Ver Versão Completa : Coloquei Calço De 2"no Vitara
mauricio gonçalves
23/03/2007, 10:20
coloquei calço de 2"no vitara da RC 4x4, com os pneus 30.9 ficou ótimo, mas acho que aquele pivo central que fica em cima do diferencial trazeiro ficou um pouco forçado, será que tá bom assim ou teria que fazer um suporte para levantar ele um pouco ai ficaria em um anglo reto.Há outra coisa, o freio ficou duro pra cacete será porque??
Grassmann
23/03/2007, 10:36
Veja o calço para pivô aqui:
http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Upper%20wishbone.htm
Se não quiser fazer a peça conforme explicado acima, use 4 calços de aço na mesma altura do calço acima.
É por essas e outras que eu comprei o kit da Alternativa, que me custou R$15 a mais e já veio com esses calços...
Quanto ao freio, melhor levar num mecânico pra avaliar. Não deveria alterar nada, talvez seja coincidência.
luiztacco
23/03/2007, 10:56
coloquei calço de 2"no vitara da RC 4x4, com os pneus 30.9 ficou ótimo, mas acho que aquele pivo central que fica em cima do diferencial trazeiro ficou um pouco forçado, será que tá bom assim ou teria que fazer um suporte para levantar ele um pouco ai ficaria em um anglo reto. Há outra coisa, o freio ficou duro pra cacete será porque??
Se você não tiver facilidade em fazer um calço desses, e for de Belo Horizonte, procura a Minas Motors, lá eles trabalham com Suzuki é a loja do Edmur e do Eduardo atendimento nota dez!!! Telefone: (31)3411-6996:concordo:
mauricio gonçalves
23/03/2007, 11:08
Veja o calço para pivô aqui:
http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Upper%20wishbone.htm
Se não quiser fazer a peça conforme explicado acima, use 4 calços de aço na mesma altura do calço acima.
É por essas e outras que eu comprei o kit da Alternativa, que me custou R$15 a mais e já veio com esses calços...
Quanto ao freio, melhor levar num mecânico pra avaliar. Não deveria alterar nada, talvez seja coincidência.
UMA OUTRA DUVIDA, PRECISO COLOCAR ESSEE ESPAÇADOR NO CARDÃ?
NO MAIS, MUITO OBRIGADO.
mauricio gonçalves
23/03/2007, 11:14
Se você não tiver facilidade em fazer um calço desses, e for de Belo Horizonte, procura a Minas Motors, lá eles trabalham com Suzuki é a loja do Edmur e do Eduardo atendimento nota dez!!! Telefone: (31)3411-6996:concordo:
ACHO QUE VOU COMPRAR LÁ VAI SER MAIS PRÁTICO. VALEU A AJUDA. OBRIGADO.
davilsantos
23/03/2007, 18:48
o meu mecanico aki ele trabalha so com 4x4 especializado suzuki. ele ja teve 3 vitaras e nenhum deu problema por causa daquele pivo. agora o ultimo dele e ja ta a dois anos e nada. o nosso ja ta indro pra uma ano e nada, fazendo bastante trilha pesada. ele disse que eé bobagem de gente que não conhece os suzukis. o que voces me dizem?
AlemãoRS
23/03/2007, 23:06
É só olhar o angulo desse pivo com a suspensão original e com ela levantada que tu vai ver a necessidade desse calço.
O que tu quer dizer com spoa 3" na tua assinatura?
arlei_vitara
24/03/2007, 21:48
QUOTE=davilsantos;367974]o meu mecanico aki ele trabalha so com 4x4 especializado suzuki. ele ja teve 3 vitaras e nenhum deu problema por causa daquele pivo. agora o ultimo dele e ja ta a dois anos e nada. o nosso ja ta indro pra uma ano e nada, fazendo bastante trilha pesada. ele disse que eé bobagem de gente que não conhece os suzukis. o que voces me dizem?[/QUOTE]
Caro,
acho que quem tá falando bobagem é teu "mecânico especializado em Suzuki"............só por curiosidade, a oficina que tú fala fica onde, quem é teu mecânico ( se quiser, não precisa falar o nome , só me diz a cidade.............)
Ah, me fala como tú conseguiu fazer SPOA 3" num Vitara ??????
[ ]s,
jeegzuki
22/04/2007, 19:01
Como vi aqui o calço de 2" na suspensão precisa do calço na bandeja traseira (by gabriel reis), AGORA se utilizar o calço da Alternativa num preciso de fazer este da bandeja.
