Conectar

Ver Versão Completa : Vitara Motor Engasgando

Carlos Magalhaes
19/03/2007, 20:04
Pessoal, comprei um Vitara 5D 97 câmbio mecânico há poucos dias. O Edmur e o Eduardo da Minas Motors (BH) olharam o carro e disseram que estava ótimo.

Nos primeiros dias estava tudo bem. Depois de rodar uns 300 km o carro começou a ficar com o motor fraco e engasgando. Quando dou a partida e começo a andar está tudo bem. O problema aparece depois que o carro esquenta. Engasga mais em giro baixo (2000 rpm). Quando afundo o pé ele dá umas rateadas e quando o giro sobe desenvolve. Mas toda vez que diminuo a velocidade e reduzo a marcha ele volta a engasgar (nessas engasgadas ele anda aos arrancos, como se alguma coisa estivesse segurando o carrro).

Li vários tópicos sobre motor falhando e no meu caso tem uma diferença: a check engine não fica acessa (acende normalmente quando dou a partida, depois apaga e fica apagada).

O carro já está na oficina. Mas queria saber se alguém me dá uma dica sobre o que pode estar acontecendo.

Abraços. Obrigado.

Carlos

Joao Baeta
19/03/2007, 20:15
Pessoal, comprei um Vitara 5D 97 câmbio mecânico há poucos dias. O Edmur e o Eduardo da Minas Motors (BH) olharam o carro e disseram que estava ótimo.

Nos primeiros dias estava tudo bem. Depois de rodar uns 300 km o carro começou a ficar com o motor fraco e engasgando. Quando dou a partida e começo a andar está tudo bem. O problema aparece depois que o carro esquenta. Engasga mais em giro baixo (2000 rpm). Quando afundo o pé ele dá umas rateadas e quando o giro sobe desenvolve. Mas toda vez que diminuo a velocidade e reduzo a marcha ele volta a engasgar (nessas engasgadas ele anda aos arrancos, como se alguma coisa estivesse segurando o carrro).

Li vários tópicos sobre motor falhando e no meu caso tem uma diferença: a check engine não fica acessa (acende normalmente quando dou a partida, depois apaga e fica apagada).

O carro já está na oficina. Mas queria saber se alguém me dá uma dica sobre o que pode estar acontecendo.

Abraços. Obrigado.

Carlos
:arrow:Carlos,
Já deu olhada no motor?
Alguma coisa que está entupida..... Acho!
Absssssssssssssssss

wagnerf
19/03/2007, 21:10
Olha o TBI, e mais uma coisinha para olha, o meu tava parecido, resovi trocando, o filtro e os cabos de velas, pois os meus as vezes falhava e muito.

TMorais
19/03/2007, 21:40
Quando comprei meu Jimny cerca de uma semana depois o motor nao dava partida de jeito nenhum... resolvi fazendo a limpeza dos bicos injetores e do corpo da borboleta... dê uma checada nisso...
O Palio de minha mulher ficava engasgando como se tivesse perdendo força e algumas vezes em baixa chegava a desligar o carro, resolveu tambem da mesma forma...
Espero ter ajudado..
Novidades informe..

Enio CGJC
20/03/2007, 08:14
Carlos, aconteceu uma situação parecida comigo, e era o intermediario entupido, ai refiz todo o escape.Boa sorte. Enio

Carlos Magalhaes
20/03/2007, 09:34
Valeu pelas dicas, pessoal. Vamos ver se o mecânico diz alguma coisa hoje ainda. Quando tiver um diagnóstico posto aqui.

Carlos Magalhaes
20/03/2007, 17:25
Felizmente era coisa simples. Bastou trocar as velas. O carro virou outro!

Abraços.

djalmab
20/03/2007, 23:06
Sei que voce já resolveu mas aproveita e ve como anda o seu filtro de combustivel.. Ja vi varios dando isso devido a sujeira no filtro.

