Conectar

Ver Versão Completa : Esta SEM FORÇA!!! E agora?

Alexandre Targino
29/03/2007, 11:55
Pessoal, estava tudo bem com a viatura, pegando fácil, regulada, sem morrer, desenvolvendo bem na cidade (60km/h – motor e câmbio original BF 161 6CC 1962), só que fumaçava uma pouco...........Hoje levei a viatura para atender um amigo que me solicitou para PUXAR UM ARADO numa pista de corrida de cavalo, barro duro sem lama, a viatura entrou na pista de barro (sem lama) sem problema só que quando engatamos o ARADO com uma pessoa sentada no mesmo e mais algumas pedras para fazer mais peso, o JEEP simplesmente NÃO TEVE FORÇA PARA PUXAR. Depois de tirarmos a pessoa de cima, engatar o 4X4 reduzida o Jeep conseguiu puxar uns 300 metros, depois disto o Jeep começou a falhar muito, morrer na lenta, desregulou todo, FALHANDO e parece ter ficado sem força............
Diante do exposto, o que pode ter acontecido? Será que preciso fazer o motor ugentemente, pois ultimamente o Jeep só tem bom desempenho na cidade e quando preciso de força tenho me decepcionado muito............

Aguardo sugestões / comentários pois estou bastante decepcionado!

joão k. chikui
29/03/2007, 13:01
Alexandre, pode ser que uma vela encharcou. Limpe e seque todas ,e .se o problema voltar no mesmo cilindro, pense na possibilidade de colocar um tucho até vc colocar outro motor.

Lucas Nassif
29/03/2007, 13:07
Ao forçar o motor, a vela deve ter sujado de óleo, o que causa a falhação! Tire todas e verifique que contém oleo. Limpe-as e observe o funcionamento. Caso suje de novo, ponha um calço na vela, igual o João disse..

ABs

Alexandre Targino
29/03/2007, 13:49
Esta não é a primeira vez que acontece, da última vez fiquei atolado em Porto de Galinhas e o Jeep voltou rebocado.........mandei para oficina troquei as velas, regulou o carburador e pronto: Tá novo mais fumaçando!!!!
Aí pronto coloco a viatura mais uma vez num grau de dificuldade que considero pequeno para um Jeep: terra(Barro Batido sem lama e não era fofo feito areia de praia) puxando um ARADO (para afofar a terra) e mais uma vez me decepciono..........
O que fico pensando é: Se limpar as velas e colocar o tucho, ele vai ficar legal na cidade, mas qdo colocar no barro novamente................

Estou pensando em levar numa retífica e fazer um orçto.........será que gasto mais de R$ 1.500,00???? Se colocar outro motor vou gastar muito mais.....(motor + adaptações + mão de obra)????
Não queria pensarr nesta hipótese (pois tenho uma paixão muito grande pela vaitura, comprei todo acabado passei 9 meses reformando e estou a 3 anos com ele) mais estou tão decepcionado que já penso na hipotése de vender a viatura + meu carro de passeio e comprar uma L200, Frontier, etc

Lucas Nassif
29/03/2007, 14:46
Esta não é a primeira vez que acontece, da última vez fiquei atolado em Porto de Galinhas e o Jeep voltou rebocado.........mandei para oficina troquei as velas, regulou o carburador e pronto: Tá novo mais fumaçando!!!!
Aí pronto coloco a viatura mais uma vez num grau de dificuldade que considero pequeno para um Jeep: terra(Barro Batido sem lama e não era fofo feito areia de praia) puxando um ARADO (para afofar a terra) e mais uma vez me decepciono..........
O que fico pensando é: Se limpar as velas e colocar o tucho, ele vai ficar legal na cidade, mas qdo colocar no barro novamente................

Estou pensando em levar numa retífica e fazer um orçto.........será que gasto mais de R$ 1.500,00???? Se colocar outro motor vou gastar muito mais.....(motor + adaptações + mão de obra)????
Não queria pensarr nesta hipótese (pois tenho uma paixão muito grande pela vaitura, comprei todo acabado passei 9 meses reformando e estou a 3 anos com ele) mais estou tão decepcionado que já penso na hipotése de vender a viatura + meu carro de passeio e comprar uma L200, Frontier, etc

:arrow: Alexandre, uma coisa é bom saber: motor BF-161 decepciona muito em questão de força (arrancada). Detalhando, vc já tentou arrancar com o jeep em uma subida considerada forte?? (forte que eu falo é onde 1.0 sobe..nada complicado) Pois é, raramente sobe.. ou faz controle de embreagem (queimando muito, e nem assim sobe) ou poe reduzida pra arrancar e depoiis volta pro 4x2. Isso mesmo, 4x2 falta força para arrancar.
Outra prova de que falta força: já experimentou arrancar "fritando pneu"?? Também nao dá...você acelera tudo e tira o pé todo da embreagem..o giro cai muito, a arrancada fica lenta!

Outra coisa, se vc vai rebocar uma coisa muito pesada, esquece..ou poe reduzida ou puxe com outro carro. Já consegui puxar um Jeep chegando de uma trilha, na estrada. Toda arrancada tinha que fazer controle de embr., e se tivesse que arrancar em subida, só reduzida! (rimou :D:D:D:D)

:arrow: Retífica de BF é cara! Ouvi falar que passa dos 2000$. IMHO, retificar motor original (principalmente BF), é só para quem deseja ter o Jeep para coleção, todo original. Para quem faz trilha, acho bobagem, pois um motor antigo, "fraco", beberrão, e que dá muita manutenção. Aconselho vc a orçar uma adaptação de um AP 2000, ou 1.8, que pode até sair mais caro, mas é um motor mais novo, que dá menos manutenção, mais confiavel, economico, etc...

[]'s esperando pedradas dos experts :concordo:, e viva a reduzida

joão k. chikui
29/03/2007, 14:51
Alex
Eu, particularmente usaria o BF161 até onde desse, mas, não retificaria ou faria meia sola. Partiria para um GM151(opala 4) ou AP 1.8 i.

Lucas Nassif
29/03/2007, 15:09
Alex
Eu, particularmente usaria o BF161 até onde desse, mas, não retificaria ou faria meia sola. Partiria para um GM151(opala 4) ou AP 1.8 i.

O BF do Cascão aqui tá funfando beleza, não fumaceia nem nada. As vezes, quando se pisa muito, deixa mto acelerado para subir um barranco, por ex, ele solta uma fumacinha de nada..mas nada que comprometa o desempenho. Apesar disso, assim que conseguir $ para um AP, vou tirá-lo. O BF pode tá uma maravilha, mas mesmo assim tirarei ele do Jeep, pois assim, eu ainda tenho chances de conseguir uns Din din nele. Já se esperar fundir, ou vai pro fundo do quintal, ou vende pro ferro velho, bem barato!

ABss

SmootH_
29/03/2007, 15:20
o bf161 não é tão fraco assim
bom, a gente foi pra colonia, em 2 jipes
ambos com bf161
brincamos bem, e o jipe do meu amigo apagou(na parte de baixo de uma colina) eu puxei o jipe dele subindo(uma subida meio ingrime, por uma plantação, e o meu jipe puxou bem tranquilo) e levei até a casa sem problemas. não vou dizer que seja um motor muito forte, mas mesmo com o cambio trancado em segunda marcha, uma vez, eu andava com ele tranquilamente pela cidade, arrancava em segunda em subidas e tudo mais, não digo que eu não tinha que queimar embreagem, mas o troço não é tão fraco assim. eu se fosse tu partiria pra outro motor, se achar um ohc 2.3 do jeep ford, acho melhor que o opala 4 cilindros. se não, parte pra algo mais forte, mas nao vale a pena fazer o bf que apesar de guerreiro, não é muito bom não

Lucas Nassif
29/03/2007, 15:40
ambos com bf161
brincamos bem, e o jipe do meu amigo apagou(na parte de baixo de uma colina) eu puxei o jipe dele subindo(uma subida meio ingrime, por uma plantação, e o meu jipe puxou bem tranquilo) e levei até a casa sem problemas. não vou dizer que seja um motor muito forte, mas mesmo com o cambio trancado em segunda marcha, uma vez, eu andava com ele tranquilamente pela cidade, arrancava em segunda em subidas e tudo mais, não digo que eu não tinha que queimar embreagem, mas o troço não é tão fraco assim. eu se fosse tu partiria pra outro motor, se achar um ohc 2.3 do jeep ford, acho melhor que o opala 4 cilindros. se não, parte pra algo mais forte, mas nao vale a pena fazer o bf que apesar de guerreiro, não é muito bom não

:arrow: Puxar em uma subida é uma coisa. ARRANCAR em subida rebocando o Jeep é outra coisa!

:arrow: Já andei apenas de 2ª tbm, o que eu digo, é que esse BF é um motor de força "limitada". Vc pega um motor mais novo (um de opala 4cc por ex) que é mais fraco que o bf (oitenta e poucos cv no de opala contra 90 do bf) e o de Opala dá banho no BF. Tipo, vc não fica em qualquer subida. Um motor com a mesma potência do BF faz muito mais coisa que ele. IMHO o que avacalha no BF é a taxa de compressão baixa!

Até

GOT
29/03/2007, 15:42
ambos com bf161
Smooth, eu estou no meu segundo OHC, que por sinal está fumando mais que preto véio em terreiro de macumba, mas continua forte. Acho muito bom esse motor, mas quando esse for pro saco de vez eu vou partir para o motor de opala. O OHC, quando da pau, tem a manutenção muito cara e pra quem faz trilha acho que não compensa. Digo isso com dor no coração, mas antes o coração machucado, que o bolso furado!!!

Abs

Lucas Nassif
29/03/2007, 16:02
O OHC, quando da pau, tem a manutenção muito cara e pra quem faz trilha acho que não compensa. Digo isso com dor no coração, mas antes o coração machucado, que o bolso furado!!!

Abs

Eu concordo. Já que vai trocar de motor, põe uma coisa melhor uaii..:neutral:

joão k. chikui
29/03/2007, 16:53
:arrow: Puxar em uma subida é uma coisa. ARRANCAR em subida rebocando o Jeep é outra coisa!

:arrow: Já andei apenas de 2ª tbm, o que eu digo, é que esse BF é um motor de força "limitada". Vc pega um motor mais novo (um de opala 4cc por ex) que é mais fraco que o bf (oitenta e poucos cv no de opala contra 90 do bf) e o de Opala dá banho no BF. Tipo, vc não fica em qualquer subida. Um motor com a mesma potência do BF faz muito mais coisa que ele. IMHO o que avacalha no BF é a taxa de compressão baixa!

Até

LUCAS
Os tais 90 CV do BF161 e 130 CV do BF 184 são pela norma SAE, que media a potência bruta.Não devemos comparar potencias por normas distintas(SAE X DIN ) Por isso que tem tantos CV , mas, chega na subida cai a velocidade , a ponto de as vezes pedir marcha.
lógico que ,pra época, era o máximo .

Alexandre Targino
29/03/2007, 17:07
Será que colocando o motor de opala vai precisar de adaptação no câmbio? Com motor AP com certeza vai precisar.........

