Conectar

Ver Versão Completa : Willys X GNV

Phael
25/03/2007, 20:05
Olá
Alguém ja colocou GNV em um jeep willys com motor original???
Assim, primeiramente queria dar um olá a todos, esse é meu primeiro post!Achei esse fórum e to adorando, tem muita coisa legal!!!
Eu fiz essa pergunta no orkut e algumas pessoas disseram que já colocaram no jeep willys gnv, e que estão satisfeitos com a economia.

Os problemas são so seguintes....
*perda da potência; (alguns disseram q foi mínima) -> Lógico o gnv não seria usado em trilhas, nesses momentos é só usar a gasolina.
*Outro problema é o espaço para colocar o cilindro...uns colocaram no lugar do banco traseiro, ou colocaram dois pequenos debaixo deles e um colocou dois cilindros debaixo do assoalho.

Bem eu resolvi postar sobre esse assunto pq eu queria saber se alguém aqui já fez isso, se realmente compensa ...ah se puderem colocar fotos seria mt bom!!!!!!E eu também vi um tópico outro dia sobre economia, talvez seja uma saída para o jeep na cidade.

Uma outra coisa, alguém conseguiu colocar o jeep no seguro contra roubo?!?!?!eu moro no rio...e meio complicado ter um carro aberto

Valeu gente desde já agradeço ajuda d vcs!

Zepi
25/03/2007, 21:20
Amigo,tudo bem?

Tenho uma rural willys,agora sem motor,que usava o willys 3000 do itamaraty.
Cara essa história de que fica fraco pode até ser verdade,mas não pra mim.
Acredito que pode acontecer de ser mal colocado ou má regulagem,sei lá!
Na rural ficou tão bom que na primeira volta na quadra que dei junto com o funcionário da convertedora, eu perguntei:- Como faz agora pra passar para o gnv?Ele me respondeu que já estava rodando no gnv!
Eu que era dono da rural há 3 anos não percebi adiferença...
Mas tem que cuidar a parte elétrica,pois ele é mais sensível a velas velhas,ou bobina fraca...
Na minha coloquei a bobina "MI" do gol MI que é mais potente,e uso um acarburador maior que o eriginal(Webber446).Talvez isso tenha ajudado...
Depois se vc souber regular o gás fica melhor ainda!
E rende bastante!
Na minha rural fazia 8~8,5km/m3 na cidade e chega a fazer até 12,5 na estrada,com caixa original e relação diferencal 47/11.

Quanto a seguro de jipe tenho um e-mail que mandei a uma seguradora:

Prezado Giusepe,

Fazemos seguros de "Jeep", inclusive Rural Willys, de qualquer ano de fabricação e em todo o Território Nacional.

O seguro abrange sómente cobertura contra "Terceiros", ou seja:

Danos Materiais Contra Terceiros;
Danos Corporais Contra Terceiros;
Acidentes Pessoais por Passageiro - Morte Acidental;
Acidentes Pessoais por Passageiro - Invalidez Permanente por Acidente; e Assistência 24 Horas Completa.

Não há cobertura para "Colisão, Incêndio e Roubo" do próprio veículo.

Ficamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente

Roberto de Oliveira
roberto@baseleste.com.br
----- Original Message -----
From: <giusepe@sdhsu.prefpoa.com.br>
To: <contatos@baseleste.com.br>
Sent: Saturday, October 15, 2005 11:37 AM
Subject: SEGURO...

Bom dia Senhores!

Gostaria de saber se efetuam seguros para jeeps também aqui no sul(RS) onde me encontro?Tenho uma Rural Willys 1971,e também queria saber quais as condições de seus seguros nessas modalidades.Não quais os dados que necessitam para fazer um orçamento,mas posso enviar-lhes mais informações e fotos do veículo.

Aguardo um retorno.

Um bom dia!

Giusepe Junqueira,15 de outubro de 2005,Porto Alegre.

Ramone
25/03/2007, 21:58
Zepi, infelizmente esse seu email está desatualizado.
A Base Leste não faz mais seguros contra terceiros para Jeep. :(

Abraços,

Zepi
26/03/2007, 00:29
Putz que m....
Era o que eu tinha né....
Essa era a única que eu conhecia...é bem difícil achar...
O jeito é se cuidar...

Abraço.

felipemendes
26/03/2007, 09:13
Uma outra coisa, alguém conseguiu colocar o jeep no seguro contra roubo?!?!?!eu moro no rio...e meio complicado ter um carro aberto

Seguro, não tem. Mas há um monte de coisas que vc pode fazer: trancar a alavanca da redução no neutro; fazer um segredo com relé; colocar um imobilizador; usar aquela corrente que prende o volante à embreagem. Eu mesmo estou com umas idéias aqui (também sou do Rio) de usar um celular pré pago e uma guilhotina pra cortar o cabo do distribuidor.
Nada disso impede um espírito de porco de entrar e retalhar os bancos, mas já é um começo.
[],
Felipe

Santoro
26/03/2007, 17:54
por partes como diria nosso amigo jack estripador :

Tenho um cj-5 , eh moro no rj tb , e tenho gnv nele a 1 ano,eh meu unico carro, uso pra trilhas e trabalho faculdade sair e o q mais vier na telha.
Tenho 2 cilindros embaixo do banco traseiro conforme vc ja sitou ai phel , n há outros lugares sao esses msm . a melhor maneira de se instalar e conforme a sua necessidade , eu n optei por instalar embaixo no asoalho pq o meu esta um pouco podre rs. Outra coisa , eu tive q furar o meu carburador para ter um rendimento melhor no gnv , sem furar usando o tal mesclador dava back fire o tempo inteiro(retorno de gnv para dentro do filtro de ar ) causando cheio dentro do veiculo e uma queima pobre do gas . troquei a bobina tb , como ja falaram aki , usando tb a bobina do gol mi,gnv eh mto chato com essas coisas, velas sujas , filtroeh bom verificar .

Quanto a seguros , bom ja falaram tb , somente contra terceiros quando acha. no meu carro eu uso um segredo q corta corrente , uma corrente na direção e outra no caput do motor .Nunca tive problema , tenho meu cj a 3 anos ,paro o carro na rua normalmente(lapa,lagoa,e por ai vai) , e deixo coisas dentro dele , n sei se eh sorte ou n , mas nunca me levaram nada .

pra completar , phel onde vc mora no rj ?
abraço .

