Ver Versão Completa : Aquaplanando de Ranger com pneu 33".
FleckRanger
19/03/2007, 19:36
Caramba ... que susto!
Sábado a tarde fui buscar minha mulher no campus da ULBRA aqui em Canoas. O trajéto passa pela BR-116, em um trecho que foi recentemente asfaltado no qual ocorreu um fenomeno chamado de "espelhamento" do asfalto (já ocorrerão inúmeros acidentes no local após o asfaltamento).
Chovia e eu estava a + ou - 80km/h. Repentinamente a caminhonete pareceu flutuar e a traseira foi saindo até formar um angulo de uns 30º em relação a direção do deslocamento do veículo. Na hora, instintivamente, tirei os pés do acelerador e freio e tentei manter o deslocamento em linha reta. A caminhonete até corrigiu mas ... derivou novamente para o lado contrário!
Em resumo, foram cinco ou seis correções de forma extremamente suave no volante e rezando aos céus para não sair da pista, até que a caminhonete perdeu velocidade e voltou ao meu controle.
Não culpo os pneus 33" porque existe um defeito comprovado no asfaltamento da estrada que os engenheiros da empreiteira estão estudando a meses como resolver. Mas acredito que os pneus podem ter potencializado a aquaplanagem.
Bem, o susto foi tão grande que estou desconfiado da caminhonete até agora: hoje choveu e vim caminhando trabalhar :).
Abraços molhados a todos, pois esqueci a *&#*?##@ do guarda-chuva!!
Com certeza é o asfalto...eu, com os 33" mesmo a a 80/100km/h nunca aquaplano. Coisa que facilmente acontecia com meus 31" mesmo novos (Firestone)..
ReidasCamisas
19/03/2007, 19:58
Já passei por isso de F250, e torço
para não passar denovo.
Pista rescem afaltada e chuva,
é caixão e vela roxa.
Valew.
Dieselboy
19/03/2007, 20:13
"... já ocorrerão inúmeros acidentes no local após o asfaltamento ..."
É sempre assim :-x´ninguém faz absolutamente nada, somente sabem jogar a culpa uns para os outros :-x até que alguém perca a vida :parede:
"... existe um defeito comprovado no asfaltamento da estrada que os engenheiros da empreiteira estão estudando a meses como resolver ..."
Ahhhh, com certeza estão estudando, estudando, estudando ......... e vai ficar por isso mesmo :putz: enquanto isso, os acidentes só vão aumentando :putz:
Grande abraço, torcendo para que se recupere logo do susto :concordo:
Waldir Carlos
19/03/2007, 20:18
Caramba ... que susto!
Em resumo, foram cinco ou seis correções de forma extremamente suave no volante e rezando aos céus para não sair da pista, até que a caminhonete perdeu velocidade e voltou ao meu controle.
Por absoluta ignorância [não conheço os BF 33], prefiro acreditar que os engenheiros precisam rever esse tal de asfalto "espelhado"! Bom, mas a razão desse meu comentário é para destacar a sua "frieza", maturidade e equilíbrio. Não sou desses pilotos fodões, mas arrisco dizer que "a salvação" foi esse teu resumo, descrito no parágrafo acima. Já passei por situações semelhantes. Depois do susto, tive que parar porque as pernas tremiam feito corda de birimbau.
Dos males o menor... essa chuvinha não faz nenhum mal... he, he, he. Melhor esquecer guarda-chuva do que não ter braço para segurar a fera. Deus acima de tudo!
[]s
dalmolin
19/03/2007, 20:28
Falando de pneus ...
O mão de vaca q vos digita , colocou 2 pneus recapados na traseira da F-250 .
Fui alertado de que pneu recapado era ruim, mesmo em pista seca , mas tinha 2 carcaças boas e deu dó de jogah fora .
Gente, o troço fica "tirivil" , tô fazendo curva q nem os cara de veloterra.
Sem brincadera , nas retas a mais de 140 ela fica saindo tipo um palmo pra cada lado , como se as rodas traseiras virassem.
Quanto a estourar , eh folclore, jah coloquei 170 ph e nada ... Logico q tem q ser carcaças boas .
