PDA

Ver Versão Completa : Sportage - Estou comprando uma



robertoamv
17/03/2007, 21:55
Alô a todos !

Estou comprando uma Grand Sportage 2000/2000 TDI. A princípio o carro está muito bem cuidado, mesmo para a quilometragem que está no velocímetro (cerca de 150.000 kms).

Eu andei no carro e ele "puxa" muito bem, é silencioso (para um diesel, claro). O único dono, fazia todas as revisões na Kia, tanto que o manual do proprietário tem carimbos até na parte de trás. Além disso, até o porta-malas ela forrado com mais um carpete. Parece tudo de bom. Ele observou que foi feita um retoque na pintura, no lado direito, porque um vândalo riscou a lateral com uma chave. As portas estão fechando igual porta de geladeira - cá pra nós nenhum carro nacional, com esta quilometragem ou ano de fabricação apresenta portas que fecham tão bem ... - e olha que já tive vários tipos de carros, zero e usados...

Pontos que percebi :

- A direção tem uma pequena folga, mas não apresenta barulhos;

- A embreagem é bem leve, mas não tão leve quanto das Sportage 2.2 que já dirigi;

- O torque do motor faz com que o carro seja muito agradável de dirigir;

O que os amigos acham ? O que mais eu poderia verificar ?

Com relação ao seguro, alguém poderia indicar, no RJ algum corretor que pratique bons preços ?

Ah, eu preferi a Grand porque tenho dois filhos que gostam de carregar a casa quando saímos...

Obrigado pela ajuda e espero encontrar vocês nos passeios !

EGil
17/03/2007, 22:28
Olá Roberto,Tenho uma quase igual a sua, a minha é uma Gran 99/00 TDI e esta com 86000Km, alguns itens que incomodaram, revise as correias imediatamente, verifique as condições dos bicos injetores e caso você pretenda usar revise o funcionamento da tração, pois quase 100% delas não funcionam com o sistema original, os dois primeiros itens revise mesmo que o antigo dono já tenha o feito, pois o ideal é que seja trocada a correia a cada 50000Km e os bicos a cada 80000Km, a minha fiquei sabendo tarde demais, fora isto a camionete é muito boa, a minha anda bem e é muito economica, chega a fazer 11Km/L na cidade...

Sandwarrior
18/03/2007, 22:36
Tive 3 Sportage:
Uma 98 diesel aspirada, boa, motor fraco, mas resistente e econômico, o problema era o freio, insuficiente para o porte do carro. Depois tive uma 2001 turbo comprada zero, mais potente, confortável, Não me deu muito problema, só a revenda aqui não tinha muita peça à disposição. Vendi bem, com 40000 km. Tempos depois comprei uma 98 a gasolina só para lazer, estava muito estragada, gastei muito para levantar e passei pra frente na base do escambo. Agora a fábrica só traz a gasolina, um modelo completamente diferente. Quanto `a economia nunca fiz mais de 11 km por litro na estrada, por mais levinho que pisasse. Alguns Suvs de outras marcas depois hoje tenho uma Toyota HILUX SW4 97 e não troco por nenhum outro.
Boa sorte
Sandwarrior

BESTA NEGRA
21/03/2007, 11:09
Bom dia Roberto,

Adquiri em fev/07 uma TDI 2000/2001 Grand com cerca de 78000KM(velocimetro), com os seguintes problemas:
AA-Motor vazando pelos retentores, efetuada substituicao, dos mesmo, mais as correias, esticador da correia dentada, porem o vazamento persiste estou retornando ao mecanico;
BB- Substituido o colindro da embreagem que ta patinando na 1º marcha, problema persiste estou retornando ao mecanico;
CC- Aquecimento com ar ligado, substituido o bulbo do termometro e a temperatura voltou a indicacao de normal, pelo mesmo a indicacao;
DD- As molas tarzeiras estavam avariadas, troquei nas Molas Tigres(Suburbana) a 310R$ o par;
EE- Automatico do arranque, 180R$ ta ok;
FF- Pneu tarzeiro com um mancaho na parte interna tenho que trocar(BFG 215/65/R15);
GG- O cosumo ta alto, cerca de 8,5Km/l, media estrada/cidade;
HH- A 4x4 nao atua;
Seguro mais barato foi cerca de 3400R$ mo ITAU, pois moro no Rio.
Em resumo: Apesar de possibilidade de ter que fazer o motor/embreagem/trocar pneu/por uma AVM960 gostei da mulinha e levando em consideracao que o valor saiu cerca de 8000R$, abaixo do mercado e que um outro modelo/marca de 4x4 TDI ta na faixa de 42000R$, com o risco de ter que fazer alguma das coisas, acima listadas, espero que ao termino dos reparos ainda me sinta satisfeito. Caso queira efetuar contato meu emaol e master.diniz@oi.com.br . Boa sorte.