Leo - Beethoven
26/03/2007, 18:23
Tenho um CJ-5 e penso em colocar GNV nele também, mas ainda não vi nenhum rodando aqui em sampa pra avaliar, não o desempenho, mas sim a condição da instalação.....
Santoro, de quanto são os seus cilindros ? Quero ter um idéia de tamanho....Acredito que no final, o banco trazeiro ficou mais alto, não ?

Zepi
26/03/2007, 21:20
Ah outra coisa,eu uso uma válvula que tem duas saídas de gás que é próprio para motores grandes(cilindrada).Pode ser que isso dê diferença....
Velas tem que estar em bom estado,motor com boa compressão(esse muito influenciador);filtro da ar;bobina(preferência "MI")...Injeção de gás no pé do carburador(nos sistemas mais modernos a injeção é direto no coletor com um bico por cilindro,como no sistema "multi-point",e interessante que nos testes,do dinamômetro,fica uma diferença mínima de potência entre a gasolina e gnv).
Acho que se sabe pouco ainda sobre o sistema,então não dá pra simplesmente dizer que o combustível gnv é ruim.Tem que avaliar o sistema,pois esses carros foram feitos pra rodar com gasolina ou álcool,e não gnv.

Abraço

Santoro
26/03/2007, 22:39
2 cilindros de 7,5 , sim o banco traseiro fica um pouco alto ,pessoas grandes sao um incomodo , pois a cabeça bate na lona , mas como eu n ando ali msm , o zeca q se vire kkk zepi , como eh essa valvula com 2 saidas de gas ? vc diz 2 injetores no carburador ? o seu carburador qual eh ?

Kerosene
26/03/2007, 22:58
Boa noite pesoal....

A princípio num tem problema nenhum com o motor original não...
Tecnicamente avaliando o sistema ainda num dá pra saber, mas partindo do princípio prático, que tem bf tocando empilhadeira de 2 ton, com GLP desde 1960. Pra mim é tudo mera formalidade.... esse negócio de falar que tá em teste e tal.... tá mais que comprovado que o negócio funciona, e bem, já que a diferença entre GLP e GNV, é muito pequena....
As tecnologias de hoje ajustam esse desempenho que supostamente seria menor.
Concordo com o Zepi, só precisa de um cara bão pra mexer... e acertar o sistema direitinho...

Mexendo meus pausinhos pra logo por GNV na Rural...

ABRAÇOS...

Zepi
26/03/2007, 23:27
Beleza Santoro!
Seguinte,quando fui colocar o gnv na Rural pesquisei durante mais de um ano na internet,em documentários,reportagens e etc.

Visitei várias convertedoras,vi os kits,até que achei uma que me deu confiança e me indicou essa válvula pare meu motor,dizendo que seria melhor o rendimento.

Ela tem duas saídas de gnv,como uso um carburado 446(duplo) tem um bico em cada corpo do carburador.

É mais chato de regular mas o resultado é ótimo!
Ainda quero colocar um injetor pra cada cilindro no coletor.

Qualquer coisa é só dar um grito!

Abraço

Santoro
27/03/2007, 16:54
ahh ta , 2 injetores eh usado quando o carburador tem 2 estagios e o correto , o meu sendo um solex 40 deis original , so tem um estagio , por isso so tenho 1 injetor , ate pensei em colocar outro no outro lado do carburador pra fazer o gas mais uniforme no carburador , mas desisti da ideia ..

Leo - Beethoven
27/03/2007, 18:05
Boa noite pesoal....

A princípio num tem problema nenhum com o motor original não...
Tecnicamente avaliando o sistema ainda num dá pra saber, mas partindo do princípio prático, que tem bf tocando empilhadeira de 2 ton, com GLP desde 1960. Pra mim é tudo mera formalidade.... esse negócio de falar que tá em teste e tal.... tá mais que comprovado que o negócio funciona, e bem, já que a diferença entre GLP e GNV, é muito pequena....
As tecnologias de hoje ajustam esse desempenho que supostamente seria menor.
Concordo com o Zepi, só precisa de um cara bão pra mexer... e acertar o sistema direitinho...

Mexendo meus pausinhos pra logo por GNV na Rural...

ABRAÇOS...

Ptz bem lembrado...aqui onde eu trabalho tem uma empilhadeira que os mais velhos aqui dizem ser da década de 60....eu tenho 15 anos de empresa e essa bicha aqui roda 24 horas por dia no GLP (Rodagás) e pasmem, está um motor Willys 6 cil....pelos menos nestes 15 anos, nunca tiveram que abrir motor nem nada no motor...aliás fui perguntar pro operador que também é antigo de casa e ele me disse que nunca trocou o óleo, só completam......e a como a danada sofre.....

Zepi
27/03/2007, 18:26
Santoro,
Vou me informar na convertedora mas acho que não é pelo carburador que eles usam essa válvula.Entendi que para motores de maior cilindrada esse seria o melhor caminho.Vi eles instalando numa blazer com motor 2.2.

Retorno...

Valeu!

Santoro
28/03/2007, 18:01
se n for abusar mto m n teria uma foto ?

Zepi
28/03/2007, 19:28
Acho que posso tirar uma da válvula e outra do carburador com duas entradas,pode ser?
Assim conseguesse ver bem como é o sistema...
Abração

Phael
28/03/2007, 21:40
Caraca tanta coisa, valeu pela ajuda, o tópico rendeu!!!!!!!
Santoro eu sou de Bonsucesso, Zona Norte. Aonde vc colocou o seu gnv?
Cada vez eu só tenho mais certeza do que fazer, comprar o cj5 e tacar o gás e botar o banco traseiro em cima!!!!!!!!!!!Vai ficar ótimo!
Por enquanto é são só planos rsrsr (eu pretendo comprar um cj5 por uns R$ 8mil aqui no rio, mas infelizmente não agora)

Todos colocaram dois cilindros de 7,5? ALguém pode me mandar uma foto??
AH! A história do GLP é ótima!