É triste, pensar em aposentar meu BF 161, em pensar que várias vezes me orgulhei dele ao perguntarem sobre o jeep, falava todo orgulhoso: "É todo original, e o motor é 6cc todo original, todo sequinho............"

O que mais me deixa encucado com este motor é que na verdade nunca coloquei o Jeep em trilhas pesadas, pois nas trilhas que considerei leve (pouca lama ou só terra, areia fofa de praia onde só passava Buggi) ele me deixou na mão............Ou seja fiquei sem confiança no Jeep!!!!

Hoje ao puxar o arado foi minha decepção, só puxou quando engatei 4x4 reduzida aí ele andou mais depois ficou falhando muito, como se estivesse engasgado!!!! O mesmo sintoma quando atolou na areia fofa de praia, outra decepção ao ver os buggis passando cheio de gringo pelo lado sem atolar....

Lucas Nassif
29/03/2007, 17:17
LUCAS
Os tais 90 CV do BF161 e 130 CV do BF 184 são pela norma SAE, que media a potência bruta.Não devemos comparar potencias por normas distintas(SAE X DIN ) Por isso que tem tantos CV , mas, chega na subida cai a velocidade , a ponto de as vezes pedir marcha.
lógico que ,pra época, era o máximo .

João, era isso que eu tava querendo dizer. Minha idéia principal não era comparar o motor, e sim, provar que esse motor não tem muita força em arrancadas. Só isso! :concordo:

Alexandre Targino
30/03/2007, 10:08
Lucas, andei dando uma olhada no tópico que você indica e vi que o CASCÂO entra e sai firme das trilhas, e isto com motor BF 161!!!!
E o que mais me deixa encucado foi nestas situações que descrevi acima o meu BF 161 me deixar na mão!!! Depois de um esforço extra ficar engasgando......ou seria ratiando?
O que você chama de ratiar??????
Será que a força dele esta normal para um bf 161??????
A troca por motor de opala é a mais simples? É Plug and play ou implica em várias adaptações?

Alexandre Targino
30/03/2007, 10:13
Vejam o antes e o depois do meu Jeep em anexo.........é triste pensar em vender....mas também se ele não esta aguentando para coisas básicas na terra imagina numa trilha..............

Alexandre Targino
30/03/2007, 10:16
Mais fotos da reforma........

Alexandre Targino
30/03/2007, 10:21
E o Jeep hoje!!!!

p.peleje
30/03/2007, 10:45
ambos com bf161

trocar BF por OHC? trocar seis por meia dúzia!

[]s

Peleje

NeRo
30/03/2007, 12:30
Isso tá me cheirando a bobina esquentando. :pensativo:
Ou vela ou ponto e regulagens afins.

Nunca vi BF vacilar em situação nenhuma. Ele pode não ter velocidade, mas força nunca faltou. :mrgreen:

Lucas Nassif
30/03/2007, 13:35
Lucas, andei dando uma olhada no tópico que você indica e vi que o CASCÂO entra e sai firme das trilhas, e isto com motor BF 161!!!!
E o que mais me deixa encucado foi nestas situações que descrevi acima o meu BF 161 me deixar na mão!!! Depois de um esforço extra ficar engasgando......ou seria ratiando?
O que você chama de ratiar??????
Será que a força dele esta normal para um bf 161??????
A troca por motor de opala é a mais simples? É Plug and play ou implica em várias adaptações?

Alexandre,

O Cascão já deu muita dor de cabeça também nas trilhas. Como você viu no tópico dele, já fiquei na lagoa, 3 velas me deixaram na mão, em fim, já passei muito aperto e raiva com ele! Mas é ter paciência que tudo se ajeita! Na trilha, o cascão está se saindo maravilhosamente bem, não falha mais nem nada..um espetáculo! Mas todos os serviços feitos nele foram bem feitos, e instalei uma coisa nele que ajudou bem: ignicão eletronica. BF -161 quando está reguladinho é uma maravilha de motor, mas quando não está, é um saco!

No meu ponto de vista, ENGASGAR é quando, por ex, vc pisa forte no acelerador e ele dá uma embolada.
Agora, RATIAR, é quando vc sente que o motor nao está funcionando "redondo". Faça um teste: quando vc tiver andando com ele na rua, observe o som da descarga. Se sair constante (..............................) tá normal, mas se sair pareceno q ta cuspindo algo (.tof tof tof tof tof tof tof) ou umas pancadinhas na descarga está ratiando. o teste fica melhor quando vc escuta o som em uma subida, com o pé no talo!
Observe isso e poste aqui os resultados.

Vender o Jeep por causa disso??? JAMAIS :discordo: Tudo se resolve, só ter paciencia!
Confiança?? Do jeito que vc está falando, já perdeu pelo seu jeep. Mas com o tempo volta. Antes eu nao tinha confiança de dar uma voltinha no quarteirão com o cascão, agora adquiri novamente, e já fiz uma trilha de mais de 200 km, sem o bixão dá nada!!
Trocar de motor? Talvez. Depende do estado do seu. Se tiver nas fases finais (acredito que nao) é bom juntar $ pra outro, opala 4cc ou AP (IMHO o melhor). Já se o seu BF estiver igual o meu a uns tempos atras, confie nele, arrume que ele ainda vai te dar mmuuuuuuitas alegrias, do mesmo jeito que o Cascão está me dando (ui:putz:) hoje!

Abração pro c, e não desiste!! :concordo:

OBS.: vc conseguiu empenar seu Cambão?????

Alexandre Targino
30/03/2007, 13:56
Grande Lucas,

O meu Bf também esta com ignição eletrônica.........
Depois que ele atolou na areia fofa de praia em Porto de Galinhas e que eu consegui desatolar (cavando e forçando) ele ficou uma porcaria....
Depois disto troquei as velas por NSK e mandei regular, aí ficou uma maravilha na cidade, trabalhando redondinho sem engasgar e ratiar!!!! Só fumaçava um pouco......
Mas só foi forçar ele novamente (puxando o arado) e pronto começou a engasgar e ratiar (para eu voltar para casa tive que deixar ele acelerado apertando o parafuso do acelerador no carbura senão ele morria!)
Será que toda vez que der uma forçada vou precisar gastar uns $$$ na oficina para regular???????
Acho que eu devia ter tentado puxar logo colocando 4x4 reduzida e não tentando com 4 x 2 normal!

Galera, o que fazer com o motor ratiando e engasgando??????
Lucas eu vi nas suas narrativas que várias vezes o seu ficou ratiando depois das trilhas, o que você fez depois?
Ele ainda rateia???

Será que não era bom levar numa retífica para o motor ser avaliado??????

Lucas, quanto ao Cambão ele foi empenado propositadamente numa casa especializada em reboque (fogo e pancada) até alinhar com o reboque do Astra que eu tinha.........rebocava direto o Jeep com o Astra (mais depois de algumas histórias que li aqui fiquei com medo!!!)

Cacá
30/03/2007, 14:29
Alexandre, já tirou as velas? Não tem óleo nelas não? Se tiver, dá aquela impressão que está funcionando com 3 cilindros e perde toda a força. Se limpar a vela, ele volta, mas quando suja de novo, rateia de novo. Geralmente, a falha aparece quando vc desliga o Jeep e volta a ligar em seguida?

Abração,

Cacá

Lucas Nassif
30/03/2007, 15:24
Alexandre,

Depois disto troquei as velas por NSK e mandei regular, aí ficou uma maravilha na cidade, trabalhando redondinho sem engasgar e ratiar!!!! Só fumaçava um pouco......

Deve está sujando vela. Limpe-as e coloque no lugar. Se realmente for isso, toda vez que vc forçar o motor, acontece tudo denovo!
Eu nunca dei certo com velas NGK. Em menos de 1 ano com o cascão, troquei de velas 5 vezes :shock:, e nenhuma dava certa. Tava com a B6S. Em outubro, coloquei Bosh e nunca mais encheu o saco!

Será que toda vez que der uma forçada vou precisar gastar uns $$$ na oficina para regular???????

Não, basta limpar as velas!

Acho que eu devia ter tentado puxar logo colocando 4x4 reduzida e não tentando com 4 x 2 normal!

Sim, vc devia ter colocado 4x4 reduzida na primeira tentativa. Além de ficar mais fácil de puxar, a embreagem, caixa, motor e VELAS agradecem! :concordo:

Galera, o que fazer com o motor ratiando e engasgando??????

Passar raiva, até limpar as velas :putz:!!

Lucas eu vi nas suas narrativas que várias vezes o seu ficou ratiando depois das trilhas, o que você fez depois?
Ele ainda rateia???

De 6 trilhas que fiz com o Cascão, 3 eu passei raiva! Só ratiava...Gastava 1 jogo de velas por trilha!! :shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:: shock::shock:
Perdi total confiança nele. Até dar uma mexidinha no motor e colocar velas bosh. Já completei 3 trilhas depois disso, e confesso que se tiver que fazer uma viagem longa com o Jeep, faria tranquilo, sem medo de ser Feliz!! :dance:

Será que não era bom levar numa retífica para o motor ser avaliado??????

Pode até ser, mas num compensa não. Retífica de BF é carísssima! Melhor juntar $ mais um pouco e colocar um novo motor!

Lucas, quanto ao Cambão ele foi empenado propositadamente numa casa especializada em reboque (fogo e pancada) até alinhar com o reboque do Astra que eu tinha.........rebocava direto o Jeep com o Astra (mais depois de algumas histórias que li aqui fiquei com medo!!!)

Intendi.. Antes num engatava não?? Sei que o Jeep é alto e o astra é meio baixo, mas achei que nao era pra tanto! 8-)

ABração pro c :concordo:

Alexandre Targino
30/03/2007, 15:45
Caca, Lucas,

Obrigado pela força que vocês vem dando!!!
Rapaz, quando ele começou a ratiar eu tirei as velas (estavam quente p/ caral..!!!), mas não apresentavam estar com óleo...elas não estavam úmidas e apresentavam uma tonalidade preto escuro (mais seco) no local da ignição (esqueci o nome).........a limpeza que fiz, como estava sem material...raspei o local da ignição numa pedra e coloquei de volta!)
Melhorou um pouco, mas continuou a ratiar e a engasgar a ponto de ter que acelerar através do parafuso no carbura no local do acelerador para chegar em casa.....senão morria na baixa!!!!

Qual o procedimento ideal de limpeza?????
Estou pennsando em tirar as velas neste Sábado e limpar para ver como é que fica!!!

Lucas, você tem a referência da Vela marca Bosch????

Alexandre Targino
30/03/2007, 15:50
Segue mais fotos do antes e depois, para vocês terem idéia do trabalho que foi montar este Jeep ....
A reforma iniciei em Setembro de 2003 e a foto na lama foi em Setembro de 2004 ele tinha acabado de sair da reforma.....
Hoje ele continu praticamente igual a 2004, pintura dele continua impecável, só que a ferrugem atacou diversos pontos.......

