Ver Versão Completa : 8v, 16v ou 6 canecos???
Pirilampo
26/03/2007, 04:22
Olá pessoal!!!
Sou aspirante a jipeiro.
Tô na cola de um Vitara aqui em Brasília e vejo que não sou o único!
Meu foco é um Vitara 2d 1.6 8v mas, tá dificil achar uma viatura assim conservada aqui no DF.
Neste fim de semana, numa agência de veículos, vi duas viaturas bem conservadas que me colocaram numa encruzilhada: SideQuick 16v e Vitara V6.
Li muita coisa aqui no forum mas não achei um comparativo direto entre as opçoes de motorização dos Vit.
Então la vai minha dúvida: Quais são os contra dessas duas outras opções? :pensativo:
Abraço
Pirilampo
arlei_vitara
26/03/2007, 08:34
Na minha modesta opinião (tenho Vitara a 3 anos, um 3P 1.6 8V), fuja principalmente dos V6, pela maior dificuldade de manutenção, além de que estes motores têm uns probleminhas já bem discutidos aqui no fórum, como a tendência a formação de borra no cabeçote e obstrução das passagens de óleo.
O 1.6 16V é um bom motor, basicamente igual ao 8V porém com cabeçote diferente e injeção multi-point. É um pouco mais caro e complicadinho de manter, e conheço alguns casos (pelo menos 4) de cabeçotes que apresentaram rachadura (caro e difícil pacas de consertar). Parece que o cabeçote do 16V têm um certa "tendência" a apresentar trincas...
Pela facilidade de manutenção, maior simplicidade e maior disponibilidade de peças, eu iria de 1.6 8V, ou seja Vitarinha 3P (a não ser que vc. realmente precise de maior espaço do Vitara 5P)
Grassmann
26/03/2007, 10:33
Pirilampo,
Concordo com o Arlei quanto a não comprar o V6. É problema na certa... A maioria já não fez a manutenção correta. E quando apresentar problemas, você tá fu... Primeiro: Difícil encontrar alguém que entenda como reparar aquele motor. Segundo: Não acha peças (mesmo de acabamento).
Quanto às duas opções que restam, as duas são boas. Se bem cuidados, os dois podem te atender bem. O 8V tem um pouco mais de facilidade de conseguir peças de motor. Peças para o dia-a-dia acham-se facilmente para os dois. Os cabeçotes dos 16V aguentam bem, desde que a manutenção seja bem-feita. Não dá pra deixar esquentar! Se esquentar, a chance de trincar é grande. Estou com um 16V há um ano, e não quero saber de outro carro não...
O problema dos 8V é encontrar um bem cuidado. Grande parte já fez trilhas, e muitas vezes não teve a manutenção que merecia... Seu critério de compra tem que passar obrigatoriamente pela conservação do veículo que está buscando. Veja o que estiver melhor, e compre. Qualquer um dos dois é um bom carro.
Em trilhas mais pesadas, o 8V se sai melhor por ser mais curto. No asfalto, o 16V é melhor por não quicar tanto. O 16V tem porta-malas maior, e os passageiros vão mais confortáveis no banco traseiro. O 8V tem consumo sensivelmente menor. Enfim, você vai ter pesar os motivos que o levam a comprar para decidir.
laserman
26/03/2007, 20:03
Caro Pirilampo,
A escolha da motorização é uma questão de gosto !
Há os que preferem cruzar uma estrada com jipe a 90 km/h, há os que preferem acelerar de 0 a 100 km/h em 25 s, reduzir de marcha em qq aclive. Enquanto que há quem goste de viajar a 130/140 km/h, acelerar até 100 km/h em 10 s, subir um aclive com motor sobrando e principalmente ter motor à disposição numa passagem ruim de trilha qd se precisa, só quem á teve sabe ! Meu V6 faz 8 km/l na estrada, será que o 1.6 faz 10 ?
O Vitara V6 24 V em minha opnião é o melhor já fabricado até hj !
E quem conhece de motores sabe : não se compara 4 cil em linha com V6 ! Um V6 bem cuidado dura como um diesel, roda 500.000 km sem abrir, um V8 até 1.000.000. Já um 4 cil 1.6 ... Não é à toa que a maioria dos samurais e vitaras de trilha estão sendo convertidos para motor AP, um motorzinho 1.6 com 10 / 15 anos de estrada se não for muito bem mantido não está 100 % !
Neste fim de semana viajava para Sana pela BR 101 e passou uma hilux nova e logo depois a nova ranger, botei na cola e acelerei, a 170 km/h a ranger ficou e a hilux ficou pela esquerda a 180 km/h ...Fui
Os que falam mal do Vitara V6 é por puro desconhecimento, pois o jipinho é um tesão sendo que foi o mais completo, como : rodas liga leve aro 16", altura de farol regulável, duplo air bag etc...
