PDA

Ver Versão Completa : BIO DIESEL Quem está usando???



ReidasCamisas
20/03/2007, 08:00
Amigos eu comecei a usar biodiesel na minha L200,
mas achei que consumiu mais que o normal,
um amigo me falou que ele faz muita espuma
no tanque...Isso procede, ou é só impressão minha.
O preço é o mesmo.
Ele tem algum fator de melhora para o equipamento???

edubelem
20/03/2007, 09:01
Uso direto e não noto diferença!!

FlavioLouveira
20/03/2007, 09:21
Melhora nao é para ter nenhuma... O biodiesel vendido hoje, ATE AONDE EU SEI, é uma mistura, tem um POUCO de biodiesel misturado com o diesel normal...

Eu nao uso, só uso o aditivado da texaco Metropolitano, e o da Shell aditivado..

Leonel Lousa
20/03/2007, 10:50
Também uso direto, a diferença que notei é que pareçe que fumaça menos.

J.Carlos
20/03/2007, 11:04
No fórum Toyota já foi discutido este mesmo assunto, com várias participações, e a conclusão a que chegou-se alí foi que: DIESEL BOM É DIESEL PURO, da mesma forma que a gasolina e o alcoól, entretanto nestes dois últimos produtos não se vem respeitando a regra natural. Como a previsão para o biodiesel é começar com uma mistura de 2% no diesel (a qual será obrigatória a partir de 2008 já que por enquanto apenas a BR o utiliza), cujo percentual irá aumentando paulatinamente até atingir-se ao que me parece 15 ou 20% de adição ao diesel, a impressão que dá é de que o novo produto está em experiência e tem como campo de testes os motores dos usuários, caso contrário porque não começar desde já com os 15 ou 20% ??? (se os testes já realizados fossem efetivos) ???
Eu particularmente abasteço apenas com diesel puro e filtrado, preferencialmente em postos de auto-estradas bem movimentados, e ainda complemento com aditivo para diesel da Bardahl max diesel (um frasquinho trata até 200 lts. de diesel)

Pai do Pedro
20/03/2007, 11:25
porque não começar desde já com os 15 ou 20% ??? (se os testes já realizados fossem efetivos) ???

Não se pode adicionar 20% de biodiesel agora porque ainda não existe infraestrutura e matéria prima para a demanda.

fsoares
20/03/2007, 14:04
Como já ouvi bobagem sobre este assunto... Bom é diesel puro...
Já ouvi até um cara dizendo que bom é diesel com alto teor de enxofre.
E sobre gasolina...
Não sou expert em química, mas é só parar um pouco pra pensar...
Já ouvi um cara dizendo que o biodiesel é ruim porque limpa o motor e a sujeira acumulada pelo uso do diesel de petróleo entope os tubos...
Acho que não sei o que é bom, pensei que limpar fosse bom, mas este cara prefere usar o outro já que a sujeira fica encrostada e não entope os tubos...
Já que os caras do forum da toyota chegaram a conclusão de que o diesel de petróleo é melhor, imagino que têm vários químicos por lá ou pelo menos fizeram diversos testes em laboratório...
Pessoal, acredito que é muito bom colocarmos aqui nossas experiências, mas daí a dizer que um é melhor ou que estamos sendo enganados ou usados como experiência é uma responsabilidade e tanto.

ramonpoa
20/03/2007, 14:05
Diesel bom é diesel puro... falou tudo quem disse isso...
Tanto que a mistura de 2% não é o suficiente para afetar de modo significativo o desempenho....

Já viajei de carro por toda América Latina e tu abastece cada coisa que até deus duvida..... mas o problema principal mesmo é água.....

Mesmo que o posto seja BOM (honesto), se tiver baixo movimento o diesel vai decantar, misturar com impurezas (apesar de todos terem filtro) e pode haver infiltração de água nos tanques.......

De fato... melhor posto é o "movimentado' .....

fsoares
20/03/2007, 14:44
Diesel bom é diesel puro... falou tudo quem disse isso...
Tanto que a mistura de 2% não é o suficiente para afetar de modo significativo o desempenho....

Já viajei de carro por toda América Latina e tu abastece cada coisa que até deus duvida..... mas o problema principal mesmo é água.....

Mesmo que o posto seja BOM (honesto), se tiver baixo movimento o diesel vai decantar, misturar com impurezas (apesar de todos terem filtro) e pode haver infiltração de água nos tanques.......

De fato... melhor posto é o "movimentado' .....

Ramonpoa, me desculpe, mas diesel é resultado de uma reação química e pode ter especificações diferentes como o valor de cetanos, portanto só a expressão diesel puro já é uma besteira...
Conversa de marketing, vendedor ou qualquer coisa parecida.

Robram
20/03/2007, 16:28
Eu acredito que os 2% de adiçao de oleo vegetal no Diesel façam diferença , pois noto aumento da autonomia e um leve aumento de resposta do motor.
Para os q disseram q é uma quantia muito pequena para se notar, basta o exemplo q usei por muitos anos moto 2 tempos onde a mistura de oleo na gasolina era de 1% apenas, isso em ambiente de competiçao .

Abraços,

Robson

Marvila
20/03/2007, 20:00
Eu acredito que os 2% de adiçao de oleo vegetal no Diesel façam diferença , pois noto aumento da autonomia e um leve aumento de resposta do motor.
Para os q disseram q é uma quantia muito pequena para se notar, basta o exemplo q usei por muitos anos moto 2 tempos onde a mistura de oleo na gasolina era de 1% apenas, isso em ambiente de competiçao .
Abraços,
Robson

ALL,
participo há muito tempo da Lista de discussão dos Toyoteiros. Sei do relato de alguns (loucos) que começaram a testar o "biodiesel", bem antes da BR (rs). Por exemplo, um Toyoteiro que adicionou óleo de soja refinado (estes que vendem em supermercado)...no seu propulsor OM-0364 (MB 709).
Um outro fazia teste no trator da fazenda. Segundo o relato, depois de algum tempo a bomba foi para o vinagre...não recordo, agora, a conclusão da discussão...se é que houve...
Robson, mudando o rumo da conversa (desculpem), de uns tempos para cá estou pensando em ter na garagem uma Honda 125...coisa de juventude frustrada...será que ainda temos idade para brincar com essas coisas ? (rs)
Abs
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

shimomoto
21/03/2007, 01:03
O assunto é polêmico...Mas não notei diferença. Acho que é mais psicológico do que prático

Dieselboy
21/03/2007, 02:22
"... Como já ouvi bobagem sobre este assunto... Bom é diesel puro ... Já ouvi até um cara dizendo que bom é diesel com alto teor de enxofre ..."
Sim, fui EU MESMO quem afirmou tal "bobagem" :twisted: :twisted: e ratifico: Diesel bom é diesel PURO e com ALTO TEOR DE ENXOFRE!!! :twisted: :twisted:

Não sei se você tem conhecimento, mas o enxofre tem um papel de suma importância na lubricidade do óleo diesel, consequentemente na lubrificação da bomba injetora.

