PDA

Ver Versão Completa : explorer diesel

FYASUDA
28/03/2007, 21:54
Olá amigos do forum, eu gostaria de perguntar para vocês se é possivel adaptar um motor diesel em uma explorer 98. Por exemplo adaptar o motor da ranger, ficaria muito bom! Se alguem souber se é possivel ou não, por favor me digam. Obrigado!

dsamaz
29/03/2007, 13:56
"se é possivel adaptar um motor diesel em uma explorer 98."

- Sim e eh fácil... Não tem segredo não. Apenas eh necessário construir uma flange para acoplar o câmbio e soldar os suportes para os coxins.

"Por exemplo adaptar o motor da ranger, ficaria muito bom!"
Não se "prenda" apenas aos motores utilizados na ranger... Qualquer HSD (leve, de 4 cilindros) pode-se colocar na explorer.

Não ha diferenças (em termos de trabalho) se pegares outros motores HSD.
Para que não necessites mexer nas relações de diferencial e de câmbio, prefira os motores com torque/força semelhantes ao original da explorer. Ideal: MWM sprinter. Alternativos: power stroke 3.0 novo da maxion / International.
Mais ou menos ruim: maxion / international 2.8 da ranger

"Se alguem souber se é possivel ou não, por favor me digam. Obrigado!"
- Porque farás algo assim? Não custa mais barato comprar R$ 10.000 de gasolina q botar o motor diesel?
Motor a diesel também quebra como os a gasolina...
Motores a disel qdo quebram fica-se muito caro pode-se substitui-los, enquanto os a gasolina além de ser barato p/ consertar, pode-se trocar por motor de santana (2.0) ou opala (4.1) que são muito baratos (menos de R$1.000)

T+
Daniel

mmxplorer
30/03/2007, 17:47
Olá,

Mecanicamente a adaptação é bem simples. Se for usar motores 2.8 mantém a mesma relação de diferencial. Se for usar os HSD vai precisar trocar relação pra ficar 4,56:1 (é a que eu uso na minha xplorer). Agora eletronicamente vc vai ter dificuldades em achar mão de obra pra fazer direito. Isso por que a partir da 95 alguns modulos que trabalhavam isolodados nas anteriores, como o do 4x4, ABS, PCM passaram a se comunicar diretamente com o modulo central GEM (Generic Eletronic Module), isso significa que vc vai precisar manter o módulo do motor V6 pra manter tudo funcionando e simular algumas informações fornecidas pelo motor e enganar o painel pra não ter menságens do sistema de ignição. Isso pra poder manter as coisas que não tem na Ranger, abs nas 4, piloto auto, controle de tração, etc

O pessoal da Spider4x4 preparações fez uma 94 se não me engano, e a eletrônica já deu trabalho. Bate um papo com eles.

Abraço,
Marco Mendonça

Marcelo Lopes
30/03/2007, 18:04
Outra coisa... se for cambio manual é mais fácil. Se for automática ele provalvelmente monitora o giro do motor para a mudança de marchas. Como o Diesel teóricamente gira mais baixo, pode haver problemas...

FYASUDA
31/03/2007, 13:09
Muito obrigado aos colegas Daniel, Marco Mendonça e Marcelo Lopes por dividirem seus conhecimentos, eu ja imaginava que teria dificuldades com a parte eletronica, mas mesmo assim vou estudar e procurar alguem experiente para me ajudar. Marco, você falou que ja usa a relação 4,56:1 em sua explorer, qual o motor dela? Eu tenho um motor power stroke 3.0,...bom muito obrigado novamente, um abraço a todos.

dsamaz
01/04/2007, 20:18
Outra coisa... se for cambio manual é mais fácil. Se for automática ele provalvelmente monitora o giro do motor para a mudança de marchas. Como o Diesel teóricamente gira mais baixo, pode haver problemas...

O motor a gasolina q eu tive v8 ficava em 350 rpm (sem marcha, neutro), enquanto um diesel q tenho estabiliza-se em 800 rpm.
Porém a RPM máxima dos dois se equivalem, ficando no máxima a 3000 RPM (na prática)...

Edintruder
01/04/2007, 20:35
O melhor e mais barato é colocar motor e caixa de uma Ranger, pois é Plug and Play, Chassis iguais e pontos de fixação também iguais.

