PDA

Ver Versão Completa : Ajuda na areia



Midosi
16/03/2007, 17:57
Olá pessoal! Comprei uma ranger 4x4 para poder andar na areia da praia, porém estou meio receioso. Vocês poderiam me dar umas dicas da melhor maneira para andar sem ficar atolado? Obrigado

Sergio Rocha
16/03/2007, 18:31
15 libras no pneu. E mais nada

[]´benvindo ao forum

Pai do Pedro
16/03/2007, 20:42
Olá pessoal! Comprei uma ranger 4x4 para poder andar na areia da praia, porém estou meio receioso. Vocês poderiam me dar umas dicas da melhor maneira para andar sem ficar atolado? Obrigado

Vc vai andar somente na areia da praia? Então baixa a calibração, como disse o Sérgio (eu ando com 12 lb) engata a tração e relaxa...:concordo:
Vai pegar dunas? Não vá sozinho! Vá com gente que tenha experiência e relaxa....:concordo:
Fiz um vídeo num passeio nas dunas de Fortaleza que inclusive tem uma ranger capotada e está no youtube e que postei aqui no forum tb, no link abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25858

Saudações.

Fernando Costa
17/03/2007, 21:56
Olá pessoal! Comprei uma ranger 4x4 para poder andar na areia da praia, porém estou meio receioso. Vocês poderiam me dar umas dicas da melhor maneira para andar sem ficar atolado? Obrigado

O problema não é só evitar atolamento, mas manter a mecânica do carro inteira. Em areia fofa, use reduzida direto, engatando até a 4a. reduzida se necessário. Conheço vários donos de pick-ups que fritaram as embreagens por andar o tempo todo em 4x4 high.

Abraço.

Sandwarrior
18/03/2007, 21:50
Moro em Fortaleza portanto tenho alguma experiência de condução em dunas. Já estou no meu oitavo suv e posso dizer pela minha experiência: o negócio não é ter força, é poder de tração e área de atrito pneu/areia. A receita é 15/16 lbs de pressão, 4x4 high, velocidade constante, e quando o carro começa a "prender", acelerar levemente e reduzir uma marcha, tomando cuidado para não "cavar". Força na areia é fatal: o carro cava, encosta os diferenciais na areia, aí a coisa pega.
Bons passeios
Sandwarrior

José Augusto
18/03/2007, 22:33
Comece não exagerando e evite parar, vc percebe quando o bicho começa a ficar brabo...

Loras
22/03/2007, 00:22
Rapaz,

Um bugueiro uma vez me disse:

Nas dunas, ESQUEÇA dos FREIOS!!!:mrgreen:

Deixe a viatura parar sozinha. Se pisar no pedal a roda trava e cria um montinho de areia na frente do pneu. Na hora de sair novamente atola... ou então tem que dar ré (opss)...

Areia força muito o carro. Sempre ande reduzido e de olho na temperatura do motor. Pneus largos e lisos ajudam.

De resto vai treinando que com tempo pega prática!!!:concordo:

Abs,

Pai do Pedro
22/03/2007, 11:05
Olá pessoal! Comprei uma ranger 4x4 para poder andar na areia da praia, porém estou meio receioso. Vocês poderiam me dar umas dicas da melhor maneira para andar sem ficar atolado? Obrigado

Pessoal, nós estamos criando muita espectativa no Midosi. Daqui a pouco o cara vai é passar longe da areia....

Quando fui andar na areia pela primeira vez fiquei com tanto medo que só andava nas "carreiras" pra não atolar...
Baixando a calibração dos pneus não há o menor problema. Ando inclusive em 4x4 high e só reduzo quando necessário. Outra coisa: pode frear sim...

SAUDAÇÕES!!!

JEFFCATUNDA
23/03/2007, 00:18
Pode escutar esse pessoal do Ceará pois é tudo fera em arêia( menos eu)

Já se fosse lama, sabe como é, falta agua por aqui........

Pai do Pedro
23/03/2007, 01:09
Pode escutar esse pessoal do Ceará pois é tudo fera em arêia( menos eu)
Deixa de ser modesto que areia é sua praia (literalmente).
Já a lama são outros 500...
Lama no Ceará é luxo........
Quando chove por aqui todo mundo sai de casa pra tomar banho de chuva nas bicas que formam no telhado das casas. Juro por Deus!!!

alexfortal
23/03/2007, 08:54
tambem sou novato com 4x4, dia desses fui dar uma volta na praia e atolei numa duna q acho q nem bicicleta atolava...mas acontece...coloquei a reduzida e consegui sair, mas o carro ficou uns dois dias com um baita cheiro de queimado nas rodas dianteiras..isso é normal, ou eu forçei demais?
quero aproveitar para agradecer ao pai do pedro pelas dicas sobre frete e pelo convite valeu amigo..
abraço

Alexmacedo
24/03/2007, 16:46
Aqui em Fortaleza, por exemplo no Trecho entre o Beach Park e Prainha, que a areia da praia é bem fofa quando a maré tá cheia, quer dizer que é melhor ir em 4x4 Lo que 4x4 HI??? Não força muito o carro? Sou novato e tenho essa dúvida...

Pai do Pedro
24/03/2007, 21:42
Aqui em Fortaleza, por exemplo no Trecho entre o Beach Park e Prainha, que a areia da praia é bem fofa quando a maré tá cheia, quer dizer que é melhor ir em 4x4 Lo que 4x4 HI??? Não força muito o carro? Sou novato e tenho essa dúvida...

O melhor é passar ali na maré baixa... baixa a calibragem e vai de 4x4 high que dá tudo certo. Usa o 4x4 low apenas como coringa. :concordo:

Alexmacedo
26/03/2007, 08:28
Fui até a Taíba com outros 4x4, maré média. Na maior parte do tempo 4x2, usei 4x4 hi apenas pra descer e subir na praia. Mas em alguns trechos próximos à Barra do Cauípe onde a areia estava muito frouxa tivemos que reduzir, senti outra coisa, parece não forçar o carro! E nada de cheiro de embreagem queimando. Na minha humilde opinião de novato, aparentemente 4x4 LO é a solução em areias muito fofas...

SÉRGIO HOLANDA
26/03/2007, 22:48
:concordo: :concordo: :concordo:

Pessoal,

Areia é como o Pai do Pedro falou, embora aqui em Recife tenhamos muita lama, mas gostamos de um ou outro fim de semana se mandar pra Natal pra curtir as Dunas Potiguares e em relação ao tipo de areia é mais pesada que as do Ceará...e as prais de PE são terriveis pros 4x4, uma vez que as areias são muito fofas e com muitos rios próximos criando uma especie de pantâno...bronca quando atola...mas voltando ao assunto...pneu baixo, em torno de 15lbs e evitar forçar nos areias mais fofos, quando não der pra evitar usa a 4x4 low, porque se for na HI dançou seu sistema de embreagem e no caso da Ranger ele vai embora rapidinho...e se vc atola e areia muito fofa, não força se não o bixo senta no chão e não saie mesmo...pega o macaco e levanta roda por roda e coloca areia, se tiver água por perto molha e depois tenta sair enchendo o motor, mas sem forçar depois que começar a patinar...se tiver com maré perto de subir anda o mais lonje dela, pois se atolar embaixo dança quando a maré subir, é melhor ficar lá em cima atolado por horas a espera de alguém e da maré baixar do que perder o carro...

Pequeno jr
26/03/2007, 23:04
Midosi,
Como os amigos falaram, baixe um pouco a pressão dos pneus e não faça manobras bruscas que fazem o carro parar de vez. Meu pai esteve agora no carnaval de 2007 em Natal, criou coragem sozinho e foi se embora para andar nas dunas. Depois do primeiro dia ele juntava com algumas pessoas de natal e andavam por la sem problema algum. No grupo q ele andou havia, Rangers, diversos trollers, L200 e Hilux antigas. O negocio é, pegue informação com alguem da área e bom passeio.

SO uma coisa, ele andou o tempo inteiro com 4x4 High sem a necessidade alguma de engatar Low em canto nenhum. Sobre a Embreagem, a nossa está com 240.000km/rodados e ainda com a embreagem original. Claro que não está a mesma coisa que antes, mas mesmo assim, ainda vai longe da forma que está.

rogeriomasih
29/03/2007, 00:16
Sou de fortaleza e sempre que posso faço o percurso Fortaleza-paracurú. Sempre utilizo a 4x4 hi...a 4x4 low somente para sair de algum ´aperreio´.

Loras
29/03/2007, 00:32
Hum... sobre a reduzida...:arrow:

Nas praias (de rio...) aqui de Boa Vista a areia é fofa.

A Def 110 é um carro pesado, diesel com pneus Mud finos. Portanto para poupar o conjunto eu ando sempre reduzido e bloqueado...:pensativo:

Em terrenos mais firmes, como faixa de areia de praia mais próxima ao mar, com pneus menos agressivos e mais largos, talvez seja realmente possível andar sem reduzir. Na Azulinha, em Ilha Comprida, eu andava assim... 4x4 hi.

Agora para começar sugiro andar reduzido. Depois, com mais confiança e habilidade, a velocidade vai aumentando...:concordo:

Sobre os freios basta um teste. Pise no pedal com vontade na areia e veja o que acontece. Em seguida tente sair para frente. Se nào conseguir, bastar sair de ré... ops...:oops: Vale ressaltar que esse fenômeno também é acentuado por pneus FINOS e MUD.

Abs,

gab
11/04/2007, 23:15
Ontem 10/4, Andamos de Porto das Dunas até a prainha, areia bem fofa, mas fomos em 4x4 hi o tempo todo, foi tudo normal se não fosse o problema do motor esquentar e termos que parar o tempo todo.
Depois descobrimos o problema, 5 pás da "ventoinha" quebradas e ela parou de funcionar. Na concessionária da Mitsubishi disseram que o problema foi de fábrica, o radeador encostou na "ventoinha" e quebrou as pás, que azar, o carro tem apenas 1.100km, acreditam?

Pessoal, gostaria de umas dicas.
Estou em Fortaleza até dia 14/4 e gostaria de umas dicas para irmos até um local que seja bem bacana, acessando de 4x4.
Estou achando essa cidade maravilhosa, só tem 4x4 por todos os lados! Muito bom!

Alexmacedo
23/04/2007, 19:03
E na minha nova vida no mundo 4x4 esse fim-de-semana tomei coragem e passei 03 barras. A maré não estava totalmente seca, mas tive o cuidado de descer e atravessar em cada uma delas. Na duvida passei com a reduzida ligada. Bastaria a 4x4 HI? Outra dúvida: na L200 quadrada GLS existe algo no motor que é necessário isolar (tipo caixa de fusiveis etc...). Quanto à areia, com a maré baixa muitas vezes ando na 4x2. Apenas com maré alta que uso a reduzida, visto que fica muito frouxa e força demais o carro.

EmersonDias
24/04/2007, 02:49
Muita gente acha que utilizar a 4x4 low seria como exigir tudo do carro.. forçando-o ao máximo. Muita gente diz: "Ah! Se eu passo na 4x4 Hi, pq vou usar a 4x4 Low?" A resposta é simples: Na 4x4 Low, sendo areia frouxa, como é o caso das dunas, em determinados aclives onde não existe espaço para se "pegar embalo", o melhor é usar a 4x4 low. Se vc ta na areia frouxa, é 4x4 low direto, ou a embreagem é a primeira a ir pro saco. Ja vi muita gente teimar em usar a 4x4 Hi na areia frouxa de beira de praia e o cheiro de embragem subir.

Tenho meu 4x4 há pouco tempo, mas já fui zeca e sei como é. Quer fazer paredao na duna? andar rapidao? 4x4 Hi, empurra os pés e fé em Deus! Hehehe

Sao 2:46, acabo de chegar de um passeio nas dunas. Vitarazão pra variar, se comportou muito bem. 4x4 Low direto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26793

=DDDD

ArthurC
24/04/2007, 12:56
Concordo com o Emerson. E outra, tudo passa também por conhecer a viatura que se tem em mãos.

Na Ranger, por exemplo, como bem citou o Sergio Holanda, 4x4 alta é só quando nao precisa realmente de força alguma, areia fofa ou dunas vai de reduzida com 3a ou 4a, senao a embreagem vai pro saco, com certeza! Isso porque o torque do motor da Ranger é uns dos maiores (senao o maior) dos carros a diesel.

