Ver Versão Completa : ap 1.8 alcool + turbo vale a pena??
wladimircapelo
18/03/2007, 10:59
estou pensando em aumentar a potencia do meu motor. Vale a pena colocar um turbo ou posso preparar o motor de outra forma??
wladimir
Vc tá sentindo falta de força no seu motor?
Eu pensaria BEM antes de apelar pra um turbo num jeep de trilha, é mais uma coisa pra quebrar e pra se preocupar...
Milton Quindim
18/03/2007, 15:56
Bem pessoas, antes de ter um Jeep eu jah fui um maluco por motor, tive um Gol 1.8 ap alcool 1993 cl tipo caixinha verde metálico com detalhes cinza...lindo.
Queria mais potencia entaum comecei colocando um comando 49 g original do modelo GTS. Ele passou a andar bem melhor e o custo foi razoavelmente baixo. Mas queria mais entaum mandei confeccionar um coletor de escapamento dimensionado com 4 saidas independentes conectados a um tubo de 3 polegadas. consegui uns belos cavalos com um pouco mais de gasto de combustivel. Bem , depois disso eu ainda esperava mais mas sem colocar turbina pois eu gosto de sentir o motorzão e naum a sensação de falta de controle sobre a potencia que a turbina dah. Entaum conversando com um amigo meu q tbm gostava de motor forte comprei um motor 2000 a alcool tbm mas do Versailles um motor maids potente que o 2000 do Santana.
Nele eu mandei ver logo um carburador 3E do Diplomata 6 cil. uim comando Scherik americano modelo 312 , mandei tbm trabalhar o cabeçote coloquei valvulas de admissão com 35 mm e escapamento com 39 mm e todos os apetrechos que um motorzaum precisa, bobina mallory cabos accel e aquele dimensionado antigo tbm mas agora com um banho de cromo por dentro para fluir melhor o escape.
Babem era uma maquina de fazer inveja a qquer turbinho...mas acabava faltando combustivel o motor pedia mais...troquei a alimentação pos uma Webwer 45, faltou ainda, mandei ver duas Webwer 40 deitadaem ai sim lixava1ª, 2ª e um pokim na 3ª...ai tive de melhorar os freios coloquei duas bombas eletricas de combustivel para naum dar falta nos carburas ai tinha uma usina debaixo do capo.
Foi um mes maravilhoso mas depois passou o tesaum pois naum dava para tirar tudo na rua erasoh para bobo ver. entaum acabou se indo desmontando e vendendo ateh vender o carro.
Moral dea história, se vc quer um carro decorrida compra um kart e vai melhorando ele ai passa prum carro e assim por diante...senaum vc fica frustrado.
O jeep ehy para curtir a trilha se quer uma coisa melhor coloca somente o motor 2000 jah faz uma enorme diferença com baixo custo...a turbina naum eh a solução para vc ainda. senaum depois que começar a quebradeira vc vai perder o tesaum pela coisa ai jah era amigo.
Marco Tulio
18/03/2007, 16:56
Opa e aí galera?
Wladimircapelo, o unico problema de um turbo é a diminuição na vida util do motor kra...
mas é legal, no outro tópico tem uns vídeos a respeito postados que vale a pena conferir
[ ]'s
Lucas Nassif
18/03/2007, 17:04
estou pensando em aumentar a potencia do meu motor. Vale a pena colocar um turbo ou posso preparar o motor de outra forma??
wladimir
Que que está acontecendo? O jeep está fraco?
Se eu fosse vc, pensava 2 vezes antes de colocar o turbo, pois como o Zoega falou, é uma coisa a mais para dar dor de cabeça, e eu apenas reduziria a relação do diferencial!!
[]'ss
Nilsinho
19/03/2007, 00:00
Bem pessoas, antes de ter um Jeep eu jah fui um maluco por motor, tive um Gol 1.8 ap alcool 1993 cl tipo caixinha verde metálico com detalhes cinza...lindo.
Queria mais potencia entaum comecei colocando um comando 49 g original do modelo GTS. Ele passou a andar bem melhor e o custo foi razoavelmente baixo. Mas queria mais entaum mandei confeccionar um coletor de escapamento dimensionado com 4 saidas independentes conectados a um tubo de 3 polegadas. consegui uns belos cavalos com um pouco mais de gasto de combustivel. Bem , depois disso eu ainda esperava mais mas sem colocar turbina pois eu gosto de sentir o motorzão e naum a sensação de falta de controle sobre a potencia que a turbina dah. Entaum conversando com um amigo meu q tbm gostava de motor forte comprei um motor 2000 a alcool tbm mas do Versailles um motor maids potente que o 2000 do Santana.