E como fica o calço do cardã PRECISA OU NÃO.
E em relação ao tipo de mola que vou colocar(Dianteira - opala cortando 1,5 / Traseira - Chevette) num altera essa altura, e o amortecedor original tem como trabalhar?
arlei_vitara
22/04/2007, 19:30
Como vi aqui o calço de 2" na suspensão precisa do calço na bandeja traseira (by gabriel reis), AGORA se utilizar o calço da Alternativa num preciso de fazer este da bandeja.
?
KAKAKAKAKA...................chama o RAFAEL de Gabriel Reis prá tú ver.............rsrsrs..........sorte tua que ele anda meio sumido tentando juntar as partes do Cabrito...........rsrsrs
E como fica o calço do cardã PRECISA OU NÃO.
Precisar não precisa, tem muita gente com calços de 2" sem corrigir o cardã. Mas se a idéia é gabaritar tudo mesmo, põe o tal do calço do cardã.
E em relação ao tipo de mola que vou colocar(Dianteira - opala cortando 1,5 / Traseira - Chevette) num altera essa altura, e o amortecedor original tem como trabalhar?
Meu.............cê tá perdidim mesmo com esta coisa de levantar suspensão hein........rsrsrs.........faz o seguinte: não reinventa a roda, vai no certo e experimentado, usado e aprovado pela galera toda: calços de 2" nas molas ORIGINAIS, espaçadores nos amortecedores dianteiros ORIGINAIS, amortecedores traseiros da Omega Suprema, mais o famigerado calço da bandeja do diferencial traseiro. Feito !!!!!!
Se vc. trocar as molas, não precisa de calços ok ! E claro que levantando, seja com calços ou molas maiores, precisa corrigir os amortecedores senão os originais vão pro saco radipinho e teu jipe vai ficar uma m*#rda de andar.
[ ] se metendo a dar dicas de lift,
jeegzuki
23/04/2007, 15:41
Meu.............cê tá perdidim mesmo com esta coisa de levantar suspensão hein........rsrsrs.........faz o seguinte: não reinventa a roda, vai no certo e experimentado, usado e aprovado pela galera toda: calços de 2" nas molas ORIGINAIS, espaçadores nos amortecedores dianteiros ORIGINAIS, amortecedores traseiros da Omega Suprema, mais o famigerado calço da bandeja do diferencial traseiro. Feito !!!!!!
Se vc. trocar as molas, não precisa de calços ok ! E claro que levantando, seja com calços ou molas maiores, precisa corrigir os amortecedores senão os originais vão pro saco radipinho e teu jipe vai ficar uma m*#rda de andar.
[ ] se metendo a dar dicas de lift,
ARLEI:
Amigo, tô mermo perdidim :-( , nunca levantei suspensão de carro meu, só vejo meu irmão rebaixar os deles, ele gosta literalmente no chão.
Preciso trocar toda suspensão: amortecedor dianteiro, traseiro, coxim, molas, resumindo ela tá acabada.
Vc indica o amortecedor do omega na traseira, o dianteiro vou compra original da perfect ou outra marca no preço.
E as molas qual vc me indica e de preferencia que num seja as originas, algo mas barato e bom.
E se eu comprar o kit de suspensão da alternativa 4x4, irei precisar fazer o bendito calço na bandeja traseira e me diga se é bom eu fazer o calço no cardã ou tu acha que num prejudica o danado do meu jeeg,rs.
Abraço, e obrigado pela ajuda e peça desculpa a seu amigo por ter errado o nome dele o famoso cabrito, pulador de cerca já o meu tá pra jeeg puxador de carroça,rs.:concordo:
JeegSuki,
Primeiro coloca o kit de 2", o calço depois vc pensa, coloquei 2" na suspensão (kit RC4x4) ja faz mais de dois anos e naum tive problemas na bandeja to sempre verificando.
Abraços,
Márcio Magalhães
23/04/2007, 17:26
Olá,
O calço da bandeja é tão simplesinho que manda logo fazer o calço e instala tudo de uma vez. Paga uma mdo apenas!
A rigor este calço da bandeja pode ser feito de diversos materiais... tem até esqueminha deles aqui no forum se não me engano.
Minha opinião é Kit RC4x4 (BBB) + calço na bandeja de uma vez só.
Agora uma dúvida... é tão mole, por que o Rodrigo Portugal (RC4x4) não fornece logo o calço da bandeja logo de uma vez?
[]´s,
jeegzuki
23/04/2007, 17:44
:palmas: Márcio
Agora uma dúvida... é tão mole, por que o Rodrigo Portugal (RC4x4) não fornece logo o calço da bandeja logo de uma vez?
Essa é boa, teria tudo num lugar só o KIT COMPLETO: Calço de suspensão, calço de bandeja e calço do cardã e algo mais que precise.
Tem algém aqui que seja amigo do Rodrigo da RC4x4, fale com ele pra fazer este kit e colocar a venda na sua loja e avise aqui no forum se vai fazer assim espero.
oi PessoALL
Qdo fui buscar o kit de 2", conversei com o Rodrigo a respeito desse calço. Ele não fornece em razão de acreditar que o esforço sobre os 4 parafusos do suporte onde o pivo trabalha é muito grande.
Ainda segundo ele. Usando os amortecedores originais com os extensores que ele fornece para a suspensão traseira, não há problemas, não haverão danos ao pivo do upper-wishbone. O problema acontece qdo se usa os amortecedores de Suprema, pois o curso do amortecedor aberto é maior que os originais+extensores.
A dica dele (Rodrigo), é a instalaçao de uma cinta, que segure o difencial pela bola, limitando o curso do eixo para baixo. A cinta, nessa posição não impede o X da suspensão traseira, apenas limita que os 2 lados atinjam o fim de curso.
[] torcidos
Alexandre
arlei_vitara
24/04/2007, 10:53
Alexandre a All,
Esta polêmica do calço da upper wishbone é muito antiga e aqui no fórum mesmo já deu muita discussão e palpites.......
Alguns, entre os quais o Rodrigo da RC, argumentam a questão do aumento do esforço nos parafusos que prendem o diferencial à bandeja. Realmente com o calço de 2", existe um aumento no esforço, pois ocorre um aumento no efeito de "alavanca" no local e os parafusos ficam sujeitos a a um esforço de cisalhamento não existente na condição original. Por isso é fundamental ao colocar o calço e trocar os parafusos, utilizar parafusos de especificação 8.8 ou mais, que são mais resistentes.
Tem muuuuuuuuuita gente aqui que usa esta configuração, faz trilha direto sem problemas.
Por outro lado, ao levantar a viatura, sem colocar o calço, o pivô da bandeja passa a trabalhar bem angulado, numa posição bem diferente da originalmente prevista, o que levaria a um desgaste mais acentuado. Daí se colocar o calço para amenizar esta angulação.
Quanto à questão de usar amortecedores de Suprema ou os extensores, pessoalmente não entendo o que isso tem a ver com o calço, pois em ambos os casos a viatura fica na mesma altura e o pivo ficará angulado do mesmo jeito.
[ ]s,
andre veiga
24/04/2007, 11:17
Com relação ao calçoda bandeja...
Se foi projetato pela Suzuki para trabalhar em certo angulo e alteramos essa medida é CERTO que alguma coisa vai trabalhar com mais esforço que originalmente projetado.
Já pensou se esse pivo quebra?
Em trilhas, andando devagar será um estrago, mas "limitado" pela baixa velocidade,
Mas e em um deslocamento no asfalto a uns 80 a 90 km/h?
Vale o risco do acidente??
Se optar pelo calço ou pela cinta tudo bem, mas optar pelo risco??
Já li, acho que aqui mesmo no forum, um relato sobre um vitara que quebrou o pivo da bandeja, por sorte houveram poucos machucados mas foi sorte...
[] seguros pois como diz o ditado
Seguro morreu de velho.
Grassmann
24/04/2007, 11:41
o meu mecanico aki ele trabalha so com 4x4 especializado suzuki. ele ja teve 3 vitaras e nenhum deu problema por causa daquele pivo. agora o ultimo dele e ja ta a dois anos e nada. o nosso ja ta indro pra uma ano e nada, fazendo bastante trilha pesada. ele disse que eé bobagem de gente que não conhece os suzukis. o que voces me dizem?
Caraca, esse teu mecânico é uma anta!
Olha o que acontece com o pivô de bandeja que não foi devidamente calçada:
http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Desgaste%20UW.htm
Qdo fui buscar o kit de 2", conversei com o Rodrigo a respeito desse calço. Ele não fornece em razão de acreditar que o esforço sobre os 4 parafusos do suporte onde o pivo trabalha é muito grande.
Se o problema são os parafusos, é só usar parafusos 8.8. Vai ter que trocar mesmo, porque os originais são curtos quando usados com o calço.
Minha opinião é Kit RC4x4 (BBB) + calço na bandeja de uma vez só.
Pois é... Por essas e outras que eu comprei os calços da Alternativa, que manda o calço da bandeja, os prolongadores de fim de curso da suspensão. Porque esse preconceito com o pessoal da Alternativa? Os materiais usados são os mesmos, o projeto é copiado da Calmini, vem mais completo, e assim mesmo todo mundo só lembra do Rodrigo na hora de comprar... Nada contra o Rodrigo, muito pelo contrário. Só que o kit dele é incompleto.
Correto!
E como fica o calço do cardã PRECISA OU NÃO. Calçar o cardã só com 2"na suspensão e mais 2" na carroceria.
E em relação ao tipo de mola que vou colocar(Dianteira - opala cortando 1,5 / Traseira - Chevette) num altera essa altura, e o amortecedor original tem como trabalhar? Caraca... Não inventa moda não!... :discordo: Vai de configuração original. Se tá baleado, compra outras molas e amortecedores iguais e calça eles... Agora, cá entre nós, o que fizeram com seu Zuki pra detonar as molas??? O meu tá com 150mkm, eu judio dele em trilhas, e as molas e amortecedores são originais ainda.
wnicolino
24/04/2007, 11:52
Acabei de colocar o KIT da Alternativa, ficou muito bom, até mais alto que eu esperava. O Problema é que o cara em que eu coloquei é fera de suspensão mas nada entende de roda livre.
Resultado: Fui para a Bocaina este fim de semana e na hora da tração babau, só estalo pra todo lado na roda direita. Agora estou correndo atrás do prejuízo, torcendo para não ter estragado a RL. O cara parecer que montou errado!!!
Moral da História: Nada como só trabalhar com mecânico que REALMENTE conhece Suzuki.
Mas qd resolver isto acho que ficará bom. Inclusive tive que vencer uns murundus e erosão sem tração que só vendo. Peguei embalo e o bicho foi, graças é claro aos novos calços e a nova altura.
Eu pessoalmente opto pelo original, mas no meu caso o Vitarinha estava muito baixo.
Depois dou o resultado da minha RL.
wnicolino
08/05/2007, 10:54
Pessoal, resolvi o problema da Roda Livre, foi só remontar e ficou dez. Mas agora minha bieleta foi pro saco. pode ter sido coincidência mas parece que o calço força um pouco a barra estabilizadora e a respectiva bieleta.
Eu estou achando o carro muito alto na frente e começo a ficar com medo de acabar com as homocinéticas, embora as mesmas só atuem com o 4x4 engatado.
Alguem por aí usa calo da alternativa, com pneu 215 75 o vão livre na frente fica muito grande mesmo??? Estou quase desistindo do calço, ou então dando um "passe"e erduzindo os meus.
Aguardo
wnicolino,
To usando os calço no side (4d) com pneus 235, no começo vc estanha mesmo pq fica alto mesmo, mas com o tempo vc acostuma.
Abraços,
wnicolino
08/05/2007, 11:25
Pois é, liguei para a Alternativa e o mecânico garantiu que bieletas, homoinéticas etc, embora fiquem um pouco forçadas, não quebram a toa por isto. Acredito, pois os caras preparam muitos carros para offroad brabo.
Vou postar hj a noite umas fotos do meu carro para a galera dar uma olhada. Este no seu avatar é seu carro com os calços e 235??? Vc tem uma foto maior??
valeu
Walter
Walter,
é sim, tem uma no orkut onde dá pra ver +/- a altura que ficou, tá meio escuro.
pesquisa "Eduardo Puga"
Abraços,
luizpicelli
08/05/2007, 11:53
pessoal...
troquei os pneus antigos (205x70R15) por pneus Genius 1001 com cravos laterais (225x70R15).
Não coloquei calços... já fiz umas 4 trilhas de nível médio para cima...
Não raspa, não pega na caixa de rodas... se comporta super bem no asfalto e na trilha...
Daí fico pensando, com todos falando dos problemas que surgiram (mesmo a alternativa e a rc falando que não tem problema), fico pensando se realmente é necessário?
ou se eu pego este $$ e invisto em um bloqueio 100% ou em um parachoque de ferro... sei lá... ainda não tive 100% de segurança em alterar a altura da viatura...
Grassmann
08/05/2007, 12:39
Pois é, liguei para a Alternativa e o mecânico garantiu que bieletas, homoinéticas etc, embora fiquem um pouco forçadas, não quebram a toa por isto.
Walter,
É isso mesmo... As bieletas e homocinéticas não sofrem esforço adicinal suficiente para a quebra.
Eu instalei no meu Vitara estes mesmos calços há 8 meses (Aprox. 10mkm) e minha suspensão está intacta. Neste tempo rodei em asfalto, estradas de terra e trilhas. Forcei bastante o carro, e tudo ainda está perfeito.
Uso pneus 235/75R15, que em tese forçam mais as homocinéticas do que os pneus originais.
O que pode ter acontecido com seu carro é que as bieletas já estavam praticamente quebradas mesmo. Não é de se admirar, em função de seu relato do desgaste dos amortecedores e molas. Aproveita a oportunidade e dá uma olhada em todos os batentes e bieletas da suspensão. Olhe a barra central da barra de direção também. É sempre bom saber o que está gastando no nosso carro...
[]'s
wnicolino
08/05/2007, 14:35
Valeu Leandro,
Vc como sempre atuante e ponderado nos seus posts!!!
Eu tb fico o tempo todo fuçando o carro em busca de qq barulho ou indício de avaria, creio que as bieletas já estavam pela hora da morte. O cara que mexeu na suspensào é muito bom, creio que uma das melhores, senão a melhor oficina do gênero aqui no Rio. Eu sou maquinista de Marinha e embora não seja expert em suspensão, entendo um pouco de mecânica o que ajuda no diálogo. Ontem mesmo desmontamos os dois a suapensão traseira atrás de um barulho, e no final era o parachoques, que estava roçando a lata. Mas barulho é assim mesmo não??
Acontece que como o carro ficou muito mais alto veio a apreensão de ter feito "besteira", embora saiba que sempre se "perde" em algum lado para alterar qq projeto original. Meu maior medo não é nem as bieletas, mas as homocinéticas, mas estas, depois pensei, só atuam tracionado, e como não vou nunca além de passeios e uns enroscos muito simples (é minha unica Viatura e não dá pra arrebentar), acho que vai resistir bem. De qq modo vou postar a foto pra galera ver se é isso mesmo. Ficou meio "pé de galinha" rsrsrsr. Mas agora todo mundo só chama de Jipe hehehee.
Achei a bieleta a R$ 80,00 reais na Suzucar, vou pesquisar mais um pouco e depois compro para substituir.
wnicolino
08/05/2007, 14:53
[Daí fico pensando, com todos falando dos problemas que surgiram (mesmo a alternativa e a rc falando que não tem problema), fico pensando se realmente é necessário?
=========================================
Luiz,
Eu tb fiquei muito tempo na dúvida e pesquisando. E decidi arriscar. Confesso que emu interesse era 70% estético. Mas agora, após equilibrar o sistema ( a suspensào) creio que terá valido a pena, pois o carro ficou bem mais "solto" para passar em valetas e desníveis. Além, é claro, do visual bem mais jipeiro!! É aquela história, já que nào tenho cacife para ser um offroader pesado, não custa nada "Parecer" (risos)
Abçs
wnicolino
08/05/2007, 18:30
Pronto seguem fotos antes, depois e do Kit para vcs verem se ficou " normal"!!
Por favor, Grassman e Edu dêem sua opinião!! Outras opiniões são bem vindas tb!
laserman
08/05/2007, 19:38
Pronto seguem fotos antes, depois e do Kit para vcs verem se ficou " normal"!!
Por favor, Grassman e Edu dêem sua opinião!! Outras opiniões são bem vindas tb!
Fala Walter,
O jipe só melhorou, não vá retroceder, rsrs
No fundo as homocinéticas, pivôs e bandeijas forçam pouco mais, devido ao novo ângulo de trabalho ! O ideal é vc inspecionar e lubrificar preventivamente tais componentes.
Aproveite e abra a coifa da homo e após limpeza lubrifique logo com graxa grafitada !
P.S. Onde vc pôs os calços ?
Abraço,
Grassmann
08/05/2007, 19:54
Walter,
Tudo normal. O carro tá ótimo!
O meu também ficou com essa impressão de ser muito alto até eu trocar os pneus 215/75 por uns 235/75. Se aumentar um pouco os pneus, enche mais as caixas de roda e melhora ainda mais o visual.
Veja o meu, como ficou aí nas fotos. Veja também na foto da suspensão dianteira como ficou a homocinética (por sinal, toda suja de lama, o estado mais natural delas... rsrsrs)
Aproveite e veja o meu, antes de trocar os pneus... (foto no topo do morro) Tá igual ao seu!
wnicolino
08/05/2007, 21:39
Fala Leandro,
rapaz, agora fiquei bem mais tranquilo, realmente o seu carro com os pneus antigos estava igual ao meu, parecia pé de galinha rsrsrsr. Mas com os pneus 235 ficou show!!! Agora suas rodas são com offset negativo não??? Pelo menos parecem mais para fora um pouco!!!
Eu já desencanei, abaixei um pouco a pressão dos pneus, o carro parou de pular um pouco e vou levando. Meus pneus são michelin e ainda estão em meia vida, assim vou segurar mais um pouco e depois a minha bandeja do diferencial está com o pivô já meio chumbado e como já fiz um primeiro reforço, vou ter é que morrer em uma bandeja nova em breve!!!
Laserman(Sérgio),
Comprei os calços na alternativa, a vista por 330,00 e coloquei na Big Alinhamentos aqui na Tijuca, o cara cobrou 250,00, o que me pareceu justo pela mão de obra imensa que deu, no preço incluiu o novo alinhamento e a revisão depois para o aperto. O cara apanhou um pouco na minha suspensão, mas agora pra ele é moleza.
Agora vou comprar uma bieleta nova e correr para o abraço!!!
Valeu Pessoal
Joao Baeta
08/05/2007, 22:07
:arrow:Ô Grassmann,
Onde é a foto do seu Vitara que está no top do morro?
:pensativo:
Absssssssssss
Mar Falado
08/05/2007, 23:52
[QUOTE=wnicolino;392226]
...e depois a minha bandeja do diferencial está com o pivô já meio chumbado e como já fiz um primeiro reforço, vou ter é que morrer em uma bandeja nova em breve!!!
Fala Wnicolino...
Quanto vai custar uma bandeja...pq. vc não faz uma ou manda fazer.
A minha ta com pivo do caminhão mercedes 608, não tem segredo, só capricho.
Meu vitarinha esta na revisão, assim q pegar ele tiro umas fotos da bandeja pra vc ver.
calço de 3" na carroceria
suspensão Calmini Combo System 6"
pneus 31
redução Calmini
t+
wnicolino
09/05/2007, 06:28
Falou Mar Falado,
Manda as especificações da sua bandeja que a gente corre atrás aqui no Rio. Aguardo fotos e detalhes de peças.
Grato
Walter
Walter,
pode desencanar, ta blz, como o Leandro falou a parencia tá meia estranha devido aos pneus 215 e rodas originais, pra vc ter uma idéia quando coloquei os calços os meus eram 205 ficava mais "pé de galinha", ainda tô com as rodas originais, não sobrou tempo ($) para colocar umas como do Leandro.
abraços,
Grassmann
09/05/2007, 10:23
suas rodas são com offset negativo não??? Pelo menos parecem mais para fora um pouco!!!
São offset -12, rodas Mangels 15x7". Optei por utilizar offset negativo para não ter que limitar os finais de curso da suspensão dianteira, e acabar por limitar o raio de giro do carro.
Dá pra usar com as rodas originais sim, conheço várias pessoas que usam, mas pega um pouco na longarina quando esterça totalmente o volante. Ainda mais no meu caso, que uso pneus remould 235/75 com desenho MUD. Estes pneus acabam sendo um pouco maiores do que os 235/75 com desenho AT.
Se quiser não se incomodar, use uns pneus com desenho AT na medida 225/75 ou coloque logo uns 235/75 e limite o batente de suspensão. Perde um pouco em raio de giro, mas o carro fica uns 3cm mais alto!
Se quiser, veja os pneus que eu comprei em http://www.betica.com.br. São remould, mas de alta qualidade. Os meus estão comigo há 6mkm e até agora, só alegria! E nem custam tão caro assim...
Quanto à pressão dos pneus, o manual do Vitara cita que deve-se usar 23 libras nos pneus com o carro descarregado. Eu uso 24 com ele descarregado e 26 com ele cheio. Mais do que isso, fica um cabrito! O 3 portas é pior ainda, por causa do menor peso e menor entre-eixos. Use perto do que cita o manual, vale a pena...