Edintruder
19/03/2007, 22:18
O problema de todo asfalto novo é que fica muito liso. Comk o tempo começa a desgastar e a aderência melhora. Com certeza os 33" ajudam a diminuir esse efeito quando existe lâmina d'água pois tem um excelente escoamento para água.
Bom, durante a aquaplanagem nao faz diferença colocar o pe no freio ja que o carro ta no "ar", os pneus nao tem contato com o solo... porem na hora que a pickup ta de lado? O ultimo pedal que eu piso numa situação dessa é o freio. aueauhe
shimomoto
19/03/2007, 22:58
Ahhhh, com certeza estão estudando, estudando, estudando ......... e vai ficar por isso mesmo :putz: enquanto isso, os acidentes só vão aumentando :putz:
Grande Dieselboy;
Faltou lembrar apenas que se fará uma "comissão" para se analisar o problema. No Brasil, quando há problemas, resolve-se com comissões.
E deprimente!
ramonpoa
20/03/2007, 08:47
bem.... apesar de todos saberem não custa repetir.... quanto maior o pneu, maior a tendência de aquaplanar....
Se o pneu é 50%/50%, o escoamento de água, em tese, deve ser bom... mas como a área do 33 é muito grande... um maior desgaste fatalmente levaria a aquaplanagem... (além do asfalto colaborar... é claro)...
Mas agiste bem, porque pisar no freio ou fazer movimento bruscos com a direção nessa hora não é aconselhável...
bem.... apesar de todos saberem não custa repetir.... quanto maior o pneu, maior a tendência de aquaplanar....
Se o pneu é 50%/50%, o escoamento de água, em tese, deve ser bom... mas como a área do 33 é muito grande... um maior desgaste fatalmente levaria a aquaplanagem... (além do asfalto colaborar... é claro)...
No Engesa tinha pneu 33 BF Mud, e passei pela mesma situação do FLECKRANGER, porém entre Candelária e o acesso a Cachoeira do Sul-RS. Os pneus já estavam meio carecas, e achei que fosse isso. Fui em Rivera,Uruguai e coloquei novos e o fato se repetiu em outro lugar. Detalhe: não era asfalto novo, e não tinha "trilhos" de caminhão no asfalto. Então, conclui que o problema eram os pneus mesmo. Concordo plenamente com o RAMONPOA. Depois passei a acelerar um pouco menos em dia de chuva forte. []'s
Grassmann
20/03/2007, 09:13
O problema todo é que os pneus maiores aumentam a área de contato com o solo. E como o peso total do carro não se altera, fica menos peso por área do pneu pra ele sustentar.
Com isso, quando se encontra uma lâmina d'água, é possível e até mais provável que ocorra aquaplanagem.
Eu tenho um Vitara com pneus 235/75, e agora aquaplano em trechos onde antes passava tranquilamente.
[]'s
Grassmann
20/03/2007, 09:14
Dieselboy,
Pra resolver o problema, provavelmente vão instalar um radar e limitar a velocidade. Com isso resolver dois problemas (na óptica deles):
- Diminuem os acidentes;
- Aumenta a arrecadação.
Muito absurdo? É assim que resolvem os problemas de engenharia nas estradas aqui no sul do PR. (Veja o viaduto da Santa, perto da barragem da Vossoroca...)
Não tem absolutamente nada a ver o tamanho dos pneus.
Pura lenda. Se o projeto deles contemplar um bom escoamento de água, basta utilizá-los na calibragem correta para a carga do veículo.
ramonpoa
20/03/2007, 13:55
Não tem absolutamente nada a ver o tamanho dos pneus.
Pura lenda. Se o projeto deles contemplar um bom escoamento de água, basta utilizá-los na calibragem correta para a carga do veículo.
tem umas "lendas urbanas" que passam na playboy TV que eu gosto.
quanto ao tamanho dos pneus influir ou não na aquaplanagem... bem.... sou contador, administrador e advogado... se tivesse tempo de cursar engenharia talvez tivesse maiores subsídios....
Claro que o melhor desenho do pneus para expulsar a água, denominada VRG, também ajuda.... além do fato dos pneus terem sulcos maiores (pneus novos melhores do que velhos) bem como a correta calibragem de fábrica....
quanto se a medida influiu ou não, por enquanto.. vamos ficando com alguns da internet....
