PDA

Ver Versão Completa : Levantamento da Engesa



Gerson Jacareí
05/04/2004, 00:00
Bom dia a todos
Gostaria de me apresentar , meu nome é Gerson e moro em Jacareí interior de S.P. , já faz 6 anos que entrei neste mundo do off orad , tenho um niva 95 que esta ha venda e agora comprei uma ENGESA F1 6cc gasolina , não tenho muito o que falar dela porque não conheço nada de engesa , se fosse o niva que ja tenho a 4 anos e ja conheço todos os macetes deste jeep , e estou a disposição para ajudar noque eu puder .
Bom aproveitando o e-mail gostaria de fazer uma pergunta , acho que minha engesa esta baixa , esta com pneus bf 33", e estou querendo levantar a carroceria e gostaria de uma opinião , um colega de jacareí disse para levantar usando os coxins do opala , ele fez em uma f-75 e disse que ficou otimo , para levantar é só soltar os parafusos que prende a carroceria e mais nada ou tem que soltar mais alguma coisa como coluna de direção por ex:

abraços
Gerson
Jacareí
Niva 95
Engesa f1 87 6cc

cassiolm
05/04/2004, 00:53
Oi Gerson,

Bem vindo ao forum.

Somos quase vizinhos! :D

Comprei meu Engesa faz um mes e hoje finalmente ele vai pro mecanico. Devo levantar o meu tb no entanto ainda não sei bem se trocando molas e amortecedores ou com calço.
De qq forma vou deixar a sua pergunta para os experts, que são muitos aqui.

[]'s

SILVIO
05/04/2004, 10:20
how!how! :D
Bem vindo ao mundo dos Engesas Gersão!
Deu pra perceber que tb estou por aqui, né?

Gerson, já discutimos muita coisa por aqui, entra no tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=126&postdays=0&postorder=asc&start=60. Acho que irá resolver suas dúvidas.
Eu particularmente não gosto de levantar a carroceria, as implicações são bastante grandes quando se faz isso. Alías, acabei de colocar os 33" no meu Engesa e estou fazendo esta modificação, se precisar de algo, liga pra mim.
Irei colocar as molas da Sueden e os amortecedores 1113, de resto não preciso modificar mais nada e o ganho é cerca de 3".

O churras de sábado estava excelente, contamos muita mentira.
E quando será o prx Camel??

billj
05/04/2004, 10:24
..........

Irei colocar as molas da Sueden e os amortecedores 1113, de resto não preciso modificar mais nada e o ganho é cerca de 3".




Cuidado com isso, pois o caster vai pró saco. A direção ficará muito boba........

Abraços,

Gerson Jacareí
05/04/2004, 19:46
Obrigado a todos pelo help .
Cassio , temos que marcar um encontro para tomar umas latinhas e apresentar as engesas
Silvio , e so eu dar uma ageitadinha na engesa que topo qualquer parada

abra;os
Gerson
Jacarei

Eduardo Velo
05/04/2004, 20:14
Fala Gerson , bem vindo ... e como te disse aqui ta cheio de Engeseiro pra te ajudar .
Tenho amortecedor da F4000 assim como o Nero (que tem calços na carroceria) e molas originais Engesa , não tenho do que reclamar , estabilidade e dirigibilidade muito boas ...

[]s ...

haundrich
06/04/2004, 15:26
Eu particularmente não gosto de levantar a carroceria, as implicações são bastante grandes quando se faz isso. Alías, acabei de colocar os 33" no meu Engesa e estou fazendo esta modificação, se precisar de algo, liga pra mim.
Irei colocar as molas da Sueden e os amortecedores 1113, de resto não preciso modificar mais nada e o ganho é cerca de 3".



Como disse o Bill, o que vc fez com o seu caster?
Que grau de caster estava, originalmente?
Onde vc conseguiu molas Sueden?
Qual o curso dos amortecedores do MB 1113?
Caberia os BF35 nesta sua configuração?
Que roda vc está usando?

[ ]'s
Flávio

SILVIO
06/04/2004, 16:45
Haundrich, como respondi para o Bill, no Ex-Engesa ele estava com esta configuração quando o comprei, e por ocasião da troca por fadiga dos amortecedores e molas optei em colocar o mesmo conjunto que estava.