Enquanto aos seguros...é uma pena seria mt bom ter um. Eu até acho que jeep não corre tanto risco de ser roubado não, por ser um carro diferente que chama atenção e não ter tanta procura, porém vandalismo, isso é um risco. Poderia ter um seguro contra isso, fora batidas hehe.
ABRação, obrigado pelas mensagens

Santoro
28/03/2007, 23:09
Blz zepi,fico no aguardo;
seguro contra terceiro e uma boa , ja tomei 2 batidas ja , aind abem q todos os 2 tinham seguro e combriram meu preju .

torp
28/03/2007, 23:47
fala galera
fot do gas isntalado atras 2 cilindor de 7,5.
meu motor e o bf, faço trilha no gas trankilo

falow

Thiago Pinto
29/03/2007, 07:25
Pessoal

Já que é para colocar o banco em cima do cilindro.......aumente o banco do Zequinha para levar a sogra.

Zepi
29/03/2007, 08:05
Outra coisa que lembrei agora é que uso um carburador duplo com 36 mm cada venturi.Não sei se faz diferença,mas é ~75% maior do que a maioria dos carburadores simples de 40mm!De repente gasta mais na gasolina,mas no gnv...

Abraços

Zepi
30/03/2007, 22:47
Achei o site do fabricante da valvula REG:

http://www.omvlgas.it/prodotti.php#

Vai na válvula número R89/R90.

Dá uma olhada Santoro!

ABraços

jlln
26/04/2007, 19:49
Eu tenho cj 5 com o bf161 no GNV, vale muito a pena, a perda de potência é questão de regulagem mais tared eu posto fotos do meu sistema... akele abraço

Zepi
26/04/2007, 23:50
tEM QUE AVALIAR A QUESTÃO DO CARBURADOR..
jà li que carburado com duplo estágio não muito bom pra gnv.
Ele foi feito pra dois estágios de entrada de ar com dois de injeção de gasolina,mas não prevê entrada só de gás...
quando um estiver fechado,mesmo assim estará recebendo gás..esse sendo disperdiçado...
Já os que abrem sincronizadamante acho que não teria esse problema...
mas isso é restritamente para o uso do gás gnv...

è minha opinião...
Abraços

klaus motta
27/04/2007, 09:33
caros companheiros;
No meu antigo jeep eu coloquei gnv 3 cilindros de 8m e me arrependi.O custo de um kit aqui no RJ fica em torno 2500,00.O gnv não trabalha bem com veiculos com platinado.Não liga nem por reza braba,então acrescentar a despesa um kit de ignição eletrônica.O carburador tem que ser furado,o banco traseiro só serve para anão recem-nascido até criança fica ruim de andar.Quantos Km vcs andam mensalmente?quanto tempo para reaver o investimento?para quem anda bastante acho melhor partir para o diesel,até porque acho dinheiro investido em bf uma perda.
Abraços
Klaus

Zepi
27/04/2007, 10:23
caros companheiros;
No meu antigo jeep eu coloquei gnv 3 cilindros de 8m e me arrependi.O custo de um kit aqui no RJ fica em torno 2500,00.O gnv não trabalha bem com veiculos com platinado.Não liga nem por reza braba,então acrescentar a despesa um kit de ignição eletrônica.O carburador tem que ser furado,o banco traseiro só serve para anão recem-nascido até criança fica ruim de andar.Quantos Km vcs andam mensalmente?quanto tempo para reaver o investimento?para quem anda bastante acho melhor partir para o diesel,até porque acho dinheiro investido em bf uma perda.
Abraços
Klaus

Bom dia Amigo!

Não concordo.
Na minha Rural coloquei um cilindro de 21m3 e gastei quase 4 mil reais incluindo taxas.
Em cinco meses paguei o kit e agora já paguei até a minha o preço da Rural(R$5.500,00)

Quanto a ignição eu não sei pois o meu já estava com eletrônica quando converti,e pega normal tanto no frio como no calor,e se o carburador não estiver legal pega até melhor do que na gasolina.
Com certeza o carburador tem que ser furado,pois colocar no filtro fica uma bos%$#@&*...

Bem eu com uma rural to fazendo 8,5~9km/m3 na cidade acho que tá bom né?Na estrada já fiz até 13!Isso com caixa original...imagina com uma over de f-1000 que tem uma das melhores relações em 5ª marcha!hehehehehe!Diesel é legal,mas eu não tinha 8 mil reais ou mais pra comprar um!
Sem contar caixa,burocracia no detran.adaptação,isso se conseguir legalizar...

Outra coisa,vc consegue fazer isso em dois dias e sair rodando?

No primeiro mês economizei 1000 reais!
Quanto a perda de força,conto uma história...a primeira coisa que perguntei para o funcionário da convertedora foi: -Como se faz para passar para o gnv?Sabe o que ele disse?
-Meu amigo vc ligou no gnv e agora vai passar para gasolina!
Não preciso dizer mais nada...
Investir no bf eu concordo que é perda de tempo mesmo,mas quem disse que o gnv é um investimento no motor?É investimento no no bolso!
Vendi meu bf-184 e o colega que comprou deve estar bem feliz e estou colocando um falcon e usarei o mesmo kit!Nem mexi em nada pra isso.
Vou usar o mesmo carburador furadinho...hehehehehe!
Cada um tem sua opinião mas enquanto vcs discutem eu me divirto rodando com um utilitário e gastando menos que um popular...

Abraço

Santoro
27/04/2007, 13:01
Assino em baixo zepi , n tenho nda do q reclamar do meu cj no gnv .. tou fazendo na casa dos 10m³ rodo com ele diariamente 120 , 130 brincando , minha autonomia com 2 cilindros de 8 eh de 130 , 140 km dependendo do pe , ando sempre na faixa dos 80 km por ai .. pretendo trocar o motor , colocar um ap no futuro , manterei o kit nele tb ..

ale_ralves
27/04/2007, 22:03
Acho que essa questão do GNV é muito pessoal mesmo, mas uma coisa é certa, pra quem tem pena do bolso e chega a sentir aquela dor quando para no posto pra pôr gasolina, o bolso vai falar muito alto mesmo.
Eu vou colocar o GNV assim que puder, acho que dentro de uns 3 meses no máximo, meu motor é Georgia OHC. Minha maior dúvida é qto ao posicionamento dos cilindros. Sinto pena do Zequinha num banco tão alto.
Alguém já teria colocado o cilindro debaixo do carro? É vantajoso?
Tb ouvi falar de um tal cinlindro baby que algumas convertedoras aqui do Rio estão usando, ele tem 5,5 m3. Alguém conhece? Saberiam as dimensões dele?

