Ver Versão Completa : Qual gasolina usar? Comum ou Aditivada?
Pessoal,
Acabei de comprar uma Pajero Sport V6, e na hora de abastecer fiquei na dúvida... qual gasolina colocar?
Vocês tem alguma sugestão? Na dúvida acabei colocando normal...
Valeu!
Abs
Dieselboy
22/03/2007, 19:52
Maya
Particularmente creio qe você deveria sempre estar extremamente atento ao estado do óleo lubrificante, passando a substituí-lo juntamente com os filtros em intervalos menores do que os especificados.
Essa precaução é válida porque o combustível (dependendo de sua qualidade) altera as propriedades físico-químicas do óleo, comprometendo sua eficiência, o que consequentemente se evidenciará na durabilidade dos componentes internos do motor.
Essa "mistura" que vendem por aí, e que insistem em chamar de gasolina está cada dia pior :putz: :x :x não sendo mais possível ou tornando muito difícil a terefa de selecionar qual posto é de confiança :putz:
Para que tenham uma idéia, aqui na minha cidade tem um posto que é reconhecido pela qualidade de seus combustíveis, contudo de uns tempos para cá começou a comercializar a "gasolina" comum praticamente pelo mesmo preço da aditivada :shock: :shock: :pensativo: na verdade a aditivada é 1 centavo mais cara, mas é irrisória a diferença.
Então penso, deve ter algo errado nessa história, porque não é possivel vender ambas pelo mesmo preço :discordo: senão a comum vai "encalhar" e daí o "bom samaritano" é que vai levar prejuízo :shock: :putz:
A única certeza que tenho, é que deve ter "coisa" errada :putz:
Leo - Beethoven
22/03/2007, 19:53
Isso é uma questão que já vi em outros tópicos por aqui.....
Gasolina Aditivada no Brasil na maioria dos casos é uma farsa.....boa partes das distribuidoras só entregam gasolina comum, o "aditivo" é colocado no tanque no próprio posto, mas a diluição é tão grande que chega a ser homeopatia.....
Cheguei a ver alguns testes de gasolina tanto no IPT e até no laboratório da Petrobras no RJ. A gasolina aditivada (quando é mesmo) realmente nada mais leva que um "detergente" (não o de cozinha....haha) que em tese previne formação de depósitos na câmaras de combustão, válvulas, bicos, etc.....
No caso da Petrobras existe a gasolina Podium, aí sim a coisa muda, pois possui um octanagem melhor, mas é cara pra diabo, e são poucos os carros com taxa de compressão suficiente para tira proveito dela.....
Com certeza vale a pena abastecer com gasolina comum, sempre de boa qualidade, e comprar um aditivo a parte. Existe um chamado Octane Buster que é muito bom.....
Marcelo Carvalhal
22/03/2007, 22:43
:pensativo:
Bom...vou falar alguams coisas...mas não adianta que não falo a fonte...
Acontece o seguinte, quando um certo distribuidor compra GASOLINA, da BR, ela vem pura...sem ALCOOL..e quando um POSTO compra, deste dsitribuidor, ele tem a opção de ela já vir mistura (DILUIDO É MAIS CHIQUE) o ALCOOL, que se não me engano seria de 25% de acordo com determinação do governo..
Então temos...desde 1997 uma gasolina que já de longe não serve pra nossos carros, que foram projetados lá fora rodarem com gasolina 100% pura...sem mistura.
Algumas montadoras até mudam um pouco o ponto das injeções, mas isso não ajuda muito...
Bom...quando a gasolina vai para seu tanque...ela já etá 25% menos "forte" pra seu carro, mas....alguns postos....tbm dão aquele jeitinho," BOTAR MAIS ÁGUA NO FEIJÃO", e como vai ser difícil saber qual....terminam aumentando a mistura ainda mais....não apenas com ALCOOL, mas tbm com "SOLVENTE", que ainda é mais barato que o ALCOOL, e não rpecisa de muiiito não.......300 LTS de solvente já dá pra ajudar a aumentar o lucro no bico da bomba muuuuuuuuuito, essa proporção de solvente significa mais uns 15% de diluição na sua gasolina...
Bom...então agora temos uma GASOLINA uns 40%, menos eficiente....o que sobra são as impuresas que sempre estão nos tanques....ÁGUA...isso mesmo...ÁGUA...que se condenssa nos tanques com o tempo....uns 3% a 5% a mais...
Beleza.....agora temos de 100% de GASOLINA que seu motor precisa pra funcionar bem.....apenas 55%, quer dizer...seu motor vai apresentar um desempenho 45% menor...fora o desaste de materiais e o risco do CHOQUE QUÍMICO, entre SOLVENTE / ÓLEO SEMI OU SINTÉTICO/ ÁGUA / ALCOOL, e por ai vai....
:arrow: Para se proteger, por incrível que pareça, o uso do GNV bem isntalado e dimensionado para seu carro, vai ser mais eficiente....porque o GNV é em média, de acordo com a mistura de ar, uns 25% mais fraco que a gasolina
:arrow: A gasolina da PETROBRÁS, a PODIUM..que custa em média R$ 3.25 POR LITRO:shock: , é na verdade, GASOLINA PURA, sem ALCOOL, e com a octanagem de 10 a 11 octanas, o normal de um motor 6L V6 e V8 cilindros é para 7 A 9 octanas,
:arrow: Não sei dizer qual seria a octanagem das gasolina COMUN, mas em testes sem vergonha que já vi...fica em torno dos 5 a 6 octanas...pra baixo
Pra quem quiser saber o desempenho de seu motor, de verdade, use uns dois tanques de PODIUM, isso nos carros com injeção multi ponto sequencial, que se ajustam ao ponto da gasolina,mesmo elas com toda esta mistura que falei, ainda o carro vai conseguir um rendimento bom, no segundo tanque acho que vc já vai sentir a diferença...
Tem mais....mas ai......acho que so isso já vai dar m@#$%erda
samukanvas
22/03/2007, 23:04
:shock: Caraca tio.... é só pra responder se é gas aditivada ou normal.... :rolleyes:
Usa aditivada, ok?:concordo:
Gasolina aditivada não tem chumbo...:discordo: e já vem aditivada pela "marca"
Gasolina podium tem álcool...:concordo:
Álcool é o melhor combustível do mundo.... :concordo:
Seu motor se adequa a mistura e não perde 45% de desempenho (ou mais dependendo da mistura do carvalhal) :mrgreen: Senão nossas cherokees andariam menos que carro 1.0 e na verdade andamos mais forte que um monte de carrão novo:concordo:
Gasolina normal tem 88-90 octanas assim como a aditivada, podium acho que 95 as outras premium 92-93. Por aí.... Avigas = 102-105... por aí...
Não sei muito, talvez algum especialista resolva a questão:concordo:
Marcelo Carvalhal
22/03/2007, 23:16
:shock: Caraca tio.... é só pra responder se é gas aditivada ou normal.... :rolleyes:
Usa aditivada, ok?:concordo:
Gasolina aditivada não tem chumbo...:discordo: e já vem aditivada pela "marca"
Gasolina podium tem álcool...:concordo:
Álcool é o melhor combustível do mundo.... :concordo:
Seu motor se adequa a mistura e não perde 45% de desempenho (ou mais dependendo da mistura do carvalhal) :mrgreen: Senão nossas cherokees andariam menos que carro 1.0 e na verdade andamos mais forte que um monte de carrão novo:concordo:
Gasolina normal tem 88-90 octanas assim como a aditivada, podium acho que 95 as outras premium 92-93. Por aí.... Avigas = 102-105... por aí...
