PDA

Ver Versão Completa : melhor lubrificante



alexsoutelo
21/03/2007, 17:56
ola gostaria de saber qual o melhor oleo para lubrificar uma 4x4 :parede:

shimomoto
21/03/2007, 23:18
Siga as recomendações do fabricante! (temos de recorrer ao Manual...) e compre lubrificantes de marcas conhecidas. Mesmo que seja mais caro.

Dieselboy
22/03/2007, 00:36
"... Siga as recomendações do fabricante! (temos de recorrer ao Manual...) e compre lubrificantes de marcas conhecidas. Mesmo que seja mais caro ..."
...... x2

Edintruder
22/03/2007, 00:46
Para motores diesel dá preferência para Lubrax Top Turbo ou Lubrax Extra Turbo. Inclusive é indicado pela Maxion.

Beto Lacerda
22/03/2007, 00:56
num 4x4 na minha opinião se deve seguir o que o manual recomenda p/ uso severo , com torcas mais frequentes que uso normal .
[]'s

Tio Eddie
22/03/2007, 08:41
..........X2

ramonpoa
22/03/2007, 14:37
Tenho usado o Magnatec.... que tem recomendações tanto pra gasolina como para diesel... nas trocas costumo verificar que ele sai mais claro do que os demais, em mesmo tempo de uso.... (não sei se isso é qualidade ou não)...

shimomoto
19/05/2007, 23:02
Ressussitando tópico de março...

Semana passada, mandei fazer um motor diesel Ford FTO-4,4L de trator, com mais de 10 mil horas de uso e na oficina, tinha um trator Massey (motor Perkins A-3.153) com 2 mil horas com o motor travado.

Ao se desmontar o motor do Massey, a surpresa. Crostas e mais crostas de uma borra preta, parecendo óleo velho de fritura queimado (aquela gosma que a gente vê nas paredes e panelas daqueles botecos imundos). No cárter, um lubrificante de marca desconhecida, vendido como sendo SAE-30, numa loja local. O cheiro do lubrificante era de óleo ISO-68, mas a análise feita detectou que o referido lubrificante na realidade era lubrificante velho recuperado.

Como o trator não é meu, só pude ler as análises (não tenho cópias) e ver o estrago. Saliento que tudo que escrevi aqui EU VÍ PESSOALMENTE, LI E TENHO TESTEMUNHAS DO OCORRIDO.

O problema dos "piratas" infelizmente parece que é generalizado. Leiam os links abaixo.

http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=322280

http://www.justica.sp.gov.br/Noticia.asp?Noticia=3031

Abraços a todos

Daniel

ojaneri
19/05/2007, 23:50
Na minha eu costumo colocar óleo da castrol para motores diesel (esqueci o nome) 15W40 a cada 5.000 km, com troca de filtro. Me custa cerca de R$ 11,00 o litro (na Ranger vai 6,5l) e o filtro mais uns R$ 20,00. Estou satisfeito.

Bianor
20/05/2007, 08:45
Pessoal óleo de qualquer marca tem classificação API é só observar e comprar a última. No caso do LUBRAX o TOP Turbo é API API CI-4/SL já no caso do EXTRA TURBO API CG-4/SJ ambos o grau de viscosidade é a mesma Grau - SAE 15W/40. Ou seja pela pequena diferença de preço compre o TOP TURBO.
Para os mais abonados tem o LUBRAX TEC TURBO de base sintética com classificação API CF/SL e Grau - SAE 10W/40
Lembrando que a ANP proíbe a venda de especificaçõs muito antigas.
No caso de suspeita em relaçõo ao lubrificante anteriormente utilizado, no meu caso comprei um usado, fiz um flhusing com o SPT flush
Sds

RABUGENTO
20/05/2007, 09:02
Tenho usado o TOP TURBO da Petrobrás. São 9 litros no motor 3.0. Li todas as informações da embalagem e cheguei à conclusão que este seria o melhor custo/benefício.
Não vejo necessidade de usar óleos sintéticos nesse motor.

murilloaquino
20/05/2007, 12:11
Eu costumo trocar o oleo junto com as revisoes do meu carro.Fiz um comparativo e a diferença entre trocar na concessionaria e trocar fora, é minima.
Por isso, coloco o motorcraft original...
:P

RABUGENTO
20/05/2007, 16:30
Eu costumo trocar o oleo junto com as revisoes do meu carro.Fiz um comparativo e a diferença entre trocar na concessionaria e trocar fora, é minima.
Por isso, coloco o motorcraft original...
:P

Murillo,

Esqueci-me de esclarecer: A minha ainda está na garantia, mas a última troca (30milkm) aconteceu na sexta feira anterior ao carnaval, 16/02/07. Eu estava em Macaé-RJ e a concessionária Ford estava fechada para as festas de carnaval reabrindo somente no dia 26 (legal, né?). Por sorte um representante da MWM, fabricante do motor, tem loja em Macaé-RJ e eu adquirir os filtros...

