Ver Versão Completa : INTERCOOLER PARA L-200
Fabiano Murakami
03/04/2004, 10:15
Olá, alguém sabe informar se aquele kit max cooler, funciona mesmo?
aumente em qto %, a potência do motor?
Grato.
Oi Fabiano,
Também estou querendo saber as vantagens e desvantagens do intercooler para a L200, principalmente em relação ao preço e desgastes para o motor. Passei um email para a maxintercooler e estou aguardando resposta, assim que tiver coloco aqui.
Abraços, Ribeiro
Martin Melcop
02/05/2004, 18:01
tem algumas oficinas que instalam a configuração da L200R (aprox 140 cv) deem uma olhada.
Normalmente nessa configuração (pressão do turbo e outros ajustes) o desgaste nao tende a ser exagerado!!!
[]´s
Eric Gomes Nobre Ribeiro
03/05/2004, 14:10
Colegas, serei a cobaia ! ! ! Comprei o intercooler da Maxcooler e irei instalar na próxima semana ! ! ! Vou aumentar a vazão da bomba e a pressão da turbina. Tão logo tenha feito uma avaliação de consumo / desempenho escrevo novamente ! ! ! Até ! ! !
$$$$???
[]´s querendo um cooler na Maria Bonita
Oi Fabiano,
Estou aguardando as novidades da instalação do seu coller na L200. O pessoal da Maxcooler me respondeu dizendo que estavam fazendo uma promoção e saia por L$ 1.650,00 instalado. Não sei se esta caro ou barato :?:
Como é que anda o desempenho e consumo da sua? Vale a pena?
Abs, Ribeiro
Fala Ribeiro,
Andei olhando o intercooler do motor MWM Sprint 2.8 e o radiador (intercooler) é mais que o dobro do tamanho deste da Maxxicooler.
A eficiencia está relacionada com a área do radiador, a minha dúvida é qual o ganho real de potência que justifique o investimento dessa grana. :?: :?:
Apesar que ele é do mesmo tamanho de algumas Pajero a diesel que eu vi. Acho que vale a pena fazer uma consulta no site deles e postar estas perguntas :? :? :?
Por exemplo quando turbinei a Railukis fiz esta mesma pergunta : Vai ser significativo o ganho de potência???? Vale o investimento de quase 2000 latinhas :?: :?: :?: :?:
No meu caso fiquei muito satisfeito, não quero um carro de corrida, quero segurança nas ultrapassagens (80km a 120km), menos emissão de fumaça e melhor rendimento do motor (consumo) :D :D :D
Com algumas adaptações é possivel por este intercooler na Railukis, mas o custoXbeneficio nãso compensa (mudar tubulação, cortar e fazer funilaria no capô, etc...)
Além do que redimensionar o motor significa ter que mexer nos freios, embreagem, até mesmo suspensão)
Ou vc acha que aquelas pickups de Rally são originaizinhas :twisted: :twisted: :twisted:
Eric Gomes Nobre Ribeiro
11/07/2004, 21:48
Pessoal, instalei o intercooler da maxcooler na minha L200, aumentei a vãzão da bomba em (1/4 de volta) e a pressão da turbina para 1,05 (incluso no kit da maxcooler) e o resultado foi satisfatório. Melhorou o desempenho, mantendo os mesmos níveis de consumo. Vou fazer mais alguns ajustes na minha, escapamento, ... e dps escrevo novamente. Sds, Eric
Grande Caio,
O turbo original para a maioria dos carros é de 0,7 k. Parece que o Eric aumentou o dele para 1,05. Isso não força muito o motor? Me fale mais sobre o intercooler da mercedes que vc viu. Serve em qualque camionete? Já colocou na Railuxi?
Ô Eric, me diga se a mexida no escapamento tem alguma coisa haver com o intercooler. Precisa mexer nisso e em mais alguma coisa?
Abraços tracionados, Ribeiro
Fala Ribeiro,
Pelo que sei a taxa de compressão de motor diesel é bem alta (25:1) esse 1,05kg/cm2 não vai prejudicar em nada o motor. Só que aumentar a pressão sem mexer na vazão da bomba não funciona bem, a mistura fica pobre (mais ar que diesel). Se eu não me engano pode causar aquecimento excessivo.
Adaptação de intercooler é complicado pela falta de espaço no motor, o radiador das Mitsubishi são os menores que eu vi, o da 2.8 MWM é grande. Eu vi um JPX no Ibira com esse e o individuo colocou do lado de fora entre o quebra-mato e a grade (achei muito desprotegido).
O da Hilux que está no site é comprido e fica abaixo da grade naquela saia da frente. Pelo visto não existe um modelo que sirva bem em qq uma.(só original mesmo)
O coletor do escapamento tem que ser substituido para casar as flanges do turbo e o escapamento retrabalhado se tiver encaixes diferentes.
[ ]´s
Eric Gomes Nobre Ribeiro
13/07/2004, 09:09
Caio e Ribeiro,
Com relação ao intercooler, além de aumentar a pressão da turbina para 1,05, aumentei tb a vazão da bomba em 1/4 de volta. O kit do pessoal da Maxccoler é muito bem feito. Os encaixes e a montagem, bem como regulagem, são simples (qq um pode fazer). O mais complicado mesmo é abrir o buraco no capô. Como única ressalva com relação ao kit, acredito que as mangeiras, apesar de nitrílicas, poderiam ser rígidas como nas L200 R ...
Conforme conversado com algumas pessoas, o ideal tb é fazer o redimensionamento do escapamento, mas estou sem grana no momento para isso.
Sds,
Eric
A todos do grupo,
Acabei de adquirir uma L200, ano 98. E estou pretendendo tambem instalar um intercooler da Max Cooler. Acredito que a kilometragem que consta no painel e' irreal, 80.000 km. Creio que deva esta com aproximadamente 200.000 km rodados. 'Não sei se o motor pode ter alguma fragilidade interna pois nao sei o historico do carro com os donos anteriores. Quando eu instalar o intercooler será que é desaconselhavel, aumentar a pressao da turbina, abrir um pouco mais a bomba injetora, e escapamento livre?
Abraços,
Antonio :D
Eric,
Voce já tem algum resultado do escapamento redimensionado na sua L200, intercoolada? Que bitola voce colocara nesse novo escamento? Ficara um escapamento direto? Pretendo colocar um novo e unico escampamento?
Atenciosamente,
Antonio
Eric,
Voce já tem algum resultado do escapamento redimensionado na sua L200, intercoolada? Que bitola voce colocara nesse novo escamento? Ficara um escapamento direto? Pretendo colocar um novo e unico escampamento?
Atenciosamente,
Antonio
Eric,
Atenciosamente,
Antonio
Eric Gomes Nobre Ribeiro
02/08/2004, 12:21
Bom dia Antonio!
Ainda não fiz a troca pq estou sem grana. Têm um cara em Porto Alegre (estive lá 1 mês atrás) que têm uma loja de acessórios (www.truck4x4.com.br) e uma L200 igual a nossa, com o intercooler da Maxcooler e escapamento redimensionado. Salvo engano, na dele foi colocado um cano de 2,5 pol direto do motor com um pequeno abafador.
Sugiro q vc entre em contato com ele para maiores detalhes.
Obs: Tão logo tenha condições de alterar e avaliar a minha escrevo novamente.
Sds,
Eric
Camaradas,
Requentando este assunto, alguém já tem algum resultado que possa interessar aos demais internautas? 8)
Instalei o intercooler maxcooler na minha L200 98.
E aumentei a pressao do diesel nos parafusos do diafragma da bomba injetora, 02 voltas no parafuso lateral e uma volta no parafuso de baixo.
Ela ficou um pouco mais economica.
Ela ficou com o motor mais cheio, com mais torque. Quando ando com ela em terceira marcha parece que estou em segunda.
E melhorou a retomada de velocidade. Por exemplo venho com ela a 90 km/h retiro o pé do acelerador, ela logo reduz, mas ao tornar acelerar ela reage mais rapidamente.
:D
Meu proximo passo sera trocar o escamento para do diametro de 2,5 polegadas e com um abafador direto. E abrir um pouco a bomba injetora.
Amigos, estou colocando um intercooler na minha l200 tambem, mas nao sei onde regulo a bomba injetora e a pressao do turbo. Alguem sabe como posso fazer isso? se tiverem fotos explicativas eu agradeço. Mais uma, como faço para recortar o capo? ja tenho o perfil de corte.
Camaradas,
Resolvi adaptar (adaptação por adaptação!!) o intercooler da S10, já que no meu caso será instalado em um motor de L200 que está equipando meu Jeep CJ5. Sai muito mais em conta ($250 no radiador brazado, mais suportes, mangueiras, etc.) do que o kit da Maxcooler).
Qualquer resultado volto a postar informação aqui.
Para você saber sobre como e quanto aumentar a pressão da turbina, no Kit da Maxcooler já vem as arruelas que devem ser colocadas na turbina para aumentar a pressão.
Mas para qualquer dúvidas e mehores esclarecimentos voce pode encaminhar para o Fabinho através do seu e-mail:
atendimento@intercooler.com.br .
Abraços,
Antonio Coutinho
Niterói, RJ :D
Pequeno jr
08/12/2004, 12:33
Galera ...
peguntinha ... vi que alguns aq instalaram o kit da Maxcooler que sinceramente acho muito caro, pois andando em alguns sites e ate mesmo vendo uma consultoria no best cars( http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-intercooler.htm ), o preço do intercooler varia de R$ 200,00 a R$ 400,00.
Entao, ... quem aq instalou algum outro tipo de kit ?? ou quem fez a adaptação de algum outro intercooler no seu carro ?? Qto gastou no final e como ficou o resultado ???
Pergunto independente de ser L-200 ou não ok!?
bonisson
12/01/2005, 18:56
Senhores,
Recentemente coloquei um intercooler em uma L200-GL 1999, esperando principalmente obter do carro melhores retomadas de velocidade necessárias a ultrapassagens seguras. O intercooler que instalei foi original da L200 HPE. Após a instalação do equipamento, o carro melhorou ligeiramente nas retomadas de velocidade, porem ainda acho que poderia ser melhor. Nas regulagens que foram feitas, não se consegue um equilíbrio. Quando se abre um pouco a regulagem da bomba injetora, o carro solta muita fumaça, principalmente e baixas rotações (abaixo de 2500 RPM). Quando se ajusta para diminuir a fumaça em baixas rotações, o carro fica frouxo, praticamente igual sem o dito intercooler.
Alguém tem alguma dica para resolver este problema.
Att. Bonisson.
Everton Júnior
13/01/2005, 09:58
Mexeu na pressao do turbo?
Martin Melcop
13/01/2005, 10:15
Como o Everto falou não adianta nada aumentar a vazão da bomba sem alterar o turbo, a mistura vai ficar errada. Rica como é indicação, muita fumaça
bonisson
14/01/2005, 00:18
Everton e Martin,
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelo pronto atendimento em estar me ajudando.
Segundo o mecânico que instalou o intercooler , ele ajustou a pressão para 1.05 Kg/cm. Não tenho manômetro no carro para conferir. Minha maior dúvida é que esta é a pressão máxima do turbo, que deve acontecer em rotações mais elevadas, obedecendo a curva de pressão do mesmo, enquanto a abertura de combustível da bomba acontece de forma linear, valendo para baixas e altas rotações.
Bem isto foi o que entendi que acontece quando se instala um intercooler, aumenta a pressão do turbo e abre a injeção da bomba.
Att. Bonisson.
Walter L. L. Casitta
14/01/2005, 09:15
Bonisson,
Eu sugiro a você o seguinte:
Instalar um manômetro pra não ter dúvidas e ajustar a pressão do turbo 20% maior em ralação a pressão original. Eu acho 1.05Kgf uma pressão baixa pro motor do L200, mas como eu não conheço... (Os motores MWM e Internacional (Maxion) saem de fábrica com 1.15Kgf de pressão. Eu coloquei 1,4Kgf no motor do meu Ranger.)
Já que mexeram na sua bomba, mande-a para uma oficina especializada para que seja feito um ajuste correto, e procure saber se ela tem a válvula LDA. Normalmente as bombas injetoras de motores turbo tem. Essa válvula compensa a demanda de combustível automaticamente quando a pressão do turbo aumenta e dispença qualquer outro ajuste adicional na bomba.
Fumaça preta indica excesso de combustível e que o combustível não está sendo totalmente queimado. Parte desse combustível que não queimou fica na camisa do cilindro tirando o óleo lubrificante prejudicando a lubrificação e acaba se misturando ao óleo do carter que acaba prejudicando o motor inteiro
cirotoscano
08/02/2008, 10:54
Galera,
Li bastante sobre o assunto aqui no forum mesmo, e internet a fora tb...
Fiquei bastante motivado em instalar um na minha em função de aumentar a vida útil do motor. Como a minha quadradinha tem 100cv e descarga já de 2.5" acho que com o aumento da pessão de turbo e mexidinha na bomba (indicado pela maxcooler), deve ir pra uns 115 - 120cv.
Mas fiquei com uma dúvida, o kit da maxcooler não tem ventuinha, e as originais possuem. Será que sem ventuinha entra ar suficientemente pela bolha do capô para uma troca de temperatura eficiente????
Ciro
BLUE BUS
08/02/2008, 12:14
Galera,
Fiquei bastante motivado em instalar um na minha em função de aumentar a vida útil do motor. Como a minha quadradinha tem 100cv e descarga já de 2.5" acho que com o aumento da pessão de turbo e mexidinha na bomba (indicado pela maxcooler), deve ir pra uns 115 - 120cv.
Mas fiquei com uma dúvida, o kit da maxcooler não tem ventuinha, e as originais possuem. Será que sem ventuinha entra ar suficientemente pela bolha do capô para uma troca de temperatura eficiente????
