Ver Versão Completa : Dúvidas sobre mecanica da l200
Fermaxxx
23/03/2007, 11:53
Olá pessoal, sou novo no pedaço e gostaria que algém me ajudasse com os problemas que estou enfrentando com minha l200 95.
1°- Pela manhã quando vou ligar ela demora muito para pegar e quando pega sai tanta fumaça que puverisa toda vizinhança, a concecionária relatou que teria que trocar as velas aquecedoras e me cobrou R$ 1.200,00.
2°- Com a roda livre na posição lock e tração 4x4 engrenada toda vez que estenço um pouco o volante ela age como se eu estivesse pisando no freio.
Oque faço isso é normal???!!!???
:parede: :parede: :parede:
Ferma,
Voce pode trocar as velas de pre-aquecimento fora da autorizada.
Eu ainda nao troquei da minha, mas um amigo que tem uma ano 93 com 500.000 km rodados, trocou.
As primeiras, ele achou numa concessionaria MIT aqui no Rio, por 400 reias cada uma (são 4). Ligou pra outra concessionaria, e encontrou por "apenas" 80 reais cada uma.
Eu liguei pras lojas que vendem este tipo de materiais, e achei cada uma das velas por 20 reais.....
Quanto a engatar o 4x4 e esterçar o volante.... é isso mesmo. O que ocorre é que voce nao deve NUNCA engatar o 4x4 num piso duro, pois as rodas não "escorregam".
Pense um pouco... os 4 pneus rodando igualmente fazendo a mesma curva.... se não houver um pequeno escorregamento, a pickup nao fará a curva, ja que as 4 rodas estao tracionadas igualmente. Pra compensar, as rodas de fora da curva devem escorregar....
Isso acontece em pisos como areia, terra, cascalho, lama, agua (iiso mesmo, em pistas muito molhadas), mas não deve ser nem experimentado em pisos duros, como asfalto e concreto
Fermaxxx
23/03/2007, 12:23
JairoM,
Fico agradecido pelo esclarecimento de minhas dúvidas, mas será que nas auto peças comuns eu podeiria achar essas velas, aqui na região de Campinas, vc teria alguma indicação. . .
Grato. :concordo: :-D :concordo:
Fermaxxx
23/03/2007, 12:29
Mais uma dúvida, no uso diário posso deixar a roda livre na posição lock ou devo deixar em free já que no dia a dia só uso mesmo 4x2?
Grato :oops: :oops: :oops:
murilloaquino
23/03/2007, 12:49
Deixe no free, q contribui bastante com o consumo, alem do menor desgaste dos componentes dianteiros.Trave a roda livre somente quando foi utilizar a traçao...
Marcello Ladeira
23/03/2007, 15:05
Neste link abaixo vc consegue localizar quem representa as velas de ignição da Pkp... Quem me passou foi o Weissfuder aqui do fórum.
http://dieselaftermarket.delphi.com/pt-br/hp/ceramicplugs/
[]'s,
Marcello Ladeira
23/03/2007, 15:06
Murillo vc tem idéia de quanto melhora no consumo? 5%? 10%? mais? menos?
[]'s,
murilloaquino
23/03/2007, 15:26
Ideia eu nao tenho nao.So ouvi alguns relatos q as ranger q 4x4 q vinha com roda livre,tinha um consumo em torno d 10% melhor q as sem a roda livre(2001>), lembrando q todas com o mesmo motor maxion 2.5 e com os mesmos componentes.Eu acredito q deve estar em torno d 5 a 10%
Marcello Ladeira
23/03/2007, 15:38
Uau isso pode resolver metade do problema da L200, assim 10% pela roda livre + 10% alongando a 5a. marcha = 20% de economia... ou seja, de 9.5 km na estrada ela vai pra quase 12 km/l e se iguala às demais.
[]'s,
murilloaquino
23/03/2007, 17:11
O marcelo.Eu imagino q somente o alongamento da 5 marcha pode baixar bastante o consumo da L-200.Nao basta lembrar q o consumo de motores a diesel esta intimamente ligado a rotaçao do mesmo.Com uma rotaçao mais baixa, o consumo é menor...