Renato

Flavio Miranda
21/03/2007, 22:35
Roberto,

Vai encontrar gente defendendo a Sportage como para todos os jipes.

Particularmente, eu não compraria.

Tive uma 97/98, gasolina, unico dono antes de mim e o maior problema do Sportage é ... A KIA !
Eles te tratam como se fosse perueiro, não tem peças de reposição e cobram uma baba nas concessionárias... Concessionárias !??! Quais ? Onde tem ? Aqui em SP se tiver 2 ou 3 é muito... !

O jipe em si é muito bom para um carro koreano. Não tem a mesma preocupação com qualidade que os japoneses.
Suspensão boa, desempenho razoavel para o tamanho/peso, estabilidade boa, facilidade de dirigir.
Cambio e diferencial traseiro fraco. Roda livre é uma bosta ! Apesar de automatica, é muito frágil... apenas 2 garrinhas ridiculas...
Em breve vão surgir as folgas no diferencial, semi-eixo... se vc andar um pouco mais na terra, sitio, praia, montanha... Se ficar subindo a Bocaina então !!!
Distancia do solo muito baixa na frente. As molas traseiras são muito curtas e se vc levantar uma polegada ou apenas trocar os amortecedores por maiores, elas simplesmente podem PULAR PARA FORA, pois não tem nada que as segurem nas bases.
COm um pouco de uso na terra ou buracos no asfalto, o painel e d+ partes plasticas começam a soltar e a barulheira vem junto.
Um Medico amigo meu teve uma Carnival e vendeu em menos de 1 ano pois não aguentou os grilhos, gafanhotos, morcegos, macacos 'estrilando' dentro do jipe.

O conforto não é tão bom, mas investe numa Hilux que vc não vai se arrepender.
Não sei o qto vai andar, se é o carro principal, etc. Se não for, vc tem outras boas opções na Gasolina : Hilux, Jeep Sport, Gran Vitara, Blazer, etc.

Se quiser algo + jipe, a Camper é uma boa opção.

Gosto é gosto e sabemos que a patroa e filhos influenciam bastante.

Mas fica + 1 opinião de quem chegou a "pôr o dedo no nariz" do Diretor da TELEZE, concessionária FALIDA da KIA na Zsul de SP.

[ ] s

Maverickturbo
22/03/2007, 00:00
Realmente a roda livre automatica deixa a desejar e a acionada por vacuo tem o problema das mangueiras ressecarem e da soneloide não funcionar. Agora com relação aos eixos e ao cambio eu não tenho nenhuma reclamação e olha que eu ja uso os 31x10,5 a 2 anos e tenho o pe pesado. A minha não tem nenhuma folga nos diferenciais. Originalmente ela é baixa mesmo, mas isso da pra se resolver sem muitos problemas. Agora Flávio, com relação a colocar amortecedor maior a mola pular, ate na camper isso acontece. Coloca um amortecedor que abra 2 polegadas a mais que a mola tambem vai pular fora, vc usou um amortecedor de besta que é maior e não o amortecedor original, isso é um adaptação e certas adaptaçõs requerem certos cuidados. A minha tem a parte interna um pouco barulhenta, mas é por causa do som nesse caso e das muitas indas e vindas de Monte Verde. O clio que fez esse caminho durante 6 meses quase soltou tudo, a sportage faz isso a 2 anos e não faz tanto barulho assim não. Boa parte do carro se resume a manutenção, a minha 97 tem 10 anos e um carro com essa idade exige cuidados. Por exemplo, quantas pessoas ja olharam e trocaram os oleos do diferencial e do cambio e caixa de transferencia? Quantas pessoas ja pararam pra reapertar os parafusos internos que prendem os plasticos do carro? E por ai vai, depois a culpa é do carro....

Amostardeiro
22/03/2007, 09:10
..... Boa parte do carro se resume a manutenção, a minha 97 tem 10 anos e um carro com essa idade exige cuidados. Por exemplo, quantas pessoas ja olharam e trocaram os oleos do diferencial e do cambio e caixa de transferencia? Quantas pessoas ja pararam pra reapertar os parafusos internos que prendem os plasticos do carro? E por ai vai, depois a culpa é do carro....