" A aquaplanagem ocorre quando o carro passa sobre uma lâmina de água e os pneus perdem o contato com a pista, pois não conseguem fazer a drenagem pelos sulcos. O carros desliza sobre a fina camada d'água entre o pneu e o solo, principalmente em estradas planas e bem pavimentadas. A situação é mais comum em velocidades mais elevadas (acima dos 70km/h), mas varia, dependendo da largura dos pneus. Quanto mais largos, mais sujeitos à aquaplanagem ; também varia conforme a profundidade dos sulcos, já que pneus gastos não conseguem drenar a água de forma eficiente e sobem na camada de água. O desgaste do pneu aumenta o risco da aquaplanagem. Em piso molhado, a distância percorrida do momento em que o motorista pisa no freio até a parada do veículo depende da banda de rodagem. A 120km/h, um pneu com sulco de 2,5mm, precise de uma distância 50% maior do que um pneu novo, que tem 8mm.
Com as chuvas, todo cuidado é pouco ao dirigir em estradas, pois, é maior possibilidade de aquaplanagem e derrapagem. Pequena camada de água sobre o asfalto é suficiente para fazer com que os pneus percam a aderência. É perigo total e não há muito o que fazer, a não ser contar com a sorte. Ao rodar com seu veículo na chuva, o motorista depara com uma lâmina d’água atravessando a pista. Ao passar sobre ela, os pneus podem perder o contato com o solo e o veículo ficar completamente sem controle, aquaplanando. Saiba por que isto acontece. O que é? Aquaplanagem é o nome técnico dado ao fenômeno que ocorre quando o carro passa sobre uma lâmina de água e os pneus perdem o contato com a pista, porque não conseguem drenar a água través dos sulcos. Nesta situação, o carro começa a deslizar sobre a fina camada d’água entre o pneu e o solo, como se estivesse “esquiando”, principalmente em estradas planas e bem pavimentadas. Carecas correm mais risco O termo aquaplanagem vem do inglês “aquaplaning” e trata-se de um fenômeno que acontece em velocidades mais elevadas (normalmente acima dos 70 km/h), mas pode variar para menos, dependendo da largura dos pneus, pois quanto mais largos, mais sujeitos à aquaplanagem; e da profundidade dos sulcos, já que pneus gastos favorecem a ocorrência deste fenômeno porque não conseguem drenar a água de forma eficiente e sobem na camada de água formada, como se estivesse subindo em uma cunha. Pneus “carecas” (lisos) são uma verdadeira arma contra os ocupantes do veículo. Sumindo na chuva Uma das formas de identificar o perigo, e se as condições são favoráveis para a ocorrência da aquaplanagem, é observar pelos retrovisores as marcas deixadas pelos pneus. Enquanto forem nitidamente visíveis, os riscos são menores. Quando começarem a ficar esmaecidas (pouco visíveis), o perigo é grande e o motorista deve reduzir a velocidade. Tire rapidamente o pé Como as rodas ficam sem atrito, não adianta frear, acelerar e nem virar o volante, pois o carro não obedece aos comandos. Ao perceber a situação, a única recomendação é desacelerar, manter o volante em linha reta, segurando-o firme, e não frear. Prevenir pode evitar Não tem jeito de evitar a aquaplanagem, só reduzindo a velocidade antes que ela aconteça, ou seja, antes de entrar na lâmina d’água. Depois que o carro começa a deslizar, só resta rezar… Por isso, quando a chuva começar, reduza a velocidade. De qualquer forma, vale lembrar que o motorista não deve deixar que os sulcos do pneu tenham profundidade menor do que 1,6mm, porque pneus gastos facilitam a ocorrência da aquaplanagem. Por exemplo, levando-se em conta cobertura de um milímetro e meio de água, um veículo terá que remover em média cinco litros de água por segundo em cada um de seus pneus, a fim de manter contato com o solo. Um pneu liso não conseguirá fazê-lo, pois não possui mais sulcos e canaletas de limpeza de água. Calibre corretamente os pneus, ou seja, de acordo com o manual do veículo. No molhado e no seco Um dos principais problemas que se enfrenta na aquaplanagem é que nem sempre as duas rodas dianteiras saem ao mesmo tempo da lâmina d’água, ou seja, uma das rodas recupera o atrito com o solo antes da outra. Isto acaba puxando o carro para um dos lados, provocando um acidente. Por isto, às vezes deparamos com veículos acidentados após passarem por uma lâmina d’água que cruza a estrada. O motorista não tem a menor idéia do que fez o carro sair da pista ou se chocar contra outro veículo, que estava na outra faixa.