Agora fica um pouco meio xato de dirigir em lugares ingremes.Na ranger por exemplo, com os pneus maiores e a 5 bem longa, abaixo de 100 KM/H é um porre pra andar.Em compensaçao, de 4 a ranger deve ter uma rotaçao igual a 5 da l-200 ou menor.É uma overdrive mesmo...
Marcelo,
A roda Livre da sua L-200 é igual a minha.... é automatico.
Ela só é engrenada quando a gente aciona a alavanca de 4x4....
Normalmente ela esta solta e livre....
Só da pra fazer isso na mão, nos modelos mais antigos, em que a RL era manual.....
Tinha mesmo que meter a mão e colocar na posição LOCK.
Marcello Ladeira
24/03/2007, 19:09
Uai Jairo, jurava que nossa L200 era como o pessoal diz aqui. Do tipo que "arrasta o eixo".
[]'s,
murilloaquino
24/03/2007, 19:12
L-200 sem roda livre eu AXo q sao so as sport´s, se isso se confirmar mesmo...
L-200 só tem dois tipos de roda livre.
As muito antigas, que a RL era manual, ou seja, pra travar (colocar pra funcionar) tinha que descer do carro, ir ate a roda meter a mão e colocar na posição LOCK - Igualzinho os donos de Troller fazem até hoje,
As novas, a RL é AUTOMATICA, ou seja, ela engata, ela trava assim que a alavanca é colocada em 4x4 H ou em reduzida 4x4L .... "tomáticamente" sem o motorista tomar agua de chuva nem ter que meter o pé na lama....
O acionamento é hidraulico.... corrijam por favor se eu estiver errado !
Waldir Carlos
24/03/2007, 19:29
Aproveitando... a minha deve ser igualzinha [GLS 2000] JairoM! Nas poucas vezes que precisei da tração, fiz conforme orientação. Diabos, ainda hoje uma dúvida me intriga. Qual a necessidade "técnica", da recomendação: "Antes de sair da posição 4x4 HI/LO, engate a marcha ré e percorra alguns metros, antes de voltar à posição 4x2". Tá correto isso?
[]s.
FlavioLouveira
25/03/2007, 10:36
Aproveitando... a minha deve ser igualzinha [GLS 2000] JairoM! Nas poucas vezes que precisei da tração, fiz conforme orientação. Diabos, ainda hoje uma dúvida me intriga. Qual a necessidade "técnica", da recomendação: "Antes de sair da posição 4x4 HI/LO, engate a marcha ré e percorra alguns metros, antes de voltar à posição 4x2". Tá correto isso?
[]s.
A RESPOSTA tecnica eu nao sei, mas se vc der uma rezinha ajuda a liberar as rodas ( em off, eu faco isso com a minha ate hoje, mania que adotei quando tinha a sportage e continuei com a ranger, e ainda faco quando saio de 4x4 reduzida)
Marcello Ladeira
25/03/2007, 11:54
Flávio vc é um ex-Rangeiro? Qual era sua Ranger? Será que conseguiremos converter mais algum rangeiro daki? hehehehehe
[]'s a todos,
murilloaquino
25/03/2007, 14:01
hahaha...
ééé marcelo...
To so vendo a hora que sua l-200 esquentar e vc começar a andar d ranger 3.0.
Vai queimar sua lingua(ou o dedo)
Waldir Carlos
25/03/2007, 16:01
PQP! Tá phoda... a L200 Outdoor tem minha preferência. Só tem um "pobrema": recebi um e-mail do vendedor que me atendeu quando fiz o test drive na Ranger XLT semanas atrás. O resumo da provocação está abaixo, em quote.
"Sr Waldir, informo que estivemos conversando com a direção da concessionária, com relação aos opcionais na versão XLT 2007... estou autorizado a atendê-lo no quesito bancos de couro, embora esse item seja exclusivo do modelo Limited. Aguardamos uma nova visita para esclarecê-lo por completo".
Sei não, tô me sentindo como uma criança numa loja de brinquedos, tentando achar o "melhor" e o "mais bonito". Uma saída para diminuir esse dilema é fazer de conta que não recebi esse comunicado. A outra, é passar novamente na Ford e se preparar para me "justificar" aqui para os L200enteiros; aos quais tenho o maior respeito e estima.
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:
Aguardem novas emoções; os manterei informados.
[]s
murilloaquino
25/03/2007, 17:25
Hahaha...