Onde é a foto do seu Vitara que está no top do morro?
Morro da Palha, em Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba.
[]'s
Mar Falado
19/05/2007, 21:23
Falou Mar Falado,
Manda as especificações da sua bandeja que a gente corre atrás aqui no Rio. Aguardo fotos e detalhes de peças.
Grato
Walter
Desculpe a demora.
O pivô é do caminhão Mercedes 608, e foi feito de tal maneira que não precisou do tal calço para compensar a altura da carroceria (3"), e o pivô não esta estrangulado, esta na posição normal de trabalho.
Mar Falado
19/05/2007, 21:24
Falou Mar Falado,
Grato
Walter
Faltou uma...
Qq. dúvida entre em contato.
Mar Falado
19/05/2007, 21:52
Falou Mar Falado,
Grato
Walter
Repare que o "braço" é um tubo curvado, mas não há a necessidade de ser curvado, pode ser reto, de ambos os lados.
Quanto ao material:
o tubo é tubo mecânico, muito usado em oficinas de ferramentaria e usinagem.
a peça indicada com a letra "A" na foto é uma luva com rosca interna, para rosquear o pivô, essa luva tb feita com tubo mecânico e com parede grossa, para q na hora de soldar não deforme com o calor.
bom...trabalho dá, mas é uma vez só e pode esquecer.
espero ter ajudado.
wnicolino
21/05/2007, 10:23
Realmente parece que ficou muito bom, e muito resistente.
Faz algum barulho diferente do normal (digo pois podem haver flogas)???
Dá um chute, e fala qto vc acha que sai tudo, o pivô e mão de obra+material do torneiro?? Só para a gente ter um idéia. Pelo que vi, basta ajustar a inclinação da luva do pivô, para ficar compatível com ângulo do calço de 2"que eu uso!!!
Como o torneiro tirou as medidas? No olho mesmo??
De qq modo valeu, achei muito bom mesmo parabéns.
Mar Falado
21/05/2007, 23:09
Realmente parece que ficou muito bom, e muito resistente.
Faz algum barulho diferente do normal (digo pois podem haver flogas)???
Dá um chute, e fala qto vc acha que sai tudo, o pivô e mão de obra+material do torneiro?? Só para a gente ter um idéia. Pelo que vi, basta ajustar a inclinação da luva do pivô, para ficar compatível com ângulo do calço de 2"que eu uso!!!
Como o torneiro tirou as medidas? No olho mesmo??
De qq modo valeu, achei muito bom mesmo parabéns.
1 É fazer e esquecer que existe a bandeja.
2 Não faz barulho nenhum, não há folgas.
3 Putz não faço a mínima idéia de preço, acho que o mais caro vai ser o pivô, acho que uma peça dessa não é pra passar dos R$ 150,00 com tudo, material e mão de obra.
4 Fiz no próprio jeep, deixei o pivô em sua posição normal e pontiei alguns pontos de solda nos tubos, tirei do jeep, levei pra bancada e terminei a solda. (tomando cuidado para não aquecer demais as peças)
Faça um teste para ver se sua bandeja esta ruim:
Arranque com o jeep em 1ª, ou peça para alguem o fazer, (uma arrancadinha firme), e fique olhando para a roda (eixo), se sua bandeja estiver ruim a tendencia do eixo é querer sair para o lado, pois, a função dessa bandeja é não deixar o eixo jogar para os lados (esquerdo/direito).
Quando desmontar a sua bandeja, NÃO movimente o jeep para não tirar o eixo traseiro do alinhamento em relação ao dianteiro, caso isso ocorra, é só dar uns "empurrões" no eixo para voltar.
Peço desculpas ao dono do tópico, pois, acabei desvirtuando a conversa.
Na minha opnião, ergueu a suspensão, ergua o conjunto, deve-se calçar tb a bandeja, bem como o cardã.
t+
andre veiga
22/05/2007, 19:34
Alguém tem problemas com os conduites de freio?
Meu vitara tem 1" de calço nas molas e 2" na cabine. Os flexiveis não se encaixam mais na em suas posições originais na lataria e vejo que ao abrir a susp. eles chegam bem no limite.
Existe algum modelo mais comprido que seja possivel adaptar?
laserman
23/05/2007, 19:37
Já foi experimentado calço de suspensão em borracha lonada ? Será que aguenta ?
Boa lama,