EmersonDias
20/03/2007, 23:35
Já o meu Vitara 1.6 8v só falha quando tá frio... depois que esquenta... fica u cao :twisted:
Check Engine ta acendendo normal.. :/ Quando ele ta frio fica dando umas rateadas quando vo saindo nele...o que nao acontece quando ta quente :/

Ainda nao parei pra olhar pq tb nao ando nele no dia-a-dia.. mas quero resolver isso. Aproveitando a deixa, alguém faz idéia do que seja? :P

Desde já agradeço a atenção.

Um forte abraço a todos.

ericteles54
21/03/2007, 14:08
Acredito que seja "normal", praticamente todos os carros, principalmente os injetados mais "antigos" falham quando estão frios, ou pelo menos dão uma engasgada quando se exige um pouco mais do motor frio.
Experimenta dar um tregua pro seu motor e deixa ele esquentar um pouquinho antes de sair com o carro, ou pelo menos vai devagar até ele esquentar... :-))

EmersonDias
19/04/2007, 18:45
Meu vitara agora tá falhando :(

fui ontem pra um passeio nas dunas aqui não muito longe de casa e lá subi e desci diversas dunas. Ontem à noite choveu bastante, mas nao fiz nenhuma travessia por dentro d`agua (até porque onde andei não tem). As dunas que subi chacoalharam um pouco o carro, mas o carro a todo momento se comportou bem.

Sim, detalhe: A bateria descarregou duas vezes.. por som ligado e faróis acesos (um amigo nosso o pneu dele destalonou). Nesse liame, colocamos o carro para pegar no empurrão. Creio que a bateria nao esteja muito boa.. mas o fato é que o carro deu partida hj de manha na boa.

O fato curioso é que quando eu dei partida de manha, o carro ficou falhando.. eu manobrei ele na garagem pra tirar o corsa que tava na frente e ele persistiu falhando.. dei uns 4mil rpm e do mesmo jeito.. falhando! Ressalte-se que eu cheguei em casa na noite anterior e ele estava bonzinho.. sem falhar. De manhã que ele achou de falhar.

Amanha de manha vou cedo pra oficina.. ver o que é. Enquanto isso, fico aqui com meus botões e meus colegas de fórum pensando no que possa ter acontecido. Será que voou areia pra onde nao devia? será que com o chacoalhado soltou alguma coisa? Será que andando na chuva, possa ter ido parar água onde nao devia? Será que tem algo a ver com a bateria? cabos? Velas? distribuidor? Enquanto o dia nao amanhece, fico aqui apreensivo.. torcendo pra que nao tenha sido nada de mais. :cry:

[]s preocupados.

:cry:

FlavioHulk
20/04/2007, 13:15
Meu vitara agora tá falhando :(

Enquanto isso, fico aqui com meus botões e meus colegas de fórum pensando no que possa ter acontecido. Será que voou areia pra onde nao devia? será que com o chacoalhado soltou alguma coisa? Será que andando na chuva, possa ter ido parar água onde nao devia? Será que tem algo a ver com a bateria? cabos? Velas? distribuidor? Enquanto o dia nao amanhece, fico aqui apreensivo.. torcendo pra que nao tenha sido nada de mais. :cry:

[]s preocupados.

:cry:

Homi tem Pai xangó e Mãe joana, 50 rial a consulta, eles dizem até se tem zequinha fantasma no banco de tras, avalie uma falhadinha dessa. :-D

EmersonDias
20/04/2007, 17:52
Omi foi só uma vela suja, Hehehe!

:lol:

Carlos Magalhaes
20/04/2007, 23:14
Que bom, Emerson! Quando o meu estava engasgando fiquei preocupado também, imaginando os problemas. Mas foi só trocar as velas e ficou ótimo.

Abraço

Henanh
21/07/2007, 22:45
Galera...

O meu samurai, depois de umas travessias de rio ( agua abaixo do farol) deu pra ficar falhando, e olhe que é todo isolado ( distribuidor e tomada de ar para dentro)...

Mas o falhamento era só depois de um determinado giro, e nem sempre... por exemplo: eu largava com o pé embaixo, ele ia bem ... ai dá 3.500 rpm corta do nada, o carro fica atirando... estralando... falhando...

Pensei, só pode ser o distribuidor que suou... então esperei para ve se melhorava e nada... abri, nao tinha uma gota de agua, limpei os contatos (todos)... e continua... próxima etapa será velas e bomba de combustivel!

