PDA

Ver Versão Completa : Sensor de fluxo de ar



Eduardo Thum
06/04/2004, 13:33
Pessoal. Comprei o tão desejado jipe na última 6ª feira :D :D Levei em um "mecânico" que localizou um vazamento que poderia ser na região do distribuidor. Até aí beleza. Então o mecânico pediu para eu levar a viatura para lavar o motor para que ele pudesse ver onde é o vazamento. O sonho virou pesadelo :( :( Pedi para isolarem o distribuidor e a caixa de fusíveis e não reparei em nem um outro lugar que precisa-se. Os "animal" da lavagem sabiam menos que eu e dele jato no motor. Aí não pegava de jeito nenhum (ficava como em 3 cc) levei pro "mecânico" e o cara abriu o sensor de fluxo de ar - Resultado: Cheio d'agua pra meu desespero. Aí F...... tudo. Na autorizada a bagatela de R$ 3.500,00, usado em SP R$1.700,00. Perguntas este modulo não deve vir lacrado? Alguem sabe de algum lugar que conserte isso (eletrônica)? Outra coisa cotei na Japan(SP) o jogo de cabo de vela por R$80,00 (enquanto na autorizada é R$ 608,00 - alguém sabe se presta? Peço socorro pra galera pois sou vitareiro novo e por enquanto não consegui nem curtir o carro ainda. Valeu!!!

06/04/2004, 15:52
Qual o veiculo?

Se for para o Grand Vitara 4cc (mesmo motor 16v do Vitara) ta até barato, o meu MAF tambem queimou e me cotaram R$ 6.300,00 nele na autorizada. Encontrei por R$ 1.600,00 na Suzucar.

Ele não pode ser vedado pq tem um pequeno pedaço de metal que sai, que justamente é o que mede o fluxo de ar que passa após filtro.

Consertar eu procurei muitoooooooo, mas ninguem fazia.

Nos EUA sai por cerca de US$ 600,00 novo essa peça.

Eduardo Thum
06/04/2004, 16:58
Valeu Osvaldo!!! O carro é um Vitara 1.6 16v 5 portas 96/97. Quando digo lacrado é referente a parte de cima (caixinha preta). Desmontei ele e percebi que o que mede o fluxo de ar é uma palheta no interior do tubo - que é lacrado - A palheta fica no meio de um anel e tem um outro componente tipo PT100. Mas então, se o carro é projetado para atravessar riacho esta peça não deveria ser lacrada??? Ou tu diz que esse ferrinho tem que ficar para fora da caixinha??? De qualquer forma tem uns caras tentando consertar ele, não sei se vão conseguir. Se conseguirem espalho o telefone deles pra turma. Saudações a todos :D

Fabil
06/04/2004, 18:27
tenta na www.funari.com.br esses caras fazer MAF e MAPs p/ carros turbo, talvez eles consertem ou tenham algum outro que sirva p/ vc...

agora fiquei até preocupado.. eu sempre lavo o motor do meu Samurai com lavadora de pressao, e até o momento só me preocupo em cobrir apenas o distribuidor e aqueles reles que ficam perto da bateria, de resto, jato d'agua em cima... o Samurai usa MAP, certo ? alguem ae já teve problemas desse tipo no samurai ?

ahhh.. qual a marca da injecao que os vitaras usam ? acho que nao é bosh e tampouco magnetti marelli, certo ?
T+

06/04/2004, 18:39
Oi Fabil,

O Samurai usa Map que não sofre tanto com esse problema.

O que acontece geralmente na MAF é a quebra da palheta ou então a inutilização desta.

Eu falei com o pessoal da Funari e eles nem se arriscaram a pegar o MAF do G. Vitara e dar uma olhada...

06/04/2004, 18:40
Eduardo,

Inclusive o circuito dentro do MAF é Mitsubishi, correto?

Tem que ver foi algum curto no circuito, que ai é mais facil de arrumar, ou na palheta.