Dic3
30/04/2007, 12:42
Bem lembrado o amigo ale_ralves.

Exitem uns cilindros que o pessoal coloca na Blazer, na parte de tras e embaixo do veiculo (acredito que no mesmo lugar onde fica o socorro). Sao dois pequenos cilindros (acho que do tamanho de um extintor de onibus).
Acho que daria pra colocar dois desses embaixo do Jeep.

A minha pergunta é, de voces que tem GNV, voces fizeram a documentacao junto ao Detran ou rodam num modo meio "clandestino"?

Nerso
30/04/2007, 13:23
salve salve

Teria fotos do sistema rodogás ??? pois o reservátorio ficou bem instalado.

:concordo:
nerso

Zepi
30/04/2007, 13:30
Dic3;
No meu caso está tudo documentado sim!
Aliás é uma leva de papéis...mas vc só carrega o selo do imetro.
Entretanto nunca me pediram em blitz nenhuma,só o doc normal de rodar.
A inspeção imetro é tranquila...tem que estar som os freio regulados suapenção pelo menos como um mínimo de eficiencia e elétrica geral...E tomem cuidado pois a máquina que verifica isso dá até a força de forma independente nas rodas...e tem limites de aceitação....em "Nxm se não me engano...mas é tranquilo,se alguma for reprovado tem prazo para arrumar e ainda pode andar com o veículo..

abraço

Zepi
29/05/2007, 01:46
Eis a válvula do meu kit "Reg".

Pexe
29/05/2007, 04:24
Zepi,

E quanto fazia o finado motor na gasolina?
Passei o meu pra Alcool, mas ainda nao estou muito satisfeito...to pensando ainda o q fazer...se vo de gnv ou se guardo uma grana (uma boa grana) e ponho diesel, mas o meu medo é de que robem por causa do motor.

[]'s

Zepi
29/05/2007, 07:37
Olá meu caro!
É realmente complicado...Também gostaria de colocar um diesel.
Se não tivesse cometido a grande burrada de retificar o bf...
Cara seguinte com o wliiys 3000,com carburador 446,bobina MI,cabeçote já rebaixado uns 1mm e ignição eletrônica,fazia na cidade 8,5 km/m3 e já chegoua fazer 9 mas depende dos percussos....na estrada já fiz entre 11,5 e 13km/m3.
Só que aí o gnv é mais barato que aki....ainda mais o seu que já é bem taxado e ponto adiantado,velas frias...
O que posso te dizer...
Se tiver como colocar um diesel vai firme,pois o Gnv tem alguns incômodos como os postos,é usado num motor de coiclo otto,rouba um pouco de mala,tem inspeção anual...

Pra mim tá ótimo,veja q naum coloquei a perda de potência que bem regulado e calibrado naum tem diferença.
Ele tem vantagens...não engasga,independe da regulagem do carburador,pega em qualquer tempo(as vzs melhor q gasolina),quando acaba o carro ainda fica ligado um bom tempo,não é adulterado,sem falar nas questões ambientais....

Outra coisa é que o disesel com esses combustiveis de óleos vegetais mais a frente "pode" ser uma boa....
Tem que pesar bem...

É so dá um grito!

Abs

extraterreno
29/05/2007, 09:05
Fala Pexe!
Eu tenho um CJ3-A com motor de opala 4cc gasolina e rodo com GNV a pouco mais de dois anos. Na gasolina meu jeep faz 5km/l e no gnv 8,5km/mts cúbicos.
No meu eu sinto bem, e bem mesmo, a diferença da gasolina para o GNV. Também uso gnv no meu carro de passeio e posso assegurar que com motor injetado a diferença é muito pequena mesmo.
Se você quiser ver como fica, podemos marcar um dia e passo com a Nave no Ibira :concordo:

[]'s

Pexe
29/05/2007, 11:09
Zepi,

Pois é cara eu acho q diesel uma boa tb....tava pensando em dar uma espremida e pegar aquele motor do Ramiro....mas tem os poréns: Sao Paulo neguinho adora roba carro a diesel...entao ja viu. alem disso eu to com o 6cc q é um monstro e talvez eu fique meio frustrado em pega um motos que é quase metade do q eu tenho...se bem q dizem q é um tratorzinho esse topic.

Extraterreno,

Po cara legal, seria bom, mas o complicado é eu ficar em Sampa de quinta feira...estou morando em Piracicaba e so venho mais de fds mesmo.

Valeu gente

[]'s

Zepi
29/05/2007, 11:25
Essa qestão o gnv é complicada de dizer simplismente se fica bom ou não.
Depende de muitos fatores...
Antes de colocar o gnv pesquisei bastante e me dei bem.
Ah esqueci de te dizer uma coisa,meu velocímetro tem leitura incorreta pois coloquei um pneu com diâmetro maior.Fiz uma viagem que tem distância conhecida de 600km aproximadamente,e no meu velocímetro marcou somente 450km!
Avalie bem,e veja que o jeep do Extraterreno é mais leve que minha Rural,tem motor mais econômico(teoricamente),e ainda tem consumo igual au meu.Não sei qual a relação que ele usa mas é bem estranho...e ele diz que sente bastante perda potência...tem algo errado aí!

Abs

Zepi
29/05/2007, 11:33
E eu acredito que o fato de ser um carro injetado não mude em nada o fator da potência.O gás só usa a faísca da vela,borboleta e ignição,o resto fica desativado!Ou seja o mesmo que um carburado.
Os carros mais novos tem taxa maior,ignição mais eficiente além de muitas outras coisas...
Um motor que foi fabricado p usar gasolina necessita de algumas alterações para rodar com álcool,pois os dois possuem características diferentes de explosão assim como o gnv.Não dá pra simplesmente colocar gnv e ficar reclamando que o carro ficou fraco!

As coisas tem um equilíbrio...

abs

Zepi
09/06/2007, 15:33
Válvula e meu cilindro....

