Ver Versão Completa : Pneus Para Cherokki
pedro tutija
22/03/2007, 08:36
:-D Olá pessoal sou novo no fórum, comprei uma cherokki e resolvi colocoar dois pneus maiores na trazeira (265), porém na dianteira tem dois 235, depois disso ela começou a travar as rodas, alguém pode me esclarecer porque?
Ricardo Bambhoo
22/03/2007, 08:53
:-D Olá pessoal sou novo no fórum, comprei uma cherokki e resolvi colocoar dois pneus maiores na trazeira (265), porém na dianteira tem dois 235, depois disso ela começou a travar as rodas, alguém pode me esclarecer porque?
Bota mais informação:
qd se diz Cherokee está dizendo Cherokee Sport. Se for a Sport 265 é uma medida só serve se colocar um kit pra subir a suspensão, senãu vai raspar.
Estão travando em que situação ? no asfalto ou na terra ? em linha reta ou na curva ? no palno ou em inclinação lateral onde as molas traseiras estão "trabalhando" ? Se ela tiver algum sistema de bloqueio de diferencial pode ocorrer de "em uma raspada" o sistema de bloqueio atuar e travar uma das rodas... :concordo:
[]'s
pedro tutija
22/03/2007, 08:56
é uma gran cherokki é ela trava normalmente qdo vira o volante, como se estivesse freiando
Ricardo Bambhoo
22/03/2007, 08:59
é uma gran cherokki é ela trava normalmente qdo vira o volante, como se estivesse freiando
Trava na frente ou atrás ?
[]'s
pedro tutija
22/03/2007, 09:02
nas duas rodas, a diferença do tamanho dos pneus (frente e trazeira influencia em alguma coisa?)
JEFFCATUNDA
22/03/2007, 09:35
Você não estaria com a tração 4x4 ligada????????????????
Ricardo Bambhoo
22/03/2007, 11:04
nas duas rodas, a diferença do tamanho dos pneus (frente e trazeira influencia em alguma coisa?)
Não sei direito como funciona o cambio dela (bloqueio). Mas pode ser o seguinte: pneus de diametro maiores atrás deixam a frente mais baixa, tipo"dragster". Talvez esta alteração de angulo tá fazendo o pneu da frente raspar em algum lugar, e talvez esta raspada ou travada de pneu faz o cambio/bloqueio funcionar de forma "maluca". Verifique se está raspando lá na frente ou ate mesmo atrás.
Aguardemos quem conhece a grand cherokee se pronunciar...
[]'s
samukanvas
22/03/2007, 11:10
Não sei direito como funciona o cambio dela (bloqueio). Mas pode ser o seguinte: pneus de diametro maiores atrás deixam a frente mais baixa, tipo"dragster". Talvez esta alteração de angulo tá fazendo o pneu da frente raspar em algum lugar, e talvez esta raspada ou travada de pneu faz o cambio/bloqueio funcionar de forma "maluca". Verifique se está raspando lá na frente ou ate mesmo atrás.
Aguardemos quem conhece a grand cherokee se pronunciar...
[]'s
Bambhoo, vc acha que ganha quantos cv esse tipo de modificação tipo dragster??? vc acha que se eu colocar pneu de gol 1000 na frente e pneu 35 atrás eu chego nos 400cv? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Eu voto pela tração ligada tb :concordo:
Tõ sem nada pra fazer... porque não perturbar? :mrgreen:
Ricardo Bambhoo
22/03/2007, 13:52
Bambhoo, vc acha que ganha quantos cv esse tipo de modificação tipo dragster??? vc acha que se eu colocar pneu de gol 1000 na frente e pneu 35 atrás eu chego nos 400cv? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Eu voto pela tração ligada tb :concordo:
Tõ sem nada pra fazer... porque não perturbar? :mrgreen:
Hummmmmmmmm ! agora "me dei conta" da treta : pneu maior atrás com pneu menor na frente implica relação traseira maior, diferente da relação dianteira que tá mais curta. Daí um eixo gira pela força da t-case enquanto o outro eixo é travado pela t-case arrastando as rodas e começando a moer diferencial, t-case, cambio e por último e talvez tb o motor....:palmas:
Pois é ! Acho que a tração tá ligada :idea: .
