Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda aí!

cinhorj
19/03/2007, 20:17
Camaradas desculpe mas, não deu tempo de pesquisar não.
É o seguinte hoje escutei uns estalos quando arranco com a viatura lado direito deve ser homocinéticas.
Bom existe algum jeito de colocar outra similar?
Isso afeta a tração dianteira?
Posso andar assim ainda?
Uma dica de bobina, (possuo ignição eletrônica) qual devo usar?
Valeu

Carlos Alberto da Silva
19/03/2007, 21:41
esta estalando so quando vc faz curva ou tambem esta fazendo em linha reta quando arranca. nao conheço nenhuma que se possa subistituir, antes que quebre vc pode mandar recondicionar, vc pode usar a bobina Bosh de alta

cinhorj
19/03/2007, 22:21
Só quando arranco, em curva não estala não!
Valeu

fabioaguilera
19/03/2007, 22:46
99% q não é homocinética, calma. Homocinética com defeito é diagnosticada com o teste clássico de andar com a direção esterçada no máximo. Se estalar na roda de fora da curva, senta e chora.

Verifique a fixação do diferencial dianteiro. No meu era só isso. Apertou, sumiu.

Abraço

Nivoide
19/03/2007, 22:49
Acho que vc quebrou alguma fixaçao do diferencial da frente, tem só dois ridiculos prisioneiros...precisa reforço. Cheque buchas do estabilizador....nao parece ser homocinetica e se for dá pra rodar ate ir recondicionar....nao é assim tb...

gbpereira
19/03/2007, 23:42
Cinhorj

A melhor bobina para voce usar e bosch vermelha pois ela tem uma tensão maior em relação as utilizadas com platinados eu cotei atualmente esta na faixa de 50,00 a 60,00 latinhas

Aproveitando o assunto sobre barulhos minha viatura esta com o mesmo sintoma que a sua, os estalos só acontecem em linha reta ou subidas mais não acontece em curvas, mais conscidencia ou não este barulho só apareceu ápos eu levantar a frente; pode ser este problema citado acima no diferencial ou deve ser a homocinetica, por ter mudado seu angulo de trabalho; voces poderiam dar mais detalhes sobre este problema no diferencial dianteiro e o que verificar.

Carlos Alberto da Silva
20/03/2007, 07:16
GB o estalo que vc tem no seu Niva e da tulipa a homocinetica que fica no diferencial, normalmente acontece quando se levanta o NIva, mais nao se preucupe nao quebra

gbpereira
20/03/2007, 08:02
Carlos mais existe alguma forma de parar com este barulho, sera que trocando a tulipa resolve?

friedmann
20/03/2007, 08:37
No meu , ele dava uns estalos assim tb, mas parecia ser bem embaixo do cambio.... porém só em linha reta e em subiadas,,,, olhei embaixo do carro e reparei que a cruzeta do cardã dianteiro estava muito préxima ao suporte do cambio,,, soltei os parafusos do cambio um pouco e com uma alavanca empurrei o conjuto cabio - motor uns milímetros pra frente e zerou o barulho

Carlos Alberto da Silva
20/03/2007, 09:03
vc pode mandar recondicionar ela, o motivo dos estalos e que com o uso houve um desgaste na tulipa provocando um calo, agora como vc levantou o Niva mudou o angulo dela , a quanto tempo vc levantou o carro.depedendo do tempo pode ate parar os estalos como aconteceu com o meu

Otávio Luiz
20/03/2007, 10:49
Pessoal,
O Niva te QUATRO heterocinéticas, duas internas e duas externas.
As externas estalam quando se esterça, e as internas andando em linha reta nas subidas (ou vice e versa, faz tempo que tive Niva...).
Então pode ser homos sim. Se faz o toc-toc principalmente quando se força numa subida mais ingreme (tipo rampa de shoping :mrgreen: ) 99% de ser a homocinética.
Pode-se recondicionar ou comprar uma nova, daí só do Niva. Ou trocar as pontas de eixo por VW e utilizar as homos deles, mas é um baita dum trampo...
No Brinquedão, meu ex-Niva mandei recondicionar e nunca ficou bom. Este foi um dos motivos que me levaram a vendê-lo...

fabioaguilera
20/03/2007, 13:36
Hum... isso me fez abrir os olhos e ouvidos agora....