Nele eu mandei ver logo um carburador 3E do Diplomata 6 cil. uim comando Scherik americano modelo 312 , mandei tbm trabalhar o cabeçote coloquei valvulas de admissão com 35 mm e escapamento com 39 mm e todos os apetrechos que um motorzaum precisa, bobina mallory cabos accel e aquele dimensionado antigo tbm mas agora com um banho de cromo por dentro para fluir melhor o escape.
Babem era uma maquina de fazer inveja a qquer turbinho...mas acabava faltando combustivel o motor pedia mais...troquei a alimentação pos uma Webwer 45, faltou ainda, mandei ver duas Webwer 40 deitadaem ai sim lixava1ª, 2ª e um pokim na 3ª...ai tive de melhorar os freios coloquei duas bombas eletricas de combustivel para naum dar falta nos carburas ai tinha uma usina debaixo do capo.
Foi um mes maravilhoso mas depois passou o tesaum pois naum dava para tirar tudo na rua erasoh para bobo ver. entaum acabou se indo desmontando e vendendo ateh vender o carro.
Moral dea história, se vc quer um carro decorrida compra um kart e vai melhorando ele ai passa prum carro e assim por diante...senaum vc fica frustrado.
O jeep ehy para curtir a trilha se quer uma coisa melhor coloca somente o motor 2000 jah faz uma enorme diferença com baixo custo...a turbina naum eh a solução para vc ainda. senaum depois que começar a quebradeira vc vai perder o tesaum pela coisa ai jah era amigo.
Tive o mesmo problema... mas o meu era um opalinha de 300cv :dance: :twisted:, e a conclusão minha foi a seguinte:
"o nosso brinquedo nunca pode ser muito melhor q o dos outros, senaum a brincadeira perde a graça!"
ou seja se vc turbinar ou todo mundo tem um monstro ou vc fai enjoar.....
[]´s
wladimircapelo
20/03/2007, 08:51
Obrigado a todos pelas dicas...
Vou explicar melhor a minha "curiosidade" pelo turbo.
Nesse fim de semana fiz uma trilha com muita lama, rio, pedra, buracos e tudo mais. O jeep não ficou em nenhum dos obstaculos, passou por tudo e ainda ajudei a puxar outros colegas que ficaram no "sufoco". Maravilha. Cada vez sinto mais confiança no motor e no conjunto. O problema é quando volto pelo asfalto. Sinto falta de potencia para fazer "algumas" ultrapassagens necessárias. Não quero um "formula 1", mas um carro que desenvolva bem na estrada. Vi alguns videos indicados pela galera e fiquei impressionado com o jeep turbinado tanto na trilha como na estrada. Vamos ver... por enquanto estou pesquisando... mas estou vendo outras possibilidades de "preparar" o motor sem turbina. Se alguem tiver dicas... estou aberto a sugestoes.
Valeu.
Depois tento colocar as fotos da trilha.
Wladimir
Lucas Nassif
20/03/2007, 13:02
Obrigado a todos pelas dicas...
Vou explicar melhor a minha "curiosidade" pelo turbo.
Nesse fim de semana fiz uma trilha com muita lama, rio, pedra, buracos e tudo mais. O jeep não ficou em nenhum dos obstaculos, passou por tudo e ainda ajudei a puxar outros colegas que ficaram no "sufoco". Maravilha. Cada vez sinto mais confiança no motor e no conjunto. O problema é quando volto pelo asfalto. Sinto falta de potencia para fazer "algumas" ultrapassagens necessárias. Não quero um "formula 1", mas um carro que desenvolva bem na estrada. Vi alguns videos indicados pela galera e fiquei impressionado com o jeep turbinado tanto na trilha como na estrada. Vamos ver... por enquanto estou pesquisando... mas estou vendo outras possibilidades de "preparar" o motor sem turbina. Se alguem tiver dicas... estou aberto a sugestoes.
Valeu.
Depois tento colocar as fotos da trilha.
