Conectar

Ver Versão Completa : Qual óleo usar no motor? Mineral ou Sintético?



Maya
23/03/2007, 18:55
Pessoal,

Comprei ontem uma Pajero Sport V6 gasolina e hoje fui trocar o óleo. Na hora da troca, consultei o manual para saber que óleo colocar... e o óleo recomendado é o Mineral. Como este é muito mais barato que o outro (R$8 contra R$12-14 o litro) fiquei meio encucado...

Devo usar esse óleo mesmo? Qual a diferença? A única que sei é que o sintético se troca a cada 10-15 mil km e o mineral a cada 5mil...

Valeu!

EDIE-DF
24/03/2007, 00:17
Cara,
Não entra nessa de usar sintético e trocar a cada 15 mil. Primeiro, porque é muito tempo para andar com mesmo óleo. Segundo, porque se vc ficar 15 mil Km sem olhar eventuais vazamentos e outros problemas decorrentes do uso (principalmente no trânsito), vc pode dançar.:)

Dieselboy
24/03/2007, 00:46
"... Comprei ontem uma Pajero Sport V6 gasolina ....Na hora da troca, consultei o manual para saber que óleo colocar... e o óleo recomendado é o Mineral ..... Devo usar esse óleo mesmo? Qual a diferença? A única que sei é que o sintético se troca a cada 10-15 mil km e o mineral a cada 5mil ..."
SEMPRE siga as especificações do manual, ok?? SEMPRE!!!

Não se baseia pelo que vem escrito na embalagem dos óleos :discordo: pois a "mistura" que vendem nos postos de gasolina dependendo da qualidade :putz: altera as propriedades físico-químicas do óleo :putz: ou seja "detona" o óleo bem antes dele conseguir cumprir o intervalo especificado pelo próprio fabricante :putz:

Em outro tópico (não lembro qual :putz:) disseram inclusive que utilizar óleo sintético em motores cuja especificação era mineral, pode causar sérios problemas de surgimento da famigerada "borra" :shock: e este risco aumenta quando se utiliza a "mistura" aditivada, porque esta possui detergentes que reagem com o óleo sintético favorecendo a formação desta perigosa substância :shock:

Se você utiliza mineral substitua no máximo com 3.000 km juntamente com os filtros, se hipoteticamente o manual especificasse sintético você poderia substituí-lo com no máximo 7.000 km, ou seja em ambos os casos, bem antes do tempo especifiacado na embalagem do óleo utilizado :concordo:


"... Não entra nessa de usar sintético e trocar a cada 15 mil. Primeiro, porque é muito tempo para andar com mesmo óleo ..."
:concordo: :concordo:

Maya
24/03/2007, 09:22
Tá certo... eu desconfiava mesmo que era melhor seguir o manual, usar o mineral e trocar mais frequentemente!

Agora, a Mitsubishi me sacaneou... um carro do porte da Pajero, e o hodometro marca em milhas! Aí é foda, ter que ficar calculando...

Mas não dá nada... o negócio é cuidar legal do meu novo brinquedo! E que brinquedo!

Leo - Beethoven
24/03/2007, 19:33
Eu prefiro usar o mineral e trocar com mais frequência, até por que em se tratando em veículos fora de estrada, o óleo se contamina muito mais rápido com peira, terra e até água.....se fosse usar sintético estaria lascado.....
Mas existem motores de maior performance que não toleram qualquer tipo de lubrificante...é bom sempre prestar atenção as recomendações do fabricante, e aí fazer algumas variações de marca, mas considerando as especificações....

freitasjr
25/03/2007, 14:16
SEMPRE siga as especificações do manual, ok?? SEMPRE!!!


Concordo plenamente.



