PDA

Ver Versão Completa : INTERCOOLER PARA L-200



Fabiano Murakami
03/04/2004, 10:15
Olá, alguém sabe informar se aquele kit max cooler, funciona mesmo?
aumente em qto %, a potência do motor?
Grato.

Ribeiro
02/05/2004, 14:57
Oi Fabiano,

Também estou querendo saber as vantagens e desvantagens do intercooler para a L200, principalmente em relação ao preço e desgastes para o motor. Passei um email para a maxintercooler e estou aguardando resposta, assim que tiver coloco aqui.

Abraços, Ribeiro

Martin Melcop
02/05/2004, 18:01
tem algumas oficinas que instalam a configuração da L200R (aprox 140 cv) deem uma olhada.

Normalmente nessa configuração (pressão do turbo e outros ajustes) o desgaste nao tende a ser exagerado!!!

[]´s

Eric Gomes Nobre Ribeiro
03/05/2004, 14:10
Colegas, serei a cobaia ! ! ! Comprei o intercooler da Maxcooler e irei instalar na próxima semana ! ! ! Vou aumentar a vazão da bomba e a pressão da turbina. Tão logo tenha feito uma avaliação de consumo / desempenho escrevo novamente ! ! ! Até ! ! !

Fábio
10/05/2004, 23:31
$$$$???

[]´s querendo um cooler na Maria Bonita

Ribeiro
26/05/2004, 21:02
Oi Fabiano,

Estou aguardando as novidades da instalação do seu coller na L200. O pessoal da Maxcooler me respondeu dizendo que estavam fazendo uma promoção e saia por L$ 1.650,00 instalado. Não sei se esta caro ou barato :?:

Como é que anda o desempenho e consumo da sua? Vale a pena?

Abs, Ribeiro

Caio
27/05/2004, 09:17
Fala Ribeiro,

Andei olhando o intercooler do motor MWM Sprint 2.8 e o radiador (intercooler) é mais que o dobro do tamanho deste da Maxxicooler.
A eficiencia está relacionada com a área do radiador, a minha dúvida é qual o ganho real de potência que justifique o investimento dessa grana. :?: :?:
Apesar que ele é do mesmo tamanho de algumas Pajero a diesel que eu vi. Acho que vale a pena fazer uma consulta no site deles e postar estas perguntas :? :? :?

Por exemplo quando turbinei a Railukis fiz esta mesma pergunta : Vai ser significativo o ganho de potência???? Vale o investimento de quase 2000 latinhas :?: :?: :?: :?:
No meu caso fiquei muito satisfeito, não quero um carro de corrida, quero segurança nas ultrapassagens (80km a 120km), menos emissão de fumaça e melhor rendimento do motor (consumo) :D :D :D

Com algumas adaptações é possivel por este intercooler na Railukis, mas o custoXbeneficio nãso compensa (mudar tubulação, cortar e fazer funilaria no capô, etc...)

Além do que redimensionar o motor significa ter que mexer nos freios, embreagem, até mesmo suspensão)
Ou vc acha que aquelas pickups de Rally são originaizinhas :twisted: :twisted: :twisted:

Eric Gomes Nobre Ribeiro
11/07/2004, 21:48
Pessoal, instalei o intercooler da maxcooler na minha L200, aumentei a vãzão da bomba em (1/4 de volta) e a pressão da turbina para 1,05 (incluso no kit da maxcooler) e o resultado foi satisfatório. Melhorou o desempenho, mantendo os mesmos níveis de consumo. Vou fazer mais alguns ajustes na minha, escapamento, ... e dps escrevo novamente. Sds, Eric

Ribeiro
12/07/2004, 21:29
Grande Caio,

O turbo original para a maioria dos carros é de 0,7 k. Parece que o Eric aumentou o dele para 1,05. Isso não força muito o motor? Me fale mais sobre o intercooler da mercedes que vc viu. Serve em qualque camionete? Já colocou na Railuxi?

Ô Eric, me diga se a mexida no escapamento tem alguma coisa haver com o intercooler. Precisa mexer nisso e em mais alguma coisa?

Abraços tracionados, Ribeiro

Caio
13/07/2004, 08:13
Fala Ribeiro,

Pelo que sei a taxa de compressão de motor diesel é bem alta (25:1) esse 1,05kg/cm2 não vai prejudicar em nada o motor. Só que aumentar a pressão sem mexer na vazão da bomba não funciona bem, a mistura fica pobre (mais ar que diesel). Se eu não me engano pode causar aquecimento excessivo.
Adaptação de intercooler é complicado pela falta de espaço no motor, o radiador das Mitsubishi são os menores que eu vi, o da 2.8 MWM é grande. Eu vi um JPX no Ibira com esse e o individuo colocou do lado de fora entre o quebra-mato e a grade (achei muito desprotegido).
O da Hilux que está no site é comprido e fica abaixo da grade naquela saia da frente. Pelo visto não existe um modelo que sirva bem em qq uma.(só original mesmo)
O coletor do escapamento tem que ser substituido para casar as flanges do turbo e o escapamento retrabalhado se tiver encaixes diferentes.