Ciro
Pois é a ventuinha é colocada na original porque o interccoler fica em cima do motor ou seja, o intercooler vai precisar da ventuinha para resfriar mais o interrcooler. Vê se consegue colocar na frente do radiador, aí não precisa de ventuinha.:concordo:
leobnaval
08/02/2008, 22:57
Pois é a ventuinha é colocada na original porque o interccoler fica em cima do motor ou seja, o intercooler vai precisar da ventuinha para resfriar mais o interrcooler. Vê se consegue colocar na frente do radiador, aí não precisa de ventuinha.:concordo:
x2:concordo: ,eu recomendo este up-grade!
Abraços
Walter L. L. Casitta
09/02/2008, 18:36
Tem intercooler a venda no fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36889
DieselPower
10/02/2008, 00:20
Ciro, a ventuinha existe apenas para "puxar" um ar frio com o veículo em dias quentes e velocidades baixas. Portanto, com o veículo em movimento não tem função.
Pode intercoolar sem utilizar a ventuinha. Não fará falta.
Abraço.
Um amigo nosso aqui de natal colocou o intercoler numa l200 quadradinha, além disso ele fez uma boa regulagem que deve ter incluido bomba, bicos e turbina (deixando bem redondinhos) o carro ficou muito bom realmente, segundo ele valeu a pena! não me arrisco fazer suposição de ganho de cv, más que dá pra ver a diferença isso dá!
[]´s.
cirotoscano
10/03/2008, 10:05
Então... Já está incluído como gasto prioritário no caderninho!
Como o pessoal da Maxcooler já faz toda a adaptação, corta capô e etc., vou por o deles mesmo. Os que vi no Mercado Livre, tem que adaptar e etc...
O preço, + ou - 1.700,00 instalado lá em Goiania, + uns 90,00 de Diesel.
DieselPower
10/03/2008, 15:45
Posta os resultados quando ficar pronto!
lucasrmartins
06/05/2008, 15:38
PEssoal, eu tenho intercooler na minha GL 2002, mas foi colocado na propria concessionário onde comprai, na verdade ja veio com ela mas foi colocado na propria Brabus, seria conveniente vc dar uma orçada em alguma concessionária para ver o valor.
Mas falando em desempenho, eu ja tive 2 antes dessa que não tinham intercooler, e a diferença é gritante. não sei quantos cavalos a mais mas o moror se equivale a uma pajeiro 2.8 turbo diesel. se vc puder colocar não vai se arrepender.
A.Tavora
06/05/2008, 16:28
Galera,
Ciro
Ciro, Quando coloquei na minha também foi da MAXCOOLER, a recomendação é para dar uma pequena pressão no turbo(eles mandam um kit e ensinam como fazer) que já melhora bastante. Eu não coloquei o eletro-ventilador na minha, e nunca tive problemas. Se tivesse outra faria de novo.
Abçs
lucaluas
01/03/2011, 20:46
Caros amigos
Tenho uma l200 98 e sinto falta de desempenho na bichinha (tinha uma f1000 que dava um coro nela) e sei que um intercooler pode aumentar a potencia sensivelmente. Existe alguma possibildade de adaptar um que não precise abrir entrada de ar no capô? que fique junto do radiadores de agua óleo e ar condicionado ou o melhor é abrir o capô? o intercooler da pajero full e triton são na frente, será que funciona? alguém já fez alguma adaptação neste sentido e pode me dar dicas?
Obrigado
L200. Sua estabilidade merece mais potencia...
lucaluas
01/03/2011, 20:49
Alguem ai fez adaptação de intercooler nas L200 quadradas? quem pode me orientar? Posso usar um que fique junto aos radiadores para não ter que furar capô?
obrigado
Carlos A. C. Azevedo
01/03/2011, 21:14
Alguem ai fez adaptação de intercooler nas L200 quadradas? quem pode me orientar? Posso usar um que fique junto aos radiadores para não ter que furar capô?
obrigado
Rapaiz, a sua é de 87cv ou é de 100cv? olha, acho que mesmo ela sendo com essa baixa potencia, ela ainda poderá super aquecer se adicionar mais essa fonte de calor...:pensativo::pensativo:
Ao contrário,
o ar coletado chegará ao motor a uma média de 20 graus mais frio fazendo uma melhor queima e tbm fazendo com que o motor trabalhe 5 graus mais frio.
Junior-L200Power
01/03/2011, 22:29
Caros amigos
Tenho uma l200 98 e sinto falta de desempenho na bichinha (tinha uma f1000 que dava um coro nela) e sei que um intercooler pode aumentar a potencia sensivelmente. Existe alguma possibildade de adaptar um que não precise abrir entrada de ar no capô? que fique junto do radiadores de agua óleo e ar condicionado ou o melhor é abrir o capô? o intercooler da pajero full e triton são na frente, será que funciona? alguém já fez alguma adaptação neste sentido e pode me dar dicas?
Obrigado
Amigo, o negócio é que a L200 não foi feita pra correr...pelo menos desde seu lançamento até 2007...onde saiu a Triton que é um avião!! Mas eu tenho uma 2003 e sei que tem hora que dá impaciencia né...hehe!!
O que eu sinto mais falta não é velocidade..e sim FORÇA,TORQUE..isso sim eu queria aumentar e muito!! Já tem alguns tópicos aqui que relatam o assunto...logo mais o pessoal mais experiente no forum vem aqui e lhe passa alguns links pra vc dar uma lida!!
Nessa saga em busca de mais torque eu vou fazer 4 instalações em minha L200 a partir da semana que vem!!
São elas:
-Kit Super LDA, já andei na S10 de um amigo meu com esse kit e deu uma boa diferença..ficou muito bacana, torque cedo e nada quase de fumaça...além do preço super acessível que vale e muito a pena!!
-Kit Intercooler,ainda não sei se uso da L200 quadrada HPE, ou o da L200 outdoor com eletroventilador!!
-Saídas de ar quente laterais, que vem nas L200 quadradas GL e GLS de 2005 a 2006/7, esse mais por estética e menos por funcionalidade..hehe, mas já ajuda a retirar um pouco do ar quente do motor!!
-Tomada de ar para captação de ar mais frio na boca do filtro de Ar... explico logo abaixo!
Em relação a esse ultimo item...não sei se repararm, mas as L200 que não tem intercooler(quadradas não HPE), captam o ar direto do cofre hiper quente do motor...isso é muito sem noção e mal projetado na minha humilde opinião que não entendo quase porra nenhuma..rsrs!!
Nas L200 quadradas HPE e nas Sport/Outdoor tem uma tomada de ar ligada na boca do compartimento de filtro de ar, que pega ar de fora do compartimento do motor...isso já dá uma boa diferença no rendimento!! Então mesmo parecendo bobeira, esse ultimo item tem uma grande importancia pra quem procura mais torque e principalmente MAIOR VIDA ÚTIL DA TURBINA, que tbm é muito importante!!
Acredito que reunindo esses 4 itens que pretendo, não farei nenhum milagre, mas já conseguirei o suficiente que preciso e sinto falta, em subidas por exemplo...e quando esta muito carregada com 500kg ou mais!!
Como não farei tudo de uma só vez, vou ver qual pode fornecer melhor rendimento, e vou repassando aqui no Forum para quem se interessar!!
Somente 1 dos itens não deva ser mnuito satisfatório, por isso quem sabe os 4 juntos tenho um retorno maior!!
Desculpa ae pelo texto enorme que as vzs dá preguiça de ler...hehe...mas as vzs eu me empolgo!! Principalmente neste assunto tão abordado que me interessa e muito também!!
Grande abraço!! :concordo:
Edintruder
01/03/2011, 22:43
Se intercoolar a L200 com certeza terá um fôlego a mais, mas se trabalhar em rpm mais elevada só vai acabar destruindo o motor. É o que ocorre quando o pessoal turbina o motor 2.8 das SR5, que acabam quebrando o virabrequim por forçar o motor em rpms mais elevadas...
Se mexer na potência da L200, tem que compensar na transmissão ou pelo menos nos pneus maiores, senão só vai acabar judiando mais ainda desse motor que eu acho bem frágil em relação à rpms mais altas.
Caros amigos
Obrigado
Prezado,
eu tenho uma L200 GLS 2003 87 cv (alias, vamos tentar manter contato e trocar mais idéias, donos de "quadradinhas":dance:) e estou tb. me informando sobre o assunto.
Em um tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36892) lí recomendações sobre um intercooler de uma empresa de Goiânia chamada "Maxcooler" (http://www.intercooler.com.br/detalhe-prod-m-l200.html) e mandei um email pra eles, perguntando sobre custo, garantia e frete pra o DF e se é de fácil instalação. Me responderam o seguinte:
"boa tarde senhor João Vicente, a respeito do kit intercooler para
L-200,sobre a sua garantia todos os kit intercooler tem 6 meses
de garantia,e sim ele é de facil instalação,sobre o frete ele é por conta
do comprador,segue abaixo valor do kit
valor do kit intercooler( completo)--------1.870,00
preço promocional para este mes (avista)----------------1.670,00 ( avista)
att,
Waldineire
fone>062 3941 7700"
Estou, então, pesquisando um pouco mais e arrumando outras prioridades na minha viatura (ontem mesmo tava limpando o radiador e trocando a água e fluído de refrigeração do motor), mas tô tendente a por esse aí mesmo... nas fotos vc. vê que encaixa direitinho na quadradinha e se a sua tiver aquele scoop falso, como a minha, dá até pra dar um uso real pra ele, pq esse intercooler foi feito justamente pra aproveitar essa entrada de ar.
E, finalmente, tenho q concordar com o que o Junior-L200Power falou, pq já reparei a mesma coisa: captar o ar quente do próprio cofre do motor não ajuda nada nesse motor que, embora resistente não é dos mais potentes ...
Tamos aí e vamos trocando idéias...
Abraços!!
Edintruder
02/03/2011, 10:06
JVC, de resistente esse motor não tem quase nada. Pra durar tem que deixar com os 87cv originais. Se aumentar ele já começa a dar problemas.
Cuida muito do sistema de arrefecimento, não poupa na troca de mangueiras e afins, pois quando aquece ele estraga muita coisa.
Essa L200 da foto era de um amigo meu, teve que mexer no motor 2 vezes. A segunda eu terminei de montar pois não confio em mecânicos, ainda mais pra mexer nesse motor.
O problema maior da L200 com 87 cv é a transmissão muito curta, o que faz ela pedir marcha a 120km/h com mais de 3500rpm. Então, evita andar acima dos 110km/h por muito tempo, pois nesse regime esse motor bate antes dos 200.000km.
A segunda vez que deu problema, foi descuido com a temperatura aliado com BI aberta. Ela estava andando muito, mas a temperatura suba rápido se fincasse o pé por muito tempo. Coisa que na Ranger eu fazia direto e nunca deu nenhum problema.
No geral a picape é ótima, mas não adianta exigir desse motor que não aguenta como a MIT propagandeia na mídia. Esse meu amigo não compra mais MIT por nada.
JVC, de resistente esse motor não tem quase nada. Pra durar tem que deixar com os 87cv originais. Se aumentar ele já começa a dar problemas.
Cuida muito do sistema de arrefecimento, não poupa na troca de mangueiras e afins, pois quando aquece ele estraga muita coisa.
Essa L200 da foto era de um amigo meu, teve que mexer no motor 2 vezes. A segunda eu terminei de montar pois não confio em mecânicos, ainda mais pra mexer nesse motor.
O problema maior da L200 com 87 cv é a transmissão muito curta, o que faz ela pedir marcha a 120km/h com mais de 3500rpm. Então, evita andar acima dos 110km/h por muito tempo, pois nesse regime esse motor bate antes dos 200.000km.
A segunda vez que deu problema, foi descuido com a temperatura aliado com BI aberta. Ela estava andando muito, mas a temperatura suba rápido se fincasse o pé por muito tempo. Coisa que na Ranger eu fazia direto e nunca deu nenhum problema.
No geral a picape é ótima, mas não adianta exigir desse motor que não aguenta como a MIT propagandeia na mídia. Esse meu amigo não compra mais MIT por nada.
Edintruder,
concordo em gênero, número e grau com vc... quando eu falo em resistente (esse de 87 cv) é nesse sentido mesmo que vc. falou... mantendo a potência original sem fazer grandes brincadeiras, porque, em razão da arquitetura estrutural do 4D56, a parte de refrigeração vai SEMPRE ser um problema... mas andando num ritmo tranquilo, fazendo as manutenções preventivas etc., a quadradinha tende a aguentar mais que as L200 HPE e dar menos problemas.
Como eu digo lá em casa, é pra considerar como um "caminhãozinho de carga", picape à moda antiga e não carro ou picape modernoza.
Aproveito o papo pra te perguntar: vc. acha que simplesmente intercoolar ela pode ser um criador de novos grilos?
Abraço!
PS: eu tb. não apostaria num MIT mais novo, enquanto continuar essa galera da SR no comando...
Junior-L200Power
02/03/2011, 11:02
Se intercoolar a L200 com certeza terá um fôlego a mais, mas se trabalhar em rpm mais elevada só vai acabar destruindo o motor. É o que ocorre quando o pessoal turbina o motor 2.8 das SR5, que acabam quebrando o virabrequim por forçar o motor em rpms mais elevadas...
Se mexer na potência da L200, tem que compensar na transmissão ou pelo menos nos pneus maiores, senão só vai acabar judiando mais ainda desse motor que eu acho bem frágil em relação à rpms mais altas.
Pois é amigo...por isso que eu disse que só quero um pouco mais de torque!!