Alguma dica?

abraços

Erikobezerra
22/07/2007, 13:30

Abraços. Obrigado.

Carlos

Caro amigo, estou com esse mesmo problema e o meu check engine nao acendia e descobrir que estava jampeado. Da uma verificada pra ver se nao esta jampeado, pois alguns sacanas fazem isso pra esconder defeitos.

Em questao do problema, ja troquei, vela, cabo de vela, filtro de comb, filtro de ar, e nao deu certo. A falha do check engine é o 51, a EGR. Troquei por outra e o erro ainda continua com a mesma falha. Nao sei se a EGR mecanica acusa no check engine, pois ate que sei so o EGR eletronico acusa.
To com muito medo do meu modulo esta passando informações erradas, quer dizer problema.

mairo
09/09/2011, 08:07
Pessoal, comprei meu vitara agora e sai para viajar e ele começou a engasgar mesmo, não tem lenta, oscila muito, tanto se acelera, quanto ja cai quase a zero vindo a se apagar! Na estrada numa velocidade de 80, 85 km/h de vez em quando ele engasga e não vai, como se tivesse faltando gasolina, fica aos trancos e de repente ele desengasga e anda praticamente normal por algum tempo vindo a repetir tudo de novo mais adiante, a queima tem um cheiro de gas parece! O que pode ser a causa disso? algum vitara ai ja teve isso?? Agradeço.
PS: o check não ta aceso!

aryrj
09/09/2011, 10:15
Mairo, o 4X4 chegou! Parabéns! Acabou a ansiedade!:)

Minha opinião:
1- Verifique o filtro de gasolina. Aproveite e teste a bomba, porque um filtro ruim (entupido) ferra a bomba. É só testar a pressão (em torno de 4 bar, pra teste);
2- O de sempre: cabos de vela, velas, filtro de ar, e, se possível, uma limpada na tbi (se sua viatura é injetada) e desentupimento daqueles tubos na tbi, de borracha pequenos, que vão das válvulas (EGR e etc.) até a tbi e coletor de admissão.

Parabéns pela compra!:)

mairo
09/09/2011, 10:29
Blz, vou passar isto pro mecânico pra ver o que acontece!!!

Pois é, enfim chegou a viatura, apareceu esse detalhe no caminho, mas de resto é só alegria! Agradeço a consideração!!

aryrj
09/09/2011, 16:14
Mairo, posta umas fotos pra gente ver!

mairo
12/09/2011, 11:05
Problema resolvido, cabos e velas ja eram novos, a bomba tava dando 1,6 bar quanto muito, bomba nova, filtro novo e ficou muito bom! Só ficou dando uma pequena "tossida" na lenta!
As fotos ainda não consegui tirar, vou lavar a viatura pq o fim de semana foi de barro e acho que uma homocinética ou semi eixo foi pro pau! ele engata a tração, mas quando anda fica dando varios estalos, tipo escapando engrenagens! Nao parece ser roda livre! Ta com lift de 3" ai força muito o angulo!!

nanito
12/09/2011, 12:46
Problema resolvido, cabos e velas ja eram novos, a bomba tava dando 1,6 bar quanto muito, bomba nova, filtro novo e ficou muito bom! Só ficou dando uma pequena "tossida" na lenta!
As fotos ainda não consegui tirar, vou lavar a viatura pq o fim de semana foi de barro e acho que uma homocinética ou semi eixo foi pro pau! ele engata a tração, mas quando anda fica dando varios estalos, tipo escapando engrenagens! Nao parece ser roda livre! Ta com lift de 3" ai força muito o angulo!!

Mairo, aproveita e olha atrás do painel do velocímetro, se não tem gato no check engine!

Abraço!

mairo
12/09/2011, 13:27
como faz isto nanito, quer dizer que lugar especificamente atraz do painel fica o gato, pois certeza que tem gato, pois a luz do check engime não acende nunca!!!

nanito
12/09/2011, 22:02
como faz isto nanito, quer dizer que lugar especificamente atraz do painel fica o gato, pois certeza que tem gato, pois a luz do check engime não acende nunca!!!