Caiogaucho
09/06/2007, 19:30
Tenho GNV no meu CJ. O motor é o 6cil da C-20. Está ótimo! se interessar posso enviar fotos. Instalei um Bujão 25m³

Zepi
09/06/2007, 22:21
queria ter instalado esse mas não coube...
Aí coloquei o de 21 m3...

Abs

Caiogaucho
09/06/2007, 23:34
Segue algumas fotos do cilindro de 25m³.

pointcar
11/06/2007, 11:21
Bom dia galera vou aproveitar o tópico e anunciar que tenho um kit gnv de 15m, sendo 2 cilindros de 7.5m está revisado e documentado, quero $1.500,00 e posso facilitar,qualquer duvida é só ligar 011 94379142 Jundiaí SP Valeu! Sandro Prata.

jefferson - Levinho
11/06/2007, 11:58
All , já pensei em por gnv no meu cj só que fui aconselhado a desitir pois o desgaste do motor e muito maior pricipalmente o cabeçote, o meu tem motor original 6 cilindros ano 63, e realmete na oficina q levo meu cj tem um com gnv q já teve q abrir o motor 2 vezes em um ano , alem deste só conheço o do Santoro (mas o seu e quase um "automovel". qual o ano? 82?) .

Por isso pergunto , alguem tem experecia com relação a isto?

Abs

Jefferson - Levinho

Zepi
11/06/2007, 15:25
Jefferson,

Tenho Gnv na rural com motor willys e nunca tive problemas como o uso.
O que pode haver é desgaste no assentamento,mas mesmo assim não tão rápido assim!
Não é bem assim...
Não existe(pelo menos ao nosso alcance) combuetível perfeito.Ou vai dizer que a carbonização da gasolina é bom para o motor?
Ele é seco,e não lava os cilindros...
Tem vantagens e desvantagens...
E continuo dizendo que enquanto discutem estou economizando dinheiro...

Abs

Santoro
11/06/2007, 15:54
levinho, o meu eh 79 rs .. cara , eu uso e recomendo , mas so pra quem roda todo dia com o carro senaum n vale a pena ...

jefferson - Levinho
12/06/2007, 13:05
Blz , lendo o topico todo vi que minha duvida já até tinha sido respondida então fiz uma conta e gostaria de confirmar com vcs

40m3 a R$ 1,30(valor medio do gnv no RJ) = R$ 52,00

40L GAS a R$ 2,60 ( idem ) = R$ 104,00

dif = R$ 52,00

Então se eu considerar um consumo médio igual com apenas 500km rodados eu terei uma economia de R$ 2600,00 (500*52) que já paga a instalação?

Abs

Jefferson - Levinho

Zepi
12/06/2007, 14:12
Amigo não é só isso...
No meu caso além do valor m3/litro também tem a diferença de quilometragem.
Enquento que na gasolina eu faço 4,5~5 km/l,no Gnv vai 8,5km/m3!
Então em um mesmo percurso daria bem mais do que 50% de economia!
Isso no seu caso né...pois aqui o gnv está R$1,64!

Abs

Santoro
13/06/2007, 11:44
Isso ae q o zepi falou pra vc ter uma ideia .tenho 2 cilindros , 15m³ , rodo uma media de 140 km ... por ai . se vc fizer o calculo , a economia eh bem maior .. levinho , mas me tira a duvida , tu vai usar o cj no dia a dia ?

ale_ralves
17/06/2007, 17:31
Blz , lendo o topico todo vi que minha duvida já até tinha sido respondida então fiz uma conta e gostaria de confirmar com vcs

40m3 a R$ 1,30(valor medio do gnv no RJ) = R$ 52,00

40L GAS a R$ 2,60 ( idem ) = R$ 104,00

dif = R$ 52,00

Então se eu considerar um consumo médio igual com apenas 500km rodados eu terei uma economia de R$ 2600,00 (500*52) que já paga a instalação?

Abs

Jefferson - Levinho

Levinho, essa sua conta ta bem furada!
Pra início: 500*52=26000, então em 500Km vc economizaria R$ 26.000,00!!!!!!

Vou tentar ajudar:
Considerarei q seu carro faz 9Km/l de gasolina e fará 11km/m3 de gás (valores apenas figurativos, vc que deverá usar o que se adequa a vc).
Então vc gasta R$2,60/9=R$0,29 por Km rodado na gasolina.

Já no GNV:
R$1,30/11=R$0,12/km no GNV

Economia:
R$0,29 - R$0,11 = R$ 0,18
Então vc economiza R$0,18 no bolso a cada km que roda no GNV em vez de rodar na gasolina.

Tirando o investimento:
Se vc gastou R$ 2.000,00 na intalação do KIT GNV, então:
2.000/0,18 = 11.111 Km

CONCLUINDO:
Vc deverá rodar cerca de 11.100Km pra tirar seu investimento.

Espero ter ajudado.

Zepi
18/06/2007, 01:40
BOA EXPLICAÇÃO COLEGA!

O meu instalei em 12/2005,e em 05/2006 já havia pago o kit com a economia....

Abs

Tia Mi
18/06/2007, 15:16
Segue algumas fotos do cilindro de 25m³.

Oi Caio!

Vi que no seu jeep você tem o estepe dentro e em pé, que é uma das formas que eu pensei em fazer. Poderia me mandar mais umas fotos de como fez isso e qual a medida do seu estepe?

Abraços.

Caiogaucho
30/06/2007, 22:31
Tia Mi,´

Na verdade o estepe está por fora! É que quando tirei a foto estava com a janela trazeira aberta.

PRIETO
20/09/2010, 16:04
Boa tarde
Gostaria se possivel que alguem posta-se algumas fotos ou me explica-se como e feita a ligacao das mangueiras de agua do radiador para o regulador de pressao de gas

Dic3
20/09/2010, 17:11
Prieto, voce precisa ver o fabricante/modelo do seu regulador, com isso da pra baixar o manual e ver onde ficam a entrada e a saida de agua. E outra, alguns modelos de regulador usam uma resistencia, nao usa agua.