Wladimir
Jeep ULTRAPASSANDO????? Q isso meu:shock::shock: Jeep foi feito para ser ultrapassado!!! :mrgreen:
Agora é sério, se vc está satisfeito com o jeep na trilha, é o que importa, na estrada, todo jeep fica meio xoxo, quando num é o motor que é fraco, é a relação do dif que segura! Então, acho melhor vc continuar do jeito que está, pois o $$ do kit turbo, nao vale a pena! Se vc consegue 80-90 km/h na estrada, fique tranquilo que é isso mesmo, mais que isso, é risco!!!
Abssss
wladimircapelo
20/03/2007, 15:25
Obrigado Lucas Nassif.
De fato sinto o jeep um pouco preso na estrada, mas nunca tive problema em trilhas. Ainda nao tentei subir as dunas aqui no Ceara... mas logo logo vou testar. Imagino que a pegada para subir dunas deva ser totalmente diferente de andar na "lama"... vamos ver!
Valeu pela participacao.
Abraco
Wladimir
Lucas Nassif
20/03/2007, 17:47
wladimir, qual a velocidade que vc faz na estrada, em média?? Consegue fazer 90ph?
[]'s
wladimircapelo
20/03/2007, 19:10
Lucas,
acredito que sim. meu velocimetro esta quebrado, mas consigo acompanhar alguns carros. As ultrapassagens a que me referi são de caminhões e outros carros que andam mais lentos e me vejo na "obrigação" de passar. Passo, mas fico inseguro. Nesse final de semana vou a praia com o jeep. Na ocasião vou pedir para um colega tentar me acompanhar com outro carro para medir a minha velociadade. Acredito que até passe dos 100 km/h, mas é tudo no chutometro.
Uma pergunta. Do que se trata o tal de "comando de valvula 49g"? Já ouviu falar de alguma coisa a respeito?
Abraço.
Lucas Nassif
20/03/2007, 21:00
Uma pergunta. Do que se trata o tal de "comando de valvula 49g"? Já ouviu falar de alguma coisa a respeito?
Abraço.
Nunca ouvi falar!! :pensativo:
[]'ss
Thiago Rodeghel
21/03/2007, 01:04
Nunca ouvi falar!! :pensativo:
[]'ss
Se não me engano, é do Passat/Gol/Saveiro GTS/TSi, que vai esse comando. É um comando mais bravo original da VW, para motores AP1.8
[s]Com 2 comandos:lol: :lol:
Milton Quindim
21/03/2007, 09:48
Se não me engano, é do Passat/Gol/Saveiro GTS/TSi, que vai esse comando. É um comando mais bravo original da VW, para motores AP1.8
[s]Com 2 comandos:lol: :lol:
Eh isso mesmo ...antigamente este comando era utilizado no passat TS...depois voltou a ser usado no Gol GT e depois ainda no GTS...tbm foi muito utilizado nos motores da categoria Marcas, porem estes últimos eram fornecidos "quadrados", sem medidas exatas, para que os preparadores fizessem suas próprias receitas. Se quizesse um motor mais forte vc aumenta o ressalte da admissão e o grau da abertura para admitir mais mistura e dar vuma descarga mais no ponto de queima total, assim o motor apreoveita mais, o meu pertencia a um Passat de Marcas aqui de Curititba, mas como disse antes acabei substituindo tudo e colocando algo mais potente depois. Como o colega disse vc dexa seu brinquedo melhor que dos outros ai perde o tesaum pois fica sem graça. O bacana eh ter algo mediano que acompanhe todos e assim a brincadeira fica mais legl pois o "cara" tem que ser braço pois a máquina eh igual.
Pelo que vc disse seu Jeep eh bom na trilha entaum naum precisa melhorar, se quizer velocidade , troque de veiculo , pois o Jeep eh meio perigoso para este fim.