Portanto tire você mesmo suas próprias conclusões, se preferes ter um combustível "limpo" e ecologicamente correto, isso irá onerar diretamente em nossos bolsos, pois a durabilidade e o bom funcionamento da bomba, queira você ou não, dependem dessa elevada taxa de enxofre :putz: :putz: como dizem aqui no fórum " ... Não existe almoço grátis ..." :putz:


"... Não sou expert em química, mas é só parar um pouco pra pensar...
Já ouvi um cara dizendo que o biodiesel é ruim porque limpa o motor e a sujeira acumulada pelo uso do diesel de petróleo entope os tubos...
Acho que não sei o que é bom, pensei que limpar fosse bom, mas este cara prefere usar o outro já que a sujeira fica encrostada e não entope os tubos ..."
Engraçado que a Petrobras quando lançou este singular produto em termos de qualidade nem sequer preocupou-se em alertar os consumidores que o "novo" combustível poderia desprender as impurezas incrustadas no tanque, culminando com a parada do veículo por entupimento das tubulações e da bomba alimentadora :parede: :putz: :-x


"... Já que os caras do forum da toyota chegaram a conclusão de que o diesel de petróleo é melhor, imagino que têm vários químicos por lá ou pelo menos fizeram diversos testes em laboratório ..."
Se há químicos por lá não sei responder, mas com certeza pelo menos são proprietários conscientes e preocupados acerca do risco que corremos utilizando essas "misturas" que insistentemente estão tentando comercializar sob o singelo título de "combustível do futuro", "fonte renovável de energia pura e limpa" e outras bobagens do tipo :parede: :-x


"... Pessoal, acredito que é muito bom colocarmos aqui nossas experiências, mas daí a dizer que um é melhor ou que estamos sendo enganados ou usados como experiência é uma responsabilidade e tanto ..."
Tem razão, e cabe a nós assumirmos essa responsabilidade, haja visto que o consumidor NUNCA é questionado ou ouvido sobre o que pensa acerca do combustível comercializado nos postos de abastecimento.

Por acaso, alguém aqui do fórum foi questionado se era favorável para que o diesel a partir de tal data passasse a vir acrescido com uma porcentagem de óleo vegetal em sua composição???

Alguém por aqui foi consultado sobre a taxa de álcool na gasolina???

Eu, NUNCA :discordo: :discordo: simplesmente adicionam a porcentagem que lhes convém visando somente atender interesses meramente políticos que favorecem uma pequena casta de usineiros,que acreditam ser donos de uma grande parte deste país :-x :-x :evil:

Como é de praxe aqui no Brasil, quando o assunto em pauta envolve cifras astronômicas e interesses alheios, fazem pouco caso do consumidor :evil: tratam-nos de forma autoritária e abusiva, pois sabem que ninguém fala nada, ninguém se interessa por nada ... e os poucos que tentam questionar o que é arbitrariamente decidido, são taxados de "bobos" :putz:

J.Carlos
21/03/2007, 08:56
Como já ouvi bobagem sobre este assunto... Bom é diesel puro...
Já ouvi até um cara dizendo que bom é diesel com alto teor de enxofre.
E sobre gasolina...
Não sou expert em química, mas é só parar um pouco pra pensar...
Já ouvi um cara dizendo que o biodiesel é ruim porque limpa o motor e a sujeira acumulada pelo uso do diesel de petróleo entope os tubos...
Acho que não sei o que é bom, pensei que limpar fosse bom, mas este cara prefere usar o outro já que a sujeira fica encrostada e não entope os tubos...
Já que os caras do forum da toyota chegaram a conclusão de que o diesel de petróleo é melhor, imagino que têm vários químicos por lá ou pelo menos fizeram diversos testes em laboratório...
Pessoal, acredito que é muito bom colocarmos aqui nossas experiências, mas daí a dizer que um é melhor ou que estamos sendo enganados ou usados como experiência é uma responsabilidade e tanto.
__________________________________________________ __________

FSoares: quem disse que estamos sendo enganados foi vc, pois a minha colocação não foi exatamente essa, pelo contrário, apenas efetuei um questionamento procurando fomentar discussão em benefício dos usuários do fórum, sem qualquer intenção depreciativa do produto em tela, mesmo porque o consumidor é que por ora decidirá entre utilizá-lo ou não. Eu prefiro ainda não utilizar.

Pai do Pedro
21/03/2007, 11:26
Beleza, o negócio aqui tá esquentando....
quero ver o circo pegar fogo. Uhú!!!! (com biodiesel)

DIESELBOY 1 x 1 FSOARES

:twisted: :twisted: :twisted:

No final, estaremos todos usando biocombustíveis, querendo ou não......

Dieselboy
21/03/2007, 12:48
Alguns Aspectos Importantes Acerca do Biodiesel

:arrow: Os motores diesel disponibilizados atualmente em utilitários não foram desenvolvidos com objetivo de utilizar essa "mistura" que comercializam com o nome de Biodiesel :discordo:

A Petrobras simplesmente alega que os proprietários não devem-se preocupar, pois a taxa é exígua, contudo até o presente momento ninguém divulgou um teste oficial, com informações precisas e detalhadas, que comprovem a veracidade destas afirmações :putz:

Os fabricantes de motores diesel por sua vez, até agora também não se pronunciaram oficialmente, nem tampouco endossaram tais afirmações, ora porque será?? :pensativo: :pensativo:

:arrow: No biodiesel também há o inconveniente da formação de álcool residual, glicerina, óleos e catalisador que devem ser os mais baixos possíveis, ou seja há necessidade de um processo de "refino" e um controle de qualidade primorosos que, com certeza absoluta representarão um custo extra no preço final do combustível :putz: :putz:

:arrow: O biodiesel é biodegradável, ou seja não pode ficar muito tempo parado, e sua estabilidade à oxidação também é inferior se comparada ao diesel do petróleo :putz: É um problema contornável, porém demanda tecnologia para solucioná-lo, ou seja $$$$, e adivinhem só quem vai pagar essa conta???

:arrow: O biodiesel apresenta alta higroscopicidade, que deve ser considaderada, principalmente no armazenamento, ou simplesmente traduzindo em bom português, apresenta uma tendência natural de reagir com a água :shock: :putz:

:arrow: O biodiesel apresenta maior corrosividade se comparada ao diesel oriundo do petróleo :shock: legal, né??? :twisted: :twisted:

Bomba injetora além de tubulações e demais componentes que não tenham sido dimensionados para esta finalidade, vão sofrer desgaste prematuro com a utilização deste combustível :putz: :putz:

Por enquanto este problema não é tão siginificativo, porém como será quando as taxas aumentarem para 20% como o governo pretende realizar em alguns anos???