Acabei me abracando num kit gnv com 2 cilindros de 7,5m3 o problema é colocar o dito la dentro do Jeep, vai acabar com o pequeno porta malas que ele tem. Alguem fez de outra forma?
Por baixo do assoalho eu vi que nao da pois assim que o eixo subir ele vai bater no cilindro, ah nao ser que eu coloquei 10cm de calcos de carroceria hahaha.

PRIETO
20/09/2010, 22:10
Dic3 boa noite
Esta semana fiz dois orcamentos para colocacao de kit GNv num jeep (motor opala 4 CC), me pediram respectivamente R$ 1900,00 e R$ 2500,00 para compra e R$ 400,00 e R$ 600,00 caso
queira so a instalacao.
Ta me parecendo que esse pessoal que faz conversao baseia o preco segundo a cara do cliente.
Pensando nisso resolvi levantar o preco de todas as pecas que formam o kit para verificar se o preco procede, se for o caso compro as pecas e pago a instalacao, ou ate pode aparecer um
kit usado.
tenho encontrado varias informacoes, porem nada a respeito das modificacoes necessarias no sistema de arrefecimento.
Estou imaginando que deva ser colocado um "T" antes da entrada da agua no radiador, indo para o redutor de pressao, e saindo do redutor de pressao na saida do radiador,esta e minha duvida.
Desculpe a falta de acentuacao e cedilha meu teclado e uma m..

Alex-RJ
20/09/2010, 22:12
GNV só da zica, quando a convertedora é de má qualidade, e usa material de terceira categoria.

quando é bem feita só alegria, e se o motor de injeção, coloque um kit de terceira geração, e seja feliz.

klaus motta
21/09/2010, 08:58
Desiste disto.
Gnv em willys é só problema.Pensa quantos abastecimentos vc tem que faze rpara abater o custo do kit.Já tive e só me arrependi.
Abraços
klaus

Alex-RJ
21/09/2010, 10:07
bom dia pessoal.

sobre a ligação de passagem de agua no redutor, pegue a mangueira de retorno do reservatório de agua (expansão), e ligue ele no redutor, e uma nova borracha do redutor voltando para o reservatório, assim agua sera obrigatório passar pelo redutor.

Rafaminc
21/09/2010, 10:16
Boa tarde
Gostaria se possivel que alguem posta-se algumas fotos ou me explica-se como e feita a ligacao das mangueiras de agua do radiador para o regulador de pressao de gas

Prieto a ligação das mangueiras depende do motor. Em opala 6cil já vi o pessoal colocar 2 t quase juntos na mesma mangueira (superior do radiador), pois parece que o opala aquece pra kct e só aquela pequena circulação de água já resolve.
No meu bf, o pessoal instalou um T no meio da mangueira inferior do radiador e outro T no meio da mangueira superior.
Acredito que não tenha mistério a questão da posição, pois tenho um Uno fire com GNV também e já andei abaixo de 0º com o redutor de GNV sem arrefecimento e não tive problemas de congelamento. O GNV ao contrário do GLP é bem mais difícil congelar, portanto qualquer circulação de água quente já resolve o problema.

Na autonomia, vc vai ter algo em torno de 100 a 120km com 15metros de gás (+-R$25,00), mas já vi Jeep com dois cilindros na caçamba e mais dois fixados por fora do chassi na posição dos estribos (embaixo do motorista / passageiro), só que houvi falar que não pode mais instalar cilindros por fora do carro aqui no Sul.

Rafaminc
21/09/2010, 10:24
Dic3 boa noite
Esta semana fiz dois orcamentos para colocacao de kit GNv num jeep (motor opala 4 CC), me pediram respectivamente R$ 1900,00 e R$ 2500,00 para compra e R$ 400,00 e R$ 600,00 caso
queira so a instalacao.
Ta me parecendo que esse pessoal que faz conversao baseia o preco segundo a cara do cliente.
Pensando nisso resolvi levantar o preco de todas as pecas que formam o kit para verificar se o preco procede, se for o caso compro as pecas e pago a instalacao, ou ate pode aparecer um
kit usado.
tenho encontrado varias informacoes, porem nada a respeito das modificacoes necessarias no sistema de arrefecimento.
Estou imaginando que deva ser colocado um "T" antes da entrada da agua no radiador, indo para o redutor de pressao, e saindo do redutor de pressao na saida do radiador,esta e minha duvida.
Desculpe a falta de acentuacao e cedilha meu teclado e uma m..

Kit usado, um preço bom é +- 2000,00 já documentado e instalado.
Documentação vc gasta 300 + uns 600 a 800 de instalação e + 800 a 1000 do kit usado, só tem que ver a validade dos cilindros, para não precisar gastar no reteste logo no ano seguinte.

fabricio teco
21/09/2010, 12:43
Alguém sabe dizer se para trocar apenas a válvula reguladora da pressão do gás, temos que fazer nova vistoria do gás, pois soube que o n° dessa peça é o que codifica a licença?

Dic3
21/09/2010, 13:15
Minha ideia é colocar e nao fazer a legalizacao.
Eu peguei barato no meu GNV, fiz uma troca e o kit nao me custou R$100,00.
Porem é um kit para carro injetado, para usar em carburado basta comprar o solenoide e a chavinha comutadora, nao chega a R$100,00 o custo. Ou seja o kit me custaria R$200,00

Meu primo tem uma ranger com kit gnv a 10 anos, roda diariamente mais de 120Km dentro e fora da cidade, cansou de pegar blitz policia e o escambau, nunca falaram NADA nunca pediram NADA referente ao kit.

Minha teoria sobre isso é que como um kit regularizado abaixa o valor do IPVA e o governo perde, um kit nao regularizado mantem o IPVA no mesmo percentual de um carro a gasolina.
Tudo bem que tem as vistorias anuais, mas nesse caso quem ganha é o dono da empresa que faz a vistoria e nao o governo.
Agora, se voce tem um carro com GNV e nao faz a vistoria anual o governo bloqueia o documento, porque? Porque o governo nao quer perder, afinal voce pode ja ter tirado o kit GNV e ta rodando só na gasolina mas pagando um IPVA menor. Ou seja o governo nao quer perder de jeito nenhum.

Eu acredito que seja por isso que o governo caga pra homologacao do kit. Quanto mais kit sem homologacao, mas IPVA no bolso dele.