Cara tem que sacar o painel do velocímetro fora e verificar o chicote que aciona as luzes, se tiver algum fiozinho fora do padrão por ali por trás, deve ser o gato.

mairo
13/09/2011, 07:39
aham, vou verificar, valeu NANITO!
Obs: quebrei o focinho do diferencial

aryrj
13/09/2011, 18:55
...Só ficou dando uma pequena "tossida" na lenta!

Rapaz, vc sabe que a minha viatura apareceu hoje com um troço estranho...Em baixa rotação, o combustível parace que é cortado(!), mas só em baixa, retornando logo depois...em alta, o bicho tá andando que só...deve ser algo na TBI...mas o que seria isso?:(

mairo
14/09/2011, 07:56
Não faço a mínima idéia, pois o outro vitara que tinha era carburado (uma barbada de mexer) agora a injeção pra mim é novidade, ainda estou aprendendo! Em alta o meu ta muito bom, na lenta tem uma pequena falhadinha, mas não vou fazer nada agora!

aryrj
14/09/2011, 09:37
Pois é. Mas eu acho que descobri o que é: FPR e TPS!!!

Já que vc tá começando nesse mundo injetado, o primeiro é um regulador de pressão de combustível e o último é um sensor de posicionamento da borboleta!:):):) Dá uma checada nisso na tua viatura.

[ ]'s saudosos do opalão carburado!

mairo
14/09/2011, 09:57
Pois é. Mas eu acho que descobri o que é: FPR e TPS!!!

Já que vc tá começando nesse mundo injetado, o primeiro é um regulador de pressão de combustível e o último é um sensor de posicionamento da borboleta!:):):) Dá uma checada nisso na tua viatura.

[ ]'s saudosos do opalão carburado!

Esses nomes eu não sei mesmo, o regulador de pressão testamos quando troquei a bomba, guentou até 4 bar, o TPS não olhamos, nem sei o que é!

aryrj
14/09/2011, 12:03
Eis aqui o TPS (Throttle Position Sensor)

311676

mairo
14/09/2011, 12:41
Ahhhh sim, ele parece um MAP de outros modelos de carros, sei sei, qual o procedimento para verificar se está bom ou ruim? tem algum tipo de regulagem????
Valeu pela dica!

nanito
14/09/2011, 15:30
Ahhhh sim, ele parece um MAP de outros modelos de carros, sei sei, qual o procedimento para verificar se está bom ou ruim? tem algum tipo de regulagem????
Valeu pela dica!

Cara, nem encosta no TPS. Muita gente bota culpa no bichinho, mas no momento em que resolve mexer nele aí é que estraga! É uma peça robusta, feita pra aguentar qualquer condição. O ideal é deixar no posicionamento que veio de fábrica, ou seja, não mexer nunca! A sonda lambda às vezes é outra peça injustiçada, o carro engasga e o cara já troca a sonda lambda. Dá uma investigada melhor, vê se não tem sujeira entupindo alguma coisa na TBI, algum sensor de rotação falhando, filtros sujos, encaixe dos cabos de vela. Regulagem de válvulas também pode ser, pois tu disseste que falha na lenta e normaliza em alta.

Grande abraço!

aryrj
14/09/2011, 17:56
Nanito tem razão, Mairo. Se vc não sabe como regulá-lo, esgote todas as outras opções antes de partir pra isso. O segredo do TPS é justamente sua posição em relação ao corpo da borboleta(observe os furos oblongos que fixam a peça ao corpo) No meu caso, que refiz meu motor inteiro há pouco tempo, inclusive a injeção, o TPS ficou desajustado. Eu não vou poder fugir de uma regulagem. Não deve ser seu caso...