Lucas Nassif
30/03/2007, 16:05
Rapaz, quando ele começou a ratiar eu tirei as velas (estavam quente p/ caral..!!!), mas não apresentavam estar com óleo...elas não estavam úmidas e apresentavam uma tonalidade preto escuro (mais seco) no local da ignição (esqueci o nome)

Alexandre, se estavam pretas, estavam carbonizadas, ou seja, seu jeep nao está queimando bem --> nível da boia fora do padrão --> afogando --> dando excesso --> jeep bebendo mto --> velas escuras! O cascão já deu isso tbm :-D, resolveu após trocar o bura no mes passado! Uma coisa que faz as velas pararem de funcionar é justamente excesso de carbonização. A vela suja demais, até que pára de funcionar!! A cor normal da vela tem que ser um marron claro, levemente escuro!

........a limpeza que fiz, como estava sem material...raspei o local da ignição numa pedra e coloquei de volta!)

NAAAAAAAOOOOO :discordo::discordo::discordo::discordo::discordo: :discordo::discordo::discordo::discordo::discordo: ....Além de não adiantar muita coisa (tem que limpar o eletrodo interno, de onde sai a faísca), pode ter desregulado a abertura do eletrodo..aí meu amigo, tudo fica ruim!!! Peça para um meca regular, ou vc mesmo regule. Só nao lembro a medida, mas isso é fácil, o pessoal daqui do fórum é craque nisso!

mas continuou a ratiar e a engasgar a ponto de ter que acelerar através do parafuso no carbura no local do acelerador para chegar em casa.....senão morria na baixa!!!!

Provavelmente entupiu o gicleur da marcha lenta também :putz:!! Mas isso é coisa fácil de resolver! Jeep pode tá com 3cc funcionando só, mas ele não morre.. A lenta abaixa muito, mas não morre!

Qual o procedimento ideal de limpeza?????

Primeiro passe uma lixinha bem fina para tirar o excesso. Bem fraco, para não desregular a folga e não "comer" a ponta do eletrodo! Depois, com um pincel, lave a vela toda com gasolina. Deixe secar naturalmente ou seque com jato de ar! Ponha no lugar e observe os resultados! Caso nao resolva, aí são outras coisas, como cabo de velas, tampa do distr. trincada e por aí vai... AAA, uma coisa, quando vc fala que tá fumaçando, sai fumaça preta ou azul??

Lucas, você tem a referência da Vela marca Bosch????

Caraca, comprei em outubro o modelo Bosh Super! Entrei no site da bosh e não encontrei esse modelo mais. Agora acho que é so a BOSH SUPER PLUS (deve ser melhor ainda).

Eu coloquei a da bosh super, mas a proxima troca, o cascão vai ganhar uma vela de 4 patas (4 eletrodos), se ele continuar se comportando bem!! :lol:

Bom, por enquanto é isso. Faça testes e tal e qualquer coisa é só gritar!

(se vc tiver msn, pode me add, que te passo mais informações),

Abração pro 6

Cacá
30/03/2007, 18:27
Turma, alguém lembrou de avisar o Alexandre sobre a abertura dos eletrodos?
Se ele raspou a vela na pedra, pode ter fechado os eletrodos e acumulado mais um problema de faísca:pensativo:

Lucas, como faz pra limpar essa vela de 4 patas??? Como lixar??? Sujou joga fora?

:concordo:

Lucas Nassif
30/03/2007, 21:03
Turma, alguém lembrou de avisar o Alexandre sobre a abertura dos eletrodos?
Se ele raspou a vela na pedra, pode ter fechado os eletrodos e acumulado mais um problema de faísca:pensativo:

Lucas, como faz pra limpar essa vela de 4 patas??? Como lixar??? Sujou joga fora?

Cacá, eu lembrei sim! A última mensagem que eu postei na segunda citação eu falei disso. Só que eu falei folga do eletrodo em vez abertura. É a mesma coisa, não?? :lol:

Para limpar a vela de 4 patas, dispensa a lixa. Só com gasosa mesmo, a não ser que a lixa seja beeem pequena e contorne os eletrodos!

Qualquer coisa grita!

Alexandre Targino
01/04/2007, 15:51
Lucas, Caca, Rapaziada, segue mais notícias:

Este Sábado acordei cedo e fui dar uma mexida na viatura para ver se solucionava.......apesar de morar em Prédio, fui para a garagem, retirei todas as velas,marquei a sequência dos cabos e lixei o eletrodo das velas, como 3 delas apresentavam abertura do eletrodo mais fechada que as outras três e não sei qual a abertura correta,regulei a abertura igual as outras três velas que considerava correta.....passei uma bucha embebida com gasolina e sequei com outra bucha seca.....a vela ficou nova!
Depois inventei de abrir o carburado enquanto esperava a vela secar mais um pouco, como tive receio de mexer e vi que a cuba estava cheia, montei novamente a tampa do carbura, coloquei as velas e pronto pensei: agora vai!
Ledo engano,o Jeep não pegou!!! Depois de quase descarregar a bateria ele deu uma queimada (10s) e morreu!! Dentro da cuba do carburador ficou uma fumaça branca,parecia efeito de show....hehehehehe
Fiquei puto da vida e fui buscar meu meca (no caminho pensei será que não enxuguei as velas direito e elas ainda estavam com gasolina?????????),ele deu uma olhada na cuba do carburador por cima sem abrir, pediu para eu passar a chave e pronto o Jeep pegou mais falhando muito, ele segurou o acelerador numa rotação bem alta até o Jeep começar a queimar melhor...falou que tava encharcado.....
Resultado: Pedi para ele levar o Jeep (até para eu me acalmar e não pensar em vender....)para regular, e aproveitei e pedi para ele abrir o motor e dar um diagnóstico da situação do motor, ver o que precisava ser feito e se valia a pena fazer....caso negativo que visse a possibilidade de ter um motor de opala para adaptarnos e passsar o orçamento ($$$$$)
Esta semana todo dia pela manhã antes do trabalho estarei indo lá para ver a situação e mandarei notícias......
Obrigado a todos que vêm me ajudando, espero que tenhamos um final feliz!!!!

Aproveitando,alguém sabe de quanto deve ser a abertura do eletrodo das velas nsk???????????

Lucas Nassif
01/04/2007, 16:04
Lucas, Caca, Rapaziada, segue mais notícias:

Este Sábado acordei cedo e fui dar uma mexida na viatura para ver se solucionava.......apesar de morar em Prédio, fui para a garagem, retirei todas as velas,marquei a sequência dos cabos e lixei o eletrodo das velas, como 3 delas apresentavam abertura do eletrodo mais fechada que as outras três e não sei qual a abertura correta,regulei a abertura igual as outras três velas que considerava correta.....passei uma bucha embebida com gasolina e sequei com outra bucha seca.....a vela ficou nova!
Depois inventei de abrir o carburado enquanto esperava a vela secar mais um pouco, como tive receio de mexer e vi que a cuba estava cheia, montei novamente a tampa do carbura, coloquei as velas e pronto pensei: agora vai!
Ledo engano,o Jeep não pegou!!! Depois de quase descarregar a bateria ele deu uma queimada (10s) e morreu!! Dentro da cuba do carburador ficou uma fumaça branca,parecia efeito de show....hehehehehe
Fiquei puto da vida e fui buscar meu meca (no caminho pensei será que não enxuguei as velas direito e elas ainda estavam com gasolina?????????),ele deu uma olhada na cuba do carburador por cima sem abrir, pediu para eu passar a chave e pronto o Jeep pegou mais falhando muito, ele segurou o acelerador numa rotação bem alta até o Jeep começar a queimar melhor...falou que tava encharcado.....
Resultado: Pedi para ele levar o Jeep (até para eu me acalmar e não pensar em vender....)para regular, e aproveitei e pedi para ele abrir o motor e dar um diagnóstico da situação do motor, ver o que precisava ser feito e se valia a pena fazer....caso negativo que visse a possibilidade de ter um motor de opala para adaptarnos e passsar o orçamento ($$$$$)
Esta semana todo dia pela manhã antes do trabalho estarei indo lá para ver a situação e mandarei notícias......
Obrigado a todos que vêm me ajudando, espero que tenhamos um final feliz!!!!

Aproveitando,alguém sabe de quanto deve ser a abertura do eletrodo das velas nsk???????????

Alexandre, vamos por parte!

:arrow: Se vc encontrou 3 velas diferente das outras (abertura), é sinal que estão desreguladas, causando a falhação! Você disse que abriu os eletrodos, mas vc tem o calibre de folgas?? Se não, vc bagunçou, pois essa regulagem nao pode ser feita no olhômetro. Peça então para o meca regular TODAS, com abertura de 0,30" (manual do mecanico)!!!
Se vc abriu os eletrodos, é possível ser esse o problema! Pode ser que as que estavam mais fechadas estavam corretas, e não vice-versa, pois a abertura é mínima, cerca de 0,7mm!!

:arrow: Ao tirar a tampa do carburador, exige muito cuidado, pois se a bóia agarrar em algum lugar, já é motivo pra desregular a algura e bagunçar tudo. Dependendo do jeito que vc tirou, pode ter acontecido isso. Vc tirou a bóia?? Se sim, lembrou de colocar a agulha de volta??

:arrow: Se pegou mais falhou, são as velas que vc abriu os eletrodos!
Esse "encharcando" que vc fala é o que?? Se tiver afogando, foi alguma coisa que vc mecheu no bura, sem saber, que alterou o nivel da bóia!

:arrow: IMHO, vc não deveria abrir o motor agora não!! Abra o carburador, revise por completo, troque reparo, arrume essas velas de nvo, e pronto. Veja se melhorou. Se sim, tudo bem, parabéns para vc e o meca!
Se não, aí começe a pensar em abrir o motor, se TIVER A INTENÇÃO DE RETIFICAR, pois abrir só pra olhar, vc vai tá jogando $$ da mao de obra fora!

Bom, é isso. Sempre que puder passe lá no meca, pessa para ele te ensinar as coisas e tal, e vai postando os resultados aqui para a gente!

[]'s e boa sorte! :concordo:

Cacá
01/04/2007, 22:47
até para eu me acalmar e não pensar em vender...

Opa, beleza Alexandre? Que isso rapaz? E perder a oportunidade de fazer um intensivão de mecãnica de graça???? :discordo: Na-na-ni-na!
É o seguinte: o problema certamente não é o motor. Vai com calma senão vc vai perder grana. Pq vc não tenta eliminar os problemas por partes? Troque as velas. Coloque Bosch. Compre novas, coloque uma por uma com cuidado para não bater o eletrodo e assm descalibrar a abertura. Pronto. Aí vc vai eliminando as causas.
Em seguida, iria para o distribuidor. Faça o teste do escuro: peça para alguém ligar o motor e fique de olho na tampa do distribuidor. Se vc ver alguma luminosidade saindo de dentro da tampa, sinal de trincas. Troque. Faça o mesmo com os cabos de vela. Veja também se o martelete está com os contatos limpos.

Com tudo isso, vc dá uma geral na parte de ignição e vai eliminando as causas. Se vc quiser fazer tudo de uma vez, adeus parâmetros e vc não acha a saída. :putz:
Ou então, manda pro meca e diz a famosa frase: "se vira".:mrgreen:

Cacá

Alexandre Targino
02/04/2007, 11:45
Pessoal,

* A tampa do carburador apenas tirei, mas não mexi na boia, abri retirei e coloquei no lugar
* O termo que falo "encharcamento" , refere-se a gasolina em excesso.....
* Existe algum calibre para regular as velas???
* A solicitação que fiz pro mecânico foi de abrir apenas a parte superior do motor (cabeçote) e dar uma olhada no aspecto geral do motor....como esta fumaçando principalmente quando acelero de vez, acredito ser os anéis de segmento e por isso pedi para ele dar uma olhada.....quero ter certeza do estado do meu motor, mas não pedi para ele arriar o motor e abrir todo....pelo menos espero que ele tenha entendido.....
Se regulo o motor e ele fica uma beleza, mas depois de exigido ele começa a ratiar e falhar, alguma coisa ele tem no motor ou não????