Dieselboy
20/03/2007, 14:15
"... mas varia, dependendo da largura dos pneus. Quanto mais largos, mais sujeitos à aquaplanagem ..."
:shock: :shock:
Grassmann
20/03/2007, 15:38
Obrigado Ramon... Estava justamente procurando uma opinião neutra e de alguém com conhecimento técnico para avalisar o que eu havia dito lá em cima.
No meu caso, os meus pneus novos 235/75 tem 14mm de sulco enquanto os antigos 205/75 tinham 8mm. E os antigos não aquaplanavam, e os novos aquaplanam.
[]'s
É .... quando eu comprar uma Ferrari vou colocar pneus 205 pra nao ter esse tipo de problema.
auheauheuaheuah
Eu já acho que o estado do pneu influencia muito mais que a largura.
Basicamente sao os fatores.
1- area de contato do pneu com o solo. Quanto mais largo o pneu, maior sera a area de contato com o solo.
2- volume, eu disse volume de escoamento pelos sulcos do pneu.
Pneus novos, chegam a ter até 18 mm de profuncidade nos sulcos, e escoam muito mais , e muito mais rapido a agua.
Pneus mais usados, a prof., do sulco sera menor, portanto maior a probabilidade da aquaplanagem.
Em teoria, uma pickup com pneus de bicicleta tem menos chance de aquaplanar do que com pneus 31 ou 33".
A mesma area de borracha, que faz o contato com o solo, melhorando a estabilidade, numa fina pelicula de agua, vai aquaplanar.
Cautela ao dirigir na chuva, baixa velocidade,e uma canja de galinha ao chegar, podem ter certeza, não farão mal nenhum.
Graças a Deus nada te aconteceu, além do susto. Na proxima, começou a chuva, alivia o pé.
Não...
Vou tentar explicar o que realmente acontece. Não acreditem nas explicações fajutas de jornalistas desinformados... :)
A drenagem de água basicamente depende de dois mecanismos. Simplificadamente:
1) expulsão da água pelos sulcos
2) expulsão da água sob a borracha
A quantidade de água a ser drenada é o produto da altura da lâmina de água, da largura dos pneus e da velocidade do carro (ou seja, quantidade de água em litros ou m3 por segundo).
Os sulcos possuem uma capacidade de expulsar a água que depende da sua área (largura dos sulcos x altura, daí dependente do estado do pneu). A água que entra nos sulcos é expulsa sob pressão, o que faz com que a capacidade efetida de drenagem de água pelos sulcos seja bem grande.
Uma coisa legal é que, quando não há água no asfalto, o ar que passa pelos sulcos produz uma sucção aerodinâmica que "gruda" o pneu no solo. Por isso que pneus normais carecas fazem menos curva que pneus novos (deveria ser o contrário!)
Bem... mas a drenagem de água pelos sulcos não é suficiente. Sobra uma película de água embaixo dos gomos que deve ser removida (senão o pneu ficaria aquaplanando do mesmo jeito, com ou sem sulcos). O que acontece é que a pressão do pneu sobre o solo faz com que parte da água seja expulsa de baixo do gomo e parte da água seja vaporizada (sim, vaporizada!). Esse mecanismo que é bastante complexo. Resumindo, em velocidades maiores, o pneu não consegue expulsar a água tanto na parte da frente quanto na de trás da sua pegada, e existe uma certa velocidade na qual boa parte do pneu deixa de estar em contato com o solo - e portanto o carro aquaplana.