As molas encontrei numa loja de auto peças chamada Cesário em Sto Amaro, assim como os amortecedores. Estes eu tive que tirar e levá-lo até a loja para ver qual modelo era, e o vendedor me informou que era do caminhão 1113.
O curso deste amortecedor não sei te dizer qual é, no site da cofap você consegue esta informação.
Quanto ao ângulo do caster original como disse eu o peguei com esta modificaçãoe não me atentei à este detalhe.
Os pneus que eu usava eram os G.Grabber 33" com rodas Mangels 10"., já o de 35" não saberei te informar se irá caber, acredito que não caiba, a menos que o seu paralama seja o de 10cm, pois o que eu usava era o original(5cm).
O carro era muito estável e nunca tive problema com o caster e de dirigibilidade ele era até melhor do que o atual, com a direção bem firme.
Estou para fazer essa alteração no meu atual Engesa e assim que eu concluir essa modificação eu posto aqui o resultado.

cassiolm
06/04/2004, 17:45
Cassio , temos que marcar um encontro para tomar umas latinhas e apresentar as engesas


Oi Gerson,

Meu engesa foi pro meca hoje e deve ficar por la pelo menos um mes, fazendo tb funilaria e pintura.
Assim que sair eu te aviso e a gente marca pra tomar umas cervas e apresentar os engesas.


[]´s com a garagem vazia. :cry:

linhares
11/04/2004, 14:20
Olá, respondendo a sua pergunta, estou lhe enviando fotos de exemplo para calçar a mola com calços de baquelite, o carro vai se elevar em torno de 3 cm. Após feito isso verificar o curso do amortecedor, o ideal é colocar amortecedor de F- 1000.


abraço.

Gerson Jacareí
11/04/2004, 17:39
Com os amortecedores da F1000 éle fica mais dura ou fica a mesma coisa dos originais e tem que colocar os 4 da F 1000 :shock:

abraços
Gerson
Jacareí
Niva 95 cheroso 2 a venda
Engesa F1 6cc ainda sem apelido

linhares
13/04/2004, 07:18
olá a todos, respondendo a sua pergunta , adquiri o carro já adptado com estes calços e amortecedores de F1000.
Não vejo necessidade de adaptar novos amortecedores pois o carro está bem macio e confortável um pouco bobão nas curvas

Eduardo Chaves
13/04/2004, 20:12
PessoALL,

Calço nas molas ganha-se pouco em altura e perde-se em curso da suspensão... :wink:

Deve-se pensar bem qual é seu real objetivo...

[]'s...

Gerson Jacareí
01/05/2004, 19:07
Silvio j[a trocou as molas e amortecedores :?:
Como ficou a engesa :?:



Gerson
Jacarei
Engesa F1 4.1 beberona

cassiolm
05/05/2004, 22:27
Caros,

Estou pensando tb em suspender, mas no caso a corroceria somente do meu Engesa. Assim não altero molas ou amortecedor.
O mecanico sugeriu tarugos de naylon de 8cm.
Alguem pode me dar uma opinião a respeito?

Valeu,

[]'s

billj
06/05/2004, 08:35
Caros,

Estou pensando tb em suspender, mas no caso a corroceria somente do meu Engesa. Assim não altero molas ou amortecedor.
O mecanico sugeriu tarugos de naylon de 8cm.
Alguem pode me dar uma opinião a respeito?

Valeu,

[]'s


Muito alto. Pode ser até perigoso, pois o efeito alavanca será grande nos parafusos de fixação........

Diria no máximo, máximo uns 5 cm.........

Abraços,

Gerson Jacareí
06/05/2004, 17:33
Cassio um colega aqui de Jacareí levantou a carroceria de uma f75 com coxim do opala , ele disse que ficou exelente . :wink:
Quando estive na casa dos rolamentos em são jose dos campos vi uns coxis de 7 cm de altura para 250 kg , estou pensando em colocalos , :wink: mas o pessoal aqui do foram já me alertou do problema do caster :( , só não descobri que peça é esta , :cry: O Silvio me explicou por telefone , :P tinha entendido , mas na hora de ver no real não deu certo . :oops:

abraços
Gerson
Jacareí
Engesa F1 4.1 beberona

Eduardo Chaves
06/05/2004, 19:46
Gerson,

Apenas a altura dos coxins de carroceria não altera o cáster, este é alterado sim, quando da troca das molas e amortecedores por maiores, ou colocação de calços nas molas... :wink:

[]'s...

cassiolm
06/05/2004, 20:59
Eduardo Chaves,

Vc concorda com o Bill que mais que 5cm pode ser perigoso?
Vc tem esse tipo de calço não tem?
E quanto ao material dos coxins? É naylon mesmo?

