PDA

Ver Versão Completa : dual band



Ivo Uvo
05/04/2004, 16:51
Como funciona os radios PY dual band?? tô pensando em instalar na viatura!...consigo falar e ouvir PY?? , ouvir e falar com Talkabout??...ao mesmo tempo sem ter que mudar de banda ou ficar mexendo na sintonia??
alguem conhece o Icom2720H??...sabe se ele faz isso?? :shock:
Thank's

Wallace
05/04/2004, 17:28
Oi Ivo,

Rádios dual band transmitem numa freqüência e recebem em outra.
Meu VHF náutico é assim.

bunny
05/04/2004, 18:04
olá ivo e all...

os rádios dual band, dependendo do modelo, podem fazer os seguintes tipos de transmissão, lembrando q o primeiro é recepção, e o segundo, transimissão: VHF/VHF, V/U, U/U, U/V.

Tenho certeza que vc pode ouvir as duas bandas ao mesmo tempo (o q causa uma confusão tremenda), mas so dá pra transmitir em uma.

Os rádios Talkbout são em UHF, mas não tenho a tabela de canais/frequencias.

vc pode procurar em www.rigpix.com pelo modelo indicado, e ter a maioria das informações desejadas.
aqui tb temm tas informações: IC2720 (http://www.icomamerica.com/amateur/dualmobile/ic2720main.asp)

qualquer coisa, é só perguntar, q na medida do possivel, vamos ajudar

[]s de ZZ2RZi

Ivo Uvo
05/04/2004, 21:36
:D Valeu pela dica!!
vou olhar lá...mas de qualquer forma acho que vou ter de fazer o cursinho da anatel, para não ficar de bobeira usando 20% da capacidade do rádio :?

bunny
06/04/2004, 02:02
:D Valeu pela dica!!

Tamos aí pra isso =)



vou olhar lá...mas de qualquer forma acho que vou ter de fazer o cursinho da anatel, para não ficar de bobeira usando 20% da capacidade do rádio :?

Que cursinho da anatel??? De curso, eu conheço só na labre (http://www.labre-sp.org/), que servem simplesmente pra vc fazer a prova pra tirar a licença. Não conheço nenhum curso que vc faça, seja na anatel ou na labre, pra aprender a usar o rádio...

Como eu sempre digo pra quem vai comprar rádio: primeiro de tudo, antes de saber se determinado rádio é bom ou ruim, se faz isso ou aquilo outro, vc tem que saber a utilidade que este rádio terá pra vc. É como vc ensinar uma pessoa a mexer no computador, sendo que ela não sabe o q quer fazer. Sem definir a utilidade, vc não define rádio.

Se vc vai usar o rádio no jipe, pra trilhas e tal, 95% dos rádios que vejo são PX. Ou seja, com o Icon, ou qq outro rádio de UHF ou VHF, vc não vai falar com esse pessoal, a não ser que a sua turma ande com rádios assim. De que adianta ter o mais sofisticado, se só vc tem?

Se vc já tem um PX no Jipe (o que eu acho equipamento primordial, mais impotante as vezes que um Hi-Lift, por exemplo), pra que gastar uma fortuna com um rádio dual, simplesmente pra falar com o pessoal de Talk-About? compra um Talk-About tb =)))

Se o seu uso do rádio será diferente disso, vc vai usar pra bater papo mesmo, quer se tornar rádio-amador como hobbie, não só pra auxiliar o Off-Road, aí já é diferente. Ai te aconselho a comprar um dual mesmo, instalar uma antena direcional de VHF (já vi contatos de mais de 400 km em VHF, onde o raio normal sem repetidoras é no máximo, 50Km) e vai que vai... em toda cidade tem pelomenos uma rodada legal nas frequencias de VHF, mas quase ninguém usa o UHF, a não ser pra falar "escondidinho".

já falei demais né não?? hehhehe

qualquer coisa, já disse, é só postar aí =))

e se eu estiver enganado, alguém por favor me corrija!