Abaixo segue um recente orçamento que recebi no segundo contato que fiz aqui no Rio, sendo que a transmissão e suspensão são compartilhadas com o 1.6, com excessão da susp. dianteira que é mais moderna :
Orçamento carro Suzuki Vitara ano 97 6 cil. 2.0
.CORREIA ÚNICA ..............................................R$ 75, 00
.JG. DE JUNTA COMPLETO DO MOTOR.............R$ 755,00
1) KIT CORRENTE DO MOTOR
a) CORRENTE GRANDE.....................................R$ 876,00
b) TENSOR DA CORRENTE GRANDE.................R$ 378,00
c) TENSOR DESLIZANTE....................................R$ 256,00
d) GUIA INFERIOR.......................................... ....R$ 77,00
e) GUIA SUPERIOR.......................................... ..R$ 62,00
f) CORRENTE LADO ESQUERDO.......................R$412,00
g) TENSOR DA CORRENTE LADO ESQUERDO...R$ 66,00
h) GUIA SUPERIOR DO LADO ESQUERDO.........R$ 127,00
i) GUIA INFERIOR LADO ESQUERDO................R$ 63,00
J) CORRENTE LADO DIREITO...........................R$ 284,00
Boa lama,
Olá pessoal!!!
Sou aspirante a jipeiro.
Tô na cola de um Vitara aqui em Brasília e vejo que não sou o único!
Meu foco é um Vitara 2d 1.6 8v mas, tá dificil achar uma viatura assim conservada aqui no DF.
Neste fim de semana, numa agência de veículos, vi duas viaturas bem conservadas que me colocaram numa encruzilhada: SideQuick 16v e Vitara V6.
Li muita coisa aqui no forum mas não achei um comparativo direto entre as opçoes de motorização dos Vit.
Então la vai minha dúvida: Quais são os contra dessas duas outras opções? :pensativo:
Abraço
Pirilampo
Jeanilson
26/03/2007, 21:54
...
O Vitara V6 24 V em minha opnião é o melhor já fabricado até hj !
E quem conhece de motores sabe : não se compara 4 cil em linha com V6 ! Um V6 bem cuidado dura como um diesel, roda 500.000 km sem abrir, um V8 até 1.000.000. Já um 4 cil 1.6 ... Não é à toa que a maioria dos samurais e vitaras de trilha estão sendo convertidos para motor AP, um motorzinho 1.6 com 10 / 15 anos de estrada se não for muito bem mantido não está 100 % !
...
Laserman,
Acredito que a questão levantada aqui é conseguir encontrar um Vitara V6 em bom estado de manutenção, pois os motores V6 são mais sensíveis ao problema da borra que se forma no óleo (não por descuido do proprietário, mas pelo manual que mandava trocar o óleo a cada 20.000 km :putz: ).
Tenho certeza que se conseguisse encontrar um Vitara V6 0 km ele seria a melhor opção.
[]'s
arlei_vitara
27/03/2007, 07:59
Caro Pirilampo,
A escolha da motorização é uma questão de gosto !
Há os que preferem cruzar uma estrada com jipe a 90 km/h, há os que preferem acelerar de 0 a 100 km/h em 25 s, reduzir de marcha em qq aclive. Enquanto que há quem goste de viajar a 130/140 km/h, acelerar até 100 km/h em 10 s, subir um aclive com motor sobrando e principalmente ter motor à disposição numa passagem ruim de trilha qd se precisa, só quem á teve sabe ! Meu V6 faz 8 km/l na estrada, será que o 1.6 faz 10 ?
O Vitara V6 24 V em minha opnião é o melhor já fabricado até hj !
E quem conhece de motores sabe : não se compara 4 cil em linha com V6 ! Um V6 bem cuidado dura como um diesel, roda 500.000 km sem abrir, um V8 até 1.000.000. Já um 4 cil 1.6 ... Não é à toa que a maioria dos samurais e vitaras de trilha estão sendo convertidos para motor AP, um motorzinho 1.6 com 10 / 15 anos de estrada se não for muito bem mantido não está 100 % !
Neste fim de semana viajava para Sana pela BR 101 e passou uma hilux nova e logo depois a nova ranger, botei na cola e acelerei, a 170 km/h a ranger ficou e a hilux ficou pela esquerda a 180 km/h ...Fui
Os que falam mal do Vitara V6 é por puro desconhecimento, pois o jipinho é um tesão sendo que foi o mais completo, como : rodas liga leve aro 16", altura de farol regulável, duplo air bag etc...