Quem vai ter que arcar com custos de adaptação e/ou conversões para se adequar à este novo combustível??? A Petrobras é que não vai ser :discordo: :discordo:

E ainda tem os "incautos" que acreditam na benevolência do governo para com nossa sociedade :parede: :x

Vai ver são os mesmos que ainda crêem na inocência do molusco (Lula) ante os escândalos políticos notificados no ano passado :parede: :putz:

pedrodoniva
21/03/2007, 13:17
O bio diesel foi criado como uma alternativa de combustível renovável. Sem dúvida nenhuma o diesel puro é mais potente,mas tem que pensar também no viés ecológico e energético. O petróleo brasileiro está se esgotando, e temos uma previsão de escassez total em 17 anos, e o mundial em 50 anos...Ou seja, o diesel vai encarecer em pouco tempo. Já o biodiesel,como é fabricado a partir de semente de mamona (mais fácil de fazer), sempre haverá uma grande quantidade de oferta (mamona nasce em qualquer lugar,hehehehe).
Hoje misturam-se apenas 2% de biodiesel, porém, num futuro não muito distante,teremos carro movido a 100% biodiesel, pode crer...
Não podemos nunca esquecer o fator meio ambiente...O s carros são os maiores vilões do aquecimento global...Em países desenvolvidos,os carros híbridos já estão em evidência,assim como aqueles movidos a hidrogênio.
Mas o futuro mesmo dos automóveis está no sol...Energia solar... pode escrever...

J.Carlos
21/03/2007, 13:49
Pedro kadaka, o biodiesel na realidade não é fabricado apenas a partir de semente de mamona, pois trata-se de combustível renovável derivado de óleos vegetais, como girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas, ou de gorduras animais, usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura com o diesel.

Dieselboy
21/03/2007, 14:07
"... Sem dúvida nenhuma o diesel puro é mais potente,mas tem que pensar também no viés ecológico e energético ..."

Concordo contigo :concordo: mas isso deveria ser efetivado de maneira paulatina, explicando aos usuários os prós e contras das "novas" tecnologias empregadas e disponibilizando dados imparciais sobre a adoção destas novas políticas energéticas, mas sobretudo balizando a tomada de decisões junto à opinião dos consumidores.

Porém o que se vê é o contrário :putz: Simplesmente baixam uma resolução arbitrária dizendo que em determinado período o combustível comercializado nas bombas passará a vir com uma porcentagem "X" de óleo vegetal, e pronto!!! :-x :-x

A única certeza que infelizmente temos, como disse o Pai do Pedro é que daqui alguns anos estaremos abastecendo nossos veículos com uma mistura incerta do que algum dia foi denominado de óleo diesel :putz: :putz:

FlavioLouveira
21/03/2007, 14:17
Nisso ai eu concordo com o DieselBoy, PRIMEIRO se faz os estudos e TESTES, depois vc solta no mercado...
é outro combustivel, e os carros deveriam ser preparados para isso...

Ric Mac
21/03/2007, 14:41
Pedro kadaka, o biodiesel na realidade não é fabricado apenas a partir de semente de mamona, pois trata-se de combustível renovável derivado de óleos vegetais, como girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas, ou de gorduras animais, usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura com o diesel.

Jose Carlos,

Acontece que por uma questão econômica utiliza-se mamona por ser um óleo "não nobre" e não utilizado para fins alimenticios como o óleo da soja, girassol, etc.
Utiliza-se mamona pq é +barato!!!!!

abs

edubelem
21/03/2007, 15:36
Jose Carlos,

Acontece que por uma questão econômica utiliza-se mamona por ser um óleo "não nobre" e não utilizado para fins alimenticios como o óleo da soja, girassol, etc.
Utiliza-se mamona pq é +barato!!!!!

abs

Estão usando mamona ( 3 ton/ ano óleo)p/ dar dinheiro p/ o nordeste pois pra produzir biodiesel é dendê(7 ton/ano óleo), por tanto já começou errado, para atender o mercado brasileiro seria necessário uma área de 8.000.000 Ha ou seja, 280x280Km de dendê, já a mamona seria 20.000.000Ha por tanto o mais viável é o dendê.

edubelem
21/03/2007, 15:39
Já ia me esquecendo, do bagaço do dendê, pode ser tirado a energia p/ beneficiá-lo assim como ocorre na cana.

pedrodoniva
21/03/2007, 17:42
Edu, mamona é mais fácil kra...
seca ela,tira a semente,espreme,deixa sair o óleo,mistura com soda e álcool é pimba!Temos biodiesel!uhaeuaheuae

E ah! Os carros não vem especificados de fábrica que podem usar 100% de biodiesel pois não é necessário... Na teoria qualquer motor movido a diesel pode usar o biodiesel em qualquer proporção. E não é um tipo de combustível totalmente diferente do original...só muda alguma coisinha,hehehe... A emissão de CO2 é menor.

Dieselboy
21/03/2007, 19:34
"... Pessoal, acredito que é muito bom colocarmos aqui nossas experiências, mas daí a dizer que um é melhor ou que estamos sendo enganados ou usados como experiência é uma responsabilidade e tanto ..."
Vejam só o que diz um estudo realizado pela Universidade Estadual do Maranhão em 2005. Espero que reflitam e se questionem se adotar a prática de liberar a mistura de 2% de biodiesel ao diesel sem testes prévios, tornou-nos ou não cobaia de teste??? :-x :-x

"... Inicialmente, o Biodiesel será misturado ao Diesel mineral em pequenas proporções (2 a 5%) como aditivo, mas espera-se elevar este teor gradativamente ou até mesmo usá-lo puro a medida que se adquira um maior conhecimento e as indústrias de motores e acessórios homologuem seus equipamentos. Por este motivo, para se minimizarem riscos, o governo autorizou a liberação facultativa, até 2008, de 2% de Biodiesel no óleo Diesel, através da Lei 11097/05, passando a ser obrigatória, a partir de 2008. Adicionalmente, esta liberação de 2% foi feita sem testes prévios de validação, necessários quando se adotar 5% de Biodiesel para 2013. Estes testes, por sua vez, devem contemplar todos os sistemas de injeção, ou seja, com bombas rotativas e “common rail”, para veículos leves, com injeção eletrônica (picapes, vans e mini-ônibus), e com bombas injetoras do tipo “unit pump”, “unit injector” e “common rail”, para veículos comerciais médios e pesados, também com injeção eletrônica ..."

edubelem
21/03/2007, 19:40
Edu, mamona é mais fácil kra...
seca ela,tira a semente,espreme,deixa sair o óleo,mistura com soda e álcool é pimba!Temos biodiesel!uhaeuaheuae



E do dendê? Vc acha que é tirado como? É a mesma coisa, porem pode ser tirado com calor, sem precisar adicionar alcool e soda.

[]'s

pedrodoniva
21/03/2007, 20:20
E do dendê? Vc acha que é tirado como? É a mesma coisa, porem pode ser tirado com calor, sem precisar adicionar alcool e soda.

[]'s

Bom,tudo bem...Biodiesel de qualquer forma é melhor que o diesel normal (no meu ponto de vista)...(ambiental,hehe)

Pai do Pedro
21/03/2007, 21:35
E do dendê? Vc acha que é tirado como? É a mesma coisa, porem pode ser tirado com calor, sem precisar adicionar alcool e soda. []'s

O negócio é contratar aquela baiana e no final da trilha pedir pra ela fazer aquela acarajé com óleo direto do tanque do jeep. Pense na revolução dessa ideia....

shimomoto
21/03/2007, 23:10
Concordo contigo :concordo: mas isso deveria ser efetivado de maneira paulatina, explicando aos usuários os prós e contras das "novas" tecnologias empregadas e disponibilizando dados imparciais sobre a adoção destas novas políticas energéticas, mas sobretudo balizando a tomada de decisões junto à opinião dos consumidores.