Se você utiliza mineral substitua no máximo com 3.000 km juntamente com os filtros, se hipoteticamente o manual especificasse sintético você poderia substituí-lo com no máximo 7.000 km, ou seja em ambos os casos, bem antes do tempo especifiacado na embalagem do óleo utilizado :concordo:


Substituir óleo e filtros com APENAS 3 mil Km????? :discordo: Aí já acho exagero. A Mitsubichi recomenda a troca a cada 5 mil Km(óleo e filtro) já levando em consideração o uso SEVERO, ou seja, em uso normal pode até ultrapassar um pouquinho.
Contudo, a cada 5 mil tá de bom tamanho p/ ambos os casos.

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Bianor
25/03/2007, 20:11
Senhores sempre sigam o manual do seu veículo.
Muito bem parece a boiada indo pro açougue.
Já perceberam quantos anos fazem que seu veículo foi fabricado ?
A industria do petroleo evolue com rapidez verifique a especificação da SAE americana ou JASO japonesa. Saiba que óleos com especificação muito antiga, acredito que dois anos ou perto disto, a ANP proibe a venda deste lubrificante. Ai voçe faz o que quando estiver na hora da troca do óleo? Senta na calçada e em cima do manual e chora!
Lubrificantes de mesma especificação de qualquer marca séria, obedecem os mesmo requisitos e são compatíveis, ou seja se o seu motor pergar 5 litros de óleo, pode escolher 5 marcas diferentes e colocar no motor, desde que sejam da mesma especificação. Por isso que existem as sociedades certificadoras.
Por isso ao escolher o seu lubrificante veja a marca de sua preferencia, descubra a ultima especificação vigente e ai é procurar preço.
Outra baboseira é que óleo sintetico causa borra, muito pelo contrario o óleo sintético resiste muito mais pois não é semelhante quimicamente ao coquetel de derivados do petróleo com que se contamina o que se abastece no posto. Dai aquela lei da quimica semelhante dissolve semlhante não age. Já lavou a mão com sabão, sabe porque ele retira a gordura da sua mão ? Porque tambem tem gordura na sua composição.
Na parede do cilindro sempre fica algum óleo, senão o seu motor bate. É este oleo que se contamina com os derivados de petroleo baratos que se adicionam ao seu combustivel e quando aparece no carter a tal borra.

Ronaldo Andrade
25/03/2007, 20:48
Pode-se usar qquer oleo que atenda o especificado no manual ou SUPERIOR.
Se o manual pede SG e usar SJ não tem problema.
Classificação superior.
Misturar não deve ser bom, pois apesar das especificações serem as mesmas, os aditivos usados podem não ser compatíveis.

Até mais

Grassmann
25/03/2007, 21:23
Agora, a Mitsubishi me sacaneou... um carro do porte da Pajero, e o hodometro marca em milhas! Aí é foda, ter que ficar calculando...


Sem dificuldades...
É só substituir o óleo a cada 3.000 milhas (Dá 4.800km). Bem próximo do período de troca sugerido pelo fabricante.

Dieselboy
25/03/2007, 21:31
"... Outra baboseira é que óleo sintetico causa borra ..."
:stop: :stop: Vai devagar Bianor, que isso??? Para que entrar de carrinho e chegar "solando" com as 2 chuteiras de cravo alto??? :shock: :shock: :stop: :discordo:

Se fosse 100% correto o que você afirma a Mobil não teria desenvolvido seu novo óleo para evitar formação de borra sob base mineral :discordo: teria escolhido uma base sintética, ora porque será que não o fizeram??? :pensativo:

http://www.ocarreteiro.com.br/content.php?recid=4122

http://www.rodao.com.br/noticia.php?idn=243&&cat=7

Portanto com base no que foi aqui descrito deduzo que o problema se localize no fato dos especialistas terem esquecido de solicitar teu valioso conhecimento técnico, antes de realizar os estudos para o desenvolvimento do novo produto, não é mesmo??? :twisted: :twisted:

P@#$ mas que engenheiros BURROS!!! :parede: :parede: :putz: :twisted:

Leo - Beethoven
26/03/2007, 12:29
Um colega citou em outro tópico ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26699 ) um detalhe importante que reproduzo aqui, pois acho que vale a pena. Apesar de muitos aqui talvés terem isso sempre em mente e jamais aceitarem coisas assim, posso dizer que já vi pessoas "bem informadas" que não estão nem aí e cometem esse erro dia após dia....