Eduardo Thum
06/04/2004, 19:08
Ai galera! Realmente o circuito que fica dentro da caixinha é da Mitsubichi, ele é todo SMD e tem um integrado dedicado para ele com inclusive o simbolo da Mitsubichi. Agora a tardinha os caras me disseram que estavam tentando consertar e sairia R$180,00. Tomara que consigam ai eu boto na roda o telefone deles.
E o jogo de cabos de vela? Na autorizada R$ 605,00 aí em Sampa achei por R$ 80,00 e até R$ 38,00. Será que são quentes? Que eu sei os cabos tem que ter o cachimbo comprido com aquela chupeta que veda o orificio da vela correto?
Saudações.

06/04/2004, 19:26
Comprei os cabos de vela pro Samurai da Suzucar e ficaram belezas. Esse mesmo preço...

Só que, os de Chevette cabem direitinho no Samurai e parecem que no Vitara também e custam beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem menos :-) Pena que não sabia disso quando comprei os cabos...

emc
07/04/2004, 07:30
Aí galera, desculpa entrar no meio do assunto, mas é que fiquei preocupado e meio curioso. Não costumo mandar lavar o motor do meu Vitara, pois tenho medo que aconteça alguma coisa, agora então!!

Não sou muito bom em mecânica e depois que dei uma lida nesse tópico fiquei curioso de saber o que é esse MAF, MAP ... e onde fica isso no motor, pois vou tomar mais cuidado do que já tomava antes deste tópico.

Eduardo, vc falou de um vazamento próximo do distribuidor no começo do tópico, vc já descobriu o que é ?

O meu Vitara tá com um problema parecido e já troquei a junta da tampa do comando de válvula achando que pudesse ser isso. Será que existe algum retentor nesta parte????

Abs.

Eduardo Thum
07/04/2004, 07:46
Bom dia emc! O mecanico detectou um vazamento na área do distribuidor e cotou uma peça na autorizada como"anel horing do distribuidor" - valor R$ 18,00. O MAF (medidor de fluxo de ar) fica em serie com o filtro de ar em uma caixinha preta c/ tampa - é preso com braçadeira. O MAP sei lá onde que é e espero que este não me de problema tão cedo HEHEHE.
Valeu!

07/04/2004, 08:31
MAF - Sensor de Fluxo de Ar
MAP - Sensor de Temperatura de Ar

Geralmente o MAF existe em motores 16v, e fica na caixa do filtro de ar, na saída do ar do filtro, indo pro motor. Pelo que me lembro, tem 4 fios.

O Map ja fica dentro da caixa do filtro de ar, e é um sensor com 3 fios no G. Vitara pelo que vi.

Nenhum destes sensores é "compativel" com água...

Lavar o motor, so se for com um paninho umedecido e muito paciencia e cuidado, ainda mais com a injeção eletronica.

[]s sem I.E., com um carro a diesel e outro a alcool carburado :-)

Fabil
07/04/2004, 18:48
Ae povo;
quanto aos cabos de vela, se o Vitara for 8v ( e Samurais). os de chevette servem.
os de 16v eu nao sei de nenhum "generico"..

ae Osvaldo, o problema é que ficar lavando motor breado de lama e em alguns casos oleo com paninho e paciencia, vc vai precisar de 1 dia ou mais pra deixa-lo limpo... no meu Samurai, eu apenas cubro com sacos plasticos o dristribuidor e os reles ( que ficam perto da bateria) e mando jato d'agua em cima , mas é claro que quando se utiliza lavadora de alta pressao, regular o jato em forma de leque, pq se usar o jato muito fino, até fura e arranca tinta!!... No caso da Samurai, a centralida fica DENTRO do carro e nao no cofre do motor.. onde ela fica nos viataras ?
vale lembrar que os componentes e agregados do motor possuem alguma resistencia à agua, ainda mais em se tratando de jipe, pq senao todos ao atravessar trechos alagados iria dar problema, concorda ?

Lrubim
09/07/2004, 01:44
Ai como faço para testar o MAF e o MAP? tenho um sidekick/92, e o carro está "arrastando" pra andar, ja não sei mais o que fazer pra achar o problema, quando o medidor de fluxo de ar falha, qual o "sintoma''? :?

Lrubim
09/07/2004, 01:47
Para o motor 1.6 16v, me falaram que o jogo de cabos de velas do gol GTI, não sei o ano, serve.

Eduardo Thum
09/07/2004, 08:10
E ai Rubin!! :lol:
Faz o seguinte: Compra um jogo de cabos de vela do Palio Fire 16v. A chupeta é bem comprida e vai alcançar nas velas. Tu vai ter que fazer só duas adaptações:
1ª - Existem uns terminais (de cobre) que são para fios, que são iguais aos terminais que ficam no lado do cabo que conecta na tampa do distribuidor. Compra 4 junto com os cabos de vela. Os terminais que vem nos cabos de vela do Palio são menores, então tu vai soldar estes que tu comprou em cima deles (solda estanho)e eles vão ficar iguais aos originais. Faz direitinho que fica bala. :D
2ª - Quando tu colocar a chupeta no orificio da vela, tu vai notar que ela não vai até o fim (ficaria uma pequena folga onde poderia entrar agua no orificio das velas). Então compra umas arruelas de borracha (peça do fusca) e coloca para preencher esta folga. Fica totalmente vedado! :D
Abraço - Thum

Lrubim
09/07/2004, 14:34
Mais uma vez valeu Eduaro Thum, vou tentar fazer essa adaptação. :D

nepomuk
21/03/2005, 16:22
Fala Galera, estou desenterrando este tópico pois é sempre bom trocarmos figurinhas nesse assunto que tanto perturba os Suzukeiros.

Estou com um "probleminha" que me persegue que quando o motor é muito exigido no torque (subidas ou acelerações) quando vou mudar de marcha a rotação vai lá em cima e cai muito lentamente (quando cai).

Lá levei em um mecânico de confiança que desmontou todo o coletor e não encontrou problema algum :( .

Já desobstruí a entrada de vácuo da borboleta, mas o problema continua.
Vou partir para análise do MAP e até quem sabe o sensor de velocidade que fica perto da engrenagem do velocímetro. Sei lá, na dúvida verifico tudo....

Só gostaria de salientar que o Vitara 3p 1.6 8V é sensor MAP e o 1.6 16V é MAF.

Se alguém teve problema semelhante, agradeço a dica.

Abraço,
Paulo

dual
04/03/2008, 18:59
Pessoal. Comprei o tão desejado jipe na última 6ª feira :D :D Levei em um "mecânico" que localizou um vazamento que poderia ser na região do distribuidor. Até aí beleza. Então o mecânico pediu para eu levar a viatura para lavar o motor para que ele pudesse ver onde é o vazamento. O sonho virou pesadelo :( :( Pedi para isolarem o distribuidor e a caixa de fusíveis e não reparei em nem um outro lugar que precisa-se. Os "animal" da lavagem sabiam menos que eu e dele jato no motor. Aí não pegava de jeito nenhum (ficava como em 3 cc) levei pro "mecânico" e o cara abriu o sensor de fluxo de ar - Resultado: Cheio d'agua pra meu desespero. Aí F...... tudo. Na autorizada a bagatela de R$ 3.500,00, usado em SP R$1.700,00. Perguntas este modulo não deve vir lacrado? Alguem sabe de algum lugar que conserte isso (eletrônica)? Outra coisa cotei na Japan(SP) o jogo de cabo de vela por R$80,00 (enquanto na autorizada é R$ 608,00 - alguém sabe se presta? Peço socorro pra galera pois sou vitareiro novo e por enquanto não consegui nem curtir o carro ainda. Valeu!!!
TENHO O MOTOR COMPLETO DO VITARA V6 24V COM CHICOTE SENSORES . PROCURA SABER SE DAR CERTO!!:razz::dance:

umberto xxxrrr
04/03/2008, 19:06
Ih... de novo. rsrrs

Faz o seguinte campeão. Monta um tópico com as peças de vitara na parte de venda de peças. Vai inclusive vender mais fácil. Abração.