Em breve devo fazer a revisão de 40mil antes de um ano de uso :( A garantia bem que podia ser pelos 2 anos sem limite....

murilloaquino
20/05/2007, 16:33
Eu ja fiz a minha de 30.000...
Agora está com 35.000 e a garantia vai ate outubro desse ano...
:P

ramonpoa
20/05/2007, 20:08
.. já quase me seduzi pela idéia do flushing... aqui dito... mas sempre fiquei com a pulga atrás da orelha..... não tive coragem.... (flushing é aquele líquido amarelo que, antes da troca, você bota no motor, faz ele funcionar um pouco, e descarrega)...

o óleo sintético, pelo que ouvi deizer, não dever ser usado em motores mais antigos... ele lava as apredes e desgruda a sujeita... ´pior que deixar ela lá...

quanto ao preço do óleo e filtro, sei que a gente SEMPRE tenta economizar.... mas va lá... troca-se, segundo a fábrica (na hilux) de 10.000 em 10.000km.... faça as contas por km.... por mais que custe caro um de marca conhecida, não vale a pena economizar...

shimomoto
20/05/2007, 23:23
Pessoal óleo de qualquer marca tem classificação API é só observar e comprar a última.

O problema que levantei aos companheiros de fórum não é a classificação API nem SAE. Isso dai qualquer um tem. O Problema é se REALMENTE a embalagem têm o lubrificante que OBEDECE às especificações API e SAE.

O que está se vendo por ai é a venda de lubrificantes de empresas que colocam que é autorizado pela ANP, que obedece a classificação API de aditivação, que têm a viscosidade SAE, e na realidade, a autorização da ANP é falsa, não há aditivação e a viscosidade é qualquer uma menos a indicada.

O cuidado que a gente tem ter é esse. Infelizmente lubrificantes de mesma classificação de aditivação API e viscosidade SAE, embora devesse, não é tudo igual...

Abraços

Walter L. L. Casitta
20/05/2007, 23:33
Melhor que usar um óleo bom e caro é usar o original e trocar em intervalos menores que o recomendado.

emerson_dickel
21/05/2007, 11:34
Sempre troquei o oleo na ford, pago atualmente R$ 7,70 do litro de oleo da motorcraft, R$ 19,90 do filtro.

Faco da seguinte maneira.

Troco o Oleo do motor a cada 10 mil km rodados ou 6 meses de uso, o que vier antes, e sempre independente da vez troco o filtro do lubrificante do motor.

Troco o filtro de ar e diesel quando vejo queda no rendimento, normalmente a cada 20000 km rodados.

Conforme posts no forum, eu tinha uma ranger 2.8, vendi ela com 230 mil km rodados, e sempre procedi assim, e segundo o proprio avaliador do lugar onde vendi ela diz que tava zerada, e tambem oi meu mecanico dizia o mesmo.

Nao consumia oleo, e apenas necessitava uma revisao na bomba.

offroad
21/05/2007, 14:09
poe mobil.....

J.Carlos
21/05/2007, 14:48
Melhor que usar um óleo bom e caro é usar o original e trocar em intervalos menores que o recomendado.

Utilizo o Castrol Tection 15W40 (com ótimas recomendações). Troco a cada 5.000 Km junto com o filtro.

rogeriomasih
21/05/2007, 19:32
Tópico sobre o flushing:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28600

[quote=ramonpoa;397931].. já quase me seduzi pela idéia do flushing... aqui dito... mas sempre fiquei com a pulga atrás da orelha..... não tive coragem.... (flushing é aquele líquido amarelo que, antes da troca, você bota no motor, faz ele funcionar um pouco, e descarrega)...

rogeriomasih
21/05/2007, 19:41
Falando em óleo, estou utilizando o produto abaixo. Vc´s conhecem? é melhor ou pior que o TOP TURBO?

http://www.texaco.com.br/produtos_servicos/lubrificantes_graxas_fluidos/catalogo_on_line/images/im_tdx15W40.gifUrsa Premium TDX SAE 15W40

Óleo lubrificante multiviscoso de alta performance recomendado para motores diesel turbinados ou naturalmente aspirados, novos ou usados, operando em condições de extrema severidade. Foi desenvolvido para prover máxima proteção contra o desgaste, garantir a limpeza das partes internas do motor e para ampliar os períodos de troca. É licenciado na especificação americana API CI-4 e certificado nas especificações européias ACEA E7-04, B3-98 Issue 2 e A2-96 Issue 3.