Eu dou um exemplo muito bom tb. O cara tira um carro zero na loja e depois de uns km o óleo baixa (devido a acomodação de aneis, pistão etc...). O cara para no posto e o frentista vê o nível do óleo: "Dotô, esse ólio tá báxo". São oferecidas marcas diferentes do óleo original e de propriedades diferentes e ainda é garantido que o óleo é tudo igual e não faz diferença um ou outro. "Dotô, mineral e sintéco é tudo igual. Não se preocupa não... fasso isso todos dia. Esse ólio que a gente vendemo são os melhó que tem". Aí o burrão mete óleo diferente do dele e f... tudo.

Lógico que na hora de chegar na concessionária ninguem diz que completou o óleo com o mineral do zezinho do posto porque senão perde a garantia. E não dá pra perceber a mistura no óleo.



Como nada se cria, td se copia....

dsamaz
26/03/2007, 15:48
Se você utiliza mineral substitua no máximo com 3.000 km juntamente com os filtros, se hipoteticamente o manual especificasse sintético você poderia substituí-lo com no máximo 7.000 km, ou seja em ambos os casos, bem antes do tempo especifiacado na embalagem do óleo utilizado :concordo:
:concordo: :concordo:


Calma aí Diesel Boy... 3 mil eh muito pouco...

Ficar trocando o óleo tão rápido assim é tão arriscado quanto trocar com 7 ou 8 mil km. Explico: há 2 formas de trocar o óleo. Na primeira e tradicional o cabra vai com uma chave e solta o parafuso abaixo do carter e "sangra" o óleo. Daí surgem vários riscos de acidentes com os mexanicos da vida, além de gastar excessivamente o parafuso e a rosca do carter.

Para ter uma idéia, uma vez me estressei com um cara aqui em Manaus. O égua foi trocar o óleo e qd foi sair de baixo do carro ele apoiou-se na bieleta e sist. freio...

Outro método de troca de óleo comum eh por um caninho sugador que colocam pelo medidor de nível de óleo. Aqui os riscos são piores, pois abre-se o capô: esquecimento de chaves, panos, ... além do sugador nunca sugar todo o óleo, com o abre-abre do capô pode-se quebrar o mecanismo, fios, gasta demais a lâmpada. Além do risco do animal derrubar água fria em cima do cabeçote quentíssimo...


T+
Daniel

Bianor
26/03/2007, 19:46
Bom quem se sentiu ofendido desculpe não foi a intenção:
OK dieselboy.

Mas vamos lá pessoal o sintético é sempre superior ao mineral, veja na grade de produtos da empresa de lubrificantes. Qual o produto TOP ? Qual o mais caro ?
Só não coloco óleo sintético porque não tenho dinheiro para isso.
Citei o caso da mistura e o colega tem alguma razão em não misturar. Vai pelo bom senso. Mas pela especificação da API isto não deve ocorrer com óleos compativeis. Quis apenas ressaltar o valor da especificação para as companhias de petróleo. Garanto que as grandes cumprem na risca mesmo.