Tem jeito nao Waldir...
Seja Bem vindo ao mundo dos Rangeiross...
e Seja Felizzz
FlavioLouveira
25/03/2007, 17:26
Flávio vc é um ex-Rangeiro? Qual era sua Ranger? Será que conseguiremos converter mais algum rangeiro daki? hehehehehe
[]'s a todos,
Eu tinha uma ranger 4.0 automatica , 4x4, gasolina, americana, cabine estendida... era uma canhao de rapida....
Mas agora so' de L200:D
Rogério Silva
25/03/2007, 17:29
Falando em usar o 4x4, minha hilux ta com 10.000 km e nunca usei o 4x4, será q tem alguma bronca? Nunca esquentei, pq não ando em terra e alguem falou aki no fórum q não poderia usar no asfalto, pois forçaria o conjunto, isso procede?
Marcello Ladeira
25/03/2007, 17:32
Waldir o importante é que independente da escolha você poderá continuar contando com nossos palpites e comentários aqui do fórum, afinal aqui é tudo democrático e você também estará calçado numa pkp 4x4.
[]'s,
murilloaquino
25/03/2007, 17:34
Eu particularmente gosto de andar 1 vez por mes com a traçao ligada, mesmo q seja no asfalto em linha reta e curvas de grande raio de giro, como por exemplo em avenidas.
É so mais uma prevençao de pane por falta de uso e para lubrificar a CT...
Marcello Ladeira
25/03/2007, 17:35
Flávio sua Ranger era mais alta que as outras importadas? Acho que nunca ví das americanas nenhuma 4x4 não.
Rogêrio, na estrada com chuva forte você pode usar o 4x4... sentirá o carro bem mais na mão... eu uso e aprovo. É sempre bom dar uma ligadinha no 4x4 sim... já soube de Ranger que de tão pouco uso no 4x4 tiveram problema quando foi necessário utilizar, não me pergunte porque.
[]'s,
FlavioLouveira
25/03/2007, 17:39
Falando em usar o 4x4, minha hilux ta com 10.000 km e nunca usei o 4x4, será q tem alguma bronca? Nunca esquentei, pq não ando em terra e alguem falou aki no fórum q não poderia usar no asfalto, pois forçaria o conjunto, isso procede?
Forca sim... S'o liga em terra ou em terreno escorregadio..
FlavioLouveira
25/03/2007, 17:43
Flávio sua Ranger era mais alta que as outras importadas? Acho que nunca ví das americanas nenhuma 4x4 não.
[]'s,
A minha era americana, pq eu morava la' mesmo... Por isso...
Usava 4x4 na neve e na montanha so', pq barro mesmo ela nunca viu haha
J. G. Junior
25/03/2007, 18:30
L-200 só tem dois tipos de roda livre.
As muito antigas, que a RL era manual, ou seja, pra travar (colocar pra funcionar) tinha que descer do carro, ir ate a roda meter a mão e colocar na posição LOCK - Igualzinho os donos de Troller fazem até hoje,
As novas, a RL é AUTOMATICA, ou seja, ela engata, ela trava assim que a alavanca é colocada em 4x4 H ou em reduzida 4x4L .... "tomáticamente" sem o motorista tomar agua de chuva nem ter que meter o pé na lama....
O acionamento é hidraulico.... corrijam por favor se eu estiver errado !
Olá Jairo,
Nas L200 o acionamento eh mecânico. Ao acionar a alavanca 4X4 a RL é travada por um dispositivo mecânico. Acho que pneumático somente a S10. Corrijam-me se estiver errado. Bem...na minha é manual (AISIN), pois é o modelo L/2003, que é o mesmo usado no Samurai.
Para quem é marinheiro ou melhor, jipeiro de primeira viagem, não deixe o sistema sem uso por longo tempo. Esse sistema pode travar e a roda fica acionada mesmo depois de dar ré e desengatar a alavanca. Ai somente metendo a mão na graxa pra desmontar. Nada muito complicado, mas se pode ser evitado melhor.
Agora eu tenho uma dúvida. As atuais Ranger´s 2005, 2006, os semi-eixos ficam girando??? Não tem RL??? Antes que me entendam mal, acho a Ranger um excelente carro ( conforto e desempenho 10), mas se o acionamento do 4X4 fosse manual seria 1000.
