Conectar

Ver Versão Completa : Samurai Sambando !!!!

Moris V6
22/03/2007, 12:42
Pessoal , seguinte , levantei a suspenção do meu samurai 97 , coloquei molas de OPala e levantei na faixa de 12 cm .... uso ele com pneus BF 31 MUD , só o seguinte , ja corrigi caster , ja troquei a ponteira de lugar , mudei a barra de torção , deixei tudo na mesma inclinação orioginal .... só que UM PROBLEMA ... CHEGA A 50 Km/h ele começa a chaqualhar de uma maneira q eu nunca vi na vida , parece que vai se desmanchar , mais naum é tremer de balanceamento é CHAQUALHAR , parece que vai se destruir é impossivel controlar .... e somente alguem sabe me dizer o que é isso ???? será que é a falta de amortecedor de direção ??? o que pode ser ... por favor aguardo resposta ...
Obrigado

Fabil
22/03/2007, 13:32
12cm??? cara isso é alto p/ caraio!!
me conta o seguinte:
1- como vc corrigiu o caster?
2- trocar ponteira de lugar??? o que é isso?
3- como vc mudou sua barra de torcao ?

ou melhor, tira foto e posta ae p/ gente ver o que vc fez...

eu levantei o meu samurai em 15cm...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195
dá um olhadinha ae...

diogo ludovico
22/03/2007, 15:12
Verifica as buchas da suspenção, o meu entre 60/70 km/h não samba, literalmente vira um cabrito e pula de um lado para o outro, tenho a impressão de que o volante vai ser arrancado.
Já coloquei amortecedor de direção, e não adiantou nada, no meu caso foi diagnosticado problema nas buchas das suspenção traseira.

Moris V6
23/03/2007, 10:34
Cara e depois de trocar as buxas traseiras ficou 100% ??? cara o meu ta de desmanchando .... to apavorado !!!

Fabil
23/03/2007, 14:36
ô Moris...

se vc nao mandar umas fotos ae das modificacoes que vc fez, fica dificil ajudar...

Wallace Soriano
13/09/2007, 22:01
Olá amigos

:parede: Estou quebrando a cabeça!

O meu samuca está abanando ( se sacudindo como se tivesse com roda empenada ) qd vai chegando aos 60km. Já fiz balanceamento e alinhamento, troquei uma borracha (junta) da barra de direção, mandei calçar toda carroceria como manda o Felipe Marx para ficar com o Body lift perfeito e agora desconfio dos retentores do coquilho, porém aparentemente nao existe folgas ou vazamentos neles.

Alguem já teve esse problema!!! Podem me sujerir soluções!!!

O Body Lift pode ser o causador desse saculejo!!!

Abçs

Ricardo de Matos
13/09/2007, 23:30
Veja...só não sei se é bem o seu caso...mas o meu estava abanando tambem, trimia até volante quase soltava da minha mão, principalmente quando as vezes passava em algum buraco ou ondulação, Descobri q o problema era meus amortecedores traseiros....inclusive troquei hoje...ficor zerado...100%.....
coloquei amortecedor dianteiro da kombi.

Espero q tenha contribuido

RICARDO DE MATOS.

diogo ludovico
13/09/2007, 23:37
O bodylift não causa isso, pois ele não interfere na suspenção. o mais provavel é que seja problema nos amortecedores traseiros, ou algo empenado.
O meu apresenta este problema a mais de 1 ano, e olha que eu estou usando amortecedor de direção do toyota bandeirantes!
Agora, no meu caso o carr está 1,5" mais alto (molas de voyage e amortecedores de fusca), e com certeza vai ser isso que está causando o problema. Daqui uns dias devo estar recebendo o kit de suspenção do Fabil (+10cm), ai vou poder verificar se o problema era realmente a suspenção, mas já mandei desempenar os semi-eixos, troquei os rolamentos, rezei.....benzi....mas nada adianta!
dentro de uns 15 dias a suspençao deve chegar, ae é so montar e testar.:concordo:

Joao Baeta
14/09/2007, 00:47
:arrow:Nao pode ser rolamento de munhao?
:pensativo:

Fabil
14/09/2007, 10:20
problema de shimmy aos 60km/h em samurais helicoidal é cronico.. praticamente TODOS que eu conheco tem problemas com shimmy... as causas sao diversas, as mais comus sao folgas nas buchas dos links, inclusive os TRASEIROS,,, confira suas buchas.. se precisar de buchas eu fabrico em PU..T+

ricardo sabóia
14/09/2007, 19:24
Wallace o meu jimny estava do mesmo jeito, e a causa era a barra panhard dianteira frouxa !Mas como o Fabil disse, pode ser um monte de coisas; e você vai ter que olhar com paciência tudo na suspensão e o estado dos pneus também.

Abs, Ricardo.