Só isso que me faz falta nela!! Tem uns trechos aqui indo pra fazenda que tem uma serrinha não muito alta em forma de U, que as vzs dá até tristeza de subir..hehe
Venho embalado a desço a uns 70km/h e subo 30km/h...logo que começa a subida a bixinha já começa a cair velocidade e perder força!!
Isso que quero dar uma melhoradinha de leve!!
Como a L200ficava so com meu pai antes quando eu morava na capital, ela tava com manutenção toda errada...agora que to colocando ela na linha!!
E venho a falar pra voces uma experiencia que fiz essa semana passada!!
O tanque tava na reserva(do ponteiro claro, mesmo colocando 50,00 não sai da reserva...rsrs), então fui ao posto abastecer e não sei pq me deu na kbeça de colocar um aditivo Diesel da Bardhal, se não me engano akele verdinho Max Diesel!! Não completei o tanque, coloquei 60,00 e 1 frasco desse aditivo...
Percebi que depois que secou essa abastecida, quando fui abastecer dnovo, a L200 já tava mais solta!! Pouca coisa mas tava melhor!! Como compramos ela com 29.000km, e hoje está com seus 145.000km...e visto que nunca foi colocado aditivo, nem limpeza de bomba nem nada, achei que iria fazer bem pra ela...e FEZ!! Agora a cada 2 tanques to usando 1 frasco de aditivo e a bixinha ta agradecendo viu! Acho que tinha muita goma no motor, tanto na bomba qnto nos bicos!!
Outra coisa que reparei na bixinha, é que mesmo trocando o óleo por novo, passados 1000km ou nem isso...o óleo ja tava NEGRO..mas preto preto mesmo, coisa triste de se ver!! Reparei que qndo o cara do posto vai trocar o óleo, ele não deixa escorrer por muito tmpo...e msmo que deixe, tem óleo preto parecendo graxa grudado nas paredes e peças do motor!! Então observando isso, comprei um produto para fazer um FLUSH na proxima troca!! Para que saia toda essa sujeira grudada no motor e tbm com certeza na bomba de óleo!! Isso deve deixar o motor respirando melhor!!
Se agente observar existem N fatores que vão agravando o quadro e roubando a potencia de nossa bixinha, que já é pouca..hehe!!
Então aos poucos vou trabalhando nela e vendo tudo que posso melhorar!!!
PS: Gostaria de fazer uma pergunta aos mais entendidos...
Pergunta: O que fizeram nas L200 de 2004 adiante para extrair 100cv ao invés dos 87cv das anteriores? Única coisa que reparei foi o escape refeito, que usam o escape das L200 HPE quadradas que possui maior diametro doq da GLS e GL anteriores a 2004!!! Oq mais tem aí nessa receita? Maior pressão na turbina?Bomba com regulagem para maior debito?
Obrigado e aqui encerro mais um texto enorme..rsrs :-D
criparamos
02/03/2011, 11:10
Ao contrário,
o ar coletado chegará ao motor a uma média de 20 graus mais frio fazendo uma melhor queima e tbm fazendo com que o motor trabalhe 5 graus mais frio.
Uma pergunta..... nenhuma L-200 quadrada tem intercooler, pergunto isso pois um amigo meu tem uma 2005 tbem quadradinha e ela nao tem intercooler.
abracos
cristiano
Junior-L200Power
02/03/2011, 11:49
Uma pergunta..... nenhuma L-200 quadrada tem intercooler, pergunto isso pois um amigo meu tem uma 2005 tbem quadradinha e ela nao tem intercooler.
abracos
cristiano
L200 quadradas que possuem intercooler são apenas as HPE...que foram fabricadas de 2001/2 até 2003!! Elas possuem o botão POWER no painel para acionamento da super alimentação(aumento da pressão de turbina e aumento do débito da bomba injetora)!!
Nenhuma L200 L,GL ou GLS quadradas de qlquer ano possuem intercooler!! :concordo:
abracos
cristiano
Não,
realmente elas não tem intercooler, somente os Modelos HPE como o outro colega mencionou.
Vc pode adaptar o Intercooler sem nenhum problema, mas por segurança evite mecher no débito da bomba injetora e turbina, com isso vc pode criar uma situação de sobreaquecimento onde não existe.
Só com o intercooler vc vai ganhar uma potencia extra de uns 10% , o que já é bom demais.
abc
Edintruder
02/03/2011, 12:35
Nas 2004 em diante tem sistema de injeção de maior calibre e provavelmente sistema de arrefecimento melhor. Até 121cv esse motor suporta, nos 141cv a durabilidade mesmo original despenca.
Para a questão do torque, experimenta abrir 1 volta na BI. É o suficiente pra melhorar muito. A BI da L200 se abrir demais, fica ruim de desligar o motor, então evita ir muito além de 1 volta. na Ranger andava com 4 voltas e na F1000 também já meti mais de 4 voltas.
O melhor benefício do intercooler é a maior durabilidade do motor, pois como ao ar entra mais frio, ele mantém um rendimento melhor e uma estabilidade térmica também maior, preservando os anéis, pistões e camisas. Note que num motor ciclo otto, o combustível admitido faz o resfriamento dos cilindros, no caso do ciclo diesel, existe apenas os jetcoolers de óleo por trás dos pistões para refrigerá-los.
Esses aditivos servem apenas para limpeza interna, o que é muito difícil, uma vez que o sistema trabalha com uma pressão muito elevada de injeção. Pra mim, esses aditivos servem apenas para efeito psicológico e pôr dinheiro fora. Uma coisa que deve ser avaliada, é que a temperatura do ar está começando a diminuir, e o rendimento dos motores diesel voltam a aumentar.
Junior-L200Power
02/03/2011, 12:47
Nas 2004 em diante tem sistema de injeção de maior calibre e provavelmente sistema de arrefecimento melhor. Até 121cv esse motor suporta, nos 141cv a durabilidade mesmo original despenca.
Para a questão do torque, experimenta abrir 1 volta na BI. É o suficiente pra melhorar muito. A BI da L200 se abrir demais, fica ruim de desligar o motor, então evita ir muito além de 1 volta. na Ranger andava com 4 voltas e na F1000 também já meti mais de 4 voltas.
O melhor benefício do intercooler é a maior durabilidade do motor, pois como ao ar entra mais frio, ele mantém um rendimento melhor e uma estabilidade térmica também maior, preservando os anéis, pistões e camisas. Note que num motor ciclo otto, o combustível admitido faz o resfriamento dos cilindros, no caso do ciclo diesel, existe apenas os jetcoolers de óleo por trás dos pistões para refrigerá-los.
Esses aditivos servem apenas para limpeza interna, o que é muito difícil, uma vez que o sistema trabalha com uma pressão muito elevada de injeção. Pra mim, esses aditivos servem apenas para efeito psicológico e pôr dinheiro fora. Uma coisa que deve ser avaliada, é que a temperatura do ar está começando a diminuir, e o rendimento dos motores diesel voltam a aumentar.
O que eu não entendo é que...no frasco existe sim uma solução feita para um propósito...limpar,desentupir,etc!!
Se essa solução passa pelo sistema de combustivel todo, como ela pode passar sem fazer nenhuma efeito?!?
Algum efeito ela tem que fazer...mesmo que pequeno!!
Não tem como ela ir junto do combustivel e "passar em branco"!!
E a diferença que to sentindo foi depois que usei o aditivo...
E pelo jeito ficou super concentrado, porq ele deve ser usado no tanque cheio...meu carro tava com menos de meio tanque e colokei o frasco todo lá!! O carro chegou até a falhar e ficar mais manco ainda no começo, meio que engasgando...não passava de 60km/h em 3 marcha!!
Depois que cabou o Diesel e fui abastecer dnovo tava outra coisa!!
É por isso que digo que não tem como ser psicilógico!! :pensativo:
SAPO-BOMBA
02/03/2011, 13:43
Ledo engano dos colegas: Algumas L200 GL quadradas saíram COM INTERCOOLER e SEM HP. Isso de fábrica.
A maiora foi pra frotas e carros oficiais como as usadas pelo MS, PRF e SEFAZ.
E pra quem quiser duvidar, tiro a foto de uma viatura dessas e ainda mostro o documento :)
Ledo engano dos colegas: Algumas L200 GL quadradas saíram COM INTERCOOLER e SEM HP. Isso de fábrica.
E pra quem quiser duvidar, tiro a foto de uma viatura dessas e ainda mostro o documento :)
Beleza, fica mais fácil ainda a adaptação.
* Agora q vc falou, realmente, lembrei dessas viaturas q são usadas até hoje pela policia de Minas Gerais, elas tem uma Abertura no Capô...
sergiopincelli
02/03/2011, 14:44
Luca, a maxcooler de Goiânia fabrica um kit intercooler para as L200 quadradas.Não sei onde êle é montado, mas eu não o colocaria próximo ao radiador para não interferir na refrigeração.
Vou testar dar uma volta, fazer uns testes e dps. eu posto o resultado...
É justamente nesse sentido, de auxiliar na conservação do motor, que penso em intercoolar a l200...
O flush do radiador eu sei que serve, assim como o aditivo, mas sobre o óleo e o combustível vou ficar aqui na plateia acompanhando as opiniões dos mais experientes...:pipoca:
Abs.
Em um tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=36892 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36892)) lí recomendações sobre um intercooler de uma empresa de Goiânia chamada "Maxcooler" (http://www.intercooler.com.br/detalhe-prod-m-l200.html (http://www.intercooler.com.br/detalhe-prod-m-l200.html)) e mandei um email pra eles, perguntando sobre custo, garantia e frete pra o DF e se é de fácil instalação. Me responderam o seguinte:
"boa tarde senhor João Vicente, a respeito do kit intercooler para
L-200,sobre a sua garantia todos os kit intercooler tem 6 meses
de garantia,e sim ele é de facil instalação,sobre o frete ele é por conta
do comprador,segue abaixo valor do kit
valor do kit intercooler( completo)--------1.870,00
preço promocional para este mes (avista)----------------1.670,00 ( avista)
att,
Waldineire
fone>062 3941 7700"
Estou, então, pesquisando um pouco mais e arrumando outras prioridades na minha viatura (ontem mesmo tava limpando o radiador e trocando a água e fluído de refrigeração do motor), mas tô tendente a por esse aí mesmo... nas fotos vc. vê que encaixa direitinho na quadradinha e se a sua tiver aquele scoop falso, como a minha, dá até pra dar um uso real pra ele, pq esse intercooler foi feito justamente pra aproveitar essa entrada de ar.
criparamos
02/03/2011, 15:46
L200 quadradas que possuem intercooler são apenas as HPE...que foram fabricadas de 2001/2 até 2003!! Elas possuem o botão POWER no painel para acionamento da super alimentação(aumento da pressão de turbina e aumento do débito da bomba injetora)!!
Nenhuma L200 L,GL ou GLS quadradas de qlquer ano possuem intercooler!! :concordo:
Tendi..... eu achava que todas as L-200 mais novas tivessem intercooler, qdo vi a desse amigo meu fiquei curioso. Não quero colocar isso no meu carro naum, nao acho que vale a pena, assim como fazer mudanca de bomba e outras coisas, prefiro assim... no original....
Fiz uma viagem a ubatuba no final de semana e quem conhece a serra da rodovia Oswaldo Cruz, sabe bem o que eu digo... sinceramente, não senti falta de potencia naum, muito pelo contrario, o carro foi bem valente, e olha que peguei o transito parado na serra, fiquei ate com medo dela aquecer, mas nem sinal disso... Só senti falta dela distercer um pouco mais, pois os cotovelos sao fechados mesmo... fora isso... so alegria...
abracos..
cristiano
quatrodmaio
02/03/2011, 17:48
Instalei recentemente na minha Savana, aproveitando o scoop do capô.
Comprei o radiador, mangueiras, suporte e ventoinha que estavam em uma Pajero 2800 (em um desmanche). Paguei R$ 600,00.
A instalação foi feita sem problemas e a Savana ficou um canhão pra andar.
Vou tirar fotos e postar aqui pra galera ver como ficou. 8)
Junior-L200Power
02/03/2011, 18:30
Instalei recentemente na minha Savana, aproveitando o scoop do capô.
Comprei o radiador, mangueiras, suporte e ventoinha que estavam em uma Pajero 2800 (em um desmanche). Paguei R$ 600,00.
A instalação foi feita sem problemas e a Savana ficou um canhão pra andar.
Vou tirar fotos e postar aqui pra galera ver como ficou. 8)
Tira fotos mesmo amigo...vou agradecer muito!!
Sentiu muita diferença só com o intercooler?
Vc colocou akela tomada de ar na entrada do filtro de ar ou deixou captando ar do cofre do motor mesmo?!?
Abraço..
entonces...
Eu já coloquei essa garrafinha da bardhal, mas nao senti diferença nao...
o proximo teste é o B12 turbo no oleo do motor....
Junior-L200Power
02/03/2011, 18:37
entonces...
Eu já coloquei essa garrafinha da bardhal, mas nao senti diferença nao...
o proximo teste é o B12 turbo no oleo do motor....
Então, assim como eu disse, o tanque tava meio vazio...então acho que ficou super concentrado pois tinha menos de meio tanque, bem menos!! Com tanque cheio(75L) acredito que fike muito dissolvido e não tenha efeito nenhum mesmo não!!
Ou então pode ser tbm que seu sistema não estava tão entupido como o meu, já que vez em quando na pressa abasteço em posto de procedencia duvidosa!! :concordo:
Carlos A. C. Azevedo
02/03/2011, 21:02
Ao contrário,
Olha, pode até entrar mais frio no motor, mas eu quero saber como é que vai esfriar é o intercooler...A não ser se colocar mais um ventilador eletrico igual ao do ar condicionado.