[]'s

Eduardo Chaves
07/05/2004, 13:36
Cassio,

Sim, concordo com o Bill. O meu, está como calços, os coxins do chevette, dentro do limite de 5 cm, mas acho subdimensionado...

Penso em trocá-los pelos coxins do motor da F4000, aprox. 6 cm, ou o ideal se conseguisse trocar meu capô baixo por um alto, original do Engesa diesel e retornar aos calços originais de 2 cm... :wink:

No meu caso foi por necessidade aumentar os calços, devido ao motor diesel, e que hj ainda é um pouco apertado... :?

[]'s...

NeRo
08/05/2004, 00:35
Também vou concordar com o Bill e colegas.
O meu tá muito alto em função da adaptação que algum dono anterior fez, quero baixar o carro, voltar a configuração original. Mas agora não tenho mais dinheiro :(
O Jabiraca do Edu tá com pneus 33" e calços originais e não pega nada segundo a conversa que tive com ele quando o visitei.

Os calços da carroceria, cortados e furados na Rota4x4 estão por 300 latas o jogo.
Naquela rua das ferramentes lá do centro (sou péssimo com nomes) eu achei o material, mas tem que mandar cortar e furar nas medidas, além de se certificar da resistência, parâmetro que não tenho como avaliar.

[]s

NeRo
08/05/2004, 00:40
o ideal se conseguisse trocar meu capô baixo por um alto, original do Engesa diesel e retornar aos calços originais de 2cm

Um bom funeca não consegue resolver isso? O capô do Engesa é desmontável, não deve ser tão difícil para quem manja :?

cassiolm
08/05/2004, 08:03
Obrigado pelas dicas




Os calços da carroceria, cortados e furados na Rota4x4 estão por 300 latas o jogo.
Naquela rua das ferramentes lá do centro (sou péssimo com nomes) eu achei o material, mas tem que mandar cortar e furar nas medidas, além de se certificar da resistência, parâmetro que não tenho como avaliar.



Esse é que é o problema. Eu tenho onde comprar os tarugos e furar mas quem garante a resistencia...
Mas esse é o problema geral com relação a jipe vc tem que comprar coisas usadas ou adptadas e corre um risco por isso. Mesmo comprando em uma oficina especializada...

Na realidade queria o meu Engesa levemente mais alto e tb estava preocupado com os 33' que vou colocar pegarem na lata.




Penso em trocá-los pelos coxins do motor da F4000, aprox. 6 cm, ou o ideal se conseguisse trocar meu capô baixo por um alto, original do Engesa diesel e retornar aos calços originais de 2 cm...

No meu caso foi por necessidade aumentar os calços, devido ao motor diesel, e que hj ainda é um pouco apertado...


Eduardo,
Podia tb comprar o capo de fibra, mais leve e com o 'design diesel' mais alto.



[]'s

NeRo
08/05/2004, 12:15
Na realidade queria o meu Engesa levemente mais alto e tb estava preocupado com os 33' que vou colocar pegarem na lata.

Os calços que vi na Rota4x4 (acredito que você encontra mais barato, tente a Garra4x4 e outros) têm aproximadamente 8cm, tirando os originais de 2cm você está aumentando 6cm, que é 1cm a mais do que o Bill indicou, aí é com você, não tenho competência para avaliar se esse 1 a mais prejudica tanto.

Quanto aos 33" pegarem na lata com os calços originais é fácil, o do Edu não pega, então é só medir sua calxa e comparar com a do Velo, para vermos se existe diferença das caixas do F2 pro F3. Aliás, só o fato de você colocar 33" já deixará a viatura levemente mais alta :)

[]s

Eduardo Velo
09/05/2004, 09:59
Cassio , os calços do meu F3 são de 1" , estão esmagados na traseira e estão com 15 mm em vez dos 25.4 que deveriam estar , ás x pega um pouco os 33 na lata ou no paralama , mas é só qdo torce muito ...

IMHO vc deve colocar calços originais de borracha de 1" , não coloque PU , eles aguentam mais , mas transferem os esforços aos parafusos e suportes , qdo vc tiver mais dominio e conseguir evitar certos trancos em torções pode colocar os PUs . Os 33 vão ficar bem e vc vai ter um controle melhor da maq. , qto mais alto mais dificil conduzir . Deixe pra colocar calços mais altos na próx. revisão , vc vai gastar só um pouco pra erguer o bicho e já vai ter um bom dominio do Rino ...

