Ver Versão Completa : Até quanto tempo depois posso reclamar de um reparo no motor?
JEFFCATUNDA
17/03/2007, 01:13
Pergunto aos colegas que entendem de leis e já passaram por esta situação...
Gasta-se 2, 3, 7.000,00 pillas e o que se tem de garantia?
:pensativo: :pensativo: :pensativo:
Amigo, eu tive 6 meses de garantia ou 1000 km rodados.
Geralmente é isso ae.
veja o que diz o Código de Defesa do Consumidor
Código de Defesa do Consumidor
Lei n. 8.078/90
Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
§ 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.
§ 2° Obstam a decadência:
I - a reclamação comprovadamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e serviços até a resposta negativa correspondente, que deve ser transmitida de forma inequívoca;
III - a instauração de inquérito civil, até seu encerramento.
§ 3° Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.
Lucas Nassif
17/03/2007, 12:46
Amigo, eu tive 6 meses de garantia ou 1000 km rodados.
Geralmente é isso ae.
É mais ou menos isso mesmo!
[]'s
Elmer_Jeep
17/03/2007, 13:05
Garantia deve ser exigida antes de desembolsar esses "2, 3, 7.000,00 pillas"
[]'s
O pior é que fiz a retífica e não tenho nenhum papel que comprove isso! :parede:
Ramone,
se você não pediu nota fiscal :parede: , dá para tentar localizar o cheque com o banco. Se o cheque foi cruzado, provavelmente o mecânico o depositou na conta dele, ou o endossou. O cheque é importante porque além de comprovar a realização do serviço, marca a data de entrega do carro. Além disso, testemunhas são importantes (podendo ser mulher, pai, mãe, etc). De qualquer forma, acima de 6 meses, embora juridicamente seja possível, vai ser mais difícil obter uma indenização, pois vai ficar complicado provar o nexo de causalidade, ou seja, provar que o defeito foi causado pelo mau serviço do mecânico, o qual irá alegar que você utilizou o carro em condições severas e originou o problema. Até esse limite de 6 meses, é tranquilo.
Entre nas pequenas causas que é mais rápido.
Abraços.
Antonio,
meu motor está perfeito. Hehehehe
É que eu não tenho o comprovante do serviço pq o motor foi da retífica pro mecânico e com ele que deve estar esses papéis. Era pra ter me entregue quando peguei o Jeep, ele esqueceu e eu esqueci de pedir... então deve estar lá em alguma gaveta cheia de graxa. Hehehehe
Já faz um ano que foi feita retífica.
Abraços
valdir rainer
17/03/2007, 19:07
Antonio,
meu motor está perfeito. Hehehehe
É que eu não tenho o comprovante do serviço pq o motor foi da retífica pro mecânico e com ele que deve estar esses papéis. Era pra ter me entregue quando peguei o Jeep, ele esqueceu e eu esqueci de pedir... então deve estar lá em alguma gaveta cheia de graxa. Hehehehe
Já faz um ano que foi feita retífica.
Abraços
AINDA TEM JENTE QUE PERDE TEMPO RESPONDENDO CERTAS PERGUNTAS.....
JEFFCATUNDA
18/03/2007, 00:11
AINDA TEM GENTE QUE AUXILIA O PRÓXIMO
QUE BOM!
valdir rainer
18/03/2007, 12:25
AINDA TEM GENTE QUE AUXILIA O PRÓXIMO
QUE BOM!
A RESPOSTA NÃO FOI PARA VC,MAIS SE SERVIU TUDO BEM.
AGORA SE ALGUEM LEVA UM MOTOR PARA FASER A RETIFICA NUMA OFICINA QUE COMO ELE DISSE,A GAVETA ESTÁ CHEIA DE GRAXA,É PORQUE NÃO SABE ESCOLHER UMA BOA OFICINA.
É POR ISSO QUE OS MECANICOS SÃO MAL VISTO,É PORQUE AS PESSOAS NÃO SABEM ESCOLHER UMA BOA OFICINA, E DEPOIS FICAM JULGANDO TODOS OS MECANICOS,ACHANDO QUE TODOS SÃO IGUAIS.
VC PODE REPARAR QUE AQUI NO FOROM,QUANDO SE FALA DO MECANICO,SEMPRE USAM UMA PALAVRA SARCASTICA,MENOSPRESANDO O MECANICO.
Valdir, vc entendeu errado cara.
Antes de tudo, sou muito amigo do meu mecânico.
Não é a gaveta da retífica que é suja, mas sim a dele, do mecânico! HEuHEUE :D
Mas você levou a brincadeira a sério. Ele não tem gaveta nenhuma cheia de graxa (até onde eu sei). Era apenas uma piadinha.
É que é comum ter graxa em oficinas mecânicas. ;) :roll:
E ambos fizeram um excelente trabalho no meu Jeep, não é a atoa que sempre que preciso estou de volta no mecânico (o mesmo de sempre, meu amigo). Já a retífica eu espero não ter que precisar novamente. Hehehe... :D
Abraços
Elmer_Jeep
19/03/2007, 09:25
Valdir, se tua oficina não tem gaveta com graxa e se vc não é nenhum meXanico deixa a galera classificar "a classe" como quiserem, eu trabalho com meu pai na oficina desde os 5 anos de idade e cresci aqui dentro brincando com ferramentas e peças de carro, vejo muita gente incapacitada nesse ramo mas isso não é motivo pra desanimar quem investe, se atualiza e procura oferecer um serviço de qualidade.
