Ver Versão Completa : Como saber se a minha Hilux tem LSD
Sandro 4x4 D SR5 98/99
17/03/2007, 22:43
Olá para todos
Pessoal acabei de comprar uma Hilux SR5 Diesel 98/99, primeiro carro a diesel infelizmente a minha não veio com o manual.
Estou com algumas duvidas
1 como saber se a minha e LSD ou não ?
2 Se devo utilizar o oleo 75w90 para transmissao e diferencial ?
3 Tem um rodela com o simbolo de afogador do lado esquerdo do volante qual a posiçao que devo deixar ?
4 Alquem tem uma oficina confiavel que mexe na hilux em BH para fazer uma revisão?
5 Se a hilux SR5 solta fumaça ao subir a ladeira as vezes me parece preta outras vezes me parece branca .
Um abraços a todos
Sandro
O pouco que posso lhe responder irmao, pois comprei o manual na internet (mercado livre), eh que manda soh acionar o blocante em velocidades abaixo de 8 km por hora, logo seria acionado por um botao. nao eh automatico, auto-blocante.Se nao tem o botaonao tem blocante. Me parece que quase nenhuma Hilux que veio ao Brasil tem blocantes.
esse botao com simbolo do afogador, regula a marcha lenta, que deve ficar ao redor de 750 rpm.
Quanto ao oleo, nao sei, mandei trocar numa oficina de confianca.
Quanto a fumaca nas subidas, faca um revisao de regra no motor, fora quem eh trilheiro e, ou, realmente gosta e cuida dos motores diesel, nao se sabe usar motor diesel aqui no Brasil.
A minha SR5 2000/2001 esta parada para fazer a retifica...
abraco!
1 Levante o eixo traseiro por um dos lados, de forma a deixar uma roda no ar e outra apoiada no chão. Tenha certeza de que o carro está desengatado e desbrecado. Tente girar a roda levantada. Se não girar, tem bloqueio.
2 Tem que usar o óleo que tá no manual, direitinho. Há um tópico sobre o óleo do diferencial.
3 É o botão para regulagem manual da marcha lenta do motor. Girando para direita, acelera. Para a esquerda, desacelera.
4 Sinto muito.
5 Sim, as Hilux soltam fumaça preta. Se parece branca, não sei.
Abraço
SÉRGIO HOLANDA
20/03/2007, 09:27
:concordo: :concordo: :concordo:
Grande Sandro,
Parabéns pela compra :palmas: :palmas: :palmas: é um puta veículo, apesar ser um pouco desconfortavel....
vamos lá:
Primeiramente faça uma revisão geral:
- Troque óleo do motor, diferenciais, caixas, correia dentada (o ex dono podia ser relaxado), todas as correias, faça limpeza de bicos, troque os filtros de óleo, diesel e de ar, troque o liquído de arrefecimento por um bom e com água pra radiador e aproveite e mande varetar o radiador antes dessa troca, verifique as pastilhas, rolamentos e borrachas de suspesão.
Respondendo:
1 - A sua, se for o diferencial original, não possui LSD, apenas as SW4 antigas e algumas mais novas possuem, ou as CD que não são 4x4...para fazer o teste faça o que nosso amigo Luca sugeriu;
2- Use somente o óleo especificado no manual, nunca outro tipo, a não ser em emergências;
3 - Olha, na realidade essa marcha lenta tem de ser regulada na bomba, vc usa ela toda girada para esquerda e assim ela não influênciará na aceleração, a utilidade desse equipamento é para lugares muito frios para aquecer o motor para sair, no uso estacionario do veículo em alguma situação pertinente, e para travessias em rios e alagados, pois caso vc tire o pé do acelerador o veículo continuará acelerado...nunca utilize para uso como piloto automático:discordo: :discordo: :discordo:
4 - Infelizmente não sou de BH e não posso te ajudar nisso...mas procura na autorizada que eles devem indicar alguém que já tenha trabalhado lá e tenha montado sua propria oficina...agora fala isso com algum mecânico e não com a chefia :lol: :lol: :lol: ;
5 - A Hilux SR5 não possue a peça que compensa a entrada de ar-combustivel como as SW4, então é normal ela soltar fumaça quando exigida, mas essa fumaça não pode ser preta e densa, de forma que uma revisão de bomba e limpeza de bico com a substituição dos filtros de ar e combustivel resolveram essa questão.
