PDA

Ver Versão Completa : Suspensão ideal



Kiko
19/04/2003, 08:27
:?: :?: Em primeiro lugar um bom final de semana para todos !!!Desculpe a ignorância gente mas li todas as mensagens relativas aà suspensão e não decidi qual "configuração" adotar,estou reformando um CJ-5 ano 67 com motor e caixa originais com itenção de fazer trilhas leves e médias e queria saber o que vocês acham que devo fazer em sua suspensão?Quais jumelos usar?SPOA ou SPUA?Quais Pneus?etc...

Leandro
19/04/2003, 13:11
Ola Kiko,
Eu acho que pra utilidade que vc vai querer usar a sua viatura, o SPUA (original do jipe), claro, considerando q seu feixe esteja arqueado, e um pneu Argentino seriam o ideal. A questão do jumelo não sei, pode ser q o original sirva.
Espero ter colaborado em alguma coisa. (me corrijam se estiver errado)
Abraço

monge
20/04/2003, 16:12
E æ Kiko, tudo blz?

Uso meu jeep no dia a dia, e em trilhas leves, médias, e raramente trilhas pesadas... só quando é inevitável... :)

Sou fã do SPOA, já o uso assim há mais de um ano, e a única coisa que tive que fazer foi repensar no meu comportamento ao dirigir, ou seja, tirei o pé do acelerador. Onde ante eu entrava pisando, hoje entro só no embalo ou freando.

Nunca tombei, nem passei perto disso. Em inclinações laterais dá medo, mas com jeitinho tudo dá certo.

O Fábio também tem SPOA no jeep dele, e me parece que ele tombou 2 vezes depois do SPOA. Conta æ Fábio 8)

Pra mim o SPOA só foi felicidade, meu jeep nunca mais agarrou o fundo, e vira e mexe tenho que desagarrar meu amigos e depois passo no mesmo local tirando onda ainda.

Na questão do distribuidor, o meu nem selado está mais, e raramente, muito raro mesmo eu paro por causa que molhou, pois ele agora está bem mais alto que originalmente.

Um SPOA bem feito é o que há num jeep. (opinião pessoal e minha viu gente...) :wink:

Então minha dica é: SPOA na cabeça... :) :) :)

[]'s Eugênio

Sandro Tannuri
20/04/2003, 17:06
Sem duvida que o SPOA e a melhor modificaçao que se pode fazer em qualquer viatura com feixes de mola, a questao e que com a pequena bitola dos CJs Brasileiros(48,5"contra 53" ou 56" dos americanos dependendo do ano) esta alteraçao traz o incomodo de o Jeep tombar mais facil, para resolver isto basta usar eixos mais largos.
Para trilhas leves e medias (Giovani, olha a classificaçao fazendo falta) eu nao mudaria nada, colocaria uns pneus adequados e so.

Abraços,

Giovani
20/04/2003, 17:35
:D Salve galera!

:D Grande Sandro, a classificaçao ja ta saindo, falta so um pouquinho...
Quanto a suspensao, nesse caso, ficaria com a original, baixa mesmo. Investiria em pneus e num futuro proximo, guincho. Um bom guincho te leva mais longe que uma suspensao... :wink:

Kiko
20/04/2003, 18:44
Beleza gente !Entendi que para o meu caso é melhor deixar o sistema original ,mas em quais condições é interessante o SPOA?

monge
20/04/2003, 22:04
Beleza gente !Entendi que para o meu caso é melhor deixar o sistema original ,mas em quais condições é interessante o SPOA?

Kiko, eu sou suspeito pra falar, creio que a melhor adaptação que fiz no meu jeep foi o SPOA. :) :) :)

O jeep fica alto demais, muito imponente, fica parecendo um mini big foot.

Em breve vou estar disponibilizando na minha página, vídeos de umas trilhas que fiz com meu jeep, vc vai ver a incrível diferença na prática.

Tem seus inconvenientes claro, mas como eu já disse, nunca passei aperto. Apenas me reacostumei a dirigir o jeep... ou seria readaptei-me :D :D :D

Quando quero fazer trilha em alta velocidade vou de gaiola... :wink:

Acho o máximo parar do lado de silverados, F250, D20, e olhar pra baixo ... pra vc ter idéia da altura, eu sentando no meu jeep a altura do banco do motorista é mais ou menos a mesma altura da parte de baixo da janela da F250.

É alto pra caramba... tem fotos da minha adaptação no meu site:
:arrow: http://www.furreca4x4.hpg.com.br

[]'s SPOAdos e feliz

Eugênio

Kiko
20/04/2003, 22:51
Valeu Eugênio!Vou dar uma olhadda no seu site..... :D :D

Fábio
22/04/2003, 11:00
considerando q seu feixe esteja arqueado, e um pneu Argentino seriam o ideal.
...
(me corrijam se estiver errado)
Abraço

Leandro,

Feixes arqueados só servem para dar dor de cabeça e ga$tos extras... Quando um feixe é arqueado, as molas perdem a ação e o jipe perde torção. Além disso, o feixe enfraquece e depois de pouco temp retorna a sua posição original... em suma: Tremenda roubada!!!!

Já respondendo a questão do Kiko: SPOA serve para deixar o Jeep muito alto, e como se sabe, o único motivo plausivel para deixar o Jeep alto é para acomodar pneus maiores (No caso do SPOA 35" para cima...). Se for usar pneus menores que isso, mantenha seu SPUA e se precisar de um lift use alguns artificios testados e aprovados: Jumelos um pouco (1" a 1 1/2") maiores, Kit Fess (Molas helicoidais auxiliares) ou até um body lift.

[]´s

luiseduardo
27/05/2003, 00:05
Monge,

Dei uma olhada na sua página e gostei muito do seu SPOA.
Vc poderia me falar a respeito de custos.
Qto mais ou menos eu gastaria (total) para transformar um SPUA em SPOA.
Não tenho o jeep ainda mas fecharei negócio este final de semana e gostaria de saber sobre o custo para essa futura modificação.
Com relação a conforte dentro da cidade, é um ponto positivo ou negativo do SPOA?

Abraços

Luís Eduardo Pardini Machado
Uberlândia - MG
Sem Nome - Sem jeep.

monge
27/05/2003, 10:09
E æ Luis, tudo blz?

O valor do meu SPOA não ultrapassou 500 reais... :)

Mas eu não troquei os freios e pneus como fez noso amigo Fábio :)

Em termos de conforto não muda nada, vc só nota a diferença nas trilhas. Vc ganha em angulo de entrada e saida, torção e etc.

Na cidade vc ganha mais respeito ainda, pois está dentro de um jeep absurdamente alto. Para vc ter uma idéia da altura, logo quando eu fiz meu SPOA eu parava do lado de Silverados, F-250 e tinha que olhar pra baixo pra ver os motoristas delas. :)

Hoje meu jeep abaixou um pouco, mas ainda é alto, bem mais alto que SPUA. :D

Para se fazer SPOA vc vai ter que abrir mão da velocidade do jeep, se bem que jeep não é pra correr mesmo. :) :) :)

Nunca tive nenhum problema com a maior tendência em tombar, pois fazendo o SPOA vc está aumentando o centro de gravidade do veículo. Há maneiras para corrigir isso, mas ainda não fiz no meu. :oops:

Uso pneus de 31 polegadas, e talvez esta semana estarei passando para os 35 polegadas, com rodas de offset negativo. Assim o jeep ficará "mais largo" compensando um pouco a altura.

No mais, SPOA é só alegria :D :D :D :D

[]'s

Eugênio