Muita gente tem a opinião que reduzindo estaria forçando muito o conjunto, eu já penso ao contrário, ao reduzir vc força menos o conjunto, já que com maior força ele estaria sendo menos exigido, como bem falou o Loras.

É isso. Abraços!

Sombra
24/04/2007, 18:17
Fala galera,

Eu também, em lama ou areia, só uso 4x4Low - a máquina trabalha bem mais de acordo com as necessidades e se precisar de torque é só dar uma pisadinha... :palmas: :palmas: Tá bom, tá bom... eu sei que o meu equipamento facilita muito a vida, mas mesmo em viaturas com câmbio manual (L200 do meu irmão), fica muito mais "na mão" e sem forçar embreagem/câmbio/motor - troque as marchas no momento certo que é só alegria.

Abraços,

Alexmacedo
25/04/2007, 19:41
Concordo com o Emerson. E outra, tudo passa também por conhecer a viatura que se tem em mãos.

Na Ranger, por exemplo, como bem citou o Sergio Holanda, 4x4 alta é só quando nao precisa realmente de força alguma, areia fofa ou dunas vai de reduzida com 3a ou 4a, senao a embreagem vai pro saco, com certeza! Isso porque o torque do motor da Ranger é uns dos maiores (senao o maior) dos carros a diesel.

Muita gente tem a opinião que reduzindo estaria forçando muito o conjunto, eu já penso ao contrário, ao reduzir vc força menos o conjunto, já que com maior força ele estaria sendo menos exigido, como bem falou o Loras.

É isso. Abraços!

Imagina a minha pobre L200 que não tem nem 90cv!!! Ali na Barra do Cauípe já observei muito 4x4 chegar com cheiro de embreagem queimada... Principalmente quando a turma vem andando por cima na areia frouxa. Acho que naquele local pra andar na maré cheia tem que ser na LO...

Guilherme Studart
01/05/2007, 16:22
Mesmo quando andava de Troller diesel, os trechos de areia fofa (bem fofa mesmo) ia de reduzida, assim não forçava o carro. Claro que cada carro tem seu limite, e o da Ranger é abaixo do do Troller, principalmente pela ausência de força em baixa rotação. Tem gente que enche a boca pra dizer que andou em trecho ruim de 4x2 se achando bom de volante. Pode até ser, mas força desnecessariamente o carro.

belchior carioca
01/05/2007, 18:03
Olá pessoal! Comprei uma ranger 4x4 para poder andar na areia da praia, porém estou meio receioso. Vocês poderiam me dar umas dicas da melhor maneira para andar sem ficar atolado? Obrigado
Olá parceiro, não sou expert no assunto, tenho uma L200 e viajo muito prá Natal e já conheço um grande n° de dunas.
OBS: Baixo os pneus para 18 libras, só ando reduzido, saio sempre de terceira sem acerelar muito, não troco de marcha (só se muito necessario ) procuro parar sem freiar e sempre com o 4x4 em posiçao de descida e ando sempre com a viatura o mais leve possivel. Curta bastante seu 4x4 a Ranger é um grande carro parabéns

Murillus
01/08/2007, 14:18
Tenho ainda pouquíssima experiência em dunas....

Alguns amigos dizem que em areia/dunas o negocio é ter:


um pouco de sorte...
muito braço...
uma baita experiência...

Realmente parece que não é ter força... Mas sim um pneu com 16-18 lbs de pressão...

Geralmente ando de 4x2 na beira da praia... Só uso 4x4 high quando o carro perde força na areia mais fofa...

Recentemente fiz o percurso mundau - flexeiras - lagoinha pela praia... Foi tranquilo na mare baixa... Até mesmo na travessia das 02 barras...

Mas ja em Canoa, acabei atolando na duna... Provavelmente pela minha falta de experiencia e por ter esquecido de secar os pneus, pois um buggy conseguiu passar tranquilo...

Dos novos ensinamentos... Tem que ter cuidado para não "cavar" e acabar por encostar os diferenciais na areia... E se atolar basta uma boa disposição pra cavar as rodas e um joguinho de tapetes... Até agora deu certo pelo menos...

Quanto ao Porto das Dunas... Quase fiquei por lá mesmo... Pense numa areia fofa perto da praia... Prefiro evitar... Mas uma 4x4 high dá conta... ou então uma 4x4 low se areia tiver muito frouxa e começar a cavar...

Sempre parar sem freiar bruscamente pra nao cavar... Quanto a posiçao de descida, não conheço nada pois o Tracker sai bem de ré...

Sempre ouvi falar que se deve andar com o carro o mais leve possivel, mas acho isso dificil, principalmente quando viajo em "expedição" pois tem que levar todos os trecos... Como meu carro é bem leve não sei se isso se aplicaria a ele... Talvez numa Land ou Band ou Hummer ou Engesa...


Abracços

SÉRGIO HOLANDA
01/08/2007, 15:40
:concordo::concordo::concordo:

Bem vindo Murillus,

a coisa é mais ou menos assim mesmo...experiência!!!

com o tempo você vai adquirindo isso, e se tiver algum amigo experiente junto fica mais fácil...

quanto ao peso, é como você disse...eu viajei em Abril e estava no Chile e rodei nas dunas do Pacífico e no deserto de Atacama...em uma Hilux SR5 99 e levava mais de 700kg em troços e mais meus 200kg e deu pra fazer trnaqulio, mas quando a Land Defender 110 do meu amigo atolava, só no guincho elétrico e muita pá pra tirar...

Sérgio Holanda


Tenho ainda pouquíssima experiência em dunas....

Alguns amigos dizem que em areia/dunas o negocio é ter:


um pouco de sorte...
muito braço...
uma baita experiência...

Realmente parece que não é ter força... Mas sim um pneu com 16-18 lbs de pressão...

Geralmente ando de 4x2 na beira da praia... Só uso 4x4 high quando o carro perde força na areia mais fofa...

Recentemente fiz o percurso mundau - flexeiras - lagoinha pela praia... Foi tranquilo na mare baixa... Até mesmo na travessia das 02 barras...

Mas ja em Canoa, acabei atolando na duna... Provavelmente pela minha falta de experiencia e por ter esquecido de secar os pneus, pois um buggy conseguiu passar tranquilo...

Dos novos ensinamentos... Tem que ter cuidado para não "cavar" e acabar por encostar os diferenciais na areia... E se atolar basta uma boa disposição pra cavar as rodas e um joguinho de tapetes... Até agora deu certo pelo menos...

Quanto ao Porto das Dunas... Quase fiquei por lá mesmo... Pense numa areia fofa perto da praia... Prefiro evitar... Mas uma 4x4 high dá conta... ou então uma 4x4 low se areia tiver muito frouxa e começar a cavar...

Sempre parar sem freiar bruscamente pra nao cavar... Quanto a posiçao de descida, não conheço nada pois o Tracker sai bem de ré...

Sempre ouvi falar que se deve andar com o carro o mais leve possivel, mas acho isso dificil, principalmente quando viajo em "expedição" pois tem que levar todos os trecos... Como meu carro é bem leve não sei se isso se aplicaria a ele... Talvez numa Land ou Band ou Hummer ou Engesa...


Abracços

Maurício Fernandes
02/08/2007, 19:08
um bugueiro (entendem tudo) me revelou que usam 13 lbs e só param em decidas para poder sair depois.

Pai do Pedro
03/08/2007, 08:53
um bugueiro (entendem tudo) me revelou que usam 13 lbs e só param em decidas para poder sair depois.

Na verdade acho que a calibragem vai depender do peso do carro. Tenho um pequeno jimny e utilizo 10 a 11 lb por exemplo. acho que devemos calibrar o suficiente para deixar aquela barriguinha proeminente nos pneus.
Sds.

Murillus
03/08/2007, 14:22
Li em algum lugar uma advertencia para os riscos de se baixar muito os pneus...

Salvo engano, se referia a fragilidade da lateral do pneu... dizia que poderia sofrer algum corte por pedra ou vidro, ja que o "polvinho" adora deixar todo tipo de lixo na praia...

Outro alerta era que se vc vem de algum lugar pela estrada, o pneu esquenta e a calibragem sobe... quando vc seca o pneu ainda quente corre o risco de mais tarde quando esfriar os pneus ele pode sacar fora do aro por ter muito pouca pressao...

E ainda após o deslocamento tem de passar no posto mais próximo para recalibrar os pneus...

Alguem sabe se isso realmente procede?...

SÉRGIO HOLANDA
03/08/2007, 21:09
Grande Murillus,

com certeza procede sim...

na realidade se você tem um carro com uma boa relação de potência, basta andar com 25libras, agora se não, anda com 20libras, abaixo disso só deve usar se estiver em um areial muito pesado ou atolado e depois deve calibrar novamente...

Sérgio Holanda



Li em algum lugar uma advertencia para os riscos de se baixar muito os pneus...

Salvo engano, se referia a fragilidade da lateral do pneu... dizia que poderia sofrer algum corte por pedra ou vidro, ja que o "polvinho" adora deixar todo tipo de lixo na praia...

Outro alerta era que se vc vem de algum lugar pela estrada, o pneu esquenta e a calibragem sobe... quando vc seca o pneu ainda quente corre o risco de mais tarde quando esfriar os pneus ele pode sacar fora do aro por ter muito pouca pressao...

E ainda após o deslocamento tem de passar no posto mais próximo para recalibrar os pneus...

Alguem sabe se isso realmente procede?...

themoteo
04/08/2007, 05:13
Tenho ainda pouquíssima experiência em dunas....

Alguns amigos dizem que em areia/dunas o negocio é ter:


um pouco de sorte...
muito braço...
uma baita experiência...

Realmente parece que não é ter força... Mas sim um pneu com 16-18 lbs de pressão...

Geralmente ando de 4x2 na beira da praia... Só uso 4x4 high quando o carro perde força na areia mais fofa...

Recentemente fiz o percurso mundau - flexeiras - lagoinha pela praia... Foi tranquilo na mare baixa... Até mesmo na travessia das 02 barras...

Mas ja em Canoa, acabei atolando na duna... Provavelmente pela minha falta de experiencia e por ter esquecido de secar os pneus, pois um buggy conseguiu passar tranquilo...

Dos novos ensinamentos... Tem que ter cuidado para não "cavar" e acabar por encostar os diferenciais na areia... E se atolar basta uma boa disposição pra cavar as rodas e um joguinho de tapetes... Até agora deu certo pelo menos...

Quanto ao Porto das Dunas... Quase fiquei por lá mesmo... Pense numa areia fofa perto da praia... Prefiro evitar... Mas uma 4x4 high dá conta... ou então uma 4x4 low se areia tiver muito frouxa e começar a cavar...

Sempre parar sem freiar bruscamente pra nao cavar... Quanto a posiçao de descida, não conheço nada pois o Tracker sai bem de ré...

Sempre ouvi falar que se deve andar com o carro o mais leve possivel, mas acho isso dificil, principalmente quando viajo em "expedição" pois tem que levar todos os trecos... Como meu carro é bem leve não sei se isso se aplicaria a ele... Talvez numa Land ou Band ou Hummer ou Engesa...


Abracços

Murillus,

gostei da idéia dos tapetes, não tinha pensado nisso:concordo:

Em relação ao uso da 4x2 , 4x4 H ou L, é preciso ter muito cuidado. Eu já andei esses trechos que você falou várias vezes, já fizemos praticamente de canoa quebrada até camocim pela praia, saindo só onde não dava pra passar de jeito nenhum. Uma vez fomos de lagoinha até camocim pela praia e deixei o carro com calibragem de asfalto, que no caso são 29 psi. O carro andou muito bem, subi algumas dunas, onde inclusive o André, que tava comigo e de Tracker só subiu baixando os penus. Em compensação estávamos andando ladeando um rio, em um terreno bem sólido e de repente apareceu um lamaçal. O André conseguiu desviar, mas eu caí em um buraco de lama e encostou o diferencial(dá uma olhada... http://www.youtube.com/watch?v=LlFzCbV0eVg ) aí não teve jeito, só saí com ajuda. Ou seja, tem muito lugar que você pode andar 4x2 ou 4x4H e não acontecer nada, mas de repente pode aparecer uma situação que depois ligar a 4x4 ou a reduzida não vai mais adiantar. Por isso eu acredito que seja melhor seguir o que o pessoal com experiência como o Sergio, Gustavo e demais e se você está andando em terreno desconhecido usa sempre os recursos do teu carro. Tá na praia? A areia tá sólida? Dá pra andar com velocidade? Então usa a 4x4H. Afrouxou a areia? Não dá pra andar com velocidade? 4x4L . E sempre com pneus baixos.

themoteo
04/08/2007, 05:40
Quanto ao Porto das Dunas... Quase fiquei por lá mesmo... Pense numa areia fofa perto da praia... Prefiro evitar... Mas uma 4x4 high dá conta... ou então uma 4x4 low se areia tiver muito frouxa e começar a cavar...