Pedro, troque urgentemente os pneus para todos com a mesma medida - ou desengata a tração e não engata nunca mais...:stop:
[]'s
Dom Pedro Tutija,
Me desculpe mas vc fez uma grande cagad......:parede:
Não tem essa de ligar tração as Grand Cherokee (ZJ) são 4x4 integral, elas, em sua maioria só tem a reduzida........:concordo:
De forma alguma ela pode trabalhar com medidas distintas de pneu, TODOS tem q ter a mesma medida e DESGASTE, pra vc ter uma idéia, UM pneu desgastado mais q os outros, vc vai ter problema com a mudança de marchas, logo ..logo... :shock: , pois a rotação das rodas ficam distintas, imagine então 235 na dianteira contra 265 na traseira... :parede: :parede: é tudo milimétrico, por assim dizer....
E essa impressão q as rodas dianteiras travam, e verdadeira principalmente de ré com toda a direção virada, os pneus dão uma cantadinha (asfalto)......agora se estão travando de vez, pode ser outro problema............primeiro ''equalize'' os pneus, depois é depois e nois ve o q faz...........:mrgreen:
samukanvas
22/03/2007, 14:13
Dom Pedro Tutija,
Me desculpe mas vc fez uma grande cagad......:parede:
Não tem essa de ligar tração as Grand Cherokee (ZJ) são 4x4 integral, elas, em sua maioria só tem a reduzida........:concordo:
De forma alguma ela pode trabalhar com medidas distintas de pneu, TODOS tem q ter a mesma medida e DESGASTE, pra vc ter uma idéia, UM pneu desgastado mais q os outros, vc vai ter problema com a mudança de marchas, logo ..logo... :shock: , pois a rotação das rodas ficam distintas, imagine então 235 na dianteira contra 265 na traseira... :parede: :parede: é tudo milimétrico, por assim dizer....
E essa impressão q as rodas dianteiras travam, e verdadeira principalmente de ré com toda a direção virada, os pneus dão uma cantadinha (asfalto)......agora se estão travando de vez, pode ser outro problema............primeiro ''equalize'' os pneus, depois é depois e nois ve o q faz...........:mrgreen:
Não conheço muito de grand, mas elas não tem um dif. central que compensa isso? só fode quando trava ele no 4x4 (que seria "engatar o 4x4" no hi), não é?
Ricardo Bambhoo
22/03/2007, 14:19
Não conheço muito de grand, mas elas não tem um dif. central que compensa isso? só fode quando trava ele no 4x4 (que seria "engatar o 4x4" no hi), não é?
Samuka, o fato de ser 4x4 integral não significa que tem bloqueio central.. (bom pelo menos penso assim).
e se tá arrastando é pq parece que não tem bloqueio central... é como o Zardo disse, tem 4x4 integral.
Zardo, tem bloqueio central ?
[]'s
samukanvas
22/03/2007, 14:24
Samuka, o fato de ser 4x4 integral não significa que tem bloqueio central.. (bom pelo menos penso assim).
e se tá arrastando é pq parece que não tem bloqueio central... é como o Zardo disse, tem 4x4 integral.
Zardo, tem bloqueio central ?
[]'s
Quando eu digo "travar" eu quero dizer distribuir a força igualmente da ct pros dois eixos (não é bloquear os eixos)... aí dá merda, sacou? se tem pneus diferentes na frente e atrás fode tudo... é o "tar" do 4veiz4 hi. Se tem um diferencial central ele compensa essa diferença de rotação entre o eixo diant e o tras. quando não está em hi ou low e o carro é integral. É isso? Eu não conheço nada da grand.... posso estar falando merda... (o que é bem provável) :mrgreen:
Ricardo Bambhoo
22/03/2007, 14:29
Quando eu digo "travar" eu quero dizer distribuir a força igualmente da ct pros dois eixos (não é bloquear os eixos)... aí dá merda, sacou? se tem pneus diferentes na frente e atrás fode tudo... é o "tar" do 4veiz4 hi. Se tem um diferencial central ele compensa essa diferença de rotação entre o eixo diant e o tras. quando não está em hi ou low e o carro é integral. É isso? Eu não conheço.... posso estar falando merda... (o que é bem provável) :mrgreen:
Tai mais complicação: 4x4 "normal e integral", um possivel 4x4 low e com certeza um 4x4 hi. Mas tudo depende se tiver bloqueio central.
Cade os donos de gran cherokee ?
[]'s
Não fiquei tanto tempo com a ZJ, para saber os prolegomenos detalhisticos. :twisted:
Mas nas minhas andanças atras de um meca na época do ronco do diferencial dianteiro, a maioria dava volta na viatura vendo o desgaste dos pneus e alertando sobre a importancia do rodizio e q não poderia haver grandes diferenças de desgaste entre os pneus....q tem sensores daqui e dali e poderia dar merda até no cambio, por conta da tar rotação....:pensativo:
Pra mim, to com o Samuka, é integral e sem bloqueio, com uma pequena porcentagem de força a mais na traseira, tambem posso ta falando merda, mas Cheroka Dragster é fod..... :twisted: :twisted:
Nosso estimado MC o Marcelho Carvalhal e não o MC (mar contatu) q anda por outro tópico, com certeza mata a charada..........:mrgreen:
Pode ser q esta pequena pocentagem não seja suficiente p/ compensar a grande diferença dos pneus.
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo: Será q estou falando bobagem? :oops:
gutoxj98
22/03/2007, 19:38
cagada das maiores.............troque por medida igual.......
valeu ?
abraço
Leo - Beethoven
22/03/2007, 20:07
Galera, 235, 275, 265 são a largura do pneu e não o diâmetro.....resta saber a especificação toda to pneu.....235-65-R15 por exemplo....sendo que o 65 é o perfil do pneu...ou seja, um 55 tem um perfil menor que o 65 e por conseqüência, aí sim o diâmetro será diferente, uma vez que o raio, no exemplo, não muda.....
Agora é certo, dependendo dessa informação, se realmente o diâmetro total dos pneus for diferente....meu, isso é um problemâo !!!! Cada diferencial girando em uma rotação diferente e a caixa de transfência tentando lidar com isso. Conseguem imaginar ? Se não estourar um diferencial ou a transmissão como já vi várias vezes, os pneus vão pro saco !!!
No CJs é comum o pessoal bloquear o dif. dianteiro na solda, ou seja, ligação direta, isso vai até bem na lama, por que os pneus deslizam, mas já vi um cara que tinha um assim, esqueceu a tração ligada e estava rodando no asfalto.....depois o cara gastou um mês tentando imaginar por que além dos pneus estarem gastando feito doidos, quando fazia as curvas travava tudo e o carro saia de lado....
Leo - Beethoven
22/03/2007, 20:16
Existem 3 nomemclaturas para pneus que são utilizadas:
- ISO (européia) ex. 265 - 65 - R15 - Lasrgura x Perfil em mm, raio em polegadas.
- Americana: Ex: 33"x12,5" R15 - Diâmetro x tala x raio em pol.
- Existe uma ainda que é utilizada para pneus de carga (caminhões,etc)...ex. 750 x 16 aí nbo caso o diâmetro em mm e o raio em pol.
samukanvas
22/03/2007, 20:47
Existem 3 nomemclaturas para pneus que são utilizadas:
- ISO (européia) ex. 265 - 65 - R15 - Lasrgura x Perfil em mm, raio em polegadas.
- Americana: Ex: 33"x12,5" R15 - Diâmetro x tala x raio em pol.
- Existe uma ainda que é utilizada para pneus de carga (caminhões,etc)...ex. 750 x 16 aí nbo caso o diâmetro em mm e o raio em pol.
Teu perfil tá enganado.... o 65 é a porcentagem da medida largura....
abs
gutoxj98
22/03/2007, 20:49
Leo, funciona assim.......
235/70 R15 = altura é 70 % da largura
255/70 R15 = altura é 70 % da largura
portanto o 255/70 é mais largo
Leo - Beethoven
23/03/2007, 12:13
Leo, funciona assim.......