Quanto a borra porque o carro do vovo não tinha borra e funcionava com uma mecanica inferior, em termos de usinagem das peças e tambem em se tratando do lubrificantes.
Porque o preço do petroleo valia US$1 e hoje vale US$50.
Tornou-se viavel várias fraudes com derivados de petróleo, porque a gasolina ficou mais cara, mistura-se muita coisa nela.
O diesel é menos suscetível as fraudes, basta abastecer em um posto confiável. Recomendo o diesel Podium da BR, até os filtros

Outro ponto que o colega dsamaz citou quando retrucou o Calma aí Diesel Boy... 3 mil eh muito pouco...!
Pense bem a MWM me recomenda a troca em 10.000km.
Existe uma propriedade do óleo lubrificante que consiste em "aprisionar" as particulas de "sujeira" e mante-las em suspensão no óleo lubrificante.
O que acontece quando voçe troca com 3000km?
Voçe elimina pelo carter as impurezas que óleo conseguiu "aprisionar", ou seja faz um flushing. Importante o motor estar quente
Resultado provavel maior durabilidade do motor.
Isso é uma vantagem para o mineral, pois posso "jogar fora" com 2000km na última troca que fiz. Não faria isso com o sintético, pois sairia muito caro.
Ou seja se voçe pode fazer trocas bem abaixo da quilometragem recomendada, vai gastar um pouco mais com óleo, mas seu motor vai durar mais.

No meu caso para o diesel uso o Lubrax Top Turbo, segue as especificações deste:
Óleo lubrificante multiviscoso para motores diesel de alta potência, superalimentados ou turboalimentados que operem em condições severas. Recomendado para uso em motores diesel de caminhões, ônibus e tratores, tais como CATERPILLAR, CUMMINS, FORD, GMC, IVECO, MBB, MAN, MWM, SCANIA, VOLKSWAGEN e VOLVO. Aprovado pela MERCEDEZ BENZ, API (American Petroleum Institute), sendo qualificado de acordo com os protocolos do ACC (American Chemistry Council) e os europeus ATC e ATIEL.

Aditivos - abaixador do ponto de fluidez, anticorrosivo, antioxidante, antidesgaste, antiespumante, detergente, dispersante, melhorador do índice de viscosidade e agente de reserva alcalina

Classificação - API CI-4/SL, ACEA E5, M. Benz 228.3, Volvo VDS 3, CUMMINS CES 20078

O pessoal da carteira recheada pode usar este aqui:

LUBRAX TEC TURBO - Óleo lubrificante multiviscoso, com componentes sintéticos de alto desempenho, para modernos motores diesel europeus de alta potência, superalimentados ou turboalimentados que operem em condições severas em qualquer tipo de serviço: urbano, rodoviário e off-road. Recomendado para uso em motores diesel de caminhões, ônibus , tratores e utilitários (Vans SUV's e Pick-ups), tais como DAF HP-2, MAN 3275 e 3277, MTU type 3, RENAULT RVI e RXD, VOLKSWAGEN 505.00 , VOLVO VDS-2 e SCANIA. Aprovado pela MERCEDEZ BENZ, API (American Petroleum Institute), sendo qualificado de acordo com os protocolos do ACC (American Chemistry Council).

Aditivos - abaixador do ponto de fluidez, anticorrosivo, antioxidante, antidesgaste, antiespumante, detergente, dispersante, melhorador do índice de viscosidade e agente de reserva alcalina

Classificação - ACEA E4-99, E5-02, A3-98, B3-98, Issue 2, B4-98, M. Benz 228.3/228.5, API CF/SL. Atende a MAN 3275/3277, Volvo VDS 2 e VW 505.00.

Grau - SAE 10W/40

Dieselboy
26/03/2007, 20:36
"... Bom quem se sentiu ofendido desculpe não foi a intenção:
OK dieselboy ..."
:putz: Bianor, era para você retrucar xingando :putz:

Sabe porque fiz isso, para ver se pelo menos neste tópico o "barraco" quebrava, já que no tópico do "duelo das princesas" até agora não rolou absolutamente nada :putz:

Brincadeiras à parte, nem esquenta :discordo: sem ressentimentos :concordo:

ezoom
27/03/2007, 14:13
Texto ( Paulo Prado-WebMotors), para subsidiar o tópico.

Quando menos se espera o motor aquece e trava sem nenhum aviso. Ao abri-lo surge um dos tormentos dos donos de carro da atualidade. Mesmo fazendo trocas periódicas do óleo do motor, o carter é uma borra só.