Grande Dieselboy

Realmente você ponderou muito bem! A matriz energética do Brasil é uma zorra, assunto esse muito citado por Bob Sharp em sua coluna semanal no Bestcars.

Aliás, essa é a grande questão: Os óleos vegetais são diferentes entre si e virão de matérias primas distintas. Quem aferirá a qualidade do produto final?

O Biodiesel está sendo, de certa forma a resposta para o álcool: No Brasil sobra gasolina (muito carro a álcool e flex, fora as conversões "caseiras") e importa diesel. E Petróleo é igual boi (picanha, cupim, pescoço, etc - Uma parte gasolina, uma parte diesel, outra piche...)

E o corpo de provas do governo está sendo nós, pobres contribuintes e consumidores...

E atentem para a última frase (claro que não é o "muito obrigado") da apresentação que localizei no site do IAC tempos atrás, sobre testes desenvolvidos com a queima de Oleo de Girassol em motores MWM D-229 e Biodiesel B-100 em um MWM 6.07 T

Abs

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
22/03/2007, 00:08
Turma, é o seguinte: A era do petróleo acabou. Biodiesel e álcool são paliativos.
Já tinha postado a minha experiência em outro tópico aqui do Fórum, só que eu estava confundindo diesel pódium com biodiesel, por desconhecimento. A minha Frontier está com uns 113.000 Km. Com 110.000 comecei a usar biodiesel (sem saber, porque a Petrobrás não informou e, na bomba tb não tinha nada). Só notei um entupimento repentino no filtro de combustível (que havia trocado dois dias antes e rodei uns 200 a 300 Km). O segundo filtro foi trocado na Nissan (o carro parou em frente à concessionária). Trocaram o filtro e peguei o 'velho' de dois dias antes) em casa abri o filtro e notei uma goma.
O carro fazia 11/12, agora está fazendo 8!!!... E o rendimento continua caindo. Pensei: 'será que em 3.000 Km o motor foi pro espaço?'
Quando abasteço com diesel comum o rendimento melhora um pouquinho e após a terceira abastecida, volta a fazer 11/12.
No posto da BR, têm o registro de todas as quilometragens e sabem que a média caiu drasticamente. Do diesel comum tenho eu os registros (as médias são tomadas sempre de tanque cheio a tanque cheio).
O dono do posto é muito sério e tentou reclamar na Petrobrás, nem dão bola, apenas disseram que vão falar com a Nissan!...
Isto são as minhas considerações e experiência pessoais. Não viverei o suficiente para ver o fim do diesel, até lá estou pensando usar só o comum.
Vou levar a pickup para uma revisão completa do motor e sistema de alimentação (incluindo o tanque) na MWM (onde serei anônimo), entretanto não esperem que poste resultados imediatos porque estou sem tempo para isso agora devido ao trampo.
Não tirem conclusões por aí. Façam os vossos testes.

Dieselboy
22/03/2007, 00:21
"... O dono do posto é muito sério e tentou reclamar na Petrobrás, nem dão bola, apenas disseram que vão falar com a Nissan! ..."
A arrogância é tamanha que esta empresa petroquímica sequer cogita admitir a hipótese de estar errada :parede: :-x :-x

edubelem
22/03/2007, 09:07
Bom,tudo bem...Biodiesel de qualquer forma é melhor que o diesel normal (no meu ponto de vista)...(ambiental,hehe)

Isto mesmo, principalmente pelo lado social da coisa, pois diferente do petróleo, ele agrega muito mais mão de obra de baicho nível tecnico, dividindo muito mais a renda, alem da historia do carbono na atmosfera.


O negócio é contratar aquela baiana e no final da trilha pedir pra ela fazer aquela acarajé com óleo direto do tanque do jeep. Pense na revolução dessa ideia....

O maior produtor de dendê, não é a bahia, porem é perfeitamente viavel, reaproveita o óleo do acaraje, assim como de qualquer restaurante ou residência e beneficia-lo p/ biodiesel.

[]'s

ReidasCamisas
22/03/2007, 09:27
E A ESPUMA???
Faz muita espuma. Porque???
Coloquei dentro de um vasilhame de coca-cola,
daqueles tipo pet, para usar em casa em lavagem de peças,
quando acabou de encher o litro tinha uns 4 cm de espuma dentro...
Fiquei intrigado, será que isso tb pode ser prejudicial???

edubelem
22/03/2007, 09:27
Turma, é o seguinte: A era do petróleo acabou. Biodiesel e álcool são paliativos.
Já tinha postado a minha experiência em outro tópico aqui do Fórum, só que eu estava confundindo diesel pódium com biodiesel, por desconhecimento. A minha Frontier está com uns 113.000 Km. Com 110.000 comecei a usar biodiesel (sem saber, porque a Petrobrás não informou e, na bomba tb não tinha nada). Só notei um entupimento repentino no filtro de combustível (que havia trocado dois dias antes e rodei uns 200 a 300 Km). O segundo filtro foi trocado na Nissan (o carro parou em frente à concessionária). Trocaram o filtro e peguei o 'velho' de dois dias antes) em casa abri o filtro e notei uma goma.
O carro fazia 11/12, agora está fazendo 8!!!... E o rendimento continua caindo. Pensei: 'será que em 3.000 Km o motor foi pro espaço?'
Quando abasteço com diesel comum o rendimento melhora um pouquinho e após a terceira abastecida, volta a fazer 11/12.
No posto da BR, têm o registro de todas as quilometragens e sabem que a média caiu drasticamente. Do diesel comum tenho eu os registros (as médias são tomadas sempre de tanque cheio a tanque cheio).
O dono do posto é muito sério e tentou reclamar na Petrobrás, nem dão bola, apenas disseram que vão falar com a Nissan!...
Isto são as minhas considerações e experiência pessoais. Não viverei o suficiente para ver o fim do diesel, até lá estou pensando usar só o comum.
Vou levar a pickup para uma revisão completa do motor e sistema de alimentação (incluindo o tanque) na MWM (onde serei anônimo), entretanto não esperem que poste resultados imediatos porque estou sem tempo para isso agora devido ao trampo.
Não tirem conclusões por aí. Façam os vossos testes.


To achando que é um problema de posto, pois aconteceu a mesma coisa comigo, o posto BR que a empresa abastece, passou a trabalhar com bio, e após 3 meses que prestando atenção, na bomba verifiquei que era biodiesel, viajei p/ Fortaleza e lá abasteci sem distinção de diesel e biodiesel, ficou tudo na mesma, os meus filtros são trocados a cada 20.000, deste carro, a antiga ranger era 10.000, por tanto no meu caso, com ranger 2.5 e 3.0, não ocorreu o problema.

[]'s

Ric Mac
22/03/2007, 11:00
O negócio é contratar aquela baiana e no final da trilha pedir pra ela fazer aquela acarajé com óleo direto do tanque do jeep. Pense na revolução dessa ideia....