Respondendo uma outra pergunta...
Por que não comprar R$10.000,00 de gasolina ao em vez de colocar diesel? Resposta: Quando venderes a explorer, vão te devolver os R$10.000,00 da gasolina??? Os R$10.000,00 do motor podes ter certeza que vão!

nelsonnrc
02/04/2007, 02:39
Quando venderes a explorer, vão te devolver os R$10.000,00 da gasolina??? Os R$10.000,00 do motor podes ter certeza que vão!

:rolleyes: Hmmm, acho que não...

Marcelo Lopes
02/04/2007, 20:50
Concordo com o Nelson. Principalmente porque se perde em originalidade, que tirando nós do meio Offroad, é um ítem muito importante na compra de um veículo deste porte. Para se ter uma idéia, conversei com muitos proprietários de Ex antes de comprar a minha. Muitos deles, que tinham GNV, pensavam em retirar os kits porque os interessados diziam que podia comprometer ( e compromete ) a durabilidade dos componentes.

mmxplorer
03/04/2007, 11:53
Marco, você falou que ja usa a relação 4,56:1 em sua explorer, qual o motor dela? .

Oi, eu estou com o motor original V6. Optei por reduzir o diferencial para o uso off-road, pneus 33... etc.

Ficou mito rápida, 3.0 powerstroke fica bem pra tras na arrancada porém o motor corta a 150km/hora. Velocidade final faz muita falta pois minha xplorer tá com 2,15m de altura, nem merece correr muito.

Quanto à conversão para diesel, não pense em revenda, pense em economia caso rode muito, no mínimo 4milkm/mes, aí vale a pena.

A conversão é cara, e depois, não vão pagar tudo que investiu na venda e não vão te devolver o quanto gastou a mais de seguro e ipva nem o custo de oportunidade (quanto renderia esse dinheiro investido). Além disso, plug&play é só mecânico, eletronico é bem diferente.

Se faz questão do diesel, considere comprar logo uma Ranger Diesel. Perde um pouco em conforto e angulos off-road mas terá robustes, economia, desempenho... não vai sentir falta de nada.

[]'s
MM

FYASUDA
03/04/2007, 19:59
Bem amigos, eu já tinha o motor e agora comprei uma explorer, estou pensando na adaptação pois viajo sempre até o estado do Pará, faço mais ou menos 60.000km por ano. A explorer vai me dar segurança e conforto na viagem, e em relação a economia, estou produzindo bio diesel em Tocantins, que ja uso em maquinas e tratores. Não estou preocupado com 10.000$ e sim com o conjunto de beneficios.

mmxplorer
04/04/2007, 11:36
Caramba!! Motor, Bio diesel, 60milkm...vc tem a faca e o queijo na mão e só falou agora? Bom, boa sorte na conversão. Se precisar de ajuda é só gritar. Tenho manuais de serviço da Explorer (de concessionária) alguns manuais importados, todas as plantas elétricas... veja lá se precisar de alguma coisa.

Acompanhe de perto e nos mantenha atualizado sobre o andamento da conversão. Não esqueça de documentar tudo pois com certeza será muito útil pra outros interessados.

Abraço,
MM

nelsonnrc
05/04/2007, 01:57
Se faz questão do diesel, considere comprar logo uma Ranger Diesel. Perde um pouco em conforto e angulos off-road mas terá robustes, economia, desempenho... não vai sentir falta de nada.

Concordo!
Acho que é a "melhor adaptação"!

A explorer vai me dar segurança e conforto na viagem...

Acho que sim, mas e a confiança na adaptação?

dsamaz
05/04/2007, 16:44
Bem amigos, eu já tinha o motor e agora comprei uma explorer, estou pensando na adaptação pois viajo sempre até o estado do Pará, faço mais ou menos 60.000km por ano. A explorer vai me dar segurança e conforto na viagem, e em relação a economia, estou produzindo bio diesel em Tocantins, que ja uso em maquinas e tratores. Não estou preocupado com 10.000$ e sim com o conjunto de beneficios.

Agora sim estah explicado.
O mesmo me falaram quando decidi comprar um carro a diesel. Todos na família ficaram contra, mas não entenderam meus motivos: estava pesquisando combustão de bio-diesel e outros óleos minerais e vegetais na época; (Cheguei até a rodar 5 mil km com óleo de motor queimado (grátis), misturado com diesel)

Quanto estah saindo o litro do óleo? Tinha como vc mandar para Manaus? O transporte eh complicado / caro?

