PDA

Ver Versão Completa : Adaptação de freio a disco num Kit 4x4 Engesa

josiel linx
30/03/2007, 21:40
Prezados, gostaria da ajuda de vcs, experientes jipeiros, numa questão:
acabei de adquirir um kit 4x4 Engesa completo que foi originalmente instalado numa C-10 de Furnas...
Vou instalar o kit numa C-20 ( Veraneio M ) e quero colocar o freio a disco no lugar dos atuais (tambor).

Qual a melhor solução?

Obrigado.

josiel linx
30/03/2007, 21:48
Verifiquei, no eixo dianteiro, uma solda suspeita junto ao diferencial...
será que é uma adaptação?

abcs

josiel linx
30/03/2007, 22:32
seguem fotos da cx de transferência, kit, mangas de eixo e molas

qualquer orientação pro marinheiro de primeira viagem aqui , será proveitosa!!!!

obrigado

Kim
30/03/2007, 23:55
Caro josiel linx!

Pelas fotos, parece que esse eixo é da linha Willys, sendo que na sessão de vende-se peças há kits pronto!

Quantos parafusos de rodas tem?

Se for 6, terá que refurar o disco, se for 5, é só colocar e, pronto!:concordo:

Quanto a solda, foi quebra mesmo, o serto seria comprar outro eixo, somente o eixo e passar as peças desse para ele, pois a carcaça desse parece estar condenada.

Abraços.

Kim.

joão k. chikui
31/03/2007, 10:51
Acho que as soldas foram para inverter a bola para a esquerda , pois essa transferencia sai a tração dianteira do lado do motorista.
Quantos furos são as rodas?

josiel linx
31/03/2007, 13:33
Prezado João, agradeço por sua ajuda...
as rodas tem 6 furos... vou desmontar o tambor e verificar quantos parafusos são por dentro.
Segue uma foto do aro com a roda livre.
Acho que vc matou a charada quanto a solda, mas vou verificar...

Se puder acrescentar mais informações, agradeço.
quanto a sessão de peça , vc se refere ao kit de freio , não?! vou procurar...

Grande abraço e obrigado!!
Josiel

josiel linx
31/03/2007, 13:40
Kim, igualmente obrigado!!!!! vou verificar quanto a possibilidade da solda ter sido para inverter a tração...
Acabei confundindo: o kit de freio a disco tem na sessão de peças??? vou ver... ontem falei com a super breack disk, eles fabricam um kit para este eixo...mas a informação foi ao contrário: se tiver 6 furos internos, é só encaixar e se tiver 5, dá mais um trabalhinho....é isso?

att

Josiel

Eduardo Valaretto
31/03/2007, 14:04
Pensei que conhecia todas as caixas de transferência da engesa e essa tua eu nunca tinha visto.
Com relação ao freio acho que vc pode encontrar alguma ajuda com o pessoal da www.picapesgm.com.br de vez em quando eu dou uma olhada naquele forum e parece que é relativamente simples mudar o freio dianteiro de tambor para o disco das D-20.

Abraços, e boa sorte na empreitada.

Eduardo Valaretto.

Kim
31/03/2007, 14:15
Caro josiel linx!

É o seguinte:

O cubo de seu eixo são seis parafusos, sendo da linha GM, porém, o eixo parece ser da linha Willys, que originalmente são cinco parafusos.

Digo que parece ser linha Willys pelo munhão e bola do Dana, pois se fosse toyta, a bola seria diferente.

Portanto, os Kits que estão a vensa são cinco parafusos de roda, pelo motivo supra citado, então tera que levá-lo a um torneiro-mecânico para que o mesmo faça os seis buracos dos parafusos de roda, encaixando sem problemas.

A parte que fixa no eixo que é o suporte de pinça é p&p.

Quanto a solda, não havia pensado na possibilidade de inversão do lado da bola, o que recomendaria fazer, é usinar a solda para ficar mis bonito, fazer um trabalho de acabamento mesmo.

Bem, sei disso que estou te passando, pois estou colocando o eixo da F 75 em meu Engesa.

Abraços.

