Ver Versão Completa : Troca da relação de marchas ranger 98 TD
Olá moçada, lendo alguns mensagens aqui no fórum percebi que muita gente relata que em seus veículos andam em uma velocidade relativamente alta (120-140) Km/h e com uma rotação muito baixa + ou - 2.500 giros. Possuo uma ranger 4 X 2 ano 98 2.5 turbo diesel e noto que em 2.500 giros eu estou a apenas 70 Km/h e a 100 Km/h o motor já está bem próximo dos 3.500 giros. Se eu tentar andar na casa dos 120 Km/h, haja motor e combustível.
Abaixo a relação de marchas e diferencial da ranger 1998 2.5 TD e ranger 2004 2.8 TD.
RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.5 TD - RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.8 TD
1ª) 3,401:1 .................................................. 1ª) 3,470:1
2ª) 2,048:1 .................................................. 2ª) 2,100:1
3ª) 1,312:1 .................................................. 3ª) 1,380:1
4ª) 1,000:1 .................................................. 4ª) 1,000:1
5ª) 0,791:1 .................................................. 5ª) 0,750:1
Ré) 3,401:1 .................................................. Ré) 3,240:1
Diferencial: 4,560:1 ........................................Diferencia l: 4,100:1
Como aqui está reunida a nata do conhecimento nestes assuntos pergunto:
- É possível mudar a relação de marchas da ranger 2.5 para a da 2.8?
- Tenho que mexer na caixa de marchas também ou apenas no diferencial?
- Qual o procedimento?
- Quanto vou gastar + ou -, se for possível?
Um abração a todos.
andraschko
26/03/2007, 11:23
Não tenho a resposta para tuas perguntas, mas algo há de errado, pois a minha é 2.5 tdi ano 98 cabine dupla e à 100km/h o motor está girando a 2.500 rpm.
Agora, se existem outros modelos de relação para a mesma pick-up eu não sei. Pode ser que tenham colocado a relação da ranger à gasolina na tua ou adaptaram o motor a diesel...
Leonel Lousa
26/03/2007, 12:02
Na Ranger 2,5 a gasolina a 80 por hora o motor gira a 2000 rpm, a 100 da 2500 rpm e a 120 são 3000 rpm.
andraschko em marcha lenta quantos giros marca no conta-giros da da tua? Pode ser que meu conta-giros eateja desregulado...
andraschko
26/03/2007, 15:08
andraschko em marcha lenta quantos giros marca no conta-giros da da tua? Pode ser que meu conta-giros eateja desregulado...
fica em torno de 900rpm...
murilloaquino
26/03/2007, 17:37
O prob de alterar as relaçoes de marcha e que vai faltar força o motor.Se nao alterar o motor, nao mexa na relaçao de marchas, a nao ser quando for alterar o diametro dos pneus...
fica em torno de 900rpm...
Ah tá, a minha tá marcando 1.500rpm. Valeu!
Edintruder
26/03/2007, 18:51
A Ranger a 3500 rpm em 5a dá 150km/h. Por um acaso não andas em 4a marcha??? Conheço gente que tem carro de 5 marchas porém só descobriu a 5a depois de cerca de um ano com o carro (mulher, é claro...).
Leonel Lousa
26/03/2007, 21:18
A Ranger a 3500 rpm em 5a dá 150km/h. Por um acaso não andas em 4a marcha??? Conheço gente que tem carro de 5 marchas porém só descobriu a 5a depois de cerca de um ano com o carro (mulher, é claro...).
A minha vó é desse jeito, nem sabe onde fica a 5ª
A Ranger a 3500 rpm em 5a dá 150km/h. Por um acaso não andas em 4a marcha??? Conheço gente que tem carro de 5 marchas porém só descobriu a 5a depois de cerca de um ano com o carro (mulher, é claro...).
Quando estou viajando a cerca de 110km/h, 5ª marcha, acho que realmente o carro está em 4ª, pela disposição do carro o ideal é que houvesse uma 6ª marcha ou uma maior relação. Retomando a proposta do tópico, como faço para aumentar a relação de marchas da ranger 2.5 TD 1998?
RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.5 TD - RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.8 TD
1ª) 3,401:1 .................................................. 1ª) 3,470:1
2ª) 2,048:1 .................................................. 2ª) 2,100:1
3ª) 1,312:1 .................................................. 3ª) 1,380:1
4ª) 1,000:1 .................................................. 4ª) 1,000:1
5ª) 0,791:1 .................................................. 5ª) 0,750:1
Ré) 3,401:1 .................................................. Ré) 3,240:1
Diferencial: 4,560:1 ........................................Diferencia l: 4,100:1
Como aqui está reunida a nata do conhecimento nestes assuntos pergunto:
- É possível mudar a relação de marchas da ranger 2.5?
- Tenho que mexer na caixa de marchas também ou apenas no diferencial?
- Qual o procedimento?
- Quanto vou gastar + ou -, se for possível?
Um abração a todos.
j.sebastian
27/03/2007, 11:59
RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.5 TD - RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.8 TD
Como aqui está reunida a nata do conhecimento nestes assuntos pergunto:
- É possível mudar a relação de marchas da ranger 2.5?
- Tenho que mexer na caixa de marchas também ou apenas no diferencial?
- Qual o procedimento?
- Quanto vou gastar + ou -, se for possível?
Um abração a todos.
O teu eixo traseiro é um Ford 8.8"... Usado em rangers (as mais novas têm d44.3), explorers, mustangs... Tem relação de 3.08:1 até 7 alguma coisa:1, para comprar aftermarket nos EUA... Aqui vc pode pegar relações fáceis de achar, 3.73:1, de ranger 2.8 e explo (a maioria)...
Para trocar, vai gastar uns 150 dólares lá fora ou uns 1000 reais num eixo traseiro, por aqui (se achar coroa e pinhão separados será mais baratos, mas desmanche costuma vender o eixo completo, apenas). Vai gastar de 300 a 500 reais de MO para trocar, com ajuste de folgas e talvez precise trocar rolamentos ou retentores, além do óleo...
Uma outra opção que vc tem para alongar a relação é simplesmente colocar pneus maiores... com 31" vc alonga em torno de 8%... com 33" uns 15%...
Seba
Valeu Seba! Tá começando a clarear. Me diz uma coisa: esta relação é somente entre coroa e pinhão ou entra mais alguma coisa? Uma coroa maior cabe na carcaça original? Se a relação for só entre coroa e pinhão eu compro somente os dois, caso contrário vou procurar o eixo completo da 2.8.
j.sebastian
27/03/2007, 22:37
Valeu Seba! Tá começando a clarear. Me diz uma coisa: esta relação é somente entre coroa e pinhão ou entra mais alguma coisa? Uma coroa maior cabe na carcaça original? Se a relação for só entre coroa e pinhão eu compro somente os dois, caso contrário vou procurar o eixo completo da 2.8.
Sim, é alterar a coroa e pinhão... a caixa de satélite é a mesma, ou vc poderia aproveitar e pegar uma de explorer, com bloqueio lsd...
Seba
Edintruder
27/03/2007, 22:53
A maior dificuladade das nossas Rangers 2.5 é que vinham com o diferencial Ford Visteon 8,8", então não temos opções de relação para esse diferencial, sendo necessário trocar por um eixo da 2.8 Danna 44, daí podemos alterar a relação do diferencial. Não tenho certeza, mas o diferencial da V6 é mais longo que o da diesel, então é uma boa opção também.
Porém acredito que o 2.5 não vai ter muita força para manter o mesmo fôlego nas retomadas como original, então se trocares o diferencial, vais ter que abrir o débito na bomba injetora para compensar a perda de torque em 5a marcha.
shimomoto
29/03/2007, 00:04
Um dia desses lendo no bestcars dúvida específica sobre como calcular a velocidade em relação a rotação do motor (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm) e dada a absoluta falta do que fazer num sabado a noite em que não sai com a namorada, montei essa planilhinha que estou anexando. Os campos em Azul devem ser alterados conforme dados da sua Ranger, a circunferencia do pneu, calculada conforme dados do Bestcars e ai é só olhar e ver o que dá para ser feito.
Acho que trocar a coroa e o pinhão pode ser a maneira mais simples e barata. Mas como o Murilloaquino lembrou muito bem, se mexer pode ficar pior.
Abs
murilloaquino
29/03/2007, 00:08
POd ficar pior pela falta de torque com a relaçao mais longa.Eu acho que o ideal na ranger 2.5 é a relaçao original com os pneus 31.
fica com um relativo conforto e nao faz falta a força nas estradas...
Moçada, agradeço a todos pela atenção. Vou checar as vantagens, desvantagens, custos, etc e vou cair em campo para ver se vale a pena mudar alguma coisa. Um abraço.
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