Preciso ir pra casa agora, vou aproveitar a deixa pra pensar um pouco e depois tento explicar a história do tamanho dos pneus!
ramonpoa
22/03/2007, 14:01
Uma coisa legal é que, quando não há água no asfalto, o ar que passa pelos sulcos produz uma sucção aerodinâmica que "gruda" o pneu no solo. Por isso que pneus normais carecas fazem menos curva que pneus novos (deveria ser o contrário!)
Grande Lleeooooo! bacana a explicação técnica.... infelizmente não tenho conhecimentos técnicos para auxiliá-lo ou contrapo-lo....
Como pneus com MAIS SULCOS grudam mais em pista seca, pois criam "sucção aerodinâmica", vou trocar os esportivos da minha AUDI (que é só borrachas, poucos sulcos) por uns pneus AT (off-road) cuja profusão de sulcos deve garantir melhor aderência... Valeu pela dica....
Abraços
Ramon
Lucas Nassif
22/03/2007, 16:00
Caramba ... que susto!
Sábado a tarde fui buscar minha mulher no campus da ULBRA aqui em Canoas. O trajéto passa pela BR-116, em um trecho que foi recentemente asfaltado no qual ocorreu um fenomeno chamado de "espelhamento" do asfalto (já ocorrerão inúmeros acidentes no local após o asfaltamento).
Chovia e eu estava a + ou - 80km/h. Repentinamente a caminhonete pareceu flutuar e a traseira foi saindo até formar um angulo de uns 30º em relação a direção do deslocamento do veículo. Na hora, instintivamente, tirei os pés do acelerador e freio e tentei manter o deslocamento em linha reta. A caminhonete até corrigiu mas ... derivou novamente para o lado contrário!
Não culpo os pneus 33" porque existe um defeito comprovado no asfaltamento da estrada que os engenheiros da empreiteira estão estudando a meses como resolver. Mas acredito que os pneus podem ter potencializado a aquaplanagem.
Bem, o susto foi tão grande que estou desconfiado da caminhonete até agora: hoje choveu e vim caminhando trabalhar :).
Já tive essa horrível sensação, só que foi na serra de Francisco Sá. Estava numa s10, com pneus goodyear originais! Ela literalmente flutuou no asfalto, e também tinha óleo na pista...aí vc já viu né, mas foi nesse estilo do seu mesmo...rabiou prum lado, pro outro, e capotou! Perda total...
Detalhes do acidente:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24343
[]'ssss
Grande Lleeooooo! bacana a explicação técnica.... infelizmente não tenho conhecimentos técnicos para auxiliá-lo ou contrapo-lo....
Como pneus com MAIS SULCOS grudam mais em pista seca, pois criam "sucção aerodinâmica", vou trocar os esportivos da minha AUDI (que é só borrachas, poucos sulcos) por uns pneus AT (off-road) cuja profusão de sulcos deve garantir melhor aderência... Valeu pela dica....
Abraços
Ramon
Fala, Ramon!
claro que existe a outra "face" da moeda... sei que seu post foi uma brincadeira, mas é claro que não adianta nada trocar os pneus do Audi (carcaça e borracha macias) por pneus AT (carcaça e borracha duras). Primeiro que a velocidade máxima do pneu AT é muito menor por causa do número de Turner (relacionado com a velocidade máxima do pneu em função da tensão da carcaça e dureza da borracha).
Também não vale querer comparar pneus de competição sem sulcos com pneus convencionais com sulcos, pois às vezes os pneus de corrida têm uns poucos milímetros de borracha apenas e carcaças especiais, e pneus com sulcos precisam ter no mínimo alguns milímetros mais a altura dos sulcos... E existem outros parâmetros importantes, como a própria construção da carcaça dos pneus.
Mas dá pra explicar uma coisa interessante que de outra forma não faz sentido: pneus novos fazem curva melhor do que pneus carecas (sulcos gastos). A diferença é esse basicamente efeito aerodinâmico...
valeu!
" A aquaplanagem ocorre quando o carro passa sobre uma lâmina de água e os pneus perdem o contato com a pista, pois não conseguem fazer a drenagem pelos sulcos. O carros desliza sobre a fina camada d'água entre o pneu e o solo, principalmente em estradas planas e bem pavimentadas. A situação é mais comum em velocidades mais elevadas (acima dos 70km/h), mas varia, dependendo da largura dos pneus. Quanto mais largos, mais sujeitos à aquaplanagem ; também varia conforme a profundidade dos sulcos, já que pneus gastos não conseguem drenar a água de forma eficiente e sobem na camada de água. O desgaste do pneu aumenta o risco da aquaplanagem.