HUAAAAA HUAAAAA HUAAAA

Ric Mac
22/03/2007, 11:04
Turma, é o seguinte: A era do petróleo acabou. Biodiesel e álcool são paliativos.
Já tinha postado a minha experiência em outro tópico aqui do Fórum, só que eu estava confundindo diesel pódium com biodiesel, por desconhecimento. A minha Frontier está com uns 113.000 Km. Com 110.000 comecei a usar biodiesel (sem saber, porque a Petrobrás não informou e, na bomba tb não tinha nada). Só notei um entupimento repentino no filtro de combustível (que havia trocado dois dias antes e rodei uns 200 a 300 Km). O segundo filtro foi trocado na Nissan (o carro parou em frente à concessionária). Trocaram o filtro e peguei o 'velho' de dois dias antes) em casa abri o filtro e notei uma goma.
O carro fazia 11/12, agora está fazendo 8!!!... E o rendimento continua caindo. Pensei: 'será que em 3.000 Km o motor foi pro espaço?'
Quando abasteço com diesel comum o rendimento melhora um pouquinho e após a terceira abastecida, volta a fazer 11/12.
No posto da BR, têm o registro de todas as quilometragens e sabem que a média caiu drasticamente. Do diesel comum tenho eu os registros (as médias são tomadas sempre de tanque cheio a tanque cheio).
O dono do posto é muito sério e tentou reclamar na Petrobrás, nem dão bola, apenas disseram que vão falar com a Nissan!...
Isto são as minhas considerações e experiência pessoais. Não viverei o suficiente para ver o fim do diesel, até lá estou pensando usar só o comum.
Vou levar a pickup para uma revisão completa do motor e sistema de alimentação (incluindo o tanque) na MWM (onde serei anônimo), entretanto não esperem que poste resultados imediatos porque estou sem tempo para isso agora devido ao trampo.
Não tirem conclusões por aí. Façam os vossos testes.

Antonio,

Aconteceu exatamente o mesmo comigo.
Depois de usar o Bio-diesel por um tempo, não o encontrei mais e em seu lugar estava o Diesel podium, coloquei e pimba, Filtro completamente entupido.
Hoje utilizo o Texaco aditivado ou o Podium, não tive mais problemas...

abraço

Dieselboy
22/03/2007, 11:23
" ... Aconteceu exatamente o mesmo comigo.
Depois de usar o Bio-diesel por um tempo, não o encontrei mais e em seu lugar estava o Diesel podium, coloquei e pimba, Filtro completamente entupido ....... Hoje utilizo o Texaco aditivado ou o Podium, não tive mais problemas ..."
Desculpa mas não enterdi, o entupimento ocorreu após você abastecer com diesel Podium, é isso mesmo? :pensativo:

Ric Mac
22/03/2007, 11:28
Desculpa mas não enterdi, o entupimento ocorreu após você abastecer com diesel Podium, é isso mesmo? :pensativo:

Sim,
A explicação que encontramos ao fato foi: O biodiesel formou uma gosma e sedimentos que ficaram no tanque e tubulações, mas, como não utilizei muito estes se formaram e ficaram ai....
Ao colocar o Podium, este com mais detergentes fez com que esta gosma e sedimentos se desprendessem e fossem parar no Filtro, ainda bem, pq se tivessem passado tinha trancado bicos....

abs

Dieselboy
22/03/2007, 11:39
Agora entendi :concordo:

Mas o estranho disso tudo é que o Diesel Podium contém Biodiesel em sua formulação (como foi discutido em outro tópico) :shock: mas na verdade creio que este Podium seja um aperfeiçoamento daquela 1º leva de diesel batizado com biodiesel que a Petrobras lançou anteriormente :putz: :putz:

O engraçado é que teve alguém aqui no tópico que afirmou ser "bobagem" achar que nós serviríamos ou melhor nossos veículos serviriam de cobaias para os teste de combustível :roll: :roll:

Como tem gente "inocente" neste mundo :roll: :roll:

ReidasCamisas
22/03/2007, 13:20
O pior é ter que pagar para
ser cobaia.
:putz:
E pagar caro.

ramonpoa
22/03/2007, 13:53
Agora entendi :concordo:

Mas o estranho disso tudo é que o Diesel Podium contém Biodiesel em sua formulação (como foi discutido em outro tópico) :shock: mas na verdade creio que este Podium seja um aperfeiçoamento daquela 1º leva de diesel batizado com biodiesel que a Petrobras lançou anteriormente :putz: :putz:

O engraçado é que teve alguém aqui no tópico que afirmou ser "bobagem" achar que nós serviríamos ou melhor nossos veículos serviriam de cobaias para os teste de combustível :roll: :roll:

Como tem gente "inocente" neste mundo :roll: :roll:

metendo a colher, apesar de foristas como DieselBoy e outros entenderem no mínimo 10 vezes mais de mecânico do que o presente escriba........ entendo que o problema do diesel acompanha a evolução dos motores.

os carros a gasolina deram um salto (no Brasil) a partir de 1990 com a injeçào eletrônica (a gasolina aditivada veio no rastro, para, com seus detergentes, limpar o sistema e dar menos manutenção)...

na europa a mercedes também começou uma evolução dos motores diesel nessa época (mas ainda era muito caros). Só de uns anos para cá (primeiro nos caminhões) é que o diesel eletrônico (commum rail) entrou de vez no circuito...

naquela época me lembrei do primeiro carro injetado nacional (gol GTI) e como o danado incomodava. Quando veio o DIESEL eletrônico nos caminhões, dava gente comprando os estoques de caminhões NÃO eletrônicos pois os primeiros incomodavam uma barbaridade......

O diesel aditivado veio nessa esteira...

o DIESEL PODIUM é a tentativa de acompanhar, no combustível, a evolução dos motores. Nào sei dse tem muito cabimento técnico comparar octanagem da gasolina com as "cetanas" do diesel.

O certo é que a nova geração de motores diesel (ver no manual da nova hilux) exigem uma quantidade mínima de cetanas (que é o do nosso diesel) e dizem "funcionar" com cetanas em nível maior (que o diesel argentino deve ter)....

Creio que o DIESEL PODIUM tem uma quantidade de cetanas a mais (não sei, estou presumindo) com o objetivo de atender essa nova geraçào de motores.... (sinceramente não sei se falei bobagem... mas vamos lá... minhas elocubrações técnicas, sem técnica nenhuma... hehehe)

FlavioLouveira
22/03/2007, 15:02
Creio que o DIESEL PODIUM tem uma quantidade de cetanas a mais (não sei, estou presumindo) com o objetivo de atender essa nova geraçào de motores.... (sinceramente não sei se falei bobagem... mas vamos lá... minhas elocubrações técnicas, sem técnica nenhuma... hehehe)


que a quantidade de cetanas maior é melhor para a queima, isso é verdade... só não sei do BIO-diesel adicionado ai... a parte do BIO eu nao gosto, das cetanas eu gosto... MAS como nao achei um bendito posto ainda por aqui, nunca usei... continuo de aditivado texaco e shell em 99,9 % das abastecidas usei esses dois, apenas um tanque fui obrigado a usar o comum da Br hehehe...