Um abração,
João Gualberto.
Waldir Carlos
25/03/2007, 21:25
Hahaha...
Tem jeito nao Waldir...
Seja Bem vindo ao mundo dos Rangeiross...
e Seja Felizzz
Êpa murillo! Melhor aguardar mais amigo... é uma decisão difícil. Um L200enteiro não se deixa vencer facilmente... he, he, he. De qualquer forma agradeço a recepção.
:pensativo::pensativo::pensativo:
Waldir o importante é que independente da escolha você poderá continuar contando com nossos palpites e comentários aqui do fórum, afinal aqui é tudo democrático e você também estará calçado numa pkp 4x4. []'s,
Marcello, você sabe que mesmo diante das "limitações" largamente comentadas aqui no fórum, a Mit Outdoor tem minha preferência. Além da robustez [suspensão e tal] acho a picape muito mais bonita, em relação à potente Ranger. O mais importante mesmo é saber que, independente da escolha, continuarei no diesel... sedan, nunca mais!
PS- Ainda tá faltando um "pouquin" de grana. Além disso, surgiu um imprevisto e não fechei o negócio com o colega que ia comprar a minha "velha" relíquia!
:cry::cry::cry:
[]s
Marcello Ladeira
25/03/2007, 22:01
Waldir não se preocupe com o imprevisto, acredito que não faltará comprador para sua raridade... só não queime a bichinha em função da nova aquisição afinal de contas vc tem uma jóia basta achar quem precisa e valoriza isso.
[]'s,
Pequeno jr
25/03/2007, 22:44
Waldir não se preocupe com o imprevisto, acredito que não faltará comprador para sua raridade... só não queime a bichinha em função da nova aquisição afinal de contas vc tem uma jóia basta achar quem precisa e valoriza isso.
[]'s,
X2 !!!....
[]s.
Eu tambem aprendi isso. Quando uso o 4x4, sempre dou uma ré de uns 2 metros, pra "desengrenar"... Nao sei "tecnicamente" o que acontece, mas, assim aprendi assim continuo a fazer..... mal, eu garanto que não faz.
Waldir Carlos
26/03/2007, 13:17
Beleza JairoM! Aproveito para informar que, ao longos desses anos que tenho a L200, periodicamente aciono o sistema de tração, por períodos curtos, mesmo onde a situação de solo não "pede". Dizem que é bom para "lubrificar".
OFF: Quando puder, leia a MP que te enviei.
[]s
JairoM,
Fico agradecido pelo esclarecimento de minhas dúvidas, mas será que nas auto peças comuns eu podeiria achar essas velas, aqui na região de Campinas, vc teria alguma indicação. . .
Grato. :concordo: :-D :concordo:
Fiz contato com a Delphi e eles me responderam assim:
Jairo, bom dia!
O código da peça é DS-004 (vela aquecedora).
DRAGÃO CAMPOS TECVAN DIESEL
Tel: (22) 2726-6066
End.: Av. Carlos Alberto Chebabe, 437
Município: Campos dos Goitacazes - RJ
Tel: (11) 4461-5428
End.: Av. dos Estados, 2.254 Município: Santo André - SP
FURACÃO
Tel.: (19) 2101-3000 End.: R. Altino Arantes, 1.250 Município: Campinas – SP
Qualquer dúvida, favor entrar em contato através do nº (11) 4615-8553.
Atenciosamente,
Bruna
--------------------------------------------------------------------------------
De: Jairo
Enviada em: sexta-feira, 23 de março de 2007 18:06
Para: Souza, Marcio
Assunto: Fw: Vela ceramica de pre-aquecimento
----- Original Message -----
From: Jairo
To: Cotia.EC.Aftermarket@delphi.com
Sent: Friday, March 23, 2007 6:05 PM
Subject: Vela ceramica de pre-aquecimento
Senhores,
Preciso de sua ajuda.
1- Preciso identificar a vela utilizada em meu veiculo:
Mitsubishi L-200 GLS ano 2000, motor 4D56 - Diesel
2- depois de identificada a vela ceramica de pre-aquecimento, gostaria que os senhores me indicassem um Revenda na cidade do Rio de Janeiro, e outra na cidade de São Paulo.
Obrigado.