Espero ter ajudado...
abrs,
Olá para todos
Pessoal acabei de comprar uma Hilux SR5 Diesel 98/99, primeiro carro a diesel infelizmente a minha não veio com o manual.
Estou com algumas duvidas
1 como saber se a minha e LSD ou não ?
2 Se devo utilizar o oleo 75w90 para transmissao e diferencial ?
3 Tem um rodela com o simbolo de afogador do lado esquerdo do volante qual a posiçao que devo deixar ?
4 Alquem tem uma oficina confiavel que mexe na hilux em BH para fazer uma revisão?
5 Se a hilux SR5 solta fumaça ao subir a ladeira as vezes me parece preta outras vezes me parece branca .
Um abraços a todos
Sandro
SÉRGIO HOLANDA
20/03/2007, 09:33
Caro Mulambo,
estou precisando deste manual, vc teria o e.mail de quem vc adquiriu???
abrs,
O pouco que posso lhe responder irmao, pois comprei o manual na internet (mercado livre), eh que manda soh acionar o blocante em velocidades abaixo de 8 km por hora, logo seria acionado por um botao. nao eh automatico, auto-blocante.Se nao tem o botaonao tem blocante. Me parece que quase nenhuma Hilux que veio ao Brasil tem blocantes.
esse botao com simbolo do afogador, regula a marcha lenta, que deve ficar ao redor de 750 rpm.
Quanto ao oleo, nao sei, mandei trocar numa oficina de confianca.
Quanto a fumaca nas subidas, faca um revisao de regra no motor, fora quem eh trilheiro e, ou, realmente gosta e cuida dos motores diesel, nao se sabe usar motor diesel aqui no Brasil.
A minha SR5 2000/2001 esta parada para fazer a retifica...
abraco!
Sergio, tenho sim. Comprei no Mercado Livre, e o e mail eh bad@sercomtel.com.br
Ah sim, quanto a oleo, posso ver no manual quais as especificacoes e digo aqui depois. Valeu pelas dicas ae das Hilux.
abraco!
SÉRGIO HOLANDA
20/03/2007, 23:03
:concordo: :concordo: :concordo:
Grande Mulambo,
Valeu, já eviei um e.mail perguntando se há outro manual para me enviarem...obrigado.
Abraços,
Sérgio Holanda
Sergio, tenho sim. Comprei no Mercado Livre, e o e mail eh bad@sercomtel.com.br
Ah sim, quanto a oleo, posso ver no manual quais as especificacoes e digo aqui depois. Valeu pelas dicas ae das Hilux.
abraco!
Blz!
Olha as especificacoes ae:
Diferencial - Oleos de engrenagem hipoide API GL-5. Temperaturas abaixo de 18 graus, viscosidade SAE 90 - acima de 18 graus viscosidade SAE 80W80W-90.
Transmissao - oleo de engrenagem multiplo API GL-4 ou GL-5, viscosidade SAE 75W-90
quanto ainda a questao do diferencial de deslizamento limitado, alem de etiqueta LSD (se nao tiver caido), verifique a placa de identificacao do fabricante, que fica no motor, se tiver o codigo do eixo (axle), os que tem o bloqueio, a numeracao termina em 3 ou 5.
abraco!
SÉRGIO HOLANDA
21/03/2007, 14:36
:concordo: :concordo: :concordo: Valeuzzz
O cara que vc enviou o endereço ainda não respondeu...
abrs,
Blz!
Olha as especificacoes ae:
Diferencial - Oleos de engrenagem hipoide API GL-5. Temperaturas abaixo de 18 graus, viscosidade SAE 90 - acima de 18 graus viscosidade SAE 80W80W-90.