Olha, pode até entrar mais frio no motor, mas eu quero saber como é que vai esfriar é o intercooler...A não ser se colocar mais um ventilador eletrico igual ao do ar condicionado.
Dos modelos que já ví para instalar, o ar vem resfriado pelo scoop no capô (obviamente, tem que mandar cortá-lo), assim como nas HPE...
Junior-L200Power
03/03/2011, 12:00
Dos modelos que já ví para instalar, o ar vem resfriado pelo scoop no capô (obviamente, tem que mandar cortá-lo), assim como nas HPE...
Se for intercooler das quadradas resfria pelo ar que entra pelo Scoop no capô,se não for furado tem que recortar...!!
Se for das Sport/Outdoor resfria pelo eletroventilador que tem embaixo do próprio intercooler,logo que gira a chave e acende o painel, o ventilador já ativa!! :concordo:
Carlos A. C. Azevedo
03/03/2011, 12:13
Se for intercooler das quadradas resfria pelo ar que entra pelo Scoop no capô,se não for furado tem que recortar...!!
Se for das Sport/Outdoor resfria pelo eletroventilador que tem embaixo do próprio intercooler,logo que gira a chave e acende o painel, o ventilador já ativa!! :concordo:
Rapaiz, o ventilador das Sport/Outdoor tem uma coisa parece um termostato, por que o ventilador só liga depois do motor aquecido, pelo menos na minha funciona assim.:concordo::concordo::concordo:
Quanto ao scoop, o cara ai, pelo que eu entendi ele não quer furar o capo e quer colocar na frente do radiador.. não sei se realmente era isso.. mas se for..talves tenha que colocar um forçador pra poder dimnuir a temperatura:concordo:
Junior-L200Power
03/03/2011, 12:39
Rapaiz, o ventilador das Sport/Outdoor tem uma coisa parece um termostato, por que o ventilador só liga depois do motor aquecido, pelo menos na minha funciona assim.:concordo::concordo::concordo:
Quanto ao scoop, o cara ai, pelo que eu entendi ele não quer furar o capo e quer colocar na frente do radiador.. não sei se realmente era isso.. mas se for..talves tenha que colocar um forçador pra poder dimnuir a temperatura:concordo:
Estranho..um amigo meu tem uma L200 sport 04/04 e a dele só de acionar a chave o ventilador do intercooler já aciona...e ele já comprou ela assim..as vzs deu problema e o antigo dono ligou direto então...:pensativo:
Em relação a colocar o intercooler na frente, o dificil é achar espaço neh..hehehe...ali ja ta tudo espremido, radiador de agua, radiador de óleo,ventuinha...etc...
Seria melhor colocar no lugar onde é designado pra ele mesmo.. só a triton saiu com ele na frente pq já foi projetado assim neh...tanto como s10,ranger,etc...a hilux e frontier antiga tem o cooler em cima do motor e refrigeram com scoop..e repare que tem o mesmo rendimento do cooler na frente...entao acho q a localização é o de menos...o mais importante é instalar ele que já vai dar uma boa diferença. :concordo:
Felipe Zagatti
03/03/2011, 14:20
Rapaiz, a sua é de 87cv ou é de 100cv? olha, acho que mesmo ela sendo com essa baixa potencia, ela ainda poderá super aquecer se adicionar mais essa fonte de calor...:pensativo::pensativo:
esquenta nao , a minha e intercoolada de fabrica o ponteiro anda la embaixo.
Valeu Jr,
Não sabia que as Sport/Outdoor tinham um eletroventilador embaixo do intercooler... achava que era só o scoop que resfriava... E as bixinhas ainda assim superaquecem :parede: Ô tristeza!!!!
Abs,
Junior-L200Power
03/03/2011, 15:18
esquenta nao , a minha e intercoolada de fabrica o ponteiro anda la embaixo.
E a minha que nem é intercoolada, o ponteiro não passa do primeiro risco branco...fica grudado nele...mesmo sentando a bota...isso é questão de sistema de refrigeração bem limpo e conservado...sempre revisado, aí nunca terá problemas..bater uma agua de vez em quando pra tirar a poeira..e retirar pelo menos 1 vez a cada mes e meio ou 2 meses pra lavar ele completo...estar sempre verificando bomba dagua e valvula termostatica... com essa manutenção em dia jamais irá akecer, isso as quadradas que eu sei pq tenho uma, ja outras nao sei...:concordo:
PS: Falando em aquecer, pra quem tem L200 quadrada que eskenta qndo ta correndo ou acima de 3000rpm,ou em serviço pesado...será que o kit gelo não resolveria? Ou ele serve somente para L200 sport/outdoor??
criparamos
03/03/2011, 17:17
E a minha que nem é intercoolada, o ponteiro não passa do primeiro risco branco...fica grudado nele...mesmo sentando a bota...isso é questão de sistema de refrigeração bem limpo e conservado...sempre revisado, aí nunca terá problemas..bater uma agua de vez em quando pra tirar a poeira..e retirar pelo menos 1 vez a cada mes e meio ou 2 meses pra lavar ele completo...estar sempre verificando bomba dagua e valvula termostatica... com essa manutenção em dia jamais irá akecer, isso as quadradas que eu sei pq tenho uma, ja outras nao sei...:concordo:
PS: Falando em aquecer, pra quem tem L200 quadrada que eskenta qndo ta correndo ou acima de 3000rpm,ou em serviço pesado...será que o kit gelo não resolveria? Ou ele serve somente para L200 sport/outdoor??
Concordo em genero, numero e grau......
Mexer em time que ta ganhando, acho que naum é um bom negocio naum.... melhor o amigo deixar como esta, pois nas alteracoes esta sujeito a resultados problematicos...
Fico nas 87 cv, sao boas, confiaveis, e literalmente naum quebram, pelo menos gracas da deus, nao acontece comigo....
abracos...
cristiano
Carlos A. C. Azevedo
03/03/2011, 20:31
Estranho..um amigo meu tem uma L200 sport 04/04 e a dele só de acionar a chave o ventilador do intercooler já aciona...e ele já comprou ela assim..as vzs deu problema e o antigo dono ligou direto então...:pensativo:
Em relação a colocar o intercooler na frente, o dificil é achar espaço neh..hehehe...ali ja ta tudo espremido, radiador de agua, radiador de óleo,ventuinha...etc...
Seria melhor colocar no lugar onde é designado pra ele mesmo.. só a triton saiu com ele na frente pq já foi projetado assim neh...tanto como s10,ranger,etc...a hilux e frontier antiga tem o cooler em cima do motor e refrigeram com scoop..e repare que tem o mesmo rendimento do cooler na frente...entao acho q a localização é o de menos...o mais importante é instalar ele que já vai dar uma boa diferença. :concordo:
Rapaiz olha esse ventilador deve ta direto mesmo, ou a minha que ta doida por que ele só liga depois que aquece:pensativo::pensativo:, bem, se tivesse outro lugar pra colocar a não ser em cima do motor é meio dificil...
Quanto ao kit gelo, ele serve sim para a quadradinha, mas seria indicado se voce quisesse um carro pra andar 90% a 150km/h, pois é só assim pra ela conseguir esquentar, as sports não, qualquer falta de vento na frente do carro o bicho esquenta:parede::parede::parede::parede: uhauhahuahua:concordo:.
Amigo Felipe Zagatti, a sua já vem com o buraco no capo né? o problema aqui do cara é que ele quer botar o intercooler só que não quer furar o capo. :pensativo:
Junior-L200Power
03/03/2011, 21:23
Concordo em genero, numero e grau......
Mexer em time que ta ganhando, acho que naum é um bom negocio naum.... melhor o amigo deixar como esta, pois nas alteracoes esta sujeito a resultados problematicos...
Fico nas 87 cv, sao boas, confiaveis, e literalmente naum quebram, pelo menos gracas da deus, nao acontece comigo....
abracos...
cristiano
Ah,eu adoro a minha, que tbm tem 87cv...
Mas eu keria uma de 100cvvvv...:cry:
kkkkkkkkkk...zuera..
Em Cuiabá aki perto,tem 3 L200 06/07..uma verdadeira relíquia elas..todas as 3 zeradas, impecáveis...e todas elas na cor prata, hehe
Numa loja tá R$42.500, e as outras 2 de outra loja tá R$45.000,00
Confesso que to balançado a comprar uma destas...todas completassas!!
A mais barata tá com 142.000km rodados, as outras 2 da outra loja tão com 89.000Km e outra 102.000km!!
O coração bate forte viu..rsrs...mas não posso me endividar agora!! :-(
Junior-L200Power
03/03/2011, 21:32
Rapaiz olha esse ventilador deve ta direto mesmo, ou a minha que ta doida por que ele só liga depois que aquece:pensativo::pensativo:, bem, se tivesse outro lugar pra colocar a não ser em cima do motor é meio dificil...
Quanto ao kit gelo, ele serve sim para a quadradinha, mas seria indicado se voce quisesse um carro pra andar 90% a 150km/h, pois é só assim pra ela conseguir esquentar, as sports não, qualquer falta de vento na frente do carro o bicho esquenta:parede::parede::parede::parede: uhauhahuahua:concordo:.
Amigo Felipe Zagatti, a sua já vem com o buraco no capo né? o problema aqui do cara é que ele quer botar o intercooler só que não quer furar o capo. :pensativo:
A sua deve ta certa amigo, pois se ela só liga na hora que precisa...isso é o correto,não fica funcinando hora que não precisa!! Pois imagina um dia bem frio, e ela funcionando...pra que né? Meio sem lógica! Hehe...
Se kizer colocar o intercooler na frente, só se adaptar um bem pekeno, que as vzs nem faça tanta diferença viu...então acabaria não compensando!!
Só fazer o recorte no capo e não precisa mais nada...qlquer um faz, é muito fácil!! Nem precisa tirar o scoop do capô...é so fazer um furo bem no meio de onde ele tá e ir abrindo as laterais..e cobre essas bordas que foram cortadas com borracha!! Tá feito...:concordo: Quem comprar vai até achar que veio de fábrica, fica praticamente original o carro...isso se colocar o intercooler de alguma L200 mesmo neh!! :concordo:
Junior-L200Power
04/03/2011, 12:59
Valeu Jr,
Não sabia que as Sport/Outdoor tinham um eletroventilador embaixo do intercooler... achava que era só o scoop que resfriava... E as bixinhas ainda assim superaquecem :parede: Ô tristeza!!!!
Abs,
Pois é amigo, segue aki a foto pra vc conferir como é o intercooler por baixo :concordo:
http://img37.imageshack.us/img37/9374/intercoolerl200.jpg (http://img37.imageshack.us/i/intercoolerl200.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
http://img37.imageshack.us/i/intercoolerl200.jpg/
Pois é amigo, segue aki a foto pra vc conferir como é o intercooler por baixo :concordo:
[/URL]
Uploaded with [URL="http://imageshack.us"]ImageShack.us (http://img37.imageshack.us/i/intercoolerl200.jpg/)
http://img37.imageshack.us/i/intercoolerl200.jpg/
Com imagem e td.!! :concordo: Valeu, brother!
SAPO-BOMBA
07/03/2011, 16:05
Valeu Jr,
Abs,
A "falta de eficiência" na refrigeração não é culpa do Intercooler, ao contrário...
O sistema de refrigeração ( radiador, tampa e válvula termostática ) são mal-dimensionados pra esse modelo de L200 e pela potência que é extraída desse motor.
quatrodmaio
07/03/2011, 18:07
Opa, como solicitado anteriormente, seguem algumas fotos do intercooler que instalei na Savana 2006.
Comprei este intercooler (com as mangueiras e ventilador) em um desmanche e o mesmo estava em uma Pajero 2800.
269985
269986
269987
269988
269989
quatrodmaio
07/03/2011, 18:16
269990
269991
269992
269993
269994
O intercooler, no desmanche, paguei R$ 600,00 e o serviço de adaptação e mão de obra + R$ 500,00.
Ficou muito boa de andar e temperatura sempre baixa.
Infelizmente não estou mais com ela. Apareceu um negócio interessante e ela foi no "rolo", junto com a Tracker... :parede:
Mas "tá bom", recomendo a quem quiser instalar pois ficou muito boa.
O mecânico que fez a instalação chama-se Jaime e tem oficina em S. José do Rio Preto - SP. Telefone da oficina 17 3233-0645 Pick Up Geral. :cool:
Junior-L200Power
07/03/2011, 19:40
269990
269991
269992
269993
269994
O intercooler, no desmanche, paguei R$ 600,00 e o serviço de adaptação e mão de obra + R$ 500,00.
Infelizmente não estou mais com ela. Apareceu um negócio interessante e ela foi no "rolo", junto com a Tracker... :parede:
O mecânico que fez a instalação chama-se Jaime e tem oficina em S. José do Rio Preto - SP. Telefone da oficina 17 3233-0645 Pick Up Geral. :cool:
Valew ae pelas fotos parceiro..muito show!!
Esta semana que vem já devo estar comprando um intercooler pra minha tbm...!!
Só me diz uma coisa...vc recortou seu capô ou deixou fechado o scoop?!
Grande abraço!!:concordo:
Carlos A. C. Azevedo
07/03/2011, 20:13
269990
269991
269992
269993
269994
Rapaiz, sobre andar ela tem que ficar boa mesmo, mas quanto a baixar a temperatura do motor... isso é minimo, pois o intercooler resfria o ar pra poder aumentar a densidade, na verdade ele esfria o ar pra poder ter mais massa de ar em um mesmo volume, então isso é significante para o ar e quase nada para o motor em si...
Mas essa savana era a de 8 amortecedores?
