores maiores).
1. Qual amortecedor usar? Li sobre o Rancho RS 9123 para 1.5 de body. Será que serve com 2" sem calçar com arruelas?
2. Que molas utilizar? Ou conhecem algum lugar em SP que faz os calculos e montam um customizado?
3. Como eu faço para medir o quanto de curso eu preciso? Sacando um dos amortecedores traseiro fora e subindo de lado num barranco e depois calculo de um suporte ao outro do amortecedor?
Abraços com dor na coluna de tanta porrada seca 8)
Rija
diogo ludovico
31/03/2007, 17:18
Procure o Fabil aqui do forum, ele desenvolveu um kit para tirar o amortecedor dianteiro para fora da mola, e no caso dele ainda aumentou o carro em 15 cm.
No caso dele ele fez molas sob medida e está usando 4 amortecedores traseiros da L200, mas fale com ele para mais detalhes.
Acho que para vc, que quer trocar as molas tb seria uma boa, pois leiminaria o calço.
Agora se o problema for só os amortecedores traseiros, então se não me engano os dianteiros da kombi clipper serviriam.
Procure o Fabil aqui do forum, ele desenvolveu um kit para tirar o amortecedor dianteiro para fora da mola, e no caso dele ainda aumentou o carro em 15 cm.
No caso dele ele fez molas sob medida e está usando 4 amortecedores traseiros da L200, mas fale com ele para mais detalhes.
Acho que para vc, que quer trocar as molas tb seria uma boa, pois leiminaria o calço.
Agora se o problema for só os amortecedores traseiros, então se não me engano os dianteiros da kombi clipper serviriam.
Grande Diogo,
Eu já estou em contato com o Fabil, mas eu quero fazer primeiro a parte traseira do samuca ... falta de $tempo$ para fazer os 2 agora.
Eu li que vários usam o da kombi clipper, mas no samuca original.
Por enquanto não quero tirar os calços. Muito trabalho para trocar 6 por meia duzia. A minha dúvida é se com um amortecedor maior, as molas não saltariam das bases.
[]ão
Rija,
Não é o amortecedor que vai segurar o curso máximo da suspensão.
Aliás se o curso for maior que o comprimento máximo do amortecedor você vai estourar ele no primeiro passeio rápido em erosões.
A mola traseira do meu Samuka tem um calço de 1,5". Eu usei durante um tempo o amortecedor da pickup fiat mas não aguenta Raids.
Agora estou com um dimensionado há seis meses, judiando muito dele e está zerado. Você calcula o curso mínimo do amortecedor (menor do que a dimensão com a mola totalmente fechada amassando o coxim) e o máximo ( suspensão totalmente aberta mais um chorinho de 15mm) e faz um sob encomenda. Tem vários lugares mas o meu fiz no Garra 4x4.
PS: para tirar as medidas usar rampa e tirar os amortecedores atuais.
Abraços
Terkozem... vc esta enganado..
é o amortecedor que limita a abertura da suspensao nos samurais sim...
o que nao pode acontecer é limitar o curso fechado, pois as pancadas serao fortes...
e Rija... se vc já esta com calco de 2" atras, use o amortecedor dianteiro de kombi clipper..
T+
Rija,
Não é o amortecedor que vai segurar o curso máximo da suspensão.
Aliás se o curso for maior que o comprimento máximo do amortecedor você vai estourar ele no primeiro passeio rápido em erosões.
Eu não entendo muito de mecanica, mas até onde eu saiba, são os amortecedores que limitam o curso da suspensão. Por que senão, o que limitaria (é uma dúvida mesmo, pois posso estar enganado) |D
Grande Fabil. Seu kit já está projetado no meu budget do mês que vem. Logo mais vamos conversar sobre ele. Já até achei o louco, ops, funileiro com MIG que vai montá-lo pra mim.
Sobre os amortecedores, é certeza (pela 4x4BR, só vi o pessoal usando com BL de 1.5")? Mas eu gostaria de usar algo mais parrudo, como um HDS ou rancho. Sabe qual a medida deles para que eu procure no site um similar?
e Rija... se vc já esta com calco de 2" atras, use o amortecedor dianteiro de kombi clipper..
T+
Ops, mais um detalhe. O samurai está com body de 2" em todo o chassi e não calçando as molas traseiras.
ô rija.. depende muito do projeto da suspensao.. a maioria o que limita o curso aberto sao os amortecedores mesmo, mas tem por exemplo os JPX cuja abertura é limitada por cintas de naylon...
outros casos tb a bertura é limitada por barra estabilzadora, etc...
sobre os HDS acho que o 9102 tem as medidas ideias p/ a traseira de samurai com 1,5" a 2" de lift
T+
Terkozem... vc esta enganado..
é o amortecedor que limita a abertura da suspensao nos samurais sim...
o que nao pode acontecer é limitar o curso fechado, pois as pancadas serao fortes...
e Rija... se vc já esta com calco de 2" atras, use o amortecedor dianteiro de kombi clipper..
T+
Fabil,
Mas o que segura são as barras longitudinais.
O amortecedor só segura se for menor que o curso permitido pelas barras, e ai o dimensionamento tá errado. Ou não??
Rija,
e faz um sob encomenda. Tem vários lugares mas o meu fiz no Garra 4x4.
Abraços
Edgard, quanto que você pagou pelos amortecedores dimensionados?
[]ão
Terkozem...
faca o seguinte teste e depois vc me conta...
levante seu samurai num elevador( apoiado pelo chassis) e veja o quanto a suspensao abre..... agora retire os amortecedores ( ou apenas solte uma das extremidades) e levante novamente no elevador e veja o que acontece....
T+
Rija,
R$ 450,00 cada um, ano passado.
Tá R$ 470,00 veja no www.garra4x4.com.br
Fabil
Vou levantar e ver.
KD meu kit?
Abraços
??????? tú que é o ejacuru?? se for, tá quase saindo.. só aguardando as pecas sairem do corte.
Falô Negão
To a espera!!!
Rija,
R$ 450,00 cada um, ano passado.
Tá R$ 470,00 veja no www.garra4x4.com.br
Fabil
Vou levantar e ver.
KD meu kit?
Abraços
Grande Edgard,
Mas por que você escolheu este amortecedor, que é mais caro que um HDS (acho que até mais que um Rancho com regulagem)? Até onde eu saiba, tem HDS e Rancho para todos os sabores.
Obrigadão pela força!!!
Rija.
Rija,
O Rancho com regulagem é mais caro e as medidas do Samurai são muito curtas na posição fechada na traseira.
Achei melhor dimensionar mais exato ao invés de pegar um HDS sem regulagem que era o mesmo preço.
Abraços
Rija,
O Rancho com regulagem é mais caro e as medidas do Samurai são muito curtas na posição fechada na traseira.
Achei melhor dimensionar mais exato ao invés de pegar um HDS sem regulagem que era o mesmo preço.
Abraços
Legal meu amigo. Bom, vou dar um pulo lá para ver o que vou precisar pro samurai. Um forte abraço e obrigado pelas dicas!!!
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