Rafaminc
21/09/2010, 13:16
Alguém sabe dizer se para trocar apenas a válvula reguladora da pressão do gás, temos que fazer nova vistoria do gás, pois soube que o n° dessa peça é o que codifica a licença?

Olha, a minha é uma BRC antiga e perdi até a etiqueta onde aparecia a numeração e marca. Fiz a vistoria esse ano e eles não olharam isso, mas o ideal era ligar e se informar. Qualquer coisa troca a válvula e na próxima vistoria se informa na sua convertedora sobre essa dúvida.

:pipoca:

Rafaminc
21/09/2010, 13:26
Minha ideia é colocar e nao fazer a legalizacao.
Eu peguei barato no meu GNV, fiz uma troca e o kit nao me custou R$100,00.
Porem é um kit para carro injetado, para usar em carburado basta comprar o solenoide e a chavinha comutadora, nao chega a R$100,00 o custo. Ou seja o kit me custaria R$200,00

Meu primo tem uma ranger com kit gnv a 10 anos, roda diariamente mais de 120Km dentro e fora da cidade, cansou de pegar blitz policia e o escambau, nunca falaram NADA nunca pediram NADA referente ao kit.

Minha teoria sobre isso é que como um kit regularizado abaixa o valor do IPVA e o governo perde, um kit nao regularizado mantem o IPVA no mesmo percentual de um carro a gasolina.
Tudo bem que tem as vistorias anuais, mas nesse caso quem ganha é o dono da empresa que faz a vistoria e nao o governo.
Agora, se voce tem um carro com GNV e nao faz a vistoria anual o governo bloqueia o documento, porque? Porque o governo nao quer perder, afinal voce pode ja ter tirado o kit GNV e ta rodando só na gasolina mas pagando um IPVA menor. Ou seja o governo nao quer perder de jeito nenhum.

Eu acredito que seja por isso que o governo caga pra homologacao do kit. Quanto mais kit sem homologacao, mas IPVA no bolso dele.

Dic, aqui no sul não vi o desconto no IPVA não. Agora, se não vai regularizar, pelo menos era interessante fazer o reteste a cada 5 anos para garantir a segurança dos cilindros.
Também tô pensando em arrancar meu kit do Jeep fora, mudar os docs e reinstalar sem legalizar, pois é muita frescura esse inmetro, fora o gasto anual de 120,00 que acho uma exploração. E os carros a gasolina? cadê o inmetro para eles também? tem cada sucata andando por aí que oferecem muito mais risco a sociedade e ninguém faz nada.

Alex-RJ
21/09/2010, 17:09

acho que não, mas ligue para uma loja e pergunte, pois sei que nem todos redutores tem numeros.

Alex-RJ
21/09/2010, 17:10
Dic, aqui no sul não vi o desconto no IPVA não. Agora, se não vai regularizar, pelo menos era interessante fazer o reteste a cada 5 anos para garantir a segurança dos cilindros.
Também tô pensando em arrancar meu kit do Jeep fora, mudar os docs e reinstalar sem legalizar, pois é muita frescura esse inmetro, fora o gasto anual de 120,00 que acho uma exploração. E os carros a gasolina? cadê o inmetro para eles também? tem cada sucata andando por aí que oferecem muito mais risco a sociedade e ninguém faz nada.

faz isso não, se a policia parar, e ver que no documento não tem GNV, é dor de cabeça da certa.

Caiogaucho
22/09/2010, 20:58
Acabei de fazer o reteste dos 5 anos e não me arrependo. Faço todos os anos a vistoria/inspeção e como onde faço são extremamente profissionais e com técnicos gabaritados, fico tranquilo com a "máquina" que tenho nas mãos. Afinal, segurança não tem preço e, lamentavelmente alguns só dão valor quando a perdem:concordo:

abs.

Rafaminc
23/09/2010, 08:13
Bom essa questão de segurança eu confio muito mais no meu taco, pois já vi dois casos de amigos meus, onde uma saveiro nova pegou fogo e outro simplesmente soltou o tubo do gás um dia depois após ter passado no inmetro. E olha que o que pegou fogo, foi instalado na convertedora mais cara e mais conceituada da cidade.

A inspeção do inmetro é boa para verificar freios, folga na suspensão, pneu careca, emissões de gases nocivos na gasolina, se os bornes da bateria estão isolados, luzes de sinalização, coisa que qualquer um que tenha um pouco de experiência em mecânica resolve ...
A parte que oferece risco de incendio, como válvula redutora danificada, tubulação mal instalada e parte elétrica eles não fazem, pois não tem conhecimento para isso.

Quando mandei instalar meus kits, refiz boa parte da instalação, pois os manés não estão nem aí se o tubo ficou esfregando na lata, se a carroceria do Jeep trabalha e junto com ela a tubulação vai ter que trabalhar também.

Portanto, tudo depende da pessoa que vai instalar seu kit e manter os cilindros integros e revisados.

PRIETO
29/09/2010, 23:56
No motor opala 4cc, quando se aciona o GNV e a eletrovalvula corta o fluxo de gasolina, nao e necessario um retorno da gasolina para o tanque, visto que a bomba de gasolina mecanica continua funcionando.

Dic3
01/10/2010, 14:18
Prieto

Esse tipo de bomba de gasolina tem um alivio interno que nao gera pressao na tubulacao. Porem se quiser fazer um retorno voce faz a bomba trabalhar sempre sem forca-la.

PRIETO
01/10/2010, 18:45
[QUOTE=Dic3;1261336]Minha ideia é colocar e nao fazer a legalizacao

Pretende instalar voce mesmo, ou vai mandar numa oficina, acho o preco cobrado pela instalacao um roubo, e nao ponho a mao no fogo pela qualidade das oficinas aqui da regiao de Jundiai

Dic3
01/10/2010, 20:04
Pretendo eu mesmo instalar, a unica coisa que estou indo atras é de alguem que faca os mipples dos tubos pois minha maquina faz os nipples diferentes. De resto ja li tudo sobre instalacao e nao pra mim nao tem misterio

PRIETO
01/10/2010, 22:13
Qual ignicao voce vai usar convecional ou eletronica
Vai usar:
Redutor, qual marca ? sera que tem realmente diferenca de qualidade ou e so markenting
Variador de avanco
Comutadora

Rafaminc
04/10/2010, 08:08
Pretendo eu mesmo instalar, a unica coisa que estou indo atras é de alguem que faca os mipples dos tubos pois minha maquina faz os nipples diferentes. De resto ja li tudo sobre instalacao e nao pra mim nao tem misterio

Dic, já via algums instalações e aqui no sul pelo menos, são usadas anilhas de latão ou alumínio na prensagem e vedação dos tubos. Não precisa máquina, é só apertar a porca, que a anilha se deforma e veda/trava o tubo.

