Ver Versão Completa : Ar condicionado Grand Cherokee 97
Enrique Javier Romay
27/03/2007, 10:53
Estou com um problema no ar condicionado, parece ter entupido a descarga do evaporador, e esta vazando agua na traseira do lado da carona, alguem sabe como desentupir ? o mecanico falou que tem que tirar todo o painel.... (+ de 1000 R$ !!!!!!) achei uma locura !!!!
Desde ja obrigado.-:?
Enrique Javier Romay
02/04/2007, 13:55
Pesquisando achei uma solução bem interessante, dejo com vocês no caso alguem precisse.
http://www.aircondition.com/tech/questions/4/
Obrigado.-
Resolveu? R$ 1000,00? Coloque aí o nome da mecânica p/ os colegas de BH nem passarem na porta.
Abs,
Enrique,
deve ser o ladrão entupido (nem sei onde fica), mas é estranho não estar vazando na frente, normalmente é onde começa.. ..http://www.clicksmilies.com/s1106/fragend/confused-smiley-001.gif
Agora 1000 reaus..........chama o roto rooter....e pega o cara.....http://www.clicksmilies.com/s1106/waffen/violent-smiley-010.gif
Ricardo MMirim
03/04/2007, 15:28
Dá para entender que para Cherokee Sport 97, 98 e etc é o mesmo procedimento ou tem algo diferente.... Agradeço a resposta.
Enrique Javier Romay
03/04/2007, 16:43
Ricardo, pelo que pesquisei, muda da ´99 pra frente, ate ai, são tudas iguais, tem um numero de recall que pode ser consultado na internet
http://jeep-club.at/troubless/TSB/24-06-96.htm
Isso acontece porque a grade de entrada do ar e grossa, e deixa passar muitas folhas e poeira, que acabam entupindo o sistema, para solucionar o problema de vez tem que trocar a grade tambem.
Vou ver se consigo o numero do recall de isso tambem.
Enrique Javier Romay
03/04/2007, 16:49
http://jeep-club.at/troubless/TSB/24-17-97.htm
A informação completa !!!!
Sorte, espero seja util !!!!
Abraços.-
Enrique Javier Romay
03/04/2007, 16:52
Nzardo, esqueci falar.... estou achando que o ladrão estaba solto e não entupido, hehehehehe
Nzardo, esqueci falar.... estou achando que o ladrão estaba solto e não entupido, hehehehehe
menos mau.................:concordo:
Luís Arato
05/04/2007, 11:50
Estou com um problema no ar condicionado, parece ter entupido a descarga do evaporador, e esta vazando agua na traseira do lado da carona, alguem sabe como desentupir ? o mecanico falou que tem que tirar todo o painel.... (+ de 1000 R$ !!!!!!) achei uma locura !!!!
Desde ja obrigado.-:?
Enrique,
é até provável que já tenha resolvido o problema do vazamento, mas digo que para limpar o dreno, basta passar um arame, com cuidado, pelo lado do cofre do motor, é só achar o caninho de borracha na parede de fogo, lado direito; nao forçar o arame, para nao danificar o evaporador; nem precisa desmontar tudo nao; também nao acredito que se o dreno estiver solto a água condensada vai para dentro do carro, só se a conexao da caixa do evaporador estiver quebrada.
Na minha XJ já limpei uma vez há uns 14 meses atrás e nunca mais jorrou água no scarpin da patroa.
Leo - Beethoven
05/04/2007, 13:35
Aproveito este tópico para postar a minha dúvida sobre o AC da XJ-98
Aguém aí tem idéia da quantidade de gás (em gramas) desse modelo ?
Onde trabalho, existe um departamento que liga com equipamentos para a linha automotiva, tipo balanceadores, alinhadores, etc....e dentro dessa linha existe um equipamento que vendem por aqui que faz a manutenção do sistema e reciclagem do gás automaticamente....mas para isso, tem que informar ao brinquedo a quantidade certa do gás.....normalmente as concessionárias em que o pessoal vendeu este modelo passa a informação na boa....mas os caras me disseram que não tem nehum vendido pra Daimler Chrysler........é que quando os caras testam estas máquinas aqui antes de despachar para os clientes dá pra embocar a minha nesse teste e ficar com o AC filé...e "no vasco"....
Luís Arato
05/04/2007, 14:47
Aproveito este tópico para postar a minha dúvida sobre o AC da XJ-98
Aguém aí tem idéia da quantidade de gás (em gramas) desse modelo ?
Onde trabalho, existe um departamento que liga com equipamentos para a linha automotiva, tipo balanceadores, alinhadores, etc....e dentro dessa linha existe um equipamento que vendem por aqui que faz a manutenção do sistema e reciclagem do gás automaticamente....mas para isso, tem que informar ao brinquedo a quantidade certa do gás.....normalmente as concessionárias em que o pessoal vendeu este modelo passa a informação na boa....mas os caras me disseram que não tem nehum vendido pra Daimler Chrysler........é que quando os caras testam estas máquinas aqui antes de despachar para os clientes dá pra embocar a minha nesse teste e ficar com o AC filé...e "no vasco"....
eithxa perrguntia dificir.....
tem que ser em gramas?///////
Leo - Beethoven
05/04/2007, 16:20
eithxa perrguntia dificir.....
tem que ser em gramas?///////
Pois é....pode parecer estranho, mas o correto é abastecer com o gás por peso e não por volume, ou litros.....pois dependendo da temperatura ambiente, ou do motor, etc....a compressão do gás muda muito, logo o volume vai mudar também.....
Quando o pessoal aqui precisa de uma especificação dessas aqui é fácil conseguir, eles ligam nas concessionárias onde tem uma boa relação e os caras informam de bate pronto.....com certeza quem faz a coisa certa nesse ramo de AC deve ter este detalhe.....
Abs
Enrique Javier Romay
05/04/2007, 16:22
Prezado Luiz,
ante todo muito obrigado pela sua resposta, quando falei do LADRÃO, foi em referença com o FDP que quería R$ 1000,00 para solucionar o problema, e ele ainda esta solto na rua.......:concordo:
Em resposta ao que você me fala, realmente não tinha a minima ideia de onde procurar a saida de agua..... uma vez que peguei a info na net passei para o forum....
novamente obrigado, entendo que todos tratamos de fazer o melhor, em definitiva é para todos nos.
Um abraço.-;)
Oi gente, é um prazer estar participando deste forum!!!
Seguinte, tenho uma Cherokee 98 V8 - 5.2, o ar condicionado dela parou de funcionar, achei q era gás...dei uma carga de gás e nada....abri o capô, liguei o AC e vi q a polia eletromagnética fica girando a parte externa e a interna por uns 5seg. depois só fica girando a parte externa.....e em outra cherokee notei q a mesma fica girando direto, a parte externa e interna da polia do compressor, atá atingir a temp. q foi regulada internamente.
Pergunta: Este problema de armar e desarmar a polia eletromagnetica, o que tenho q fazer ? É um problema no compressor ou em algum sensor q fica mandando sinal para a polia desarmar ? Caso seja o compressor, qual é o preço e onde encontrar ? Sabe de alguma oficina em Curitiba que faz serviço em AC? A DIVESA aqui cobra caro pra cara.....Alguém me de uma ajuda....rsrsrs....
Leo - Beethoven
17/04/2007, 18:08
Oi gente, é um prazer estar participando deste forum!!!
Seguinte, tenho uma Cherokee 98 V8 - 5.2, o ar condicionado dela parou de funcionar, achei q era gás...dei uma carga de gás e nada....abri o capô, liguei o AC e vi q a polia eletromagnética fica girando a parte externa e a interna por uns 5seg. depois só fica girando a parte externa.....e em outra cherokee notei q a mesma fica girando direto, a parte externa e interna da polia do compressor, atá atingir a temp. q foi regulada internamente.