[ ]´s

Eric Gomes Nobre Ribeiro
13/07/2004, 09:09
Caio e Ribeiro,

Com relação ao intercooler, além de aumentar a pressão da turbina para 1,05, aumentei tb a vazão da bomba em 1/4 de volta. O kit do pessoal da Maxccoler é muito bem feito. Os encaixes e a montagem, bem como regulagem, são simples (qq um pode fazer). O mais complicado mesmo é abrir o buraco no capô. Como única ressalva com relação ao kit, acredito que as mangeiras, apesar de nitrílicas, poderiam ser rígidas como nas L200 R ...
Conforme conversado com algumas pessoas, o ideal tb é fazer o redimensionamento do escapamento, mas estou sem grana no momento para isso.

Sds,
Eric

accout
26/07/2004, 22:34
A todos do grupo,
Acabei de adquirir uma L200, ano 98. E estou pretendendo tambem instalar um intercooler da Max Cooler. Acredito que a kilometragem que consta no painel e' irreal, 80.000 km. Creio que deva esta com aproximadamente 200.000 km rodados. 'Não sei se o motor pode ter alguma fragilidade interna pois nao sei o historico do carro com os donos anteriores. Quando eu instalar o intercooler será que é desaconselhavel, aumentar a pressao da turbina, abrir um pouco mais a bomba injetora, e escapamento livre?
Abraços,
Antonio :D

accout
31/07/2004, 17:34
Eric,
Voce já tem algum resultado do escapamento redimensionado na sua L200, intercoolada? Que bitola voce colocara nesse novo escamento? Ficara um escapamento direto? Pretendo colocar um novo e unico escampamento?
Atenciosamente,
Antonio

accout
31/07/2004, 17:34
Eric,
Voce já tem algum resultado do escapamento redimensionado na sua L200, intercoolada? Que bitola voce colocara nesse novo escamento? Ficara um escapamento direto? Pretendo colocar um novo e unico escampamento?
Atenciosamente,
Antonio

accout
31/07/2004, 17:35
Eric,
Voce já tem algum resultado do escapamento redimensionado na sua L200, intercoolada? Que bitola voce colocara nesse novo escamento? Ficara um escapamento direto? Pretendo colocar um novo e unico escampamento?
Atenciosamente,
Antonio

Eric Gomes Nobre Ribeiro
02/08/2004, 12:21
Bom dia Antonio!

Ainda não fiz a troca pq estou sem grana. Têm um cara em Porto Alegre (estive lá 1 mês atrás) que têm uma loja de acessórios (www.truck4x4.com.br) e uma L200 igual a nossa, com o intercooler da Maxcooler e escapamento redimensionado. Salvo engano, na dele foi colocado um cano de 2,5 pol direto do motor com um pequeno abafador.
Sugiro q vc entre em contato com ele para maiores detalhes.
Obs: Tão logo tenha condições de alterar e avaliar a minha escrevo novamente.

Sds,
Eric

Marisan
03/10/2004, 15:37
Camaradas,

Requentando este assunto, alguém já tem algum resultado que possa interessar aos demais internautas? 8)

accout
04/12/2004, 21:45
Instalei o intercooler maxcooler na minha L200 98.
E aumentei a pressao do diesel nos parafusos do diafragma da bomba injetora, 02 voltas no parafuso lateral e uma volta no parafuso de baixo.
Ela ficou um pouco mais economica.

Ela ficou com o motor mais cheio, com mais torque. Quando ando com ela em terceira marcha parece que estou em segunda.

E melhorou a retomada de velocidade. Por exemplo venho com ela a 90 km/h retiro o pé do acelerador, ela logo reduz, mas ao tornar acelerar ela reage mais rapidamente.
:D
Meu proximo passo sera trocar o escamento para do diametro de 2,5 polegadas e com um abafador direto. E abrir um pouco a bomba injetora.

malcher
06/12/2004, 09:43
Amigos, estou colocando um intercooler na minha l200 tambem, mas nao sei onde regulo a bomba injetora e a pressao do turbo. Alguem sabe como posso fazer isso? se tiverem fotos explicativas eu agradeço. Mais uma, como faço para recortar o capo? ja tenho o perfil de corte.