Lucas, Caca, muito obrigado pela força que vocês vem dando, vocês são bem claros e didáticos nas suas explicações....esta semana vou dar uma passada no meca e ver a situação e posto notícias........

Lucas Nassif
02/04/2007, 13:22
Pessoal,

* A tampa do carburador apenas tirei, mas não mexi na boia, abri retirei e coloquei no lugar
* O termo que falo "encharcamento" , refere-se a gasolina em excesso.....
* Existe algum calibre para regular as velas???
* A solicitação que fiz pro mecânico foi de abrir apenas a parte superior do motor (cabeçote) e dar uma olhada no aspecto geral do motor....como esta fumaçando principalmente quando acelero de vez, acredito ser os anéis de segmento e por isso pedi para ele dar uma olhada.....quero ter certeza do estado do meu motor, mas não pedi para ele arriar o motor e abrir todo....pelo menos espero que ele tenha entendido.....
Se regulo o motor e ele fica uma beleza, mas depois de exigido ele começa a ratiar e falhar, alguma coisa ele tem no motor ou não????

Lucas, Caca, muito obrigado pela força que vocês vem dando, vocês são bem claros e didáticos nas suas explicações....esta semana vou dar uma passada no meca e ver a situação e posto notícias........

Alexandre,

essas dicas que o Cacá disse são muito bem vindas!!

Existe um calibre para medir folgas (dos eletrodos, valvulas, platinado, etc), as medidas são em polegadas. Muitas pessoas do fórum possui. Eu ainda não tenho, mas em breve comprarei um.

:arrow: Se vc APENAS tirou a tampa de colocou de volta, sem desregular nada, não tem pq o jeep dar excesso. A não ser que ele seja maluco da vida, e aconteça de uma hora pra outra. EUUU ainda acho que o problema estão nas velas....Se eu fosse vc, trocaria as velas. Pode não ser isso, mas trocando-as, é uma coisa a menos para incher o saco pra frente.

:arrow: Te perguntei uma coisa em outro post e vc não me respondeu. Essa fumaça que sai pela descarga é AZUL ou PRETA??

Conte sempre com a gente!! :concordo:
Abração

Cacá
02/04/2007, 13:31
Pessoal, a solicitação que fiz pro mecânico foi de abrir apenas a parte superior do motor (cabeçote) ... acredito ser os anéis de segmento e por isso pedi para ele dar uma olhada.....
Pra chegar nos anéis ele vai mexer na parte de BAIXO do motor...:putz: Daí pra retífica, é um passo...:discordo: mexa nisso não, pelo menos por enquanto, Alexandre. Vai por partes, trocas as velas e comece a eliminar as possíveis causas:concordo:

Abração,

Cacá

Lucas Nassif
02/04/2007, 13:38
Pra chegar nos anéis ele vai mexer na parte de BAIXO do motor...:putz: Daí pra retífica, é um passo...:discordo: mexa nisso não, pelo menos por enquanto, Alexandre. Vai por partes, trocas as velas e comece a eliminar as possíveis causas:concordo:

Abração,

Cacá

Foi o que disse antes, gastar $$ de MO só pra abrir nao vale a pena. Só abra se for retificar!!! Vai com calma!

Absssss

Alexandre Targino
02/04/2007, 16:11
Lucas,
Rapaz, passou batido a pergunta da fumaça......a fumaça é azul e deve ser óleo mesmo pelo cheiro que fica, impregna minha roupa com cheiro de óleo quando fico acelerando ele na garagem (geralmente só ando no Jeep no final de semana e aí dou uma ligada nele na semana na garagem)
Vou ver se passo no mecânico amanhã e vou pedir para ele não abrir o motor.....

Agora o que me encuca é o seguinte: Dá ultima vez que ele atolou na areia fofa,levei ele no meca trocamos as velas,limpamos o carbura e regulamos...ficou ShoW!!!
Mas depois que forcei novamente, voltou a ficar ruim.......

Toda vez que eu forçar o Jeep, vou precisar gastar com troca de vela + mão de obra do meca????

Lucas Nassif
02/04/2007, 16:22
Lucas,
Rapaz, passou batido a pergunta da fumaça......a fumaça é azul e deve ser óleo mesmo pelo cheiro que fica, impregna minha roupa com cheiro de óleo quando fico acelerando ele na garagem (geralmente só ando no Jeep no final de semana e aí dou uma ligada nele na semana na garagem)
Vou ver se passo no mecânico amanhã e vou pedir para ele não abrir o motor.....

Agora o que me encuca é o seguinte: Dá ultima vez que ele atolou na areia fofa,levei ele no meca trocamos as velas,limpamos o carbura e regulamos...ficou ShoW!!!
Mas depois que forcei novamente, voltou a ficar ruim.......

Toda vez que eu forçar o Jeep, vou precisar gastar com troca de vela + mão de obra do meca????

Alexandre, se é fumaça azul é óleo mesmo.

:arrow: Vc disse que sai muita fumaça qdo vc acelera muito. É justamente na hora que vc tá numa trilha, que o motor é muito exigido. Então se vc tá num atoleiro, vc força muito o motor, certo?? Ao forçar, o jeep fuma demais. Ao fumar, é sinal que o óleo que passou dos cilindros nao foi queimado 100%. Se não foi queimado 100%, foi pra vela. Se foi pra vela, jeep ratiando. Não é necessário trocar as velas, apenas limpe-as muito bem. Para resolver esse problema, ponha calços nas velas!

Abração

Alexandre Targino
03/04/2007, 08:40
Pessoal, acabei de falar com o mecânico, ele regulou a abertura das velas, regulou a viatura e fez um teste.......ái novamente a viatura sujou 2 velas e ficou fahando..........
Se eu colocar calços na vela vou perder força/potência, ok?
Segundo meu meca o meu motor esta bom....mas como esta sujando as velas ele acredita ser os retentores, ele aconselha abrir o cabeçote para dar uma olhada na folga dos pistões e a troca dos retentores..........e aí daria um orçamento.........
Para abrir ele tá cobrando R$ 200,00, o que vocês acham??????

** Aí em São Paulo acredito ser bem mais fácil de viabilizar a troca do motor por um de opala ou outra opção, pois tem várias casas especializadas em Jeep, o que não é o caso aqui de Recife (poucas oficinas querem mexer em Jeep e quase nenhuma tem experiência nestas adaptações em Jeep).
Uma destas oficinas daqui deixei meu Jeep quando estava reformando e acredito ter sido assaltado............

Alexandre Targino
03/04/2007, 08:52
Complementando meu pensamento:
Não será melhor gastar agora para deixar o motor sem fumar e consequentemente sujar as velas e assim voltar a ter confiança na viatura e ter um motor confiável gastando uma grana agora, porém gastando agora menos do que gastaria com a troca do motor (achar um motor bom, adaptações, ofica que faça etc).
Pois não resolvendo este problema do motor fumando, teria que costumeiramente gastar com mão de obra para regular, troca de velas, etc, além da falta de confiança em colocar o Jeep em situações que ele seja um pouco exigido...........

Cacá
03/04/2007, 12:25
Pois não resolvendo este problema do motor fumando, teria que costumeiramente gastar com mão de obra para regular, troca de velas, etc, além da falta de confiança em colocar o Jeep em situações que ele seja um pouco exigido...........
Oi Alexandre. Bem, vc matou o problema da vela. Tive o mesmo problema que vc, percorri o mesmo caminho da eliminação de problemas e mandei retificar pelo mesmo motivo também: confiabilidade. Acho que agora vc pode ir em frente. Maaaas, visite outros mecas, peça novas opiniões e novos orçamentos.

Tamos aí pra qq coisa.

Abração,

Cacá

Lucas Nassif
03/04/2007, 13:20
Pessoal, acabei de falar com o mecânico, ele regulou a abertura das velas, regulou a viatura e fez um teste.......ái novamente a viatura sujou 2 velas e ficou fahando..........
Se eu colocar calços na vela vou perder força/potência, ok?
Segundo meu meca o meu motor esta bom....mas como esta sujando as velas ele acredita ser os retentores, ele aconselha abrir o cabeçote para dar uma olhada na folga dos pistões e a troca dos retentores..........e aí daria um orçamento.........
Para abrir ele tá cobrando R$ 200,00, o que vocês acham??????

** Aí em São Paulo acredito ser bem mais fácil de viabilizar a troca do motor por um de opala ou outra opção, pois tem várias casas especializadas em Jeep, o que não é o caso aqui de Recife (poucas oficinas querem mexer em Jeep e quase nenhuma tem experiência nestas adaptações em Jeep).
Uma destas oficinas daqui deixei meu Jeep quando estava reformando e acredito ter sido assaltado............

Alexandre meu amigo,

vc viu que não é necessário trocar as velas toda vez que o jeep falhar, né?? Basta limpar e regular!! :lol:

:arrow: Se vc colocar os calços, o jeep perde pouca potência! Aqui no fórum tem muita gente que já fez isso. Eu nunca precisei de colocar no cascão, e espero não precisar tão cedo, já que o AP está a caminho!!! :dance::dance::dance::dance:

:arrow: Sobre abrir o motor, lembre se que esses 200 conto são só de MO! Fora as peças que vc terá que comprar. IMHO, o que tá causando tudo são os aneis de segmentos, e para isso teria que abrir o motor todo. Apenas trocando retentores não resolve não! :discordo:

:arrow: Retificar o BF?? Acho bom apenas se vc tiver "bala na agulha $$", pois a retífica é cara, o motor apenas vai parar de fumar. Falar que vai ficar show num fica não. Consumo?? Não vai ficar economico, fica na faixa duns 6 km/l.
Cara, eu particularmente não retificaria o bf não! Motor antigo e tal. Só aconselho retificar BF quem quer o jeep pra coleção, que fica só na garagem. Pra trilhas, num vale a pena não, pois bebe muito e o custo beneficio da retifica não é bom! Mas sei lá, o jeep é seu, e vc que sabe...só estou dando minha opinião!

:arrow: Pq que vc não pega esses $$$ que vc usaria pra retificar o BF, junta um pouco mais e num poe um AP injetado no bixão???? Isso sim que é confiança na viatura, sem gastar muito.............com gasolina!

Já decidi, o cascão em breve tá ganhano motor AP 2.0 Injetado! :dance::dance::dance:

Cacá, isso que eu falei de retificar o motor, num foi pra "rebaixar" o Lineu não. Sei que ele foi retificado, e ficou muito bom, mas o que eu to falanu é do BF-161, que é um motor muito mais velho e problemático que o OHC!! :concordo:

Abração pro 6

Alexandre Targino
03/04/2007, 14:15
Cacá, você tem idéia de quanto gastou para retiicar?????