Abaixo segue um recente orçamento que recebi no segundo contato que fiz aqui no Rio, sendo que a transmissão e suspensão são compartilhadas com o 1.6, com excessão da susp. dianteira que é mais moderna :
Orçamento carro Suzuki Vitara ano 97 6 cil. 2.0
.CORREIA ÚNICA ..............................................R$ 75, 00
.JG. DE JUNTA COMPLETO DO MOTOR.............R$ 755,00
1) KIT CORRENTE DO MOTOR
a) CORRENTE GRANDE.....................................R$ 876,00
b) TENSOR DA CORRENTE GRANDE.................R$ 378,00
c) TENSOR DESLIZANTE....................................R$ 256,00
d) GUIA INFERIOR.......................................... ....R$ 77,00
e) GUIA SUPERIOR.......................................... ..R$ 62,00
f) CORRENTE LADO ESQUERDO.......................R$412,00
g) TENSOR DA CORRENTE LADO ESQUERDO...R$ 66,00
h) GUIA SUPERIOR DO LADO ESQUERDO.........R$ 127,00
i) GUIA INFERIOR LADO ESQUERDO................R$ 63,00
J) CORRENTE LADO DIREITO...........................R$ 284,00
Boa lama,
Tchê,
Tá sonhando ???? Vitara a 180km/h ???? 0 a 100 em 10s !!!!!!!!!!!!! Vende logo teu Vitara e compra um Stilo Schummy ou um Golf GTi que tá mais teu perfil.........ah, e boa sorte com teus rachas de jipe !
Veja bem, ninguém tá falando que o teu Vitara V6 é ruim, só que se der um pau no teu motor, se f*#deu. Tbém queria saber baseado em que, tecnicamente falando, não chutômetro e achismo........que um V6 dura 500.000 km ........
Ah, gostei dos valores das peças que vc. passou........se acha que tá barato, beleza, NBTQSF quem leva facada e acha que tá bom !
755 latinhas num jogo de juntas e acha que tá legal ...............sabe quanto custa um jogo de juntas dos 1.6 8V ????? 250 latas.............
Cada um tire suas conclusões, mas só não venha me dizer que um Vitara V6 é uma opção econômica e viável prá quem tá procurando um jipe na faixa de 25 / 30k, por que não é ok !
Pirilampo, volto a dizer, se espaço não é determinante prá vc, vai de Vitarinha 8V, escolhe um inteiro e bem conservado e seja feliz.
[ ]s polemizando,
Grassmann
27/03/2007, 09:05
Meu V6 faz 8 km/l na estrada, será que o 1.6 faz 10 ? O meu faz 11km/l - automático, com pneus 235/75.
E quem conhece de motores sabe : não se compara 4 cil em linha com V6 ! Um V6 bem cuidado dura como um diesel, roda 500.000 km sem abrir, um V8 até 1.000.000. Qual a base técnica para tal argumento?
Já um 4 cil 1.6 ... Não é à toa que a maioria dos samurais e vitaras de trilha estão sendo convertidos para motor AP, um motorzinho 1.6 com 10 / 15 anos de estrada se não for muito bem mantido não está 100 % ! Porque será que nunca vi um V6 na trilha??? Será que, nas mesmas condições de uso severo, o V6 duraria o que dura um 1.6 8V?
Neste fim de semana viajava para Sana pela BR 101 e passou uma hilux nova e logo depois a nova ranger, botei na cola e acelerei, a 170 km/h a ranger ficou e a hilux ficou pela esquerda a 180 km/h ...Fui
Vende esse teu carro... Você precisa de um Audi ou similar... Teu negócio não é Jeep.
o jipinho é um tesão sendo que foi o mais completo, como : rodas liga leve aro 16", altura de farol regulável, duplo air bag etc...
Concordo... Mas o que isso agrega em trilhas e passeios off-road? Isso agrega conforto e segurança on-road.
Laserman,
Já vi vários Vitaras. Quando fui comprar o meu e sempre que algum amigo pede ajuda pra comprar um, eu busco no mercado. E nunca vi um V6 em estado de conservação que justificasse sua compra. Por ser um carro relativamente barato, e de manutenção mais elevada que um 1.6, os donos normalmente não dão a merecida atenção ao carro. E é aí que reside todo o problema. Dor de cabeça na certa com a manutenção que irá ocorrer.
Agora, se você cuida bem do seu carro, ótimo. Mas, assim como você, quem tem um carro desses bem cuidado, não vende, certo?
E, finalmente, veja a intenção do Pirilampo em outro tópico: Passeios em estradas de terra, expedições e trilhas leves. O seu uso é muito distinto do que o Pirilampo pretende dar ao carro. Já imaginou o V6 rodando em lama, quebrando e riscando os acabamentos plásticos que só ele tem? Já imaginou como ficaria o óleo neste motor, quando submetido a regimes de uso severos, com altas temperaturas no cofre do motor e muito tempo de uso com altos giros e sem refrigeração? Já pensou se quebra um farol desses com regulagem de altura, qual o custo pro dono?
Não quero comprar briga, só que devemos prestar atenção ao que as pessoas nos pedem. E, desculpe, mas seu post tá muito fora de propósito.
[]'s
laserman
27/03/2007, 13:34
Nobre Jipeiro,
Apesar de a intenção não ter sido criar descordia ou inveja, e sim apenas trazer informações reais para a escolha de nosso amigo jipeiro.