Marisan
06/12/2004, 11:35
Camaradas,

Resolvi adaptar (adaptação por adaptação!!) o intercooler da S10, já que no meu caso será instalado em um motor de L200 que está equipando meu Jeep CJ5. Sai muito mais em conta ($250 no radiador brazado, mais suportes, mangueiras, etc.) do que o kit da Maxcooler).
Qualquer resultado volto a postar informação aqui.

accout
07/12/2004, 21:20
Para você saber sobre como e quanto aumentar a pressão da turbina, no Kit da Maxcooler já vem as arruelas que devem ser colocadas na turbina para aumentar a pressão.
Mas para qualquer dúvidas e mehores esclarecimentos voce pode encaminhar para o Fabinho através do seu e-mail:
atendimento@intercooler.com.br .
Abraços,
Antonio Coutinho
Niterói, RJ :D

Pequeno jr
08/12/2004, 12:33
Galera ...

peguntinha ... vi que alguns aq instalaram o kit da Maxcooler que sinceramente acho muito caro, pois andando em alguns sites e ate mesmo vendo uma consultoria no best cars( http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-intercooler.htm ), o preço do intercooler varia de R$ 200,00 a R$ 400,00.

Entao, ... quem aq instalou algum outro tipo de kit ?? ou quem fez a adaptação de algum outro intercooler no seu carro ?? Qto gastou no final e como ficou o resultado ???
Pergunto independente de ser L-200 ou não ok!?

bonisson
12/01/2005, 18:56
Senhores,

Recentemente coloquei um intercooler em uma L200-GL 1999, esperando principalmente obter do carro melhores retomadas de velocidade necessárias a ultrapassagens seguras. O intercooler que instalei foi original da L200 HPE. Após a instalação do equipamento, o carro melhorou ligeiramente nas retomadas de velocidade, porem ainda acho que poderia ser melhor. Nas regulagens que foram feitas, não se consegue um equilíbrio. Quando se abre um pouco a regulagem da bomba injetora, o carro solta muita fumaça, principalmente e baixas rotações (abaixo de 2500 RPM). Quando se ajusta para diminuir a fumaça em baixas rotações, o carro fica frouxo, praticamente igual sem o dito intercooler.
Alguém tem alguma dica para resolver este problema.

Att. Bonisson.

Everton Júnior
13/01/2005, 09:58
Mexeu na pressao do turbo?

Martin Melcop
13/01/2005, 10:15
Como o Everto falou não adianta nada aumentar a vazão da bomba sem alterar o turbo, a mistura vai ficar errada. Rica como é indicação, muita fumaça

bonisson
14/01/2005, 00:18
Everton e Martin,

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelo pronto atendimento em estar me ajudando.

Segundo o mecânico que instalou o intercooler , ele ajustou a pressão para 1.05 Kg/cm. Não tenho manômetro no carro para conferir. Minha maior dúvida é que esta é a pressão máxima do turbo, que deve acontecer em rotações mais elevadas, obedecendo a curva de pressão do mesmo, enquanto a abertura de combustível da bomba acontece de forma linear, valendo para baixas e altas rotações.
Bem isto foi o que entendi que acontece quando se instala um intercooler, aumenta a pressão do turbo e abre a injeção da bomba.

Att. Bonisson.

Walter L. L. Casitta
14/01/2005, 09:15
Bonisson,
Eu sugiro a você o seguinte:
Instalar um manômetro pra não ter dúvidas e ajustar a pressão do turbo 20% maior em ralação a pressão original. Eu acho 1.05Kgf uma pressão baixa pro motor do L200, mas como eu não conheço... (Os motores MWM e Internacional (Maxion) saem de fábrica com 1.15Kgf de pressão. Eu coloquei 1,4Kgf no motor do meu Ranger.)
Já que mexeram na sua bomba, mande-a para uma oficina especializada para que seja feito um ajuste correto, e procure saber se ela tem a válvula LDA. Normalmente as bombas injetoras de motores turbo tem. Essa válvula compensa a demanda de combustível automaticamente quando a pressão do turbo aumenta e dispença qualquer outro ajuste adicional na bomba.
Fumaça preta indica excesso de combustível e que o combustível não está sendo totalmente queimado. Parte desse combustível que não queimou fica na camisa do cilindro tirando o óleo lubrificante prejudicando a lubrificação e acaba se misturando ao óleo do carter que acaba prejudicando o motor inteiro