Não sei muito, talvez algum especialista resolva a questão:concordo:
Nossaaa...porque será que vc ta defendendo os POSTOS...será mesmo que ta tudo errado....
Acho que vc é o único que tá defendendo as gasolinas...vc poderia nos falar porque?????
Porque????
samukanvas
22/03/2007, 23:23
Nossaaa...porque será que vc ta defendendo os POSTOS...será mesmo que ta tudo errado....
Acho quevc é o único que tá defendendo as gasolinas...vc poderia nos falar porque?????
FUI dono de posto e acompanhei os testes dos combustíveis durante muito tempo... inclusive técnicos da shell visitavam o meu posto para, além de ensinar sobre a gasolina, me falar das propriedades e benefícios de cada uma.
Mesmo assim eu disse que o álcool é o melhor combustível do mundo:concordo:
Eu não tô defendendo, só tô dizendo o que eu sei....:rolleyes:
Deixa de ser malcriado
Marcelo Carvalhal
22/03/2007, 23:26
FUI dono de posto e acompanhei os testes dos combustíveis durante muito tempo... inclusive técnicos da shell visitavam o meu posto para, além de ensinar sobre a gasolina, me falar das propriedades e benefícios de cada uma.
Mesmo assim eu disse que o álcool é o melhor combustível do mundo:concordo:
Eu não tô defendendo, só tô dizendo o que eu sei....:rolleyes:
Deixa de ser malcriado
PRONTO CONFESSOU........:twisted:
Vc é mais um que lezou vários consumidores com o "CHACOALHO":mrgreen:
Aposto que usava até óleo de fritura no DIESEL que vendia:putz:
samukanvas
22/03/2007, 23:30
PRONTO CONFESSOU........:twisted:
Vc é mais um que lezou vários consumidores com o "CHACOALHO":mrgreen:
Aposto que usava até óleo de fritura no DIESEL que vendia:putz:
Eu afirmo que vendia o combustível mais caro da região e o melhor.... lá não tinha "batizado" :discordo:
Abastecia a frota de várias empresas e nunca deu problema. Incruziveu elas só foram abastecer lá porque tiveram problema em outros postos :concordo:
Dieselboy
22/03/2007, 23:37
"... Tem mais....mas ai......acho que so isso já vai dar m@#$%erda ..."
Já que ajoelhou vai ter que rezar :twisted: :twisted:
O que "MAIS" de verdades tem para dizer??? Vai joga aí, não dá nada não :twisted:
Márcio T
23/03/2007, 00:13
Marcelo, acho que sua fonte te passou algumas informações equivocadas. O tópico vai ficar enorme, mas...
:discordo: Toda gasolina comercializada no Brasil tem 25% de álcool. Não é uma opção, é uma obrigação.
:discordo: O combustível resultante da mistura álcool anidro + gasolina tem maior poder calórico (leia-se energia).
:concordo: Combustível adulterado é muuuito prejudicial ao motor. O "batismo" é com álcool hidratado, que tem cerca de 7% de água, e os hidrocarbonetos (gasolina, diesel, querosene, etc.) não são miscíveis com água e pode ocorre separação das fases. O caso do solvente é bastante mais grave, porque ele "lava" o filme de óleo da parede do cilindro, além de atacar todas as vedações. Com o uso constante, ocorre a chamada "peste negra", quando passa pelos anéis de segmento e vai para o cárter - aí f**** tudo.
:discordo: Aí, não. A água é mais densa que os hidrocarbonetos e, mesmo se ocorrer condensação, ela vai para o fundo dos tanques, acima do pescador.
:discordo: Não existe (ainda) nenhum motor projetado - e dimensionado - para usar GNV como combustível. Além disso, a perda de potência de 25% é em relação à gasolina que usamos, e não a uma gasolina "ideal".
:discordo: Gasolina Podium ou qualquer outra de alta octagem só faz grande diferença para motores com alta taxa de compressão. Não entendi os números de octanagem...
:concordo: Samukanvas, exceto pelo fato que não há mais nenhuma gasolina com adição de chumbo tetraetila - que era usado para retardar o ponto de ignição e permitir maior taxa de compressão, concordo plenamente com você.
:discordo: Leo Beethoven, a "dose" é "homeopática" porque por questões operacionais (logística) o aditivo é altamente concentrado. Nunca li a formulação do Octane Booster, mas acredito que mais de 90% do volume é veículo (gasolina ou querosene)- o mesmo acontece com todos os outros aditivos. É uma questão de marketing. Você pagaria R$5 ou R$10 por algumas gotas de Bardahl? Ah, mas se for por um frasco de 250 ml... (com algumas gotas de aditivo concentrado e um monte de "líquido q.s.p.").
:discordo: Dieselboy, é possível - e às vezes até necessário - vender pelo mesmo preço. Como você sabe se é a comum que está "cara" ou a aditivada "barata"? A diferença de preço (distribuidora para o posto) da comum para a aditivada é da ordem de 1 centavo por litro. E há mercado (consumidores) para os 2 tipos.
:concordo: :concordo: :concordo: Concordo com todos: Nossa gasolina é uma m*.
Abraço a todos.
Márcio
Marcelo Carvalhal
23/03/2007, 12:03
Marcelo, acho que sua fonte te passou algumas informações equivocadas. O tópico vai ficar enorme, mas...
:discordo: Toda gasolina comercializada no Brasil tem 25% de álcool. Não é uma opção, é uma obrigação.
Eu nao disse nada contrario a isso....ta qui
Acontece o seguinte, quando um certo distribuidor compra GASOLINA, da BR, ela vem pura...sem ALCOOL..e quando um POSTO compra, deste dsitribuidor, ele tem a opção de ela já vir mistura (DILUIDO É MAIS CHIQUE) o ALCOOL, que se não me engano seria de 25% de acordo com determinação do governo..
:discordo: O combustível resultante da mistura álcool anidro + gasolina tem maior poder calórico (leia-se energia).
Como quimico vc falou certo, mas para o motor...CALOR não tem resultado satisfatório nenhum.pelo contrario!!
:discordo: Aí, não. A água é mais densa que os hidrocarbonetos e, mesmo se ocorrer condensação, ela vai para o fundo dos tanques, acima do pescador.
Nao sei que tanque vc esta falando, e para que a gasolina se separe por completo da mistura precisa estar em estado inercial de pelo menos 6 horas,dependendo da quantidade por ml., os tanques dos postos tem bomba de recalque constante....
:discordo: Não existe (ainda) nenhum motor projetado - e dimensionado - para usar GNV como combustível. Além disso, a perda de potência de 25% é em relação à gasolina que usamos, e não a uma gasolina "ideal".
Essa ta foda....eu nunca falaria uma BURRADA destas....da onde vc tirou isto:?: :?: , falei que o uso do GNV balancedo até preserva o MOTOR, se tiver manutenção correta e dosagem certa.
:concordo: :concordo: :concordo: Concordo com todos: Nossa gasolina é uma m*.