HenriqueJr
05/03/2008, 08:55
Ae pessoal, encontrei no Mercado Livre um camarada que vente cabos de vela de 8mm para os Vitaras/Sidekicks 16v, pelo jeito a qualidade do produto é muito boa e o preço muito atraente. Lembrando que recentemente comprei um jogo de cabos de velas para minha sidekick por R$170,00, infelizmente eu ainda não tinha visto este anuncio pois além de mais barato os cabos de 8mm tem uma durabilidade muito maior!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65993366-jg-cabos-de-velas-8-mm-suzuki-gran-vitara-motor-16-v-_JM

Barao de Castro
28/05/2008, 20:08
Valeu Osvaldo!!! O carro é um Vitara 1.6 16v 5 portas 96/97. Quando digo lacrado é referente a parte de cima (caixinha preta). Desmontei ele e percebi que o que mede o fluxo de ar é uma palheta no interior do tubo - que é lacrado - A palheta fica no meio de um anel e tem um outro componente tipo PT100. Mas então, se o carro é projetado para atravessar riacho esta peça não deveria ser lacrada??? Ou tu diz que esse ferrinho tem que ficar para fora da caixinha??? De qualquer forma tem uns caras tentando consertar ele, não sei se vão conseguir. Se conseguirem espalho o telefone deles pra turma. Saudações a todos :D


Como o camarada conseguiu resolver o problema do sensor MAF? Teve conserto ou adaptação de um outro?
fico grato por sua ajuda.


sds

Breno:concordo:

jdiaspessoa
02/06/2008, 15:15
amigos vcs tem o numero ou codigo da peça?

HenriqueJr
01/07/2008, 18:06
Pessoal, esse domingo eu fui fazer uma trilha com uns amigos e quando passei por uma lagoa relativamente funda a luz Check Engine acendeu e o carro ficou com o funcionamento ruim. Quando cheguei em casa fiz a leitura do sistema e deu código 34 - Baixa Tensão do Senhor de Fluxo de Ar.
Tirei o sensor do lugar e percebi que o mesmo estava com a parte de dentro humida(o carro aspirou um pouco de agua) mas a palhetinha do sensor está intacta.
Já é o segundo sensor MAF que meu carro queima, o primeiro foi devido a back fire do GNV, neste caso a palhetinha que fica no centro teve um de seus filamentos rompidos.

Andei vendo este tópico e vi que alguns companheiros tiveram o mesmo problema(agua no MAF). Alguem conseguiu solucionar o problema?? Na dúvida já mandei buscar outro MAF dos EUA, se alguem tiver uma solução para o meu eu posso vender o que encomendei.

eduacds
02/07/2008, 20:44
Quanto que está saindo pra trazer a MAF dos USA? e como que funciona pra trazer de lá?

MaGao
02/07/2008, 20:51
Manda o part number por MP que mando cotar..

abraços,



Quanto que está saindo pra trazer a MAF dos USA? e como que funciona pra trazer de lá?

HenriqueJr
03/07/2008, 11:49
Manda o part number por MP que mando cotar..

abraços,

Acho que é esse: 13800-58800
E5T53071 3825

Esses são os numeros que tem no meu sensor MAF.

roberson.rs
13/09/2011, 11:36
Ae Galera, tudo bem ?

com tudo isso vai uma perguntinha basica!
como fica o MAP e MAF com quem pega trilha que passa dentro dagua ?

abraços

pctpj
13/09/2011, 11:58
O meu encheu de aguá tb ...abri ele usei o secado de cabelo depois vedei com cola Sica flex ..ate hoje não deu problema já tem 9 meses .....

mairo
13/09/2011, 12:19
pessoal, alguém pode tirar uma foto deste sensor pra quem não conhece ter uma idéia e ver onde fica, rsrsrsrsrsrs!
Grato!!!!

RMORELLI
14/09/2011, 16:44
Olá pessoal, já lavei o motor do meu gv 5 vezes más eu que lavo,não confio em lavadores q. usam muita água.

pctpj
14/09/2011, 20:13
Ola ...o meu tive este problema na lavagem tb .....eu abri depois passei o secado de cabelo pois estava cheio de aguá ...vedei com cola ate hoje não deu mais problema ...

lippe_almeida
12/03/2012, 11:06
Bom dia amigos. Meu carro (vitara 1.6 16v) tb está com o mesmo problema. Alguém conseguiu consetar? Existe alguma subistituição para essa peça?