:concordo:
Junior-L200Power
08/03/2011, 20:33
Rapaiz, sobre andar ela tem que ficar boa mesmo, mas quanto a baixar a temperatura do motor... isso é minimo, pois o intercooler resfria o ar pra poder aumentar a densidade, na verdade ele esfria o ar pra poder ter mais massa de ar em um mesmo volume, então isso é significante para o ar e quase nada para o motor em si...
Mas essa savana era a de 8 amortecedores?
Se não me engano todas as savanas quadradinhas tem 8 amortecedores...ou to enganado?:pensativo:
Tivemos aki em casa uma L200 2001/2001 série especial com 8 amortecedores...eu achava ela terrível de dura..na burakeira o cabra sofre um bocado viu...mas o bom que ela não sai do trilho de jeito nenhum, tem uma estabilidade incrível!! Mas em conforto..é uma tristeza!! Hehe!!:concordo:
quatrodmaio
09/03/2011, 10:07
O capô foi recortado para entrar ar pelo scoop. :cool:
Esta Savana tem os 08 amortecedores. :concordo:
Junior tenho que discordar de vc quanto ao conforto em estradas esburacadas.
Fiz várias viagens e trilhas com esta Savana e nunca tive este desconforto a que vc se referiu.
O único desconforto mesmo é a posição de dirigir para quem tem mais de 1,80 (eu tenho 1,83 m) e para quem vai no banco de trás, pois a cabine é muito apertada mesmo.
Junior-L200Power
09/03/2011, 13:40
O capô foi recortado para entrar ar pelo scoop. :cool:
Esta Savana tem os 08 amortecedores. :concordo:
Junior tenho que discordar de vc quanto ao conforto em estradas esburacadas.
Fiz várias viagens e trilhas com esta Savana e nunca tive este desconforto a que vc se referiu.
O único desconforto mesmo é a posição de dirigir para quem tem mais de 1,80 (eu tenho 1,83 m) e para quem vai no banco de trás, pois a cabine é muito apertada mesmo.
A minha então deveria ter algum problema cara, pq era muito dura,sempre foi!!
Nem se compara ao conforto dessa 2003/3 que tenho agora...de 4 amortecedores apenas...essa minha atual é muitissimo confortavel, não imaginei que essas L200 quadradas fossem assim..todos que andam na minha falam...!!!
Mas a tua por ser mais nova(Savana só saiu a partir de 2004), deveria ter outra calibragem nos amortecedores, visando assim melhorar oq a minha 2001 tinha de terrível que era a dureza da suspensão..Rsrs
Abraço e valew pela dica do capô...:concordo:
Carlos A. C. Azevedo
09/03/2011, 19:51
Se não me engano todas as savanas quadradinhas tem 8 amortecedores...ou to enganado?:pensativo:
Tivemos aki em casa uma L200 2001/2001 série especial com 8 amortecedores...eu achava ela terrível de dura..na burakeira o cabra sofre um bocado viu...mas o bom que ela não sai do trilho de jeito nenhum, tem uma estabilidade incrível!! Mas em conforto..é uma tristeza!! Hehe!!:concordo:
Ela é quase um tanque de guerra, so falta a esteira :mrgreen::mrgreen::mrgreen:UHUHAUHAAHUAHUHUAHUA
Felipe Zagatti
10/03/2011, 17:11
Junior falando nisso quando comprei meu carro até assustei pois o ponteiro fica como vc disse colado na primeira faxa branca ele so levanta quando senta a bota mais o meio e o limite a tua e assim tb ??
a minha e a quadrada hpe de 96/118 cv
Junior-L200Power
10/03/2011, 19:22
Junior falando nisso quando comprei meu carro até assustei pois o ponteiro fica como vc disse colado na primeira faxa branca ele so levanta quando senta a bota mais o meio e o limite a tua e assim tb ??
a minha e a quadrada hpe de 96/118 cv
Exato amigo, a minha é igualzinho a tua, não passa do primeiro risco branco nem a pau...!!
Só mesmo depois de 140km/h que vai até o meio...e só tbm...o meio é o limite...hehe...diferente das Sport/outdoor que trabalham no meio o tempo todo...acho que por causa da valvula termostatica ser diferente!, e a temperatura de trabalho tbm!!!!!
Só que a minha é a quadradinha GLS 87Cv...mas parabens pela tua maquina viu, tenho curiosidade de andar em uma Hpe quadradinha!! Uma hora ainda arranjo uma pra tirar a curiosidade..hehe!!
Abraço!! :concordo:
Exato amigo, a minha é igualzinho a tua, não passa do primeiro risco branco nem a pau...!!
Só mesmo depois de 140km/h que vai até o meio...e só tbm...o meio é o limite...hehe...diferente das Sport/outdoor que trabalham no meio o tempo todo...acho que por causa da valvula termostatica ser diferente!, e a temperatura de trabalho tbm!!!!!
Só que a minha é a quadradinha GLS 87Cv...mas parabens pela tua maquina viu, tenho curiosidade de andar em uma Hpe quadradinha!! Uma hora ainda arranjo uma pra tirar a curiosidade..hehe!!
Abraço!! :concordo:
140km/h?! A minha só passa dos 120 em descida e olhe lá....:putz:
Junior-L200Power
14/03/2011, 20:48
140km/h?! A minha só passa dos 120 em descida e olhe lá....:putz:
Vixxi cara...minha outra L200 que tive uma 2001/2001 de 8 amortecedores, dava chorando 115/120km/h!!!
Aí comprei essa 2003...nossa q puta diferença viu!! A bixa voava baixo qndo comprei...dava 150/160km/h numa facilidade...!!
Hoje que ela tá meio mancona, mas de torque,de força!! Ela ainda da seus 140Km/h na reta..demora um pokim mas vai hein!!! ;-)
Carlos A. C. Azevedo
14/03/2011, 21:08
Vixxi cara...minha outra L200 que tive uma 2001/2001 de 8 amortecedores, dava chorando 115/120km/h!!!
Aí comprei essa 2003...nossa q puta diferença viu!! A bixa voava baixo qndo comprei...dava 150/160km/h numa facilidade...!!
Hoje que ela tá meio mancona, mas de torque,de força!! Ela ainda da seus 140Km/h na reta..demora um pokim mas vai hein!!! ;-)
Ei junior, a quantos RPM fica nessas velocidades?:pensativo::pensativo:
Junior-L200Power
14/03/2011, 22:00
Ei junior, a quantos RPM fica nessas velocidades?:pensativo::pensativo:
Cara a 140km/h fika em 4150 RPM +/-
A 160km/h fika em 4500rpm...a 175Km/h fika em 4750Rpm +/-!!
Vo fazer um video e mando pra vc ver ou posto aki no forum...:concordo:
SAPO-BOMBA
14/03/2011, 22:19
TRUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUCO!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Não passo de 3500RPM no meu motor nem por decreto! Huahuahuhaua
Mas ando de boa a 100km/h com 3200RPM
Carlos A. C. Azevedo
14/03/2011, 22:35
Rapaiz, jovem é uma figura mesmo, mas quando que eu passo dos 3000 rpm aqui, dá uma peninha do motor huauhhuauhauhahua. mas 4750 rpm foi de assustar:shock::shock::shock:.
O bom é que aqui a 100 km/h a rotação ainda está a quase 2750 rpm.:mrgreen:
Junior-L200Power
15/03/2011, 11:35
TRUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUCO!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Pois é cara, foi um momento de insanidade mesmo!!:parede:
Aki chegando na cidade tem uma descida de uns 3,5KM e é muito íngrime!!
Eu já vinha a uns 130Km/h e quando entrei na descida me deu vontade de ver até onde ia!!
Graças a Deus que não ferrei com o motor..mas a temperatura passou um pokinho da metade do marcador viu!!:sad:
Isso faz uns 5 anos,logo que comprei ela, tava com 32.000Km!!
Hoje não asso de 120Km/h não...só se for pra ultrapassar algum caminhão ou carreta!!
Grande abraço!!
Junior-L200Power
15/03/2011, 11:38
Rapaiz, jovem é uma figura mesmo, mas quando que eu passo dos 3000 rpm aqui, dá uma peninha do motor huauhhuauhauhahua. mas 4750 rpm foi de assustar:shock::shock::shock:.
O bom é que aqui a 100 km/h a rotação ainda está a quase 2750 rpm.:mrgreen:
Cara isso é verdade, como respondi acima ao Sapo Bomba, foi uma insanidade que me deu na hora!!
Mas não faço isso nunca mais, parece que o motor tava esperniando,implorando pra eu reduzir...o barulho fika muito alto!!
Como eu falei, graças a Deus não ferrei com o motor e nem aconteceu nada de grave, nenhum acidente!! Mas isso eu não faço nunca mais viu!! Além de poder estragar o motor é muito perigoso, a L200 balançava dum tanto, parecia que ia perder o controle!! ;-)
ainda bem q foi só nesse dia que fiz isso, faz uns 5 anos!!
Hoje em dia é 100/110Km/h na boa!! :concordo:
Abração parceiro!
Cara isso é verdade, como respondi acima ao Sapo Bomba, foi uma insanidade que me deu na hora!!
Mas não faço isso nunca mais, parece que o motor tava esperniando,implorando pra eu reduzir...o barulho fika muito alto!!
Como eu falei, graças a Deus não ferrei com o motor e nem aconteceu nada de grave, nenhum acidente!! Mas isso eu não faço nunca mais viu!! Além de poder estragar o motor é muito perigoso, a L200 balançava dum tanto, parecia que ia perder o controle!! ;-)
ainda bem q foi só nesse dia que fiz isso, faz uns 5 anos!!
Hoje em dia é 100/110Km/h na boa!! :concordo:
Abração parceiro!
Heheheheh... no final das contas, "nóis chega depois, mas vai mais longe" !!!:mrgreen:
Passou mto. tempo das 3000 RPM (a 100km/h em 5ª na reta) eu tiro o pé... não quero nem saber de ter problema com meu motor velhinho e cansado... quase 200 mil km nas costas merecem respeito !!! rsssrs...
abrs.
Junior-L200Power
16/03/2011, 14:25
Heheheheh... no final das contas, "nóis chega depois, mas vai mais longe" !!!:mrgreen:
Passou mto. tempo das 3000 RPM (a 100km/h em 5ª na reta) eu tiro o pé... não quero nem saber de ter problema com meu motor velhinho e cansado... quase 200 mil km nas costas merecem respeito !!! rsssrs...
abrs.
Sem dúvida amigo..hehehe!!
O seu ta com qntos mil rodados?! O meu ta com 148.700...:grin:
lucaluas
16/03/2011, 19:05
Valeu a todos
Vi que surgiu muitos bons comentários... inclusive um cara do Sul do Brasil me ofereceu um cooler para instalação juntos aos radiadores por R$650,00 + frete (só o cooler) para a instalação seria necessário comprar as mangueiras. A outra opção é usar o cooler da sport, encontrei usado por mil e uns quebrados, mas teria de mecher no capô do carro para a instalação da entrada de ar (tirando a originalidade do carro). O parceiro que consegue tirar a foto , nosso amigo sapo, se puder postar a foto para ajudar em soluções seria bom. Não pretendo mecher na bomba nem no turbo do carro, só se for extremamente necessário.
Uma Dúvida, já vi muitos comentários sobre sobreaquecimento nas L200, a minha sempre trabalha com o ponteiro lá em baixo, chega a 1/4 do curso aceitável em situações super extremas como longas subidas em lugares muito quentes. Só não posso desligar o carro após situações extremas que pode ocasionar o sobreaquecimento da turbina como indica no manual (é preciso aguardar uns 5min em marcha lenta). Quem e porque já teve problemas com isso?
Desculpem a Bíblia, aceito críticas e sugestôes.
Lucas
lucaluas
16/03/2011, 19:12
Vixi, uma vez, chegando em BH pela 381 numa descida resolvi pisar na quadradinha para ver, cravou 160KM/h (numa descida, na reta chora para dar 140) mas não vi a rotação (não deixei chegar no vermelho não, acho que passou 4000rpm) logo tirei o pé e me sinto satisfeito, bom mesmo é os 100KM/h confortável e economica. o cooler seria para ultrapassagens seguras...
SAPO-BOMBA
16/03/2011, 19:49
Que ano/modelo é sua L200, colega?
Se for a GLS de 87cv/100cv pode apostar que passou e muito dos 4000RPM nessa velocidade...
lucaluas
16/03/2011, 19:54
Parceiros
O que seria a BI e onde se localiza? Vou tentar abrir a da minha tb.
Concordo com a questão da durabilidade e acredito ganhar um pouco de potência em ultrapassagens e subidas com cargas, dificilmente passo dos 100km/h...
"
Para a questão do torque, experimenta abrir 1 volta na BI. É o suficiente pra melhorar muito. A BI da L200 se abrir demais, fica ruim de desligar o motor, então evita ir muito além de 1 volta.
O melhor benefício do intercooler é a maior durabilidade do motor, pois como ao ar entra mais frio, ele mantém um rendimento melhor e uma estabilidade térmica também maior, preservando os anéis, pistões e camisas. "
DieselPower
16/03/2011, 21:15
BI = Bomba Injetora
Edintruder
16/03/2011, 23:37
Voltando ao aditivo, usei algumas vezes o frasco verde de aditivo na minha ex Ranger, nunca mudou nada o comportamento.
O uso de lubrificante misturado no diesel ajuda na elevação da viscosidade e capacidade de lubrificação do diesel, que por sua vez é quem lubrifica a bomba e os bicos. O que talvez não compense seria o seu uso constante, uma vez que a durabilidade que se ganha com o $$$ investido em óleo, seria mais fácil usar só o diesel sozinho e fazer a manutenção do sistema quando tiver essa demanda.