Lucas, o Jeep uso só nos finais de semana para dar umas voltas e esporadicamente faço trilhas, mas exijo que a viatura qdo colocado em situações off-road se comporte com um Jeep (o que não esta acontecendo agora)....pois se for só para andar na cidade eu andaria no meu carro de passeío. Acho que não frequento mais trilhas como gostaria por não ter confiança no desempenho do mesmo....
Mas tenho vontade sim de colocar um outro motor,acho que se morasse em São Paulo com toda esta ajuda que vocês vem dando e até conhecendo vocês do forum ficaria muito mais fácil.....
Mas como moro em Recife (ainda não vi ninguém aqui do forum que more em Recife, impressionante!) e por não conhecer nenhuma oficina por aqui com experiência em adaptar um outro motor, conseguir um motor bom usado, adpatções necessárias, etc fico com receio desta troca.....
Conheço uma oficina que faria isto (foi a oficina que reformei o Jeep) mas com certeza seria muito demorado e ainda sairia com a sensação de que fui enganado pelo dono.........

Amanhã vou passar na oficina e ver a situação.........

Lucas Nassif
03/04/2007, 14:42

Lucas, o Jeep uso só nos finais de semana para dar umas voltas e esporadicamente faço trilhas, mas exijo que a viatura qdo colocado em situações off-road se comporte com um Jeep (o que não esta acontecendo agora)....pois se for só para andar na cidade eu andaria no meu carro de passeío. Acho que não frequento mais trilhas como gostaria por não ter confiança no desempenho do mesmo....
Mas tenho vontade sim de colocar um outro motor,acho que se morasse em São Paulo com toda esta ajuda que vocês vem dando e até conhecendo vocês do forum ficaria muito mais fácil.....
Mas como moro em Recife (ainda não vi ninguém aqui do forum que more em Recife, impressionante!) e por não conhecer nenhuma oficina por aqui com experiência em adaptar um outro motor, conseguir um motor bom usado, adpatções necessárias, etc fico com receio desta troca.....
Conheço uma oficina que faria isto (foi a oficina que reformei o Jeep) mas com certeza seria muito demorado e ainda sairia com a sensação de que fui enganado pelo dono.........

Amanhã vou passar na oficina e ver a situação.........

Entendi o que vc quer fazer. O único cuidado que vc tem que ter é ao comprar o motor. Comprar um bom. De resto, adaptação, é coisa simples! Tipo, o meca que tiraria e colocaria o seu BF, pode fazer o serviço!!

Tome as decisões certas, para não se arrepender mais tarde, e conte conosco para o que precisar!

Abraços:concordo:

Cacá
03/04/2007, 22:42

Oi Alexandre. Sente-se!
Ainda nao fechei a conta com o meca, tenho que negociar algumas peças que eu comprei, serviços extras da retifica, etc. Mas menos que 2.500 com certeza não é. Daí pra 3 paus pra fazer inteiro, com tudo do bão e do mió.:mrgreen:

Abração,

Alexandre Targino
04/04/2007, 10:15
Pessoal, acabo de vir da oficina mecânica...........Motor desmontado (Cabeçote e coletor de escape!).... Segundo pude constatar e confirmado pelo Meca o estado do motor é excelente (o Meca elogiou bastante o estado do motor)!!!
Cilindros (camisas) secas e pistões sem folga!!! Precisavam ver o aspecto das camisas, muito bom!!!
O que foi detectado de problema:
* Abertura de algumas válvulas (mais abertas)
* Uma das varetas soltas!
* Junta do cabeçote (apenas uma das partes da junta entre o cilindro 4 e 5 estava queimada!!)
Aí ficou o questionamento: De onde vem o óleo que vem sujando as velas e fazendo fumaçar um pouco???? Seria apenas da junta?????
Mas como é que os cilindros se encontravam secos?????
Falei para o Meca já que estava aberto seria bom desmontarmos as válvulas e dar um olhada nos retentores, só que estamos com dificuldade de ferramenta para desmontar as válvulas....VocÊs acreditam ??? A retífica que contactamos falou que o motor era muito antigo e que não tinha ferramnenta.....Estamos contactando outra retífica.....

Cacá, pelo cenário acima acredito que deva gastar bem menos do que você, não acha??? Pelo menos acredito não precisar mecher nas camisas, pistões....

Agora fica o questionamento – Câmara seca sem óleo e vela suja o que pode ser?????
Comprei a junta do cabeçote (R$ 30,00) e a junta do coletor (R$ 10,00) para trocar, mas tenho receio de trocar estas juntas, colocar a vareta no local e mandar fechar o motor, sem olhar o retentor (será que é fácil encontrar estes retentores do motor BF?) das válvulas e o problema continuar,,,,,,,,,,,,,,,
Já que abri o cabeçote não seria melhor inspecionar e revisar tudo ???????

Lucas Nassif
04/04/2007, 13:28
Pessoal, acabo de vir da oficina mecânica...........Motor desmontado (Cabeçote e coletor de escape!).... Segundo pude constatar e confirmado pelo Meca o estado do motor é excelente (o Meca elogiou bastante o estado do motor)!!!
Cilindros (camisas) secas e pistões sem folga!!! Precisavam ver o aspecto das camisas, muito bom!!!
O que foi detectado de problema:
* Abertura de algumas válvulas (mais abertas)
* Uma das varetas soltas!
* Junta do cabeçote (apenas uma das partes da junta entre o cilindro 4 e 5 estava queimada!!)
Aí ficou o questionamento: De onde vem o óleo que vem sujando as velas e fazendo fumaçar um pouco???? Seria apenas da junta?????
Mas como é que os cilindros se encontravam secos?????
Falei para o Meca já que estava aberto seria bom desmontarmos as válvulas e dar um olhada nos retentores, só que estamos com dificuldade de ferramenta para desmontar as válvulas....VocÊs acreditam ??? A retífica que contactamos falou que o motor era muito antigo e que não tinha ferramnenta.....Estamos contactando outra retífica.....

Cacá, pelo cenário acima acredito que deva gastar bem menos do que você, não acha??? Pelo menos acredito não precisar mecher nas camisas, pistões....

Agora fica o questionamento – Câmara seca sem óleo e vela suja o que pode ser?????
Comprei a junta do cabeçote (R$ 30,00) e a junta do coletor (R$ 10,00) para trocar, mas tenho receio de trocar estas juntas, colocar a vareta no local e mandar fechar o motor, sem olhar o retentor (será que é fácil encontrar estes retentores do motor BF?) das válvulas e o problema continuar,,,,,,,,,,,,,,,
Já que abri o cabeçote não seria melhor inspecionar e revisar tudo ???????

Alexandre, vc já deu um grande passo...descobriu que os anéis estão bons!!!

Bom, então o problema só pode está no cabeçote! Como vc disse que as válvulas estavam desreguladas, regule!

Em novembro, fiz um serviço no Jeep que ficou bom. Eu e o meca tiramos o cabeçote, as valvulas, lavamos tudo, esmerilhamos as válvulas, montamos, trocamos todos os retentores, juntas, montamos, regulamos a folga, e o motor tá um "xuxu:oops:" pra andar!! Acredito que se vcs fizerem o mesmo, ficará muito bom.

Agora, eles não tem ferramenta?????? Como não??? É retífica ou não??? Meu meca, pra vcs terem uma idéia, trabalha na casa dele, e tem todas as ferramentas que constam no manual do mecânico!! Como que uma retífica mesmo não teria?? Meio estranho...

[]'sss

Alexandre Targino
04/04/2007, 14:32
Lucas, onde o Jeep esta fazendo o serviço é uma oficina geral para carros de passeio....o serviço de retífica eles terceirizam com uma retífica, esta retífica falou que não tinha como abrir as válvulas (por falta de ferramenta).....Indiquei outra retífica que fiquei sabendo que já tinha feito retífica em motor BF161 e estou esperando a resposta....

Vocês não concordam que é importante já que esta aberto o motor eu desmontar as válvulas e trocar os retentores????
Lucas vou pedir para o meca fazer exatamente o que você fez (isto se conseguimos desmontar as válvulas.....), vocÊ gastou quanto em Novembro???? Depois disto você tem problema de perda de força quando exige da viatura????

Lucas Nassif
04/04/2007, 14:39
Vocês não concordam que é importante já que esta aberto o motor eu desmontar as válvulas e trocar os retentores????
Lucas vou pedir para o meca fazer exatamente o que você fez (isto se conseguimos desmontar as válvulas.....), vocÊ gastou quanto em Novembro???? Depois disto você tem problema de perda de força quando exige da viatura????

Acho que foi bom sim. Não seria se os anéis estivessem ruim.

Bom, gastamos em média uns 300 conto, com tudo. A única vez que meu jeep ratiou apos isso, foi em uma trilha, apos o motor afogar e molhar o distr, mas por sujar vela, nunca mais!!!

[]'ss

Alexandre Targino
05/04/2007, 10:56
Vou aproveitar que hoje a tarde não trabalho e vou ficar a tarde no meca........passei pela manhã na oficina e vi que ele ainda não tinha conseguido desmontar as válvulas....

Alguém sabe o procedimento para desmontar as válvulas do Motor Bf 161? Quais as ferramentas necessárias?????

Lucas Nassif
05/04/2007, 10:57
Alguém sabe o procedimento para desmontar as válvulas do Motor Bf 161? Quais as ferramentas necessárias?????

Ixi, ai vc me apertou sem abraçar!! :mrgreen:

[]'s

Alexandre Targino
09/04/2007, 10:27
Pessoal,
Com esta parada do feriado da semana santa, a "saga" do meu motor deu uma parada....mas dificuldade de desmontarmos as válvulas esta grande.....precisamente as válvulas de escapamento, pois segundo meu meca a dificuldade é a ferramenta adequada......as de admissão segundo ele são mais "tranquilas" para desmontar....

Enquanto isso o motor continua desmontado, aguardando o impasse do desmonte das válvulas e troca dos retentores......

Estou aguardando pois tenho receio de que só a troca da junta do cabeçote não resolva o problema de fumaça e tenha que abrir o motor novamente.....

Lucas Nassif
09/04/2007, 12:52
Pessoal,
Com esta parada do feriado da semana santa, a "saga" do meu motor deu uma parada....mas dificuldade de desmontarmos as válvulas esta grande.....precisamente as válvulas de escapamento, pois segundo meu meca a dificuldade é a ferramenta adequada......as de admissão segundo ele são mais "tranquilas" para desmontar....

Enquanto isso o motor continua desmontado, aguardando o impasse do desmonte das válvulas e troca dos retentores......

Estou aguardando pois tenho receio de que só a troca da junta do cabeçote não resolva o problema de fumaça e tenha que abrir o motor novamente.....

Alexandre,

como o meca já te falou que seu motor está bom, e ele já está aberto, faça um serviço bem feito nesse cabeçote! Aproveita que já ta desmontado, troca os retentores, esmerilhe valvulas, regule tudo certinho, troque as juntas e veja no que dá!! IMHO vc resolveu seu problema! :palmas:

Uma pergunta meio tola: vcs observaram se o cabeçote está sem trincas?

Abração:concordo:

Alexandre Targino
09/04/2007, 13:13
Lucas,
Graças a Deus o aspecto do cabeçote é muito bom, sem trincas....As camisas tbem estão boas...em resumo o aspecto geral do motor é muito bom....