São só conselhos , se vc quiser mesmo colocar os calços mais altos é só conduzir a viatura com o max. cuidado possível ...


[]s não querendo interferir na tua decisão , só aconselhando ...

Gerson Jacareí
09/05/2004, 10:39
Galera hoje levantei a engesa com cal;os do opala que tem cerca de 5cm e retirei os originais que tem cerca de 2cm entäo ganhei 3cm eu acho que ficou exelente :P näo ficou muito alto e os 33 näo pegam nos paralamas , agora vou andar bastante com a engesa para ter um diagnostico quanto aos coxins , depois passo a resultado .

Abra;os
Gerson
Jacare[i
Engesa F1 4.1

Eduardo Chaves
09/05/2004, 15:58
Um bom funeca não consegue resolver isso? O capô do Engesa é desmontável, não deve ser tão difícil para quem manja :?

NeRo,

Já pensei nisso tb, mas vou guardar esta opção para qdo for reformar o Jericó... :wink:

Cassio,

O problema do capô de fibra são as latinha$$$, L$ 600 :shock: , ou seja, opção descartada... hehehe...

[]'s salins...

cassiolm
09/05/2004, 17:47
Bom, acho que vou ficar mesmo ou com os calços originais ou no máximo como fez o Gerson, com os do opala que daí são só 3cm a mais.
O carro mais alto fica mais imponente mas a segurança para mim tá em primeiro lugar. Ainda mais que pelos depoimentos não vou ter problema com os 33' pegando em nada.

Obrigado a todos pelas dicas.


[]'s

haundrich
11/05/2004, 19:56
Pessoal, quanto a pneus 33 e 35, é questão de gosto e de aplicação para a viatura. Quanto aos calços... segue cópia do que já respondi em outro tópico..

- " Pelo que andei vendo, no caso do pneu 33, quase que não precisa mexer em nada. Talvez no alargador de paralamas traseiro e dar uma lixada na parte interna do parachoque dianteiro, no ponto onde a direção esterça total.

No caso dos pneus 35"pols, eu cheguei a conclusão que tenho que subir a carroceria 2 "pols, utilizando-se de calços feitos em tecnil em conjunto com as buchas originais da carroceira. E dar um jeito no parachoque dianteiro.
Não precisaria mecher nas molas e amortecedores. O curso se mantém o mesmo e também não vai precisar mexer no caster.

A não ser que vc seja tão chato como eu em querer no próximo up-grade algo mais perfeito: Colocar molas especiais sob medida para subir as 2 polegadas e mais uma fortuna em amortecedores para atingir curso 27 cms. E ainda tem que arrancar a solda dos munhões no eixo e acertar novamente o caster e soldar novamente. Tudo isso para não usar calços na carroceria.

[]s - Conclusão: Melhor usar calços de 2"pol para pneus 35"pol
No caso de não ter capô alto para motor diesel, estudar a possibilidade de calço de 3"pol "

Mais do que 3 polegadas no calço, também é desnecessário, além do aspecto segurança.
Além disso, o calço de tecnil tem suas dimensões corretas para aguentar o tranco.
Quem faz esse serviço é o seu Luiz Mott, da Motomec, de Maringá.

Flávio

paje_tapuya
14/05/2006, 15:20
E as molas do Landau, fica maior? fica mais macio?

Kim
14/05/2006, 19:12
Caro paje_tapuya!
Para erguer sua viatura, comece olhando este tópico, é sobre amortecedores para molas alteradas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18926
Sobre molas, na trazeira coloquei da pampa 1.8 (acho que 4x4) tem 510 mm de comprimento e, a espessura do fio é a que mais se aproxima (a original é 16mm e da pampa é 15 mm)
Na frente coloquei a trazeira do corcel, mais estou substituindo pela dianteira do del rey, são 50 mm maiores que as do corcel.

Bem com essa alteração, consegui erguer 100mm a suspensão da viatura, mais não esqueça os amortecedores, pois com a troca vão para o limite da abertura.
Olhe estes tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=16534
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14671&highlight=mola
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3251&postdays=0&postorder=asc&&start=0
Leia com atenção que encontrará o que procura, pois tem uma ótima literatura sobre molas e amortecedores.

Boa leitura...

Abraços...