Transmissao - oleo de engrenagem multiplo API GL-4 ou GL-5, viscosidade SAE 75W-90
quanto ainda a questao do diferencial de deslizamento limitado, alem de etiqueta LSD (se nao tiver caido), verifique a placa de identificacao do fabricante, que fica no motor, se tiver o codigo do eixo (axle), os que tem o bloqueio, a numeracao termina em 3 ou 5.
abraco!
guilhermeabreu
21/03/2007, 20:29
A forma mais fácil de saber se tem ou não o diferencial auto-blocante , é comoo MULAMBO falou , no cofre do motor tem uma plaqueta de identificação do carro , se o numeral que estiver na 3ª linha de baixo para cima , terminar em 3 ou 5 , tem bloqueio .
guilhermeabreu
21/03/2007, 20:29
E outra , se no manual está como óleo 90 para o diferencial , é pq ele não tem bloqueio , pois o óleo do dif. que tem bloqueio , é especial próprio para ele .
Sandro 4x4 D SR5 98/99
22/03/2007, 15:45
Oi pessoal
Muito obrigado a todos desculpe a demora pois estava fora e só agora pode ver as mensagens
grato
Sandro
mak (SP/ZN)
18/07/2007, 19:31
http://toyota.off-road.com/toyota/article/articleDetail.jsp?id=274535
aqui vcs identificam a relação e qual o tipo do diferencial de suas Toys!
:concordo: :concordo: :concordo:
Grande Sandro,
Parabéns pela compra :palmas: :palmas: :palmas: é um puta veículo, apesar ser um pouco desconfortavel....
vamos lá:
Primeiramente faça uma revisão geral:
- Troque óleo do motor, diferenciais, caixas, correia dentada (o ex dono podia ser relaxado), todas as correias, faça limpeza de bicos, troque os filtros de óleo, diesel e de ar, troque o liquído de arrefecimento por um bom e com água pra radiador e aproveite e mande varetar o radiador antes dessa troca, verifique as pastilhas, rolamentos e borrachas de suspesão.
Respondendo:
1 - A sua, se for o diferencial original, não possui LSD, apenas as SW4 antigas e algumas mais novas possuem, ou as CD que não são 4x4...para fazer o teste faça o que nosso amigo Luca sugeriu;
2- Use somente o óleo especificado no manual, nunca outro tipo, a não ser em emergências;
3 - Olha, na realidade essa marcha lenta tem de ser regulada na bomba, vc usa ela toda girada para esquerda e assim ela não influênciará na aceleração, a utilidade desse equipamento é para lugares muito frios para aquecer o motor para sair, no uso estacionario do veículo em alguma situação pertinente, e para travessias em rios e alagados, pois caso vc tire o pé do acelerador o veículo continuará acelerado...nunca utilize para uso como piloto automático:discordo: :discordo: :discordo:
4 - Infelizmente não sou de BH e não posso te ajudar nisso...mas procura na autorizada que eles devem indicar alguém que já tenha trabalhado lá e tenha montado sua propria oficina...agora fala isso com algum mecânico e não com a chefia :lol: :lol: :lol: ;
5 - A Hilux SR5 não possue a peça que compensa a entrada de ar-combustivel como as SW4, então é normal ela soltar fumaça quando exigida, mas essa fumaça não pode ser preta e densa, de forma que uma revisão de bomba e limpeza de bico com a substituição dos filtros de ar e combustivel resolveram essa questão.
Espero ter ajudado...
abrs,
Prezado Sérgio,
sou novo no forum. eu tinha perguntado sobre o bloqueio na toyota, mas postei no lugar errado.
tenho uma SW4 1997. a dica de levantar uma roda (no macaco?) e tentar girá-la para ver de tem bloqueio funciona, então? se a roda gira é por que não tem bloqueio. é isso?