Tem uma rampa bastt íngrime na garagem do escritório onde eu trabalhava. Eventualmente estalava ao subir...

cinhorj
20/03/2007, 19:17
Tõ levando p/ meca amanhã, mas realmente estercei toda direção e nada de baralho é só mesmo qundo arranco, depois em linha reta não faz mais nenhum barulho e fizemos serviço na suspensão dianteira inclusive retiramos o diferencial dianteiro é acho que é a fixação mesmo do bicho pois verifiquei que o parafuso colocado do lado do barulho não é o original que deveria estar lá, bom é assim mesmo.
Amanhã sai o laudo
Pessoal valeu!

Rones Jr
21/03/2007, 10:41
Cinho, vou aguardar o seu laudo. O Shrek tá extamente com este problema, um único estalo quando arranca...depois mais nada. Parece ser do centro pra direita....manda notícia ok?

Tõ levando p/ meca amanhã, mas realmente estercei toda direção e nada de baralho é só mesmo qundo arranco, depois em linha reta não faz mais nenhum barulho e fizemos serviço na suspensão dianteira inclusive retiramos o diferencial dianteiro é acho que é a fixação mesmo do bicho pois verifiquei que o parafuso colocado do lado do barulho não é o original que deveria estar lá, bom é assim mesmo.
Amanhã sai o laudo
Pessoal valeu!

MANFREDI
22/03/2007, 14:58
Também aguardo o laudo. Igual situação após troca dos pivôs(D20-Pampa), buchas, amortecedor, etc

cinhorj
22/03/2007, 19:16
Acho que amanhã terei novidades e post aqui.
Valeu!

Nivoide
22/03/2007, 22:02
Eu demontei tudo em casa...é um trampo danado, mas aprende-se um monte. Revisei e troquei as graxas e ficar 100%...troquei as 4 coifas tb...gastei ao todo 32 reais e 4 dias de trampo (só a noite)...Se estivesse ruim, eu levaria a peça já desmontada para a retifica que aqui cotei em 80 reais. Só de mo de meca me pediram (pra coifas!) 100zoca....to fora!

friedmann
23/03/2007, 08:48
gente, o meu tinha todos os sintomas de ser homocinética, mas era aquilo que u disse lá na frente... a cruzeta do cardã dianteiro pegando no suporte do cambio, porque?
qdo vc sai com o carro, o conjunto cabio/motor dá uma leve inclinada.. e se estiver muito perto do suporte pega mesmo, depois em marcha normal não faz barulho..... antes de gastar uma grana preta com homocinéticas deêm uma atenção a esse detalhe.... quem sabe??????????????????????????????

Marcio Rossetto
23/03/2007, 13:00
gente, o meu tinha todos os sintomas de ser homocinética, mas era aquilo que u disse lá na frente... a cruzeta do cardã dianteiro pegando no suporte do cambio, porque?
qdo vc sai com o carro, o conjunto cabio/motor dá uma leve inclinada.. e se estiver muito perto do suporte pega mesmo, depois em marcha normal não faz barulho..... antes de gastar uma grana preta com homocinéticas deêm uma atenção a esse detalhe.... quem sabe??????????????????????????????

Aproveitando essa questão de homocinética, vou dar uma dica :

Sou vendedor técnico em lubrificantes especiais e da mesma forma que indico por exemplo uma graxa especial para os grandes mancais de viaturas fora de estrada em minerações da Vale , também faço isso no meu Niva .