Quando eu era um soldado do 20º Batalhão de Infantaria Blindado aqui em Curitiba, trabalhava com manutenção de vtr, diziam que eu era mecânico mas nem eu acreditava nisso, o que eu gostava mesmo era de pegar vtr da manutenção e meter no barro, eu naum tinha muita noção do que poderia fazer com um Jeep todo original, com motorzão 6cil ano 64, entaum eu pegava a vtr e descia o cacete na estrada em direção a o Campo de instrução que fica na serra do mar, bom numa destas vezes eu estava com dois sargentos e um tenente, ou seja estavamos em 4 num jipinho, vtr pesadona e eu dando tuido achava que tava abafando, fazia as curvas pensando q o jeep era um porsche. Bem, depopis disso minha vida militar durou pouco, acho q o pessoal achou que eu tinha algum "pobrema". Eles sabiuam e hoje eu sei eu poderia estar morto e eles tbm...sei lah na hora eu nem pensei depois vendo o silencio deles e as caras fiquei meio cabreiro achando que talvez eu estivesse com cheiro de bunda suja ou suvacão pois eles me olhavam com cara feia. hehehe...putz que cagada.
Amigão deixa seu Jeep assim mesmo , vai por mim , velocidade naum eh tudo seja feliz vendo as vacas passarem enquanto vc sente o vento no rosto...valeu.:-P:-P
Thiago Rodeghel
21/03/2007, 10:25
Acho q se é só para melhorar desempenho na estrada, para ultrapassagens mais rápidas... Não vejo nenhum problema... Um kit turbo para AP hj em dia não é tão caro assim:concordo:
[s]
felipeaviz
23/03/2007, 13:38
eu acho q o turbo é uma boa ideia sim, pq na trilha precisa de torque em baixa principalmente, e pra conseguir isso so turbinando, trocando comando, admição , bota um dimencionado ajuda sim so q em altas rotações e consequentemente ira perder em baixa. entao por este mesmo motivo eu vo tubinar o meu jeep tambem mais ñ por uma turbina .70 com 1.5kg, mais sim uma turbina pequena com uma pressao baixa em torno de 0,3 ou 0,6 assim vai encher em torno de 2 - 3 mil rpm...que não vai afetar a vida util do motor e vai te um torque em baixa q vai ñ vai t tempo ruim..
abraco
pointcar
23/03/2007, 14:58
Boa tarde galera, meu nome é Sandro e acho que posso ajudar em algumas dúvidas dos companheiros, tenho um jeep com motor Ap 1.6 flex, turbina pequena t2 com 800grs, digipulse ou melhor bico auxiliar, cx de chevette 5 marchas, pneus mud 31, relação 43x8. Jeep perfeito para quem faz uso misto, poís tem uma pegada incrivel em baixa e na estrada fica show já que nossa maior preocupação é nas ultrapassagens.
Acho que à discussão sobre o assunto é uma coisa muito particular, pois á configuração do jeep é seguir á receita do que o dono espera de seu bruto, já que á maioria faz uso distintos dos mesmos. Qualquer duvida é só falar, um abraço!
wladimircapelo
26/03/2007, 21:35
Felipeaviz e pointcar,
estou quase convencido a fazer esse "upgrade" e sempre imaginei que colocaria um turbo "pequeno", exatamente para dar mais segurança em determinadas ultrapassagens sem forçar muito a viatura. A minha relação é, se não me engano, 44x9 e fico me perguntando o que mais teria que trocar. Quanto vocês acham que sairia toda a adaptação? Peças e mão de obra?
Valeu a todos pelas dicas. Abraço.
Wladimir
pointcar
31/03/2007, 11:03
Wladimir bom dia! Falar em valores é uma coisa dificil de estipular, poís vai depender se o motor injetado ou carburado, câmbio original ou algum clark, turbina nova ou usada, mão de obra da sua região, no entanto o que eu posso te dizer é para fazer uma avaliação do seu jeep, se realmente vale apena enfrentar está maratona, as vezes compensa vender o seu e comprar outro que já tenha pelo menos o motor AP, você já estaria poupando tanto em valores quanto tempo, á não ser que o seu caso sejá igual ao meu, não vendo, não troco e não fale mal dele perto de mim.
No entanto Wladimir se for partir para a maratona pesquise muito preços, qualidade do serviço da mão de obra contratada, aliás faça um contrato com á descrição, prazo e valor do serviço, pelo menos não fica aquela coisa que [ eu não te disse isso, claro que você falou! } entendeu!
Quanto ao conjunto posso te dizer que é o melhor custo beneficio para quem quer um jeep para usar dia/dia e fazer umas trilhas de vez em quando, poís faço uso diário, viagens e trilhas e digo não troco por nada á satisfação de ter um velho guerreiro com pique de atleta, desculpe minha empolgação mas demorei muito para chegar aonde cheguei e sei há quem não goste motor ap e nem turbina mas nunca digam que desta água eu nunca beberei, poís eu já fui assim também até chegar na opinião formada de que meu willis tinha que estar comigo em todas ás ocasiões.