Wallace Soriano
16/09/2007, 01:29
Ok gente,

Obrigado pelas dicas. O meu BL é de 2", porem mandei fazer os calços de borracha e fiz como o Felipe Marx manda no SuzukiOffroad.com.br . Coloquei amortecedor de direção do gol e diminuiu bastante, porém continua abanando. Entre 50 e 60 Km apresenta mais forte e aos 80km quase desaparece.

Fabil
17/09/2007, 08:51
cara.... responde uma coisa... o shimmy comecou depois que vc fez o "lift" ??? Body lift nao tem absolutamente NADA a ver com shimmy de direcao... só p/ esclarecer BODY LIFT é lift de carroceria.... é isso que vc fez néh??? ou vc fez lift de suspensaco, colocando calcos de 2" nas MOLAS ?? se for calco nas molas, ta ae seu problema... 2" altera o caster, dai dá shimmy mesmo... só corrigindo o caster p/ eliminar o problema.

T+

Wallace Soriano
18/09/2007, 21:20
Olá Fabiano,

Veja só... quando comprei o samuka 'a dois meses atrás, ele já tinha um lift de carroceria de 2" só com as buchas de PU, digo, sem os calços de borracha como manda o Felipe Marx e nao tinha amortecedor de direção, entretanto, o dono anterior, para mascarar o abano (tremulação) mandou deixar o alinhamento bem aberto, porém, quando mandei alinhar e balancear o abano apareceu e bastante forte. Levei a um mecanico e ele trocou uma borracha (junta) no braço da direção que estava rasgada e colocou um amortecedor de direção do gol (adaptado) e os calços da carroceria (borracha) que mandei fazer. A tremulação quase sumiu, mas quando pego pista com ondulações/defeitos aos 60km ainda ocorre um pouco.

Fabil
19/09/2007, 08:49
Wallace... boe na cabeca... calco de carroceria ( com borracha, PU, nylon, etc.) nao tem nada a ver com shimmy...

ainda tem algo com folga ae...já verificou as buchas dos links traseiros?

T+

Wallace Soriano
20/09/2007, 23:01
Beleza Fabiano,

Sabado irei levantar ele e olhar para ver se descubro.

Abç

raphaelmacae
23/09/2007, 13:06
rapaz, verifique o diferencial tbm!
tente lembrar se bateu em algum lugar ou algum buraco fundo, pode ter empenado seu eixo como aconteceu com o meu...
quando chegava a 60km/h o carro comecava a tremer como se fosse uma batedeira....
espero q consiga resolver, abraco.

Wallace Soriano
08/10/2007, 23:39
Olá Gente,

Problema sanado. :mrgreen: Tinha um dos rolamentos do munhao estragado e os retentores tinham sido adaptados de uma borracha safada e estava sem os feltros. Só num vazava porque estava com aquela graxa resistente no canto do retentor. Comprei uma borracha resistente a derivados de petroleo e fiz o retentor e fiz os feltros com um pedaço de carpete. Ficou beleza...:dance:

Abçs

andremubarac
16/10/2007, 12:38
Também estou com esse problema no Vitara 5P 1.6 95, que abana quando chega aos 60km/h, mais quando passa dessa velocidade para de "abanar".

Rogerio Fernandes Macedo
07/06/2008, 14:47
o Meu samuka ta com esse problema entre 50 e 60 km/h , as buchas estao em ordem ,ja nao sei o que fazer , pensei nos amortecedores , depois nos rolamentos , mas fiz alinhamento e balanceamento e continua igual

zelucas
08/06/2008, 22:05
Verifiquem:

Alinhamento, cuidado que alguns lugares alinham o seu carro reto, na verdade ele tem que estar convergente (com as rodas dianteiras ''abrindo'')

O meu depois de alinhar corretamente melhorou, mas ainda balança a 50-60km/h.

Mas constatei que realmente é caster, o angulo do eixo está errado porque a mola cedeu um pouco deixando o carro mais baixo, se ainda juntar com um pouco de folga na direção parece que vai desmontar, é de perder o controle...

[]s

Alfredo Stavale
09/06/2008, 10:04
não sei não hein.. meu carro tá com -4º de caster.. ou seja.. totalmente fora(o padrão é +1º50)
e consigo andar até 120km/h sem problema nenhum.. logico que a direção está super leve e em buracos o carro pula pra esquerda, mas a velocidade não me atrapalha em nada para a direção vibrar como acontece com vocês...

A primeira coisa é você mostrar o que fez no carro... fotos!

zelucas
09/06/2008, 11:32
É como eu disse, se for somando tudo o resultado é de perder o controle...

[]s

Rogerio Fernandes Macedo
10/06/2008, 21:22
Cono funciona a regulagem da caixa de direçao pra retirar a folga

Vou tentar por partes , e ver onde esta o furo .