Penso em fazer exatamente o que você indicou....já falei pro meca....o problema só esta em retirar as válvulas........mas espero que o meca resolva....amanhã irei passar na oficina para saber mais novidades!!!

Lucas Nassif
09/04/2007, 13:30
Lucas,
Graças a Deus o aspecto do cabeçote é muito bom, sem trincas....As camisas tbem estão boas...em resumo o aspecto geral do motor é muito bom....

Penso em fazer exatamente o que você indicou....já falei pro meca....o problema só esta em retirar as válvulas........mas espero que o meca resolva....amanhã irei passar na oficina para saber mais novidades!!!

Beleza :concordo:

Assim que tiver novidades, conte pra gente!!:palmas:

[]'sss

Alexandre Targino
10/04/2007, 14:44
Sem novidades.........passei pela manhã na oficina e o motor continua do mesmo jeito.....cabeçote desmontado mas continumos com dificuldade de retirar as válvulas...........

Vamos consultar mais uma retífica para ver se conseguimos desmontar as válvulas.....

Lucas Nassif
10/04/2007, 16:10
Sem novidades.........passei pela manhã na oficina e o motor continua do mesmo jeito.....cabeçote desmontado mas continumos com dificuldade de retirar as válvulas...........

Vamos consultar mais uma retífica para ver se conseguimos desmontar as válvulas.....

Putzz, que isso hein!!! Se estão com dificuldades de tirar as válvulas, fico imaginando pra colocá-las!!

Abração e boa sorte

Alexandre Targino
12/04/2007, 09:02
Agora que estou preocupado mesmo!!! Fui hoje ao meca e ele conseguiu uma retífica para fazer o serviço nas válvulas.....só que o motor (cabeçote)esta desmontado e teremos que enviar a viatura para a retífica que fica a uns 10 km da oficina e o pior foi detectado que 2 sedes das válvulas estão baixas e algumas válvulas estão com folga....ou seja precisaremos embuxar!!!!

Pedi para fazerem um orçto......se soubesse treia levado a viatura direto na retífica...pelo jeito terei que pagar 2 mãos de obra!!!!

Dependendo do $$$$$$$$$ vou ver o que decido...........
Será que é caro para fazer os serviços acima???????????

Lucas Nassif
12/04/2007, 14:04
Agora que estou preocupado mesmo!!! Fui hoje ao meca e ele conseguiu uma retífica para fazer o serviço nas válvulas.....só que o motor (cabeçote)esta desmontado e teremos que enviar a viatura para a retífica que fica a uns 10 km da oficina e o pior foi detectado que 2 sedes das válvulas estão baixas e algumas válvulas estão com folga....ou seja precisaremos embuxar!!!!

Pedi para fazerem um orçto......se soubesse treia levado a viatura direto na retífica...pelo jeito terei que pagar 2 mãos de obra!!!!

Dependendo do $$$$$$$$$ vou ver o que decido...........
Será que é caro para fazer os serviços acima???????????

Alexandre,

não seria mais vantagem procurar no ferro velho, um motor BF-161 desmontado, e comprar a valvula não??? É muito difícil de achar, mas se vc tiver paciência vc acha!
Mas IMHO embuchar fica bom também. Tem que ser feito direito, senão é fria!

Abraços

Bruno Pedra
12/04/2007, 15:31
Retifica em motor bf161?
Ce vai gastar uma baba de dinheiro nesse motor e vai continuar com um powertrain ruim. aproveita a situação joga isso no lixo e compra um motor injetado, é outro nivel.

A não ser que você nao use o carro pra trilha e queira manter integralmente a originalidade do carro.

Tem motor de f250 barato pra comprar no mercado, muito torque, motorzaço, ou de silverado, omega, opala...

vai ficar elas por elas...

Lucas Nassif
12/04/2007, 15:50
Retifica em motor bf161?
Ce vai gastar uma baba de dinheiro nesse motor e vai continuar com um powertrain ruim.

Pior que é...:cry:

[]'s

Alexandre Targino
13/04/2007, 10:59
O pior é encontrar por aqui em Recife um motor bom e alguém que faça a adapatação......
Vou aguardar para ver o orçamento da retífica e dependendo do $$$$ vou ver se o próprio pessoal da retífica não tem um motor bom (de opala, sei lá) para vender e que adapte no Jeep..............Qual o motor ideal????

Caso negativo acho que a saída é montar o motor e vender a viatura........estou ficando de saco cheio de tanto problema e dor de cabeça....

Lucas Nassif
13/04/2007, 12:50
O pior é encontrar por aqui em Recife um motor bom e alguém que faça a adapatação......
Vou aguardar para ver o orçamento da retífica e dependendo do $$$$ vou ver se o próprio pessoal da retífica não tem um motor bom (de opala, sei lá) para vender e que adapte no Jeep..............Qual o motor ideal????

Caso negativo acho que a saída é montar o motor e vender a viatura........estou ficando de saco cheio de tanto problema e dor de cabeça....

Alexandre, tenha paciência! Vc já teve sorte de SÓ o cabeçote estar ruim! Eu acho que esse serviço num precisaria de ser feito em retificas não. O do Cascão, foi mechido por um meca muito bom. É serviço "simples", não é nenhum bicho de sete cabeças não! Mas agora que já tá na retífica, faça o serviço aí mesmo!
Dependendo do que tiver que ser feito no cabeçote, o serviço sai barato. No meu caso, troquei só retentores e MO!! Nada absurdo....se for só isso, o básico, fique com o BF mesmo, pois se o serviço for BEM feito, o jeep ficara muito bom, como o Cascão está hoje :concordo:...

[]'ss

Alexandre Targino
18/04/2007, 09:25
Pessoal,
Infelismente não tenho notícias boas, ontem fui a retífica e vi o motor todo desmontado, resultado:
*Além de precisar embuxar as válvulas, um dos cilindros esta ranhurado e com folga no pistão, logo precisa encamisar.........mas o pior é que a CAMBOTA não aguenta mais retífica (já foi dado o último passe)....

Segundo o meca se arrumarmos uma cambota boa de outro motor bf161 (problema é encontrar....) e fizermos os serviços vai ficar muito bom....ele é só elogios ao motor BF..........O meca ficou de procurar uma cambota e passar o orçto mais tarde...

Como tinha um motor de opala lá de 4 cc que precisa retificar perguntei a ele se não sairia melhor........ele falou que podia ser uma opçao, o problema segundo o mesmo é adapatarmos a caixa de marcha............

Ou seja estou numa sinuca de bico........não sei o que fazer...qual o motor que fica mais fácil de adaptar???

Cacá
18/04/2007, 09:43
Oi Alexandre,

Ou seja estou numa sinuca de bico........não sei o que fazer...qual o motor que fica mais fácil de adaptar???
Desculpe a honestidade, mas a minha opinião é:
Troca de motor e troca de mecânico. Qq meca que já mexeu em Jeep sabe que a caixa de marcha não é bicho de 7 cabeças. Tem flange pronta pra isso.

[s],

Cacá

Alexandre Targino
18/04/2007, 09:57
Prk Jeep, valeu pela sinceridade......

Tbem estou pensando em fazer a troca do motor, estava pesquisando isto aqui no forum......

O que você acha de recuperar este motor 4cc de opala?
Você sabe onde consigo adquirir o flange para adpatar a caixa de marcha???
Segue foto da minha caixa de marcha (4 marchas....).É original???
Será que a Donatti tem a flange de adaptação???...........

Lucas Nassif
18/04/2007, 17:10
Prk Jeep, valeu pela sinceridade......

Tbem estou pensando em fazer a troca do motor, estava pesquisando isto aqui no forum......

Alexandre...

vc disse que só 1 cc está com folga, certo?? Verifique o orçamento dele, que as vezes não sai caro não:discordo: . Dependendo do preço, adaptar um outro motor sairá muito mais caro, pelo fato de vc ter que comprar flanges + MO + retifica do motor opala, etc....sai bem mais caro do que fazer o serviço do BF mesmo. Isso é IMHO!!!:|

Mas caso vc queira trocar de motor mesmo, mãos a obra. Como o Cacá disse, existem flanges prontos. Se não me engano tem a Deeptec, e umas outras. Mas flange é meio carinho :putz: (Por isso mantenho a idéia de mexer no BF mesmo).

Bom, a gente aqui só dá opinião, mas decisão mesmo é com você! Conte com a gente para qualquer coisa.:concordo:

[]'s

Cacá
18/04/2007, 17:26
Alexandre, olá de novo.

Olha só, eu tive que tomar essa decisão no mês passado. Preferi retificar meu OHC, por um motivo bem simples: queria um motor confiável. Pra isso, não adiantaria comprar um outro motor bom, pois poderia trazer problemas ocultos, que apareceriam mais pra frente. Apesar das inúmeras pedradas que tomei, por investir num mal-falado OHC, não me arrependo. Hoje eu sei o que eu tenho debaixo do capô, ainda não tá perfeito, mas conheço cada palmo do motor, cada barulhinho. Ou seja: se vc for trocar de motor, pelo menos pegue um que vc não tenha que retificar e exija garantia. Se vais retificar, retifique o seu mesmo. Não importa se vc vai demorar pra achar outro cabeçote, eu levei um mês para achar um bloco do meu, mas achei, perfeito, standard, na medida do pistão. Em resumo, as opções que vc tem são:

a) Retificar o seu motor e pronto.
b) Retificar outro motor + adaptar outro motor (radiador, câmbio, embreagem) + periféricos (alternador, arranque, carburador) ... e pronto:mrgreen:

Bom, boa sorte e, antes de tomar a decisão, pesquise e faça contas:concordo:

Abraços,

Cacá

Alexandre Targino
19/04/2007, 09:16
Galera muito obrigado pela força!!!

Estou numa indecisaõ danada.....
Como estou com dificuldade de encontrar uma cambota de outro motor bf161, fiquei balançado em retificar este motor de opala de 4 cc.....

Conversei com um mecânico que é especilaista em Jeep e ele aconselhou em trocar o motor.....inclusive fez elogios ao motor de opala e se colocasse motor ap, teria que ser 1.8....aconselhou tambem colocar embreagem de C20 para o caso do motor de opala....falou que a retífica do BF161 é cara principalmente por causa das peças........

Hoje pedi um orçto a retífica onde meu Jeep se encontra que consiste em: retífica do motor 4cc que vi lá na oficina (se vou retificar e colocar tudo novo, iria ficar com um motor confiável ou não?) + distribuidor.
O alternador segundo o meca adaptaria o que tenho (alternador de gol)....
O carburador e radiador daria para adaptar o do Jeep ????? (esqueci de perguntar ao meca)

O jogo de embreagem da C20 encontrei por R$ 260,00........

Segundo o cara da retífica gastaria no meu Bf em torno de R$ 2.500,00....será que colocando o do opala não saíra mais barato????? (Assim que ele me der o orçto postarei aqui no blog.......!!!!)

Lucas Nassif
19/04/2007, 13:07
Segundo o cara da retífica gastaria no meu Bf em torno de R$ 2.500,00....

O que?????????? :shock::shock::shock::shock:

Vc vai retificar o motor por completo???? :shock:

[]'s assustados

Alexandre Targino
19/04/2007, 15:17
O que falo é que penso em retificar o motor de opala 4cc que esta na retífica, trocando tudo o que estiver ruim.........ou seja ao invés de fazer o serviço no meu BF 161 (que as peças são mais caras e mais dificeis de encontrar, inclusive ainda não encontrei a cambota), faria o serviço neste motor 4cc que se encontra aberto na retifica, que acredito que as peças são mais accessíveis e mesmo tendo que comprar um distribuidor e motor de arranque (o alternador eu adaptaria o que tenho (gol)), acredito que sairia mais accessivel $$$$$$$.

Além de ter um motor confiavel, já que trocaria tudo o que não prestasse......

O problema que estou achando no motor de opala é o custo da flange na deeptech para adaptar o motor ao meu câmbio de 4 marchas original.....

joão k. chikui
19/04/2007, 15:40
Ale
O teu BF foi bom, durou anos, ótimo. Fica na recordação. Mas, não gaste 2,5 a 3 k com retífica, pois vai continuar fazendo 4,5 a 6 km/L de gasolina, na estrada.
Adapte um AP1.8 (Se fosse o 2.0, teria que por Clark) ou GM151 e é só alegria.

Lucas Nassif
19/04/2007, 17:56
Ale
O teu BF foi bom, durou anos, ótimo. Fica na recordação. Mas, não gaste 2,5 a 3 k com retífica, pois vai continuar fazendo 4,5 a 6 km/L de gasolina, na estrada.
Adapte um AP1.8 (Se fosse o 2.0, teria que por Clark) ou GM151 e é só alegria.

Mas no caso dele joão, ele vai ter que achar uma cambota só....então a retífica não vai ser completa, igual o Cacá fez não! Esses 2.5k é um absurdo se for só a cambota. Esse serviço não sai caro não. MAS se realmente o preço for esse, CHUTA O BF DE VEZ!! Diga ADEUS...
Mas em todo caso, fazendo o serviço no BF, vc ganha confiança, mas não ganha nada em tecnologia nem economia. Se quiser um motor mais economico, é melhor trocar mesmo...

Alexandre, faça o que vc achar melhor. IMHO, o AP 1.8 ficará show no seu jeep...afinal, qual o seu uso?? Cidade, trilhas, só cidade, só trilhas, misto, estrada....???

[]'ss:concordo:

Kim
19/04/2007, 19:14
Lucas...

Ti passá uma idéia...:pensativo:

Cê qué um AP, certo?

Intaum, vende seu BiéFê 161 pra ele, compreto e, dá (uuuííí) a grana de entrada (nnóóósssaaa) num AP.

O resto vai devagar...:shock:

Abraços.

Kim.

Lucas Nassif
19/04/2007, 20:00
Lucas...

Ti passá uma idéia...:pensativo:

Cê qué um AP, certo?

Intaum, vende seu BiéFê 161 pra ele, compreto e, dá (uuuííí) a grana de entrada (nnóóósssaaa) num AP.

O resto vai devagar...:shock:

Abraços.

Kim.

Quer comprar meu BF??? Beleza...nada que R$ 5.000,00 num paga!! :dance: :palmas: :lol: :D

[]'ssssss:concordo: :concordo: :concordo:

Alexandre Targino
20/04/2007, 15:22
Lucas, a idéia do jeep era para fazer trilhas e andar na cidade só nos finais de semana........no uso diário,durante a semana, uso meu carro de passeio......
No inicio fiz umas trilhas (não tão pesadas) com a viatura, mas a medida que a viatura foi me deixando na mão (várias vezes) perdi a confiança e não fiz mais.........por isso a idéia de ajeitar meu motor bf161, só que depois que abri vi que o custo ia ser muito alto.......
Então estou pensando em colocar este motor de opala a que me refiro (que se encontra na retifica desmontado).......
Este Sábado vou na retífica ter idéia de quanto vou gastar para retificar o motor de opala 4cc e saber se eles conseguem adaptar este motor a minha caixa de marcha original (confeccionar a flange e alongar o eixo piloto)

Lucas Nassif
20/04/2007, 16:14
Lucas, a idéia do jeep era para fazer trilhas e andar na cidade só nos finais de semana........no uso diário,durante a semana, uso meu carro de passeio......
No inicio fiz umas trilhas (não tão pesadas) com a viatura, mas a medida que a viatura foi me deixando na mão (várias vezes) perdi a confiança e não fiz mais.........por isso a idéia de ajeitar meu motor bf161, só que depois que abri vi que o custo ia ser muito alto.......
Então estou pensando em colocar este motor de opala a que me refiro (que se encontra na retifica desmontado).......
Este Sábado vou na retífica ter idéia de quanto vou gastar para retificar o motor de opala 4cc e saber se eles conseguem adaptar este motor a minha caixa de marcha original (confeccionar a flange e alongar o eixo piloto)

Beleza...só nao esqueça de confirmar se o preço pra arruma o BF (2.5k) é verdade, poois não tem condição não! :discordo:

Esse preço é pra retifica completa!

[]'s

Alexandre Targino
21/04/2007, 11:16
Lucas, acredito que vá precisar de uma retífica grande , só não sei sem completa, pois vai precisar trocar válvulas, sede das válvulas, embuchar válvulas, encamisar um cilindro, encontrar cambota.....ou seja acredito que vais sair caro......para ter o valor final teríamos que encontrar a cambota, só que ainda não a encontramos.....

Acabo de ver um motor completo de opala 4cc (GM) no ferro velho.......Com muita pexinxa o cara falou que fazia o motor completo (Embreagem, Carburador, etc) por R$ 300,00
Pedi para a retífica fazer um orçto completo para uma situação extrema (abrirmos este motor do ferro velho e precisar trocar quase tudo).
Este orçamento com todas as peças (jogo de pistões c/anel 050,jogo de bronze fixo 025,jogo bronze biela 025,jg de junta completa,bomba de óleo,filtro de óleo,jg de vela,jg de tucho interno,comando de válvula e 4lts de oleo) de primeira (metal leve) + mão de obra = ficou em torno de R$ 2.000,00.

Ou seja estimo na pior das hipoteses gastar no máximo R$ 3.000,00 (motor 4cc + retífica completa + serviço de adaptação (flange, alongamento do eixo piloto))

Acho que vale mais a pena do que recuperar meu BF 161 que acredito ficar entre 2,5 e 3mil.........
Assim ficaria com um motor mais confiável (tudo novo!), e mais moderno, além de serviços mais baratos.......
Estou só aguardando a confirmação de uma pessoa que ficou de ir ver o Jeep nesta segunda para ver se sabe fazer o serviço e me dar o orçto da adaptação do câmbio ao motor 4cc......acho o da deeptech (R$ 600,00) caro!

O que vocês acham??????

Lucas Nassif
21/04/2007, 17:50
Lucas, acredito que vá precisar de uma retífica grande , só não sei sem completa, pois vai precisar trocar válvulas, sede das válvulas, embuchar válvulas, encamisar um cilindro, encontrar cambota.....ou seja acredito que vais sair caro......para ter o valor final teríamos que encontrar a cambota, só que ainda não a encontramos.....

Acabo de ver um motor completo de opala 4cc (GM) no ferro velho.......Com muita pexinxa o cara falou que fazia o motor completo (Embreagem, Carburador, etc) por R$ 300,00
Pedi para a retífica fazer um orçto completo para uma situação extrema (abrirmos este motor do ferro velho e precisar trocar quase tudo).
Este orçamento com todas as peças (jogo de pistões c/anel 050,jogo de bronze fixo 025,jogo bronze biela 025,jg de junta completa,bomba de óleo,filtro de óleo,jg de vela,jg de tucho interno,comando de válvula e 4lts de oleo) de primeira (metal leve) + mão de obra = ficou em torno de R$ 2.000,00.

Ou seja estimo na pior das hipoteses gastar no máximo R$ 3.000,00 (motor 4cc + retífica completa + serviço de adaptação (flange, alongamento do eixo piloto))

Acho que vale mais a pena do que recuperar meu BF 161 que acredito ficar entre 2,5 e 3mil.........
Assim ficaria com um motor mais confiável (tudo novo!), e mais moderno, além de serviços mais baratos.......
Estou só aguardando a confirmação de uma pessoa que ficou de ir ver o Jeep nesta segunda para ver se sabe fazer o serviço e me dar o orçto da adaptação do câmbio ao motor 4cc......acho o da deeptech (R$ 600,00) caro!

O que vocês acham??????

Em Belo Horizonte, tem um lugar lá que só vende motor retificado. Outro dia fui lá ver oque tinha de bom, e encontrei um de opala 4cc todo retificado, por R$ 990,00. Estava básico, mas acho que mesmo assim valeria a pena! :-D

[]'ss

Alexandre Targino
24/04/2007, 10:13
Não estou aguentando a angustia de esperar que o meca consiga alguem que adapte o motor de opala 4cc ao meu câmbio original e estou pensando em comprar logo o motor de opala 4cc usado e iniciar os serviços que forem necessários logo e depois de pronto eu quebro a cabeça para adaptar o motor ao câmbio....o que vocês acham????

Alguem teria uma foto, desenho, esboço, passo-a-passo, qualquer coisa que eu consiga transmitir ao pessoal da retífica para eles entederem o procedimento (confecção do flange, eixo piloto, etc) da instalação do motor 4cc ao câmbio original?

Lucas Nassif
24/04/2007, 12:59
Não estou aguentando a angustia de esperar que o meca consiga alguem que adapte o motor de opala 4cc ao meu câmbio original e estou pensando em comprar logo o motor de opala 4cc usado e iniciar os serviços que forem necessários logo e depois de pronto eu quebro a cabeça para adaptar o motor ao câmbio....o que vocês acham????

Alguem teria uma foto, desenho, esboço, passo-a-passo, qualquer coisa que eu consiga transmitir ao pessoal da retífica para eles entederem o procedimento (confecção do flange, eixo piloto, etc) da instalação do motor 4cc ao câmbio original?

Alexandre, já que vc animou $$$$$ a retificar o 4cc, bola pra frente...Agora é tudo ou nada!

Vc deve estar ciente que essa fase agora há muita gastação de grana, vc não vai tirar essa adaptação da cabeça, vc quer fazer a coisa dum jeito, o meca quer de outro e por aí vai!!
No mais, é ter calma, paciencia (principalmente com o meca)
Sobre o cambio, aproveita agora, e começe a procurar os flanges!!

Abração e boa sorte!!

Alexandre Targino
25/04/2007, 09:15
Galera, agora é seja o que Deus quiser...........acabo de adquirir o motor completo do Opala 4cc 2.5 (Motor + Embreagem + Coletor Escapamento / adimissão, carbura....) por R$ 300,00.........o ano do motor é 1988.........Espero quando abrir o mesmo que ele esteja pelo menos em condições razoáveis......o único receio é que a cambota já esteja no último passe........aí vai ser bronca.......
Mas pelo que pesquisei do motor Gm é que é um motor muito resistente e que é difícil de bater (lógico com uso normal e não se esquecendo de colocar óleo)....
Estou rezando para que as medidas estejam ainda "Standart".............ou pelo menos que ainda dê para retificar........