Eduardo

Falaste tudo que eu penso, a minha antiga 97 era 10 :palmas:, resalvas ao consumo, estava com 128 mkm quando vendi, a ataul esta com 100 mkm no hodometro, acho que +- uns 150 mkm na realidade e esta 10 também, sem barulhos, sem problema nenhum.

Abraço

robertoamv
22/03/2007, 18:01
O seguro eu estou cotando com várias seguradoras. O mais barato que consegui foi na Porto Seguro, cerca de R$ 2100 - eu moro em Petrópolis, não uso o carro para trabalho, somente para lazer.
Quanto aos defeitos apresentados, todo carro os têm, embora a Sportage apresente alguns crônicos como a roda-livre e a trava das portas traseiras. Se o carro vem tendo manutenção periódica, estes problemas são bem minimizados.
Com relação à barulheira, eu não conheço nenhum carro que não comece a desmanchar com as ruas que temos aqui.

A Hilux é uma boa pick-up, mas para os passageiros de trás é uma tortura, além do seguro ser inviável. A Cherokee Diesel não tem um motor tão confiável assim e a gasolina é o mesmo preço da Sportage, com desvantagem (enorme) do consumo.

Blazer eu quero distância - chacoalha muito, é gastona e têm peças muito caras - além de ter uma estabilidade de caminhão.

Gran Vitara seria uma opção interessante, a não ser pelo preço - a versão a gasolina tem mais ou menos o preço da Sportage Diesel - e o porta-malas pequeno,além do fato da Suzuki ter ido embora do país.

Na realidade eu quero um carro resistente, que eu possa sair do asfalto de vez em quando. Eu não corro, dirijo igual a vovô - no máximo a 90/100 e quero um carro a Diesel - não só pela economia, mas pelo torque em baixa rotação e resistência do motor.

A Camper eu não conheço. Se alguém tiver mais informações, poste aqui por favor.

E o principal: eu simpatizei com o carrinho !

JEFFCATUNDA
23/03/2007, 00:10
Teu perfil casa muito bem com uma SW4 até 95.

Com esta não tem Grilo!

Le Greccos
29/03/2007, 18:49
Alô a todos !

Estou comprando uma Grand Sportage 2000/2000 TDI. A princípio o carro está muito bem cuidado, mesmo para a quilometragem que está no velocímetro (cerca de 150.000 kms).

Eu andei no carro e ele "puxa" muito bem, é silencioso (para um diesel, claro). O único dono, fazia todas as revisões na Kia, tanto que o manual do proprietário tem carimbos até na parte de trás. Além disso, até o porta-malas ela forrado com mais um carpete. Parece tudo de bom. Ele observou que foi feita um retoque na pintura, no lado direito, porque um vândalo riscou a lateral com uma chave. As portas estão fechando igual porta de geladeira - cá pra nós nenhum carro nacional, com esta quilometragem ou ano de fabricação apresenta portas que fecham tão bem ... - e olha que já tive vários tipos de carros, zero e usados...

Pontos que percebi :

- A direção tem uma pequena folga, mas não apresenta barulhos;

- A embreagem é bem leve, mas não tão leve quanto das Sportage 2.2 que já dirigi;

- O torque do motor faz com que o carro seja muito agradável de dirigir;

O que os amigos acham ? O que mais eu poderia verificar ?

Com relação ao seguro, alguém poderia indicar, no RJ algum corretor que pratique bons preços ?

Ah, eu preferi a Grand porque tenho dois filhos que gostam de carregar a casa quando saímos...

Obrigado pela ajuda e espero encontrar vocês nos passeios !
Olá Mr. Jeffcatunda,
Também estou comprando uma. Porém a gasolina e ano/modelo 99/2000 AUTOMÁTICA!

Postei neste site perguntas a respeito da automática. Ninguem me respondeu! mais estou anciosamente aguardando algum coração caridoso que faça isto. Me de informações a respeito......

Também, com você, meus filhos quando saem de casa, a levam junto e também simpatizei-me muito com a GRAN. a única dúvida é a qualidade da Automática.