Kim.

lucas correa
31/03/2007, 15:35
usinar não,deixa assim mesmo,assim a possibilidade de trincas e afins é menor!

josiel linx
01/04/2007, 18:29
"A parte que fixa no eixo que é o suporte de pinça é p&p."

Kim, o que é p&p?

o kit da super breack disk, segundo informações do vendedor, adaptar-se-á como uma luva se forem 6 parafusos "internos" , não são os parafusos da roda, mas os internos!!?

já ouviu falar de uns kits que usam as pinças da kombi!!! deve ser subdimensionado para uma veraneio com quase 3 toneladas...

Abcs

Kim
01/04/2007, 23:01
Caro josiel linx!

P&p seria mais ou menos assim, não sei escrever certo, mais seria plug and play.

Quanto aos parafusos "internos", são os que seguram a manga de eixo ao munhão, e o que eu relato, são os de roda.

Na linha Willys, são seis (tenho certeza), na linha engesa são dez (eu acho).

Os que seguram a roda, na primeira linha são cinco, na segunda são seis.

Por enquanto é isso.

abraços.

Kim.

josiel linx
02/04/2007, 00:30
Kim, vc se refere a estes parafusos "internos" destacados na foto?
sendo eles, no meu caso são 8.

Entendi que posso comprar o kit que o Berga e Giovanni vendem, por ex., e com ajuda de um torneiro, realinho os 5 estojos e insiro o sexto ... correto? de repente, se for só isto, o próprio Berga faz pra mim...

obs.: o kit do berga é para willys... e muito me agrada , pois serão 2 pinças em cada roda dianteira para segurar o camburão! mesmo sendo pinças de Gol, acho que pelo fato de serem duplas vão segurar mais que as da toyota band ( minha idéia inicial...) o que acha?

Só preciso verificar se a parte que fica fixa no eixo e o suporte da pinça, servem... já mandei uma mensagem para o Giovanni

parece que estão faltando parafusos que fixam a roda livre...

Abs
Josiel

Kim
02/04/2007, 10:21
Caro amigo!

Os parafusos "internos" que especifica na primeira foto, são somente do guarda pó do retentor do munhão.

Os parafusos que "internos" que estou citando, são os que seguram a manga de eixo, onde segura os rolamentos de roda, e espelho do freio, agora no seu caso, segurará os suportes das pinças.

Quanto ao Kit, terá que realinhar os parafusos de roda no disco, realinhando para seis, como na segunda foto.

Nas explicações, houve um problema de samântica, mais agora parece que estamos nos acertando.

Abraços.

Kim.

josiel linx
02/04/2007, 21:27
Tranquilo Kim... vou desmontar o tambor e fazer uma foto...

Obrigado

Josiel

guilhermeabreu
14/04/2007, 18:19
MUDANDO UM POUCO O ASSUNTO , MAS É SOBRE FREIO A DISCO

Na minha opinião e por minha experiencia , o disco VENTILADO da TOY BAND com a pinça da TOY BAND na frente , NÃO TEM NADA MELHOR , tanto em eficiencia como em manuntenção .

Agora em FREIO A DISCO TRAZEIRO , coloquei primeiro os do OPALA , que logo deu defeito e tive que trocar pelo do TEMPRA , que ficou muito bom .

Mas ficou com um defeito que já relataram AQUI NO FORUM , mas que eu não tinha passado ainda pela experiencia . Que é : AS PASTILHAS SÃO MUITO PEQUENAS E DESGASTAM COM MUITA VELOCIDADE , ÍSTO É , COM 8.000 KM TEM QUE SER TROCADAS POR TEREM ACABADO .

Digo ísto em negrito , pq "teimoso que sou " , relatava que não concordava com esta opinião , pois havia colocado no meu ENGESA e estava funcionando perfeito , só que havia rodado só 2.000 km , mas com 8.000 km tenho que trocar .

CONCLUINDO : A sugestão do pessoal daqui do forum é de colocar a pinça da TOY BAND atras tb , mas como o disco e pinça da TOY BAND é cara e difícil de achar , fui num desmanche de OPALA e vi que as pinças dianteiras do OPALA são bem maiores que as trazeiras do TEMPRA , GOLF , KADETT , tem dois cilindros por pinça ( um de cada lado ) , É MUITO BARATO ( R$100,00 o par ) e fácil de achar , e encontra reparo com facilidade , assim como as pastilhas .