Pergunta: Este problema de armar e desarmar a polia eletromagnetica, o que tenho q fazer ? É um problema no compressor ou em algum sensor q fica mandando sinal para a polia desarmar ? Caso seja o compressor, qual é o preço e onde encontrar ? Sabe de alguma oficina em Curitiba que faz serviço em AC? A DIVESA aqui cobra caro pra cara.....Alguém me de uma ajuda....rsrsrs....
A polia eletromagnética nada mais é que uma espécie de embreagem. Ela é o que efetivamente liga ou desliga o compressor....
Agora, pra ela desligar, existem algumas razões:
- Pressão do gás alta na linha - O cara que deu a carga de gás, fez o serviço corretamente ? Pois se colocou gás d+ vai dar problema na certa. E não é só gás a questão....uma boa oficina tem equipamento certo (rudimentar ou não) pra fazer vácuo na linha antes de completar com o gás....ou seja, retira-se qualquer resíduo de ar e umidade interna antes de aplicar o gás que tem que ser o R-134 (567 gramas) se não me falhe a memória. Existe um óleo interno na linha pra lubrificar o sistema por dentro, ele tem o tipo certo e quantidade certa.
- Sobre temperatura - Existe um sensor de temperatura que serve como serguraça pro sistema, aquecendo d+ o radiador do AC, vai desligar o sistema como medida de segurança e vai fazer exatamente isso.
- Em alguns sistemas (não sei se é o caso das Cherokees) quando vc liga o AC a ventoinha do radiador tem que ligar direto, em alguns se ela não entrar, o AC é derrubado.
Acho difícil ser o compressor, a não ser que os rolamentos internos estivessem travados ou algo assim, mas se a solenoide entra e no pouco instante que circula, vc não ouve nenhum barulho estranho e não está perdendo gás....duvido que seja o compressor...
A verdade sobre o AC é que em qualquer BP (boca de porco) se dá uma carga de gás com R$50.00....mas a questão é bem séria e demanda conhecimento. E não necessariamente equipamentos de última geração, seriedade e experiência contam bastante.
Leo - Beethoven
17/04/2007, 18:22
A DIVESA aqui cobra caro pra cara......
Depois que postei a mensagem anterior, fui falar com o pessoal aqui, pra ver se eles indicavam alguém que tem equipamento de primeira linha em Curitiba. Adivinha qual foi a primeira sugestão dos caras ? E de bate pronto ? Foi a DIVESA mesmo....hehehe...me disseram que os caras são bons....mas sabe como é concessionária MB.....mas uma coisa é certa, fazer um orçamento lá não paga nada....depois posta aqui o que os caras disseram....
Me deram outra dica, mas fica no Balneário Camburiú...como eu sei que a galera de CTB vai direto pra lá, de repente vale a pena dar uma esticada....Tel. (47) 3367-1011 - Rua Bélgica, 256 - Santos & Cia.
Bem, eu tentei....e sem comissão...hehehe
Abs
Vou seguir tua opinião amigo, fazer uma consulta na DIVESA e depois em balneário de camboriu.....é perto....
Obrigado pela dica....
Leo - Beethoven
19/04/2007, 10:01
Vou seguir tua opinião amigo, fazer uma consulta na DIVESA e depois em balneário de camboriu.....é perto....
Obrigado pela dica....
Beleza. Só não esqueça de postar o resultado da empreitada aqui pra "nóis" palpitarmos depois....e até termos mais referências aí na sua área....
Queria eu ter que levar o carro pra consertar em Camburiú....o meca diz: "Dotô, vai demorar umas 3 horas pra ficar pronto"....eu diria: "Blz, pegava a minha bermuda e praia na certa"....
Abs.
:mrgreen: Senhores,
Conforme orientação fui a DIVESA aqui em CTBA, bom o cara me falou q o pressostato do AC está com problema, para trocar a peça e dar uma nova carga de gás o valor ficaria em R$ 786,32.......eita pressostato caro, nem aqui na Petrobrás onde trabalho um pressostato é tão caro assim....huahauha, bom mas acho q vale a pena fazer, o q vcs acham ?
Outra questão é a seguinte, alguém já viu alguma Cherokee com cabeçote rebaixado para utilizar alcool ? alguma recomendação ? já coloquei alcool na minha e funcionou normalmente....fui de curitiba a maringá com alcool neste feriado do dia o1/05.....foi normalmente.....depois q esquentou não falhou, nem em subidas bem ingremes.....detalhe, tirei a média e fez 5,8 Km/l de alcool, isto que andei na média de 100Km/hr.... será que tem algum problema andar no alcool ? Até qto pode ser rebaixado o cabeçote da Cherokee sem que tenha problemas das válvulas causarem interferência com o pistão no PMS ? Alguém já fez isto ?
Abraço
Leo - Beethoven
04/05/2007, 13:37
Romenia, pode ser o pressostado realmente com deifeito....aliás, esse pressostado pode ser adaptado de outro carro, só interessa a pressão nominal dele, mas de uma forma geral, são bem parecidos.
Encontre alguém em CTBA que tenha uma boa oficina de AC e peça para verificar o miserável, o que é bem simples pra esses caras....trocar o pressostato e dar uma carga de gás decente, deve sair por algo de no máximo R$200,00....acima disso, nem pensar.
Os motores das Cherokas não foram feitos pra rodar com álcool com certeza, e isso a longo prazo vai trazer prejuízos ao motor.
Já vi uma XJ rodando com álcool, mas o cara fez a coisa certa: Almentou a taxa de compressão (rebaixando o cabeçote), trocou os bicos para os de álcool (injetam mais), mudou o ponto de ignição, remapeou a central, trocou a bomba de combustível (apropriada para álcool) e mudou a linha de combustível, pois a original vai se deteriorar rapidamente.
Ele roda com ela a mais de um ano assim (somente álcool, adeus gasolina) e ficou muito bom....
Essa história de mudar o chip da central e rodar com álcool ou gasolina, esqueça...é pura besteira....se não fizer a coisa certa, vai ter problemas.....Eu particularmente não faria um alteração dessas, pois só faria se fosse pra fazer bem feito.....mas pensaria em fazê-la se um dia tiver que retificar o meu motor...já que está aberto mesmo, toca o pau...
Na minha tenho GNV e sou sincero, foi a melhor coisa que eu fiz....rodo 120Km com R$16-18 de GNV.....perde um pouco de potência, mas no trânsito de SP, isso não faz a menor diferença....e ainda mais, tenho a gasolina ainda disponível pra dar aqueles sprints de vez em quando.
Abs.
Senhores,
Alguém tem alguma idéia de até quanto o cabeçote da 5.2 pode ser rebaixado sem q ocorra interferência com o pistão ?
Deixando a taxa de compressão em 12:1 a potência estimada seria em torno de quanto ?
SDS
Leo - Beethoven
08/05/2007, 15:32
Realmente essa é uma pergunta muito interesante, mas só alguém que conhece esse 5.2 a fundo (uma retífica) poderia passar essa informação.
Ou então alguém que fez esse trabalho antes. O colega que citei está com o L6 e é possível, mas nada tem haver com o 5.2 que é V8, logo dois cabeçotes ainda....
Mas acho que esse é o caminho certo mesmo se quiser converter de vez ela pra rodar a álcool como se deve....
Uma coisa é certa, depois de pronto, certamente vc ganha pelo menos 15% a mais de potência, acredito que até mais, fazendo um remapeamento do módulo de injeção.
Abs.
Pessoal,
Tenho uma XJ 98 e o ar-condicionado funciona beleza, mas após algum tempo de uso (+- 1 hora), especialmente em estradas, ele vai perdendo "a força". Na verdade ele vai perdendo a eficiência de refrigeração e a ventilação fica como "bloqueada".
Já levei em alguns "especialistas" e o que diagnosticou melhor (eu acho) disse que era o interruptor de baixa pressão, que é uma valvula que fica acima do condensador, que não esta funcionando. Com isso, o compressor não é desacoplado quando baixa a temperatura, e vai criando gelo no evaporador até bloquear o ar.