[]s radioamadorísticos =)

Ivo Uvo
06/04/2004, 12:12
:roll: Mais uma vez valeu bunny!!
Mas o pesoal que ando tem, ou talkabout ou PY :o
8) Naverdade ja tenho o Talkabout, mas ele parece um v-oitão de tanta pilha que consome :lol: , a idéia é utilizar o PY inclusive para expedições, do tipo para o Chile, Peru, sertão etc..
:wink: Como meu pai mora na praia e tem barco(não se assuste, eu disse barquinho não iate) e eu tenho o par de talkabout, pensei em fazer uma triangulação com ele e meus irmãos em outras praias :idea:
:? Estou muito errado ou deveria ir para o PX mesmo??
outra coisa que não gosto muito são aquelas antenas, que parecem onibus elétrco de tão cumpridas, acho que elas atrapalham numa trilha mais fechada :?:

:shock: falei de mais...

bunny
06/04/2004, 13:36
:roll: Mais uma vez valeu bunny!!
Mas o pesoal que ando tem, ou talkabout ou PY :o

então é o Dual mesmo que vc vai comprar hehehe =)

lembrando q é mais fácil todo mundo trabalhar na mesma frequencia, aí é questão de combinar, por exemplo, um canal do T.A. e na tabelinha, ver a frequencia em números, e sintonizar no rádio.



8) Naverdade ja tenho o Talkabout, mas ele parece um v-oitão de tanta pilha que consome :lol:

pilhas recarregáveis meu querido Ivo =) com certeza valem bem mais a pena, mesmo custando se não me engano 50 latas o par, mais o carregador... mas além de durarem mais em uso, em 10 recargas, vc já pagou elas.



a idéia é utilizar o PY inclusive para expedições, do tipo para o Chile, Peru, sertão etc...

nessas expedições, creio eu q todo tipo de comunicação é importante... mas lembre-se que com um rádio dual-band, vc conseguirá contatos locais somente.



Como meu pai mora na praia e tem barco(não se assuste, eu disse barquinho não iate) e eu tenho o par de talkabout, pensei em fazer uma triangulação com ele e meus irmãos em outras praias

a idéia é MUITO boa, mas temos q lembrar do alcance do T.A., que não é uma maravilha =)



outra coisa que não gosto muito são aquelas antenas, que parecem onibus elétrco de tão cumpridas, acho que elas atrapalham numa trilha mais fechada :?:

eu acho q uma antena Maria Mole, daquelas cumpridonas que todo mundo tem no Jipe, um desperdício. Pra quem usa o PX somente em comboios, não precisa de Maria-Mole, nem de amplificador de potencia (bota) nem nada disso. Uma antena como a B-2070, da aquario, q tem 1,62m de tamanho, já está ótimo.



:shock: falei de mais...

eu tb tenho essa mania heheheh

[]s

marcelino
14/04/2004, 11:09
Senhores,

Os rádios Talk About realmente podêm utilizar baterias recarregáveis, alguns modelos já são vendidos com elas.
O uso de antenas tipo Maria-Mole sâo apropriadas para comunicações tanto quanto as tipo aquarius, porém estas têm uma maior resistencia mecanica nas trilhas, dificilmente após pegar um uma árvore ou obstáculo esta se entoraria ou danificaria muito sua base. Note que somente deve-se ter como precaução o choque do elemento irradiante (vareta) na parte metálica do jeep quando em transmissão, isto danificaria a saída de potencia do rádio.
Tenho as frequencias de uso do Talk About vou disponibiliza-las para DOWNLOAD, cuidao pois além das frequencias alguns necessitam de subtom para comunicar-se com rádios PY ou radioamadores.
Notem que estes devem infelizmente estar abertos, ou seja, operando fora da faixa de uso destinada pela ANATEL e isto pode ocasionar problemas numa vistoria da ANATEL. (dificil, porém já ocorreu com um grupo em algum lugar) Problemas com a ANATEL devem ser evitados principalmente porque voce deve tirar um indicativo (licença de uso) na ANATEL para operar seus equipamentos conforme a LEI .

Espero que tenha ajudado.

rodrigo camper
01/02/2006, 23:54
Ivo Uvo, O amigão se tú quiser te vendo o meu, :concordo já tenho ele a 5 anos e anida não sei mexer. :mrgreen: