PDA

Ver Versão Completa : Rino 130



Lugg
22/03/2007, 00:59
Olá pessoal,

O que vocês acham dos modelos Rino 120 e o Rino 130, será que vale a pena comprar o 130 só por conta do altímetro e do barômetro? :pensativo:

Utilizo os meus em atividades de aventura

Um grande abraço a todos.

Wallace
23/03/2007, 01:35
Eu uso o barometro mais para previsão do tempo.
Cuidado que normalmente ai não tem a informação de altitude via satelite.
Eu não gosto de depender de somente um aparelho para varias funções.
E para uso em veiculos o rino é ruim pela pequena tela.

Pedro Freitas
29/03/2007, 14:25
Olá pessoal,

O que vocês acham dos modelos Rino 120 e o Rino 130, será que vale a pena comprar o 130 só por conta do altímetro e do barômetro? :pensativo:

Utilizo os meus em atividades de aventura

Um grande abraço a todos.


vai de 60Csx.
usa no carro, na trilha, à pé, na cidade, pra viajar.
show demais esse.
recomendo. :concordo:

comprei por R$1680,00 com cartão de memoria maior já com todos os mapas do brasil, suporte veicular. :concordo:

[]'s

Cláudio Brasília
31/03/2007, 13:32
Prezados Amigos,
Não poderia deixar de registrar meu testemunho sobre este aparelho, pois tenho um. Tudo deve se limitar a uma relação custo/benefício; o primeiro componente, todos sabemos; quando vamos adquirir qualquer coisa e, neste caso, à época, o preço pago foi de US$275.00; o que foi caro, se temos, hoje, lá no Amazon, por preço promocional de US$169.00 (para aqueles que tenham um portador para o Brasil).

O segundo componente desta análise é meio difícil de se avaliar ou quantificar, pois se deve ao que o aparelho é; ao que se presta e quais são as suas funções e aplicabilidades, frente a uma dada necessidade premente do operador. O fabricante, além do nome de batismo Rino 120, agrega, ainda, RÁDIO TRANSCEPTOR integrado com NAVEADOR PESSOAL (Radio Integrated with Navigation for the Outdoors - RINO). Então, como poderemos notar, este aparelho tem duas funções principais distintas.

Vamos analisar o RADIO; é um rádio em UHF, de baixa potência, nas bandas daqueles conhecidos como TalkAbouts ou similares, que é, também, conhecido como modalidade Family Radio Service - FRS, operada em 14 canais específicos. A outra banda é conhecida como General Mobile Radio Service - GMRS, operada em mais 8 canais específicos (no Canadá é restrito, porisso tem duas versões diferentes postas à venda, mas que se pode abrir esta banda nas versões do aparelho que são restritivas, via atualização de firmware, posteriormente).

Resumindo; poderemos conversar livremente com operadores de outros rádios, mesmo que estes não sejam aparelhos navegadores integrados, mas que atenda às especificações de canalização daqueles dois serviços de rádio. Caso estes outros rádio contatados sejam navegadores da família Rino (acho que tem o Rino 110, 120, 130, 520 e 530), poderemos, ainda, passar nossa posição e/ou receber a posição de outros radio-operadores; como se fosse como um rastreando o outro, no alcance de seus rádio.

Falar em alcace é muito bom, pois como já foi dito, estes rádios, por serem portáteis são de baixa potência, o que ocasiona um curto alcance, caso comparado com outros rádios, em outras frequências (HF ou VHF), com muito mais Watts de potência de saída em seus sistemas iradiantes. Então, no ponto-a-ponto, em linha de visada, não esperem ir mais do que três (3), milhas náuticas, se operando em GMRS.

O navegador é muito bom, pois não tenho assim tantas exigências de precisão e funções mais rebuscadas do que a maioria de outras pessoas, que usam isto no seu dia-a-dia; uso de vez em quando, mas é fato que o display é pequeno (160 x 160 pixel), e monocromático (4 level gray scale), o que dificulta a operação em movimento, acentuada para aqueles que sofrem de véiera, como é o meu caso, mas nos modelos 520 e 530 acho que é colorido, o que facilita um pouco. Aceita os mapas do Projeto TrackSource, municiapal e estadual, que temos via GTM e/ou BlueChart. No caso do Rino 120, tem uma memória fixa de até 8MB, para armazenamento de mapas, que não o BaseMap. 500 waypoints, 3000 points, 20 trilhas, com 250 pontos por trilha. Isto é pouco? A resposta virá da sua necessidade de registrar tudo, de ter uma maior resolução de pontos do seu deslocamento em velocidade, por um longo trajeto; tipo uma trip inteira, de ida e volta à Patagônia; então, não vai dar.

Bem resistente a pancadas; à prova d'água (IPX7), come uma bateria igual gente grande, mas que não leva duas cargas (três AAA), de pilhas alcalinas novas em um deslocamento direto de Floripa à Brasília, com o rádio em silêncio; com baterias recarregáveis não vai muito longe, mas nada que um cabinho de força não resolva; se tiver, também, um cabo de dados conjugado, poderá servir/atuar como um sensor GPS, para algum laptop rodando aplicações bem mais poderosas de navegação e armazenamento, com detalhamento maior e melhor do mapeamento do trecho.

Desta forma, ao analizarmos a relação custo/benefício, sempre procuramos deixar este coeficiente abaixo de um, pois assim sempre teremos mais benefício por custo investido; mas se este for mair do que um, deveremos repensar nosso investimento. Espero que vocês quantifiquem o benefíco da seguinte forma: saber a sua posição e a de outro e este saber a sua posição, em uma cidade estranha ou no meio de uma mata fechada, mesmo que operando próximos um do outro, mas sem ver; não tem preço!

Espero ter contribuído com algo. Um grande abraço a todos e saudações.

Lugg
09/04/2007, 19:28
Obrigado a todos que respoderam, mas eu utilizo muito o rádio e o localizador, pois o RINO, como o Claudio mencionou, indica uma quantidade de aparelhos próximos da mesma marca e cita a localização de cada um, o que é muito importante para quem está em contato via rádio mas não se encontra visível.

Infelizmente o Rino não é aconselhável para veículos, mas o sistema de rádio + "localizador de rinos" + GPS, já vale a compra. Imagine acontecer algo no trajeto e ter que esperar um socorro, se o pessoal do resgate possuir um Rino, você poderá mandar as suas coordenadas diretamente para o Rino deles e ao mesmo tempo verificar onde se encontram. Isso é fantástico! :palmas:

Um grande abraço para todos.