O problema é que para colocar um interruptor nacional (parece que o do ecaesport serve) tem que cortar a fiação e trocar o plug. Alguem sabe dizer se essa é a melhor solução?
Valeu galera!
carlosee
16/12/2008, 09:37
Acho que tenho o mesmo problema na minha cherokee... porém, acontece um pouco diferente.
Quando ligo o carro, e a rotação está baixa... o ar gela e funciona tranquila. Porém, quando estou na estrada e dou uma esticada, parece que o ar aparenta ficar "bloqueado". Eu tiro o pé do acelerador, e o ar volta com força total... e depois vai acontecendo isto novamente.
Pensei que pudesse ser folga na correia, mas esta tudo ok!
Alguem sabe como corrigir esta falha???
Acho que tenho o mesmo problema na minha cherokee... porém, acontece um pouco diferente.
Quando ligo o carro, e a rotação está baixa... o ar gela e funciona tranquila. Porém, quando estou na estrada e dou uma esticada, parece que o ar aparenta ficar "bloqueado". Eu tiro o pé do acelerador, e o ar volta com força total... e depois vai acontecendo isto novamente.
Pensei que pudesse ser folga na correia, mas esta tudo ok!
Alguem sabe como corrigir esta falha???
Isso é automático no ar condicionado, quando você precisa de motor o ar para de funcionar.E quando alivia o pé ele volta a funcionar.
Pessoal,
Tenho uma XJ 98 e o ar-condicionado funciona beleza, mas após algum tempo de uso (+- 1 hora), especialmente em estradas, ele vai perdendo "a força". Na verdade ele vai perdendo a eficiência de refrigeração e a ventilação fica como "bloqueada".
Já levei em alguns "especialistas" e o que diagnosticou melhor (eu acho) disse que era o interruptor de baixa pressão, que é uma valvula que fica acima do condensador, que não esta funcionando. Com isso, o compressor não é desacoplado quando baixa a temperatura, e vai criando gelo no evaporador até bloquear o ar.
O problema é que para colocar um interruptor nacional (parece que o do ecaesport serve) tem que cortar a fiação e trocar o plug. Alguem sabe dizer se essa é a melhor solução?
Valeu galera!
Tenha cuidado e principalmente certeza que o problema é mesmo isto, antes de fazer adaptações.
Já aconteceu exatamente isto com um carro aqui de casa, troquei esta valvula, melhorou por uns 2 meses e o problema voltou a acontecer como antes na primeira estrada que peguei.
O fato de acontecer em estradas é exatamente por estar com A/C ligado por um tempo maior.
Fui em varias casas de A/C aqui em BH sem sucesso, vendi o carro sem resolver isto.:parede:
Isso é automático no ar condicionado, quando você precisa de motor o ar para de funcionar.E quando alivia o pé ele volta a funcionar.
É isso aí! Pelo manual de manutenção, o PCM pode retardar o acoplamento do compressor do ar-condicionado em até 30s.
Tenha cuidado e principalmente certeza que o problema é mesmo isto, antes de fazer adaptações.
Já aconteceu exatamente isto com um carro aqui de casa, troquei esta valvula, melhorou por uns 2 meses e o problema voltou a acontecer como antes na primeira estrada que peguei.
O fato de acontecer em estradas é exatamente por estar com A/C ligado por um tempo maior.
Fui em varias casas de A/C aqui em BH sem sucesso, vendi o carro sem resolver isto.:parede:
Essa é a bronca:sad:.
Já que é pra testar, queria colocar uma valvula original (sem ter que trocar o conector). Mas tá complicado.....:confused:
samukanvas
16/12/2008, 19:59
Tb tenho esse problema nas estradas... Boa solução essa da válvula.
Tem fotos?
Abs
Tb tenho esse problema nas estradas... Boa solução essa da válvula.
Tem fotos?
Abs
Olha a foto aí! Ela fica em cima do acumulador. O problema para troca é que encontrei a rosca equivalente, mas o conetor elétrico não. A pressão de trabalho parece que é padrão.
JeepCherokeeSport
18/12/2008, 13:45
Prezadissimos,
Meu carro tem um sintoma parecido com o do "carlosee".
O ar fica aparentemente bloqueado na estrada, por volta de 110km/h.
Bem, ao investigar melhor o problema, notei que o ar é direcionado para o parabrisas, como no desembaçador.
Façam o teste, neste caso, o ar não é bloqueado, é direcionado para outro lugar.
Bem, o meca, disse que isso é causado pelo equipamento que direciona o ar. Segundo ele, ao receber um fluxo maior, o equipamento talvez pela idade e desgaste do mesmo, não consegue segurar a posição indicada e direciona o ar para cima. Não sei se tem a ver mas o diagnostico dele é isso... disse tb pra eu procurar um lugar especializado em AC pra ver melhor.
Bem é isso... nao investiguei mais, vou mexer com isso depois...
[]'s
Overland
20/12/2008, 21:41
Pode ser que está congelando...
JeepCherokeeSport
20/12/2008, 23:26
acho q nao :pensativo:, porque quando acelera a 110km/h o ar "passa" para o parabrisa, dai se desacelera um pouco, no mesmo instante, volta pra o defletor normal..
[]'s
samukanvas
21/12/2008, 00:31
Olha a foto aí! Ela fica em cima do acumulador. O problema para troca é que encontrei a rosca equivalente, mas o conetor elétrico não. A pressão de trabalho parece que é padrão.
Show... vou procurar ver se tem isso nos sites de peças nos EUA.
Abs
Overland
21/12/2008, 11:41
acho q nao :pensativo:, porque quando acelera a 110km/h o ar "passa" para o parabrisa, dai se desacelera um pouco, no mesmo instante, volta pra o defletor normal..
[]'s
Mas o sistema é refrigerado, não o ar que entra, e se o compressor não está desligando, acaba congelando o gás e impedindo a passagem do gás, força o compressor e não refrigera, vai perdendo a eficiência.
Isso aconteceu num Opala do amigo meu e estava acontecendo no meu ex-Opala.
Walter L. L. Casitta
21/12/2008, 11:49
Pode ser que está congelando...
X2, Se a pressão do gás estiver abaixo do normal vira uma geladeira. Funciona bem no início depois o vaporizador congela e o rendimento cai...
fabiomarino
02/01/2009, 13:28
Ola pessoal, faz uma semana que comprei uma cherokke 98 5.9, fiz uma viajem de 3 horas e também notei que o ar bloqueava após uns 80 km, era como se os ventiladores não estivessen girando, porém o problema foi resolvido com a troca de alguns fusiveis e um reparo na fixação da caixa de fusiveis.
JeepCherokeeSport
06/01/2009, 16:28
PessoALL,
Resolvido o problema do ar que, em certas ocasiões "sumia" do sistema de ventilação do ar condicionado.
Fazendo um breve histórico. O ar em certas ocasiões (quando se aumentava a velocidade do veículo) não saia pela saída de ar normal do ar condicionado.
Notei que ele saia pela ventilação do desembaçador do parabrisas.
Fui em um local especializado em ar condicionado e o pronto diagnóstico do mecânico foi a tal da válvula de vacuo. Me indicou comprar uma de gol ou de santana na concessionária (que é próxima). Comprei a do santana 2000.
Comprada a peça ele instalou na saída da válvula original da cherokee, que ele não removeu. Logo fiz os testes e...
Resultado, problema resolvido!
Preço: R$ 14,00 da válvula.
O mecânico nem cobrou!! mas eu lhe paguei R$ 10,00,julguei justo, pelo diagnóstico, pelo serviço, e pedaço de mangueira que ele utilizou, então temos R$ 24 (ui..).
[]'s
Rones Jr
06/01/2009, 16:34
Onde fica localizada esta tal válvula de vácuo?
PessoALL,
Resolvido o problema do ar que, em certas ocasiões "sumia" do sistema de ventilação do ar condicionado.
Fazendo um breve histórico. O ar em certas ocasiões (quando se aumentava a velocidade do veículo) não saia pela saída de ar normal do ar condicionado.