No entanto como a mensagem supra citada foi rebatida em formato de disputa, vamos as respostas :
O meu faz 11km/l - automático, com pneus 235/75.
Qual a base técnica para tal argumento?
Qualquer razoável entendedor de mecânica sabe que um motor em V possui estrutura muito mais resistente e duradoura do que um "em linha" !!
Porque será que nunca vi um V6 na trilha???
Não seria por haver menos unidades vendidas ? Já viu qts Discovery na trilha, nova hilux, prado, wrangler e mercedez série G ? Será que estes jipes são ruins ?
Será que, nas mesmas condições de uso severo, o V6 duraria o que dura um 1.6 8V?
Qts vitaras 1.6 já retificaram motor ? Um motor forte e potente trabalha em regimes mais amenos, menor RPM e esforço. Diferentemente um motor 1.6 em linha trabalha sempre esguelado em altas rotações !
Vende esse teu carro... Você precisa de um Audi ou similar... Teu negócio não é Jeep.
Desculpe-me mas os melhores jipes possuem motor potente ! Se vc acha que é tão sabichão bote seu jipe igual o meu com metade da potencia numa trilha e veremos quem chega melhor !
Concordo... Mas o que isso agrega em trilhas e passeios off-road? Isso agrega conforto e segurança on-road.
Se vc é nostálgico deveria rodar de CJ, band ou rural e não Vitara ! Em passeios em estrada de terra, serra ou beira da praia como o que o nosso a vc pega neblina, serração onde é ideal regular um facho de farol mais baixo, roda aro 16" é beleza. E air bag, conheço jipeiros que morreram em trilhas ou voltando delas, inclusive o último foi de Vitara, me estranha vc desconhecer estes fatos !
Laserman,
Já vi vários Vitaras. Quando fui comprar o meu e sempre que algum amigo pede ajuda pra comprar um, eu busco no mercado. E nunca vi um V6 em estado de conservação que justificasse sua compra. Por ser um carro relativamente barato, e de manutenção mais elevada que um 1.6, os donos normalmente não dão a merecida atenção ao carro. E é aí que reside todo o problema. Dor de cabeça na certa com a manutenção que irá ocorrer.
Agora, se você cuida bem do seu carro, ótimo. Mas, assim como você, quem tem um carro desses bem cuidado, não vende, certo?
E, finalmente, veja a intenção do Pirilampo em outro tópico: Passeios em estradas de terra, expedições e trilhas leves. O seu uso é muito distinto do que o Pirilampo pretende dar ao carro. Já imaginou o V6 rodando em lama, quebrando e riscando os acabamentos plásticos que só ele tem? Já imaginou como ficaria o óleo neste motor, quando submetido a regimes de uso severos, com altas temperaturas no cofre do motor e muito tempo de uso com altos giros e sem refrigeração? Já pensou se quebra um farol desses com regulagem de altura, qual o custo pro dono?
Meu Vitara V6 tinha óleo sintético trocado de 10.000 em 10.000 km, e acho difícil quem tenha jipe que troque de 20.000 em 20.000 !!
Qt a regulagem de farol, alargadores de paralama ( ótimos para proteger a lata do jipe, e em muitos incluídos como acessório ) se quebrar é só fixar ou tirar e ficar com um jipe espartano como o seu !!! Agora dizer que fender é problema em um jipe é muita ignorância, me desculpe !!
E já que vc sabe tanto diga-me como ficaria o óleo em uso severo neste V6 ?
Não quero comprar briga, só que devemos prestar atenção ao que as pessoas nos pedem. E, desculpe, mas seu post tá muito fora de propósito.
Vc deveria respeitar mais a opnião dos outros e se informar melhor sobre suas considerações !! E sobre bolso, cada um é que sabe o qt pode gastar !
O grande barato do OFFROAD é a democracia, encontrá-se equipamento de R$ 200.000,00 ao lado de R$ 5.000,00 ! Portanto não tente denegrir o equipamento alheio !
[]'s
Boa lama,
laserman
27/03/2007, 13:39
Nobre Jipeiro,
Apesar de a intenção não ter sido criar descordia ou inveja, e sim apenas trazer informações reais para a escolha de nosso amigo jipeiro.
No entanto como a mensagem supra citada foi rebatida em formato de disputa, vamos as respostas :
O meu faz 11km/l - automático, com pneus 235/75.
Qual a base técnica para tal argumento? []'s
Qualquer razoável entendedor de mecânica sabe que um motor em V possui estrutura muito mais resistente e duradoura do que um "em linha" !
Porque será que nunca vi um V6 na trilha???[]'s
Não seria por haver menos unidades vendidas ? Já viu qts Discovery na trilha, nova hilux, prado, wrangler e mercedez série G ? Será que estes jipes são ruins ?
Será que, nas mesmas condições de uso severo, o V6 duraria o que dura um 1.6 8V?[]'s
Qts vitaras 1.6 já retificaram motor ? Um motor forte e potente trabalha em regimes mais amenos, menor RPM e esforço. Diferentemente um motor 1.6 em linha trabalha sempre esguelado em altas rotações !