[]'s
Leo - Beethoven
19/03/2007, 13:11
Sem querer me intrometer....as vezes não dá pra resistir....:mrgreen:
Em mais de 15 anos nessa história de Jeep....já me deparei com todo tipo de gente: Tem mecânicos natos e extremamente profissionais, mas a oficina do cara é um verdadeira "boca de porco".....e já quebrei a cara com mecânicos de oficina com chão de epoxi (coisa mais linda) que não sabiam fazer um "O" com um copo....É algo difícil de classificar.....na minha opinião pessoal e por experiência, se a oficina é muito limpa e arrumada de mais, ou o cara não usa (ou não sabe) usar os recursos que tem nas mãos.....por que lidar com fora-de-estradas, e ter uma clientela fiel....vai ser difícil manter a coisa sempre 100%.
Neste lance de garantia e até pra ajudar no histórico do Beethoven, meu CJ-5, tenho uma planilha e vou marcando tudo o troco nele....guardo as NF de peças e serviços....tudo certinho....Os meus camaradas implicamm com isso pra caramba, mas já tive problemas com peças como bomba d'água e coisas assim dentro do prazo de garantia e se não tivesse esse esquema, a grana que se gasta no bicho ia ser maior ainda.....
Legislação a parte, vc tem o direito á 90 dias de garantia, essa história de 10.000Km, a justiça já deu ganho de causa a muita gente. Hoje convencionou-se que tempo x Km = o que vier por último....e não tem choro. Se tiver como provar com NF, testemunha, recibo de Cartão, cheque....normalmente se o Procom não der jeito, o pequenas causas resolve (a não ser que o tombo foi alto).....já funcionou comigo e foi rápido.
Um relato a parte: A pouco tempo atrás, resolvi recondicionar eu mesmo o motor, a única coisa que não fiz eu mesmo foi a parte de usinagem (retífica).....comprei um jogo de anéis da Perfect Circle (Dana Albarus) e por incrível que pareça os anéis estavam fora de especificação, se fosse um mecânico relaxado nao teria percebido e teria montado assim mesmo. A auto peças não quis fazer a troca, pois um dos anéis havia quebrado, mas ligando pra Dana, eles mandaram um moto-boy trocar a peça.
JEFFCATUNDA
19/03/2007, 13:48
Leo.
explica direito esta história dos 10.000Km, é interessante.
Leo - Beethoven
19/03/2007, 14:16
Leo.
explica direito esta história dos 10.000Km, é interessante.
Cê deu corda pra mim, agora vai....pq escrevo mesmo....:mrgreen:
Quando o nosso “novo” código de defesa do consumidor entrou em vigor, muitos requerentes entraram na justiça contra os fabricantes de automóveis com respeito as condições de garantia que são apresentadas.
Por exemplo: Era oferecido 12 meses de garantia ou 15 mil Km (o que viesse primeiro), a questão é que muitos consumidores se sentiam lesados (e com razão), pois essa condição só beneficiava a montadora. É mais ou menos assim: Pra quem rodava muito, 15 mil Km não era nada de garantia, e pra quem rodava muito pouco o carro, a garantia vencia antes mesmo de fazer a primeira revisão. Depois de “apanharem” em muitas ações, as montadoras passaram a oferecer apenas a opção por período (12, 24, etc...meses) e a primeira revisão é considerada como “garantia” (entre aspas, pq vc sempre tem que pagar os filtros, óleo, etc), mesmo o período tendo expirado.
Em todos os ganhos de causa, foi determinado que se a garantia apresentada for em dupla condição (ex. 12 meses ou 15mil Km), o “ou” nesse caso é descaracterizado e sempre prevalecerá a condição que acontecer por último, ou seja a que melhor favoreça o consumidor.
No caso de uma retífica que oferece 6 meses ou 10 mil Km o mesmo se aplica. Os caras podem até não querer concordar com isso, mas se você estiver com a NF na mão comprovando a garantia nestas condições (que normalmente é um carimbo ou OBS), vão apanhar do Procom ou da justiça.......Para aqueles que estão lendo isso, alguns podem pensar: “Pó, mas vou ter que agüentar o Procom, ou pior a justiça ???”.....infelizmente sim, e façam isso sempre !!! Pois enquanto os brasileiros não forem mais ativos em exigir os seus direitos, espertinhos assim tratam nós, consumidores, do jeito que eles querem.
Abs.
JEFFCATUNDA
20/03/2007, 15:18
E se na nota do serviço não tiver o período de garantia descriminado??
Leo - Beethoven
20/03/2007, 18:04
E se na nota do serviço não tiver o período de garantia descriminado??
Se na NF não constar garantia, um orçamento, ou até mesmo um folheto ou anúncio de propaganda também servem....e em último caso, testemunhas de que a garantia foi ofertada.
Pois se na NF não constar, o cara pode alegar que a garantia é de simplesmente 90 dias (3 meses), que é o mínimo que o código permite.
Já criei o vício de sempre pedir que os caras escrevam isso na NF....é só questão de todo mundo acostumar a fazer isso....
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