Notei que ele saia pela ventilação do desembaçador do parabrisas.
Fui em um local especializado em ar condicionado e o pronto diagnóstico do mecânico foi a tal da válvula de vacuo. Me indicou comprar uma de gol ou de santana na concessionária (que é próxima). Comprei a do santana 2000.
Comprada a peça ele instalou na saída da válvula original da cherokee, que ele não removeu. Logo fiz os testes e...
Resultado, problema resolvido!
Preço: R$ 14,00 da válvula.
O mecânico nem cobrou!! mas eu lhe paguei R$ 10,00,julguei justo, pelo diagnóstico, pelo serviço, e pedaço de mangueira que ele utilizou, então temos R$ 24 (ui..).
[]'s
Cara , como você é "pão-duro".......:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraços
JeepCherokeeSport
19/01/2009, 17:04
Pessoal,
Atendendo solicitação do colega seguem imagens da válvula de vácuo.
Peço desculpas pela demora, mas tava em máquina e talz...
A primeira da válvula VW ficou meio desfocada.
A segunda imagem é dá válvula original. A terceira da adaptação e a última da localização da parada.
Se quiser fazer vc mesmo, esta mangueira é encontrada em qquer loja de borrachas, a um preço módico de R$1,x o metro..
A válvula eh R$ 14 na rede autorizada VW.
[]´s
marcus abreu
31/12/2009, 21:12
Pessoal,
Tenho uma XJ 98 e o ar-condicionado funciona beleza, mas após algum tempo de uso (+- 1 hora), especialmente em estradas, ele vai perdendo "a força". Na verdade ele vai perdendo a eficiência de refrigeração e a ventilação fica como "bloqueada".
Já levei em alguns "especialistas" e o que diagnosticou melhor (eu acho) disse que era o interruptor de baixa pressão, que é uma valvula que fica acima do condensador, que não esta funcionando. Com isso, o compressor não é desacoplado quando baixa a temperatura, e vai criando gelo no evaporador até bloquear o ar.
O problema é que para colocar um interruptor nacional (parece que o do ecaesport serve) tem que cortar a fiação e trocar o plug. Alguem sabe dizer se essa é a melhor solução?
Valeu galera!
Tenho esse mesmo problema, o "especialista" deu diagnóstico parecido, mas não encontro a peça. A autorizada diz que não é nada disso e que não tem essa peça, mas que ela não dá problema e que o ar está legal!!! O defeito acontece na estrada, após uns 45 min, o ar aparentemente esquenta, mas fica pingando (acho que alguma coisa congela), embaixo do porta-luvas.
Alguém conhece essa peça, ou sabe onde vende, se alguém importa, coisa e tal?
varejera
04/01/2010, 15:05
Olá, quando comprei minha 2ª cherokee sport ela apresentava este defeito e fui atras e descobri que ela não possui filtro anti-polen, com a circulação externa, puxa ar sujo e deixa o evaporador intupido, logo o ar que passa fica restrito com poucos minutos de uso o evaporador congela e não passa mais ar. Solução Desmontar o painel p/ retirar o evaporador e limpar as colmeias do mesmo remontar e voltar a ter ar-condicionado gelando e muito, o tempo todo! Abs.
No meu caso o que resolveu foi a valvula de baixa pressão. Coloquei a da Ecoesport, mas tive que trocar o conector elétrico. Está funcionando muitissimo bem. Já viajei algumas vezes e nunca mais tive o problema.
Só lembrando: No meu caso o ar saia normalmente quando ligava o ar. Só após algum tempo (40min) o ar parava de sair. Não era desviado para lugar nenhum, simplesmente parava de sair e ficava com aquele barulho de vento dentro do painel. Não chegava a pingar dentro do carro.
Furtuoso
12/01/2010, 22:06
Pessoal, minha xj 98 se comporta da mesma forma que estas relacionadas... primeiramente fiz uma limpeza completa no sistema de ar condicionado que custou R$ 40,00. Após isso, minha conclusão e do técnico que fez tal serviço é a seguinte:
O ar da xj é muito potente mesmo e gela se deixar na potência máxima e o ventilador na velocidade 1 ou 2 ... se deixar na velocidade 3 ou 4 isso não acontece.
Caso aconteça, basta ir diminuindo gradativamente a potência do ar condicionado, até achar uma posição de equilíbrio.
Abraços!!
ubirajara lopes
22/06/2010, 11:11
Amigos 4x4. minha ZJ 95 gasolina tem o ar condicionado muito bom, o problema é que quando desligado (OFF) em algumas ocasioes ele funciona sem ser solicitado. (mesmo com o automatico em OFF), falei com o meu mecanico (gustavo - rj ) ele disse que é a resistencia e que pode ser trocada.
Na concessionaria custa uma BABA. Se algum dos colegas possuir e fazer um preço bom, podemos quem sabe negociar.
obrigado.
Tenho o mesmo problema na minha Laredo 1998.
O que pode estar acontecendo é estar congelando o condensador devido a falha do pressostato de baixa. Com isso, outro dispositivo de segurança do AC corta o acoplamento do compressor.
Coloquei um clip fechando em curto o conector do pressostato e o AC passou a funcionar "bem" mas é perigoso danificar o compressor. Na minha tem dois conectores, um original e outro em paralelo no chicote para acoplar com pressostatos "genericos" nacionais. No momento estou procurando o pressostato original para montar pois os genericos são muito compridos e interferem um pouco com a caixa de fuziveis e reles.
Tenho o mesmo problema na minha Laredo 1998.
O que pode estar acontecendo é estar congelando o condensador devido a falha do pressostato de baixa. Com isso, outro dispositivo de segurança do AC corta o acoplamento do compressor.
Coloquei um clip fechando em curto o conector do pressostato e o AC passou a funcionar "bem" mas é perigoso danificar o compressor. Na minha tem dois conectores, um original e outro em paralelo no chicote para acoplar com pressostatos "genericos" nacionais. No momento estou procurando o pressostato original para montar pois os genericos são muito compridos e interferem um pouco com a caixa de fuziveis e reles.
Ceccon, quem me vendeu um pressostato original Mopar foi o Renato da www.renoveparts.com (http://www.renoveparts.com) . Também tinha o problema e agora ficou excelente.
Abraços
Valeu Raven, obrigado pela dica. Estou pedindo a peça para o Renato da renove parts, mas vou deuxar o plug generico no chicote para uma emergencia!
mcggv-XJ
30/09/2010, 14:34
Pessoal,
Tenho uma XJ 98 e o ar-condicionado funciona beleza, mas após algum tempo de uso (+- 1 hora), especialmente em estradas, ele vai perdendo "a força". Na verdade ele vai perdendo a eficiência de refrigeração e a ventilação fica como "bloqueada".
Já levei em alguns "especialistas" e o que diagnosticou melhor (eu acho) disse que era o interruptor de baixa pressão, que é uma valvula que fica acima do condensador, que não esta funcionando. Com isso, o compressor não é desacoplado quando baixa a temperatura, e vai criando gelo no evaporador até bloquear o ar.
O problema é que para colocar um interruptor nacional (parece que o do ecaesport serve) tem que cortar a fiação e trocar o plug. Alguem sabe dizer se essa é a melhor solução?
Valeu galera!
FJader,
seguinte a minha XJ parece ter o mesmo problema, apesar de eu já ter gasto uma graninha no ar (vazamento no compressor, etc);
Portanto baseado no diagnóstico do especialista que você visitou estou a fim de importar uma dessas valvulas e fazer um teste, visto que o verão se aproxima...
Achei esta aqui :
A/C High or Low Side Pressure Switch,
FOUR SEASONS Part # 20925 http://www.rockauto.com/catalog/images/MoreInfo2.png
no side www.rockauto.com (http://www.rockauto.com)
Dê uma conferida se é a mesma, vou fazer o pedido, se tiver interessado peço uma a mais...