Abraço a todos.
Márcio
A unica coisa que concordo, e que nao temos GASOLINA, mas um COCKTAIL..E DIGO MAIS...os melhores carros do mundo sao os nacionais...usam este lixo de gasolina a anos, e rodam em asfalto de cidade mais esburacado que muita trilha que a gente faz...:mrgreen:
Quantoas equivalencia da octanagem, e a mesma briga de entendimento das unidades de medida do toque...KP...Nkm...etc
Dieselboy
23/03/2007, 12:22
"...:discordo: Dieselboy, é possível - e às vezes até necessário - vender pelo mesmo preço. Como você sabe se é a comum que está "cara" ou a aditivada "barata"? A diferença de preço (distribuidora para o posto) da comum para a aditivada é da ordem de 1 centavo por litro. E há mercado (consumidores) para os 2 tipos ..."
Realmente não é possível afirmar qual está mais cara :putz: :putz: A única certeza que tenho é que somos vilmente pilhados no ato do abastecimento, seja pelo governo que cobra estes malditos e absurdos impostos, seja pela ganância descabida dos donos de postos :-x :-x
Leo - Beethoven
23/03/2007, 13:05
Marcelo, acho que sua fonte te passou algumas informações equivocadas. O tópico vai ficar enorme, mas...
:discordo: Toda gasolina comercializada no Brasil tem 25% de álcool. Não é uma opção, é uma obrigação.
:discordo: O combustível resultante da mistura álcool anidro + gasolina tem maior poder calórico (leia-se energia).
:concordo: Combustível adulterado é muuuito prejudicial ao motor. O "batismo" é com álcool hidratado, que tem cerca de 7% de água, e os hidrocarbonetos (gasolina, diesel, querosene, etc.) não são miscíveis com água e pode ocorre separação das fases. O caso do solvente é bastante mais grave, porque ele "lava" o filme de óleo da parede do cilindro, além de atacar todas as vedações. Com o uso constante, ocorre a chamada "peste negra", quando passa pelos anéis de segmento e vai para o cárter - aí f**** tudo.
:discordo: Aí, não. A água é mais densa que os hidrocarbonetos e, mesmo se ocorrer condensação, ela vai para o fundo dos tanques, acima do pescador.
:discordo: Não existe (ainda) nenhum motor projetado - e dimensionado - para usar GNV como combustível. Além disso, a perda de potência de 25% é em relação à gasolina que usamos, e não a uma gasolina "ideal".
:discordo: Gasolina Podium ou qualquer outra de alta octagem só faz grande diferença para motores com alta taxa de compressão. Não entendi os números de octanagem...
:concordo: Samukanvas, exceto pelo fato que não há mais nenhuma gasolina com adição de chumbo tetraetila - que era usado para retardar o ponto de ignição e permitir maior taxa de compressão, concordo plenamente com você.
:discordo: Leo Beethoven, a "dose" é "homeopática" porque por questões operacionais (logística) o aditivo é altamente concentrado. Nunca li a formulação do Octane Booster, mas acredito que mais de 90% do volume é veículo (gasolina ou querosene)- o mesmo acontece com todos os outros aditivos. É uma questão de marketing. Você pagaria R$5 ou R$10 por algumas gotas de Bardahl? Ah, mas se for por um frasco de 250 ml... (com algumas gotas de aditivo concentrado e um monte de "líquido q.s.p.").
:discordo: Dieselboy, é possível - e às vezes até necessário - vender pelo mesmo preço. Como você sabe se é a comum que está "cara" ou a aditivada "barata"? A diferença de preço (distribuidora para o posto) da comum para a aditivada é da ordem de 1 centavo por litro. E há mercado (consumidores) para os 2 tipos.
:concordo: :concordo: :concordo: Concordo com todos: Nossa gasolina é uma m*.
Abraço a todos.
Márcio
Certamente, um tópico tão inofensivo vai longe......:mrgreen:
A verdade é que tudo está ficando bem interessante....:concordo:
Que os nossos carros não estão preparados 100% para GNV isso é correto. Pois o gás renderia melhor em uma taxa de compressão maior. Por isso o GNV chega a rodar melhor em motores que são originalmente a álcool, por a taxa ser maior que os motores a gasolina....mas concordo com o Carvalhal de que se usarmos o GNV dentro das condições sugeridas por ele, iremos tirar certo benefícios com isso....até por que os caras ainda não descobriram uma forma "viável" de adulterar o GNV.....
Pra ficar mais simples, quando foi dito que a mistura possui um poder calórico maior, isso se refire a energia capaz de ser gerada pela mistura....+ energia = + HPs pro seu motor. É claro que o calor (temperatura) não é interessante para nenhum motor, pois calor significa perda de energia.....mas no caso, poder calórico significa que uma mistura com mais poder calórica que outra é capaz de produzir mais energia....
O que vc disse dos aditivos estaria correto, porém se na prática acontecesse realmente. Tenho experiência real com isso, e em alguns casso o "aditivo" é mero corante pra paracer diferente um do outro....
....a minha sugestão sobre o Octane Buster, não foi "jabá", e o que vc disse sobre ele é correto....a maior parte com certeza é q.s.p, mas para aquele que faz questão de usar um aditiv, pelo menos que use um que bom ou mal, sempre vai ser o mesmo....
Também não entendi as medidas de Octanagem citadas pelo outro amigo.....normalmente (se não me falhe a memória) estão entre 80-85 e as melhores entre 95-97 (só em sonho)....
Agindo meio que imediador da coisa, concordo tanto com os comentários do Márcio que certamente é químico e o Carvalhal que com certeza vive isso na prática todos os dias.....
Aliás, isso tudo daria uma bela tarde de papo em um botiquim....
Lucas Nassif
23/03/2007, 13:10
Pessoal,
Acabei de comprar uma Pajero Sport V6, e na hora de abastecer fiquei na dúvida... qual gasolina colocar?
Vocês tem alguma sugestão? Na dúvida acabei colocando normal...
Valeu!
Abs
Coloque sempre gasolina normal, e a cada 3 ou 4 tanques compre um aditivo próprio e adicione no tanque vc mesmo!
Mais confiável, e querendo ou não, mais barato!
[]'s
samukanvas
23/03/2007, 13:20
Dieselboy, não rotule os donos de posto.... eles atuam de acordo com o mercado. Eu, por ex, era obrigado a colocar um preço maior na bomba porque na região tinha um cartel e se eu estivesse fora ia criar problema com outros 5 postos. Então, pra que criar problema quando podemos ganhar juntos? Isso é o capitalismo... a única forma de acabar com isso é não abastecer nesse posto. Eu achava errado, mas não podia fazer nada. :concordo:
Carvalhal, vc tá falando besteira cara.... vc deu mole numas coisas que vc falou:
Eu nao disse nada contrario a isso....ta qui
Tu falou que a pódium era pura..... e sem álcool.... :shock:
Como quimico vc falou certo, mas para o motor...CALOR não tem resultado satisfatório nenhum.pelo contrario!!
Lógico que tem... a temperatura faz com que a queima seja melhor. Os sensores funcionam no padrão e até a mistura ar-combustível fica melhor. Ninguem tá falando de calor temperatura e sim calor energia. Ou seja, quanto maior o poder do combustível de gerar energia, melhor pro desempenho. E se fosse calor a diferença ia ser tão pouca que não prejudicaria em nada o motor.