Qdo trocar meus EIXOS DANA 44 pelo os da BAND , VOU COLOCAR NA TRAZEIRA ESTAS PINÇAS DO OPALA COM OS DISCOS DO ENGESA , assim acho que as pastilhas irão durar bastante tempo .

Alguem daqui já colocou esta configuração de freio trazeiro ?

CARLOS SIQUEIRA
16/04/2007, 02:02
Caros Kim e josiel, fiz esta adaptação em meu F1, que veio com eixo da rural(willis) a tambor, com o kit da SBD(Mauro) para discos ventilados e pinças da TOYOTA. Durante a montagem verifiquei, junto com o mecânico, torneiro e o Mauro, que as dimensões dos cubos de roda não eram originais, causando interferência na montagem. A solução encontrada foi fazer um "enchimento" com a parte interna de discos de TOYOTA usados e corrigirmos a centragem do cubo que apresentava grande oscilação no torno. Durante a montagem, verificamos que os discos oscilavam bastante entre as pinças. Usinamos novamente, agora com o auxílio de um relógio comparador, para garantirmos a centragem da superfície de contato entre cubo e disco. Ocorre que mesmo assim, na faixa entre 50 e 60 km/h, quando a aceleração se faz lentamente, a direção apresenta "chime". Conversando com o Afonso da TT4, este disse já ter visto ocorrer isto neste tipo de adaptação, devido a conversão da furação de 5 para 6 furos, não ter sido efetuada em fresa com o auxílio de um disco divisor, causando um desbalanceamendo por parte dos estojos, durante o aperto das porcas. No meu caso, não cogitavamos que os cubos fossem willis e sim originais GM, e continuo na dúvida quanto a isto. Estou enviando fotos da adaptação para conclusões e esperando estar ajudando. Abraços, Carlos Siqueira.

CARLOS SIQUEIRA
16/04/2007, 02:10
Faltou a foto da montagem completa.

joão k. chikui
16/04/2007, 10:06
Caros Kim e josiel, fiz esta adaptação em meu F1, que veio com eixo da rural(willis) a tambor, com o kit da SBD(Mauro) para discos ventilados e pinças da TOYOTA. Durante a montagem verifiquei, junto com o mecânico, torneiro e o Mauro, que as dimensões dos cubos de roda não eram originais, causando interferência na montagem. A solução encontrada foi fazer um "enchimento" com a parte interna de discos de TOYOTA usados e corrigirmos a centragem do cubo que apresentava grande oscilação no torno. Durante a montagem, verificamos que os discos oscilavam bastante entre as pinças. Usinamos novamente, agora com o auxílio de um relógio comparador, para garantirmos a centragem da superfície de contato entre cubo e disco. Ocorre que mesmo assim, na faixa entre 50 e 60 km/h, quando a aceleração se faz lentamente, a direção apresenta "chime". Conversando com o Afonso da TT4, este disse já ter visto ocorrer isto neste tipo de adaptação, devido a conversão da furação de 5 para 6 furos, não ter sido efetuada em fresa com o auxílio de um disco divisor, causando um desbalanceamendo por parte dos estojos, durante o aperto das porcas. No meu caso, não cogitavamos que os cubos fossem willis e sim originais GM, e continuo na dúvida quanto a isto. Estou enviando fotos da adaptação para conclusões e esperando estar ajudando. Abraços, Carlos Siqueira.

Carlos, não poderia ser shimmy causado por desbalanceamento das rodas/Pneus?

CARLOS SIQUEIRA
21/04/2007, 11:19
Caro João, consegui, depois de muita procura, uma loja que faz o balanceamento do conjunto roda + cubo. Na primeira tentativa de balanceamento é que foi possível detectar a oscilação acentuada dos discos, ainda não consegui encontrar um horário livre para fazê-lo, pois o movimento desta é muito grande, mas assim que possível farei. Grato, Carlos Siqueira.