Até mais,
Márcio
bonissoni
14/09/2013, 09:32
Depois de 5 meses refazendo o motor da nossa Grand Cherokee 4.7 WJ, o ar condicionado voltou diferente, a velocidade do ar que sai das entradas é controlado pela velocidade do carro. EXEMPLO: dentro da cidade a 40 km/h ele sai mt pouquinho já em 120 km/h sai normal, o controlar de velocidade manual não funciona, já testei em todas as opções do ar e todas a mesma coisa, antes funcionava tudo beleza, o que poderia estar ocasionando isso?
abraço!!!
Falcon-MG
14/09/2013, 19:54
Depois de 5 meses refazendo o motor da nossa Grand Cherokee 4.7 WJ, o ar condicionado voltou diferente, a velocidade do ar que sai das entradas é controlado pela velocidade do carro. EXEMPLO: dentro da cidade a 40 km/h ele sai mt pouquinho já em 120 km/h sai normal, o controlar de velocidade manual não funciona, já testei em todas as opções do ar e todas a mesma coisa, antes funcionava tudo beleza, o que poderia estar ocasionando isso?
abraço!!!
Pelo que entendi o knob que controla o fluxo do ar não funciona, fica apenas em uma velocidade? é isso?
Se for isso não tem nada a ver com a retífica do motor, já que o ventilador fica dentro do carro no painel, e não depende do motor, quando você aumenta a velocidade força entrada de ar da parte externa, ok?! por isso aumenta o fluxo.
Está parecendo falha elétrica, knob, ventilador, fusível, fiação desconectada ou em curto, ou então um problema que acontece na WJ que dá problema nos acionadores do modo de ventilação.
Nesse caso é melhor ter um pouco de noção da parte elétrica, pois mexer sem um mínimo conhecimento pode aumentar seus problemas.
Mude a saída do ar para partes diferentes e veja se muda alguma coisa.
Localize o fusível do motor do ventilador e veja se está ok. (veja no manual)
Olá amigo, a bateria deve estar fraca ou com pouca carga, dai o alternador esta mandando corrente variável para o ventilado do AC....
bonissoni
15/09/2013, 13:38
não é que ele só fica em uma unica velocidade, a velocidade da saida é é determinada pela velocidade do carro, quanto mais rapido ele tá mais rapido o ar sai das entradas, e toda as saidas/entradas de ar funcionam normal, o unico problema é a velocidade com q o ar sai que é determinado pela velocidade do veículo
Falcon-MG
15/09/2013, 14:18
não é que ele só fica em uma unica velocidade, a velocidade da saida é é determinada pela velocidade do carro, quanto mais rapido ele tá mais rapido o ar sai das entradas, e toda as saidas/entradas de ar funcionam normal, o unico problema é a velocidade com q o ar sai que é determinado pela velocidade do veículo
Faz o seguinte, acione o botão para o ar ficar circulando internamente e o ar externo não entrar, ande e faça o teste para ver o que acontece.
bonissoni
17/09/2013, 00:29
Faz o seguinte, acione o botão para o ar ficar circulando internamente e o ar externo não entrar, ande e faça o teste para ver o que acontece.
simplesmente não acontece nada, botei 120 na bixa e nada de sair o ar das entradas/saidas de ar.
então é o ventilador que não esta funcionando, verifica se não queimou o fuzil e depois se o motor não esta travado...
Falcon-MG
17/09/2013, 09:48
simplesmente não acontece nada, botei 120 na bixa e nada de sair o ar das entradas/saidas de ar.
Voce fechou a entrada de ar externa para deixar o ar ficar circulando internamente correto? agora o fluxo de ar ele altera com a velocidade do carro?
bonissoni
17/09/2013, 09:55
oque eu fiz foi colocar o seletor pra sair ar nas saidas de cima (ROSTO), e acionei o botão de recirculação de ar, botei 120 e nada de sair ar, não importando a velocidade.
Falcon-MG
17/09/2013, 10:05
oque eu fiz foi colocar o seletor pra sair ar nas saidas de cima (ROSTO), e acionei o botão de recirculação de ar, botei 120 e nada de sair ar, não importando a velocidade.
Então foi o que eu lhe disse logo no começo, não tem nada a ver co a retífica.
Está parecendo falha elétrica, knob, ventilador, fusível, fiação desconectada ou em curto, veja se consegue localizar no manual o fusível do ventilador interno.
Falcon-MG
17/09/2013, 11:36
Pode ser problema também no conector do motor do ventilador, veja esse vídeo:
1999 Jeep Grand Cherokee Limited AC BLOWER MOTOR STOPPED BLOWING - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=m3aNBNe_QEo)
No site wjjeeps também tem essa informação: Jeep Grand Cherokee WJ - Blower motor connector repair (http://www.wjjeeps.com/blower_motor.htm)
Na imagem em anexo veja o fusível IOD (nº 1) que fica na caixa de distribuição de energia em baixo do capô, veja se não está mau conectado ou queimado.
Se achar complicado leve em uma boa auto elétrica.
bonissoni
18/09/2013, 10:53
já conversei com os caras da mêcanica e logo q levar ela fazer uma revisão geral de 1000km eles vao levar em um especialista em ar condicionado, mas valeu pelas dicas/ajuda ;D
RenatoPhilippsen
29/10/2013, 21:50
Boa noite amigos,
Estou aproveitando este tópico para ver se alguém já passou pelo mesmo problema que eu.
Tenho uma laredo 98 4.0. Desde que comprei, ela apresenta um comportamento estranho no ar condicionado.
Ele só funciona (gela) na posição de ventilação do parabrisa. Nas outras posições a luz do ar continua ligada, mas o ar vem na temperatura ambiente.
Imagino que na posição de ventilaçao do parabrisa ele sempre ligue o ar, já que a ideia é desembaçar, dessa forma o comando seria independente do botão AC. Será então que o problema está no botão?? O estranho é que a luz do botão liga normal...
Agradeço desde já quem possa me ajudar!
AlexPalma
30/10/2013, 21:11
Provavelmente quebrou alguma peça que separa o ar gelado do compressor e não interfere no ventilador. Talvez precise desmontar parte do painel para ter acesso. Teve um colega do fórum que conseguiu acesso pelo porta-luvas, mas era uma WJ ano 2000. Tente achar o tópico para ver se ajuda. Abraço!
Helberv8
31/10/2013, 09:13
Bom galera..........as vezes a solução é mais simples do que imaginamos......
Se todo sistema está ok e o compressor "arma e desarma" pode ser a embreagem interna dele ou simplesmente o relê que fica na caixa de fusíveis ao lado da bateria....a minha ZJ 98 tava assim....as vezes armava, as vezes desarmava......fui verificar e tinha um pouco de zinabre nos contatos do relê.....fechei um pouco o encaixe do rele com uma pinça(estava meio frouxo o plug) e passei um óleo no encaixe do relê pra eliminar o zinabre e pronto!!!!! custo zero!!!!!
Outro defeito que aconteceu no meu A/C foi que ele funcionava, todo sistema do motor gelava mas o ar gelado num vinha pra dentro...fui ver era a VENTAROLA que não estava fechando direito, pois quando se vira o botão do ar digital pro frio, é um motorzinho que fica embaixo do pé do carona que faz esse movimento, e ele tinha encavalado uma das engrenagens.....me pediram 1000 reais pra desmontar o painel da Cheroka.....rrsss eu com menos de 15 min desmontei o motorzinho, recoloquei a engrenagem no lugar, engraxei, fechei o motorzinho e encaixei no pé da ventarola......ficou zero!!!!!
RenatoPhilippsen
19/11/2013, 09:58
Boa noite amigos,
Primeiramente quero agradecer pela resposta e sugestões que os amigos postaram aqui! Sempre é bom contar com a experiência de quem possui uma cheroka há mais tempo...
Mas a solução para o meu problema foi mais simples do que eu pensava...
O defeito apresentado era que o ar condicionado só gelava na posição de mandar ar para o para-brisa, ou na posição para-brisa e pés. Nestas duas posições funcionava, pois o acionamento é independente do botão. Sempre é acionado o A/C nessas duas posições.