Bom Vladimir espero que possa te ajudar, pois com já disse já passei por tudo que um aventureiro possa imaginar em problemas e soluções, e aos companheiros opositores não estou fazendo apologia de motor Ap e turbina, poís admiro tudo e qualquer coisa que esteja ligado á gasolina, oleo, nitrogeneo, alcool, vela, etc. sou aquele que toma qualquer cerveja desde que esteja bem gelada, á dor de cabeça só é uma consequência e vai me falando o que pretende fazer no inicio.
Valeu um abraço à todos!
pointcar
31/03/2007, 11:04
Wladimir bom dia! Falar em valores é uma coisa dificil de estipular, poís vai depender se o motor injetado ou carburado, câmbio original ou algum clark, turbina nova ou usada, mão de obra da sua região, no entanto o que eu posso te dizer é para fazer uma avaliação do seu jeep, se realmente vale apena enfrentar está maratona, as vezes compensa vender o seu e comprar outro que já tenha pelo menos o motor AP, você já estaria poupando tanto em valores quanto tempo, á não ser que o seu caso sejá igual ao meu, não vendo, não troco e não fale mal dele perto de mim.
No entanto Wladimir se for partir para a maratona pesquise muito preços, qualidade do serviço da mão de obra contratada, aliás faça um contrato com á descrição, prazo e valor do serviço, pelo menos não fica aquela coisa que [ eu não te disse isso, claro que você falou! } entendeu!
Quanto ao conjunto posso te dizer que é o melhor custo beneficio para quem quer um jeep para usar dia/dia e fazer umas trilhas de vez em quando, poís faço uso diário, viagens e trilhas e digo não troco por nada á satisfação de ter um velho guerreiro com pique de atleta, desculpe minha empolgação mas demorei muito para chegar aonde cheguei e sei há quem não goste motor ap e nem turbina mas nunca digam que desta água eu nunca beberei, poís eu já fui assim também até chegar na opinião formada de que meu willis tinha que estar comigo em todas ás ocasiões.
Bom Vladimir espero que possa te ajudar, pois com já disse já passei por tudo que um aventureiro possa imaginar em problemas e soluções, e aos companheiros opositores não estou fazendo apologia de motor Ap e turbina, poís admiro tudo e qualquer coisa que esteja ligado á gasolina, oleo, nitrogeneo, alcool, vela, etc. sou aquele que toma qualquer cerveja desde que esteja bem gelada, á dor de cabeça só é uma consequência e vai me falando o que pretende fazer no inicio.
Valeu um abraço à todos!
wladimircapelo
31/03/2007, 12:58
pointcar,
o meu carro ja esta com motor AP 1.8 a alcool, o cambio é o 240V e tr4ação e redução original do jeep. A dúvida agora é se terei que mexer, para colocar um turbo pequeno, em outras partes da mecanica do carro alem das adaptações do kit.
abraço
wladimir
pointcar
02/04/2007, 14:16
Boa tarde Wladimir! desculpe meu erro achei que iria começar do zero; bem no seu caso está muito fácil é só instalar á turbina, poís seu jeep já esta preparado para isso, câmbio excelente, motor 1.8, sô verifique o ano do seu motor poís apartir de 1994 já tem bastante motor injetado, se caso o seu for original à alcool ao turbina-lo pode ocorrer à quebra do anel, poís o motor injetado tem maior taxa, pesquise um preparador que tenha uma excelente referência e verifique o trabalho executado por ele, meu irmão quando voçê turbinar este jeep não vai querer nunca mais andar de aspirado, pode escrever aí, Ah! e sê mesmo assim achar que você quer mais torque em baixa verifique sua relação se for 44x9 troque por uma 43x8, mas sô se você realmente achar necessário, poís somente troquei à minha porque uso câmbio de chevette e à 5 marcha ficou muito longa, mas quanto ao torque já estava um absurdo. Valeu!
wladimircapelo
03/04/2007, 14:34
Valeu pelas dicas Pointcar. Vou checar todos os itens que você apontou. Tem um cara aqui em Fortaleza que compete em "arrancadas" com um gol motor ap e que tambem prepara carros, foi ele quem me falou a primeira vez em botar turbo. Fiquei inseguro porque queira ouvir a opiniao de colegas jipeiros, e, felizmente, aqui no forum sempre tem alguem disposto a ajudar.