Abracços

Ah..quanto a esse trecho, muito cuidado, é comum aparecerem locais que o pessoal chama de areia movediça, se o carro parar pode afundar muito, mesmo sem cavar, e aí fica muito complicado. Uma outra regra de segurança que gosto de seguir é nunca andar sozinho. Uma outra coisa que pode fazer diferença é um rádio VHF, se chamar no rádio pode ter certeza que vai aparecer alguém.

Alexmacedo
20/08/2007, 22:46
Ah..quanto a esse trecho, muito cuidado, é comum aparecerem locais que o pessoal chama de areia movediça, se o carro parar pode afundar muito, mesmo sem cavar, e aí fica muito complicado. Uma outra regra de segurança que gosto de seguir é nunca andar sozinho. Uma outra coisa que pode fazer diferença é um rádio VHF, se chamar no rádio pode ter certeza que vai aparecer alguém.


Opa pessoal! Todo fim-de-semana quando posso dou uma descida nas praias com a "cabritinha" apelido dado a nossa L200 GLS 2002! Tô pegando mais a manha e me sentindo mais seguro. Realmente a calibragem dos pneus é tudo, no meu carro que não é muito potente a diferença é siginificativa. Hoje já consigo andar bem na 4x4 HI mas esse fim-de-semana a areia tava muito mexida no Porto das Dunas, pela 1a vez a temperatura do meu carro chegou a subir bastante no trecho entre Presídio e a barraca do Tadeu. Ali tem sim umas areias perigosas, muito frouxas, dia desses puxei uma TR4 que atolou até encostar o diferencial próximo a Barra do Presídio. Lembro quando andava de buggy, que ali era um local chamado "parou ficou" a sorte é que o buggy era levezinho e na mão mesmo dava pra deslocar. Agora se a pickup ficar o bicho pega e eu que ando mais só tenho medo!

A propósito venho pedir uma dica: numa Land Cruiser Prado Automática qual a melhor posição pra deixar ambas as marchas na passagem de areia frouxa??? Dirigi a de uma amiga a pouco tempo nesse trecho e fiquei em dúvida... :parede:

Murillus
21/08/2007, 18:23
Opa pessoal! Todo fim-de-semana quando posso dou uma descida nas praias com a "cabritinha" apelido dado a nossa L200 GLS 2002! Tô pegando mais a manha e me sentindo mais seguro. Realmente a calibragem dos pneus é tudo, no meu carro que não é muito potente a diferença é siginificativa. Hoje já consigo andar bem na 4x4 HI mas esse fim-de-semana a areia tava muito mexida no Porto das Dunas, pela 1a vez a temperatura do meu carro chegou a subir bastante no trecho entre Presídio e a barraca do Tadeu. Ali tem sim umas areias perigosas, muito frouxas, dia desses puxei uma TR4 que atolou até encostar o diferencial próximo a Barra do Presídio. Lembro quando andava de buggy, que ali era um local chamado "parou ficou" a sorte é que o buggy era levezinho e na mão mesmo dava pra deslocar. Agora se a pickup ficar o bicho pega e eu que ando mais só tenho medo!

todo sabado tem encontro no maluaga... :concordo:
a galera sempre vai pra dunas dos cataventos... :concordo:
melhor local pra aprender a andar em areia... :concordo:


A propósito venho pedir uma dica: numa Land Cruiser Prado Automática qual a melhor posição pra deixar ambas as marchas na passagem de areia frouxa??? Dirigi a de uma amiga a pouco tempo nesse trecho e fiquei em dúvida... :parede:

quanto a duvida acima, seria bom perguntar ao Themóteo...

themoteo
21/08/2007, 21:42
A propósito venho pedir uma dica: numa Land Cruiser Prado Automática qual a melhor posição pra deixar ambas as marchas na passagem de areia frouxa??? Dirigi a de uma amiga a pouco tempo nesse trecho e fiquei em dúvida... :parede:

Alex,

Em terreno plano eu deixo sempre em D e desbloqueada, o sistema automático da Prado é joieta e nunca me deixou na mão.

Agora se for subida, uma duna por exemplo, eu costumo limitar à 3a. (3), mas sempre desbloqueado.

Só uso o bloqueio do diferencial ou mesmo a L se for passar em um atoleiro, ou se não conhecer o terreno. O Caso que relatei em uma mensagem anterior, que eu atolei em um lamaçal, eu estava na Prado em D desbloquada. Provavelmente se tivesse em em L não teria atolado.

Alexmacedo
22/08/2007, 14:22
Alex,

Em terreno plano eu deixo sempre em D e desbloqueada, o sistema automático da Prado é joieta e nunca me deixou na mão.

Agora se for subida, uma duna por exemplo, eu costumo limitar à 3a. (3), mas sempre desbloqueado.

Só uso o bloqueio do diferencial ou mesmo a L se for passar em um atoleiro, ou se não conhecer o terreno. O Caso que relatei em uma mensagem anterior, que eu atolei em um lamaçal, eu estava na Prado em D desbloquada. Provavelmente se tivesse em em L não teria atolado.

Realmente Themoteo a tração automática da Prado é uma beleza, não senti forçando mesmo nas areias frouxas em trecho plano à beira-mar! Foi até duro de voltar pra L200 "cabritinha" rsrsrs!!! Obrigado!

Murillus
22/08/2007, 14:39
Alex,

Em terreno plano eu deixo sempre em D e desbloqueada, o sistema automático da Prado é joieta e nunca me deixou na mão.

Agora se for subida, uma duna por exemplo, eu costumo limitar à 3a. (3), mas sempre desbloqueado.

Só uso o bloqueio do diferencial ou mesmo a L se for passar em um atoleiro, ou se não conhecer o terreno. O Caso que relatei em uma mensagem anterior, que eu atolei em um lamaçal, eu estava na Prado em D desbloquada. Provavelmente se tivesse em em L não teria atolado.


qualquer dia destes eu consigo chegar a um nivel deste... :mrgreen:... So falto morrer de tanto passar a marcha na pobre da Tracker... :mrgreen:...

SÉRGIO HOLANDA
23/08/2007, 21:16
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Nada como câmbio AT, né mesmo themote???

Agora, tem hora que o bicho pega mesmo!!! Ai um Mec é mais coerente...



qualquer dia destes eu consigo chegar a um nivel deste... :mrgreen:... So falto morrer de tanto passar a marcha na pobre da Tracker... :mrgreen:...

Murillus
27/08/2007, 14:26
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Nada como câmbio AT, né mesmo themote???

Agora, tem hora que o bicho pega mesmo!!! Ai um Mec é mais coerente...


Uma viatura um pouco mais alta em relacao ao solo facilita muito tb... a tracker é muito baixinha e logo nao se pode vacilar pois num piscar de olhos cava e encosta no chao...

Mas quanto ao cambio AT... o do vitara é uma bomba pra trilhas... a Prado tem um motor muito forte... isso faz a diferenca...

SÉRGIO HOLANDA
28/08/2007, 20:07
Grande Murillus,


tenta colocar pneus mais altos possiveis na Tracker...vai melhorar em relação a altura...

agora em relação ao AT da Prado, ainda tem o tal do converssor de torque que dá uma força a mais na saída...





Uma viatura um pouco mais alta em relacao ao solo facilita muito tb... a tracker é muito baixinha e logo nao se pode vacilar pois num piscar de olhos cava e encosta no chao...

Mas quanto ao cambio AT... o do vitara é uma bomba pra trilhas... a Prado tem um motor muito forte... isso faz a diferenca...

themoteo
30/08/2007, 07:52
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Nada como câmbio AT, né mesmo themote???

Agora, tem hora que o bicho pega mesmo!!! Ai um Mec é mais coerente...

Tô penando um pouco a me acustumar ao câmbio mecânico do Troller já foi embora o kit de embreagem que tinha quando comprei(que era novo) e o que eu coloquei já está com um cheirinho...:parede:

Mas eu chego lá...

SÉRGIO HOLANDA
30/08/2007, 19:38
:lol::lol::lol::lol:

Usa um kit de competição...vai durar mais...


Tô penando um pouco a me acustumar ao câmbio mecânico do Troller já foi embora o kit de embreagem que tinha quando comprei(que era novo) e o que eu coloquei já está com um cheirinho...:parede:

Mas eu chego lá...

themoteo
30/08/2007, 19:50
:lol::lol::lol::lol:

Usa um kit de competição...vai durar mais...

Serjão,

quando eu tinha uma Tracker TD 2.0 aconteceu a mesma coisa. Aí eu coloquei um disco de competição de cerâmica. Mais alguém já me falou que para o troller seria melhor um de fibra. O que vc acha?

SÉRGIO HOLANDA
30/08/2007, 19:54
:discordo::discordo::discordo::discordo:


Cerâmica nem pensar...quando quebra arromba tudo...

usa de fibra de carbono, além de tão bom quanto não tem o perigo da quebra...os de cerâmica são pra veículos com muita potência, com trabalo em giro alto e temperatura elevada...usar num 4x4 que dá muito tranco nas trilhas vai quebrar e quando acontecer vai ferrar tudo!!!




Serjão,

quando eu tinha uma Tracker TD 2.0 aconteceu a mesma coisa. Aí eu coloquei um disco de competição de cerâmica. Mais alguém já me falou que para o troller seria melhor um de fibra. O que vc acha?

Murillus
25/09/2007, 17:37
Problema de duna é ferrar a embreagem...

Joao Baeta
26/09/2007, 00:52
:arrow:Já fiz pecurso de areia como Saquarema-Buzios!
Mas no ano passado fiz esse trajeto com o Jimny... E ficava maravilhado como ele era nota 10! Mas tempo todo no LOW... Se colocar no HIGHT... Ele perde mt!
Mas na reduzida.... Meus deus... Ia a qq lugar que seja... fofa... dura... Nd que agarrava nele... Proprio Samukanvas testou o Jimny.... Ele fez de tudo... Nada conseguiu afundar! Ele saia de fininho... na 1...2 marcha......
Aiaiiaaiai... Que put@ saudades.... Eu espatifei :cry:
E atualmente possuo o GV TD 2.0 01... Testei num trajeto curto de areia.... Senti mt diferença.... Pois ele é bem mais baixo (Jimny tinha Bl2"!)
Pois cava mesmo......!!!!!!!!!!!!!!!!

Absssssssssssssss

SÉRGIO HOLANDA
26/09/2007, 10:16
Grande Murillus e João,

lembrando que embragem é pé do motorista também...




:arrow:Já fiz pecurso de areia como Saquarema-Buzios!
Mas no ano passado fiz esse trajeto com o Jimny... E ficava maravilhado como ele era nota 10! Mas tempo todo no LOW... Se colocar no HIGHT... Ele perde mt!
Mas na reduzida.... Meus deus... Ia a qq lugar que seja... fofa... dura... Nd que agarrava nele... Proprio Samukanvas testou o Jimny.... Ele fez de tudo... Nada conseguiu afundar! Ele saia de fininho... na 1...2 marcha......
Aiaiiaaiai... Que put@ saudades.... Eu espatifei :cry:
E atualmente possuo o GV TD 2.0 01... Testei num trajeto curto de areia.... Senti mt diferença.... Pois ele é bem mais baixo (Jimny tinha Bl2"!)
Pois cava mesmo......!!!!!!!!!!!!!!!!

Absssssssssssssss

Amostardeiro
03/10/2007, 22:50
Pessoal

Vale a pena dar uma olhada: http://landroverclub.com.ar/viewtopic.php?t=2064 é na Venezuela.

Abraço

SÉRGIO HOLANDA
04/10/2007, 07:20
Cacete!!!

Com toda certeza aconteceram um dos dois fatos:

1 - o foram pegos por uma enchurrada repentina provinda das serras (aluvião), vocês sabem que isso é normal, está chovendo na serra e a água desse numha enchurrada só e sai levando tudo pela frente, pois dá pra ver que nem rastro dos carros existem e o que tá fora da terra tá limpinho...

2 - pode ser uma área de foz, delta, de rio e pegaram uma maré alta...

de qualquer forma chega doeu na vista...