Atende a especificação Global DHD-1.

É aprovado pelos fabricantes: Caterpillar (ECF-1), Cummins (CES 20071, 20072, 20076, 20077e 2007:cool:, Mack (EO-N), MAN (M3275, M271), Mercedes-Benz (MB 228.3), MTU (Categoria 2), Renault (RVI RLD-II) e Volvo (VDS-3).


Em outro tópico discutimos sobre o Km correta para trocar o óleo, mas não se conseguiu chegar a um consenso. Tem gente que troca de 5mil a 10mil - mesmo considerando que o manual (da Ranger, no caso) recomenda 15mil.

Consultei até a FORD sobre esse assunto, mas nem lá me passaram uma informação precisa.

Decidir trocar com 10mil, junto com os demais filtros (óleo e diesel), e fazer o flushing.
================================================== ==

Ontem mesmo meu mecânico recomendou trocar para:

CASTROL TECTION

Lubrificante multiviscoso para uso em motores diesel turbinados ou convencionais em serviço normal ou extra-pesado.

Aplicações
Recomendado para uso equipamentos dentro e fora de estrada (on e off-roads) turbinados ou convencionais de alto desempenho, mesmo operando em condições de serviço extra pesado. Pode ser usado também em motores a gasolina e a álcool no caso de frota mista de veículos.
Sua superior aditivação proporciona aumento na vida útil do motor e do lubrificante, permitindo a extensão de seu prazo de troca.
Benefícios
Alta capacidade lubrificante, com maior proteção contra o desgaste e desempenho do motor; Sua alta detergência/ dispersância proporciona excepcional limpeza do motor, minimizando a formação de lacas e vernizes;
Reduz o desgaste global do motor.
Os veículos se mantém por mais tempo em serviço;
Reduz os custos operacionais e de manutenção.
Garante maior proteção contra o polimento da camisa do cilindro.
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/TDS_Tection_CI4_Brasil_10062004.pdf

Bianor
21/05/2007, 22:19
O Lubrax Top Turbo tem Classificação - API CI-4/SL Grau - SAE 15W/40.
Pela API são equivalentes.
Lembrar que óleo custa barato perto de uma retífica.
Então trocar com 15000km parece com aquele ditado da vovo "a economia éa base da porcaria"
Sds

Leonel Lousa
21/05/2007, 22:33
Eu costumo trocar o oleo junto com as revisoes do meu carro.Fiz um comparativo e a diferença entre trocar na concessionaria e trocar fora, é minima.
Por isso, coloco o motorcraft original...
:P

Murilloaquino,

pelo menos nas concessionárias Ford de Goiânia, o óleo que eles vendem é Havoline, vem em tambores de 200 l, e até hoje o oleo que eles vendem pra motor a gasolina é classificação SJ.

murilloaquino
21/05/2007, 23:17
Na minha, se nao me engano vendem com a especificaçao SL.Temos aqui em casa um fiesta flex q usam exatamente o recomendado, ou seja, oleo sintetico.
Na ranger acontece o mesmo, usam o sintetico da motorcraft...

Allan Nielsen
22/05/2007, 00:22
Este negocio de melhor lubrificante é igual a time de futebol ou marca de carro, cada um tem sua preferência.

Em minha opinião, a regra básica é: no mínimo :concordo:siga a recomendação e especificação do fabricante! Acreditar no que ta escrito na embalagem ou na propaganda do produto é o preço que pagamos pela Grife.

Existem no mercado varias marcas consagradas a décadas. Um exemplo é a Castrol, altamente renomada mas que normalmente custa mais caro.
Eu conheci um motorista de táxi que fazia testes pra Castrol. Eles colocavam um motor zero no carro e ele rodava 100.000 km sem troca, apenas completava o óleo e a cada X km tiravam uma amostra pra analise. Apos o teste o motor era desmontado e avaliado.