Obrigado pelas dicas e um abraço.
Wladimir
Wladimir,
Não sou fã de AP em CJ, mas vou deixar meus 0,02...
Troca esse AP 1.8 por um 2000i, procura um comando mais bravo pra torque em baixa, trabalha o cabeçote, injeção e um bom coletor de escape. Vai ter um bom motor sem forçar demais ele, sem diminuir sua vida útil. Lembre-se que atrás da turbina sempre vem algumas coisas a mais, não é só o kit turbo.
E ainda, se trocar a relação do diferencial por uma mais curta, vai perder ainda mais em velocidade final.
[s] palpitados,
wladimircapelo
04/04/2007, 20:52
Marcelo,
acredito que a configuração que vc esta sugerindo de fato me faria ganhar mais "motor", mas acho que o valor total do investimento seria muito maior. Uma das razões pelo qual ainda não coloquei o turbo é que antes pretendo checar todos os fatores que vocês vem me alertando.
Valeu pelas dicas.
Wladimir
Wladimir,
Eu acredito que o custo disso que te falei será mais baixo ou igual ao kit turbo. Com a melhora de ter um motor IE sem alterar sua vida útil. Além do mais o turbo não te proporciona potência em baixas rotações e de forma suave, acho que isso pode atrapalhar na trilha.
Mas isso é IMHO.
[s] opinados,
wladimircapelo
05/04/2007, 14:36
Marcelo,
quanto vc acha que custa um motor 2000i? Eu sei que os preços mudam bastante de cidade para cidade, mas eu gostaria de ter uma referencia. Tambem não sei precisamente quanto custa um kit turbo, mas acho que sairia por uns r$1500,00. Não estou insistindo em uma ou outra possibilidade, apenas estou avaliando custo/beneficio.
O que é IMHO? Sempre vejo isso no forum mas nunca compreendi seu significado.
mais uma vez obrigado.
Wladimir
IMHO = minha humilde opniao rs . estou acompanhando o topico pq estou querendo adaptar um ap 2000 no meu cj .alguem utliza esse motor com o cambio 4 marchar original do jeep ? pretendo instalar no meu cambio msm esse motor . alguma dica ?
Wladimir,
Eu não sei exatamente o preço de um motor desses, mas não deve sair mais que R$ 2.000,00. O Kit Turbo está por volta disso mesmo que você falou, uns R$ 1.500,00 só o kit, sem contar instalação.
A principal vantagem de investir num motor 2000i + preparação leve ao invés de turbinar o 1.8 é a vantagem dele ser injetado e ter uma durabilidade muito maior que o 1.8 + turbo. Além das outras que mencionei anteriormente.
[s]
Luciano SHAKALL
08/04/2007, 19:15
Wladimir,
Eu acredito que o custo disso que te falei será mais baixo ou igual ao kit turbo. Com a melhora de ter um motor IE sem alterar sua vida útil. Além do mais o turbo não te proporciona potência em baixas rotações e de forma suave, acho que isso pode atrapalhar na trilha.
Mas isso é IMHO.
[s] opinados,
Ele garante um incremento de potência e torque como o do turbo, só que "desde as baixas rotações e de forma suave/linear", sem aquela "entrada súbita" do turbo (o famoso "coice nas costas") que, como o CAmaRAda Marcelo falou, "pode atrapalhar na trilha".
Além de ser um equipamento relativamente mais simples e, como tal, menos sujeito a quebras.
Segue o link de uma empresa que produz/comercializa/instala kits Superchargers: http://www.blower.com.br/Cmi/Pagina.aspx?152 .
PS. E isso é IMHO, hehehe...
Thiago Rodeghel
08/04/2007, 20:00
Blower nesse caso do AP 1.8 ou 2.0... tem q ser o M45
Do FIESTA não dá, muito pequeno. Que seria o M24.