Qualquer coisa, dá um olhada neste site, que tem o esquema de montagem:

http://www.gasnet.com.br/novo_gnv/conversao_veiculos.asp

Weslei Speretta
24/02/2014, 23:58
No motor original 6cc o gnv vai bem? Qual a média?

Boaventura
22/02/2015, 10:13
Vamos ressucitar o tópico.

O povo anda utilizando o gnv no BF? Vai bem?

Rogério Barthy
23/02/2015, 15:30
Sim, vai bem mesmo. Ontem fiz uma trilha de 80 Km subindo e descendo serra, indo de primeira por causa do aclive e os buracos e foi numa boa !!!!! A viatura não negou fogo e foi bem mesmo, dosando o acelerador para não dar alta rotação
no BF e o passeio foi beleza. gastou 10 m³ em trilha, serra e trilha com muitos buracos, média bôa.
Em estrada vai fácil a 70 KM/h.
Na cidade ele faz 5...6 km/m³ e na estrada, 60 km/h ele faz 10..11km/m³, com uma autonomia de cercaq de 140 km com os dois cilindros de 7,5.

Boaventura
23/02/2015, 19:25
Sim, vai bem mesmo. Ontem fiz uma trilha de 80 Km subindo e descendo serra, indo de primeira por causa do aclive e os buracos e foi numa boa !!!!! A viatura não negou fogo e foi bem mesmo, dosando o acelerador para não dar alta rotação
no BF e o passeio foi beleza. gastou 10 m³ em trilha, serra e trilha com muitos buracos, média bôa.
Em estrada vai fácil a 70 KM/h.
Na cidade ele faz 5...6 km/m³ e na estrada, 60 km/h ele faz 10..11km/m³, com uma autonomia de cercaq de 140 km com os dois cilindros de 7,5.

Que maravilha Rogério! E tem algum segredo para deixa-lo redondo? o meu já tem ignição eletrônica.

Rogério Barthy
24/02/2015, 10:47
Boaventura, depois que coloquei o DIS (distribuidor eletrônico com as bobinas do UNO, a viatura mudou completamente,
mantendo a queima de combustível perfeita e com avanço programável eletrônico, (vc programa se avança ou atraza) de
acordo com o combustível. Assim, quando passo para o GNV, automaticamente o avanço adianta x graus para atimizar a
quaima e quando retorno para a gasolina, ele faz a correção do grau e volta a regulagem ideal para gasolina.
A centelha é muito mais forte e quase imune à água (não parei mais por causa de água) e atravesso rios com a água
batendo nos farois e quase entrando pela porta se parando no meio do rio.
O meu Kit de GNV, já foi instalado à mais de 10 anos e continua 100%.
Ignição eletrônica;
Sistena DIS ou Igniflex; O DIS possui uns fios que saem da caixinha de distribuidor, que conforme unidos, mudam o
grau de avanço ou retardo do distribuidor eletrônico e assim melhorando a performance do motor, para gasolina e GNV;
velas reguladas;
cabos de velas do chevette (2 jogos para aproveitar os cabos maiores);
Filtro de ar seco da Kombi;
Pneus finos Rodorural Pirelli 670x16;
Muito carinho e pé bem leve. rsrsrsr...

Boaventura
24/02/2015, 19:39
Boaventura, depois que coloquei o DIS (distribuidor eletrônico com as bobinas do UNO, a viatura mudou completamente,
mantendo a queima de combustível perfeita e com avanço programável eletrônico, (vc programa se avança ou atraza) de
acordo com o combustível. Assim, quando passo para o GNV, automaticamente o avanço adianta x graus para atimizar a
quaima e quando retorno para a gasolina, ele faz a correção do grau e volta a regulagem ideal para gasolina.
A centelha é muito mais forte e quase imune à água (não parei mais por causa de água) e atravesso rios com a água
batendo nos farois e quase entrando pela porta se parando no meio do rio.
O meu Kit de GNV, já foi instalado à mais de 10 anos e continua 100%.
Ignição eletrônica;
Sistena DIS ou Igniflex; O DIS possui uns fios que saem da caixinha de distribuidor, que conforme unidos, mudam o
grau de avanço ou retardo do distribuidor eletrônico e assim melhorando a performance do motor, para gasolina e GNV;
velas reguladas;
cabos de velas do chevette (2 jogos para aproveitar os cabos maiores);
Filtro de ar seco da Kombi;
Pneus finos Rodorural Pirelli 670x16;
Muito carinho e pé bem leve. rsrsrsr...

Fiquei com muito interesse. Mas quanto custa o DIS? Tem que ter ele mesmo?

Rogério Barthy
25/02/2015, 15:46
Eu gostei do DIS, mas pode ser o IGNIFLEX que acho que é similar. O DIS, vc pesquisa na internet que aparece, o
responsavel é o Sergio Raposo que tbm faz parte do Forum aqui. Faça a pesquisa por "Ignição DIS Motorspice" que irá
encontrar os modelos, preços e filmes de propaganda e apresentação. Faz-se para motores 4,6,8,12 cilindros e c/saída
para contagiro e etc...veja o que te interessa.
Comprei o DIS por ser fabricado em Niterói, onde levei o Jeep para instalação em uma oficina credenciada (Oficina
do Chapeu)integrante do Jeep Clube de Niterói. Pessoal 100% e jipeiros irmãos para qualquer problema ou programa.
Faça contato com a Motorspice que fabrica o DIS e se convença.
A instalação do meu já tem mais de 4 anos e nada de manutenção ou problema de qualquer tipo.
A garantia era de 1 ano, reclamei para 2 anos, o Chapeu (mecânico) disse 3 anos e já se foram quase 5 anos..de felicidade...
Rogério