Eu particularmente uso Texaco para motores diesel. Tenho uma pick-up Band 82 motor 608 que rodou 21 anos em condições severas até ser retificado. Tenho uma Ranger com 200.000km com o motor e turbina perfeitos, que tirando as duas primeiras revisões na concessionária só usei TDX com troca a cada 10.000km. Não acho que ele seja melhor nem pior que outros consagrados, apenas em minha opinião tem o melhor custo beneficio.
Se perguntarmos a diversos mecânicos experientes ou motoristas de caminhão qual o melhor lubrificante, não tenham duvida que não haverá consenso!!

Abs

Alexandre Zocrato
22/05/2007, 01:53
Falando em óleo, estou utilizando o produto abaixo. Vc´s conhecem? é melhor ou pior que o TOP TURBO?

http://www.texaco.com.br/produtos_servicos/lubrificantes_graxas_fluidos/catalogo_on_line/images/im_tdx15W40.gifUrsa Premium TDX SAE 15W40

Óleo lubrificante multiviscoso de alta performance recomendado para motores diesel turbinados ou naturalmente aspirados, novos ou usados, operando em condições de extrema severidade. Foi desenvolvido para prover máxima proteção contra o desgaste, garantir a limpeza das partes internas do motor e para ampliar os períodos de troca. É licenciado na especificação americana API CI-4 e certificado nas especificações européias ACEA E7-04, B3-98 Issue 2 e A2-96 Issue 3.

Atende a especificação Global DHD-1.

É aprovado pelos fabricantes: Caterpillar (ECF-1), Cummins (CES 20071, 20072, 20076, 20077e 2007:cool:, Mack (EO-N), MAN (M3275, M271), Mercedes-Benz (MB 228.3), MTU (Categoria 2), Renault (RVI RLD-II) e Volvo (VDS-3).


Em outro tópico discutimos sobre o Km correta para trocar o óleo, mas não se conseguiu chegar a um consenso. Tem gente que troca de 5mil a 10mil - mesmo considerando que o manual (da Ranger, no caso) recomenda 15mil.

Consultei até a FORD sobre esse assunto, mas nem lá me passaram uma informação precisa.

Decidir trocar com 10mil, junto com os demais filtros (óleo e diesel), e fazer o flushing.
================================================== ==

Ontem mesmo meu mecânico recomendou trocar para:

CASTROL TECTION

Lubrificante multiviscoso para uso em motores diesel turbinados ou convencionais em serviço normal ou extra-pesado.
Aplicações
Recomendado para uso equipamentos dentro e fora de estrada (on e off-roads) turbinados ou convencionais de alto desempenho, mesmo operando em condições de serviço extra pesado. Pode ser usado também em motores a gasolina e a álcool no caso de frota mista de veículos.
Sua superior aditivação proporciona aumento na vida útil do motor e do lubrificante, permitindo a extensão de seu prazo de troca.
Benefícios
Alta capacidade lubrificante, com maior proteção contra o desgaste e desempenho do motor; Sua alta detergência/ dispersância proporciona excepcional limpeza do motor, minimizando a formação de lacas e vernizes;
Reduz o desgaste global do motor.
Os veículos se mantém por mais tempo em serviço;
Reduz os custos operacionais e de manutenção.
Garante maior proteção contra o polimento da camisa do cilindro.http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/TDS_Tection_CI4_Brasil_10062004.pdf

A minha preferência é pelo Tec Turbo. Esse óleo da Castro é equivalente ao Top Turbo. Acho preferível investir mais algumas latinhas e colocar o Tec Turbo e ainda assim, em intervalos menores, em função da qualidade do diesel que deteriora as características lubrificantes dos óleos. É preferível gastar um pouco mais na troca do que muuuuuiiito mais na retífica.

LUBRAX TEC TURBO

Óleo lubrificante multiviscoso com componentes sintéticos de alto desempenho para uso
nos modernos motores diesel europeus de alta potência, superalimentados ou
turboalimentados, que operem em condições de elevada severidade, exigindo lubrificante
com o nível de desempenho ACEA E7-04, ACEA E4-99 Issue 2, DAF HP2, MERCEDES
BENZ página 228.3 (Brasil) 228.5 / 229.1 (Internacional), MAN 3275 / 3277, Renault RVI /
RXD, MTU type 3 e VOLVO VDS-2. Disponível no grau SAE 10W-40.

LUBRAX TEC TURBO controla a formação de depósitos no motor e nos filtros reduzindo o desgaste
e a corrosão das partes lubrificadas mesmo em serviço severo. Sua aditivação lhe garante ainda
baixa oxidação. Os componentes sintéticos empregados na sua formulação proporcionam um baixo
consumo de óleo e menor perda por evaporação (volatilidade), minimizando o desgaste,
aumentando a vida útilido motor.