311706311712

mairo
15/09/2011, 07:47
Exatamente, não vou mexer em time que ta ganhando!!! (internacional no caso) essa pequena tosse, bem pequena mesmo, nao me incomoda em nada, a hora que eu for noutra cidade aqui que tem gente boa em injeção, faço uma limpeza na TBI e ja passo no scaner!
Valeu mesmo!

aryrj
15/09/2011, 08:54
O difícil é achar um meca que tenha scaner pras nossas viaturas... O programa é uma nota e o retôrno pro investimanto é demorado:(

mairo
15/09/2011, 09:51
achei uma foto do antigo dono ainda, só pra ter uma noção da viatura

nanito
15/09/2011, 10:44
achei uma foto do antigo dono ainda, só pra ter uma noção da viatura

Calçado com papa-barro (VJ900), ótimos pneus. Melhor custo-benefício pra trilha-cidade entre os recapados, na minha opinião!

Cara, pra regular o TPS tu precisarás de auxílio de um multímetro, mas caso não saibas mexer nesse troço, não te aconselho.

Sobre o scanner, aonde que tu conseguiste? Uma vez liguei ali na Sagara em POA e eles tem os scanners pras nossas viaturas antiguinhas, só que o valor hora lá é meio salgado. Pelo menos pra uma vez, acredito que valha a pena!

Grande abraço!!

aryrj
15/09/2011, 12:13
Parabéns, mairo! O bicho tá lindo com rodas de troller!

Agora, guarda contigo esse arquivo...

http://mundoautomotivo.com.br/pdf/vitara.pdf

mairo
15/09/2011, 12:20
detalhe que as 5 rodas são iguais!!! tinha só que comprar um pneu VJ900 pra estep ai ficaria show!

alsafe
15/09/2011, 23:15
Carlos, aconteceu uma situação parecida comigo, e era o intermediario entupido, ai refiz todo o escape.Boa sorte. Enio

Enio, onde você refez o escape?

aryrj
16/09/2011, 14:36
Enio, onde você refez o escape?

Enio, onde vc refez o escape? (2)

aryrj
22/09/2011, 07:21
Alô Enio, onde vc refez o seu escape amigo?

diegotmc
09/01/2017, 16:46
Ressucitando o tópico...

O meu começou a dar essas engasgadas/falhas quando está muito calor, só pisando no acelerador pra manter a velocidade, e só com o ar condicionado ligado. Se eu desligo o ar, volta ao normal no mesmo instante. E se eu acelerar fundo ele também vai.

Vim de Brasília até Florianópolis com ele. O problema começou quando entrei em MG (e começou a ficar mais calor). Quando entrei em SP e começou a chover (e o calor baixou), funcionou normal.

Velas e cabos novos, escape trocado a pouco tempo, TBI e mangueiras de vácuo checadas a pouco tempo... e agora? O que que tem de sensor nesse carro que é afetado ao ligar o ar condicionado?

Vellasco
12/01/2017, 09:37
diegotmc me parece que o atuador de marcha lenta do A/C não está regulado ou não está funcionando. Como ele é mecânico é fácil de testar, fica olhando pra ele e pede alguém pra ligar o A/C. Tem outro regulador desse pra quando vc liga o farol, ou o ventilador ou o desembaçador do vidro traseiro, vale a pena checar se está regulado tmb.

Arildo MT
13/01/2017, 12:46
Algumas remessas dos primeiros suzukis vieram também com sensor de rotação que tem tendencia de dar zica quando aqueçe.

diegotmc
24/02/2017, 09:23
Tem outro regulador desse pra quando vc liga o farol, ou o ventilador ou o desembaçador do vidro traseiro, vale a pena checar se está regulado tmb.

Vellasco, sabe me dizer que regulador é esse? Reparei esses dias que o problema acontece com o farol/ventilador ligados.

rodrigo.hoffman
24/02/2017, 09:45
O do ar fica perto ali da válvula termostática.. senão me engano é o azul.. e ele vai ligado através de uma mangueira numa válvula próximo ao cabo do acelerador... preso na tbi

Vellasco
24/02/2017, 15:09
Não dei a resposta completa, tava achando q o seu era carburado. Se for carburado, os atuadores são mecânicos, aí tem q ver a regulagem. Se for injetado é a própria ECU quem faz a compensação da queda da amperagem. O meu é injetado, quando acende o farol tem que dar uns segundinhos pra ECU pensar rsrs, com o ar condicionado é instantâneo, acionou o botão a rotação sobe.