Tio Eddie
22/03/2007, 15:22
Usei ontem...trajeto curto, 150km, pé em baixo....."'oia moço...vi diferença não...."

rsrsr

JairoM
22/03/2007, 16:31
Na semana que começou o biodiesel aqui no Rio de Janeiro, eu passei a usar.

Deixei de o usar o bio-diesel, porque os postos BR passaram a vender o Diesel Podium. Nenhum problema....

Diminuiu a fumaça, a retomada de velocidade melhorou um pouco. Consumo exatamente igual.

O que me convenceu a experimentar é que o numero de cetanas do pódium é maior, e tambem o enxofre poluidor é muito, mas muito menor. No diesel comu, chega a ser 5.000 ppm (partes ppor milhão). No bio-diesel 500 ppm, e no podium 200 ppm.

O unico porem, é que o podium custa uns 10 centavos a mais por litro.....

O filtro de combustivel continua sendo trocado como sempre foi, a cada 10.000 km.

Joao Baeta
22/03/2007, 16:42
:arrow:Estou usando o Diesel Podium.... Não achei grande diferenças e sim diminui a fumaça.... E o consumo é quase =...
Abssssssssssssssss

J.Carlos
22/03/2007, 19:02
Apenas a título comparativo, não se trata exatamente do biodiesel, mas vejam o que anda ocorrendo com a tal mistura autorizada de alcoól na gasolina:
ANP acha gasolina com mais de 50% de álcool


quinta-feira, 22/03/2007, 16h40

Imagens: Agência BandNews

O combate à fraude nos combustíveis ganha uma nova arma. A Agência Nacional do Petróleo começou a usar um laboratório móvel, para fiscalizar se o combustível não está adulterado. (http://noticias.terra.com.br/brasil/)

Quatro postos foram interditados, em São Paulo no primeiro dia de uso. Dentre eles, um estava com mais de 50% de álcool na gasolina.

Por isso reafirmo, enquanto der vou utilizando mesmo é o diesel comum.
if(parent){if(parent.MenuDetails){parent.MenuDetai ls.Draw();}}var uv_c='tvterra';var uv_SERVER='uv.terra.com.br';http://uv.terra.com.br/UV?c=tvterra&ord=653502&REF=http%3A//terratv.terra.com.br/home.aspx%3Fchannel%3D100%26play%3D1%26plid%3D9821 1&SCRNSZ=1024x768&BRSRSZ=328x0&TIMEZONE=Thu%20Mar%2022%2018%3A56%3A43%20UTC-0300%202007 http://uv.terra.com.br/UV?c=tvterra

franzlana
22/03/2007, 19:43
Trabalho com uma frota de 15 caminhões fora de estrada e 20 máquinas entre carregadeiras e escavadeiras, todos usando Biodíesel 2%, são aproximadamente 130.000 litros todo mês e não observamos nenhuma diferença de consumo ou durabilidade de componentes. Entretanto já tive problemas com diesel comum da BR que apresentou baixo índice de lubricidade danificando bombas e bicos injetores de diversos caminhões (em tanque próprio da empresa).
Resumindo: procure um posto credenciado, de bandeira reconhecida, preferencialmente aqueles que apresentam programas de qualidade, como é o caso de alguns da BR e boa sorte. Observe a existência de filtros, limpeza, organização, padrão de atendimento e voçê perceberá quais são os mais indicados a garantirem realmente a qualidade. Obs.: Devido ao preço do diesel aditivado, ele não traz vantagem se você anda pouco porque a possível redução do desgaste será mínimo e em longo prazo e se você anda muito o custo será tão alto que daria para cobrir uns 10% a 15% da manutenção do motor, sem falar que na prática não há como comprovar maior longevidade dos componentes do motor que trabalha com o diesel aditivado. Por estas e outras é que frota de empresa nenhuma que tenha sistema de gestão para controle de combustível usa combustível aditivado. E finalmente como no futuro fatalmente você venderá o veículo, para que economizar vida de motor para outro se beneficiar? É mais eficaz que se aplique dinheiro em tanques de inox ou plástico e sistemas de pré filtragem e separação de água (Filtro Racor)no seu veículo. Um abraço.

JEFFCATUNDA
22/03/2007, 23:16
E o amor a viatura onde fica???????
:? :? :?


Trabalho com uma frota de 15 caminhões fora de estrada e 20 máquinas entre carregadeiras e escavadeiras, todos usando Biodíesel 2%, são aproximadamente 130.000 litros todo mês e não observamos nenhuma diferença de consumo ou durabilidade de componentes. Entretanto já tive problemas com diesel comum da BR que apresentou baixo índice de lubricidade danificando bombas e bicos injetores de diversos caminhões (em tanque próprio da empresa).
Resumindo: procure um posto credenciado, de bandeira reconhecida, preferencialmente aqueles que apresentam programas de qualidade, como é o caso de alguns da BR e boa sorte. Observe a existência de filtros, limpeza, organização, padrão de atendimento e voçê perceberá quais são os mais indicados a garantirem realmente a qualidade. Obs.: Devido ao preço do diesel aditivado, ele não traz vantagem se você anda pouco porque a possível redução do desgaste será mínimo e em longo prazo e se você anda muito o custo será tão alto que daria para cobrir uns 10% a 15% da manutenção do motor, sem falar que na prática não há como comprovar maior longevidade dos componentes do motor que trabalha com o diesel aditivado. Por estas e outras é que frota de empresa nenhuma que tenha sistema de gestão para controle de combustível usa combustível aditivado. E finalmente como no futuro fatalmente você venderá o veículo, para que economizar vida de motor para outro se beneficiar? É mais eficaz que se aplique dinheiro em tanques de inox ou plástico e sistemas de pré filtragem e separação de água (Filtro Racor)no seu veículo. Um abraço.

abreu
23/03/2007, 12:15
Eita, forum de quimica aqui agora!
Eu tb já ouvi mta besteira sobre o Biodiesel, e li mais ainda aqui nesse topico.

Olha o tipo do cara que botou óleo de soja refinado no motor! E ainda achou ruim pq queimou a bomba de combustível! Kkkkk, devia ter quebrado mais coisas para esse expert aprender que óleo vegetal, seja de soja, girasol ou qualquer outro, nada tem haver com biodiesel. Biodiesel é um óleo de origem vegetal que atravez de uma reação quimica com o alcool gera o biodiesel.
Ao usar óleo vendido em supermercado, você cria um acumulo de residuos no sistema, danificando a bomba, os bicos e etc...

Óleo vegetal puro, NÃO É BIODIESEl!

Eu uso biodiesel a um bom tempo, sem perda de desempenho, sem problemas na bomba, sem nada de anormal.

Rudofh Diesel, quando inventou nosso motores a Diesel, o combustível não era nada menos que óleo de baleia, figado de bacalhau e betume (auhauha, isso não tem nada haver com o topico, mas deixa para lá)

Biodiesel nada mais é que processar um óleo vegetal com alcool, e depois reprocessa-lo para tirar tudo que for indesejado, como a glicerina resudual, ácidos livres, sabões metálicos, borras e etc.
Isso não é um processo simples e exige um controle rigorozíssimo, para garantir que nenhuma substancia indesejada fique no biodiesel.