Fabil
11/06/2008, 08:09
Cono funciona a regulagem da caixa de direçao pra retirar a folga

Vou tentar por partes , e ver onde esta o furo .

Rogerio..

no topo da cx de direcao tem um parafuso com contra-porca.. aperte-o até eliminar a folga ( mas deixe uma folguinha minima no volante, é necessario), se por acaso o seu parafuso já estiver no fim da regulagem e continuar com uma grande folga, dai só recondicionando o seu setor ou trocando-o...

se for trocar, recomendo instalar o de OPALA, porem é preciso uma flange ( que nao por acaso eu fabrico...hehehe) instalar no chassis do samurai sem precisar de fazer furos ou soldas

T+

Adonis
08/08/2008, 01:11
Pessoal,

Meu Samurai tb tá com esse problema!!! Aproximadamente aos 60km/h a direção treme muito, mas se chegar aos 80km/h rapidamente ele normaliza.
O carro é todo original, exceto as rodas de liga leve e os pneus 215/75 15.
Ano 97 e está com 89.000km rodados.
Ja tentei de tudo, levei em varios mecanicos e ninguem descobre nada!!! Já fiz alinhamento e balanceamento várias vezes, o amortecedor da direção(que é de kombi) já foi verificado, a suspensão foi totalmente revisada e NADA!
A única coisa que deu jeito, embora temporariamente, foram uns apertos na caixa de direção, que por sinal já está quase sem pegar aperto.

Favor enviar suas sugestões.
Obrigado.

Fabil
08/08/2008, 09:06
shimmy de direcao é cronico em samurai helicoidal e jimny.... tem folga em algum lugar ae...
seu samurai tá com algum calco de suspensao?

T+

Adonis
08/08/2008, 11:04
shimmy de direcao é cronico em samurai helicoidal e jimny.... tem folga em algum lugar ae...
seu samurai tá com algum calco de suspensao?

T+

Não amigo, o samuraí, conforme dito anterior mente é 100% original.

Alfredo Stavale
08/08/2008, 11:15
meu jimny também tinha isso antes de mexer na suspensão depois que levantei 9cm o carro, coloquei pneus e rodas novinhas, o carro parou de ter esse problema ai que acontece com você. se tiver oportunidade de fazer rodízio ou usar outro jogo pra tirar essa duvida é legal.

se vai resolver eu não faço a minima ideia, mas no meu carro parou assim.

Queiroz
08/08/2008, 16:48
Pra sair do desespero: coloque baixa calibragem nos pneus dianteiros, mais ou menos 15lbs. Vai parar de SAMBAR, e dá pra andar, sem exageros.
Aí então é verificar o conjunto de suspensão, rolamentos, alinhamento (correto), rodas e pneus. Qualquer folguinha agrava o problema mesmo.

Samambaia
04/09/2008, 14:08
Amigos,

Comprei meu Samurai 97 original e não tinha problemas. Coloquei calços de suspensão de 2", fiz alinhamento e este mesmo problema apareceu (Shimmy). Levei nos mais experientes mecânicos, troque bucha, rolamentos das rodas, amortecedores e por pouco não me convenceram a trocar a caixa de direção, até cotação eu fiz. Um ano se passou e já estava desistindo do meu Samurai quando meu cunhado, que tem uma borracharia, percebeu que meu alinhamento estava totalmente fora (isso por que durante 1 ano outras 2 lojas fizeram alinhamento), para minha enorme surpresa ele corrigiu o alinhamento e o problema simplesmente desapareceu. Hoje uso até aumentei o tamanho dos pneus e o problema nunca mais voltou.

Fiquem atentos

Wallace Soriano
11/09/2008, 21:37
Olá amigos,

Samambaia,

Voce lembra com o ficou essa correção do alinhamento. Ficou negativo em quanto? Ficou mais aberto ( / \ ) ou fechado ( \ / ) ???

Abç

Samambaia
22/09/2008, 08:02
Wallace,

O fato foi que os 2 alinhamentos anteriores tinham sido feito divergentes quando deveriam ser convergentes(tração traseira), provavelmente o alinhamento foi feito por pessoa inexperiente (mesmo sendo DPascoal) que ao ver um diferencial na frente fez alinhamento divergente.
A correção que foi feita no meu Samurai foi apenas de convergir, não me lembro bem mas tentamos a média.

tlpfloripa
22/01/2009, 14:37
Olá,

Meu samuca (92 feixe com jumelo grandão) estava tremendo a uns 65-70 km/h).
O problema só foi resolvido porque percebi que estava vazando bastante graxa no raspador do munhão e levei para revisão.
O problema era uma ponta de eixo do munhão (aquelas tampinhas com 4 parafusos, um por cima e outra por baixo). A ponta estava quebrada. Foi só tornear, soldar MIG, tornear, trocar todos rolamentos (dois do cubo e dois do munhão) que parou de tremer.