Pro pessoal que abre o débito na BI, não há nada de mal fazer essa "desregulagem", só manter o mesmo couidado com a rpm de trabalho, pois com óleo extra a rpm sobe mais rápido e consegue dar mais gás em 5a marcha também. Fica de olho na temperatura, pois em regime de uso de potência, terá um pouco mais de calor sendo gerado, então o motor aquece mais rápido e se o sistema não estiver 100%, vai acabar pulando pro vermelho.
Como regra geral nesse tipo de situação de BI aberta, sempre evita afundar o pé em rpm mais baixas que só faz fumaça, pois nessa situação está sobrando diesel não queimado nos cilindros e está diluindo a película protetora das paredes dos cilindros, o que aumenta o desgaste de anéis a médio ou longo prazo, e é bom ainda reduzir o período de trocas de óleo para a cada 5000 ou 6000km.
Se cuidar isso, o motor não sofrerá nenhuma redução na vida útil
Junior-L200Power
17/03/2011, 14:25
Que ano/modelo é sua L200, colega?
Se for a GLS de 87cv/100cv pode apostar que passou e muito dos 4000RPM nessa velocidade...
a 160Km/h fika a 4500RPM...:concordo:
rogeriogest
17/03/2011, 23:49
Lucas, pode adaptar o Intercooler na boa. O lance do motor esquentar não tem nada a ver com o intercooler. Mas sim deficiencia no sistema de refrigeração.
As L200 são danadas pra trincar o cabeçote, mas se vc faz a manutenção correta do sistema de refrigeração, ela dura pra sempre. A minha EX-97 tem mais de 450.000 rodados e está com meu tio até hoje.
Seguem umas fotos da minha Pajerinho 2.5 (com motor da L200) em que adaptamos um intercooler do Volvo. Na L200 provavelmente nao vai dar pra fazer desse jeito, pois ela nao tem espaço entre a grade e o radiador, já tentei.
Na Pajero, colocamos na frente do radiador, é o melhor lugar pro intercooler. Ele não sofre com o calor gerado pelo motor e não precisa de ventoinha como na L200.
Apenas coloquei uma bomba dágua com maior poder de vazão, e um radiador novo, mas original, só pra garantir.
Com o trabalho que fizemos no motor velho e arrombado que o antigo dono me vendeu, subimos de 87 CV pra 160CV e o carro não esquenta, continua com a mesma temperatura que quando era original.
Claro que não foi só o intercooler...
Na L200 não tem jeito, tem que ser por cima do motor, já tentei de tudo que foi jeito... estou acabando a L200 essa semana e postarei aqui as fotos.
Leve num cara de confiança, e pode instalar na boa, vc vai ganhar muito com o Intercooler.
QQ dúvida entre em contato.
Abraço!
Rogerio
rogeriogest
18/03/2011, 00:10
Valeu a todos
Só não posso desligar o carro após situações extremas que pode ocasionar o sobreaquecimento da turbina como indica no manual (é preciso aguardar uns 5min em marcha lenta). Quem e porque já teve problemas com isso?
Lucas
Lucas, quando vc está andando em alta rotação, a turbina está girando a milhão também. Quando vc desliga o motor, para de lubrificar a turbina, pois ela usa o óleo do motor. Então imagine o eixo da sua turbina girando a 5bilhões de RPM sem óleo...
Exemplo, vc vem na estrada a 100Km por hora (3.000 RPM) e entra num posto de combustivel, para o carro e desliga. Perigo!!!!
Quando vc baixa a rotacao do motor, a turbina tambem desacelera, ate parar. Eh por isso que vc tem que esperar um tempo.
Mas não precisa esperar 5 min, uns 45-60 segundos é o suficiente com o carro em marcha lenta.
Abratzo.
Sem dúvida amigo..hehehe!!
O seu ta com qntos mil rodados?! O meu ta com 148.700...:grin:
Tá com 191.000 cravadinhos... mas foi só eu falar que deu algum problema aí no motor e a viatura foi pro estaleiro:parede:... vamos ver no que dá... abs
Junior-L200Power
18/03/2011, 12:23
Tá com 191.000 cravadinhos... mas foi só eu falar que deu algum problema aí no motor e a viatura foi pro estaleiro:parede:... vamos ver no que dá... abs
Poxa, que coisa hein!!
Tomara que não seja nada de grave!! E boa sorte ae amigão! :concordo:
Junior-L200Power
18/03/2011, 12:27
Rapaz, mas que diferença de rotação hein...!!
Se o pessoal já acha relação da L200 curta, se andassem na tua Galloper iriam ficar doidos..hehe
Em nossas L200 a 100km/h está a 2800rpm..a 110Km/h que chega em 3000 giros...
A sua em 110Km/h já deve ter passado os 3500rpm né?! Aí fika fróids mesmo de andar um pouco mais!!:pensativo:
SAPO-BOMBA
18/03/2011, 15:13
Sim, é isso mesmo. Culpa do câmbio na verdade, o V5M21 que equipa meu carro tem a 4ª e 5ª marchas um pouco mais curtas que o V5MT1 que equipa as L200 GL mais novas, a própria TR4, Pajero Sport...
Se tivesse esse câmbio V5MT1, baixaria pelo menos 300RPM em 5ª marcha... ou seja, a 100km/h eu rodaria a 2800/2900RPM e 3300RPM a 120km/h!
Junior-L200Power
18/03/2011, 20:14
Sim, é isso mesmo. Culpa do câmbio na verdade, o V5M21 que equipa meu carro tem a 4ª e 5ª marchas um pouco mais curtas que o V5MT1 que equipa as L200 GL mais novas, a própria TR4, Pajero Sport...
Se tivesse esse câmbio V5MT1, baixaria pelo menos 300RPM em 5ª marcha... ou seja, a 100km/h eu rodaria a 2800/2900RPM e 3300RPM a 120km/h!
É bem isso mesmo!!
Mas a tua Galloper deve ter bem mais torque doq nossas L200 quadradas pq tem relação mais curta e ainda por cima tem intercooler né..hehe!! :concordo:
SAPO-BOMBA
18/03/2011, 23:19
A minha não tem intercooler, é o mesmíssimo motor de 87cv das L200 GLS "quadradas"...
Ao contrário, tem mais torque sim. Digo, tem saída melhor que a L200 mesmo sendo mais pesada.
A razão é o entreeixos mais curto somado ao diferencial mais curto.
Lógico que em velocidades de 80 em diante, a L200 me passa por ter giro mais folgado e pelo peso reduzido ( em torno de 200kg mais leve ).
Em contrapartida, vou e volto num conforto muito maior, mais espaço, AC duplo.. :mrgreen:
Junior-L200Power
19/03/2011, 19:17
A minha não tem intercooler, é o mesmíssimo motor de 87cv das L200 GLS "quadradas"...
Ao contrário, tem mais torque sim. Digo, tem saída melhor que a L200 mesmo sendo mais pesada.
A razão é o entreeixos mais curto somado ao diferencial mais curto.
Lógico que em velocidades de 80 em diante, a L200 me passa por ter giro mais folgado e pelo peso reduzido ( em torno de 200kg mais leve ).
Em contrapartida, vou e volto num conforto muito maior, mais espaço, AC duplo.. :mrgreen:
É cada uma tem suas vantagens..hehehe!!:grin:
No prédio onde eu morava tinha uma Galloper e eu não fazia nem idéia de q o motor era o mesmo da L200!!
Ms saíram algumas com intercooler..não?! :pensativo:
Grande abraço parceiro!! :concordo:
Rodrigo Mendonça
19/03/2011, 19:45
Pessoal, acabo de pegar num negócio uma L200 GL 2001 que está lisinha de lataria porém precisando de um trato... Gostaria de saber como extrair o máximo de potência do anêmico motor dela de 87cv e deixá-lo semelhante ao de uma RIII. Trocar o motor por um MWM seria uma opção plausível? desse motor consigo um bom desempenho e usá-lo no dia-a-dia sem dores de cabeça?
Abraços
SAPO-BOMBA
19/03/2011, 20:32
Se o seu motor está funcionando OK, eu nem ousaria mexer em nada... Esse motor de 87cv dura bastante se não abusar dele e der manutenção correta no tempo certo.
A do meu sócio já passou de 200.000km rodados e nunca precisou sequer mexer em turbina ou bomba injetora. Parece novo o motor quando vc o vê funcionando.
Carlos A. C. Azevedo
19/03/2011, 20:39
Pessoal, acabo de pegar num negócio uma L200 GL 2001 que está lisinha de lataria porém precisando de um trato... Gostaria de saber como extrair o máximo de potência do anêmico motor dela de 87cv e deixá-lo semelhante ao de uma RIII. Trocar o motor por um MWM seria uma opção plausível? desse motor consigo um bom desempenho e usá-lo no dia-a-dia sem dores de cabeça?
Abraços
Qual seria a intenção de aumentar a potencia do bixinho, o motor é bem lento em resposta mais ele aguenta bem sim, guardadas as devidas proporçoes, mas pra começar, é botar um intercooler, tentar aumentar a prssão da turbina ou troca lá, e abrir a bomba injetora... ai já dá pra começar...
Rodrigo Mendonça
19/03/2011, 22:04
Na verdade a minha está muito fraca e fumaçando muito qdo a turbina entra, por isso já que vou ter que ajustar o motor gostaria de deixá-lo com desempenho semelhante ao de um Maxion 2.5 da Ranger antiga ou quem sabe até de um MWM da S10 antiga. Não quero um mega desempenho apenas que não seja ultrapassado pelas carretas nas estradas....rsrs Na estrada me sinto num Caminhão Mercedes 1113 rsrsrs
Abraços
Carlos A. C. Azevedo
19/03/2011, 22:21
Na verdade a minha está muito fraca e fumaçando muito qdo a turbina entra, por isso já que vou ter que ajustar o motor gostaria de deixá-lo com desempenho semelhante ao de um Maxion 2.5 da Ranger antiga ou quem sabe até de um MWM da S10 antiga. Não quero um mega desempenho apenas que não seja ultrapassado pelas carretas nas estradas....rsrs Na estrada me sinto num Caminhão Mercedes 1113 rsrsrs
Abraços
Fumaça preta pode ser que a bomba esteja aberta, que nesse caso era pra ter um pouco mais de força ou a quantidade de diesel está certa e quando a turbina abre, ela nao está conseguindo equilibrar a quantidade de ar e diesel que precisa...
Mas o caso é esse mesmo, intercooler, turbina maior se der, e dalhe umas vooltas na bomba hehehe:dance:
Rodrigo Mendonça
20/03/2011, 18:14
Valeu Carlos, mais aproveito aqui também para perguntar sobre qual a diferença entre o motor de 87cv das L200 e o da RIII que tem quase o dobro de potência.
Alguém saberia responder??????
Abraços....
lucaluas
23/03/2011, 09:04
Rógério.
Muito obrigado pelas informações, vi que entende do assunto.
Andei olhando, tem um espaço na L200 na frente do radiador do ar, e (visto de frente) a direita do radiador de óléo que caberia um intercooler de bom tamanho, na verdade não achei espaço para passar as mangueiras (somente se furasse aquele painel frontal). já pesquisei contato de gente que faz sobre encomenda(vc disse que ja tentou e não conseguiu?). agora sera (que até para venda) não é melhor colocar em cima do motor mesmo, abrir o capo e por bolha? (nesse caso é melhor usar o com ventilação forçada igual ao hpe 2005 etc, correto?)
Eu mesmo irei fazer o serviço de adaptação (entendo um pouco e tenho aonde recorrer), mas gostaria de algumas dicas de como melhorar o desempenho dela sem afetar a refrigeração. por exemplo, regular a BI? a pressão do turbo? Como faço estes serviços (tem como enviar foto?) isto não afetaria a refrigeração? o melhor é isso ou somente intercoola-la.
Estou ansioso por fazer a adaptação mas quero ter certeza da melhor forma a fazer.
Muito obrigado pela ajuda de todos
Lucas
Lucas, pode adaptar o Intercooler na boa. O lance do motor esquentar não tem nada a ver com o intercooler. Mas sim deficiencia no sistema de refrigeração.
As L200 são danadas pra trincar o cabeçote, mas se vc faz a manutenção correta do sistema de refrigeração, ela dura pra sempre. A minha EX-97 tem mais de 450.000 rodados e está com meu tio até hoje.
Seguem umas fotos da minha Pajerinho 2.5 (com motor da L200) em que adaptamos um intercooler do Volvo. Na L200 provavelmente nao vai dar pra fazer desse jeito, pois ela nao tem espaço entre a grade e o radiador, já tentei.
Na Pajero, colocamos na frente do radiador, é o melhor lugar pro intercooler. Ele não sofre com o calor gerado pelo motor e não precisa de ventoinha como na L200.
Apenas coloquei uma bomba dágua com maior poder de vazão, e um radiador novo, mas original, só pra garantir.
Com o trabalho que fizemos no motor velho e arrombado que o antigo dono me vendeu, subimos de 87 CV pra 160CV e o carro não esquenta, continua com a mesma temperatura que quando era original.
Claro que não foi só o intercooler...
Na L200 não tem jeito, tem que ser por cima do motor, já tentei de tudo que foi jeito... estou acabando a L200 essa semana e postarei aqui as fotos.
Leve num cara de confiança, e pode instalar na boa, vc vai ganhar muito com o Intercooler.
QQ dúvida entre em contato.
Abraço!
Rogerio
rogeriogest
23/03/2011, 19:48
Rógério.
Muito obrigado pelas informações, vi que entende do assunto...
Lucas
Lucas,
eu não entendo não, quem entende é o meu mecânico, hehehehe
Sempre que vou lá, tenho 500 perguntas pra fazer pro cara.
Amanhã vou buscar a L200 (GLS 2002) que fizemos um trabalhinho nela.
