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Ver Versão Completa : Troca da relação de marchas ranger 98 TD



aloisio
26/03/2007, 10:21
Olá moçada, lendo alguns mensagens aqui no fórum percebi que muita gente relata que em seus veículos andam em uma velocidade relativamente alta (120-140) Km/h e com uma rotação muito baixa + ou - 2.500 giros. Possuo uma ranger 4 X 2 ano 98 2.5 turbo diesel e noto que em 2.500 giros eu estou a apenas 70 Km/h e a 100 Km/h o motor já está bem próximo dos 3.500 giros. Se eu tentar andar na casa dos 120 Km/h, haja motor e combustível.
Abaixo a relação de marchas e diferencial da ranger 1998 2.5 TD e ranger 2004 2.8 TD.

RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.5 TD - RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.8 TD

1ª) 3,401:1 .................................................. 1ª) 3,470:1
2ª) 2,048:1 .................................................. 2ª) 2,100:1
3ª) 1,312:1 .................................................. 3ª) 1,380:1
4ª) 1,000:1 .................................................. 4ª) 1,000:1
5ª) 0,791:1 .................................................. 5ª) 0,750:1
Ré) 3,401:1 .................................................. Ré) 3,240:1
Diferencial: 4,560:1 ........................................Diferencia l: 4,100:1

Como aqui está reunida a nata do conhecimento nestes assuntos pergunto:
- É possível mudar a relação de marchas da ranger 2.5 para a da 2.8?
- Tenho que mexer na caixa de marchas também ou apenas no diferencial?
- Qual o procedimento?
- Quanto vou gastar + ou -, se for possível?
Um abração a todos.

andraschko
26/03/2007, 11:23
Não tenho a resposta para tuas perguntas, mas algo há de errado, pois a minha é 2.5 tdi ano 98 cabine dupla e à 100km/h o motor está girando a 2.500 rpm.

Agora, se existem outros modelos de relação para a mesma pick-up eu não sei. Pode ser que tenham colocado a relação da ranger à gasolina na tua ou adaptaram o motor a diesel...

Leonel Lousa
26/03/2007, 12:02
Na Ranger 2,5 a gasolina a 80 por hora o motor gira a 2000 rpm, a 100 da 2500 rpm e a 120 são 3000 rpm.

aloisio
26/03/2007, 14:56
andraschko em marcha lenta quantos giros marca no conta-giros da da tua? Pode ser que meu conta-giros eateja desregulado...

andraschko
26/03/2007, 15:08
andraschko em marcha lenta quantos giros marca no conta-giros da da tua? Pode ser que meu conta-giros eateja desregulado...

fica em torno de 900rpm...

murilloaquino
26/03/2007, 17:37
O prob de alterar as relaçoes de marcha e que vai faltar força o motor.Se nao alterar o motor, nao mexa na relaçao de marchas, a nao ser quando for alterar o diametro dos pneus...

aloisio
26/03/2007, 18:51
fica em torno de 900rpm...
Ah tá, a minha tá marcando 1.500rpm. Valeu!

Edintruder
26/03/2007, 18:51
A Ranger a 3500 rpm em 5a dá 150km/h. Por um acaso não andas em 4a marcha??? Conheço gente que tem carro de 5 marchas porém só descobriu a 5a depois de cerca de um ano com o carro (mulher, é claro...).

Leonel Lousa
26/03/2007, 21:18
A Ranger a 3500 rpm em 5a dá 150km/h. Por um acaso não andas em 4a marcha??? Conheço gente que tem carro de 5 marchas porém só descobriu a 5a depois de cerca de um ano com o carro (mulher, é claro...).

A minha vó é desse jeito, nem sabe onde fica a 5ª

aloisio
27/03/2007, 10:25
A Ranger a 3500 rpm em 5a dá 150km/h. Por um acaso não andas em 4a marcha??? Conheço gente que tem carro de 5 marchas porém só descobriu a 5a depois de cerca de um ano com o carro (mulher, é claro...).
Quando estou viajando a cerca de 110km/h, 5ª marcha, acho que realmente o carro está em 4ª, pela disposição do carro o ideal é que houvesse uma 6ª marcha ou uma maior relação. Retomando a proposta do tópico, como faço para aumentar a relação de marchas da ranger 2.5 TD 1998?

RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.5 TD - RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.8 TD

1ª) 3,401:1 .................................................. 1ª) 3,470:1
2ª) 2,048:1 .................................................. 2ª) 2,100:1
3ª) 1,312:1 .................................................. 3ª) 1,380:1
4ª) 1,000:1 .................................................. 4ª) 1,000:1
5ª) 0,791:1 .................................................. 5ª) 0,750:1
Ré) 3,401:1 .................................................. Ré) 3,240:1
Diferencial: 4,560:1 ........................................Diferencia l: 4,100:1

Como aqui está reunida a nata do conhecimento nestes assuntos pergunto:
- É possível mudar a relação de marchas da ranger 2.5?
- Tenho que mexer na caixa de marchas também ou apenas no diferencial?
- Qual o procedimento?
- Quanto vou gastar + ou -, se for possível?
Um abração a todos.

j.sebastian
27/03/2007, 11:59
RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.5 TD - RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.8 TD


Como aqui está reunida a nata do conhecimento nestes assuntos pergunto:
- É possível mudar a relação de marchas da ranger 2.5?
- Tenho que mexer na caixa de marchas também ou apenas no diferencial?
- Qual o procedimento?
- Quanto vou gastar + ou -, se for possível?
Um abração a todos.

O teu eixo traseiro é um Ford 8.8"... Usado em rangers (as mais novas têm d44.3), explorers, mustangs... Tem relação de 3.08:1 até 7 alguma coisa:1, para comprar aftermarket nos EUA... Aqui vc pode pegar relações fáceis de achar, 3.73:1, de ranger 2.8 e explo (a maioria)...

Para trocar, vai gastar uns 150 dólares lá fora ou uns 1000 reais num eixo traseiro, por aqui (se achar coroa e pinhão separados será mais baratos, mas desmanche costuma vender o eixo completo, apenas). Vai gastar de 300 a 500 reais de MO para trocar, com ajuste de folgas e talvez precise trocar rolamentos ou retentores, além do óleo...

Uma outra opção que vc tem para alongar a relação é simplesmente colocar pneus maiores... com 31" vc alonga em torno de 8%... com 33" uns 15%...

Seba

aloisio
27/03/2007, 15:20
Valeu Seba! Tá começando a clarear. Me diz uma coisa: esta relação é somente entre coroa e pinhão ou entra mais alguma coisa? Uma coroa maior cabe na carcaça original? Se a relação for só entre coroa e pinhão eu compro somente os dois, caso contrário vou procurar o eixo completo da 2.8.

j.sebastian
27/03/2007, 22:37
Valeu Seba! Tá começando a clarear. Me diz uma coisa: esta relação é somente entre coroa e pinhão ou entra mais alguma coisa? Uma coroa maior cabe na carcaça original? Se a relação for só entre coroa e pinhão eu compro somente os dois, caso contrário vou procurar o eixo completo da 2.8.

Sim, é alterar a coroa e pinhão... a caixa de satélite é a mesma, ou vc poderia aproveitar e pegar uma de explorer, com bloqueio lsd...

Seba

Edintruder
27/03/2007, 22:53
A maior dificuladade das nossas Rangers 2.5 é que vinham com o diferencial Ford Visteon 8,8", então não temos opções de relação para esse diferencial, sendo necessário trocar por um eixo da 2.8 Danna 44, daí podemos alterar a relação do diferencial. Não tenho certeza, mas o diferencial da V6 é mais longo que o da diesel, então é uma boa opção também.
Porém acredito que o 2.5 não vai ter muita força para manter o mesmo fôlego nas retomadas como original, então se trocares o diferencial, vais ter que abrir o débito na bomba injetora para compensar a perda de torque em 5a marcha.

shimomoto
29/03/2007, 00:04
Um dia desses lendo no bestcars dúvida específica sobre como calcular a velocidade em relação a rotação do motor (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm) e dada a absoluta falta do que fazer num sabado a noite em que não sai com a namorada, montei essa planilhinha que estou anexando. Os campos em Azul devem ser alterados conforme dados da sua Ranger, a circunferencia do pneu, calculada conforme dados do Bestcars e ai é só olhar e ver o que dá para ser feito.

Acho que trocar a coroa e o pinhão pode ser a maneira mais simples e barata. Mas como o Murilloaquino lembrou muito bem, se mexer pode ficar pior.

Abs

murilloaquino
29/03/2007, 00:08
POd ficar pior pela falta de torque com a relaçao mais longa.Eu acho que o ideal na ranger 2.5 é a relaçao original com os pneus 31.
fica com um relativo conforto e nao faz falta a força nas estradas...

aloisio
30/03/2007, 16:29
Moçada, agradeço a todos pela atenção. Vou checar as vantagens, desvantagens, custos, etc e vou cair em campo para ver se vale a pena mudar alguma coisa. Um abraço.