Porém, nas outras posições, eu podia ligar e desligar o botão que o A/C não dava nem sinal... O mais estranho é que a luzinha acendia e apagava, mas o ar não funcionava de jeito nenhum.
Hoje, com um tempinho livre, decidi desmontar a parte do painel que comanda o Ar. Tirei algumas fotos para mostrar para alguém que tenha que fazer o mesmo. O procedimento é bem simples:
1 - Retirar o friso de plástico que imita madeira. É bem simples, ele é só encaixado. Com uma pequena chave de fenda você desencaixa bem fácil.
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2 - Depois de desencaixado, você terá acesso aos 3 parafusos que prendem a central de controle do Ar. No meu caso o parafuso de baixo não estava mais lá, então foram só os dois laterais.
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3 - Depois de tirar os parafusos, é só vc tirar com cuidado a central inteira de dentro do painel, e desconectar os dois plugues elétricos, e o plugue central (que funciona com vacuo... oO)
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4 - Para abrir a central, é preciso retirar o botão central, o botão da esquerda e desconectar 4 travas plásticas no módulo, como mostrado nas fotos:
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5 - Depois de aberta, você verá algo assim:
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6 - Meu foco era analizar aquela pequena placa eletrônica, que é onde se localiza o push-button (botão) que liga e desliga o A/C. Para retirar a placa, basta que você empurre 6 pinos metálicos na parte traseira da central de controle, como mostrado na foto:
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7 - Com a placa na mão, fiquei uns 5 minutos analisando o circuito elétrico da placa, e cheguei a conclusão que para o bom funcionamento do botão A/C, 2 pinos metalicos (marcados em azul na foto) devem fechar um curto quando o botão é pressionado. Foi aí que tive a surpresa que o curto não acontecia... Logo verifiquei que o push-button já havia sido mexido, e estava bem mal soldado... O pino do push-button marcado em vermelho não estava dando contato. Retirei a solda velha, raspei um pedacinho da trilha para dar mais área de contato, e refiz a solda. Também percebi que o circuito do led que indica que o A/C está ligado é INDEPENDENTE do circuito que efetivamente aciona o ar, por isso a luz acendia, mas o ar não ligava...
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PRONTO! Problema resolvido em uma hora, e (o melhor) sem gastar um centavo!
Espero que esse post possa ajudar alguém que venha a enfrentar problema parecido, apesar de ser algo bem pontual...
Tem no manual de manutenção das ZJ, 0,800 kg......
Bom dia galera, desde quando comprei a ZJ estava sem o Ar condicionado funcionando, porem mandei dar uma geral e fiquei na duvida quanto ao funcionamento dele.Quando fui pegar ela, percebi que nao estava gelando muito bem e percebi tambem com o capo aberto que ficava ligando e desligando a cada uns 5 segundos. Levei novamente ao meca pra ver isso.Foi colocado um pouco mais de gas e num primeiro momento parecida ter parado de desarmar, apesar de ele ter dito que este tipo de compressor, fica desarmando assim mesmo. Bom, o ar continua ano gelar do jeito que imagino que seja para ser, e o compressor, quando deixo em "P", sem acelerar, vejo que ele fica desarmando. Nao percebo quando estou andando, se ele fica armando e desarmando, apenas estou parado é que escuto e percebo.Nas ZJs é assim mesmo o funcionamento, ou o que eu poderia ver para resolver? sera que é vazamento? pois o meca colocou aquele "contraste", mas nao vi nada a olho nu no ali no cofre do motor.Valeu
AlexPalma
23/03/2014, 11:33
Deve ser assim mesmo, pois o sistema da Limited é automático, ou seja, você regula a temperatura e, quando houver variação o compressor entra "em ação" para estabilizá-la ou desarma para mantê-la.
Com a viatura em movimento é mais difícil perceber esse procedimento.
Blog sobre auto serviços: QUAL A DIFERENÇA ENTRE O AR CONDICIONADO AUTOMATICO E O MANUAL? (http://autoservico.blogspot.com.br/2010/01/qual-diferenca-entre-o-ar-condicionado.html)
Abraço!
Limpa o contato das válvulas expansora de baixa e de alta....(pressostato).
Então, hoje comparei com o carro de um colega que dizia gelar e que estava com o ar revisado, e a minha Cherokee parece que gelou melhor que o carro dele, a unica coisa que eu achei foi que a velocidade do vento não é a das melhores na Cherokee.
Resultado, acho que esta gelando bem sim, nao quanto eu gostaria, mas ta bom
Valeu AlexPalma, acho que deve ser isso mesmo e que o sistema deva estar em ordem, o meca tinha dito mesmo que ao chegar na temperatura ele ficaria desligando, mas achei esquisito a principio.
Sinuhe, valeu, inclusive tem uma fiação em cima do "bujãozinho" que esta meio esquisita, meio enferrujada os contatos e fios bem fininhos, que apesar de estar funcionando, vou aproveitar e levar pro eletricista refazer para mim e dar uma limpada.
AC; qto mais usar, melhor ficara!!!!
Sinuhe, a parte que disse que esta feia, é a mesma em que voce precisou mexer na sua tambem, o contatos estao bem oxidados na valvula expansora, vou ver se essa semana sem falta, ja faço a troca..
Lucas Anon
01/04/2014, 19:34
a maioria dessas cherokees tem esse problema, tenho uma ZJ, onde a mecânica é praticamente a mesma que a sua.
vou te explicar mais ou menos
nos carros "atuais", a ventoinha é elétrica, na nossa, a ventoinha é direto no eixo do motor, ou seja, na lenta, ela não resfria, pois nosso motor esquenta muito rápido. Pode perceber que, caso vc mantenha um giro de 1500~ rpm, seu a/c vai gelar e o motor vai resfriar.
Existem pessoas que fazem "gambiarras" instalando ventoinhas elétricas nela.. não acho uma má idéia, mas me falta pesquisar ainda qual ventoinha é grande o suficiente pra resfriar aquele motor.. vou ser sincero, ainda não pesquisei nem um pouco sobre, mas ouvi falar que das BMW v8 funcionam como uma mão na luva.
uma pessoa experiente consegue fazer essa instalação sem maiores problemas.
OBS: JAMAIS exceda o limite de gás da cherokee, nem de nenhum outro carro. Existe um limite, caso ele seja excedido, vai acontecer a mesma coisa como se tivesse com pouco gás, vai perder a eficácia..
Sobre o compressor, é normal, é um tipo de "segurança" que o carro tem, caso o motor esquente muito ou a temperatura ambiente escolhida no interior do carro seja atingida, ele desarma.
A solução mais plausível pra isso, pelo que eu fiquei sabendo, é a ventoinha elétrica mesmo.
Abrs
Uma vez em fóruns gringos que colocam a ventoinha elétrica do Ford Taurus v6 (para eles é a mais em conta) e alem de dar mais potencia no carro tira aquele barulho de avião. Por hora esta funcionando legal, mas se um dia der problema, sai viscosa e entra a elétrica.
ABS
È, acho que terei que internar denovo, de preferencia em outro lugar para ver o ar novamente, pois parou de gelar, e o caninho e aquele bujaozinho (valvula expansora?) nao gelam mais, estao meio quentes.
VGraf, com certeza é vazamento de gás, coloca um contraste na próxima carga para verificar o local.....vazamento muitas vezes não é culpa da loja de manutenção, pois não da para notar se for pequeno e muitas vezes o AC volta a funcionar do nada, parece até que fecha o vazamento, então vai no mesmo lugar e reclama pra eles....o não vc já tem.....esse carro tem válvula de alta e de baixa, portanto o AC só funciona com a pressão e carga de gás correta..
