Conectar

Ver Versão Completa : Câmaras de Ar para BF 33" !?!

Flavio Miranda
23/03/2007, 10:48
All,

Estou de saco cheio de voltar da trilha e toda vez ter de levar os pneus no borracheiro para desmontar e limpar as rodas para acabar com o vazamento de ar.:evil: Fora os 7 contos de cada roda e a cara feia dele, pois este pneuzão acaba forçando a máquina dele.:neutral:

Na Camper, estou com Mangels tala 10 e BF 33"12,5"R15. As laterais são muito moles e qualquer piscina ou agua com brejo já acaba entrando no vão entre a roda e pneu. Depois seca e surgem os vazamentos. :putz:
Em 1 semana, de 29 libras cai para 2 ou 3 !:shock:

Já falei com o borracheiro e ele não sabe qual daria certo neste pneu...:roll:

Vcs teriam dicas das medidas, fabricantes, onde comprar em SP (se possivel Zona Sul) e preços aproximados ?8-)

Desde já agradeço.:concordo:

Ovelha
23/03/2007, 18:50
Sofro do mesmo problema e tenho a mesma dúvida!

To com rodas mangel e os pneus são general grabber refeitos pela 3K.

Afinal de contas, existe alguma restrição qnto ao uso de camara, como tipo da roda, do pneu... ?

romeu
23/03/2007, 19:24
tenho o mesmo problema, qdo o jipe vai ficar mais de uma semana parado, já levanto ele no macaco pq vai esvaziar tudo mesmo hehehe

Acredito que o único contra de se usar camara é não poder encher de mais, é isso mesmo?

Flavio Miranda
23/03/2007, 22:54
O problema de pneus com camaras é que um furo de prego, pneu mucha na hora.
Sem camara, vai muchando devagar.
Mas já encomendei um kit reparo com meu borracheiro e em menos de 1 hora a gente resolve na trilha, se o estepe não der conta claro...

No Samuka com BSG 255/75/15 tinha camaras reforçadas e nunca furou, precisei desmontar roda, baixando para até 15 libras sem problema.

O problema é acertar a medida da camara para o 33".
Na semana passada, o borracheiro estava montando uma roda de um caminhazinho com medida 7,50 aro 16 que talvez desse certo.... Ele ficou de perguntar se tinha aro 15 e o preço para o fornecedor... Preciso passar lá.

[ ] s

rafaelsouza
24/03/2007, 08:09
Amigos, quando coloquei os 33" na berijela (nossa f 75) optamos pela tala 10. Isso foi um grande erro pois o pneu destalonava direto, na epoca (uns 5 anos atraz) existia camaras agricolas importadas que custavam caro pra valer, optei por usar umas 750x15 que me arrumaram, outro grande erro todas rasgaram com poucos KM, o geito foi desembolsar a grana e comprar a camara agricola importada, bom já tem 5 anos e nunca mais tivemos problemas estão lá ate hj, A loja onde comprei fechou e nunca mais ouvi falar de alguem que tivesse esta camara pra vender mas vou pesquisar
[],s

romeu
24/03/2007, 10:01
Provavelmente por elas serem caras e poucos comprarem, a loja se foi hehe

Na minha band como tem o compressor, toda quarta feira e domingo, qdo tenho saco, claro, ligo o carro, e enquanto carrega a bateria ele enche os pneus...

O problema é que ultimamente eu ando sem paciência pra fazer isso hehehe, por isso ela está no macaco.

Leo - Beethoven
24/03/2007, 19:25
Galera, infelizmente isso é um porblema meio que sem solução, isso considerando que os pneus e rodas de todo mundo estão 100% OK e pneu x tala na combinção ideal
Quando vamos pras trilhas, normalmente trabalhamos com um pressão menor nos pneus, e isso faz com que o pneu se mova no eixo da roda e vai fazando aos poucos, na hora vc corrige, sai da trlha e calibra com a pressão normal, mas com o tempo, as bordas dos pneus vão se desgastando e aí já era....vai vazar mesmo.....
Apesar de muitos gostarem da idéia, eu não acho nem um pouco seguro, rodar com um pneu que foi projetado pra rodar s/ câmara, rodar com.....
Na trilha, beleza, as velocidades são baixas, mas na estrada a coisa é séria....as câmaras aquecem d+ e quando furam, esvasiam o pneu de uma vez......
Eu tenho Grabbers 33" x 12,5" no Beethoven (CJ-5) e acreditem ou não, faz mais de 6 meses que nem me preocupo em calibrar....mas como disse, os pneus e rodas estão filés....e mesmo sofrendo mais na trilha, dificilmente ando abaixo das 28 lbs......
Uma vez vi uma Kombi rodando com Rodoar igual aos de õnibus e caminhões....(não xinguem, ok)......essa seria uma saída nem um pouco ortodoxa...hehehe

jon
24/03/2007, 23:43
é, o meu tb esvazia direto, mesmo se nao baixo a calibragem p/ trilha, entro c/ 35 frente e 30 tras e 1 semana depois ta no chao............

rodoar nao rola pq se enroscar (em 2 minutos vc consegue isso) esvazia na hr, hehe

eu ia abrir um topico sobre isso mas acabei desistindo por falta de tempo.
falei c/ o seu eduardo da 3k e ele disse q a 900x16 vai bem (é gde pra kct essa)mas enfim, vou tentar

rafaelsouza
25/03/2007, 00:09
Galera, quando estragar essas camaras que estou usando vou usar bead lock, mas gostaria de saber da galera que usa bead lock se este problema de vazamento persiste ou não ?!?! acontece de vazar do mesmo jeito ?

cristiano
25/03/2007, 01:39
é, o meu tb esvazia direto, mesmo se nao baixo a calibragem p/ trilha, entro c/ 35 frente e 30 tras e 1 semana depois ta no chao............

rodoar nao rola pq se enroscar (em 2 minutos vc consegue isso) esvazia na hr, hehe

eu ia abrir um topico sobre isso mas acabei desistindo por falta de tempo.
falei c/ o seu eduardo da 3k e ele disse q a 900x16 vai bem (é gde pra kct essa)mas enfim, vou tentar

jon, já viu alguma Band com rodoar? Onde consigo informações sobre?

Kim
25/03/2007, 11:06
Fala galera!

O troller do ralli dos Sertões tinha rodoar.

Para a toy não deve ser complicado, pois usa-se o compressor do motor (aquele do lado do bloco) para "fazer ar" e então instalar o sistema.

Nos demais veículos tem que instalar um compressor de ar, podendo ser eletrico ou mecânico, sendo este último, ate mesmo o que comprime o gás do ar condicionado. Aqui na minha cidade alguns veículos usam este para suspensão a ar.

O equipamento para a instaloção deve ser procurado em lojas de caminhão.

Abraços.

Kim.

Leo - Beethoven
25/03/2007, 12:12
Galera, citei o Rodoar meio que de brincadeira, mas a verdade é que trabalhei na VDO (fabricante do Rodoar) por um bom tempo, e a título de teste chegamos a instalar muitos sistemas em veículos de passeio. O mais bizarro foi uma Belina I que era de um dos diretores.....Em Kombis e Bands eram rotina....nas Bands que já tinham compressor era muito mais simples.
Disse que citei na brincadeira, pois na trilha vai haver sérios problemas, pois o sistema fica bem pra fora dos pneus e em qualquer facão mais fundo vai arrancar tudo....
Mas é um sistema que funciona muito bem...e vc ainda pode instalar no painel instrumentos pra monitorar a pressão dos pneus individualmente.
Quando saí da VDO, estávamos trabalhando em um sistema para instalação interna, para veículos blindados (para encher os pneus em caso de tiros) e também para veículos de competição como os ralis....não cheguei ver o sistema pronto, mas com certeza saiu do papel....quem sabe alguém tem mais detalhes desse sistema novo pra postar aqui....

Flavio Miranda
25/03/2007, 13:16
Jon,

900x16 só para aro 16 certo ? E para Aro 15 ?!

All,

Rodoar não serve para veiculo de trilha. A questão é CAMARA para Pneus 33", aros 15 e 16.

[ ] s

cristiano
25/03/2007, 20:29
Galera, citei o Rodoar meio que de brincadeira, mas a verdade é que trabalhei na VDO (fabricante do Rodoar) por um bom tempo, e a título de teste chegamos a instalar muitos sistemas em veículos de passeio. O mais bizarro foi uma Belina I que era de um dos diretores.....Em Kombis e Bands eram rotina....nas Bands que já tinham compressor era muito mais simples.
Disse que citei na brincadeira, pois na trilha vai haver sérios problemas, pois o sistema fica bem pra fora dos pneus e em qualquer facão mais fundo vai arrancar tudo....
Mas é um sistema que funciona muito bem...e vc ainda pode instalar no painel instrumentos pra monitorar a pressão dos pneus individualmente.
Quando saí da VDO, estávamos trabalhando em um sistema para instalação interna, para veículos blindados (para encher os pneus em caso de tiros) e também para veículos de competição como os ralis....não cheguei ver o sistema pronto, mas com certeza saiu do papel....quem sabe alguém tem mais detalhes desse sistema novo pra postar aqui....

Leo

Eu já tenho o sistema do 608 na minha Band, então é mais fácil, então peço que relacione quais são exatamente os itens que são instalados na viatura, tecnicamente falando. É um serviço caro no meu caso? Tem que fazer um serviço nas rodas ou o ar entra pelo bico normal da roda?

All

A vantagem de se colocar câmara de ar, além de proporcionar baixas pressões sem destalonar na trilha, numa expedição o conserto não é difícil, já que hoje dispõe de remendos frios para tal, juntamente com aquele procedimento que já foi largamente discutido aqui no forum, onde você joga um pouco de gasolina dentro do pneu e taca fogo para ele voltar no lugar, mas não lembro se dava para fazer com câmara de ar.

Flavio Miranda
25/03/2007, 22:49
Cristiano,

Uma coisa ou outra.... :stop: ou põe camara e leva os kits a frio para reparos :concordo: OU tenta talonar com gasolina o pneu SEM camara.:shock:
Mas já adianto que talonar BF33" x 12,5 x 15 é quase impossivel. Experiencia propria...!:evil:

[ ] s esperançosos pelas Camaras pro BF 33"...:cry: :cry: :cry:

jon
26/03/2007, 10:12
Falae Flavio, blz?

seguinte, liga la na 3K q o seu Eduardo atende numa boa e tira suas duvidas sobre qual camara botar...

ele disse tb q da p/ por uma borrachinha entre o pneu e a roda p/ evitar q vaze, mas sei la, eu vou de camara....

..........mas só depois de ressuscitar a viatura do pinheirinho (né romeu?!) :p

3K pneus 5594-5052 :concordo:

Flavio Miranda
26/03/2007, 10:50
Jon, deixa quieto...:stop:

Mandei e-mail para a Maggion e segue a resposta :

================

Prezado Sr.

A Maggion não fabrica câmara de ar para esta medida de pneu.
Verifique com o outro fabricante nacional Tortuga.

Grato,

Marcello

----- Original Message -----
From: Flavio Miranda (flaviol.miranda@uol.com.br)
To: marcello@maggion.com.br (marcello@maggion.com.br) ; marketing@maggion.com.br (marketing@maggion.com.br)
Sent: Saturday, March 24, 2007 1:52 PM
Subject: Contato - Maggion

Formulário de Contato
**************************************** Nome: Flavio MirandaE-mail: Cidade: SAO PAULO``UF: SPAssunto: Camaras para pneu 33"Destino: Assistência TécnicaMensagem: Srs, Tenho um jipe Envemo Camper com pneus 33 " X 12,5 X 15 . Não tenho certeza se a tala da roda é 8 ou 10... Pergunto : quais seriam as Camaras adequadas para utilizar com estes pneus, onde posso encontrá-las em SP e o valor aproximado ? Grato.

Leo - Beethoven
26/03/2007, 14:01
Leo

Eu já tenho o sistema do 608 na minha Band, então é mais fácil, então peço que relacione quais são exatamente os itens que são instalados na viatura, tecnicamente falando. É um serviço caro no meu caso? Tem que fazer um serviço nas rodas ou o ar entra pelo bico normal da roda?

Bom, faz mais de 10 anos que saí da VDO e sei que o sistema mudou bastante.....mas em tese, acredito que o fundamento não mudou muito....
Se a sua Band já tem compressor, vai precisar dos sistemas de alimentação de ar para cada roda, aliás a alma (e a Patente) do Rodoar é exatamente isso. Afinal, o monitoramento da pressão e alimentação de cada pneu é feito pelo próprio bico de ar. Este sistema individual por roda é como se fosse uma gaxeta de bomba d’água, porém pra funcionar por ar....pois com o pneu girando ia ser difícil o monitoramento instantâneo em função do giro das rodas....
Bom, vc vai precisar também de uma válvula extra para o compressor, que é uma espécie de “T”, mas tem regulador de pressão e anti-retorno incorporado. E também um painel de controle pra ser instalado dentro do veículo. Para o painel, existiam várias opções, com manômetros analógicos ou somente com LEDs coloridos que informavam a situação de cada pneus (BOM – ALTO – BAIXO), mas hoje sei que existe até a opção com painel digital.....
Como disse antes, o Rodoar funciona muito bem, mas deve ser levado em consideração que os sistemas de alimentação da cada roda, que uns chamavam de cabeças, ficam bem pra fora dos pneus.....e pra trilha isso pode ser desastroso....
Quando estava por lá, trabalhávamos em um projeto de competição que ao invés de externo, as “cabeças” seriam instaladas internamente às rodas, como se fossem espaçadores de rodas, mas no meio, ficaria a conexão de ar e também a gaxeta rotativa. Desse jeito, com o sistema interno, não haveria o risco de enroscar em alguma coisa no trajeto, como galhos, barrancos, ou até nos facões em um trilha.....
Não sei se este projeto foi adiante, mas vale a pena buscar um representante oficial em sua cidade, que normalmente lida com caminhões. Procure por um oficial, pois existem sub-revendas e só os oficiais são treinados pela fábrica e dão garantia oficial......
Na época, era algo caro, somente um carreteiro via boa relação custo/benefício em um sistema como esse, pois o preço dos pneus era bem maior do que o do sistema. Fiquei até curioso pra saber o preço de um sistema assim hoje....mas deve ter se tornado mais acessível.....se alguém tiver idéia e quiser postar aqui, ia ser legal.....
Abs.

Flavio Miranda
26/03/2007, 14:13
Colegas,

Desculpa ser chato...:neutral: mas não seria melhor abrir um tópico para Rodoar em Band, etc ?!;-)
Aí os Moderadores trasnferem as msgs postadas aqui numa boa...

Valeu !:-D

Ovelha
05/04/2007, 09:03
Afinal de contas,

essa velociade de perigo para quem usa camaras é de qnto?

Levando em conta que a final do meu jipe é 80km/h esguelando o motor na 5 marcha. Será q eu vou acabar estourando uma camara por rodar rápido demais?:lol:

E alguém descobriu se a 7.00x16 serve pra preencher 33"

Aqui em ctba falei com uns 3 borracheros eles falaram q vai ser muito dificil achar camaras 9.00x16

Alguém já achou?

Marisco Off Road
05/04/2007, 11:53
Pessoal,

Outro detalhe, câmaras aro 16 em aro 15 é problema na certa, ela fica dobrada e rasga com o passar do tempo.
Vejam a largura e altura de um 750/16 e de um 33"/15, fica claro que vai dar problema.

Abraço,

romeu
05/04/2007, 20:34
Então, alguém pode me tirar uma dúvida?

Eu tenho 3k guerra que é +- um 33

Eu rodo na estrada a uns 90km/h mais ou menos...

Os pneus esquentam pra kct, a pergunta que não quer calar:
Não tem problema pra camara esquentar desse jeito?

Leo - Beethoven
05/04/2007, 20:53
Então, alguém pode me tirar uma dúvida?

Eu tenho 3k guerra que é +- um 33

Eu rodo na estrada a uns 90km/h mais ou menos...

Os pneus esquentam pra kct, a pergunta que não quer calar:
Não tem problema pra camara esquentar desse jeito?

Eu não tenho dúvidas que sim. Mas com certeza existem câmeras apropriadas para essas condições.....tem caminhos que rodam Kms sem parar, com excesso de carga, por estas estradas ruins e vão seguindo.....

Por isso questionei antes, sobre as carcterísticas das câmeras.....

Flavio Miranda
05/04/2007, 22:31
Caro Romeu,

Com ou sem camara, que tal vc reduzir a velocidade para uns 70 km/h...:stop:
O limite para este pneu é 60 km, viu !8)

[ ] s

gnecchi
08/04/2007, 10:45
E aí Fávio Blz?

Tb tenho interesse na câmara para os 33"x12,5, pois tb estou cançado de ter que encostar a viatura no borracheiro para limpar a vedação lateral !!!!
Quando o tempo tá curto para enconstar no borracheiro, uso aquele compressor portátil que demora uma cara pra encher um 33".

No meu caso tb tenho o modelo Daytona, mas a tala é 8" ao invés de 10".

[]'s e boa Páscoa !!

Flavio Miranda
08/04/2007, 21:12
Gnecchi,

Com esse compressor xing-ling não rola... Semana passada cheguei a tirar fumaça dele e não encheu nem 20 libras....

[ ] s

Ovelha
09/04/2007, 09:42
Minhas bolachas são da mesma medida do gnecchi
33" 12,5 R15 tala 8"

srgrande
09/04/2007, 11:58
Estou no terceiro jogo de BF 33 montados em rodas originais do troller e apenas um vez entrou sujeira na borda do pneu. Demorou uma semana p baixar p 15 libras. Por precaucao calibro o estepe com 55 libras e tenho uma mangueira comunicante no carro.