Sérgio Holanda

PS. as fotos ficaram o bicho...


Pessoal

Vale a pena dar uma olhada: http://landroverclub.com.ar/viewtopic.php?t=2064 é na Venezuela.

Abraço

Pai do Pedro
04/10/2007, 09:10
Cacete!!!

chega doeu na vista...

Sérgio Holanda

PS. as fotos ficaram o bicho...

Acho que não foi enxurrada não.
A enxurrada geralmente traz com ela um monte de detritos, galhos, árvores e rochas de tamanhos variados. Além disso ela vem levando tudo e ao redor do atoleiro não se vê marcas de enxurrada.
Vou dizer como eu acho que foi:
O que parece é areia movediça mesmo. Naquele ponto a areia estava tão fluidizada que o primeiro carro ficou, o segundo tentou passar pelo lado e tb ficou e foram lentamente enterrando. O terceiro parou atrás pra puxar e tb ficou. Daí os tres enterraram até equilibrar o sistema (já tô viajando)
Os outros dois carros de trás (incluindo o jimny) não entraram na areia movediça e se salvaram.

Acho que foi por aí...

Abs...

Amostardeiro
04/10/2007, 10:41
Pessoal

Vejam os videos sobre o mesmo fato: http://br.youtube.com/watch?v=DWcAIDmOeSI&mode=related&search= e,

http://br.youtube.com/watch?v=-km67dfRAO4&mode=related&search=


Acho que o Pai do Pedro tem razão não foi enxurrada, mas sim o que nós chamamos de bolo fofo, ocorre na foz de rios, beira mar , etc.

Abraço, também pai de um Pedro :concordo::concordo::concordo: .

Fernando da Terra
04/10/2007, 10:42
Isso é que eu chama de atolada legal.....


que parece é areia movediça mesmo. Naquele ponto a areia estava tão fluidizada que o primeiro carro ficou, o segundo tentou passar pelo lado e tb ficou e foram lentamente enterrando. O terceiro parou atrás pra puxar e tb ficou. Daí os tres enterraram até equilibrar o sistema (já tô viajando)

Concordo com você, Pai do Pedro....a sua viajada foi bem provável....
Agora, Pai do Pedro, me fala ai: a gente é quase vizinho, certo? Você é de Fortaleza e mora em Campinas? é isso ou é o inverso?
Eu moro aqui pertinho de Campinas, em Amparo.....

Fernando

Amostardeiro
04/10/2007, 11:03
Olhem só estas fotos, são de um bolo fofo na beira de uma lagoa aqui no RS.

http://www.rotasetrilhas.com/diretorios/20061216/ACruz/imagepages/image083.shtml

http://www.rotasetrilhas.com/diretorios/20061216/ACruz/imagepages/image092.shtml

Abraço

Pai do Pedro
04/10/2007, 11:46
Isso é que eu chama de atolada legal.....



Concordo com você, Pai do Pedro....a sua viajada foi bem provável....
Agora, Pai do Pedro, me fala ai: a gente é quase vizinho, certo? Você é de Fortaleza e mora em Campinas? é isso ou é o inverso?
Eu moro aqui pertinho de Campinas, em Amparo.....

Fernando

Olá Fernando....
Pois é, atualmente somos vizinhos :concordo:
Sou de Fortaleza mas estou aqui em Campinas fazendo um curso de especialização até o fim do ano, longe de casa, da família e do meu pequeno grande jimny.
Quando tiver alguma trilha pela região me avisa que sou um bom zequinha...
Abs.

Murillus
04/10/2007, 17:39
Cara isso ai é a velha areia-movediça... pior é que parece que é todo este trecho... logo não fica local para puxar com outra viatura... desta forma só sai no guincho...

Murillus
04/10/2007, 18:06
Não sei como o cara conseguiu ficar tao fundo... olha que nas fotos tem um carinha em pé bem tranquilo... e na outra parece que ele ja vinha cavando desde...

Joao Baeta
04/10/2007, 18:30
Não sei como o cara conseguiu ficar tao fundo... olha que nas fotos tem um carinha em pé bem tranquilo... e na outra parece que ele ja vinha cavando desde...
:arrow:Caracoles!
RRover no passeio de areia a afundou!
Deve dar um trabalho para tira de lá!
O cara qu está no lado do carro é beeeeeem + leve.... Propocional! :mrgreen:
Abs

SÉRGIO HOLANDA
04/10/2007, 18:37
:concordo::concordo::concordo::concordo:


Pai do Pedro, tudo bom? pensei que iria te encontrar junto com o themoteo lá em Galinhos no sábado 13/10....

Pois é, em relação ao que aconteceu, foi aquela priemreira opção mesmo, uma enxurrada, segue a descrição de um dos participantes:


Esto sucedio el pasado domingo 26-08-07 muy cerca de El Tigre en los
> Farallones de Chimire, un lugar donde la mayoria de los compañeros
> rustiqueros de aca de El Tigre vamos los fines de semana a ruletear los
> carros 4x4, como ya es costumbre un grupo salio al paseo, y como algo normal
> unos de los carros, especificamente el machito blanco de las fotografias se
> quedo pegado, luego la camioneta FX4 intento sacarlo, pero en esa accion
> tambien se atasco, despues la Merú intento pasar por un lado de la FX4 para
> auxiliarla y termino igual de atascada, todo esto sucedio en el lecho de una
> quebrada que normalmente no lleva agua pero ese dia que fue especialmente
> lluvioso corria un poco de agua en ella, nada del otro mundo, pero por mala
> suerte para los choferes y sus vehiculos a los
pocos minutos de haberse
> quedado atascado los tres carros, a la quebrada le subio el nivel del agua
> de manera repentina ocacionando que los vehiculos se undieran en la arena de
> la forma que ya veran, cabe destacar que a pocos metros detras de ese grupo
> venian otros dos carros en la misma ruta (Una Cheyene y una Cheroke) y
> sufrieron una atascadita similar, lo bueno de todo esto es que nadie salio
> herido, lo malo es que aparte de la perdida que representa la pegada como
> tal tambien tivieron que alquilar 2 Retro-Excavadoras 4x4 para poder
> desenterrar a los 5 vehiculos y sacarlos del lugar y eso fue tres dias
> despues de duro trabajo. Si les llama la atencion lo que veran aqui tambien
> pueden ver un video que descargaron en You Tube con el nombre de
> CHIMIRE...Saludos. ..


Sérjão



Acho que não foi enxurrada não.
A enxurrada geralmente traz com ela um monte de detritos, galhos, árvores e rochas de tamanhos variados. Além disso ela vem levando tudo e ao redor do atoleiro não se vê marcas de enxurrada.
Vou dizer como eu acho que foi:
O que parece é areia movediça mesmo. Naquele ponto a areia estava tão fluidizada que o primeiro carro ficou, o segundo tentou passar pelo lado e tb ficou e foram lentamente enterrando. O terceiro parou atrás pra puxar e tb ficou. Daí os tres enterraram até equilibrar o sistema (já tô viajando)
Os outros dois carros de trás (incluindo o jimny) não entraram na areia movediça e se salvaram.

Acho que foi por aí...

Abs...

SÉRGIO HOLANDA
04/10/2007, 18:40
Mas quando é areia que afunda, tipo movediça, um cara leve já começa a afundar de leve os pés, o problema que vemos é que o cara da RRover passou entre a parte dura (onde o cara está em pé), deixada pela maré e o enrrosco do areial, ali o bicho pega...

Sérjão



:arrow:Caracoles!
RRover no passeio de areia a afundou!
Deve dar um trabalho para tira de lá!
O cara qu está no lado do carro é beeeeeem + leve.... Propocional! :mrgreen:
Abs

Joao Baeta
04/10/2007, 18:46
Mas quando é areia que afunda, tipo movediça, um cara leve já começa a afundar de leve os pés, o problema que vemos é que o cara da RRover passou entre a parte dura (onde o cara está em pé), deixada pela maré e o enrrosco do areial, ali o bicho pega...

Sérjão
:arrow:O RRover foi meio burro... Pq ele passou no meio e não parte dura....??
Fresco ao molhar o carro não??? :pensativo:

SÉRGIO HOLANDA
04/10/2007, 19:03
João,

Talvez por inexperiência, por achar que o carro pode tudo, por não querer andar onde os outros já passaram...

Quando fiz uma expedição junto com mais 5 carros em Abril deste ano, passamos por rios secos, por lugares sem estradas, etc. Eu era o madrinha e em várias ocasiões o bicho pegou, mas consegui me sair, porém os que não quiseram seguir o caminho por onde passei, achando que no outro lado era mais fácil e tal, simplesmente ficou, atolou brabo e eu só fazia a pergunta, porque não veio no meu rastro...respostas: "num sábia que podia atolar" e olha que dos 5 carros que me seguiam só 1 não tinha experiência em off road, os demais são jipeiros, inclusives competidores...mas o importante foi que as atoladas deram um charme maior a expedição, afinal não é todo mundo que atola em um rio seco a quase 4.000 metros de altitude e no meio de um deserto a beira de um lago de sal...foi show!!!

Sérjão


:arrow:O RRover foi meio burro... Pq ele passou no meio e não parte dura....??
Fresco ao molhar o carro não??? :pensativo:

Pai do Pedro
05/10/2007, 08:31
:concordo::concordo::concordo::concordo:


Pai do Pedro, tudo bom? pensei que iria te encontrar junto com o themoteo lá em Galinhos no sábado 13/10....

Sérjão

Olá Sérgio, quer dizer que vc conheceu o famoso Maradona cearense, viciado em trilhas, dunas e rapadura....

E sobre esse atoleiro?
Li o relato e acho que foi um pouco de cada coisa. O nível do riacho subiu rapidamente (enxurrada), a areia ficou saturada com essa água, fluidizou e os carros afundaram...
Estando bom para ambas as partes...:concordo:

Estou em Campinas, mas final do ano volto à ativa e certamente nos conheceremos pessoalmente por essas praias
Grande abraço

SÉRGIO HOLANDA
05/10/2007, 10:36
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo::concordo::concordo:

Beleza!!!! Vamos com certaza fazer umas trilhas juntos, inclusive preciso de muitas dicas para aprender a dominar as dunas...

Pois é o Themoteo é amigão, inclusive estará indo junto comigo e uns amigos pra transamazônica no próximo ano (Abril), vamos nessa também???

Grande abraço,

Sérjão


Olá Sérgio, quer dizer que vc conheceu o famoso Maradona cearense, viciado em trilhas, dunas e rapadura....

E sobre esse atoleiro?
Li o relato e acho que foi um pouco de cada coisa. O nível do riacho subiu rapidamente (enxurrada), a areia ficou saturada com essa água, fluidizou e os carros afundaram...
Estando bom para ambas as partes...:concordo:

Estou em Campinas, mas final do ano volto à ativa e certamente nos conheceremos pessoalmente por essas praias
Grande abraço

Fernando da Terra
05/10/2007, 10:40
Sou de Fortaleza mas estou aqui em Campinas fazendo um curso de especialização até o fim do ano, longe de casa, da família e do meu pequeno grande jimny.
Quando tiver alguma trilha pela região me avisa que sou um bom zequinha...

Pedro Pai, ops, Pai do Pedro, até que dia você vai estar aqui em Campinas?

Fernando

Pai do Pedro
05/10/2007, 11:13
Pedro Pai, ops, Pai do Pedro, até que dia você vai estar aqui em Campinas?

Fernando

Oi Fernando...

Pra ser exato estarei em Campinas até 14/12, salvo nos feriadões, que estarei em casa.
De 15/10 a 15/11 a patroa estará aqui com o Pedro.
Enquanto eles estiverem aqui vai ser difícil de sair pra trilha (o Pedro é muito pequeno etc) mas depois tá beleza!!!
Mas sair pra tomar umas sempre se dá um jeito.
Abs.

Amostardeiro
06/10/2007, 15:59
Mas quando é areia que afunda, tipo movediça, um cara leve já começa a afundar de leve os pés, o problema que vemos é que o cara da RRover passou entre a parte dura (onde o cara está em pé), deixada pela maré e o enrrosco do areial, ali o bicho pega...

Sérjão

Serjão/pessoal

Esta foto foi feita na beira de uma lagoa, o que acontece é uma fluidização da areia, depois de "pisotear" o local em geral o piso volta a consistência normal, por isso os caras estão na volta da RR em pé numa boa.