É por ai. Pesquisem mais sobre ele.
Eu pesquisei muito, e sei que, usando o biodiesel, A NATUREZA AGRADEÇE!

Jairao
25/03/2007, 16:40
Pessoal, desculpa a intromissão, mas uma informação que acho não foi citada por ninguém no fórum. Os pioneiros no desenvolvimento de um combustível de fonte renovável para substituição do Óleo Diesel, foi a Cocamar, cooperativa de Maringá, que desenvolveu um aditivo à base do óleo de soja, que adicionado ao álcool carburante, substitui o diesel sem nenhuma necessidade de adaptação. Esta mistura foi testada por dois anos, se não me engano, em dois ônibus da Cia.de Transporte de Curitiba-PR. Segundo um artigo que li a muito tempo sobre estes testes, o produto foi aprovado pelos técnicos daquela empresa de transporte. A questão toda levantada sobre o Biodiesel neste momento, é nada mais do que marketing do governo federal, para que pensemos que o "Lula" ou o PT são os "anjos da guarda" da economia brasileira. Basta alguém que tenha contato direto com o pessoal da Cocamar, pesquisar e certificar sobre o produto que eles desenvolveram.

Dieselboy
25/03/2007, 16:49
Jairo

Primeiramente seja bem-vindo ao fórum, estou vendo que é seu 1º post por aqui :concordo:

Sou cooperado da Cocamar :concordo: mas sequer sabia da existência de tal projeto dentro da instituição :oops: :putz: :putz:

Segundo seu perfil, você também é de Maringá, por acaso trabalha no setor do agro-negócio???

Só não entendi uma "coisa" :pensativo: adiciona-se o aditivo ao álcool??? :shock: ou seja, vai encher o tanque com álcool ao invés de Diesel??? :pensativo:

Dieselboy
25/03/2007, 17:50
Ôoooo Jairao, "vazou" porque??? :roll: :-? :-?

Pode chegar sem medo, eu não mordo nem arranco pedaço não :discordo: :roll: :roll:

A não ser que me peçam ... :twisted: :twisted:

JEFFCATUNDA
25/03/2007, 17:55
Esta tecnologia tem bem mais história do que isso e nasceu no ceará.

O mérito de nosso presidente reside no fato de ter acreditado e posto para frente o desenvolvimento comercial da mesma.

Com isso ele ganha votos sim, só não ganha o meu porque já era dele.

Dieselboy
25/03/2007, 18:16
"... O mérito de nosso presidente reside no fato de ter acreditado e posto para frente o desenvolvimento comercial da mesma ..."
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio durante a campanha eleitoreira e não eleitoral :discordo: em rede nacional por várias oportunidades, requerer para si e para seu governo a criação dos programas de desenvolvimento de biocombustíveis, bem como a conseqüente descoberta do biodiesel :evil: :evil:

Da maneira tonitruante que fez, seria mais ou menos como se, por exemplo, o presidente da Telemar saísse por aí dizendo que ele teria sido o criador do sistema de telefonia móvel no Brasil. Um absurdo! Eu não sei exatamente quais foram os critérios adotados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação à veiculação de mentiras desse quilate, mas essa propaganda presidencial de Lula foi pior do que o que se conhece como propaganda enganosa, pois prometeu resultados e desempenhos que não se pode cumprir nem oferecer – portanto, mentiu, mas acima de tudo, não teve o mínimo de respeito sobre direitos autorais, e ainda por cima concretizou a absoluta certeza que tinha acerca da ignorância de quem assistiu à propaganda política.

Como estamos no Brasil (mais especificamente no Brasil do PT) o Tribunal Superior Eleitoral comodamente preferiu não se pronunciar :-x :-x a oposição não se manifestou e nenhuma emissora de TV fez sequer uma matéria sequer sobre esse tema. Ainda bem que na imprensa escrita e na Internet as coisas são um pouco diferentes... Por enquanto.

Jairao
25/03/2007, 19:34
Então Dieselboy, nem sei te dizer quando foi realizado este teste. Apenas tenho a questão em memória, porque achei muito interessante que a Cocamar tenha se empenhado em desenvolver tal produto. Mas dá uma conversada com o pessoal mais velho (pelo menos 10 anos) da cooperativa, que eles podem confirmar.

Sou do ramo de agronegócio, porém no ramo frigorífico. Trabalho na Palmali Alimentos (antigo Frigorífico Central).

A propósito, não fugi não. Fui dar um rolé de moto.

Recebu minha mensagem sobre "fazer uma caminhonete sobre medida".

Abraço.

Jairao
25/03/2007, 19:39
P.S. Tb não sei dizer qual a fórmula de processamento do aditivo no álcool, para que possa ser utilizado. O que me chamou a atenção no resultado dos testes, é que não precisa de adaptação, e que os ônibus utilizados, não sofreram nenhum tipo de desgate ou problemas em função do novo combustível. Acredito, na minha idéia particular, é que o lob do petróleo, não tinha interesse que isto fosse divulgado na época.

Dieselboy
25/03/2007, 19:42
"... A propósito, não fugi não. Fui dar um rolé de moto ..."
Fala Jairo :concordo: não me leve tão a sério, ok?? é só para "quebrar o gelo" e descontrair um pouquinho ... e essa voltinha foi lá pela Tiradentes??? Rapaz, o que tem de gatinha ali é brincadeira, hein?? Quanta fartura meu Deus :mrgreen: :mrgreen:


"... Recebu minha mensagem sobre "fazer uma caminhonete sobre medida ..."
Vou verificar agora mesmo :concordo:

Jairao
25/03/2007, 19:57
... e essa voltinha foi lá pela Tiradentes??? Rapaz, o que tem de gatinha ali é brincadeira, ...



Nem me fala. Só que meu trecho é outro. Se eu queimar muita gasolina por lá, a "bassora" come no lombo. Hehehe. A Dona Onça é braba...

Dieselboy
25/03/2007, 20:18
Jairao

Respondi e já postei no teu E-mail

Grande abraço e até mais ... :concordo:

ramonpoa
25/03/2007, 22:25
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio durante a campanha eleitoreira e não eleitoral :discordo: em rede nacional por várias oportunidades, requerer para si e para seu governo a criação dos programas de desenvolvimento de biocombustíveis, bem como a conseqüente descoberta do biodiesel :evil: :evil:



não sei porque o espanto.... hehehe

Nós, os Portoalegrenses, que tiveram 16 anos de governo PT em Porto Alegre sabemos muito bem a cantilena e propaganda stalinista....

Quem vinha visitar Porto Alegre na época do PT ficava impressionado como se CONSTRUIA uma cidade grande em tão pouco tempo, pois pela propaganda, não passavamos de um vilarejo pequeno ANTES deles assumirem... hehehehe

O Bio-diesel, logicamente, foi id~eia do PT e sem eles não haveria como isso prosperar heheheh

JairoM
26/03/2007, 13:48
Quando a criança é bonita e se mostra inteligente.... aparecem os pradrinhos.

Voces lembram de um motor testado ha uns 20 anos, em São Paulo, que foi adaptado em um Passat, que funcionava com qualquer combustivel, diesel, alcool de farmacia, gasolina, oleo queimado, oleo vegetal usado retirado de uma fritadeira de pastelaria....