Nao sei que tanque vc esta falando, e para que a gasolina se separe por completo da mistura precisa estar em estado inercial de pelo menos 6 horas,dependendo da quantidade por ml., os tanques dos postos tem bomba de recalque constante....
Não se preocupem com a quantidade de água nos tanques, posto bom tem sensor de nível de água e dono de posto que entende, "lava" o tanque pra evitar esses problemas.
Essa ta foda....eu nunca falaria uma BURRADA destas....da onde vc tirou isto:?: :?: , falei que o uso do GNV balancedo até preserva o MOTOR, se tiver manutenção correta e dosagem certa.
Carvalhal, entenda uma coisa muito importante... GNV para um motor que não foi projetado pra isso é uma merda. É uma merda total.... fode o motor todo. O motor precisa de lubrificantes pra funcionar e de uma temperetura correta de funcionamento. O gás aumenta em muito essa temp. comprometendo o motor. O gás é extremamente seco e não lubrifica, não é "frio" como a gasolina e não garante uma temperatura ideal de funcionamento. Existem motores pra isso, com materiais mais resistentes ao uso do gás. É por isso que os motores AP se dão tão bem.... são verdadeiros dinossauros. Pra vc ver: normalmente se usa 1kg de pressão (na turbina) quando usam bielas e pistões do ap "antigo" (ou carburado). Qual pistão e biela nacional segura essa bronca? Os novos não seguram 0,5.... GNV preservando o motor foi foda amiguinho :rolleyes:
Não responda com malcriação heim :-D
samukanvas
23/03/2007, 13:24
até por que os caras ainda não descobriram uma forma "viável" de adulterar o GNV.....
O GNV é o combustível mais barato de ser adulterado que já inventaram.... adulteram com AR.....
O gás vem da rua e nego liga uma mangeira de ar ao compressor... conforme ele vai enchendo mistura Ar e gás...
Vai dizer que vc não acreditava em adulteração de gás? :rolleyes:
Joao Baeta
23/03/2007, 13:42
:arrow:Maya,
Qnd eu tinha o Jimny...Sempre usei em aditivada..... :concordo:
E uso no Samurai! :concordo:
Pois tira as sujerinhas que ficam no motor... E o Consumo não altera muito...
Agora tenho um GVitara 2.0 TD e uso diesel podium....Melhora um pouco e emite menos fumaça a relação ao diesel comum!
Ê ê economia bouaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!! :concordo:
Ignora o Rodrigo Samukanvas...Pois ele só fala merd@... :mrgreen:
Não há como adulterar o GNV...... :pensativo:
Abssssssssssssssssssss
Dieselboy
23/03/2007, 13:43
"... O gás vem da rua e nego liga uma mangeira de ar ao compressor... conforme ele vai enchendo mistura Ar e gás...
Vai dizer que vc não acreditava em adulteração de gás? :rolleyes: ..."
Você não é mais dono de posto mas está por dentro quando o assunto é pôr em prática essas malandragens hein?? :twisted: :twisted:
Ôoooo é brincadeirinha, viu? :mrgreen:
Samuka, já que você era do ramo, poderia nos explicar como é possível o dono do posto revender gasolina comum e aditivada praticamente pelo mesmo preço? :pensativo:
A diferença é tão insignificante que a comum vai acabar "encalhando", não tem "coisa" errada aí não??? :pensativo:
Ahhh, só por curiosidade, Por favor que fique bem claro que não estou questionando sua idoneidade :discordo: , mas quando trabalhamos seja no ramo que for, sempre acabamos descobrindo através de relatos ou conversas com concorrentes meios para aumentar o lucro de forma anti-ética, isso ocorre em todos os meios :putz: poderia dizer o que é que adicionam para batizar a gasolina e o diesel, e como podemos identificar e/ou evitar tais contra-tempos???
samukanvas
23/03/2007, 13:56
Você não é mais dono de posto mas está por dentro quando o assunto é pôr em prática essas malandragens hein?? :twisted: :twisted:
A gente tem que saber o lado bom e o ruim.... :mrgreen:
Samuka, já que você era do ramo, poderia nos explicar como é possível o dono do posto revender gasolina comum e aditivada praticamente pelo mesmo preço? :pensativo:
A diferença é tão insignificante que a comum vai acabar "encalhando", não tem "coisa" errada aí não??? :pensativo:
De vez em quando um comb fica encalhado e o cara "empata" o preço pra poder vender, sacou?. Ou pra ganhar benefícios da distribuidora ou pra matar a concorrência ou pra atrair clientes de outra classe (classe aditivada)... tem diversos fatores e os preços são muito parecidos da normal pra aditivada. A diferença maior é na premium... essa num têm choro... :rolleyes: . Eu já tive que fazer "promoção da 1/2 noite" no posto pra vender a normal uma vez (depois das 12 dava um descontão no à vista na normal pra desencalhar aquela bosta) porque lá em itaipava (cidade dos "milha") nego só coloca premium ou vpower....:rolleyes:
Ahhh, só por curiosidade, Por favor que fique bem claro que não estou questionando sua idoneidade :discordo: , mas quando trabalhamos seja no ramo que for, sempre acabamos descobrindo através de relatos ou conversas com concorrentes meios para aumentar o lucro de forma anti-ética, isso ocorre em todos os meios :putz: poderia dizer o que é que adicionam para batizar a gasolina e o diesel, e como podemos identificar e/ou evitar tais contra-tempos???
Essa vc me pegou cara... cada um tem seu "fornecedor".... os postos de "bandeira branca" (extra shell, esso, ipiranga, br, texaco etc...) são os que mais têm probabilidade de fazer porque não existem fiscais de qualidade. Geralmente eles já compram esses comb. prontos de distribuidoras que vendem o "normal" ou o "batizado". Apareceu até na tv uma vez nego adulterando na fonte a gasolina :lol: :lol: :lol: nego é foda....
Mas deve ter de tudo.... de mijo de cachorro a cuspe catarrento :mrgreen: .
Alcool é água... esse é mole :concordo:
Gás é ar.... esse eu até tive orçamento pra fazer (mas meu posto não vendia gás) :concordo:
Marcelo Carvalhal
23/03/2007, 15:31
Bom como não tenho capacidade técnica, não posso mais opinar...
Mas posso passar os POSTOS DE GASOLINA EM ITAIPAVA QUE FORAM MULTADOS PELA ANP.....:twisted:
Volto a falar, vc tem que aprender a ler o que escrevo, eu sei que sou burro e não consigo transmitir direito o que falo, mas pra vc, que vive revoltado é muito mais difícil...
Quanto as interpretações entre CALOR X ENERGIA, não preciso de seu básico conhecimento, eu só tento de maneira humilde separar a informção de maneira didática, porque não e todo mundo que vai saber os termos técnicos a risca.....
Quanto ao GNV, falei que UM KIT BEM INSTALADO E BALANCEADO E COM MANUTENÇÃO CORRETA , ajuda a preservar o MOTOR, ou vc acha que o uso de gasolina com água, solvente, e etc, é melhor, estou citando uma situação de SONHO, já que como já falei um milhão de vezes em outros tópicos...EU ODEIO O GNV e sei de perto como ele atua no motor, e tbm que até ele ultimamente tem sido adulterado....