Abraço

Murillus
09/10/2007, 14:58
Serjão/pessoal

Esta foto foi feita na beira de uma lagoa, o que acontece é uma fluidização da areia, depois de "pisotear" o local em geral o piso volta a consistência normal, por isso os caras estão na volta da RR em pé numa boa.

Abraço

ok entendi...

SÉRGIO HOLANDA
09/10/2007, 19:55
seria bom ter fotos do resgate...





ok entendi...

Fernando da Terra
09/10/2007, 20:27
Pra ser exato estarei em Campinas até 14/12, salvo nos feriadões, que estarei em casa.
De 15/10 a 15/11 a patroa estará aqui com o Pedro.
Enquanto eles estiverem aqui vai ser difícil de sair pra trilha (o Pedro é muito pequeno etc) mas depois tá beleza!!!
Mas sair pra tomar umas sempre se dá um jeito.

Legal, vamos ter tempo de nos conhecermos pessoalmente antes da tua volta...
Vamos manter contato. Às vezes tenho que ir a Campinas aqui pela firma. O dia que der certo, te aviso com antecedência....

Fernando

Murillus
26/12/2007, 17:51
Será que alguem se recusa a ajudar...


Uma atoladinha basica destas...


Salva quaquer fds...

SÉRGIO HOLANDA
26/12/2007, 18:08
Murillão,

eu ajudo marmanjo atolado, imagina essa beldades, as do touareg, meu Deus, carro dos sonhos com gatas de sonho...desatolava e atolava :mrgreen::mrgreen::mrgreen:


Sérjão


Será que alguem se recusa a ajudar...


Uma atoladinha basica destas...


Salva quaquer fds...

ArthurC
26/12/2007, 18:29
hehehehe só vcs mesmo! pra melhorar só faltava *NÃO* estar com a patroa na hora da ajuda!

[]sss

Murillus
26/12/2007, 18:49
sera que ela ta pensando que consegue empurrar uma land def 110 ?

SÉRGIO HOLANDA
26/12/2007, 18:55
Grande Arthur,

num caso desse eu sempre levo rémedio pra pressão, pois a patroa sofre de pressão alta, do uns 3 comprimidos pra ela apagar, desatolo a Touareg, atolo nas duas e ainda dá tempo de dar um salzinho pra patroa voltar a conciência...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:


hehehehe só vcs mesmo! pra melhorar só faltava *NÃO* estar com a patroa na hora da ajuda!

[]sss

Murillus
27/12/2007, 18:46
Depois de uma boa gozada pra descontrair...

Vamos voltar ao assumto serio...

Como é que este cara conseguiu fazer isso com a viatura?...

SÉRGIO HOLANDA
27/12/2007, 19:50
Murillus,

ai é o seguinte: quando a maré leva o carro ela arrasta pra trás junto com a maré e quando começa a baixar puxa a areia no lugar e o carro vai afundando, como aquela brincadeira que agente faz quando é criânça na areia, a água vai molhando e agente vai afundando...

já discuti com uma galera sobre essa foto, essa SW4 é modelo Australiana ou Africana e os dois carros atrás são duas Land Cruisers FJ 70 da Toyota, que são veículos fabricados para o mercado Australiano e Africano...

Sérjão


Depois de uma boa gozada pra descontrair...

Vamos voltar ao assumto serio...

Como é que este cara conseguiu fazer isso com a viatura?...

Murillus
28/12/2007, 15:53
ai é o seguinte: quando a maré leva o carro ela arrasta pra trás junto com a maré e quando começa a baixar puxa a areia no lugar e o carro vai afundando, como aquela brincadeira que agente faz quando é criânça na areia, a água vai molhando e agente vai afundando...


ok, Sérjão...

mas como é que se tira dai esta viatura depois que acontece isso?... Pois se afundar mais... babau, vira paisagem...

SÉRGIO HOLANDA
28/12/2007, 18:55
ok, Sérjão...

mas como é que se tira dai esta viatura depois que acontece isso?... Pois se afundar mais... babau, vira paisagem...

Pá, tem de cavar, se possivel arrumar uma enchedeira ou escavadeira...e depois refazer o carro todo, ou jogar no ferro velho e comprar outro...pense na dor no coração!!!

Sérjão

Ra
09/01/2008, 14:53
Gostei do tópico, mas ficou pouco evidente o uso de bloqueios de diferencial que em revistas americanas são considerados o principal equipamento para offroad na areia. Gostaria de ouvir opiniões a respeito especialmente se mudam as técnicas de dirigibilidade na areia. Abrs.

SÉRGIO HOLANDA
09/01/2008, 15:00
Caro Ra,

o problema maior aqui é o preço dos bloqueios, mas tenha toda certeza do mundo, são o que há de melhor para se fazer um off road, em qualquer tipo de piso...em termos de técnica, os bloqueios só devem ser utilizados em baixa velocidade, no demais não altera muito o modo de andar na areia...

Sérjão


Gostei do tópico, mas ficou pouco evidente o uso de bloqueios de diferencial que em revistas americanas são considerados o principal equipamento para offroad na areia. Gostaria de ouvir opiniões a respeito especialmente se mudam as técnicas de dirigibilidade na areia. Abrs.

Murillus
09/01/2008, 16:15
o problema maior aqui é o preço dos bloqueios




concordo plenamente... tudo no mundo 4x4 é caro...

cantodopirão
10/01/2008, 02:41
Caros colegas esse link mostra imagens do que foi relatado aqui!
http://br.youtube.com/watch?v=uDvenh1JYpc&NR=1


:concordo::concordo::concordo::concordo:


Pai do Pedro, tudo bom? pensei que iria te encontrar junto com o themoteo lá em Galinhos no sábado 13/10....

Pois é, em relação ao que aconteceu, foi aquela priemreira opção mesmo, uma enxurrada, segue a descrição de um dos participantes:


Esto sucedio el pasado domingo 26-08-07 muy cerca de El Tigre en los
> Farallones de Chimire, un lugar donde la mayoria de los compañeros
> rustiqueros de aca de El Tigre vamos los fines de semana a ruletear los
> carros 4x4, como ya es costumbre un grupo salio al paseo, y como algo normal
> unos de los carros, especificamente el machito blanco de las fotografias se
> quedo pegado, luego la camioneta FX4 intento sacarlo, pero en esa accion
> tambien se atasco, despues la Merú intento pasar por un lado de la FX4 para
> auxiliarla y termino igual de atascada, todo esto sucedio en el lecho de una
> quebrada que normalmente no lleva agua pero ese dia que fue especialmente
> lluvioso corria un poco de agua en ella, nada del otro mundo, pero por mala
> suerte para los choferes y sus vehiculos a los
pocos minutos de haberse
> quedado atascado los tres carros, a la quebrada le subio el nivel del agua
> de manera repentina ocacionando que los vehiculos se undieran en la arena de
> la forma que ya veran, cabe destacar que a pocos metros detras de ese grupo
> venian otros dos carros en la misma ruta (Una Cheyene y una Cheroke) y
> sufrieron una atascadita similar, lo bueno de todo esto es que nadie salio
> herido, lo malo es que aparte de la perdida que representa la pegada como
> tal tambien tivieron que alquilar 2 Retro-Excavadoras 4x4 para poder
> desenterrar a los 5 vehiculos y sacarlos del lugar y eso fue tres dias
> despues de duro trabajo. Si les llama la atencion lo que veran aqui tambien
> pueden ver un video que descargaron en You Tube con el nombre de
> CHIMIRE...Saludos. ..


Sérjão

cantodopirão
10/01/2008, 02:45
A colega do Susuki prata é "ispicial"!


Será que alguem se recusa a ajudar...


Uma atoladinha basica destas...


Salva quaquer fds...

SÉRGIO HOLANDA
10/01/2008, 08:45
é de doer o coração...


Caros colegas esse link mostra imagens do que foi relatado aqui!
http://br.youtube.com/watch?v=uDvenh1JYpc&NR=1

Murillus
10/01/2008, 18:04
A areia movediça se forma quando o solo está saturado de água. Assim, finas e soltas partículas de areia ficam submetidas a um fluxo ascendente de água, reduzindo a fricção entre essas partículas e fazendo com que a areia tome uma característica semelhante a um líquido viscoso. Geralmente, esse fluxo de água responsável pela formação (http://www.brasilescola.com/geografia/areia-movedica.htm#) da areia movediça é proveniente da água presente no subsolo, podendo ocorrer em beiras de rios, praias, lagos e mangues.

Esse fenômeno não é tão perigoso quanto se imagina. Na verdade, quem cair dentro de um poço de areia movediça não irá afundar, já que a densidade do corpo humano é menor, portanto a pessoa irá flutuar. Embora seja extremamente raro existir um poço de areia movediça capaz de caber uma pessoa dentro, deve-se tomar o cuidado de não fazer movimentos bruscos, pois quanto mais movimentada, mais viscosa ficará, porém, morrer tragado diretamente pela areia movediça é um fato fisicamente impossível.

Os cientistas afirmam que uma pessoa que cai dentro da areia movediça tem metade do corpo afundado, porém ela não desaparece. Entretanto, a força necessária para retirar um pé preso na areia movediça é equivalente à necessária para levantar um carro médio. Assim, é aconselhável que a vítima não entre em pânico e que comece a balançar o pé, permitindo a entrada de água em torno dele e facilitando sua remoção.

SÉRGIO HOLANDA
10/01/2008, 20:15
Murillus,

você é o maior pesquisador de net do fórum Brasil...

parabéns por estar sempre antenado e colocando pra gente estas informações...

Sérjão


A areia movediça se forma quando o solo está saturado de água. Assim, finas e soltas partículas de areia ficam submetidas a um fluxo ascendente de água, reduzindo a fricção entre essas partículas e fazendo com que a areia tome uma característica semelhante a um líquido viscoso. Geralmente, esse fluxo de água responsável pela formação (http://www.brasilescola.com/geografia/areia-movedica.htm#) da areia movediça é proveniente da água presente no subsolo, podendo ocorrer em beiras de rios, praias, lagos e mangues.

Esse fenômeno não é tão perigoso quanto se imagina. Na verdade, quem cair dentro de um poço de areia movediça não irá afundar, já que a densidade do corpo humano é menor, portanto a pessoa irá flutuar. Embora seja extremamente raro existir um poço de areia movediça capaz de caber uma pessoa dentro, deve-se tomar o cuidado de não fazer movimentos bruscos, pois quanto mais movimentada, mais viscosa ficará, porém, morrer tragado diretamente pela areia movediça é um fato fisicamente impossível.

Os cientistas afirmam que uma pessoa que cai dentro da areia movediça tem metade do corpo afundado, porém ela não desaparece. Entretanto, a força necessária para retirar um pé preso na areia movediça é equivalente à necessária para levantar um carro médio. Assim, é aconselhável que a vítima não entre em pânico e que comece a balançar o pé, permitindo a entrada de água em torno dele e facilitando sua remoção.

Murillus
11/01/2008, 15:25
parabéns por estar sempre antenado e colocando pra gente estas informações...



Sérjão,

na verdade eu faço isso porque já penei bastante pra achar algumas informações...

As vezes ate são coisas bestas que vc acaba não achando por não saber procurar...

E quando um assumdo esta disponivel no forum, ele fica facil de ser encontrado pelo google...

Espero que outras pessoas que precisem se utilizem das informacoes disponiveis e tb contribuam...

Ninguem nasce sabendo, né... mas se tem google, "nos acha"...

[]s

SÉRGIO HOLANDA
11/01/2008, 15:34
Sérjão,

Ninguem nasce sabendo, né... mas se tem google, "nos acha"...

[]s


e complementando..."...e nós aprende."

lealrenato
14/01/2008, 16:07
e complementando..."...e nós aprende."


X2..........:concordo::concordo::concordo:, É ISSO AI...........:dance::dance::dance::dance:

RENATO LEAL

Thiago Diógenes
28/01/2008, 13:41
Olá pessoal!

Sou novo no forum e novo no uso de 4x4 também...

Achei muito interessante as respostas que li neste tópico e elas me deram um pouco de experiência que eu não tinha.

Ontem (domingo) fui dar um passeio no Porto das Dunas e logo na entrada.. naquela areia fofa o carro parou (s10 deluxe). Dei uma forçada no 4x4 Hi (até subiu o cheirinho de embreagem) mais n saiu .. foi só colar no low que o carro andou tranquilo. Mais ai o problema.. o Hi n queria entrar mais. =\

Fiz todo o passeio sem a tração e usava o low quando o bicho pegava.