[]'s
Zé Nilo
SÉRGIO HOLANDA
02/10/2008, 17:41
Zé Nilo,
se você levantar apenas uma roda você pode fazer um esforço maior e ela girar normalmente, ai você, por não ter a noção exata da força aplicada, não irá saber se tem ou não...o certo é levantar as duas rodas traseiras e girar uma delas, se tiver LSD a outra roda irá girar no mesmo sentido, se ela girar no sentido contrario ao que você está girando é porque não possui o LSD. Caso possua e as rodas girem no mesmo sentido, ai você pede a alguém pra segurar a outra roda e você gira a sua, se girar muito facilmente é porque os discos do LSD estão gastos, provavelmente devido a arrancadas bruscas, se apresentar uma certa resistência é porque está bom o sistema.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar.
Prezado Sérgio,
sou novo no forum. eu tinha perguntado sobre o bloqueio na toyota, mas postei no lugar errado.
tenho uma SW4 1997. a dica de levantar uma roda (no macaco?) e tentar girá-la para ver de tem bloqueio funciona, então? se a roda gira é por que não tem bloqueio. é isso?
[]'s
Zé Nilo
grande Sérgio! bom dia.
agota tu matou a charada. a minha não tem LSD, pois lembro que uma vez, com a camionete num elevacar, eu girei uma roda e a outra girou no sentido contrário.
agora eu pergunto: isso vale para bloqueio 100% ou em bloquieos parciais também? vou tentar novamente. e na tração dianteira, quando eu aciono o 4x4 (4x4 H e 4x4 L) vale o mesmo raciocínio?
obrigado pela atenção!!
forte abraço.
Zé Nilo
SÉRGIO HOLANDA
03/10/2008, 11:43
Pode ser que os discos do LSD estajam gastos...
Isso vale pra ambos...mas os 100% tem de estar acionados para acontecer isso...
Na tração dianteira também, mas só se tiver bloqueio e acionado, não tem veículos com LSD na dianteira, não original de fábrica.
No caso da sua, na frente o motor tem de estar ligado, pois o acionamento é por vácuo, mas ela vai girar sentido contrário...
Sérjão
grande Sérgio! bom dia.
agota tu matou a charada. a minha não tem LSD, pois lembro que uma vez, com a camionete num elevacar, eu girei uma roda e a outra girou no sentido contrário.
agora eu pergunto: isso vale para bloqueio 100% ou em bloquieos parciais também? vou tentar novamente. e na tração dianteira, quando eu aciono o 4x4 (4x4 H e 4x4 L) vale o mesmo raciocínio?
obrigado pela atenção!!
forte abraço.
Zé Nilo
Pode ser que os discos do LSD estajam gastos...
Isso vale pra ambos...mas os 100% tem de estar acionados para acontecer isso...
Na tração dianteira também, mas só se tiver bloqueio e acionado, não tem veículos com LSD na dianteira, não original de fábrica.
No caso da sua, na frente o motor tem de estar ligado, pois o acionamento é por vácuo, mas ela vai girar sentido contrário...
Sérjão
Valeu Sérgio.
vou fazer uma revisão dentro de um mes ou dois. vou pedir para darem uma olhada.
forte abraço.
Zé Nilo,
SW4 97 a gasolina: beberrona, mas muy buena!!!
fnandosp
12/01/2018, 23:07
Consta na placa (no cofre) da minha SW4 TRANS/AXLE : W59 A02A... então depois de muita pesquisa e informações desencontradas em fóruns americanos, encontrei o esclarecedor link sobre diferenciais da Toyota:
http://www.toyotavantech.com/forum/attachment.php?attachmentid=660
:euforico:
Consta na placa (no cofre) da minha SW4 TRANS/AXLE : W59 A02A... então depois de muita pesquisa e informações desencontradas em fóruns americanos, encontrei o esclarecedor link sobre diferenciais da Toyota:
http://www.toyotavantech.com/forum/attachment.php?attachmentid=660
:euforico:
Essa tabela sua me gerou muita dúvida...
Nela diz que a identificação até 1993 era composta de 4 dígitos, sendo o primeiro letra e os demais números "A000 - letra número número número"
Nas toyotas 94 - 2004 seria no padrão " A00A letra número número letra", porém o primeiro dígito só poderia ser letras A ou B e o último dígito letras A, B ou C...