LUBRAX TEC TURBO é qualificado no Brasil na especificação Mercedes Benz 228.3 (equivalente à
MBB-F-6610), permitindo maiores intervalos de troca, de 45.000 km (serviço rodoviário), nos
referidos motores produzidos a partir de 1996, utilizando óleo diesel com teor de enxofre de até
0,5%p (DIESEL METROPOLITANO). O produto também é qualificado internacionalmente na
especificação Mercedes Benz 228.5 permitindo extensão do período de troca através do
monitoramento da carga de óleo por um programa de análises laboratoriais.

LUBRAX TEC TURBO é recomendado para uso em motores diesel de caminhões, ônibus, tratores e
utilitários (Pick-ups e Vans), em serviços rodoviários, urbanos ou fora-de-estrada, tais como
CATERPILLAR, CUMMINS, DAF, IVECO, MERCEDES BENZ, MAN, MWM, RENAULT, SCANIA,
VOLVO, entre outros, inclusive os equipados com dispositivos de recirculação de gases de escape
(EGR), sendo compatível com todos os óleos lubrificantes classe 228.3 e 228.5 disponíveis no
mercado.

LUBRAX TEC TURBO atende aos níveis de desempenho ACEA E4-99 Issue 2, E7-04, B3-98 Issue
2, B4-98, A3-98 e API CH-4/SL, sendo qualificado de acordo com os protocolos Europeus da ATC e
da ATIEL e com o protocolo da ACC (American Chemistry Council).
Aditivos - anticorrosivo, antidesgaste, antiespumante, antioxidante, detergente, dispersante, agente
de reserva alcalina, abaixador do ponto de fluidez e melhorador do índice de viscosidade.

Informações Técnicas

ANÁLISES TÍPICAS *

GRAU SAE 10W-40
Densidade a 20/4oC 0,8669
Ponto de Fulgor (VA) (oC) 230
Ponto de Fluidez (oC) -30
Viscosidade a 40oC (cSt) 107,9
Viscosidade a 100oC (cSt) 14,29
Índice de Viscosidade 135
Cinzas Sulfatadas (% peso) 1,30
Índice de Basicidade Total (mgKOH/g) 10,8
* As Análises Típicas representam os valores modais da produção, não constituindo especificações.


[]'s

Engels Kbça
22/05/2007, 07:50
Caro Alex

Bem vindo ao Forum !! :pensativo: Sua dúvida pode ser esclarecida através de pesquisa, esse assunto já foi amplamente debatido aqui no forum.:parede: :parede: :parede:
Um abraço.
Engels
ola gostaria de saber qual o melhor oleo para lubrificar uma 4x4 :parede:

shimomoto
22/05/2007, 22:39
Este negocio de melhor lubrificante é igual a time de futebol ou marca de carro, cada um tem sua preferência.

Em minha opinião, a regra básica é: no mínimo :concordo:siga a recomendação e especificação do fabricante! Acreditar no que ta escrito na embalagem ou na propaganda do produto é o preço que pagamos pela Grife.

(...)

Se perguntarmos a diversos mecânicos experientes ou motoristas de caminhão qual o melhor lubrificante, não tenham duvida que não haverá consenso!!

Abs

Muito bem dito Allan. O único cuidado é comprar marcas CONHECIDAS e fugir daquelas que ninguém nunca ouviu falar.

Para facilitar a compreensão das classificações API, anexo a tabela que retirei do site do próprio American Petroleum Institute.

Um abraço

folgado
22/05/2007, 22:52
A minha preferência é pelo Tec Turbo. Esse óleo da Castro é equivalente ao Top Turbo. Acho preferível investir mais algumas latinhas e colocar o Tec Turbo e ainda assim, em intervalos menores, em função da qualidade do diesel que deteriora as características lubrificantes dos óleos. É preferível gastar um pouco mais na troca do que muuuuuiiito mais na retífica.
...


Alexandre, eu uso o Lubrax Top Turbo a cada 5.000 Km. Você diz que o Tec Turbo é melhor, mas você troca com quantos Km?
Quanto o Tec Turbo é mais caro que o Top Turbo?
Abraços.
Antonio.