Agora to me rebolando pra ajeitar isso. Que der uma luz eu agradeço.

Abraço a todos!

Murillus
28/01/2008, 15:28
Sou novo no forum e novo no uso de 4x4 também...

Ontem (domingo) fui dar um passeio no Porto das Dunas




Por experiencia propria pois vivemos (RAPAZIADA 4x4) pelo BeackPark / Porto das Dunas...

Nao ande sozinho nestes cantos... se atolar a coisa vai ficar feia...

O mar sobe muito e a areia é tao frouxa que da ultima vez so conseguimos resgatar uma frontier fazendo trenzinho com dois troller...

Sugiro que apareça no maluaga no sabado a tarde 14 hs... e ande com a turma toda junta...

Ps: tb tem assalto nesta area...

Thiago Diógenes
28/01/2008, 18:23
Ae Murillus, valeu pelo convite!

Passando esse carnaval vo dá um checkUp no carro e quando tiver tudo ok com crtz lhe procuro pra dar umas voltas.

Abraço!

José Augusto
29/01/2008, 02:36
Thiago, esse problema com o engate do 4x4 hi é comum, falta de uso mesmo!
Quando estiver em uma estrada de terra, tente engatar 4x4 hi, se não conseguir ande um pouco em low e tente passar para hi. Movimente em marcha ré com a tração.
Após passar para 4x4 hi, se conseguir, ande alguns kilometros nessa condição.
Comigo esse problema foi resolvido dessa maneira e depois nunca mais voltou a acontecer.
Na duvida não deixe queimar embreagem, engate a 4x4 low.

rogeriomasih
30/01/2008, 16:56
Ae Murillus, valeu pelo convite!

Passando esse carnaval vo dá um checkUp no carro e quando tiver tudo ok com crtz lhe procuro pra dar umas voltas.

Abraço!

Oi, Thiago.

Vc conhece o tópico do pessoal do Ceará? (na seção off topic)

já apareceu por lá?

Thiago Diógenes
31/01/2008, 20:24
José Augusto: Cara, vo tentar essa dica, tomara que dê certo. Já passei na autorizada e o mecanico me disse os possíveis problemas. Só n deu pra deixar o carro lá.
Se n for tão simples como a sua solução talvez só se resolva lá mesmo.
Muito obrigado mesmo assim!

Rogeriomasih: Já vi que o forum tá chei de cearense.. hehe vo da uma olhada nesse topico agora.

Abraço!

Murillus
01/02/2008, 15:09
NANITO,

Tentando responder tuas duvidas... Vc tem um vitara q tem 1" na suspensão (não é dos mais altos) e 2 jogos de pneus: 1 jogo BF Goodrich Mud Terrain 215/75 R15 e 1 jogo Michelin LTX (street) 205/75 R15...

Como vc disse, os pneus street (mais lisos) se saem melhor na areia, o problema é que eles deixam a viatura muito baixa!... depende...

O MUD 215/75 dá 1" a mais na altura da viatura, mas o problema são as garras que acho que cavocam muito na areia fofa...

Te respondendo lembrando dos TROLLER que usam MUD por aqui, baixa a calibragem pra 10 lbs... e nao acelera muito... evite usar a 1ª 4x4 LO...

Eu tb (ainda) uso pneu originais (street) e uso calibragem 12lbs e nao tenho problemas na areia...

[]s

Edintruder
03/02/2008, 07:30
NANITO,

Tentando responder tuas duvidas... Vc tem um vitara q tem 1" na suspensão (não é dos mais altos) e 2 jogos de pneus: 1 jogo BF Goodrich Mud Terrain 215/75 R15 e 1 jogo Michelin LTX (street) 205/75 R15...

Como vc disse, os pneus street (mais lisos) se saem melhor na areia, o problema é que eles deixam a viatura muito baixa!... depende...

O MUD 215/75 dá 1" a mais na altura da viatura, mas o problema são as garras que acho que cavocam muito na areia fofa...

Te respondendo lembrando dos TROLLER que usam MUD por aqui, baixa a calibragem pra 10 lbs... e nao acelera muito... evite usar a 1ª 4x4 LO...

Eu tb (ainda) uso pneu originais (street) e uso calibragem 12lbs e nao tenho problemas na areia...

[]s


Em relação aos pneus, na areia os MUD podem atrapalhar desde que sejam finos, se forem largos eles tendem a melhorar muito mais do que atrapalhar. Eu ando de Ranger em areia solta e desde que coloquei os MUD 33" melhorou muito pois não afundo na areia em função da largura extra, e mesmo sendo MUD proporciona muito mais tração que pneus street. A maior diferença é que quando precisa sair do lugar o MUD cava e afunda mais rápido, porém sendo mais largo ele permite o deslocamento sem encalhar. No caso de penus mais finos ele enterra direto pois tem menos área para distribuir o peso no solo altamente instável...

Marcello_Vaz
04/02/2008, 13:39
Olá pessoal,

sou de João Pessoa - PB, e estou querendo fazer passeios com meu novo veículo 4x4, mas como todo iniciante tenho receio de me dar mal em areia e pequenos rios de desenbocam no mar. Alguém poderia me dar alguns conselhos? :-D Este forum já me esclareceu muitas dúvidas, parabéns àqueles que se dispõem à ajudar os "perdidos".

Abraços,

Marcello Vaz

Pai do Pedro
04/02/2008, 17:57
Olá pessoal,

sou de João Pessoa - PB, e estou querendo fazer passeios com meu novo veículo 4x4, mas como todo iniciante tenho receio de me dar mal em areia e pequenos rios de desenbocam no mar. Alguém poderia me dar alguns conselhos? :-D Este forum já me esclareceu muitas dúvidas, parabéns àqueles que se dispõem à ajudar os "perdidos".

Abraços,

Marcello Vaz

Olá marcello, a melhor maneira de aprender é na prática. Cada caso é um caso. Porque vc não entra em contato com algum colega de João Pessoa aqui mesmo no forum? (ja vi alguns por aqui). Daí vcs poderiam marcar alguma coisa pra ir começando. A dica mesmo é nunca sair por aí sozinho, porque se atolar numa barra dessas sem ninguém pra ajudar pode dar uma imensa dor de cabeça (e de consciência).
Abs.

Marcello_Vaz
05/02/2008, 10:50
Valeu "Pai do Pedro",

vou continuar atento no forum para tentar localizar alguém de João Pessoa (se tiver alguém de JPA lendo isso, favor entrar em contato pelo e-mail marcello_vaz@hotmail.com).

Abraços,

Edintruder
05/02/2008, 11:54
Areia podes até arriscar sozinho, o importante é que leves uma pá e duas tábuas em casos de aperto. O risco é travessia de água com areia solta. Verifica a pé antes para ver se não tem bolos fofos aonde a areias está úmida com aparência de firme porém ao colocar peso afunda direto. Isso é comum em margens de lagoas aonde o terreno é só areia.

Murillus
06/02/2008, 16:01
No caso de penus mais finos ele enterra direto pois tem menos área para distribuir o peso no solo altamente instável...

por isso é importante baixar a calibragem pra 10lbs pelo menos...

Murillus
06/02/2008, 16:11
estou querendo fazer passeios com meu novo veículo 4x4, mas como todo iniciante tenho receio de me dar mal em areia e pequenos rios de desenbocam no mar.



1º - nao ande sozinho, principalmente pq vc é principiante e tende a fazer mais besteiras por nao saber andar ou nao conhecer os locais...
2º - procure um clube jipeiro...
3º - compre um radio "PX" ou "PY" conforme o uso na sua regiao (nao esqueca de tirar a licenca de uso na ANATEL)... isso salva vc numa enrrascada...
4º - compre uma cinta (10 metros) e duas manilhas... pois assim qualquer 4x4 pode te ajudar mesmo se saber tb...
5º - baixe os pneus pra 10 a 15 lbs...
6º - leve seu celular, pois vc pode pedir ajuda...

Rivaldo
07/02/2008, 10:29
Fala Marcelo. Tambem sou de Joao Pessoa. Tem uns amigos que de vez em quando fazem uns passeios legais de 4x4 - coisa leve. Deve ter algum por esses dias. Qualquer coisa eu te aviso.

nanito
07/02/2008, 18:30
Caras, passei o carnaval todo fazendo trilha no tuia, muitas dunas e muitos atoleiros, aqui no Rio Grande do Sul!!

O que eu aprendi sobre andar na areia:

- ande sempre com quem tem experiência;
- 16 a 18 libras nos pneus já é uma boa, 10 libras acho murcho demais;
- pneus largos são uma boa, podem ser lisos, porem largos;
- vá de tanque cheio, andar na areia faz o consumo aumentar em até 100% (no meu caso);
- leve corda ou cinta, fica chato vc pedir isso pra quem vai tirar vc do enrosco;
- leve um galão com água pro motor;
- quando parar ou estacionar, embique a viatura contra o vento, pra ajudar no resfriamento do motor (isso se não tiver voando muita areia!!);
- antes de subir uma duna, verifique a pé se ela não tem valas na subida, olhando de longe não dá pra ver essas valas;
- em cima da duna ou em areia muito fofa, estacione sempre em descendência, nunca em ascendência (se tiver um morrinho ou duna, estacione na descida do morrinho e não na subida), vc vai patinar até atolar caso tenha que arrancar numa subida;
- quando vc estiver quase chegando no topo da duna e o carro começar a parar e vc achar que faltam poucos metros para o paraíso, não insista muito, dê marcha ré, com as rodas retas na mesma direção que vc fez a subida, se não vai afundar bonito!!;
- sempre ande com alguém que tenha guincho, pra desatolar no meio de uma duna, guincho é o que há;
- leve 2 tábuas e pás pra cavar e calçar a viatura, caso atole;
- e se for fresco que nem eu, vá de óculos de mergulho, se não vc não vai conseguir dormir de noite de tanta areia que vai ter nos olhos (puta merda!! como venta nesse meu litoral aqui!!)

Se eu lembrar de mais alguma coisa, eu acrescento!!

[]´s

lealrenato
07/02/2008, 19:02
Caras, passei o carnaval todo fazendo trilha no tuia, muitas dunas e muitos atoleiros, aqui no Rio Grande do Sul!!

O que eu aprendi sobre andar na areia:

- ande sempre com quem tem experiência;
- 16 a 18 libras nos pneus já é uma boa, 10 libras acho murcho demais;
- pneus largos são uma boa, podem ser lisos, porem largos;
- vá de tanque cheio, andar na areia faz o consumo aumentar em até 100% (no meu caso);
- leve corda ou cinta, fica chato vc pedir isso pra quem vai tirar vc do enrosco;
- leve um galão com água pro motor;
- quando parar ou estacionar, embique a viatura contra o vento, pra ajudar no resfriamento do motor (isso se não tiver voando muita areia!!);
- antes de subir uma duna, verifique a pé se ela não tem valas na subida, olhando de longe não dá pra ver essas valas;
- em cima da duna ou em areia muito fofa, estacione sempre em descendência, nunca em ascendência (se tiver um morrinho ou duna, estacione na descida do morrinho e não na subida), vc vai patinar até atolar caso tenha que arrancar numa subida;
- quando vc estiver quase chegando no topo da duna e o carro começar a parar e vc achar que faltam poucos metros para o paraíso, não insista muito, dê marcha ré, com as rodas retas na mesma direção que vc fez a subida, se não vai afundar bonito!!;
- sempre ande com alguém que tenha guincho, pra desatolar no meio de uma duna, guincho é o que há;
- leve 2 tábuas e pás pra cavar e calçar a viatura, caso atole;
- e se for fresco que nem eu, vá de óculos de mergulho, se não vc não vai conseguir dormir de noite de tanta areia que vai ter nos olhos (puta merda!! como venta nesse meu litoral aqui!!)

Se eu lembrar de mais alguma coisa, eu acrescento!!

[]´s

:concordo:nanito

essa da mascará de mergulho foi boa:mrgreen::mrgreen:

mas tem um oculos de proteção facial, acho q derrepente é ate melhor, pq vc pode usar normalmente.

renato leal

L 200 outdoor

SÉRGIO HOLANDA
07/02/2008, 21:33
Nanito,

bota umas fotos pra turma vê...

Sérjão


Caras, passei o carnaval todo fazendo trilha no tuia, muitas dunas e muitos atoleiros, aqui no Rio Grande do Sul!!