Pro final de semana, coloco as fotos e a receitinha de bolo.
Uma coisa é certa, DÁ PRA SOCAR POTÊNCIA NA BIXA, sem ter problemas de refrigeração. Basta fazer bem feito e planejado.
Uma coisa super importante, é a "telemetria".
Em todas as alterações que fizemos, o carro foi pro dinamômetro e várias leituras de vários sensores foram feitas, pra saber até onde se pode mexer com segurança. Abratzo!
lucaluas
24/03/2011, 11:47
o Rogério,
Brigadão, vou estudar de minha parte para ver se cabe o intercooler frontal e aguardo a receita de bolo...
Lucas Luas
Junior-L200Power
24/03/2011, 19:09
Pessuals, venho aki compartilhar de uma experiencia que fiz hoje!!!
Minha L200 ta voando baixo...tá ignorante demaaaais!!!
Sabem oq eu fiz?!
Abri o duto que conecta na turbina e tirei ela fora...tava mais engraxada que tudo...um absurdo de preta, com uma graxa grossa que o óleo do motor formou nela,mal girava a bixinha!!
Peguei 1 litro de gasolina e lavei ela beeeemm lavada...a bixinha ficou zero bala!!
Daí foi só montar e pronto...veio a surpresa!!
Gente a bixa ta cavucando de segunda marcha ignorante demais...e o melhor de tudo A FUMACERA ACABOU DE VEZ...
Acho que porq agora ela ta keimando todo o diesel que injeta no motor pois a turbina ta mais livre e mais disposta...hehe!!
Caracas, to realmente admirado como uma limpeza pode ter feito uma mudança tão significante!! Tá até mais forte doq qndo eu comprei ela!!
To imaginando agora essa semana que vou colocar o intercooler,vai ficar animal o trem...só tenho que tomar cuidado agora pra não ficar arroxando demais e fuder o motor de tanta pressão!!
Falar nisso vou amanha mesmo medir a pressão do turbo pq acho que ta demais viu...não pode ela ta andando tanto assim...vou até fazer um video e postar aki pq ela ta andando mais doq a Sport GLS de um amigo meu!!
Abraço pessoal, quem kizer tentar eu garanto que não vão se arrepender!!
ah eu trokei o filtro de ar e as juntas de admissão e escape!! :concordo:
rogeriogest
03/04/2011, 00:50
Pessoas,
Me desculpem o atraso, prometi colocar as fotos do intercooler da minha L200 quando ficasse pronta...
Na correira acabei esquecendo e hoje tirei fotos rapidamente com o celular mesmo, só pra mostrar como ficou o nosso projeto.
O intercooler ficou com um formato totalmente diferente do original da MIT, como vcs podem ver pelas fotos.
Nosso intercooler foi feito sob medida pra aproveitar toda a área de corte do scoop. Fizemos também um reforço no capô, onde foi feito o corte, pra ele não ficar torcendo.
As aletas laterais, foram feitas pra conduzir o ar frio com "menas perca" :parede: direto pro intercooler.
Fizemos uma saída de escapamento melhorada, pra poder dar melhor vazão ao sistema de exaustão + trabalhinho de bomba.
A pressão do turbo ficou linear, não tem mais aquele "soco" quando passa dos 2.000 RPM. Eu sofria com isso, na 1a e 2a marchas.
Simplesmente vc acelera e o carro anda.
O carro ficou com um torque animal.
Pra quem conhece a serra Grajaú-Jacarepaguá aqui no RJ, que antes subia em 3a marcha, agora subo em 5a e não precisa de giro alto.
Abraço!
RS
lucaluas
28/05/2011, 14:29
Então Pessoal, consegui enfim intercoolar minha l200 98, aproveitei o espaço que existe entre o radiador do ar e a grade do carro no lado do motorista, fiz um projeto no paint brush, enviei para a binho escapamentos que o fez em menos de uma semana por R$ 450,00, depois usei tubos de aluminio (2" com parede de 3 mm , não pode ser menos pois quebra na hora de curvar) um tubo desses consegui comprar por R$100, 00 (6mts que deu e sobrou mais da metade)na alumiplast em BH, abri um buraco com solda plasma no painel dianteiro no lado em que fica o intercooler para fazer a ligação entre a turbina e a admissão do carro, fiz um acabamento com casco de cobre (uma borracha com metal por dentro usado em acabamento de portas) e utilizei borrachas de radiadores e braçadeiras de aço carbono para as ligações) Ficou em torno de R$150,00. Ainda não paguei a LELES pela dobra dos tubos, por isso ainda não sei o valor final, mas ficou menos de R$1000,00, mesmo com os tubos de aluminio de parede fina (que não aguentou a dobra) e de inox, que amassa quando dobra que comprei (gastei R$200,00 a mais nessa brincadeira). Como fui eu quem fez o resto do serviço não paguei mão de obra. Se alguem tiver interesse em fazer o mesmo entra em contato que dou as dicas, inclusive o tubo de aluminio eu já tenho metade (3 mts) e ficaria bem mais barato que comprar o tubo inteiro. sem aonde conseguir as borrachas e já sei o que não dá certo.
Enfim, sem mecher do débito da bomba ou na pressão do turbo e escapamento o carro melhorou sensivelmente seu desempenho em rertomadas, mostrou mais o barulho do turbo pois diminui o ruido do motor (uma delicia), menos fumaça e a velocidade final na reta que antes consegui 140km/h (estabilizado) depois do intercooler foi para 150km/h (a 3800 giros +ou-) e se tivesse mais reta ia mais pois ainda não havia estabilizado...ficou bem nervosinha. Gostei muito, sinto mais confiança no carro para ultrapassagens e a temperatura trabalha até um pouquinho mais baixa....recomendo...não precisei abrir capo nem mecher com lanternagem já que o corte com plasma não estraga a pintura e deixa bom acabamento... imagina se resolvo mecher em BI, Turbo e escapamento??? Acredito que a potencia do carro deva aproximar aos 150cv com todas essas tranformações...(só que menor durabilidade), do jeito que esta chuto uns 108cv...
Abraço e a disposição
Lucas
lucaluas
28/05/2011, 14:43
Então Pessoal, consegui enfim intercoolar minha l200 98, aproveitei o espaço que existe entre o radiador do ar e a grade do carro no lado do motorista, fiz um projeto no paint brush, enviei para a binho escapamentos que o fez em menos de uma semana por R$ 450,00, depois usei tubos de aluminio (2" com parede de 3 mm , não pode ser menos pois quebra na hora de curvar) um tubo desses consegui comprar por R$100, 00 (6mts que deu e sobrou mais da metade)na alumiplast em BH, abri um buraco com solda plasma no painel dianteiro no lado em que fica o intercooler para fazer a ligação entre a turbina e a admissão do carro, fiz um acabamento com casco de cobre (uma borracha com metal por dentro usado em acabamento de portas) e utilizei borrachas de radiadores e braçadeiras de aço carbono para as ligações) Ficou em torno de R$150,00. Ainda não paguei a LELES pela dobra dos tubos, por isso ainda não sei o valor final, mas ficou menos de R$1000,00, mesmo com os tubos de aluminio de parede fina (que não aguentou a dobra) e de inox, que amassa quando dobra que comprei (gastei R$200,00 a mais nessa brincadeira). Como fui eu quem fez o resto do serviço não paguei mão de obra. Se alguem tiver interesse em fazer o mesmo entra em contato que dou as dicas, inclusive o tubo de aluminio eu já tenho metade (3 mts) e ficaria bem mais barato que comprar o tubo inteiro. sem aonde conseguir as borrachas e já sei o que não dá certo.
Enfim, sem mecher do débito da bomba ou na pressão do turbo e escapamento o carro melhorou sensivelmente seu desempenho em rertomadas, mostrou mais o barulho do turbo pois diminui o ruido do motor (uma delicia), menos fumaça e a velocidade final na reta que antes consegui 140km/h (estabilizado) depois do intercooler foi para 150km/h (a 3800 giros +ou-) e se tivesse mais reta ia mais pois ainda não havia estabilizado...ficou bem nervosinha. Gostei muito, sinto mais confiança no carro para ultrapassagens e a temperatura trabalha até um pouquinho mais baixa....recomendo...não precisei abrir capo nem mecher com lanternagem já que o corte com plasma não estraga a pintura e deixa bom acabamento... imagina se resolvo mecher em BI, Turbo e escapamento??? Acredito que a potencia do carro deva aproximar aos 150cv com todas essas tranformações...(só que menor durabilidade), do jeito que esta chuto uns 108cv...
Abraço e a disposição
Lucas
Imperador!
28/05/2011, 17:38
Depois posta umas fotos...
Abraço e a disposição
Lucas
Muito interessantes essas fuçadas nas quadradinhas... o 4D56 é mesmo porreta! Eu tô querendo intercoolar a minha tem um tempo já e assim que resolver um pinga-pinga de óleo que ela tá deixando na minha garagem e escolher os calçados novos da bixa, esse vai ser o próximo projeto...
Abs!
Carlos A. C. Azevedo
30/05/2011, 22:01
Cara, eu não sei o que foi que a souzaramos fez com esse motor, só pode ser macumba...
As L200 sport, só tem esse consumo ruim por que foi EXTREMAMENTE mal calculada, projetada e muito menos acertada, só fizeram jogar um cambio e um diferencial muito dos seus fdp's.. ai deu nisso, pode ver como é que fica o consumo de uma dessas quadradinhas?? 10? 11? 12?
Mas fazer o que a merda ja ta feita mesmo...infelizmente..
Abraço e a disposição
Lucas
Posta aí o teu projeto... (ou manda pro meu email...hehehe)
João Carlos Coronado
02/06/2011, 14:55
Caro Lucasluas, possuo um L200/200, e estou querendo colocar um intercooler, teria condições de enviar fotos da sua? Desde já agradeço.
lucaluas
02/06/2011, 20:24
Então Pessoal
Acabei de fazer uma adaptação do intercooler na minha L200 98, Não mexi nem na turbina e nem na bomba e o carro já melhorou consideravelmente o torque em baixa rotações, retomada nem se fala, trabalha com temperatura mais baixa e mais silenciosa. Na reta que testei sua velocidade final o motor estabilizou aos 140km/h antes da adaptação, depois na mesma reta o carro atingiu fácil os 150km/h com folêgo para ir além (mas chegou o fim da reta)...chega facil aos 160km/h como constatei em outro momento mas a pista nao era plana, tinha sobe e desce... enfim, agora tenho de ficar de olho no velocimetro e rotação para não esforçar a bichinha pois nem sinto mais. Como não queria cortar o capô resolvi colocá-lo no espaço que tem na frente do radiador do ar condicionado (lado do motorista), medi o espaço e fiz um projeto no paint-bruhs mesmo com os desvios necessários para a mangueira do ar não atrapalhar (quem quizer eu posso enviar) cortei um espaço no painel frontal para passagem dos tubos (ao lado da fixação do farol, com solda de corte plasma, pois não estraga a pintura e dá um ótimo acabamento) e usei "casco de cobre" (um acabamento de borracha) para tampar o corte após uma camada de tinta para evitar ferrugem. a bateria teve de ser arredada para o canto (é só inverter a bandeija de baixo que consegue). para a ligação usei tubos de aluminio (ajuda na dissipação do calor até a entrada do radiador) de 2" e parede de 3mm (mais fina quebra na hora da dobra) e mangueiras de radiador (com tela interna). Passei os tubos um pela frente e outro por tras da bomba (sem perder acesso a nenhuma parte do motor). Quem dobrou os tubos foi o LELES... Gastos R$450 (intercooler + envio para BH BINHO ESCAPAMENTOS SP ) R$100 (tubo de aluminio 6m, mas só gastei 3 e tenho a outra metade para quem interessar ALUMIPLAST BH) R$150 (conexões de borracha e abraçadeiras CASA DAS CORREIAS BH) R$250 (corte do painel mais dobra dos tubos LELES EQUIPAMENTOS OFF-ROAD). Ou seja R$950,00 no total. Acho que valeu a pena...QUALQUER DUVIDA ENTRE EM CONTATO. Estarei a disposição lucaluas@gmail.com
caros amigos eu sou proprietário de uma l200 ano 2002 e quero por intercooler e aumentar a pressão da turbina para 0.9 bar e dar meia volta no parafuso da BI queria saber se alguem ja fez essas modificações e como ficou.
alguém que já fez isso em uma l200 a um bom tempo de preferencia me avisem como ficou se fica bom quais os problemas que tiveram se tiveram algum obrigado aguardo resposta.
Eric Gomes queria tirar umas duvidas com vc eu queria fazer essa modificação na minha l200 ano 2002 e queria saber c vc ainda tem a sua e como ficou rodando todo esse tempo deu problema em alguma coisa estou aguardando resposta.
Edintruder
22/06/2011, 17:20
Deh, se quiseres, eu tenho um Intercooler de F1000 HSD do Maxion 2.5 que pode ser facilmente adaptado na L200, tanto para colocar na frente como em cima do motor e colocar o Scoop conforme original. Te repasso ele pelo mesmo preço que paguei, 300,00 mais o frete para ti. Vou devolver na sexta feira, mas se quiseres ficar com ele eu te envio direto, pelo menos aproveita o preço baixo que paguei na peça. Se quiseres tens que me dar retorno até amanhã.