Agora a direção ficou muito mole..antes estava boa. Vou trocar o amortecedor de direção e dar uma ajustada na folga da caixa de direção.

Valeu

walter santos
12/01/2010, 19:20
galera, o Tião (samuca helicoidal 97, todo originalzim) teve um ataque de tremedeira nesses dias depois de umas areiazinhas aqui por Natal, parecia que tava com mal de parkinson quando chegava aos 60 km/h. O mecanico diagnosticou um monte de coisas: suspensão, balanceamento, etc... e eu suando frio...:cry:, então resolvi ir pelo mais básico e graças a Deus deu certo: somente alinhei e balanceei, ficou perfeito de novo.:dance:. Apesar de tudo eu estava feliz pq o velho e bom Tião (para o meu espanto!!!) humilhara uma land rover defender na beira da praia, em camurupim, o kra tava cepado na areia fofa, parei pra ajudar e cepei tb...:confused:. Quando acabamos de cavar, ele tentou sair e nada, fui tentar no meu e o bixo pulou na reduzida, saindo de lado.....,assim:
a) alinhamento e balanceamento......R$ 30,00
b) cara do brother da land, da galera na praia e dos bugreiros vendo o samuquinha pulando de lado e indo embora....não tem preço.:-P:-P:-P:-P:-P:-P

503!
12/01/2010, 20:48
galera, o Tião (samuca helicoidal 97, todo originalzim) teve um ataque de tremedeira nesses dias depois de umas areiazinhas aqui por Natal, parecia que tava com mal de parkinson quando chegava aos 60 km/h. O mecanico diagnosticou um monte de coisas: suspensão, balanceamento, etc... e eu suando frio...:cry:, então resolvi ir pelo mais básico e graças a Deus deu certo: somente alinhei e balanceei, ficou perfeito de novo.:dance:. Apesar de tudo eu estava feliz pq o velho e bom Tião (para o meu espanto!!!) humilhara uma land rover defender na beira da praia, em camurupim, o kra tava cepado na areia fofa, parei pra ajudar e cepei tb...:confused:. Quando acabamos de cavar, ele tentou sair e nada, fui tentar no meu e o bixo pulou na reduzida, saindo de lado.....,assim:
a) alinhamento e balanceamento......R$ 30,00
b) cara do brother da land, da galera na praia e dos bugreiros vendo o samuquinha pulando de lado e indo embora....não tem preço.:-P:-P:-P:-P:-P:-P

O meu samurai tava desse jeito também, resolvi trocando os rolamentos dianteiros que tavam com folga e fazendo alinhamento...

Vc tem casa em camurupim também é? De vez em quando passo uns dias por lá... Tenho casa ali próximo duma casa que desabou na beira mar.. onde não dá pra passar com maré cheia..

Posta uma foto do seu samurai.. quem sabe eu nao te vejo por lá!

abraço

Ricardo Passoni
13/01/2010, 10:34
Rolamento de munhão que causa o shimmy, são rolamentos baratos e faceis de se achar , mas olha uma coisa tbem , barro nas rodas pelo lado interno , ja vi muito de isso acontecer, ate dentro do pneu caso seja sem camara! areia que no seu caso pode ocorrer
abraços

WOT
26/01/2010, 10:52
Rogerio..

no topo da cx de direcao tem um parafuso com contra-porca.. aperte-o até eliminar a folga ( mas deixe uma folguinha minima no volante, é necessario), se por acaso o seu parafuso já estiver no fim da regulagem e continuar com uma grande folga, dai só recondicionando o seu setor ou trocando-o...

se for trocar, recomendo instalar o de OPALA, porem é preciso uma flange ( que nao por acaso eu fabrico...hehehe) instalar no chassis do samurai sem precisar de fazer furos ou soldas

T+

Fabil, pode me confirmar se o parafuso a ser apertado é esse marcado na figura? A caixa é a do Vitara, mas devem ser semelhantes. A-hidráulica, B-mecânica.
Só afrouxar a contra-porca, apertar o parafuso e depois a contra-porca novamente p/ tirar a folga?

Valeu.

Fabil
26/01/2010, 11:04
esse mesmo

T+

Ric Granata
08/03/2022, 23:52
Pessoal, reativando um tópico antigo, mas estou com um problema no meu Samurai igual aos colocados acima. Ao chegar a uma certa velocidade - por volta de 80km - ele começou a chacoalhar muito. Direção tremia muito. Alguém sabe o pode ser e pode me ajudar?

Ric Granata
08/03/2022, 23:57
Pessoal, boa noite! Meu Samurai, ao chegar a uns 80km/h mais ou menos, começou a tremer muito. Direção tremendo demais! Não é vibrar é chacoalhar mesmo. Difícil até de controlar ... Alguém sabe o que pode ser??