Vende esse teu carro... Você precisa de um Audi ou similar... Teu negócio não é Jeep.[]'s
Desculpe-me mas os melhores jipes possuem motor potente ! Já que vc é tão arrogante bote seu jipe igual o meu com metade da potência numa trilha e veremos quem chega melhor !
Concordo... Mas o que isso agrega em trilhas e passeios off-road? Isso agrega conforto e segurança on-road.[]'s
Se vc é nostálgico deveria rodar de CJ, band ou rural e não Vitara ! Em passeios em estrada de terra, serra ou beira da praia como o que o nosso amigo deseja fazer vc pega neblina, serração onde é ideal regular um facho de farol mais baixo, roda aro 16" é lindo. E air bag, conheço jipeiros que morreram em trilhas ou voltando delas, inclusive o último foi de Vitara, me estranha vc desconhecer estes fatos !
Laserman,
Já vi vários Vitaras. Quando fui comprar o meu e sempre que algum amigo pede ajuda pra comprar um, eu busco no mercado. E nunca vi um V6 em estado de conservação que justificasse sua compra. Por ser um carro relativamente barato, e de manutenção mais elevada que um 1.6, os donos normalmente não dão a merecida atenção ao carro. E é aí que reside todo o problema. Dor de cabeça na certa com a manutenção que irá ocorrer.
Agora, se você cuida bem do seu carro, ótimo. Mas, assim como você, quem tem um carro desses bem cuidado, não vende, certo?
E, finalmente, veja a intenção do Pirilampo em outro tópico: Passeios em estradas de terra, expedições e trilhas leves. O seu uso é muito distinto do que o Pirilampo pretende dar ao carro. Já imaginou o V6 rodando em lama, quebrando e riscando os acabamentos plásticos que só ele tem? Já imaginou como ficaria o óleo neste motor, quando submetido a regimes de uso severos, com altas temperaturas no cofre do motor e muito tempo de uso com altos giros e sem refrigeração? Já pensou se quebra um farol desses com regulagem de altura, qual o custo pro dono?[]'s
Meu Vitara V6 tinha óleo sintético trocado de 10.000 em 10.000 km, e acho difícil quem tenha jipe que troque de 20.000 em 20.000 !!
Qt a regulagem de farol, alargadores de paralama ( ótimos para proteger a lata do jipe, e em muitos incluídos como acessório ) se quebrar é só fixar ou tirar e ficar com um jipe espartano como o seu !!! Agora dizer que fender é problema em um jipe é muita ignorância, me desculpe !!
E já que vc sabe tanto diga-me como ficaria o óleo em uso severo neste V6 ?
Não quero comprar briga, só que devemos prestar atenção ao que as pessoas nos pedem. E, desculpe, mas seu post tá muito fora de propósito.[]'s
Vc deveria respeitar mais a opnião dos outros e se informar melhor sobre suas considerações !! E sobre bolso, cada um é que sabe o qt pode gastar !
O grande barato do OFFROAD é a democracia, encontra-se equipamento de R$ 200.000,00 ao lado de R$ 5.000,00 ! Portanto não tente denegrir o equipamento alheio !
P.S. Se eu tivesse $ estaria de série G ou unimog na trilha mas como quero algo de R$ 25.000, vou de Vitara V6 !
[]'s
Boa lama,
Grassmann
27/03/2007, 14:46
O pior cego é aquele que não quer ver...
Estou me retirando desta discussão, antes que os ânimos fiquem mais exaltados...
Fui!...
Pirilampo
27/03/2007, 14:57
Que polêmica da po...!!!:razz:
Senhores,
Não discuto as qualidades do V6 e do 16v. Cada um tem seus fortes e fracos, assim como o 8v. Certo?
A idéia é discutirmos qual é a melhor opção para um oreia-seca que quer entrar pro mundo 4x4. Quero um carro pequeno. Só preciso de espaço para duas pessoas e um Zequinha (que não é gente).:razz: Quero potência suficiente para poder chegar no meu destino, sem correria e em paz, subir uns barrancos, passar nuns atoleiros e voltar para casa como imagino que a rapaziada faz nos comboios.
Se pudesse mesmo, estaria batendo de Troller ou Defender!:dance:
Olha só, acho que uma coisa que li entre as respostas é certa: quanto mais comum, maior a facilidade de encontrar peças, dar manutenção e trocar idéias quando o assunto é equipar o jipe. Concluo que o vitara 8v sai na frente nesse quesito. Para isso bastou ler nosso forum.
Coloquei a questão porque imaginava que, os tão comentados cuidados extras necessários dos 16v's não se aplicariam aos Vitaras por ser um motor tão bem feito. Quanto aos V6's, gostaria de saber mesmo se as peças e manunteção eram realmente caras. E parece que são. Acho que é um carrão mas, pra quem pode. Como falaram, se eu achasse um okm, seria a melhor opção pois, cuidaria dele mais que de mim mesmo! Mas como não acho um assim....