lucaluas
02/06/2011, 20:24
Então Pessoal
Acabei de fazer uma adaptação do intercooler na minha L200 98, Não mexi nem na turbina e nem na bomba e o carro já melhorou consideravelmente o torque em baixa rotações, retomada nem se fala, trabalha com temperatura mais baixa e mais silenciosa. Na reta que testei sua velocidade final o motor estabilizou aos 140km/h antes da adaptação, depois na mesma reta o carro atingiu fácil os 150km/h com folêgo para ir além (mas chegou o fim da reta)...chega facil aos 160km/h como constatei em outro momento mas a pista nao era plana, tinha sobe e desce... enfim, agora tenho de ficar de olho no velocimetro e rotação para não esforçar a bichinha pois nem sinto mais. Como não queria cortar o capô resolvi colocá-lo no espaço que tem na frente do radiador do ar condicionado (lado do motorista), medi o espaço e fiz um projeto no paint-bruhs mesmo com os desvios necessários para a mangueira do ar não atrapalhar (quem quizer eu posso enviar) cortei um espaço no painel frontal para passagem dos tubos (ao lado da fixação do farol, com solda de corte plasma, pois não estraga a pintura e dá um ótimo acabamento) e usei "casco de cobre" (um acabamento de borracha) para tampar o corte após uma camada de tinta para evitar ferrugem. a bateria teve de ser arredada para o canto (é só inverter a bandeija de baixo que consegue). para a ligação usei tubos de aluminio (ajuda na dissipação do calor até a entrada do radiador) de 2" e parede de 3mm (mais fina quebra na hora da dobra) e mangueiras de radiador (com tela interna). Passei os tubos um pela frente e outro por tras da bomba (sem perder acesso a nenhuma parte do motor). Quem dobrou os tubos foi o LELES... Gastos R$450 (intercooler + envio para BH BINHO ESCAPAMENTOS SP ) R$100 (tubo de aluminio 6m, mas só gastei 3 e tenho a outra metade para quem interessar ALUMIPLAST BH) R$150 (conexões de borracha e abraçadeiras CASA DAS CORREIAS BH) R$250 (corte do painel mais dobra dos tubos LELES EQUIPAMENTOS OFF-ROAD). Ou seja R$950,00 no total. Acho que valeu a pena...QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO. Estarei a disposição lucaluas@gmail.com

Deh
22/06/2011, 13:43
Eric Gomes queria tirar umas duvidas com vc eu queria fazer essa modificação na minha l200 ano 2002 e queria saber c vc ainda tem a sua e como ficou rodando todo esse tempo deu problema em alguma coisa estou aguardando resposta.

Edintruder
22/06/2011, 17:20
Deh, se quiseres, eu tenho um Intercooler de F1000 HSD do Maxion 2.5 que pode ser facilmente adaptado na L200, tanto para colocar na frente como em cima do motor e colocar o Scoop conforme original. Te repasso ele pelo mesmo preço que paguei, 300,00 mais o frete para ti. Vou devolver na sexta feira, mas se quiseres ficar com ele eu te envio direto, pelo menos aproveita o preço baixo que paguei na peça. Se quiseres tens que me dar retorno até amanhã.

Deh
24/06/2011, 09:41
Edintruder obrigado mais já tenho um intercooler eu queria saber de alguém se ficou bom com as devidas modificações se prejudicou alguma coisa como vida do útil do motor, consumo e outras coisa mais obrigado pela oferta ia sair bem mais barato do que eu paguei.=(

lucaluas
12/07/2011, 13:14
DEh, como já disse acima, instalei o intercooler na frente do carro, agora já regulei pressão do turbo e bi, o carro virou outro, o que avalio para saber desgastes é fumaça, consumo, aquecimento, e uso da potencia pronta, tem pouco tempo que fiz a modificação, o carro aceitou muito bem, esta um avião, (a minha já tem 300000km), não esquenta (até trabalha mais frio), mesmo consumo de antes da adaptação e muito, mas muito mais potencia pronta pra uso, se usar sempre, com certeza tera maior desgaste do motor (e tem de se policiar pois fica bom de pisar), mas se deixar para usar só quando preciso (ultrapassagens, subidas etc) não alterará a vida útil do motor, pode instalar sem medo, o carro esta até soltando menos fumaça...estou muito satisfeito.

Edintruder obrigado mais já tenho um intercooler eu queria saber de alguém se ficou bom com as devidas modificações se prejudicou alguma coisa como vida do útil do motor, consumo e outras coisa mais obrigado pela oferta ia sair bem mais barato do que eu paguei.=(

Deh
13/07/2011, 12:01
Deh, se quiseres, eu tenho um Intercooler de F1000 HSD do Maxion 2.5 que pode ser facilmente adaptado na L200, tanto para colocar na frente como em cima do motor e colocar o Scoop conforme original. Te repasso ele pelo mesmo preço que paguei, 300,00 mais o frete para ti. Vou devolver na sexta feira, mas se quiseres ficar com ele eu te envio direto, pelo menos aproveita o preço baixo que paguei na peça. Se quiseres tens que me dar retorno até amanhã.
Edintruder vc ainda tem esse intercooler tenho um amigo interessado, se tiver posta umas fotos pra eu mostrar pra ele.