Você nem imagina, mas toda vez que você pára o seu carro no posto de abastecimento para uma simples averiguação no nível ou para troca completa do óleo, seu veículo corre perigo de sair de lá com um mal bastante comum nos dias atuais e que afeta a maioria dos motores: a contaminação do óleo. Esse fenômeno, também conhecido como borra, é a formação de depósitos provenientes - na maioria dos casos - do uso incorreto do tipo de lubrificante (mineral/sintético). Mas usar combustíveis adulterados e de má qualidade também causa a contaminação, assim como a aditivação suplementar e o tipo de aplicação que o veículo é submetido.

No intuito de informar como acontece e o que leva ao fenômeno da borra, que muitas vezes causa altos prejuízos, destacamos aqui algumas questões mais freqüentes sobre os cuidados que visam, principalmente, evitar a contaminação do óleo lubrificante. Com essas dicas é possível se antecipar e até prevenir o fenômeno que, infelizmente, só é descoberto depois de o motor já estar danificado.

Qual o lubrificante ideal para cada motor?

Na hora de completar ou trocar o óleo, leia atentamente o "Manual do Proprietário". Lá consta o tipo de lubrificante, mineral ou sintético, testado e indicado pela fabrica para cada modelo. Procure, ao completar o nível, colocar o lubrificante da mesma marca e tipo evitando assim a incompatibilidade de aditivação.

Qual a diferença entre óleo mineral, semi-sintético e sintético?

Todo lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. Sua função no motor é lubrificar o contato entre as superfícies metálicas e refrigerar, independentemente de ser mineral ou sintético. A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos. Os minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Já os sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros.

Os óleos semi-sintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado.

Esses três tipos podem ser misturados?

Essa prática não é aconselhada, pois os ingredientes básicos de suas fórmulas apresentam naturezas químicas diferentes e a mistura pode comprometer o desempenho de sua aditivação.

Posso substituir óleo mineral por sintético?

Sim. Você pode substituir o óleo mineral pelo sintético que possui um nível de desempenho superior. O inverso é que não é recomendado, já que o mineral não atende as especificações dos motores de ultima geração. No entanto recomenda-se que, ao colocar este óleo superior, você realize a troca do filtro de óleo e repita esta operação, em um intervalo menor do que o indicado pelo fabricante. Isto se deve ao fato de que os óleos mais avançados limpam mais o motor e desta forma tendem a obstruir o filtro em um período mais curto. Após este procedimento ser realizado, você pode voltar a seguir os períodos de troca usuais e garantir uma melhor lubrificação do seu veículo.

Combustível batizado contribui para o aparecimento da borra?

O uso de combustível adulterado na maioria das vezes é contaminado por subprodutos da queima do combustível durante sua vida útil. Essa contaminação ocorre e faz parte da operação do motor. Mas se o combustível for adulterado estes subprodutos serão de natureza diferente e resíduos com aspecto de resina poderão se formar no motor, aumentando a probabilidade da formação de borra, entupindo o pescador de óleo no cárter e filtro prejudicando a lubrificação e refrigeração interna do motor.

Aditivação suplementar é aconselhada?

Não, essa prática não é aconselhada! Muitos frentistas de postos de gasolina empurram esses aditivos aos motoristas vendendo a falsa idéia de que eles melhoram o desempenho da lubrificação, o que não é verdade, pois os óleos lubrificantes normalmente possuem, de forma balanceada, todos os aditivos para que seja cumprido o nível de desempenho recomendado para cada motor. Portanto, a adesão desses aditivos pode provocar uma incompatibilidade que fatalmente neutralizará a eficiência na lubrificação.


Espero ter ajudado

Diego Chaves
14/02/2017, 22:08
Boa noite comprei uma Dakar 2010 alguém pode me dizer qual óleo devo usar?