Vou ver se semana que vem consigo resolver esta pamonha, pois o meca fica em outra cidade. Se nao me enagno foi colocado contraste junto ao gás.
luiztomazi
03/07/2014, 14:17
DA ONDE QUE VEM O VACUO PARA ACIONAR O AR PARA O PARABRIZA,PARA OS PÉS,LATERAIS ETS. pOIS O MEU SÓ TEM AR PARA O PARABRIZA.
dmbranco
02/01/2016, 00:17
Enrique,
é até provável que já tenha resolvido o problema do vazamento, mas digo que para limpar o dreno, basta passar um arame, com cuidado, pelo lado do cofre do motor, é só achar o caninho de borracha na parede de fogo, lado direito; nao forçar o arame, para nao danificar o evaporador; nem precisa desmontar tudo nao; também nao acredito que se o dreno estiver solto a água condensada vai para dentro do carro, só se a conexao da caixa do evaporador estiver quebrada.
Na minha XJ já limpei uma vez há uns 14 meses atrás e nunca mais jorrou água no scarpin da patroa.
Pessoal, já passei o arame pra limpar o dreno, mas não parece ter nada entupido. O dreno está pérveo, consigo ir com o arame até bater na caixa de roda lá na frente (isso numa Grand Cherokee 1998, ZJ). No entanto, apesar do dreno estar pérveo, a água continua pingando pra dentro do carro junto à "parede de fogo". Os vídeos abaixo ilustram um pouco melhor. Alguém tem alguma outra dica?
Água correndo pela "parede de fogo", mesmo podendo sair tranquilamente pelo furo aberto:https://youtu.be/DVog3pyPTcc
Passo o fio desemtupidor pra frente e pra cima sem nenhuma resistência e sem sair nenhuma sujeira: http://www.youtube.com/watch?v=7jbhg1loQtA
Bom dia dmbranco, experimenta colocar um jato de ar, da umas pistoladas ali que o que tiver ele empurra. Já que no teu caso n deu com o arame.
Dai vc vai ver se esta entupido dps ou antes ali naquele ponto.
Dai caso n de ainda, acho que só retirando o painel msm :/.
N sei se tu já feiz isso, mas pode servir a dica para outro colega tbm.
E quando desentupir, tira a grade da churrasqueira (aquele acabamento plástico entre o parabrisa e o capo) e limpa aquela região ali, geralmente cai folhas ali e vai entrando pra caixa de ar.
Na minha eu coloquei uma gradezinha ali pra n deixar entrar nada.
amigo, tenho uma cheroka igual a sua. tive o mesmo problema e fiz a limpeza da mesma forma que vc. alem do duto que vc limpou tem outro que é perpendicular a este que sobe ate a caixa. vc pode entortar um pouco um arame encapado e com cuidado empurralo para cima. vc sentirá que o fio entrou na caixa do ar. fiz esta limpeza e ajudou por um tempo, mas voltou a entopir. voltei a limpar e espero que agora melhore. quando vc for limpar o duto q sobe para a caixa tome cuidado para nao danificar o radiador q fica nessa caixa. na ultima limpeza que eu fiz saiu uma sujeira e a agua drenou. boa sorte aí.
Senhores boa tarde,
Minha grand cherokee laredo 97 esta empossando nos pés do carona, é a agua do dreno do ar condicionado, foi em uma loja do ar e o cara diagnosticou que a caixa do dreno do ar esta quebrada, me mostrou e realmente esta quebrada, alguém já passou por isso? alguém pode me ajudar?
Amigo, havia postado anteriormente aqui relatando um problema de vazamento que molhava os pés do carona na minha cheroka. Acho que primeiro de tudo vc tem que confirmar se a caixa está quebrada mesmo pois dá muito trabalho para retirá-la. Se a caixa estiver rachada e dependendo do lugar da rachadura seria interessante analisar se é possível algum reparo sem desmontar. (dependendo do lugar é possivel fazer um reparo com fibra de vidro ou outros materiais, mas deve-se tomar cuidado para não estragar outras peças.)
No meu caso específico eu sofri um pouco para descobrir de onde vinha a agua que caia no carona. Segui os seguintes passos:
1) fiz o orifício sugerido no boletim da jeep que o pessoal postou aqui no forum, fiz a limpeza e parecia ter resolvido, mas a umidade voltou;
2) abri a grelha que fica abaixo dos limpadores para ver se a agua não entrava por lá nos dias de chuva. também não resolveu;
3) fiz o teste no parabrisa dianteiro com jato de agua e também não entrava agua por por lá;
4) Fiz o teste com jato de agua por baixo do paralama direto e também não percebi agua entrando por lá.
A partir do passo 2 eu já tinha retirado todo o carpete da cheroka para identificar a entrada de agua (podia ser da condensação do ar cond, do trocador de calor ou da chuva). Agua da chuva já havia descartado. Fiz uma viagem com a minha cheroka sem o carpete, parecia tudo bem, parei o veículo, olhei o lado do passageiro e não havia nenhum sinal de agua, mas quando voltei, lá estava uma poça d'agua no lado do passageiro.
Observando bem percebi que a agua vinha do próprio dreno, não da parte interna do dreno que eu já havia limpado, mas sim do encaixe do dreno na parede corta fogo do veículo. Explicando melhor, o dreno atravessa a parede corta fogo e esgota a agua no meio da longarina (não dá para acessar por fora), mas entre o dreno e a parede corta fogo há um tipo de material esponjoso que serve de vedação. Este material, no meu caso, parece que apodreceu e a agua drenada retornava por este local, corria por traz de um tapete preto com espuma e se concentrava no piso do passageiro.
Para resolver este problema tive que fazer uma limpeza neste local, cortar este carpete preto para ter acesso ao espaço entre o dreno e a parede corta fogo. Depois disso coloquei neste lugar bastante massa de calafetar. Parece que resolveu de vez o problema, não caiu mais nenhuma gota d'agua no lado do passageiro.
Boa Sorte aí amigo, se precisar estamos aí.
andersoncosta
05/04/2016, 20:04
Acompanhando o topico. :)
pessoal boa noite,
minha gran cherokee laredo 1997 esta com o compressor do ar estragado, onde posso encontrar um remanufaturado? é possível recondicionar? aproveitando alguém sabe onde se compra peças para a cherokke no Rio Grande do Sul?
rogerrosa
05/07/2016, 08:41
Prezados bom dia, estou com um problema na minha Grand Cherokee Limitid 5.2 1997, a ventuinha do AC quando desligo o carro ela dispara e não desliga mais, outras vezes quando estou andando com ela, com o AC desligado, ela também dispara e só volta ao normal quando eu ligo o AC. o eletricista está dizendo que é a resistência do ar, porém, já comprei uma (usada) mas não resolveu. Alguém ja teve esse problema, poderá ser a resistência mesmo, caso se confirme ser essa peça, alguma dica de onde posso achar uma nova.
Grato
Rogério
Está parecendo sensor de temperatura.
A sua tem duas ventoinhas, certo?
A elétrica só liga com a temperatura mais elevada, como no trânsito parado, ou quando liga o ar condicionado.
Nesse caso, se está ligando na hora errada, tem a ver com o sensor.
Verifique isso.:concordo:
Que eu saiba, a Grand Cherokee nao ventoinhas do tipo viscosa e originalmente nao possuem a eletrica auxiliar do AC. Na minha eu removi a viscosa e coloquei uma eletrica no lugar e tambem uma eletrica soprante na frente atras da grade frontal do carro. Por ser algo adaptado, cebola esta na mangueira inferior e ligada diretamente na bateria, as vezes ocorre de ao desligar o carro, a ventoinha continuar por pouco tempo a funcionar, ou ate mesmo, dependendo a temperatura, coincidir de ao desligar o carro, a ventoinha ligar por algum tempo ate que a temperatura na "mangueira" abaixe.
Certa vez a minha apos desligar o carro, tambem disparou e e nao mais desligava a ventoinha. Precisei tirar o cabo da bateria e trocar o cebolao adaptado que travou acionado;
rogerrosa
07/07/2016, 11:07
Prezados bom dia, inicialmente quero agradecer a presteza e o espirito de colaboração nas respostas, e peço desculpas por não ter sido claro no meu texto, porém, o problema que estou enfrentando é com a ventuinha que encontra-se no painel do carro, aquela que sopra nos dutos e sai no painel. Ontem enviei um email para o Dr. Crysler, vejam a troca de mensagem.