Valeu muito pelas respostas. Elas foram muito enriquecedoras.:palmas:
Espero encontrar a viatura que está reservada pra mim logo!
Tô sonhando com o bicho quase todo dia!
Se alguem tiver alguma dica, nao deixe de postar.
Abraço a todos e muito barro no para-lama de vocês!!!
Grassmann
27/03/2007, 15:23
Pirilampo,
Boa sorte na procura.
E quando for rodar com o carro, antes de comprar, leve um mecânico ou um amigo que conheça os Zukis. Muitos dos que estão por aí são muito mal cuidados e maquiados. Desconfie sempre do carro que "nunca fez trilha". Às vezes é melhor comprar um que fazia trilha mas era bem cuidado...
Conheço várias pessoas que tem Vitaras 8V e 16V, e todos os que compraram carros com uma boa manutenção não se arrependeram. Já aqueles que foram detonados em trilha e depois maquiados... Sei não...
Visite o Jeep Clube da sua região. Normalmente os carros de trilha são conhecidos do pessoal. E eles sabem quem cuida e quem não cuida dos carros. Só pra exemplificar, tem um Vitara 16V aqui em Curitiba, muito bonito. Parece bem cuidado, lata impecável, motor aparentemente bom. Interior novo. Tá vendendo há 18 meses e ninguém compra. Sabe porque? Porque o antigo dono dele enfiou o carro num rio e teve problemas com água no interior e o motor deu calço hidráulico. Como era carro de trilha, todos ficam sabendo da "cagada" e ninguém compra... (Olha ele aí: http://www.meucarronovo.com.br/modelocarro2.php?id=305089&posicao=2&total_pesquisa=56)
Se você estivesse em Curitiba, poderia te ajudar. Sempre temos boas ofertas de Vitaras usados por aqui...
laserman
27/03/2007, 15:47
Meu caro,
espero que tenha tido a oportunidade de fazer sua própria escolha ouvindo pilotos dos tipos de vitara os quais questionou, sem declarações tendênciosas e pouco técnicas !
E o que importa é que possa ter o melhor jipe para sua atual situação !
E volto a repetir : Jipe bom é o nosso !
Boa lama,
Que polêmica da po...!!!:razz:
Senhores,
Não discuto as qualidades do V6 e do 16v. Cada um tem seus fortes e fracos, assim como o 8v. Certo?
A idéia é discutirmos qual é a melhor opção para um oreia-seca que quer entrar pro mundo 4x4. Quero um carro pequeno. Só preciso de espaço para duas pessoas e um Zequinha (que não é gente).:razz: Quero potência suficiente para poder chegar no meu destino, sem correria e em paz, subir uns barrancos, passar nuns atoleiros e voltar para casa como imagino que a rapaziada faz nos comboios.
Se pudesse mesmo, estaria batendo de Troller ou Defender!:dance:
Olha só, acho que uma coisa que li entre as respostas é certa: quanto mais comum, maior a facilidade de encontrar peças, dar manutenção e trocar idéias quando o assunto é equipar o jipe. Concluo que o vitara 8v sai na frente nesse quesito. Para isso bastou ler nosso forum.
Coloquei a questão porque imaginava que, os tão comentados cuidados extras necessários dos 16v's não se aplicariam aos Vitaras por ser um motor tão bem feito. Quanto aos V6's, gostaria de saber mesmo se as peças e manunteção eram realmente caras. E parece que são. Acho que é um carrão mas, pra quem pode. Como falaram, se eu achasse um okm, seria a melhor opção pois, cuidaria dele mais que de mim mesmo! Mas como não acho um assim....
Valeu muito pelas respostas. Elas foram muito enriquecedoras.:palmas:
Espero encontrar a viatura que está reservada pra mim logo!
Tô sonhando com o bicho quase todo dia!
Se alguem tiver alguma dica, nao deixe de postar.
Abraço a todos e muito barro no para-lama de vocês!!!
Bruno Machado
27/03/2007, 16:16
Que polêmica da po...!!!:razz:
Senhores,
Não discuto as qualidades do V6 e do 16v. Cada um tem seus fortes e fracos, assim como o 8v. Certo?
A idéia é discutirmos qual é a melhor opção para um oreia-seca que quer entrar pro mundo 4x4. Quero um carro pequeno. Só preciso de espaço para duas pessoas e um Zequinha (que não é gente).:razz: Quero potência suficiente para poder chegar no meu destino, sem correria e em paz, subir uns barrancos, passar nuns atoleiros e voltar para casa como imagino que a rapaziada faz nos comboios.
Se pudesse mesmo, estaria batendo de Troller ou Defender!:dance:
Olha só, acho que uma coisa que li entre as respostas é certa: quanto mais comum, maior a facilidade de encontrar peças, dar manutenção e trocar idéias quando o assunto é equipar o jipe. Concluo que o vitara 8v sai na frente nesse quesito. Para isso bastou ler nosso forum.