Concordo........
o segredo consiste em fechar os olhos, soltar o volante e pensar que vc está na praia tomando uma cerveja.... tudo se resolve. :concordo:
Lucas Nassif
24/03/2007, 11:07
o segredo consiste em fechar os olhos, soltar o volante e pensar que vc está na praia tomando uma cerveja.... tudo se resolve. :concordo:
É isso aí..:palmas:
Fala, Ramon!
claro que existe a outra "face" da moeda... sei que seu post foi uma brincadeira, mas é claro que não adianta nada trocar os pneus do Audi (carcaça e borracha macias) por pneus AT (carcaça e borracha duras). Primeiro que a velocidade máxima do pneu AT é muito menor por causa do número de Turner (relacionado com a velocidade máxima do pneu em função da tensão da carcaça e dureza da borracha).
Também não vale querer comparar pneus de competição sem sulcos com pneus convencionais com sulcos, pois às vezes os pneus de corrida têm uns poucos milímetros de borracha apenas e carcaças especiais, e pneus com sulcos precisam ter no mínimo alguns milímetros mais a altura dos sulcos... E existem outros parâmetros importantes, como a própria construção da carcaça dos pneus.
Mas dá pra explicar uma coisa interessante que de outra forma não faz sentido: pneus novos fazem curva melhor do que pneus carecas (sulcos gastos). A diferença é esse basicamente efeito aerodinâmico...
valeu!
Vou entrar nessa discussão tbém... o pneu careca pode ser pior que o novo porque a borracha já não é tão macia quanto antes, ou qualquer outro fator, mas nao por causa de sucção aerodinamica... se fosse assim a Formula 1 não usava pneus slick... pneu liso é muito melhor que pneu "biscoito" em pista seca, e faz curvas muito bem porque tem mais atrito que um pneu com gomos (e espacos) . o problema é que quando cai a primeira gota de chuva a segurança com eles é zero!
portanto o principal para não aquaplanar é estar com pneus "biscoitos" e em bom estado, além disso, não abusar da velocidade... O fato de ser pneu largo ou fino até influencia, mas muito pouco comparado com o estado do pneu!
Márcio T
25/03/2007, 15:49
Olá, Leo.
Bastante interessante esta explicação, mas acho que não contradiz a afirmação de que pneus mais largos são mais sujeitos à aquaplanagem. Veja só: Se (1) quanto mais sulco, melhor drenagem e (2) quanto mais sulco, menos área do pneu, então [(1) em (2)], quanto menos área de pneu, mais drenagem.
"Em teoria, uma pickup com pneus de bicicleta tem menos chance de aquaplanar do que com pneus 31 ou 33"." : concordo: Jairo.
Claro que a análise é diferente quando se avalia a dirigibilidade de maneira global em piso molhado - e não o fato isolado da aquaplanagem. Se for pensar em pneus só para aquaplanagem, é melhor instalar um leme.:lol:
Abraços.
Márcio
ramonpoa
25/03/2007, 22:14
se não resolver, ao menos amanhece com Nosso Senhor e os arcanjos com uma boa lembrança... (ps: além da cerveja posso incluir um mulherio de topless??)
heheheeh brincadeira, Romeu.... mas essa dica foi certamente a mais espirituosa...
Abraços
samukanvas
26/03/2007, 10:53
Vou tentar explicar o que realmente acontece. Não acreditem nas explicações fajutas de jornalistas desinformados... :)
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Caracoles.... esse post deveria estar na seção de humor!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Conta mais!!! Tá muito engraçado!!!! :dance: :dance: :dance:
dalmolin
26/03/2007, 12:42
Realmente essa da xupeta do pneu contra o asfalto foi forte ...
Em dia de xuva andasse devagar , porq nenhum pneu presta...
O pneu pra xuva tem q ser largo com gomos pequenos e profundos .