Alexandre Zocrato
22/05/2007, 23:08
Alexandre, eu uso o Lubrax Top Turbo a cada 5.000 Km. Você diz que o Tec Turbo é melhor, mas você troca com quantos Km?
Quanto o Tec Turbo é mais caro que o Top Turbo?
Abraços.
Antonio.

Antônio,
No site do fabricante há informação que esse óleo pode ser trocado de 45.000 em 45.000 Km. Eu acho isso loucura!

Troco em intervalos menores, normalmente de 5000 em 5000. É excesso de preciosismo? Talvez, mas acho mais barato gastar com lubrificante do que com retífica.

Eu costumo trocar a cada 5000 porque ando em trilhas, muito barro, poeira e acho melhor diminuir o tempo de troca. Quem usa mais tranquilamente pode trocar a cada 7000 ou 10000 tranquilamente.

O Tec Turbo é superior, se não me engano, o preço dele era, na última troca, R$ 19,00 o litro. É quase o dobro do preço, mas é um óleo de qualidade bem superior.

[]'s

Dieselboy
22/05/2007, 23:23
Dizem que esse Tec Turbo é o lubrificante oficial da Fórmula Truck, se será verdade ou não fica a critério de cada um acreditar ou não :pensativo:

Aqui o balde de 20L desse Tec Turbo está em torno de R$ 240,00 :shock: eu particularmente utilizo o Castrol multivisco e o Castrol RX.

Foxtrot
12/09/2010, 12:19
Prezados,

Um amigo produtor me falou que usa óleo da VALVOLINE na sua F-350 e que está muito satisfeito com o resultado. Segundo ele, sentiu melhora até no consumo de combustível.

Pelo que vi no site essa marca é recomendada pela Cummins.

Alguém já utilizou? Pergunto pois me foi oferecido por R$13,00 o litro mas como conheço poucas pessoas que utilizam essa marca estou cabreiro. A especificação é CI-4. Atualmente utilizo o Texaco premium e estou pagando R$15,00 o litro

Abraços

DiEgOsEiChIrLz
12/09/2010, 16:59
na s10 mwm BI aqui de casa só utilizamos o URSA TDX 15w40(pega 2 galoes de 4litros com filtro). até hoje nenhum problema.


Prezados,

Um amigo produtor me falou que usa óleo da VALVOLINE na sua F-350 e que está muito satisfeito com o resultado. Segundo ele, sentiu melhora até no consumo de combustível.

Abraços

esse VALVOLINE não seria HAVOLINE??

Foxtrot
12/09/2010, 17:29
na s10 mwm BI aqui de casa só utilizamos o URSA TDX 15w40(pega 2 galoes de 4litros com filtro). até hoje nenhum problema.



esse VALVOLINE não seria HAVOLINE??


Também pensei que era. Mas é VALVOLINE mesmo. Ele me mostrou o galão.

www.valvoline.com.br (http://www.valvoline.com.br)


Abs!

Pequeno jr
13/09/2010, 08:51
Também pensei que era. Mas é VALVOLINE mesmo. Ele me mostrou o galão.

www.valvoline.com.br (http://www.valvoline.com.br)


Abs!

Nem olhei o site, mas e o custo dele???

Ai vc pensa, será que o custo no final não ficaria muito maior do que uma mera economia de 1 km/litro???

Foxtrot
13/09/2010, 10:23
Ele leva o selo da Cummins por isso achei que deve ter alguma procedência.

Mas não faço mais nada na ranger sem pesquisar bastante aqui. E como não achei nenhum tópico falando sobre essa marca gostaria de saber se o pessoal não utiliza por que não conhece ou porque já comprovaram que não presta.




Abraço!!

Raposo
14/09/2010, 17:57
Ele leva o selo da Cummins por isso achei que deve ter alguma procedência. Mas não faço mais nada na ranger sem pesquisar bastante aqui. E como não achei nenhum tópico falando sobre essa marca gostaria de saber se o pessoal não utiliza por que não conhece ou porque já comprovaram que não presta.
Abraço!!
Não uso porque compro o balde com 20 litros de Ursa TDX a R$ 155. R$ 13,00 no litro eu acho muito caro.
Abraços.

Foxtrot
14/09/2010, 22:01
Não uso porque compro o balde com 20 litros de Ursa TDX a R$ 155. R$ 13,00 no litro eu acho muito caro.
Abraços.

É... uma diferença gritante mesmo. Seria pagar quase o dobro.

Abs!

EDERVANDO
06/01/2015, 21:14
Quem aí tem pick-up Diesel de 2011 em diante? Gostaria de trocar idéias sobre oleo de motor.