A graxa da homocinética é uma de lítio de viscosidade de óleo básico de 220 cSt e tem Bissulfeto de Molibdenio na ordem de 3% .

Uso na minha homocinética ,nossa graxa de Complexo de Calcio Sulfonado e viscosidade do óleo básico de 1000 cSt .

Conclusão , trata-se de uma graxa muito mais resistente a água , vibrações dinâmicas e carga , sua adesividade é algumas vezes superior , então preenche as folgas da homocinética antiga e evita estalos .

Talvez isso seja o motivo de minhas homocinéticas serem antigas , gastas , mas nunca quebraram ou bate .

Detalhe : meu niva tem o ap 2.0 .

Rones Jr
23/03/2007, 14:03
Marcio,

onde encontramos esta graxa?

garrett
23/03/2007, 16:18
Caro Marcio, esta info é muito interessante ...
onde podemos achar esta graxa

Marcio Rossetto
23/03/2007, 17:19
Caro colega , realmente é um tema muito interessante .

A graxa especial é aplicada sempre em equipamentos críticos .
Para voce ter uma idéia, um lubrificante especial pode aumentar a vida útil de um rolamento ou de uma engrenagem algumas dezenas de vezes .

Por exemplo : no passado eu tinha um JPX e como voce sabe ,o diferencial trazeiro é mal falado , pois tiveram casos em que jipes novos ja apresentavam desgaste prematuro .

Quando comprei o meu jpx , eu fui trocar o óleo do diferencial , estava cheio de limalhas no imã . Na época , coloquei um óleo especial sintético de base poliglicol e cosegui estabilizar o seu desgaste . Rodei com o Jipe 100.000 km sem qualquer apresentação de limalha no imã do bujão.

Agora , vou te dizer o seguinte , um óleo desse de poliglicol trabalha 32000 horas em um edutor , sem necessidade de trocar, enquanto o mineral trabalha 8000 horas .

Porém seu custo é algumas vezes superior .

No caso da graxa , a Cia que trabalho Interlub : WWW.Interlub.com (http://www.Interlub.com) , visite o site , pois é interessante, fabrica essa graxa .

Chama-se Interplex Cup 2

Vendemos para Industrias em grandes volumes , mas posso conseguir alguns potes com a empresa .

Um kilo dessa graxa custa R$ 52,00 .

Voce gasta em todas as homocinéticas, luvas de cardã e rolamentos , mais ou menos 500 gramas

cinhorj
23/03/2007, 20:17
Aí pessoal mais uma lista de compra p/ entrar, claro se o Marcio quiser fazer a ponte p/ gente.
E então pode ser?
Dá p/ fazer potes p/ pessoal?
Se puder eu quero.
Valeu

garrett
23/03/2007, 21:23
Irei pesquisar para ver se acho aqui no rio.
Mas tb podemos comprar aos pares já q 1kg dá p/ 2 carros, certo?

Marcio Rossetto
24/03/2007, 15:45
Olá boa tarde . Com certeza posso estar fazendo isso , porque estamos aqui para somar , mas tem que ser de forma bem organizada , pois viajo muito e quase não tenho tempo . Amanhã mesmo viajo para Uberlandia e fico 15 dias visitando Indústrias do Triângulo.

Um abraço .

Marcio Rossetto
24/03/2007, 15:53
Irei pesquisar para ver se acho aqui no rio.
Mas tb podemos comprar aos pares já q 1kg dá p/ 2 carros, certo?

Bom dia .

Sim pode encontrar mas o problema é que graxa especial é fornecida para Indústrias , mas voce pode tentar pesquisar também nos nossos concorrentes .
Acho que o mais fácil é Molikote , mas vão querer te vender a BR-2 , aí não compensa , porque é semelhante a original de homocinética .
Mobil , shel , Ipiranga , petrobás não tem essa graxa pois fabricam as que chamamos de convencionais .

SDS