A sorte foi lançada!!!
A tarde o meca ficou de abrir o motor..........já estou rezando!!! Mas tenho certeza que vai dar tudo certo!!!!!

Lucas Nassif
25/04/2007, 12:48
Galera, agora é seja o que Deus quiser...........acabo de adquirir o motor completo do Opala 4cc 2.5 (Motor + Embreagem + Coletor Escapamento / adimissão, carbura....) por R$ 300,00.........o ano do motor é 1988.........Espero quando abrir o mesmo que ele esteja pelo menos em condições razoáveis......o único receio é que a cambota já esteja no último passe........aí vai ser bronca.......
Mas pelo que pesquisei do motor Gm é que é um motor muito resistente e que é difícil de bater (lógico com uso normal e não se esquecendo de colocar óleo)....
Estou rezando para que as medidas estejam ainda "Standart".............ou pelo menos que ainda dê para retificar........

A sorte foi lançada!!!
A tarde o meca ficou de abrir o motor..........já estou rezando!!! Mas tenho certeza que vai dar tudo certo!!!!!

Ok...Boa sorte com esse motor!!
Conte com a gente para o que precisar!

edwint
26/04/2007, 08:39
a caminhonete de meu irmao f75 1968 com motor BF161 6 cil, estava sofrendo deste mal, vai daqui, vai dali, descobrimos que ela estava c/ problemas no distribuidor.

desmontamos o distribuidor, foi feito o embuchamento dos contrapesos, e eixo, trocou tampa, platinado, rotor e avanço. ao remontar, ficou incrivel o motor estava muito bom mesmo.

problema era no distribuidor

Alexandre Targino
26/04/2007, 11:33
Galera, vejam que o barato pode sair caro........sabem o motor de opala que me referi nos outros post de R$ 300,00...pois bem o cara do ferro-velho levou na retífica: resultado o carbura não presta, o distribuidor idem e o aspecto do motor por fora é péssimo (não abrimos o motor!).......ainda bem que não tinha pago.......Resultado: devolvi o motor pro ferro velho!!!

Agora: voltei a estaca zero!!!! tá ruim de andar novamente na viatura......pensei até em mandar o pessoal da retífica montar tudo do meu Bf no lugar, dar um jeitinho brasileiro, pagar a mão de obra da retífica e VENDER A VIATURA...........

O dono da retífica propôs um rolo: Eu pagar R$ 3.500,00 e ele ficar responsável por tudo, ou seja motor de opala completo, instalado, adaptação na caixa, tudo..........ou seja VIATURA FUNCIONANDO - chave na mão!! e GARANTIA!!!
Sei que R$ 3.500,00 em São Paulo dá para fazer várias coisas na viatura....,mas aqui em Recife a dificuldade é grande (peça , frete, lojas especializadas que não tem, etc)

Fiquei balançado em aceitar, visto a dificuldade em Recife, minha falta de tempo (trabalho o dia todo e tô com um filho novo de 7 meses em casa a quem tenho que me dedicar, além é claro da patroa) de ir atrás de motor, comprar peça, etc......

edwint
26/04/2007, 14:02
por 300 pilas o casco num ta caro nao.... eu retifiquei um motor destes gastei 550,00 com um porem desmontei ele todo, mandei o bloco p/ retifica, comprei todas as peças e enviei tudo lavado com as juntas raspadas.. o mecanico me pedil 50,00 p/ monta-lo.

a vantagem é que vc vai ficar com um motor que vc sabe como esta e nao vai correr o risco de comprar um motor que esta funcionando "perfeito e com garantia" que pode abrir o bico apos uns tres meses ou ate menos, de uso.

vendi o motor depois de pronto por R$1100,00.

coloquei em meu jeep o AP1.8, estou super contente, agora estou colocando ingeçào (R$300,00 todas as peças) de combustivel, daí fica completo.

Lucas Nassif
26/04/2007, 15:04
Galera, vejam que o barato pode sair caro........sabem o motor de opala que me referi nos outros post de R$ 300,00...pois bem o cara do ferro-velho levou na retífica: resultado o carbura não presta, o distribuidor idem e o aspecto do motor por fora é péssimo (não abrimos o motor!).......ainda bem que não tinha pago.......Resultado: devolvi o motor pro ferro velho!!!

Agora: voltei a estaca zero!!!! tá ruim de andar novamente na viatura......pensei até em mandar o pessoal da retífica montar tudo do meu Bf no lugar, dar um jeitinho brasileiro, pagar a mão de obra da retífica e VENDER A VIATURA...........

O dono da retífica propôs um rolo: Eu pagar R$ 3.500,00 e ele ficar responsável por tudo, ou seja motor de opala completo, instalado, adaptação na caixa, tudo..........ou seja VIATURA FUNCIONANDO - chave na mão!! e GARANTIA!!!
Sei que R$ 3.500,00 em São Paulo dá para fazer várias coisas na viatura....,mas aqui em Recife a dificuldade é grande (peça , frete, lojas especializadas que não tem, etc)

Fiquei balançado em aceitar, visto a dificuldade em Recife, minha falta de tempo (trabalho o dia todo e tô com um filho novo de 7 meses em casa a quem tenho que me dedicar, além é claro da patroa) de ir atrás de motor, comprar peça, etc......

VENDER A VIATURA??????????????? NÃÃÃÃÃAÃO FAÇA ISSO :discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo: !!! VC VAI SE ARREPENDER MAIS TARDE!!!

Arrume esse BF. Ou procura um motor d opala BOM! Desconfie do preço barato (igual esse que vc qse comprou).
Aliás, esse seu caso me lembrou o caso do Smooth. Comprou um V8 do kralho barato e tomo um preju depois.........:putz:

Caso arrume esse bf, arrume apenas o que tá pifado, no caso, a cambota. Arrume e seja feliz. Não mexa com retifica completa nao, pois nao compensa! Se o seu meca falou que seu motor está bom, e o conserto custa 2.500k, imagina se tivesse ruim.....:putz: :putz: :shock: :shock:

[]'s achando que esses 2.5k ta caro pra krai, e NÃO VENDE A VIATURA NAO!!!! :concordo:

jlln
26/04/2007, 17:52
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, o meu Bf tava muito ruim. Mandei pra oficina e fiz o freio e coloquei GNV; no começo estava aceitável, mas depois (6 meses depois) começo a dar os mesmo sintomas (as velas estavam limpas), regulava e ele ficava bom por ouco tempo mas depois voltava.
Resolvi eu mesmo regular o motor começei testando fugas no sistema elétrico e tudo mais, até que resolví trocar o platinado e condensador,(também regulei a distância dos eletrodos das velas para 1,2mm, minha bobina dá conta), ( a bobina já era zero bala) e regular o ponto com o motor funcionando (baseado no som) ficou muito legal tanto na gasolina quanto no gás, tá show de bola, com uma vantagem, no gás não falta combustível com inclinações muito grandes, está muito bem, vale a pena você tentar regular ele, os sintomas que vc descreveu são muito parecidos com os que eu estava enfrentando...
Akele abraço...:concordo:

Alexandre Targino
27/04/2007, 11:32
Valeu Jlin, só que o meu BF tá ruim mesmo, abrimos ele e a cambota tava no último passe, além de válvulas soltas, cilindro precisando embuchar,etc........com os donos anteriores ele já tinha feito algumas retíficas e acho que já deu tudo o que tinha que dar.....

Iniciei a troca do meu Bf pelo opala 4cc.......Até que enfim parece que vai iniciar!!
Estou animadíssimo com a nova configuração do meu Jeep!! Motor de opala 4 cc!!!!!

Sei que vou gastar mais $$$$ fechando o pacote com meu meca, mas como não tenho tempo para correr atrás de motor, adaptação,etc....tive que pagar o preço de deixar tudo na mão dele........fico só na supervisão........
Hoje mesmo ele me ligou, encontrou um motor bom........perguntou se preferia gasosa ou álcool??? respondi GASOSA aí ele fechou a compra do motor e esta levando para a retífica para abrir........vou passar lá mais tarde para ver de perto!!

E vocês o que acham melhor: motor de opala 4cc GASOSA ou ÁLCOOL????

Espero que dê tudo certo, vou postando as novidades e vou ver se começo a fotografar tudo para vocês irem acompanhando de perto.......

Kim
27/04/2007, 22:43
Caro Alexandre Targino!

Vai de álcool!!!

Se um dia for colocar GNV, o motor fica forte!!

Abraços.

Kim.

Kim
27/04/2007, 22:45
Caro Alexandre Targino!

Vai de álcool!!!

Se um dia for colocar GNV, o motor fica forte!!

Coloca os pistões de cabeça plana, se houver possibilidade, vai daquele que tem o "calombo".

Qualquer dúvida, Fala com o Elmer

Abraços.

Kim.

Alexandre Targino
07/05/2007, 11:02
O motor de oplala 4cc que adquiri tá ficando uma beleza!!!! Vai ficar zerado!!!! Precisam ver! Já colocamos a camisa, pistão...tudo NOVO!!!! Para vocês terem idéia compramos com o motor funcionando redondinho.........só que como fiz o rolo com o meca de que mesmo funcionando abríriamos o motor e trocaríamos tudo que estivesse mais ou menos ou ruim.......ao abrirmos o motor visualizamos uma trinca no cabeçote.......resultado: o meca vai ter que comprar um cabeçote.........

O meca perguntou também qual a cor que eu queria que ele pintasse o motor...como habitualmente o 4cc GM ou é azul, ou amarelo ou cinza.........Escolhi AMARELO!!!!

Lucas Nassif
07/05/2007, 14:07
... o meca vai ter que comprar um cabeçote.........

O meca ou você???? :mrgreen:

Zuueeraa :dance:

ps: amarelo no motor fica da hora..ele é álcool??

[]'s

Alexandre Targino
08/05/2007, 11:44
O meca vai diminuir o seu lucro, mas quem pagou fui eu....hehehehehe bem lembrado lucas!!!!!

O motor é a Gasolina!!!!

Acho que vou aproveitar e instalar o hidrovácuo também!!!!!
Qual hidrovácuo é ideal??? O do Opala mesmo?????? Varga ou Bendix????
A bomba tem que ser de qual carro???

guiglufke
21/05/2007, 23:15
Amigo, o seu motor BF entrou no negocio do motor opala? Primeiro lugar, boa sorte com seu novo propulsor, tenho o do maverik no meu jeep (BEM similar ao opala) e é show de bola.

Só fiquei pensando numa possibilidade pro seu 6 canecos antigo e queria colocar a duvida em discução até pra saber se minha ideia é meio fora ou posso ter razao.

Acho meio estranho um motor ficar sem força e depois de regulado ficar bom por estar com folga no pistao, pois a folga existe sempre, regulado ou nao. Se o problema não sao as velas e tal, seerá que tu não ta com a correia dentada meio podre ou com folga? Desta forma na hora q tu exige o motor ela pode pular um dente ou dois deixando o motor fora do ponto. Depois da regulagem tudo volta ao normal até voce forçar o motor novamente.

Da uma verificada, que se for isso, mesmo com os demais problemas esse motorzinho ainda pode render alguma coisa, nem q seja uns pilinhas vendendo ele.

Abraco