Se vc tem tanta informação, porque, ao invés de simplesmente passar de bom grado, fica em todas as suas respostas, querendo de maneira agressiva e debochada, tentar provar que o que vc sabe é o certo....
Pra acacar com e cofirmar, as TESES....
Nos postos PETROBRÁS, tem uma PLAQUETA...enorme, DO LADO DAS BOMBAS, que tem a composição química e mistura de cada uma das gasolinas, assim como a porcentagem da diluição....
Por favor leiam...
samukanvas
23/03/2007, 16:05
Bom como não tenho capacidade técnica, não posso mais opinar...
Mas posso passar os POSTOS DE GASOLINA EM ITAIPAVA QUE FORAM MULTADOS PELA ANP.....:twisted:
Volto a falar, vc tem que aprender a ler o que escrevo, eu sei que sou burro e não consigo transmitir direito o que falo, mas pra vc, que vive revoltado é muito mais difícil...
Quanto as interpretações entre CALOR X ENERGIA, não preciso de seu básico conhecimento, eu só tento de maneira humilde separar a informção de maneira didática, porque não e todo mundo que vai saber os termos técnicos a risca.....
Quanto ao GNV, falei que UM KIT BEM INSTALADO E BALANCEADO E COM MANUTENÇÃO CORRETA , ajuda a preservar o MOTOR, ou vc acha que o uso de gasolina com água, solvente, e etc, é melhor, estou citando uma situação de SONHO, já que como já falei um milhão de vezes em outros tópicos...EU ODEIO O GNV e sei de perto como ele atua no motor, e tbm que até ele ultimamente tem sido adulterado....
Se vc tem tanta informação, porque, ao invés de simplesmente passar de bom grado, fica em todas as suas respostas, querendo de maneira agressiva e debochada, tentar provar que o que vc sabe é o certo....
Pra acacar com e cofirmar, as TESES....
Nos postos PETROBRÁS, tem uma PLAQUETA...enorme, DO LADO DAS BOMBAS, que tem a composição química e mistura de cada uma das gasolinas, assim como a porcentagem da diluição....
Por favor leiam...
Cara, eu não sei o que vc anda tomando, mas pare :stop: tá te fazendo mal.... me diz onde é que eu "vivo revoltado" que eu te explico, ok?
"Se vc tem tanta informação, porque, ao invés de simplesmente passar de bom grado, fica em todas as suas respostas, querendo de maneira agressiva e debochada, tentar provar que o que vc sabe é o certo...."
Cara, que que isso? :shock: Tô passando de boa cara.... as informações que vc passou estão erradas... teve até gente que falou que vc está errado e vc praticamente xingou o cara. "Agressivo e debochado" é bem forte cara.... vê bem com quem vc tá andando, já era pra estar acostumado :concordo:. Teu (teu é maneira de falar, porque vc não é nada lá, esqueceu?) grupo é assim e vc vem reclamar comigo? :pensativo: Isso é porque vc não sabe 1% dos comentários que fazem sobre vc..... que feio da sua parte isso.... tsc tsc tsc :rolleyes:
Um dia carvalhal, vc vai aprender que não sabe tudo. Aí vc vai ser humilde.... eu sei que é difícil EU falar coisas certas e VC erradas, mas nem tudo que eu falei pode estar certo. É melhor esperar alguem que conheça. Talvez eu tenha uma pequena vantagem por ter tido posto e vc não. E isso vc tem que entender. Eu vendia o que estou comentando... :concordo: Não é tese, não é achismo, não é suposição... eu VENDIA.
Não se preocupe em usar mais palavras do que o normal para explicar o que quer falar. É melhor falar um monte e ser entendido do que resumir e falar merda...
Não confunda cú com bunda. Sou seu amigo e não fiz nada pra te fod3r... tuas companhias estão te influênciando de maneira errada. Não preciso fazer nada pra zoar ninguem. Quem faz merda sempre se fod3. (não é vc, ok?). :concordo:
Abração
PS: Tô de idiota aqui me explicando né? seria mais fácil te passar um rádio mandando vc TNC, mas como eu gosto de vc, vou te dar um tempo pra pensar no que vc falou. Valorize teus poucos amigos :concordo:
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Leo - Beethoven
23/03/2007, 17:52
O GNV é o combustível mais barato de ser adulterado que já inventaram.... adulteram com AR.....
O gás vem da rua e nego liga uma mangeira de ar ao compressor... conforme ele vai enchendo mistura Ar e gás...
Vai dizer que vc não acreditava em adulteração de gás? :rolleyes:
Bom, aqui é o Brasil, certo ? Os tupiniquins sempre arrumam uma forma de tudo.....
Agora, pra injetar ar, a pressão do compressor tem que ser maior que a da linha, certo ? Aqui em SP tem alguns postos de GNV com linha de grande capacidade, essas linhas devm ter pressão de no mínimo uns 25 Kg/cm²....ou seja, nesses casos se ligar um compressor vai é abastecer o compressor com gás....
Se isso que vc falou é sério, resta a nós identificarmos em qual sistema é possível adulteração desse tipo e evitarmos.....por exemplo, acho que todos aqui irão suspeitar de um posto sem bandeira, xexelento e que ainda vende gasolina mais barato que todo mundo.....
samukanvas
23/03/2007, 18:10
Bom, aqui é o Brasil, certo ? Os tupiniquins sempre arrumam uma forma de tudo.....
Agora, pra injetar ar, a pressão do compressor tem que ser maior que a da linha, certo ? Aqui em SP tem alguns postos de GNV com linha de grande capacidade, essas linhas devm ter pressão de no mínimo uns 25 Kg/cm²....ou seja, nesses casos se ligar um compressor vai é abastecer o compressor com gás....
Se isso que vc falou é sério, resta a nós identificarmos em qual sistema é possível adulteração desse tipo e evitarmos.....por exemplo, acho que todos aqui irão suspeitar de um posto sem bandeira, xexelento e que ainda vende gasolina mais barato que todo mundo.....
Cara, aí vc me pegou porque eu não conheço o sistema que burla. Mas se existem compressores de gás, porque não comprimir ar? :mrgreen:
Outra é quando vc termina de abastecer na bomba e a linha é despressurizada.... a 1a pressão é a do ar, em seguida é o gás. Eu não tenho o esquema desenhado pra mostrar, mas é possível e um monte de gente tem. :concordo: No brasil tudo é possível....:mrgreen:
Se vc tem carro a gás, entre em postos diferentes e veja se o consumo é sempre igual, se existe variacão de giro... essas coisas...
Abs
Leo - Beethoven
23/03/2007, 18:28
Cara, aí vc me pegou porque eu não conheço o sistema que burla. Mas se existem compressores de gás, porque não comprimir ar? :mrgreen:
Isso é certo, mas compressores pra pressões assim além de caros, e como não são convencionais (do tipo de borracharia e pintura) ia ser difícil o cara esconder e mesmo que os leigos que abastececem não vissem a menor diferença nisso, qualquer fiscal meia-boca iria reconhecer o sistema, certo ?