Edintruder obrigado mais já tenho um intercooler eu queria saber de alguém se ficou bom com as devidas modificações se prejudicou alguma coisa como vida do útil do motor, consumo e outras coisa mais obrigado pela oferta ia sair bem mais barato do que eu paguei.=(
A.Tavora como faço para dar essa pressão no turbo se tiver como me explicar.
lucaluas
12/07/2011, 12:57
Galera, possuo uma l200 98, pesquisei bastante e resolvi por fazer um por encomenda e colocar na frente do radiador, só isto fez o carro aumentar consideravelmente seu torque e velocidade final, depois coloquei duas arruelas 1mm no suporte da valvula de regulagem do turbo (A.Tavora como faço para dar essa pressão no turbo se tiver como me explicar)( retira os parafusos de fixação e aloja as arroelas em baixo do suporte, cuidado para não colocar arroelas muito largas...ai parceiro deu para entender???). e dei meia volta somente no débito da bomba (mais que isto o carro começa perder potência e soltar muita fumaça, e outra com essa regulagem não adianta pisar fundo abaixo das 2000rpm só faz fumaça e não adianta, mas acima pode enfiar o pé), o carro ficou um avião, trabalha frio e anda com os 1.8 pequenos (com excessões é claros). Chuto que sua potencia deva ter passado dos 120 cv mas não posso afirmar, o fato que agora o carro retoma mesmo estando acima dos 110 km/h faz 150km/h com facilidade (até mais) e não esquenta, aumenta torque em baixa e tudo o mais...indico, gastei 1100 com tudo e eu mesmo fiz a instalação...
lucaluas
12/07/2011, 13:14
DEh, como já disse acima, instalei o intercooler na frente do carro, agora já regulei pressão do turbo e bi, o carro virou outro, o que avalio para saber desgastes é fumaça, consumo, aquecimento, e uso da potencia pronta, tem pouco tempo que fiz a modificação, o carro aceitou muito bem, esta um avião, (a minha já tem 300000km), não esquenta (até trabalha mais frio), mesmo consumo de antes da adaptação e muito, mas muito mais potencia pronta pra uso, se usar sempre, com certeza tera maior desgaste do motor (e tem de se policiar pois fica bom de pisar), mas se deixar para usar só quando preciso (ultrapassagens, subidas etc) não alterará a vida útil do motor, pode instalar sem medo, o carro esta até soltando menos fumaça...estou muito satisfeito.
Edintruder obrigado mais já tenho um intercooler eu queria saber de alguém se ficou bom com as devidas modificações se prejudicou alguma coisa como vida do útil do motor, consumo e outras coisa mais obrigado pela oferta ia sair bem mais barato do que eu paguei.=(
valeu lucaluas entendi vou fazer isso na minha mais vou por o intercooler da hpe. quanto a mexer na bomba vc mesmo fez ou levou para um bombista e quanto a durabilidade como ficou obrigado pela explicação.
lucaluas
12/07/2011, 13:20
João Carlos , vou tentar tirar fotos com o celular, o intercooler ficou escondido atras da grade frontal e não quero tirar pois costuma quebrar aqueles fixadores, mas tiro do que der...como faz para postar as fotos???????
Caro Lucasluas, possuo um L200/200, e estou querendo colocar um intercooler, teria condições de enviar fotos da sua? Desde já agradeço.
lucaluas
12/07/2011, 13:26
Deh, Respondi em outro tópico, mas vai, recomendo, gastei 950 barão, depois regulei a bomba em meia volta e pus duas arroelas de 1mm no suporte do turbo para aumentar a pressão, o carro virou um avião, manteve o consumo, e diminuiu a temp de trabalho. Estou muito satisfeito
caros amigos eu sou proprietário de uma l200 ano 2002 e quero por intercooler e aumentar a pressão da turbina para 0.9 bar e dar meia volta no parafuso da BI queria saber se alguem ja fez essas modificações e como ficou.
leobnaval
12/07/2011, 13:46
Na minha L200 95 só abri meia volta o debito da bomba a camionete mudou muito, antes pedia marcha direto, não tinha força, agora é só pisar... realmente em baixa rotação ou se reduzir marcha e afundar o pé solta bastante fumaça preta, mas faz parte.
Recomendo, alem do que com mais débito de combustível o motor trabalha um pouco mais frio.
Dá pra fazer em casa a meia volta no débito, mas aconselho a levar num bombista, eu mesmo não sabia qual era o parafuso agora já sei, mas tive que ver o bombista fazendo para aprender, e ele nem cobrou nada. Leve num bombista que eles geralmente nem cobram, se cobrarem vai ser por volta de 20 a 30 reais no máximo.
[]s
lucaluas
Deh, Respondi em outro tópico, mas vai, recomendo, gastei 950 barão, depois regulei a bomba em meia volta e pus duas arroelas de 1mm no suporte do turbo para aumentar a pressão, o carro virou um avião, manteve o consumo, e diminuiu a temp de trabalho. Estou muito satisfeito
Sera q agora vale a pena trocar a relaçao? No caso da L200 quadrada coroa+piao mais longa ( no diferencial ), ja q nao e possivel trocar a relaçao da caixa , pelo q eu li aqui no forum. ( O ideal seria a quinta marcha por uma mais longa na minha opniao ).
Pergunto isso pq farei o mesmo na minha (intercooler+ajustes na turbina e BI.
Valeu.
lucaluas
12/07/2011, 14:15
301771301772301773301774301775
Ai estão as fotos, note por tras da grade os canos do intercooler e perto da placa na entrada de ar o fim dele. na outra foto o detalhe da passagem pelo painel frontal e bateria e detalhes da região da bomba e da adimissão. Preferi por coloca-lo ai na frente para não ter que mecher no capo , nem estetica do carro, além de pegar mais ar e mais frio que no capô...acredito que um snorquel deva melhora o desempenho ainda mais pois pegara ar frio e não o ar quente do cofre do motor, mas ai já mecheria na estética do carro, mas pra frente vou fazer, inclusive pois atravesso regiões alagadas com frequencia....no seu carro este intercooler fica ainda melhor pois a grade nova possui mais espaço que esta dos farois quadrados (tive que cortar um pouco da grade para caber o que não será necessário na sua), tenho o projeto que fiz e o lugar que mandei fabricar a colméia caso queira. A intalação eu mesmo fiz e a dobra dos tubos e o corte do painel foi no LELES acessórios BH. inclusive tenho um pedaço do cano usado que sobrou suficiente para outra adaptação....caso queria posso inclusive fazer o serviço para vc, inclusive o de aumentar a pressão da turbina e a regulagem do débito da bomba (só teriamos que arrumar o lacre, se o seu for o original costuma dar para tira-lo e depois recoloca-lo sem problemas) em BH tenho tudo no esquema :pular:, fora daqui teriamos que arrumar uma solda corte plasma, e alguém para dobrar os tubos, casa de mangueiras e boas braçadeiras (que foi o mais dificil por incrivel que pareça), duvidas ou qq outro assunto envie para meu email lucaluas@gmail.com
lucaluas
12/07/2011, 14:21
A troca por uma relação mais longa no cambio pode aumentar a velocidade final e tb melhorar o consumo nas estrada, mas acredito que perderá um pouco em torque, como ando a no máx 110 não mecheria...e tb não sei de opções para a troca do cambio já que o das l200 é tracionado e dimensionado para a tração... no diferencial talvez seja mais fácil, mas desconheço opções tb e perderia desempenho em fora de estradas o que pra mim é essencial por morar em lugar de dificil acesso com travessia de rios. enfim estou satisfeito e a unica coisa que ainda faria é o snorkel....de ar e dos diferenciais...
lucaluas
Sera q agora vale a pena trocar a relaçao? No caso da L200 quadrada coroa+piao mais longa ( no diferencial ), ja q nao e possivel trocar a relaçao da caixa , pelo q eu li aqui no forum. ( O ideal seria a quinta marcha por uma mais longa na minha opniao ).
Valeu.
lucaluas
12/07/2011, 14:33
Acesse o link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/87455-intercooler-l200-quadrada-7.html
lá existe fotos do intercooler em questão e discussões
Depois posta umas fotos..., para o projeto quem tiver interesse me mande uma mensagem no meu email particular que envio...
lucaluas@gmail.com
vigi lucaluas vi sua adaptação e ficou show a minha e 2002 mais pra por o intercooler ai nessa posição vai ter que tirar o eletroventilador que tem nela pois no congestionamento o ar n gela com eficiencia mais ficou muito bom parabens.
Deh, se quiseres, eu tenho um Intercooler de F1000 HSD do Maxion 2.5 que pode ser facilmente adaptado na L200, tanto para colocar na frente como em cima do motor e colocar o Scoop conforme original. Te repasso ele pelo mesmo preço que paguei, 300,00 mais o frete para ti. Vou devolver na sexta feira, mas se quiseres ficar com ele eu te envio direto, pelo menos aproveita o preço baixo que paguei na peça. Se quiseres tens que me dar retorno até amanhã.
Edintruder vc ainda tem esse intercooler tenho um amigo interessado, se tiver posta umas fotos pra eu mostrar pra ele.
DEUSVALDO
21/07/2014, 23:04
Amigo adaptei na minha l200 ano 1994. Pra quem quiser envio fotos, todas as peças envolvidas são da l200 e pajero motor 4d45.
Gian André
07/12/2014, 21:48
Ola lucaluas vi essa sua postagem a respeito do intercooler da l200 e fiquei curioso,eu tenho uma l200 quadrada 2004 a mesma da foto do perfil e intecoolei ela e troquei o escapamento coloquei o da HPE e tive um bom ganho de potencia de media para alta,e vi na sua postagem que vc colocou 2 arruelas de 1mm no turbo para aumentar a potencia, onde exatamente vc colocou essas arroelas e vc poderia também me informar onde fica a regulagem para aumentar o débito do dieesel desde já agradeço! estou querendo um pouco mais d torque na baixa!
Gian André
07/12/2014, 21:53
Valeu a todos
Vi que surgiu muitos bons comentários... inclusive um cara do Sul do Brasil me ofereceu um cooler para instalação juntos aos radiadores por R$650,00 + frete (só o cooler) para a instalação seria necessário comprar as mangueiras. A outra opção é usar o cooler da sport, encontrei usado por mil e uns quebrados, mas teria de mecher no capô do carro para a instalação da entrada de ar (tirando a originalidade do carro). O parceiro que consegue tirar a foto , nosso amigo sapo, se puder postar a foto para ajudar em soluções seria bom. Não pretendo mecher na bomba nem no turbo do carro, só se for extremamente necessário.
Uma Dúvida, já vi muitos comentários sobre sobreaquecimento nas L200, a minha sempre trabalha com o ponteiro lá em baixo, chega a 1/4 do curso aceitável em situações super extremas como longas subidas em lugares muito quentes. Só não posso desligar o carro após situações extremas que pode ocasionar o sobreaquecimento da turbina como indica no manual (é preciso aguardar uns 5min em marcha lenta). Quem e porque já teve problemas com isso?
Lucas
Ola lucaluas vi essa sua postagem a respeito do intercooler da l200 e fiquei curioso,eu tenho uma l200 quadrada 2004 a mesma da foto do perfil e intecoolei ela e troquei o escapamento coloquei o da HPE e tive um bom ganho de potencia de media para alta,e vi na sua postagem que vc colocou 2 arruelas de 1mm no turbo para aumentar a potencia, onde exatamente vc colocou essas arroelas e vc poderia também me informar onde fica a regulagem para aumentar o débito do dieesel desde já agradeço! estou querendo um pouco mais d torque na baixa!
Gian André
07/12/2014, 21:55
lucaluas
Valeu.
fmatos944
19/02/2015, 16:52
Olá Pessoal vamos reavivar o tópico pois tb tenho interesse de instalar o intercooler na minha l200 2002/2003.
fmatos944
24/06/2015, 11:37
Amigo adaptei na minha l200 ano 1994. Pra quem quiser envio fotos, todas as peças envolvidas são da l200 e pajero motor 4d45.
Ola Deusvaldo, Gostaria de mais detalhes sobre a instalação deste intercooler. Vc manteve a pressão original? o quanto melhorou o carro? A minha dá no máximo 0,5bar. Tentei aumentar a pressão para 0,7 usando uma torneirinha na mangueira da WG. So que o carro tem uma váuvula que não deixa aumentar. O que vcs fizeram?? Grato desde já.
rnmattos
15/08/2017, 21:38
Opa, como solicitado anteriormente, seguem algumas fotos do intercooler que instalei na Savana 2006.
Comprei este intercooler (com as mangueiras e ventilador) em um desmanche e o mesmo estava em uma Pajero 2800.
269985
269986
269987
269988
269989
Boa noite, Quatrodmaio!
Estou adaptando tambem um intercooler na minha l200 gl 2006.
Poderia me informar o nome deste tubo acoplado na admissão?
Estou procurando para comprar .
sallespickup
28/05/2019, 23:45
explico comprei uma da marinha, mais alguem tirou, algo dela que vai entre o hidrovacuo e os reservatorios de agua, pois tem dois plugs soltos um com corrente continua, mostrando que falta algo ali, depois de muito procurar na net acredito ser uma caixa de fusiveis ou algo assim se alguem tem um carro igual poderia tirar uma foto, pois até pra comprar tenho de saber o que é KKK, e sem isso não entra nada de corrente na cabine.
se quiserem mandar por zap pode ser tb 11 96448 6454
abs carlos
Salles coloca aqui uma foto do local onde deveria ter essa caixa de fusíveis e dos plugs. Pode ajudar na identificação da peça.
Silverbulls L200
15/11/2020, 15:10
Pista as fotos, pois quero fazer essa mesma adaptação na minha. (L200 2002, gls.)
Boa tarde. Tudo bem?
Amigos, alguém sabe se o intercooller da pajero 2.8 (denso 127100-0920) é adequado para a minha quadradinha? É que encontrei um conservado. Ou seria melhor utilizar o denso 127100-0421, que equipa os motores 2.5? Creio que o crucial seria saber se há diferença no tamanho da bitola de entrada e saída do intercooller.
Já agradeço a opinião de vocês!