A materia foi veiculada pelo Fantastico.

A fabrica foi comprada, não se sabe por quem, e enterrada bem fundo.
Se minha memória não falha, chamavam-se ELKO estes motores.

Até banha de porco foi usado, e o motor funcionava.....

JEFFCATUNDA
26/03/2007, 14:19
Parece que depois da reportagem o motor explodiu e matou o dono.

edubelem
26/03/2007, 14:41
Esta questão do Biodiesel já foi anplamene discutida aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18835&page=6
e aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17565

[]'s

Joao Baeta
26/03/2007, 18:03
:arrow:Eu li essa matéria não mt tempo sobre o motor ELKO,
E era interessante...Pena que a fábrica não comprou...
Se o comprasse, melhorar muito com a tecnologia.....

Absssssssssssssss

Dieselboy
26/03/2007, 18:14
:arrow:Eu li essa matéria não mt tempo sobre o motor ELKO,
E era interessante...Pena que a fábrica não comprou...
Se o comprasse, melhorar muito com a tecnologia.....
Tenho em mãos essa matéria que saiu na Revista 4Patas, vou escanear para postar num novo tópico, o único problema é que é bem extensa, são mais de 10 páginas :putz: :putz: mas valerá a pena, com certeza :concordo:

Joao Baeta
26/03/2007, 18:19
Tenho em mãos essa matéria que saiu na Revista 4Patas, vou escanear para postar num novo tópico, o único problema é que é bem extensa, são mais de 10 páginas :putz: :putz: mas valerá a pena, com certeza :concordo:
:arrow:Dieselboy,
Escanea e me mande o tópico....Quero saber algo + !
Absssssssssssssss

abreu
26/03/2007, 18:34
Os caminhões REO M-109 A2, usavam motor multicombustível Continental LDS 427-2 que queimavam qualquer tipo de combustível, diesel, gasolina, alcool, óleo de cozinha, bebida alcoolica e etc...
Mas tudo tem seu preço, ele não costumava fazer mais que 300m com litro de seja lá qual combustível fosse.

Tenho uns videos muito bons de uns Reo M-109 andando na Alemanha, nevasca de lascar, queimando RUM. Muito massa!

Abraços.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
27/03/2007, 10:08
Os caminhões REO M-109 A2, usavam motor multicombustível Continental LDS 427-2 que queimavam qualquer tipo de combustível, diesel, gasolina, alcool, óleo de cozinha, bebida alcoolica e etc...
Mas tudo tem seu preço, ele não costumava fazer mais que 300m com litro de seja lá qual combustível fosse.

Tenho uns videos muito bons de uns Reo M-109 andando na Alemanha, nevasca de lascar, queimando RUM. Muito massa!

Abraços.

Podem procurar por Berliet-Tramagal. Esse caminhão foi usado em Angola, Guiné e Moçambique. Também digeria qualquer coisa que colocassem no tanque, porém o melhor desempenho era mesmo com diesel comum.

Dieselboy
15/04/2007, 17:52
"... Como já ouvi bobagem sobre este assunto... Bom é diesel puro...
Já ouvi até um cara dizendo que bom é diesel com alto teor de enxofre.
E sobre gasolina...
Não sou expert em química, mas é só parar um pouco pra pensar...
Já ouvi um cara dizendo que o biodiesel é ruim porque limpa o motor e a sujeira acumulada pelo uso do diesel de petróleo entope os tubos...
Acho que não sei o que é bom, pensei que limpar fosse bom, mas este cara prefere usar o outro já que a sujeira fica encrostada e não entope os tubos...
Já que os caras do forum da toyota chegaram a conclusão de que o diesel de petróleo é melhor, imagino que têm vários químicos por lá ou pelo menos fizeram diversos testes em laboratório...
Pessoal, acredito que é muito bom colocarmos aqui nossas experiências, mas daí a dizer que um é melhor ou que estamos sendo enganados ou usados como experiência é uma responsabilidade e tanto ..."
Cadê o autor deste post? PQP estou esperando há tempos que o intrépido falastrão se manifeste, mas ele ...... simplesmente sumiu? :shock: :shock: :parede: :putz:

"Neguinho" vem aqui "rasgar o verbo" sem ao menos ter noção do que fala e depois "vaza" para não "levar chumbada"? :parede: :parede:

O bobo representado por minha pessoa, ou seja, este reles forista :rolleyes: :rolleyes: que humildemente lhes dirige a palavra, sendo portanto autor da bobagem citada pelo impetuoso forista fujão, está aqui esperando que o mesmo se pronuncie para que através deste veículo (fórum) possamos esclarecer salutarmente :twisted: :twisted: por meio da expressão de idéias e opiniões, onde está a bobagem dita por mim :twisted: :twisted:

JairoM
15/04/2007, 20:50
Os caminhões REO M-109 A2, usavam motor multicombustível Continental LDS 427-2 que queimavam qualquer tipo de combustível, diesel, gasolina, alcool, óleo de cozinha, bebida alcoolica e etc...
Mas tudo tem seu preço, ele não costumava fazer mais que 300m com litro de seja lá qual combustível fosse.

Tenho uns videos muito bons de uns Reo M-109 andando na Alemanha, nevasca de lascar, queimando RUM. Muito massa!

Abraços.

O motor Elko testado pela revista 4Rodas, montado na época num Santana-Volkswagen, fazia se nao me falha amemória, quase 15Km/L de combustível, independentemente de ser banha de porco, oleo queimado, alcool gasolina ou diesel....

O projeto do motor que era e ainda é revolucionario, foi comprado e enterrado bem fundo pra ninguem produzir..... Eu só gostaria de entender a razao.

Olha só o que eu acheio no Google:
Bate-papo(11:25) Fendel: O motor ELKO de 30 anos atrás... fazia 40 km/l com OVN num santana... (11:26) Fendel: O motor ELKO tem elevado rendimento, e era para ser ...
www.camara.gov.br/internet/chatCP/chatsAnteriores/25_05_2006.html - 47k -
40 (quarenta) Km por litro .... bem melhor que os motores diesel "economicos" de hoje, não é ??

Dieselboy
15/04/2007, 20:58
"... O motor Elko testado pela revista 4Rodas, montado na época num Santana-Volkswagen ..."
Jairo

Postei a matéria completa dessa 4Rodas, que na época ainda fazia jus ao hoje pretenso título de "publicação especializada" :rolleyes: :rolleyes:

Segue o link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26865

JairoM
15/04/2007, 21:09
Acabei de achar esta reportagem antiga sobre o Elko, e acho que vale a pena os interessados lerem com bastante calma...

http://www.via6.com/artigo.php?aid=3836&cid=5755

Edintruder
16/04/2007, 20:25
O Biodiesel está disponível na minha cidade apenas há 2 meses, na última vez abasteci com ele e notei uma redução no consumo. Já rodei 560 km com o tanque e ainda tem cerca de 25 litros disponíveis no tanque, o que deverá dar uns 250 km ainda. A fumaça também parece que reduziu, mas pode ser impressão.