Aqui em SP uma prática comum é alterar as bombas para mandarem menos combustível do que o indicado. Mas fazem isso só de fds pq não há fiscalização nestes dias....durante a semana voltam ao normal....Escutei na semana passada que uma empresa "parceira" do IPEM fazia as adulterações de fds e colocava o lacre original na segunda feira de volta....e mole ? Tem sacanagem pra tudo que é lado....
Outra é quando vc termina de abastecer na bomba e a linha é despressurizada.... a 1a pressão é a do ar, em seguida é o gás. Eu não tenho o esquema desenhado pra mostrar, mas é possível e um monte de gente tem. :concordo: No brasil tudo é possível....:mrgreen:
Concordo, mas nesse caso creio que a quantidade de ar por carro não seja tão grande, ou seja, não irá afetar muito o carro, mas pro dono do posto que abastece uma pancada de carros por mês, a soma dos poucos se torna muito.
Se vc tem carro a gás, entre em postos diferentes e veja se o consumo é sempre igual, se existe variacão de giro... essas coisas...
Essa é a minha técnica também e vale pra qualquer combustível.
Abs.
samukanvas
23/03/2007, 21:16
Leo... o negócio mais chato aqui é que estamos falando sobre gasolina. E a nossa não é das melhores mesmo. Eu sou fan de Alcool.... esse é o combustível fodão. No dia que as montadoras fabricarem carros a alcool de verdade os 1.0 vão andar melhor que os 1.6 e assim por diante :dance:
Rapaz!!!:)
O negócio aqui foi fei hein fio?
Afinal de contas: Aditivada ou comum? Eu uso a BR SUPRA. Aqui em Brasília ela é 10 centavos mais cara, mas às vezes está no mesmo preço da comum. O fato é que quem tira a flauta da injeção, os bicos e abre o coletor de admissão vê o porquê de usar gasolina aditivada.
Abraço.
Leo - Beethoven
24/03/2007, 19:08
Realmente estou no Fórum a pouco, tempo mas duas coisas eu já sei muito bem:
- Se vc quiser saber sobre um determinado assunto, tem boas chances de aprender sobre ele em tópicos que não tem nada a ver...
- Pq diabos eu não descobri isso antes
Como disse o Samuka eu também sou fã de Álcool.....alías, o que eu já fiz pra conseguir combustível de primeira ninguém acredita.....
Tinha um tempo que o quintal era um laboratório experimental de combustivel.....tinha um destilador (pequeno) que eu usava pra remover a água do álcool.....e ainda deixagasolina em tambores plásticos decantar pra extrair as porcarias.....quando tinha tudo separado....gasolina e álcool, aí começava a brincadeira.....mas o álcool sempre foi o meu favorito, claro que rodando com um motor que era preparado paro o álcool, com taxa de compressão, coletores e carburador para o álcool....
samukanvas
24/03/2007, 22:56
Rapaz!!!:)
O negócio aqui foi fei hein fio?
Afinal de contas: Aditivada ou comum? Eu uso a BR SUPRA. Aqui em Brasília ela é 10 centavos mais cara, mas às vezes está no mesmo preço da comum. O fato é que quem tira a flauta da injeção, os bicos e abre o coletor de admissão vê o porquê de usar gasolina aditivada.
Abraço.
Amigo, o negócio não ficou feio em momento algum.... vc não viu o negócio feio ainda. Eu e o carvalhal somos amigos faz um tempão já.... tem vezes que eu dou umas raquetadas na orelha quando ele fica mongol e tem vezes que ele dá. Isso eu considero amizade. Na boa, antes de falar de negócio feio, dá uma olhada e veja se os caras são amigos primeiro.
Sobre a gasolina (quando eu usava avigas) a melhor maneira de separar ela da água e impurezas é filtrar ela com camurça natural.... coloque no funil e toda a água ficará na camurça. Funcionava na avigas e acho que deve funcionar na gasolina. Vai economizar umas 6 horas de espera :concordo:
Dieselboy
24/03/2007, 23:18
"... Na boa, antes de falar de negócio feio, dá uma olhada e veja se os caras são amigos primeiro ..."
Por falar em amizade, por onde será que andam Mr.W e Mr. Leo???:pensativo:
samukanvas
24/03/2007, 23:35
Por falar em amizade, por onde será que andam Mr.W e Mr. Leo???:pensativo:
Pô bicho... acho triste essa situação... um cara que é um mané que poderia encher o c* de dinheiro se tivesse um esquema bom de trazer as peças dos eua e ficasse na dele... mas não traz e só fala merda. O outro conheci a pouco e é franco em falar as coisas.... vendia pela mesma loja que o mallace e desistiu por causa do esquema de merda. É dedicado e atencioso.... tem o que falar?
Eu acho que a briga vai desgastar quem é bom e quem é ruim.... quem vai sair perdendo?
Tá certo que chega uma hora que ninguem guenta e o leo deu seu desabafo lá.... eu já fiz isso e entendo ele. Mas que ele é muito melhor que o mallace aqui é... é só ver quantos estão contra e a favor. O foda é que o cara é um malla mór e não tem como não xingar ele.... o cara pede!!! :rolleyes:
Murro na boca eu não gostaria de ver de resto vale tudo :mrgreen:
Marcelo Carvalhal
25/03/2007, 14:32
Com base nos dados do site da PETROBRÁS, peço desculpas aos trantornos sobre o tema em ter ou não adição de mais ou menos ALCOOL, na gasolina PODIUM....
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument
Ainda sobre os a octanagem das gasolinas, cada um tem uma foram abreviada de falar sobre o assunto, abaixo tem mais explicações sobre o tema
1) O que é a gasolina Petrobras Podium?
- É um novo conceito de gasolina que tem a aprovação da Equipe Williams F1. Ela foi desenvolvida utilizando-se a mesma tecnologia empregada pela Petrobras na concepção da gasolina de Fórmula 1.
Legalmente, para efeitos de classificação na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), é uma gasolina tipo Premium, com características diferenciadas: possui octanagem (http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/49D529BACC6C630D032571EE0060A69B?OpenDocument#5) de 95 unidades (IAD – Índice Antidetonante (http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/49D529BACC6C630D032571EE0060A69B?OpenDocument#6)), menor teor de enxofre (30 ppm) e composição especial que evita o acúmulo de resíduos no motor.
Voltar (http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument#top)
2) Quais são as características principais da gasolina Petrobras Podium?
- A gasolina Podium tem uma octanagem de 95 unidades (IAD – Índice Antidetonante), menor teor de enxofre (30 ppm) e composição especial que evita o acúmulo de resíduos no motor.
Voltar (http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument#top)
5) Para quais veículos a gasolina Petrobras Podium é recomendada?
A gasolina Petrobras Podium atende às especificações da ANP, órgão regulador brasileiro, logo ela pode ser usada em qualquer veículo, trazendo benefícios ao motor, pelo baixo nível de depósito e menor impacto ambiental, pela baixa emissão de poluentes.
O melhor desempenho nas retomadas de velocidade, porém, só será percebido pelos veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem.
Voltar (http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument#top)
6) O uso da Podium pode danificar um motor pelo fato dele ter baixa taxa de compressão?
O uso de uma gasolina de alta octanagem, como a gasolina Petrobras Podium, não danifica nenhum motor, mesmo que ele tenha baixa taxa de compressão.