O que eu aprendi sobre andar na areia:

- ande sempre com quem tem experiência;
- 16 a 18 libras nos pneus já é uma boa, 10 libras acho murcho demais;
- pneus largos são uma boa, podem ser lisos, porem largos;
- vá de tanque cheio, andar na areia faz o consumo aumentar em até 100% (no meu caso);
- leve corda ou cinta, fica chato vc pedir isso pra quem vai tirar vc do enrosco;
- leve um galão com água pro motor;
- quando parar ou estacionar, embique a viatura contra o vento, pra ajudar no resfriamento do motor (isso se não tiver voando muita areia!!);
- antes de subir uma duna, verifique a pé se ela não tem valas na subida, olhando de longe não dá pra ver essas valas;
- em cima da duna ou em areia muito fofa, estacione sempre em descendência, nunca em ascendência (se tiver um morrinho ou duna, estacione na descida do morrinho e não na subida), vc vai patinar até atolar caso tenha que arrancar numa subida;
- quando vc estiver quase chegando no topo da duna e o carro começar a parar e vc achar que faltam poucos metros para o paraíso, não insista muito, dê marcha ré, com as rodas retas na mesma direção que vc fez a subida, se não vai afundar bonito!!;
- sempre ande com alguém que tenha guincho, pra desatolar no meio de uma duna, guincho é o que há;
- leve 2 tábuas e pás pra cavar e calçar a viatura, caso atole;
- e se for fresco que nem eu, vá de óculos de mergulho, se não vc não vai conseguir dormir de noite de tanta areia que vai ter nos olhos (puta merda!! como venta nesse meu litoral aqui!!)

Se eu lembrar de mais alguma coisa, eu acrescento!!

[]´s

nanito
08/02/2008, 23:00
Abaixo vão as fotos das dunas lá do tuia!! Paisagem muito bonita!!

1 - essa serviria pra alguma campanha publicitária da suzuki não? :mrgreen:
2- turminha muito boa pra fazer trilha e dar boas risadas
3- jipe artesanal muito louco e bizarro que vi lá no tuia
4- um amigo e seu JPX servindo de âncora prum troller que estava afundando na lama da beira da lagoa :parede:
5- meu vitara guaxinim dando um tempo na beira da lagoa 8)

continua...


Nanito,

bota umas fotos pra turma vê...

Sérjão

nanito
08/02/2008, 23:06
mais algumas fotos lá do tuia!

1- no alto da duna! Lógico que não podemos comparar com as imensas dunas do norte e nordeste do país, mas algumas ali do tuia davam um bom cagaço na gente!! :shock:
2 - eu atolado quase chegando na descida!! Ao fundo, a pequena imensidão de dunas! Em alguns pontos do tuia, parece que estamos no meio de um deserto!

[]´s a todos!!

SÉRGIO HOLANDA
08/02/2008, 23:16
nanito,

:palmas::palmas::palmas:

Parabéns pelas fotos!!!

Show!!!

Sérjão


mais algumas fotos lá do tuia!

1- no alto da duna! Lógico que não podemos comparar com as imensas dunas do norte e nordeste do país, mas algumas ali do tuia davam um bom cagaço na gente!! :shock:
2 - eu atolado quase chegando na descida!! Ao fundo, a pequena imensidão de dunas! Em alguns pontos do tuia, parece que estamos no meio de um deserto!

[]´s a todos!!

lealrenato
08/02/2008, 23:25
mais algumas fotos lá do tuia!

1- no alto da duna! Lógico que não podemos comparar com as imensas dunas do norte e nordeste do país, mas algumas ali do tuia davam um bom cagaço na gente!! :shock:
2 - eu atolado quase chegando na descida!! Ao fundo, a pequena imensidão de dunas! Em alguns pontos do tuia, parece que estamos no meio de um deserto!

[]´s a todos!!

:concordo::concordo:parabens nanito

belas fotos:palmas::palmas:

renato leal

L 200 outdoor

Pai do Pedro
09/02/2008, 09:37
mais algumas fotos lá do tuia!

1- no alto da duna! Lógico que não podemos comparar com as imensas dunas do norte e nordeste do país, mas algumas ali do tuia davam um bom cagaço na gente!! :shock:
2 - eu atolado quase chegando na descida!! Ao fundo, a pequena imensidão de dunas! Em alguns pontos do tuia, parece que estamos no meio de um deserto!

[]´s a todos!!

Tbm achei muito legais as fotos e principalmente ''os 10 mandamentos na areia'' (que são 13) by Nanito.
Abs.

nanito
09/02/2008, 18:54
Aaaah, que é isso!! Sou guri novo das areias ainda, quem sou eu pra ditar mandamentos!! hehehe!!

Sei que tem muita coisa ainda faltando ali naquela lista. Mas é coisa que a gente só lembra na hora que tá lá, escorregando duna abaixo!! Hehehe!!

Próximo fim de semana vou pra lá de novo e vou tirar mais fotos!!

[]´s


Tbm achei muito legais as fotos e principalmente ''os 10 mandamentos na areia'' (que são 13) by Nanito.
Abs.

Carbon
28/04/2008, 12:41
Acho que a maioria dos "4x4" que moram em Fortaleza-CE como eu, conhecem o Iguape. Lá tem uma areia muito frouxa, na primeira vez que fui andar lá, pedi ajuda a um cara que tinha o mesmo carro que eu ( Frontier SE 2004 2.8 MWM ), ele usou a reduzida e me deu umas dicas. Potem quando fui andar com um amigo meu, coloquei a reduzida e vi que o carro não tava tendo difivuldades para andar ali, parei o carro e engatei a 4x4-hi, o carro se saiu MUITO bem (16 libras cada pneu ). Ai fui do Iguape até o porto das dunas ( Beach park ) na 4x4-hi


*Descupe os erros de portugues. Teclado alcoolatrá.

Marco Aurélio R Guimarães
29/04/2008, 00:07
Areia? Dunas? Dá uma olhada nessas... Namíbia, na Costa do Esqueleto. O Local das dunas chama-se Sussuvlei
Abraços!!

Kotz
29/04/2008, 14:52
Olá pessoal,

sou de João Pessoa - PB, e estou querendo fazer passeios com meu novo veículo 4x4, mas como todo iniciante tenho receio de me dar mal em areia e pequenos rios de desenbocam no mar. Alguém poderia me dar alguns conselhos? :-D Este forum já me esclareceu muitas dúvidas, parabéns àqueles que se dispõem à ajudar os "perdidos".

Abraços,

Marcello Vaz

Oi, sou de Natal-RN. Já fiz o passeio Natal-João Pessoa pela praia. Tenho experiência em praias e dunas aqui do nordeste. Em janeiro fiz uma expedição o meu e mais 3 Tr4 de Natal até Lençois Maranhenses via litoral. Acho que entendo um pouco de areia, hehehe. O meu tr4 é automático 2.0 a gasolina.

Bem, esses arrombados aí peguei muitos, mas muitos mesmo. O ideal é você checar a altura da agua e a consistência da areia a pé. Ver se não há pontos de deslize, como lodo, areia fofa demais, e evitá-los. Se a altura da água for muito alta, pelomenos acima dos pneus, reduzida nele, e não mude de marcha durante a água caso seu carro seja manual. Caso seje só um riozinho muito pequeno pode passar com 4x4 com diferencial bloqueado, tranquilo, cuidado para nao desacelerar. Também tem que ter um cuidado para nao entrar com muida velocidade na água e assim danificar a parte elétrica e voce ficar no prego e ate entrar água na cabine.


Gente, andar em areia é brincadeira. Não tem para que ficar tão preocupado. Manter 4x4 com diferencial bloqueado, andar em rotação de torque elevado (manter os giros medios, nem tao baixo nem muito alto para nao fritar o motor), cuidado na direção, a perda de atrito na hora de você virar e o carro nao ir ele pode ir de vez quando encontrar atrito e até pode capotar dependendo da velocidade. Em caso de atolamento, sentiu instantaneamente que o carro perdeu tracao, pára, tenta dar ré. Se nao conseguir, reduzida na paz.

Basicamente isso. :wink:

Murillus
29/04/2008, 15:25
Manter 4x4 com diferencial bloqueado, andar em rotação de torque elevado

Em caso de atolamento, pára, tenta dar ré

Se nao conseguir, reduzida na paz.



Acho que para viaturas sem muito torque o melhor é, sempre que atolar, ser puxada mesmo... assim evita fritar a embreagem... por isso é sempre bom andar em grupo... ou pelo menos ter um radio... aqui no Ceara, o 4x4 usa a freq 144400 MHz...

[]s

Murillus
29/04/2008, 15:33
tome cuidado com algas...
se vc atolar nelas so sai com ajuda dos pescadores...
pois as vezes um bucado de alga esconde buracos e valas...
e a maré sobe muito rapido... vc perde o carro mesmo...
e o carro ainda vai ficar com um cheiro esquisito por um bom tempo...

locais de perigo que conheço no CE sao: morro branco e perto de redondo...



alem de areia alga tb atola...
tome muito cuidado ao andar pelas praias com algas...

[]s

SÉRGIO HOLANDA
29/04/2008, 15:48
Murillus,

é aquela história, para principiante nada melhor do que um experiente. Então se estiver começando vá nos passeios organizados pelos jipes clubes, ai vai pegando o jeito e depois com pouco de experiência começa a se aventurar.

Sérjão



alem de areia alga tb atola...
tome muito cuidado ao andar pelas praias com algas...

[]s

Kotz
29/04/2008, 16:30
Acho que para viaturas sem muito torque o melhor é, sempre que atolar, ser puxada mesmo... assim evita fritar a embreagem... por isso é sempre bom andar em grupo... ou pelo menos ter um radio... aqui no Ceara, o 4x4 usa a freq 144400 MHz...

[]s

Vocês tão usando frequencia de satélite??? :shock::shock:


Bem a minha é automática, nao tenho problemas de embreagem fritar.

Na atolagem em ré melhor é voce fazer o carro sambar para a frente e para trás, ré e primeira, re e primeira, dai voce sai de ré.

Falar a verdade não tem procedimento padrão, é descer do carro e avaliar a melhor forma de saída. A maioria das vezes nao se precisa de reduzida.

SÉRGIO HOLANDA
29/04/2008, 16:38
não frita a embreagem, mas se não tomar cuidado o prejuizo é muito, mais muito maior!!!!!!! de olho no sensor de temperatura do câmbio...

144.400 é uma frequência de FM (VHF)...


Vocês tão usando frequencia de satélite??? :shock::shock:


Bem a minha é automática, nao tenho problemas de embreagem fritar.

Na atolagem em ré melhor é voce fazer o carro sambar para a frente e para trás, ré e primeira, re e primeira, dai voce sai de ré.

Falar a verdade não tem procedimento padrão, é descer do carro e avaliar a melhor forma de saída. A maioria das vezes nao se precisa de reduzida.

Kotz
29/04/2008, 16:47
não frita a embreagem, mas se não tomar cuidado o prejuizo é muito, mais muito maior!!!!!!! de olho no sensor de temperatura do câmbio...

144.400 é uma frequência de FM (VHF)...

Reservada pra transmissões via satélite.

Fiz a prova para retirada do COER ontem. Da apostila:




SUB-FAIXAS EM MHZ


TIPOS DE EMISSÃO QUE RESULTEM OS MODOS


144.000 - 144.100
CW e emissão de sinais piloto (BEACON)


144.100 - 144.500
CW e fonia (SSB)


144.500 - 144.600
Fonia (SSB)


144.600 - 144.900
Repetidoras (entradas), fonia (FM), saídas + 600 KHz


Parte das divisoes de frequencias de acordo com a legislacao nova (de 2006)

SÉRGIO HOLANDA
29/04/2008, 16:52
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Vamos denuciar esse pessoal de fortaleza...

Sérgio


Reservada pra transmissões via satélite.

Fiz a prova para retirada do COER ontem. Da apostila:





SUB-FAIXAS EM MHZ




TIPOS DE EMISSÃO QUE RESULTEM OS MODOS




144.000 - 144.100


CW e emissão de sinais piloto (BEACON)



144.100 - 144.500


CW e fonia (SSB)



144.500 - 144.600


Fonia (SSB)



144.600 - 144.900


Repetidoras (entradas), fonia (FM), saídas + 600 KHz


Parte das divisoes de frequencias de acordo com a legislacao nova (de 2006)

Kotz
29/04/2008, 16:56
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Vamos denuciar esse pessoal de fortaleza...