Infelizmente o blower M45 é muito caro, e raro de achar usado. Um novo deve estar na faixa de 2500LT$$$:shock: . Usado, uns 1800LT$:pensativo:
Praticamente o preço de um motor. Fora esse detalhe de custo, a manutenção do blower é pra 250000kms:shock: Capaz de acabar com o jeep, e o blower fica lá. Já uma turbina na faixa dos 25000kms tem q fazer manutenção:roll:
Pra instalar, é simples, gasta na faixa de 300 conto, tudo.(fora a mão de obra se a pessoa mesmo fizer)
[s]terminando de instalar um M45 no AP:lol:
wladimircapelo
08/04/2007, 22:28
Essa ideia do blower é muito legal e já havia pensado... so não achava que seria facil achar, e nesse sentido o link apontado pelo Luciano é muito interessante. Meu, agora, "segundo" carro é o Fiesta Supercharger e sei como funciona bem esse equipamento. Com essa nova possibilidade vou ter que reavaliar todas as alternativas, e fico muito grato pela contribuição de todos. As argumentações sobre o motor injetado, o turbo e o supercharger são esclarescedoras. Acreditava de fato que apareceriam varias alternativas, e no final vou ter que avaliar com calma a relação custo/beneficio e facilidade, ou não, de encontrar tais "adaptações" aqui na terrinha.
Agradeço, mais uma vez, a valiosa contribuição de todos.
Wladimir
Thiago Rodeghel
08/04/2007, 23:00
Wladimir
Esse site q O Luciano passou, é da Blower Company, aqui de SP. Pessoal de lá é muito atencioso, inclusive mandei meu blower lá para dar uma geral antes.
Um pouco que sei, eles me explicaram.
O meu ainda estou montando, procurando a correia ideal. Da linha AP nenhuma serviu(até funcionou, mas ainda curta) . Agora pelas medidas que consegui... vou tentar do Wrangler e da Cherokee.
Mas do pouco q pude acionar o blower(apenas parado) fiquei impressionado com o volume de ar que puxa. Mesmo em marcha lenta, ou acima dos 4500giros do motor...:shock:
É a melhor opção de preparação, tanto para baixa como para alta rotação.
Mas claro, q todo tipo de preparação, turbo ou blower, requer outros cuidados....
[s]
Luciano SHAKALL
09/04/2007, 01:44
Blower nesse caso do AP 1.8 ou 2.0... tem q ser o M45
Do FIESTA não dá, muito pequeno. Que seria o M24.
Infelizmente o blower M45 é muito caro, e raro de achar usado. Um novo deve estar na faixa de 2500LT$$$. Usado, uns 1800LT$
Thiago Rodeghel, seria igual a esse?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55696948-blower-compressor-supercharger-para-motor-ap-imperdivel-_JM
Wladmir, dá uma olhada nesse link do Mercado Livre (acima)
Thiago Rodeghel
09/04/2007, 02:07
Thiago Rodeghel, seria igual a esse?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55696948-blower-compressor-supercharger-para-motor-ap-imperdivel-_JM
Wladmir, dá uma olhada nesse link do Mercado Livre (acima)
É esse mesmo, M45.
E o preço está atrativo mesmo.
[s]
JUNINHO_BITTENCOURT
09/04/2007, 07:12
duvida, se colocar um blower , aumentaria muito a admissão, porêm teria que colocar uma bomba mais esperta? com maior vazão, para poder nivelar a mist. ar/comb??? correto?
joão k. chikui
09/04/2007, 08:28
Wladimir
Se vc colocar um AP2000 , já é mais do que o CJ aguenta em trilha e por segurança , em pista. Simples , econômico e barato.
Thiago Rodeghel
09/04/2007, 10:56
Isso...
Teria que colocar uma bomba eletrica, tipo do Gol GTi.
Se for carburado, mexer nos giclês, ou colocar um carbura maior. Ou bico auxiliar com módulo gerenciador.
Se for injetado, dá pra retrabalhar os bicos na eletroerosão, ou coloca-se bico suplementar com o módulo gerenciador.
Obrigatório ter um manovacuômetro e um Hallmeter, para acerto.
[s]
Luciano SHAKALL
09/04/2007, 13:52
Isso...
Teria que colocar uma bomba eletrica, tipo do Gol GTi.
Se for carburado, mexer nos giclês, ou colocar um carbura maior. Ou bico auxiliar com módulo gerenciador.
Se for injetado, dá pra retrabalhar os bicos na eletroerosão, ou coloca-se bico suplementar com o módulo gerenciador.Creio que também seja preciso modificar o escapamento, substituindo a tubulação por outra com maior vazão (mais gorssa): + ar + combustível = + gases gerados...