235/70 R15 = altura é 70 % da largura
255/70 R15 = altura é 70 % da largura
portanto o 255/70 é mais largo
Tem razão, bem observado...sorry....mas tomando o seu exemplo como base o seu exemplo, não altera a minha posição anterior. O cara está detonando os diferenciais, e vai travar mesmo.....
Aliás, o dono do tópico anda sumido ou é impressão minha ?
arlei_vitara
23/03/2007, 15:49
O dono do tópico deve estar juntado os cacos da T-case da cheroca dele........rsrsrs........
Galera, prá limpar de vez a confusão, as Cherokee, Lands, Nivas e outros que trabalham com 4x4 integral, possuem um diferencial central que compensa PEQUENAS diferenças entre a rotação dos eixos, em curvas por exemplo. É lógico que este diferencial não pode compensar diferença contínua, como no caso, proveniente de pneus de diâmetros tão diferentes assim...........vai moer tudo.
Hipoteticamente, é como usar 02 pneus diferentes, um 235, outro 265 ou outro que saj, no mesmo eixo, um em cada lado, pergunto, o diferencial vai aguentar ????
Quanto ao bloqueio, não tem nada a ver com isso, o bloqueio trava o diferencial central, para os eixos dianteiro e traseiro girarem solidários, sempre à mesma velocidade (exatamente como num 4x4 "normal" ou part-time, quando está em 4x4Hi).
Resumo da ópera, o nosso amigo vai destruir a t-case e diferencial central da cheroca dele se continuar andando assim.
Amigo: 4x4 full-time, contínua, sempre pneus de mesmo diâmetro e pronto !
Leo - Beethoven
23/03/2007, 16:52
O dono do tópico deve estar juntado os cacos da T-case da cheroca dele........rsrsrs........
:-D ...espero que não, mas pode ser.....
Sergio Furnas
10/05/2008, 00:24
Pessoal, tenho uma ZJ ja ha 8 anos. Sei deste problema ha tempos. É a diferença de diâmetro das rodas que causam isso. Este carro tem 3 diferenciais. Um para acoplar o diferencial traseiro ao dianteiro. Quando se anda em linha reta, em Hi speed, o diferencial intermediário praticamente não trabalha (sua planetária). Em curvas ele trabalha um pouquinho. Em Low speed (reduzida) ele é bloqueado e os outros trabalham junto. Assim, não é recomendável fazer curvas em Low speed, em terreno duro ou asfalto, por causa do bloqueio.
Quando os diâmetros dos pneus dianteiros são diferentes dos traseiros este diferencial intermediário vai trabalhar pra xuxu. E aí ele esquenta e começa a prender, até praticamente bloquear. Quando esfria volta ao normal. Não utilize pneus de medidas diferentes, nem tampouco pneus novos com velhos. Vai danificar o sistema todo, pois todos os diferenciais sentirão a carga por longo tempo.
Sergio Furnas
25/05/2008, 21:41
Pessoal, tenho uma ZJ ja ha 8 anos. Sei deste problema ha tempos. É a diferença de diâmetro das rodas que causam isso. Este carro tem 3 diferenciais. Um para acoplar o diferencial traseiro ao dianteiro. Quando se anda em linha reta, em Hi speed, o diferencial intermediário praticamente não trabalha (sua planetária). Em curvas ele trabalha um pouquinho. Em Low speed (reduzida) ele é bloqueado e os outros trabalham junto. Assim, não é recomendável fazer curvas em Low speed, em terreno duro ou asfalto, por causa do bloqueio.
Quando os diâmetros dos pneus dianteiros são diferentes dos traseiros este diferencial intermediário vai trabalhar pra xuxu. E aí ele esquenta e começa a prender, até praticamente bloquear. Quando esfria volta ao normal. Não utilize pneus de medidas diferentes, nem tampouco pneus novos com velhos. Vai danificar o sistema todo, pois todos os diferenciais sentirão a carga por longo tempo.
E para aqueles, como eu, que alterarem o diâmetro dos pneus, façam isso com o do estepe também, pois se tiver de rodar com este pneu, de diâmetro diferente, vai dar uma baita confusão.
Para alguns carros é possível alterar o setup do diâmetro dos pneus através daqueles intrumentos de "check-up" encontrados em oficinas sérias. Aí desaparece o erro do odômetro e velocímetro.