Voltar (http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument#top)
8) Se usar a gasolina Petrobras Podium, o carro ficará mais potente?
A potência de um carro é definida pelo fabricante no projeto do motor. A gasolina Petrobras Podium poderá proporcionar um total aproveitamento da potência projetada.
Voltar (http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument#top)
11) A gasolina Petrobras Podium tem álcool? Qual é o teor utilizado, hoje?
Sim. Todas as gasolinas automotivas comercializadas no País, por força de lei federal (aprovada pelo congresso), recebem a adição de álcool anidro - hoje, no teor de 20%.
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13) A gasolina Petrobras Podium é aditivada?
Sim. Como as gasolinas aditivada e Premium, a Petrobras Podium também recebe a adição de aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível do veículo (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor). Vale lembrar que nos EUA toda gasolina é aditivada.
Cada distribuidora possui o seu aditivo, considerando segredo comercial e revelado só para a ANP.
Voltar (http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument#top)
Desde 1995, toda gasolina comercializada nos EUA deve ser aditivada. Essa decisão teve como base o fato de que um motor limpo é menos poluente.
Voltar (http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument#top)
17) Qual é a diferença entre a Podium e a Premium?
A gasolina Podium tem octanagem mais alta que a gasolina Premium e menor teor de enxofre.
A gasolina Premium está sendo substituída pela Podium nos Postos BR.
Voltar (http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument#top)
18) Qual é a diferença de octanagem entre a Podium e as demais gasolinas? Qual é a diferença do teor de enxofre entre a Podium e as demais gasolinas?
DIFERENÇA ENTRE AS GASOLINAS BR
http://www.br.com.br/icons/ecblank.gif http://www.br.com.br/icons/ecblank.gifhttp://www.br.com.br/icons/ecblank.gif
Comum
Supra (Aditivada)
Premium
Podium
http://www.br.com.br/icons/ecblank.gif http://www.br.com.br/icons/ecblank.gifOctanagem (IAD)
87
91
95
Maior Desempenho
http://www.br.com.br/icons/ecblank.gif http://www.br.com.br/icons/ecblank.gifEnxofre (p pm) máx.
1000
30
Menos Poluente
http://www.br.com.br/icons/ecblank.gif http://www.br.com.br/icons/ecblank.gifAditivo
Não
Sim
http://www.br.com.br/icons/ecblank.gif http://www.br.com.br/icons/ecblank.gifCorante
Não
Sim (verde)
Não
http://www.br.com.br/icons/ecblank.gif
Voltar (http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument#top)
Método MON (Motor Octane Number) - avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação.
Método RON (Research Octane Number) - avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação.
Método IAD - Média dos anteriores. A PODIUM brasileira pelo Método Pesquisa (RON) possui octanagem maior do que 100 unidades, sendo que as bateladas produzidas até hoje têm apresentado valores por volta de 105 unidades. Quanto ao Método Motor (MON), a octanagem da Podium no Brasil é de aproximadamente 90 unidades.
Voltar (http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument#top)
Use o link....tem mais um monte de informação a respeito desta GASOLINA....
Tenho uma opinião formada a respeito das gasolinas vendidas principalmente no RIO DE JANERIO, por experiência na oficina, digo que ninguém tem noção do que é usado em seus carros.
O maior problema nos carro importados são motores com 1000KM que simplesmente BATE, e sem nenhuma causa justa aparente, no final chegando a conclusão que foi um dos vários processos de CHOQUE QUÍMICO, que ela produz...GASOLINA ADULTERADA!!
Desculpem a demora no retorno, mas estou sem máquina em casa!!
(http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument#top)
nelsonnrc
25/03/2007, 14:33
Por experiência própria, pelo menos com Ford americanos e Mitsubishi, sempre usei aditivada e sempre senti muita diferença.
Em especial no Explorer - se uso gasolina comum, "fica travado" e o carro gasta mais, fora que aqui em SP a diferença de 5 centavos entre uma e outra realmente acaba não compensado usar uma comum.
Até hoje nunca tive um carro com bico sujo, mando no mecânico limpar pra fazer manutenção de rotina, mas relamente nunca teria sido necessário.
Sempre levo uns 2 tubinhos de aditivo de gasolina no carro, pois quando viajo pro interior, onde é mais dificil de achar aditivada eles dão uma boa ajuda e aqui em SP custa em torno de R$10 contra R$25 que já vi pelo interiorzão.
:arrow: Por experiencia, os únicos que funcionam são o Octane Booster da STP e Aditivo de gasolina da Bardhal, de resto...não presta!Em especial aquele da AC Delco que segundo as instruções "funciona" por até 5 tanques :shock: ????não adianta em nada...
Esqueça aqueles outros de tratamento de gasolina, limpeza de bicos e etc pq eles só vão gastar mais gasolina.
Bom, espero que ajude.
Abraço
samukanvas
26/03/2007, 10:20
O maior problema nos carro importados são motores com 1000KM que simplesmente BATE, e sem nenhuma causa justa aparente, no final chegando a conclusão que foi um dos vários processos de CHOQUE QUÍMICO, que ela produz...GASOLINA ADULTERADA!!
Eu dou um exemplo muito bom tb. O cara tira um carro zero na loja e depois de uns km o óleo baixa (devido a acomodação de aneis, pistão etc...). O cara para no posto e o frentista vê o nível do óleo: "Dotô, esse ólio tá báxo". São oferecidas marcas diferentes do óleo original e de propriedades diferentes e ainda é garantido que o óleo é tudo igual e não faz diferença um ou outro. "Dotô, mineral e sintéco é tudo igual. Não se preocupa não... fasso isso todos dia. Esse ólio que a gente vendemo são os melhó que tem". Aí o burrão mete óleo diferente do dele e fode tudo.
Acho que pra quebrar com 1000 km a gasolina não tem nem que chamar gasolina.... :parede:
Lógico que na hora de chegar na concessionária ninguem diz que completou o óleo com o mineral do zezinho do posto porque senão perde a garantia. E não dá pra perceber a mistura no óleo.
O mesmo serve pra qualquer motor.... com quantos km tiver.
Outra causa é andar com óleo baixo durante muito tempo... O óleo trabalha mais quente e estraga bem mais rápido.
Ricardo Bambhoo
26/03/2007, 10:34
Não vou ler todos os posts mas vou dar minha contribuição que com certeza será bem polemica:
- Gasolina aditivada é boa pq limpa o sistema de injeção, certo ?
- Esta "limpeza do sistema" é feita por alguns aditivos quimicos na gasolina, certo ?
- Estes aditivos agem limpando o sistema pq eles tem um determinado poder de corrosão, certo ?
- Com o uso contínuo e prolongado de gasolina aditivada, este "determinado poder de corrosão" pode danificar partes do sistema de injeção simplesmente corroendo-os, certo ?
- Então respondo: abasteça uma vez com aditivada e outras três vezes com comum.
[]'s
Joao Baeta
26/03/2007, 12:04
:arrow:Sempre botei a gasolina aditivada no Azul e diesel aditivado ou pódium ou bio diesel no GV.
E nunca deram problema!!!!!