Abraços
L Grecco
lg-grecco@uol.com.br

edumont
30/03/2007, 00:23
O seguro eu estou cotando com várias seguradoras. O mais barato que consegui foi na Porto Seguro, cerca de R$ 2100 - eu moro em Petrópolis, não uso o carro para trabalho, somente para lazer.
Quanto aos defeitos apresentados, todo carro os têm, embora a Sportage apresente alguns crônicos como a roda-livre e a trava das portas traseiras. Se o carro vem tendo manutenção periódica, estes problemas são bem minimizados.
Com relação à barulheira, eu não conheço nenhum carro que não comece a desmanchar com as ruas que temos aqui.

A Hilux é uma boa pick-up, mas para os passageiros de trás é uma tortura, além do seguro ser inviável. A Cherokee Diesel não tem um motor tão confiável assim e a gasolina é o mesmo preço da Sportage, com desvantagem (enorme) do consumo.

Blazer eu quero distância - chacoalha muito, é gastona e têm peças muito caras - além de ter uma estabilidade de caminhão.

Gran Vitara seria uma opção interessante, a não ser pelo preço - a versão a gasolina tem mais ou menos o preço da Sportage Diesel - e o porta-malas pequeno,além do fato da Suzuki ter ido embora do país.

Na realidade eu quero um carro resistente, que eu possa sair do asfalto de vez em quando. Eu não corro, dirijo igual a vovô - no máximo a 90/100 e quero um carro a Diesel - não só pela economia, mas pelo torque em baixa rotação e resistência do motor.

A Camper eu não conheço. Se alguém tiver mais informações, poste aqui por favor.

E o principal: eu simpatizei com o carrinho !

Caro Roberto, assim como você, há cerca de 4 meses estive aqui nesse mesmo espaço buscando informações sobre a Sportage e outros utilitários na busca pelo meu primeiro 4x4. Obtive informações preciosas com vários dos frequentadores e fico feliz de poder retribuir agora.

Bom, na minha busca fiquei entre o Grand Vitara, a Cherokee Sport, a SW4 e a Sportage. Acho que todos são ótimos veículos, mas acabei optando pela Grand Sportage pelos seguintes motivos:

O GV a gasolina, como você mesmo disse, tem preço parecido com o da Sportage TDI, mas custo de manutenção BEM maior, seguro mais caro, ausência da Suzuki no país e consumo elevado.

A XJ é um excelente 4x4, tem preço razoável, mas seu custo de manutenção é o mais caro de todos e bebe mais do que seu dono, concorrência que não podemos admitir (hehehe). Acho que isso explica o baixo preço de revenda.

Já a SW4 todos reconhecem que realmente é uma referência em 4x4, confiabilidade, durabilidade, conforto, etc, etc, etc, Não dá manutenção, mas quando dá ($$$$$$$$$$$$)!!! E tem gente que reclama de problemas de refrigeração em alguns modelos, apesar de que o meu mecânico (aliás dica também do pessoal aqui do fórum) disse que é lenda. Mas o que pesou mesmo para eu desistir deste modelo foi o preço (uma 97 custava mais do que a Grand Sportage 2001 que comprei) e o valor do seguro (altíssimo).

Acabei optando então por uma Grand Sportage TDI 2001 (faturada em 2003) e não me arrependo, ela é econômica, robusta, tem desempenho razoável e excelentes dimensões. De fato ela faz alguns barulhinhos internos em pisos irregulares, mas nada insuportável ou que eu já não tenha ouvido semelhantes em outros veículos. Quanto à roda livre, a minha é original e funciona perfeitamente. Enfim, lá em casa tá todo mundo adorando. Para quem tem filhos pequenos como eu, a mala é enorme, facilitando o transporte das "mudanças" que acompanham qualquer deslocamento.

Se optar por ela, sugiro que troque todas as correias e fluidos logo de saída. Faça uma revisão dos freios também, a minha está com ruído (estalo) quando freio, mas já vi comentários de que é crônico nelas, mas fácil de resolver. O meu seguro consegui por menos de R$ 1.400,00 no BB, mas é apólice coletiva (empresa) e tenho classe bônus 8, além é claro do perfil que influencia significativamente no preço. Mas na época que pesquisei, o meu corretor conseguiu um preço bem parecido com o do BB na Sul América, mas acabei optando pelo BB porque facilitava mais o pagamento sem juros. Se quiser falar com ele, seu nome é Adérito e o telefone é 9426-8765 ou 2504-1308, diga que foi o Erik que recomendou. Você morando em Petrópolis acho que ele deve conseguir preço melhor do que o que você já tem.

Boa sorte na sua escolha.

Erik