PS- Estou fazendo buscas para encontrar a peça.
"Enviada em: terça-feira, 5 de julho de 2016 10:26
Para: contato@dramericancar.com.br
Assunto: Problemas com AC Jeep Cherokee
Prezados bom dia, estou com um problema na minha Grand Cherokee 5.2 1997. A ventuinha do ar condicionado começou a apresentar o seguinte defeito: Ao estacionar, quando desligo o carro, ela liga (acontece quase todas as vezes) na velocidade máxima e fica ligada, a bateria até ja zerou por conta disso. Ela também aciona na velocidade máxima quando o carro esta em movimento com o AC desligado, ao ligar o ar o problema desaparece. O eletricista que esta verificando, concluiu que o defeito estava na resistencia do ar, encontrei uma usada no mercado livre, comprei, porém não resolveu, mas o eletricista continua a afirmar que o defeito esta na resistência. A descrição que faço do defeito tem alguma relação com a resistência, vocês possuem para vender tal peça?
Bom dia!!!
Eu estou com seu eletricista que o defeito pode ser realmente a resistência
Eu vou ficar devendo essa peça
Grato
Sandro
Atenciosamente
DOCTOR AMERICAN CART
sonicsbr
18/09/2016, 16:17
Pessoal, vamos la:
Meu ventilador parou, ativava com batidinhas mas depois parou de vez.
1) abri e limpei todos os contatos do painel
2) parou de funcionar o botão do ar
3)ouço o barulho das solenóides de seleção das saídas de ar, apesar de ter perdido a droga da esfera que faz ficar "elegante" o movimento do POT :|
4) abri, limpei mais... percebi q o LED do OD parou de funcionar, apesar dele estar funcionado, testado.
5) quando fecho curto nas pernas do relé constante do painel de controle, o A/C liga, o ventilador liga, fora isso, nada pelos comandos diretos.
6) o relé da placa é da injeção dos motores VW (vulgo AP), coloquei um relé de AP nele e o dele no AP, tudo funciona normalmente, no AP, não no cirtuito do Ar da ZJ.
7) comprei um comando no ML, mas não acredito q vá funcionar, só não testei os resistores. alguma ideia?
eduardobozzano
21/01/2018, 22:02
Opa Roger Rosa, tudo bem?
Bom, estou com o mesmo problema......
Qual foi a solução encontrada por você??
Pessoal,
Aproveito o tópico para tirar uma dúvida.
Duas coisas pararam de funcionar na minha cherokee XJ 97 ao mesmo tempo.
1-Posição de saída do ar. Ela só fica virada para o parabrisa.
2-Acionamento do Piloto Automático.
Pelo que li aqui, o sistema que controla as duas coisas é o módulo de vácuo. Está difícil encontrar um vazamento, segui as mangueiras e não detectei.
Existe outra coisa além do módulo que possa estar dando problema?
Existe algum fusível que protege o módulo?
Grato
Minha cherokee 5.2 v8 1999 não está acionado o relé do ar. O que faz acionar esse relé?
Éla tem gás e consigo acionar fazendo junper.
Bom dia. Tenho uma grand cherokee 5.2 v8 98, meu relé do ar não liga. O que faz acionar esse relé.
Falcon-MG
21/05/2018, 13:45
Bom dia. Tenho uma grand cherokee 5.2 v8 98, meu relé do ar não liga. O que faz acionar esse relé.
Você deve estar falando sobre o relé do compressor correto? Ele não gira quando liga o ar condicionado?
Para que o compressor seja ligado depende de alguns fatores e o mais comum é a carga do gás, se tiver pouca o sensor de baixa pressão abre o circuito, não é difícil fazer o teste nos sensores mas precisa de um pouco de conhecimento.
No caso de ter que recarregar, antes fazer um checkup no sistema para certificar que não tem vazamentos, procurar um profissional que tenha o equipamento para fazer a verificação do vácuo antes de completar o gás, não adianta fazer improvisado pois terá problemas futuros que pode causar um prejuízo maior.
Minha cherokee 5.2 v8 1999 não está acionado o relé do ar. O que faz acionar esse relé?
Depende muito. Normalmente é o controle do AC.
Éla tem gás e consigo acionar fazendo junper.
J onde vc esta fazendo?
Obrigado pela dica, eu levei para verificar a carga de gás, segundo o cara que instalou o manometro disse que havia gás. Mas vou levar em outro para uma segunda opinião.. obrigado.. se souber de mais uma dica eu agradeço... VALEU
Direto no conector do relé, levei para colocar gás.. Mas o cara me disse que havia gás, estou na dúvida algum sensor ou do controle do AC.
RenatoPhilippsen
23/05/2018, 20:25
Boa noite amigo.
Tive um problema com o ar, uma vez. O problema era no botão one ligava o ar. A luz acendia, porém o ar não ligava.
Segue abaixo link para o tópico com a explicação, com fotos, etc...:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/26817-ar-condicionado-grand-cherokee-97-a-3.html
pressostato de bx, esta aberto?
Só que meu painel é diferente, ele possui display e um botão menor para controlar a temperatura.
Fiz também um junper no conector do pressostato e não funcionou
Charlie_NH
22/12/2018, 18:09
Pode ser problema também no conector do motor do ventilador, veja esse vídeo:
1999 Jeep Grand Cherokee Limited AC BLOWER MOTOR STOPPED BLOWING - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=m3aNBNe_QEo)
No site wjjeeps também tem essa informação: Jeep Grand Cherokee WJ - Blower motor connector repair (http://www.wjjeeps.com/blower_motor.htm)
Na imagem em anexo veja o fusível IOD (nº 1) que fica na caixa de distribuição de energia em baixo do capô, veja se não está mau conectado ou queimado.
Se achar complicado leve em uma boa auto elétrica.
Pahhhh...amigão...essa foto com o indicativo dos fusíveis foi ótima, tava com um problema no meu e era o fusível...
Na verdade problema maior... Mas após a compra de uma resistência nova, da china... O ar ainda não funcava... E era o fusível... Grd abraço... Vlw
Olá amigos. Minha esposa herdou um Jeep Grand Cherokee Laredo AT 4.0 1998, enquanto arrumamos a documentação para uma possível venda eu estou avaliando a possibilidade de ficar com o carro.
Dito isso, por enquanto estou com dois problemas:
1. Trazendo o carro para a nossa casa dirigi 20km praticamente só de reta, peguei uma ladeira quase chegando e o carro não desenvolveu velocidade, subiu mas parecia que ia parar.
2. O carro ficou um tempo sem ser ligado, troquei a bateria no dia que trouxe para casa e estou ligando todos os dias por curiosidade, para tentar observar um pouco do funcionamento dele, reparei que a polia do A/C para de girar por alguns segundos e depois continua, enquanto o carro está ligado o problema se repete, não sei se o problema e na polia ou na correia. Segue vídeo: Polia A/C Jeep Grand Cherokee 1998 - YouTube (https://youtube.com/shorts/-TozgvQc7mc?feature=share)
Gostaria de pedir ajuda compartilhando um pouco da experiência de vocês.
Agradeço desde já
Alice Faria
20/10/2021, 17:52
Olá!
Por favor, alguém sabe de algum motor ventilador de AC de outra marca/modelo que seja compatível com o da GCherokee 97?
O meu está fazendo um barulho insuportável. Já foi enviado 3x para recondicionar mas voltou com o mesmo barulho...
Encontrei um usado no ML mas meu medo é comprar e estar com o mesmo problema.
Encontrei um site nos EUA que vende este motor novo, mas só o frete fica quase R$1.000,00 !
Minha ideia é encontrar um compatível que eu possa comprar novo aqui no Brasil.
Alguém aí já precisou trocar esse motor ventilador?
Obrigada,
Alice
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