Obrigado
Daniel

dsamaz
05/04/2007, 16:50
Concordo!
Acho que é a "melhor adaptação"!
Acho que sim, mas e a confiança na adaptação?

O que eh "confiança na adaptação"??

A flange de adaptação do câmbio? A soldagem das bases do coxin? Isto eh muito simples e pode ser reforçado... Além do mais carros com motores originais de fábrica quebram estes itens (o meu jah quebrou).

Estes pensamentos relacionados à "adaptação", perde originalidade do carro, perigosos, isto não existe. Todo carro que sai de fábrica, sai "adaptado", se seguirmes esta linha de raciocínio.
Basta ver a linhagem f1000, D20 e S10, elas tiveram motores MWM, Maxion, Perkins, Cummins, ... Tudo sobre o mesmo chassi, ou seja, houve uma adaptação de fábrica.
E não venham dizer que foi tudo "pensado" e testado por engenheiros de primeira, pois eu conheço muito bem estes ambientes empesariais: maus profissionais, péssima remuneração, ambiente pesado, pressa...

T+ p/ todos
Daniel

Dieselboy
05/04/2007, 17:38
"... mas e a confiança na adaptação? ..."
Tenho 2 F-1000 adaptadas há cerca de 5 anos e até hoje não tive problema algum oriundo da adaptação, apenas manutenções corriqueiras inerentes a utilitários destinados ao trabalho.

Potanto afirmo com conhecimento de causa que NÃO adianta procurar um "meca" que tenha somente experiência :discordo: deve antes de tudo ser PACIENTE, pois é um serviço que requer calma, metodismo e pecisão, se o profissional reunir todas essas características não terá com que se preocupar :concordo:

FYASUDA
13/04/2007, 10:47
Bom, boa sorte na conversão. Se precisar de ajuda é só gritar. Tenho manuais de serviço da Explorer (de concessionária) alguns manuais importados, todas as plantas elétricas... veja lá se precisar de alguma coisa.

Acompanhe de perto e nos mantenha atualizado sobre o andamento da conversão. Não esqueça de documentar tudo pois com certeza será muito útil pra outros interessados.

Abraço,
MM

Muito obrigado pelo boa sorte e por oferecer ajuda, vou precisar sim. Falando sobre os manuais vou precisar sim e, por favor, veja qual a melhor forma p/ você me enviar, os custos eu faço questão de pagar.
Sobre a conversão, agora estou à procura de um mecânico experiênte e também de alguém que trabalhe com a parte elétrica. Não se preocupe que vou passar tudo que for feito. Valeu por me oferecer ajuda!

FYASUDA
13/04/2007, 11:12
Agora sim estah explicado.

Quanto estah saindo o litro do óleo? Tinha como vc mandar para Manaus? O transporte eh complicado / caro?

Obrigado
Daniel

O litro do óleo esta saindo por volta de R$ 0,25 . É de girassol e tem validade, não sei quanto tempo, mas tem, por isso eu faço a quantia que uso.
Enviar para Manaus é complicado, acho que não dá. Mas posso ajudar você, a produção é bem simples, tem seu custo, para pouca produção não é viável. Você precisa ter o girassol e uma prensa para extrair o oleo. Se você quiser saber mais posso lhe passar.
Até logo.

FYASUDA
13/04/2007, 13:55
Daniel, o valor do litro é R$ 0,35 e não R$0,25.

Pelingrino
22/07/2012, 06:30
Olá gostaria de uma ajuda na producao do biodiesel. Ja sou produtor de soja e tenho a extrusora e produzo certa quantidade de óleo de soja por mês!

O que vou precisar para transformar este óleo em biodiesel?

Grato

Pelingrino

ferraz
22/07/2012, 10:39
Bom dia e quanto a documentação em São Paulo, como se pode fazer pois o DETRAN não esta autorizando a nudança de gazolina para diesel.

Edintruder
22/07/2012, 19:47
A fabricação do biodiesel é muito simples.
É só separar a parafina do óleo.
Pesquisa no Google que tem muita coisa sobre isso.
Basicamente a receita é a seguinte:
Mistura 500g de soda cáustica com 20 litros de álcool combustível.
Pega a mistura de álcool e soda e mistura em 20 litros de óleo de soja.
Depois que a parafina decantar, basta drenar o óleo limpo e filtra-lo para evitar resíduos da parafina.
Com isso terás cerca de 20 litros de glicerina e 80 litros de biodiesel.