Eis que a minha é SW4 diesel 1995 com o código G255. Esse meu código bate com a tabela de viaturas até 1993 como sendo um diferencial LSD (Final 3 ou 5)...
No link da postagem do usuário Mak logo acima já fala que o código A000 seria para as japonesas (chassis iniciando em JT como a minha)
fnandosp
24/05/2018, 01:36
@leanog, realmente as informações dos sites gringos geram muitas dúvidas... as viaturas "tropicalizadas" são consideradas no site TOYOTA | Japan Parts EU (http://www.japan-parts.eu) (insira o seu VIN e confirme) como destinadas ao mercado geral (Market GR GENERAL) e acho que este é o motivo de algumas divergências em relação as versões e anos relacionadas ao mercado americano/japonês/europeu e ao "mercado geral".
O conteúdo das 2 tabelas é o mesmo, por isso, acredito que a tabela pode ser interpretada sem relacionar o ano e sim apenas o formato: (A000) letter, number, number, number) ou (A00A) letter, number, number, letter.
Sergio c
24/05/2018, 11:32
A minha tem uma etiqueta ao lado do parafuso p por o óleo no diferencial escrito LSD. Também noto que ao fazer uma curva no cascalho fino, escuto que as rodas traseiras meio que "patinam", LSD atuando.
Em se tratando de uma viatura 1995, que acabei de gastar 3 mil só na suspensão dianteira começo a ter medo de fazer algum reparo nesse diferencial considerando que esses discos se desgastam e são difíceis de encontrar
Alessandro Ramos
28/08/2020, 19:59
Tirando suas dúvidas: vi q vc é de BH, tem oficina Léo 4x4, pessoal honesto no serviço, recomendo, só levo nele (31 8896-2662 secretária Érica, esposa dele). Pra saber se o diferencial é autoblocante, levanta traseira da caminhonete até pneus saírem do chão (engata primeira se for manual, se for automática, coloca no P, "NÃO" pode estar em N, senão roda livre mesmo) daí uma pessoa segura a roda de um lado, do outro vc tenta rodar, não vai conseguir, se caso rode livre não é autoblocante. Quanto ao óleo do diferencial blocante é diferente do diferencial q não é autoblocante, comprei direto na Toyota, tem q levar o galão, só tem galão de 20 lts, ajeita c eles q vendem fracionado, só de LT, não vendem 1/2 litro. No diferencial auto blocante usa ter etiqueta escrito LSD. Não coloca óleo para diferencial não blocante em autoblocante, estraga os discos. Óleo do autoblocante paguei 71,00 o litro, são 3,35 lts, mas tive q comprar 4 conforme te falei acima só de LT em LT, do diferencial não blocante (dianteiro e caixa de transferência 4x4) coloquei 80w90, custa 20 reais o LT, comprei 3lts (1lt caixa transferência + 2,6 lts diferencial dianteiro não blocante) esse q a Toyota está usando, eles não usam mais o 75w90. Fiz o serviço fora, mão de obra Toyota 300,00 hora, pediram 510,00 pra trocar, fiz oficina fora ficou 85,00 isso mesmo, 85,00 diferencial traseiro, dianteiro e caixa de transferência 4x4 ( na via lubrificantes perto do via Brasil)
A oficina do Léo t troca os óleos citados acima, mas não podiam no dia q eu podia. Para engraxar o cardam vou na super troca de óleo Estoril, 3 reais cada pino, bomba deles bem forte, passa tudo. Peças para carro diesel tem a triângulo peças (procurar no Google) e virtual peças procurar no Google)Se precisar de mais alguma informação estou a disposição.
Mello1979
09/12/2020, 23:40
Para saber se é LSD você precisa suspender o veículo em um elevador, colocar o câmbio no N, girar a roda traseira.
Se a roda do outro lado girar para o mesmo lado que vc está girando, possui LSD. Se girar para o lado contrário não possui.
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