Kim.

paje_tapuya
15/05/2006, 15:03
Obrigado pela resposta, muito bom esse debate. Só que eu acho que a galera ta esquecendo de citar que ao aumentar a autura do carro tem que aumentar tb a barra panhard. O meu foi aumentado (ainda não sei o como foi, coisa do ex dono) na suspenssão mais na panhard não. Ele está com os eixos um pouco fora de centro devido a isso. Como vcs aí solucionam esse problema? Aumentam o panhard ou mudam a fixação do próprio?
Saudações lameiras!!!
Flávio Albuquerque

SJKCaio
15/05/2006, 15:37
Paje,
A Panhard tem que ficar o mais paralela possivel com o eixo para evitar aquelas famosas "passarinhadas" na estrada quando chega nos 80km/h.
A solução é mesmo mexer no suporte deixando o mais paralela possivel com os eixos.
Na Camper eu uso calços altos na carroceria e não comprometeu tanto assim a estabilidade.......

SJKCaio
15/05/2006, 15:48
Calços

Ralado/SP
23/05/2006, 19:01
Olá!!!!
Na minha engesa estou usando pneus 275/75-r16 que equivalem - acho eu - à 31 quase 33 polegadas.
Ela já veio com esse penus e não tinha problema - mas não cheguei a testa-la na trilha pesada, antes de colocar os calços...
Fui na Florencio de Abreu - no centro - coprei numa loja os calços de polipropileno ( que utilizo na engesa e em duas campers) de 8cm, já cortados e furados pela loja - que me cobrou 20 reais a mais do que o preço pelo corte e furação-.
Chegueio na medida de 8cm por estética e gosto pessoal, inicialmente o calço tinha 12cm, mas ficou exagerado pra mim.
Nas duas medidas a barra de direção não chegava mais na medida ideal.... pra os calços de 8cm tive que aumentar em uns 5cm a barra da direção.

Cabelo F1
12/06/2006, 13:50
Olá!!!!
Na minha engesa estou usando pneus 275/75-r16 que equivalem - acho eu - à 31 quase 33 polegadas.
Ela já veio com esse penus e não tinha problema - mas não cheguei a testa-la na trilha pesada, antes de colocar os calços...
Fui na Florencio de Abreu - no centro - coprei numa loja os calços de polipropileno ( que utilizo na engesa e em duas campers) de 8cm, já cortados e furados pela loja - que me cobrou 20 reais a mais do que o preço pelo corte e furação-.
Chegueio na medida de 8cm por estética e gosto pessoal, inicialmente o calço tinha 12cm, mas ficou exagerado pra mim.
Nas duas medidas a barra de direção não chegava mais na medida ideal.... pra os calços de 8cm tive que aumentar em uns 5cm a barra da direção.

Caro nobre colega Ronaldo, no meu caso tenho um Engesa F1 com pneu 33" estou com um calço de carroceria de 5cm e estou pretendendo almentar estes calços para 8 ou 9mm, vce tem alguma sugestão, onde tem o endereço ou telefone onde vce comprou seus calços?

Bombinha
14/06/2006, 20:48
Gerson

Se apenas alterar a altura dos coxins da carroceria não há problema algum, o meu Engesa 88-F1 usinei 10 calços de nylon com 150mm (15cm), e continuei com os coxins originais e Pneus 33”, e esta muito bom pois o curso da suspensão aumentou muito e parou de pegar nos pára-lamas.

Com relação a estabilidade não mudou muita coisa, com certeza no inicio sente-se um certo receio, mas não uso meu Engesa para descer a Rodovia Anchieta a 110Km/h... hehehe.

Se for alterar a altura da suspensão não há vantagem, pois não altera o vão livre do seu Engesa (só é possível alterando medidas de Pneu/Rodas), força o caster e ainda é limitado no quanto pode se erguer.

Uma maneira simples de se provar que realmente o esforço no caster é aumentado quando se calça a suspensão (Engesa, Troller e outros que não usam feixe de molas), é lembrar de Pitágoras (Trigonometria).

Quando se calça as molas e se aumenta amortecedores é como se estivesse alterando o cumprimento do cateto oposto de um triângulo, por conseqüência os braços da suspensão que pode ser interpretado como a hipotenusa do triangulo não altera seu comprimento, o angulo entre o cateto adjacente(linha imaginária entre o ponto de apoio da suspensão ao chassis) e oposto que deveria se de 90o(reto) se altera assim forçando todo o sistema da suspensão.

Caso seja de interesse de alguém, é possível se representar Graficamente e Matematicamente.