Rodrigo - Ctba
22/07/2012, 22:46
Oi, eu estou com o motor original V6. Optei por reduzir o diferencial para o uso off-road, pneus 33... etc.

Ficou mito rápida, 3.0 powerstroke fica bem pra tras na arrancada porém o motor corta a 150km/hora. Velocidade final faz muita falta pois minha xplorer tá com 2,15m de altura, nem merece correr muito.
Amigo, qual relação botou? Achou fácil para o D35?

Vinicius Hauagge
23/07/2012, 13:47
Cometi uma "insanidade" dessas (transplantar o motor diesel para uma explorer) e não me arrependo...
Nesse tópico tem o relato de parte da adaptação:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/96660-transplantando-motor-3-0-ngd-para-uma-explorer-1994-a.html

cataclism2
24/07/2012, 10:09
Valeu pelo reforço e lembrete da tua experiência, Vinicius!

Há anos atrás eu queria fazer isso na minha 94 anterior, mas desisti quanto comecei a ver os custos envolvidos (sendo que, na ingenuidade, eu cogitava apenas um motor diesel Ranger novo, que tava na faixa dos R$16mil...).

Vai demorar pra eu voltar a orçar isso, mas que a vontade de fazê-lo na 94 atual é gigante, isso é!
:concordo:

Ivandésio Santa Cruz Mota
14/08/2012, 23:12
Olá amigos, tenho uma explorer 97, já gastei muito com o câbio automatico, estou decidido trocar o conjunto motor e caixa para 2.5 diesel mecânica, consegui uma ranger 2001 4x4 capotada, por R$ 8.500,00, já estou com tudo para fazer a adaptação.A pergunta
é , será que vai ficar boa?

Vinicius Hauagge
15/08/2012, 09:46
Boa? Fica ótima... essa ranger é 2.8 né?
De uma olhada, tem um topico que criei da adaptação de um 3.0 na minha explorer 1994...

cataclism2
16/08/2012, 08:29
Eu também sigo dando um pitaco: se eu pudesse investir, CERTAMENTE também faria essa transformação.

:concordo:

18/08/2012, 17:17
consegui comprar a ranger 2001, sucata capotada, com documentação legalizada e falta apenas dar baixa para efetuar a legalização no documento da explorer. Tentarei postar todas as fotos do procedimento para a transfusão da mecânica com câbio e tração com pleta.(4x4).

dudu83
18/08/2012, 23:46
consegui comprar a ranger 2001, sucata capotada, com documentação legalizada e falta apenas dar baixa para efetuar a legalização no documento da explorer. Tentarei postar todas as fotos do procedimento para a transfusão da mecânica com câbio e tração com pleta.(4x4).

interesante a explorer ja e 4x4? se nao for fica complicado passar pra diesel ...

19/08/2012, 16:45
interesante a explorer ja e 4x4? se nao for fica complicado passar pra diesel ...
sim ela já é 4x4, vou trocar toda a mecânica motor, caixa e diferencial amanhã vou iniciar a transfusão.

pirata666
05/02/2019, 06:36
Revivendo esse tópico, estou pensando em colocar o 2.8 Power Stroke da Ranger numa Explorer 94 , alguém aí pra dar umas dicas?

Cláudio Ferro
11/08/2019, 21:29
Também tenho uma Explorer 94 4x4 e queria saber quanto se gasta para por um motor diesel em nossas viaturas... Tem alguém vivo ainda neste tópico hehehe?

pirata666
13/08/2019, 02:08
Alguma alma viva com Explorer diesel?

Giuliano MO
13/08/2019, 10:17
Alguma alma viva com Explorer diesel?

Andei em uma adaptada com motor e câmbio da ranger diesel 2.5 euro I.
Andei pouco mas achei bem bacana, a manutenção de acordo com o dono era bem sussegada.
A explorer em si estava em excelente condição por ser 1994, XLT 4x4, o motor muito bem instalado de acordo com o mecânico que levei para avaliar.
Deixei de comprar ela por 27mil pq acabei optando por uma cmaionete "definitiva" e daí a minha escolhida foi Nissan XTERRA!