Coloquei a questão porque imaginava que, os tão comentados cuidados extras necessários dos 16v's não se aplicariam aos Vitaras por ser um motor tão bem feito. Quanto aos V6's, gostaria de saber mesmo se as peças e manunteção eram realmente caras. E parece que são. Acho que é um carrão mas, pra quem pode. Como falaram, se eu achasse um okm, seria a melhor opção pois, cuidaria dele mais que de mim mesmo! Mas como não acho um assim....
Valeu muito pelas respostas. Elas foram muito enriquecedoras.:palmas:
Espero encontrar a viatura que está reservada pra mim logo!
Tô sonhando com o bicho quase todo dia!
Se alguem tiver alguma dica, nao deixe de postar.
Abraço a todos e muito barro no para-lama de vocês!!!
Pirilampo,
Só uma coisa: procure bastante, e ache um Suzuki BOM, ÓTIMO ou EXCELENTE prá comprar. Não compre Suzukis médios, razoáveis ou prá reformar, que aí a manutenção te quebra. Qualquer modelo Suzuki (menos o Grand Vitara diesel com motor XUD, da mesma família que equipava o JPX :parede: :parede: ) é um carro muito bem construído, confiável, que dá pouca manutenção. A manutenção não é barata, nem cara demais, mas carro ruim (jipe ou não, de qquer marca) não vale a pena. Mesmo um pouco mais caro, compensa comprar carro bom, prá economizar na manutenção.
Comprou? Faça uma revisão caprichada, antes de ir prá trilha, vai te economizar uns bons $$$ depois.
Não conheço as trilhas de BSB, mas o 5 portas tem mais espaço interno (cabe mais cerveja :mrgreen: ) e prá quem não vai fazer trilhas mais radicais, costuma ser uma boa opção, pela maior facilidade de achar jipes bons.
Boa dica do Grassmann, procure o Jipe Clube de Brasília, os caras vão saber te orientar sobre as trilhas da cidade e se as trilhas judiam demais do 5 portas. Em BH fica ruim prá 5p, mas tem colega que comprou um Sidekick e enfia o coitado em todos os buracos, sem dó! E o jipinho vai!!!:shock:
É isso aí, compre um Suzuki bom e seja feliz.
[ ]'s
Grassmann
27/03/2007, 16:39
Só uma coisa: procure bastante, e ache um Suzuki BOM, ÓTIMO ou EXCELENTE prá comprar. Não compre Suzukis médios, razoáveis ou prá reformar, que aí a manutenção te quebra.
Boa Bruno... Realmente não vale a pena comprar um Vitara (ou qualquer outro carro) pra arrumar os defeitinhos... Afinal, se o dono anterior não arrumou, provavelmente é porque não era tão simples assim...
Qualquer modelo Suzuki ... é um carro muito bem construído, confiável, que dá pouca manutenção. A manutenção não é barata, nem cara demais... Mesmo um pouco mais caro, compensa comprar carro bom, prá economizar na manutenção.
Assino embaixo. Até uns R$1.500 ou R$2.000 a mais, se o carro estiver impecável no quesito manutenção, vale a pena... Só pra ter uma idéia, abri o diferencial traseiro do meu carro esta semana (150mkm rodados), e as planetárias e satélites estão novinhos...
Comprou? Faça uma revisão caprichada, antes de ir prá trilha, vai te economizar uns bons $$$ depois.
Separe uns R$1.500 pra revisar o carro. (Troque TODOS os óleos - cárter, câmbio, reduzida, diferenciais, DH, freio; Revise velas, distribuidor e cabos; Veja pastilhas e lonas de freio; Verifique correia dentada e correias de acessórios; Cheque ar condicionado e carga de gás; Verifique eventuais problemas com radiador;...)
Não conheço as trilhas de BSB, mas o 5 portas tem mais espaço interno (cabe mais cerveja :mrgreen: ) e prá quem não vai fazer trilhas mais radicais, costuma ser uma boa opção, pela maior facilidade de achar jipes bons.
...
tem colega que comprou um Sidekick e enfia o coitado em todos os buracos, sem dó! E o jipinho vai!!!:shock:
Eu também enfio o meu em buracos!... E até hoje nunca me deixou na mão. :palmas: :dance: E ainda levo a patroa e os dois filhos pequenos junto...
Pirilampo
27/03/2007, 17:19
Pô rapaziada, valeu mesmo!!!
Ótimas dicas!!!
Vou imprimir a lista de coisas que tenho que revisar e deixar na carteira.
De qualquer forma, se encontrarem um Vitara que realmente vale a pena na cidade de vocês, entrem em contato. Sou capaz de buscar o bicho lá no Chile! (ai vou poder voltar dirigindo:dance:)
Bruno Machado
27/03/2007, 18:59
Pô rapaziada, valeu mesmo!!!