[]’s

Ricardo Cubas
15/06/2006, 07:08
Gerson

Se apenas alterar a altura dos coxins da carroceria não há problema algum, o meu Engesa 88-F1 usinei 10 calços de nylon com 150mm (15cm), e continuei com os coxins originais e Pneus 33”, e esta muito bom pois o curso da suspensão aumentou muito e parou de pegar nos pára-lamas.

Com relação a estabilidade não mudou muita coisa, com certeza no inicio sente-se um certo receio, mas não uso meu Engesa para descer a Rodovia Anchieta a 110Km/h... hehehe.

Se for alterar a altura da suspensão não há vantagem, pois não altera o vão livre do seu Engesa (só é possível alterando medidas de Pneu/Rodas), força o caster e ainda é limitado no quanto pode se erguer.

Uma maneira simples de se provar que realmente o esforço no caster é aumentado quando se calça a suspensão (Engesa, Troller e outros que não usam feixe de molas), é lembrar de Pitágoras (Trigonometria).

Quando se calça as molas e se aumenta amortecedores é como se estivesse alterando o cumprimento do cateto oposto de um triângulo, por conseqüência os braços da suspensão que pode ser interpretado como a hipotenusa do triangulo não altera seu comprimento, o angulo entre o cateto adjacente(linha imaginária entre o ponto de apoio da suspensão ao chassis) e oposto que deveria se de 90o(reto) se altera assim forçando todo o sistema da suspensão.

Caso seja de interesse de alguém, é possível se representar Graficamente e Matematicamente.

[]’s

O curso de suspensão não se altera com o aumento dos calços.

isso só é possível com a troca de molas e amortecedores.

Pedro
16/06/2006, 02:39
Só lembrando para não ter surpresas depois, calços de carroceria, dependendo de seu tamanho no Engesa, implicam em alongar a barra de direção e o tubo de ligação entre o bocal e o tanque de combustível. Se tiver quebra-mato, pode acontecer dele ficar obstruindo os faróis....

Cabelo F1
19/06/2006, 08:57
Caro colega Pedro Bom Dia! Desculpa-me por so responder hoje, e que este e-mail e do trampo, veleu pelas observaçoes bem cocada, para seu conhecimento o meu sistema de caixa de direção e a da D20, acho eu que não vou ter problemas em levantar um pouco mais (nhoje com +/- 5cm, pretendo deixarcom 7/8cm) pois a barra e escalonada (encaixe de 15cm) onde irei usar no maximo 4cm no deslocamento da barra, a respeito do tanque vou ter que fazer a tubulação da boca acho eu que não vou ter muitas dificuldades.
Mudando um pouco de assundo somos visinhos, sou de Diadema, e acho que ate trombamos pelas estas trilhas.

valeu!! Abraços
Cabelo f1

Pedro
19/06/2006, 21:21
Mudando um pouco de assundo somos visinhos, sou de Diadema, e acho que ate trombamos pelas estas trilhas.
Pode ser Cabelo.....
P/ quem me conhece, sabe que eu não teria um apelido/nome como o seu :lol: :lol:
Abraços descapilarizados

Ralado/SP
21/06/2006, 16:55
Cabelo F1,

Desculpe a demora, mas estava resolvendo umas coisas e fiquei sem tempo de entrar na net.

Os calços que coloquei na minha engesa são de "polipropileno" com 80mm de diâmetro - disponivel em diversas cores, vai de gosto -. Lá na Florencio de abreu tem várias lojas que trabalham com tarugos de polipropileno, e quase todas cortam e furam - em geral o serviço demora de um dia pro outro ou se você chegar lá cedinho fica pronto em 2 ou 3 horas -.
Se não me engano comprei os calços na UNIVERFLEX que fica no número 210 da Florêncio de Abreu - Telefone 229-4455 / 227-2988 ( pode ser que o começo do telefone tenha mudado )

Qualquer coisa me manda uma MP, pois eu tenho como passar lá pra maiores informações


Abraçones

Ralado

alan rodrigues
13/09/2006, 23:26
Retornando ao assunto. Pessoal quero levantar meu engesa. Equipei a viatura com pneus 33 e está pegando no alargador e na parte interna traseira da carroceira, quando torce bastante em erosão. Adquiri calços de aprox. 8 cm. Verificando o tópico, ainda tenho dúvida sobre a barra de direção. A solução é aumentar seu comprimento ou existe alguma outra barra que possa ser adaptada no engesa. grato.