Só boto no posto onde sempre abasteço ou na Peritiva(Br da serra de Petrópilis) Ou Alcatraz em Itaipava (BR)
Absssssssssssssss
Leo - Beethoven
26/03/2007, 12:20
Com base nos dados do site da PETROBRÁS, peço desculpas aos trantornos sobre o tema em ter ou não adição de mais ou menos ALCOOL, na gasolina PODIUM....
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument
Ainda sobre os a octanagem das gasolinas, cada um tem uma foram abreviada de falar sobre o assunto, abaixo tem mais explicações sobre o tema
(http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/41D8569A3E4F8C0403256DAD004CC8DA?OpenDocument#top)
:concordo: Lição de Casa bem feita é outra coisa.....
Acabei de comprar um copo de vodka novinho em folha e estou com uma grande duvida. :pensativo:
Qual vodka beber :?: , andei pesquisando por ai, e vi que existem bidestiladas e tridestiladas....:shock:
MEU DEUS ! ! !
qual delas vcs me aconselham, quais as vantagens de uma e de outra :?:
se eu optar pela bidestilada, que é mais barata, diminuira a vida util do meu copinho novo :?:
é verdade q a vodka batizada pode criar borra, no meu estrombago :?:
vcs tem algum fornecedor de confiança :?:
Márcio T
26/03/2007, 18:37
Olá, Ricardo. Bem vindo ao tópico.
Gasolina aditivada é boa pq limpa o sistema de injeção, certo?:concordo:Certo!
Esta "limpeza do sistema" é feita por alguns aditivos quimicos na gasolina, certo? :concordo:Certo!
Estes aditivos agem limpando o sistema pq eles tem um determinado poder de corrosão, certo?:discordo: Errado! Poder de degradação, desencrustação, limpeza, etc. Corrosão é outra coisa.
Com o uso contínuo e prolongado de gasolina aditivada, este "determinado poder de corrosão" pode danificar partes do sistema de injeção simplesmente corroendo-os, certo?:discordo: Como o pressuposto está errado, levou a uma conclusão também errada.
Então respondo: abasteça uma vez com aditivada e outras três vezes com comum.:pensativo: Ou 3 com aditivada e 1 com comum, ou 2 e 2, ou 4 a 0, ou...
Um abraço.
Márcio
:arrow:Por acaso virou delegado?
:mrgreen:
Absssssssssssssss
Filosofo,
Ainda não virei divogado não, mas guenta esta punhet... é fod....:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
Márcio T
26/03/2007, 19:11
Marcelo, li seu post e... parabéns. :palmas: Eu sempre mudo de opinião quando encontro uma melhor que a minha. Aliás, é p'rá isso que eu freqüento este fórum: Descobrir o monte que não sei.
Mas... ficou coisa pelo caminho:
"Eu nao disse nada contrario a isso....ta qui"
Disse sim, olha só:" ... ele tem a opção de ela já vir mistura... " (o grifo é meu)
"Como quimico vc falou certo, mas para o motor...CALOR não tem resultado satisfatório nenhum.pelo contrario!!"
Não posso falar como químico, porque não sou. Mas acho que você não atentou para o seguinte: Um motor a explosão é uma máquina térmica e, como tal, seu princípio de funcionamento é o calor. O combustível (qualquer um) é somente a maneira de fornecer calor a esta máquina. Quanto ao calor residual - indesejado no processo - é bastante maior quando se usa GNV.
"Essa ta foda....eu nunca falaria uma BURRADA destas....da onde vc tirou isto:?: :?: , falei que o uso do GNV balancedo até preserva o MOTOR, se tiver manutenção correta e dosagem certa."
Humm, mesmo considerando que toda gasolina é péssima e que todo GNV é ótimo, ainda teríamos 25% de perda de potência, cabeçotes superaquecidos e queima seca. Não vejo como isso pode "preservar" o motor.
Um abraço.
Márcio
Márcio T
26/03/2007, 19:15
Filosofo,
Ainda não virei divogado não, mas guenta esta punhet... é fod....:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
Olá, Nzardo. Me desculpe, mas eu não sabia que alguns são obrigados a ler e participar de todos os tópicos. Felizmente eu posso escolher...
Márcio
Joao Baeta
26/03/2007, 19:34
:arrow:Lembrando que o GNV acaba rápido com o motor...... :concordo:
Pois anda = com o motor 1.0.....Lento....!!!!!!
Mas vai gastando as peças.....Até que trocar em 2 meses! :mrgreen:
Absssssssssssssss
Olá, Nzardo. Me desculpe, mas eu não sabia que alguns são obrigados a ler e participar de todos os tópicos. Felizmente eu posso escolher...
Márcio
Ce ta de parabens ! ! não se esqueça de escolher bem o combustivel, ja q é expert no tema ...:concordo:
Amigo, o negócio não ficou feio em momento algum.... vc não viu o negócio feio ainda. Eu e o carvalhal somos amigos faz um tempão já.... tem vezes que eu dou umas raquetadas na orelha quando ele fica mongol e tem vezes que ele dá. Isso eu considero amizade. Na boa, antes de falar de negócio feio, dá uma olhada e veja se os caras são amigos primeiro.
Sobre a gasolina (quando eu usava avigas) a melhor maneira de separar ela da água e impurezas é filtrar ela com camurça natural.... coloque no funil e toda a água ficará na camurça. Funcionava na avigas e acho que deve funcionar na gasolina. Vai economizar umas 6 horas de espera :concordo:
Descurpa aí fio!:)
Quando falei que o negócio estava feio, não me referi a suas demonstrações ostensivas de afeto ao amigo Marcelo, mas às divagações sem foco que pairaram por este tópico.
Amo todos vcs!!:)
samukanvas
26/03/2007, 23:43
Descurpa aí fio!:)
Quando falei que o negócio estava feio, não me referi a suas demonstrações ostensivas de afeto ao amigo Marcelo, mas às divagações sem foco que pairaram por este tópico.
Amo todos vcs!!:)
Ok, pensei que tinha dito com a intenção contrária a essa... :concordo:
Abs
Ricardo Bambhoo
28/03/2007, 16:46
Olá, Ricardo. Bem vindo ao tópico.
:concordo:Certo!
:concordo:Certo!
:discordo: Errado! Poder de degradação, desencrustação, limpeza, etc. Corrosão é outra coisa.
:discordo: Como o pressuposto está errado, levou a uma conclusão também errada.
:pensativo: Ou 3 com aditivada e 1 com comum, ou 2 e 2, ou 4 a 0, ou...
Um abraço.
Márcio
Pois bem, utilizaei um termo inadequado: este poder de desencrustação pode sair desencrustando tudo o que ve pela frente.
Em tempo: vocês sabem como é feita a gasolina aditivada ?
Eu sei, ja visitei várias refinarias: eles primeiro abastecem o caminhão tanque com gasolina comum e depois despejam o aditivo. Não me lembro direito da proporação, mas é ridícula. É tipo um litro de aditivo pra 5 mil litros de gasolina. E com o custo médio de 10 centavos a mais em relação a gasolina comum. Resumindo - gasolina aditivada custa muito caro. Se cobrassem 1 centavo a mais em relação a comum, ja estariam faturando 50 reais, e duvido que o litro deste aditivo custe isto. Agora imagine a diferença de 10 centavos que dá "um lucro" de 500 reais... é roubo certo. Se é que em certos postos a aditivada é realmente aditivada...
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