Thiago Rodeghel
09/04/2007, 14:18
Creio que também seja preciso modificar o escapamento, substituindo a tubulação por outra com maior vazão (mais gorssa): + ar + combustível = + gases gerados...
Depende do tipo de preparação.
Cada medida de escape, vai dar uma reação diferente... Ou mais potência ou mais torque.
Normalmente um CJ com motor trocado, usa escapes de 2" a 2" 1/2. O que já seria suficiente. O ideal seria apenas trocar abafadores ou silenciosos, por outros de maior vazão.
[s]
Luciano SHAKALL
09/04/2007, 15:21
Depende do tipo de preparação.
Cada medida de escape, vai dar uma reação diferente... Ou mais potência ou mais torque.Justamente isso. Ja faz (alguma) diferença até em motor original.
Mas eu estava me referindo mesmo, à necessidade de aumentar a espessura do escapamento (pra não "estrangular o motor"), no caso de instalar o Blower (dependendo da pressão, lógico), aumentando também (para não deixar a mistura pobre) a vazão de combustível. Decerto, não existe "recitas prontas" pra isso (até existem, mas não são as ideais), o (bom) preparador é que indicaria a proporção correta para a exaustão.
OK?
Andre Scarazzato
26/05/2007, 16:41
wladimir
Boa tarde, na minha opiniao nao turbinaria um jeep ainda mais sendo ap... acho q a curva de torque ficaria muito mais para altas rotaçoes.. oq acabaria fazendo vc perder em baixa... ainda temos q levar em consideraçao q qndo a turbina "pega" a tendencia do carro eh patinar.. oq seria um prejuizo enorme no caso de uma trilha mais pesada... caso vc ande mais em asfalto e estradas de terra seu desempenho melhoraria.. caso contrario nao... oq vc acha de trabalhar esse cabeçote.. que pistao vc usa?? de repente vc poderia "aspirar"
esse motor e ao contrario do q muitos pensam do consumo do aspirado daria para melhorar a potencia e o consumo... se precisar de dicas... posso te ajudar bastante visto que já tive um motor ap 2.1 aspirado e estou montando um ap turbo pra render em torno de 500cv... mais já na minha pick up 4x4 eu optaria pelo aspirado mesmo... qlquer coisa msn/e-mail andre@scarazzato.com.br abçs e boa sorte!!
leobnaval
03/06/2007, 18:25
Olá pessoal, sou novo no fórum e venho lendo a algum tempo e percebi que temos muito conhecimento técnico e leigos tambem acho que o que realmente importa é que ninguem sabe tudo e vivemos aprendendo,
Apenas esclarecendo todo motor que não é turbo é aspirado,
Vejo que se dá muito valor a opnião pessoal mas cada um pensa de um jeito e tem limites $$$ diferentes não vale apena partir para o lado pessoal.
Espero ser bem recebido, agradeço desde já saudações 4x4.
wladimir
em precisa... se vc quiser mesmo use entao o kit de supercharger/blower do fiesta, pq este trabalha em todos os regimes de rotações, ai sim fica legau...
vc encontra por um preço bem barato mo mercado livre.
Luciano SHAKALL
08/06/2007, 15:49
"... use entao o kit de supercharger/blower do fiesta, pq este trabalha em todos os regimes de rotações ..."Edwint, - como já foi falado aqui - o supercharger do Fiesta (EATON M24) não seria uma boa para o motor dele :discordo:, que tem capacidade volumétrica de cerca de "1,8 litro",
pois esse blower "empurra bem" motores de até - se eu não me engano :pensativo: - "1,4 litro", e "amarraria" o motor dele em alta... ;)
[]'s
Edwint, - como já foi falado aqui - o supercharger do Fiesta (EATON M24) não seria uma boa para o motor dele :discordo:, que tem capacidade volumétrica de cerca de "1,8 litro",
pois esse blower "empurra bem" motores de até - se eu não me engano :pensativo: - "1,4 litro", e "amarraria" o motor dele em alta... ;)
[]'s
se nao me engano vc pode alterar o jg de polias, almentando e diminuindo a capacidade volumetrica do supercharger. de qualquer forma, uma presão muito elevada pode comprometer a vida util do motor....
me corrijam se estiver errado....