Ótimas dicas!!!
Vou imprimir a lista de coisas que tenho que revisar e deixar na carteira.
De qualquer forma, se encontrarem um Vitara que realmente vale a pena na cidade de vocês, entrem em contato. Sou capaz de buscar o bicho lá no Chile! (ai vou poder voltar dirigindo:dance:)
Pirilampo,
Tem um amigo meu (dono da oficina onde levo meus carros a mais de 20 anos, e levo também meus Suzukis, um Vitara 8v 3portas e um Samurai. Por isso eu chamo ele de sócio...:rolleyes: ) vendendo um Vitara 3portas (não sei o ano direito, 92 ou 93) MT, azul. A mecanica do carro é 100%, o cara só põe peça original, prá não ter dor de cabeça.
Na minha conceituação, o carro dele merece um ótimo. Melhor que bom, menos que excelente. Se vc quiser, passo o tel dele por MP, vc liga prá ele e conversa.
[ ]'s descomissionados
Pirilampo
29/03/2007, 09:15
Ôh Bruno, beleza!
Manda o telefone e email do cara sim.
abraço
EmersonDias
29/03/2007, 12:01
Olá Piriliampo!
Acompanhei o tópico e as colocações do pessoal, que considero muito importantes para que você possa realizar a sua escolha, encontrando o carro que seja mais adequado às suas necessidades.
Bom, eu não sou o mais experiente aqui, mas já passei pelo que você está passando. Indiscutivelmente, o Vitara é um Jipe muito valente, bastante valorizado e com um custo benefício inigualável, em se tratando de 4x4 de verdade. No que diz respeito às motorizações, eu acho que já se falou exaustivamente aqui, de forma que você já deve ter podido tirar suas conclusões. Pelo seu perfil, que eu acho que se aproxima muito do meu, eu acho que de fato o seu carro é um 8v 3P 1.6.
Eu comprei um Vitara 95 3p 1.6 Câmbio Manual, Conversível com capota de fibra em Fortaleza. Eu particularmente sempre fui fã de conversíveis, e quando tomei gosto pelos 4x4, me encontrei de fato. Moro em Natal e fui comprar em fortaleza porque lhe digo com segurança, é o lugar do páis onde são mais baratos, pois a oferta é grande. Saí daqui com uns 5 em vista pra olhar lá... TODOS conversíveis e levei um branquinho por 16mil. Já vi esse carro em torno de 25mil pelo país, principalmente pelo sul, onde é mais valorizado. No entanto, caso seja de seu interesse ir buscar em fortaleza, preocupe-se, dentre todos os itens demonstrados ao longo desse tópico, com ferrugem pois por ser uma cidade litorânea, muitos andam na praia. O meu eu vi ferrugens sim, mas nada de muito grave que impedisse a compra. Saí de Natal já com o telefone de uma oficina especializada em Suzuki lá, onde levei o Vitara para que tivesse sua mecÂnica avaliada, que graças a Deus estava em ordem. Troquei tudo que é oleo e voltei rodando nele, 517km para Natal/RN.
Não sei se os conversíveis lhe agradam, mas a mim, sem dúvida foi um dos motivos para que eu gostasse mais do carro.
Eu estou super feliz com ele.. sempre tenho ido andar nas dunas e até agora só gastei com revisão de freios, a troca de uma coifa e de óleos. O resto tá tinindo. É lógico, que por ser um carro com 12 anos de uso, tem uma coisa ou outra faltando.. uma borracha.. uma besterinha no painel, uma regulagem aqui.. etc.
Pra você ter uma idéia, eu ia comprar um Buggy.. um Selvagem (modéstia parte, o melhor buggy do Brasil), que é fabricado num município aqui perto de Natal, mas preferi um Vitara.. por ser apenas um pouco mais caro e oferecer muito mais vantagens. Costumo usar meu vitara só nos finais de semana e as vezes saio nele à noite (sem capota, é claro.. hehehe). No dia-a-dia, uso meu corsinha e tou feliz à beça.
Vê um pouco aí da minha satisfação:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26793
Hehehe!
Antes que alguém pergute, esse scoop de L200 nao foi eu que coloquei. Veio nele. O capô nao é cortado, a peça está só de enfeite, parafusada.
[]´s conversíveis :grin:
Bruno Machado
29/03/2007, 21:32
Ôh Bruno, beleza!
Manda o telefone e email do cara sim.
abraço
Pirilampo,
Enviei MP com o tel e email do dono do Vitara.
Entra em contato com ele, pede detalhes de como está o jipe, negocia preço, pede fotos, vê com algum amigo seu um meca aqui em BH, etc.
Como indiquei - e sem comissão :putz: - saio fora da negociação e agora é com vcs, falow?:concordo:
[ ]'s
Pirilampo
04/04/2007, 09:02
Pessoal, valeu muito pela a ajuda!
Agora vou continuar na capitura do Vitara 8v perfeito.:parede:
Abraço a todos!!!
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