Sérgio

Hehe, aqui a gente tava usando 144.900 num clube. Mas aí quase todo mundo ta tirando COER aqui e provavelmente vao mudar

Murillus
30/04/2008, 17:56
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Vamos denuciar esse pessoal de fortaleza...



Sérjão,

conforme um colega cita:

é importante respeitar as faixas usadas por serviços essenciais (a rádio-escuta é permitida, mas transmitir só na faixa 144000 até 148000

e cita novamente:

Aproveitando:

Sub-faixas em MHz Tipos de emissão que resultem os modos:
144,000 - 144,100 CW e Emissões de sinais piloto
144,100 - 144,500 CW e Fonia (SSB)
144,500 - 144,600 Fonia (SSB)
144,600 - 144,900 Repetidoras (entradas), Fonia (FM),
saídas +600 KHz
144,900 - 145,100 FM e Emissões Digitais
145,100 - 145,200 Fonia (SSB)
145,200 - 145,500 Repetidoras (saídas), Fonia (FM),
entradas -600 KHz
145,500 - 145,800 Todos os tipos de emissão permitidos
145,800 - 146,000 Comunicações via satélites - Emissões
Digitais
146,600 - 146,390 Repetidoras (entradas), Fonia (FM),
saídas +600 KHz
146,390 - 146,600 Fonia (FM) - simplex
146,600 - 146,990 Repetidoras (saídas), Fonia (FM),
entradas -600 KHz
146,990 - 147,400 Repetidoras (saídas), Fonia (FM),
entradas +600 KHz
147,400 - 147,590 Fonia (FM) - simplex
147,590 - 148,000 Repetidoras (entradas), Fonia (FM),
saídas -600 KHz


CW faz referência ao código Morse.
Transmissão Simplex é aquela entre duas estações de maneira direta, sem repetidoras.:concordo:


a 144.400 Mhz foi sugerida pela LABRE/CE em acordo com a anatel... pois nao interferia no SAT...

e quanto as repetidoras de uma olhadinha neste topico...


REPETIDORAS NO BRASIL

[]s

SÉRGIO HOLANDA
30/04/2008, 18:07
Murillus,

tava tirando onda...

com certeza, inclusive sei que muitos de vocês são habilitados e não estariam usando uma frequência irregular...

grande abraço,

Sérjão
PS. e o Themoteo, já na ativa???

Sérjão,

conforme um colega cita:


e cita novamente:


a 144.400 Mhz foi sugerida pela LABRE/CE em acordo com a anatel... pois nao interferia no SAT...

e quanto as repetidoras de uma olhadinha neste topico...



[]s

Kotz
04/05/2008, 19:13
Voltando ao assunto do tópico

Cheguei agora em casa da Expedição LUBRAX que seguiu as trilhas de parte do Rally RN 1500 (3a etapa do camp Brasileiro) etapa guamaré/rn, foram 30 e poucos carros - depois eu posto as fotos que eu tenho.

A primeira trilha fora do pissarro (como se escreve isso??) foi nas dunas que cobriram as estradas carroçais no município de guamaré-rn a noroeste do Polo de Guamaré (uma mini refinaria que produz o gás do nordeste, dieses e querosene de aviacao). Aonde 4 carros pickup de competição atolaram e nao conseguiram passar. Passamos nessas dunas, alguns desistiram - trollers, L200, todas as trackers da expedicao - seguiram adiante, 4-5 TR4, 2 Defenders 110, 1 Def.90, 1 Sportage, 2 Frontiers, 2 L200...

Eu falei antes que era contra usar a reduzida em areia fofa, que eu fiz a trilha Natal-Lençois toda no maximo em 4x4 bloqueada, agora sou fã da reduzida, o pessoal lá andando nas dunas de 4, 5 marcha com a rotação na paz sem esquentar motor. O meu tr é automático, eu gostei pois consegui andar em rotação boa sem forçar nada.
Subimos muitos paredões, tinham muitos novatos inexperientes, mas passamos TODAS, e digo que a Santa Reduzida é a escolha em areia de duna fofa!

Por incrível que pareça, a S10 conseguiu subir tudo, ela é daquelas com motor bom (acho que acima de 3.0 turbo intercoolada). Com a s10 e a sportage subindo tudo cheguei a conclusão que o que importa mais é a habilidade do motorista acima de tudo.

Conclusão: Areia, ande em 4x4HI quando ainda for boa a dureza. A partir de fofa é 4x4 bloqueada e se tiver andando em rotacao alta em 3 ou 4 marcha, poe reduzida e anda em 4 ou ate 5 marcha.

Murillus
05/05/2008, 15:19
Conclusão:

Areia, ande em 4x4HI quando ainda for boa a dureza.
A partir de fofa é 4x4 bloqueada e se tiver andando em rotacao alta em 3 ou 4 marcha, poe reduzida e anda em 4 ou ate 5 marcha.




x 2 !!!!!!!! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

cmurteira
16/05/2008, 17:14
Já andei muitas vezes por várias regiões do Ceará, do RN, de PE, de SE, de AL, e da Bahia, e só atolei uma vez, no RN nas Dunas de Rosado, perto de Porto do Mangue e Ponta do mel, exatamente por não estar com o reduzido ligado.

Sempre ando na areia na bendita Reduzida, 4ª e 5ª.:concordo:
Motor roda redondo e o carro solto, sem aquele cheirinho de embreagem depois.

Outro fator a ser considerado, se você estiver andando na areia em 4ª ou 5ª Reduzida, a hora que pegar mesmo, você ainda tem 3ª, 2ª e 1ª de recurso:concordo:. Se não tiver com a reduzida ligada, já era, não tem pra onde apelar, é só esperar atolar.:discordo:

João Fellipe
16/05/2008, 18:58
Já andei muitas vezes por várias regiões do Ceará, do RN, de PE, de SE, de AL, e da Bahia, e só atolei uma vez, no RN nas Dunas de Rosado, perto de Porto do Mangue e Ponta do mel, exatamente por não estar com o reduzido ligado.

Sempre ando na areia na bendita Reduzida, 4ª e 5ª.:concordo:
Motor roda redondo e o carro solto, sem aquele cheirinho de embreagem depois.

Outro fator a ser considerado, se você estiver andando na areia em 4ª ou 5ª Reduzida, a hora que pegar mesmo, você ainda tem 3ª, 2ª e 1ª de recurso:concordo:. Se não tiver com a reduzida ligada, já era, não tem pra onde apelar, é só esperar atolar.:discordo:

Fala amigo td blz? ando igualzinho a vc deve ser mal de macaense !!! Nunca atolei na areia, a minha ainda é 2.5 nego fala mau do motor mais nunca me deu problema na areia ... ferver e tal porém é sempre com 5ª marcha reduzida 70 km/h +ou- 2500 rpm, pelas contas q fiz a relaçao de transmissão da 5ª reduzida é aproximadamente igual a 1ª 4x4 Hi porém com o carro andando o atrito dinamico é menor nao forçando o motor e protegendo a embreagem ... só gostaria de saber se fiz as contas certas alguem já tentou calcular isso?

jameslawbr
19/05/2008, 15:44
Fala amigo td blz? ando igualzinho a vc deve ser mal de macaense !!! Nunca atolei na areia, a minha ainda é 2.5 nego fala mau do motor mais nunca me deu problema na areia ... ferver e tal porém é sempre com 5ª marcha reduzida 70 km/h +ou- 2500 rpm, pelas contas q fiz a relaçao de transmissão da 5ª reduzida é aproximadamente igual a 1ª 4x4 Hi porém com o carro andando o atrito dinamico é menor nao forçando o motor e protegendo a embreagem ... só gostaria de saber se fiz as contas certas alguem já tentou calcular isso?


A primeira vez que andei na areia foi com o Murteira!! :concordo::concordo:
Acho que a maioria do pessoal usa reduzida na areia. A não ser que queira dar uma de bonzão e estragar a embreagem.. :putz:

Eu atolei um monte de vezes qdo fui de Niterói a Arraial do Cabo.. Só que além do problema entre o volante e o banco, a areia lá, principalmente no início, é bem diferente da areia aqui em Macaé.

No passeio de jurubatiba eu quase atolei.. Mas o Murteira estava tão louco pra me rebocar com o guincho dele que ficou só na vontade e eu consegui sair de ré.. hehehe

Povo macaense, precisamos combinar pelo menos um chopp dia desses pra bater papo e marcar um passeio!

Luciano SHAKALL
19/05/2008, 16:36
"... pelas contas q fiz a relaçao de transmissão da 5ª reduzida é aproximadamente igual a 1ª 4x4 Hi ... gostaria de saber se fiz as contas certas alguem já tentou calcular isso?..."CAmaRAda, eu não sei o fator de redução da tua T-Case, mas, geralmente, a 5ª reduzida "equivale" à 3ª "normal".
Eu também ando SEMPRE reduzido na areia, justamente usando a 3ª, 4ª e 5ª marchas reduzidas "como se fossem" 1ª, 2ª e 3ª "normais", respectivamente;
com a diferença que ainda tenho a 1ª e a 2ª reduzida pra usar se for necessário, SEM A NECESSIDADE DE PARAR O CARRO PARA ENGATAR A REDUZIDA (ela já está engatada) :concordo: .
Em locais onde não se passaria da 3ª "normal", é a melhor opção!!!

[]'s

Murillus
20/05/2008, 15:41
CAmaRAda, eu não sei o fator de redução da tua T-Case, mas, geralmente, a 5ª reduzida "equivale" à 3ª "normal".
Eu também ando SEMPRE reduzido na areia, justamente usando a 3ª, 4ª e 5ª marchas reduzidas "como se fossem" 1ª, 2ª e 3ª "normais", respectivamente;
com a diferença que ainda tenho a 1ª e a 2ª reduzida pra usar se for necessário, SEM A NECESSIDADE DE PARAR O CARRO PARA ENGATAR A REDUZIDA (ela já está engatada) :concordo: .
Em locais onde não se passaria da 3ª "normal", é a melhor opção!!!

[]'s

Luciano,

Grande Luciano, fazia um tempo que não via um post teu...

disse bem... SEM A NECESSIDADE DE PARAR O CARRO PARA ENGATAR A REDUZIDA... e isso faz uma diferença incrivel...

[]s

Murillus
29/05/2008, 16:08
Areias movediças (http://distoedakilo.blogspot.com/2007/09/areias-movedias.html)

As areias movediças não são, geralmente, profundas e podem surgir em qualquer sítio, em determinadas circunstâncias. Compõem-se de areias normais, saturadas de água.




A areia movediça não irá puxar ninguém para baixo. Contudo se essa pessoa se mover, esses movimentos irão fazer com que a pessoa se envolva mais profundamente nela.


É um fenómeno natural. É solo normal, que fica saturado de água. A areia, que o compõe, move-se com facilidade.

A água não consegue libertar-se e cria um solo saturado, que não aguenta peso.

Geralmente, isto acontece com pressão de água que vai fazer com que a areia se mova, geralmente depois de terramotos que agitam águas subterrâneas.

A areia comporta-se assim como se fosse água. Perde a tensão normal. Parece então um líquido viscoso.

Se um dia se vir em areias movediças, não entre em pânico pois não irá, certamente ser engolido/a por elas.

O corpo humano tem uma densidade de 1 g/cm3 e flutua na água. As areias movediças são mais densas do que a água, 2 g/cm3, o que significa que se flutua nelas com facilidade. Não se deve é entrar em pânico nem movimentar-se muito.

Como este fenómeno acontece, geralmente ,perto do mar, o problema será o mar ao subir, o que poderá afogar quem se encontre preso nestas areias.

Só se se cair de cabeça e não se conseguir pô-la acima da superfície, poderá haver problemas.

Assim, os movimentos deverão ser lentos e deve tentar-se uma posição em que se possa flutuar.

Fonte: http://distoedakilo.blogspot.com/2007_09_01_archive.html

JEFFCATUNDA
30/05/2008, 01:43
O Problema Então é Cair Junto Com A Viatura!

rogeriomasih
02/06/2008, 21:48
Olha o que os caras desse caminhão utilizam para tirá-los da areia.

http://www.youtube.com/watch?v=qoSSbg4y72k&feature=related

ele atola em 1'42''

JEFFCATUNDA
02/06/2008, 23:07
Gostei da patinha... acho que dá para adaptar em um único eixo....

Edintruder
15/06/2008, 20:03
Com certeza deve dar para adaptar algo semelhante! Com um metalon de parede grossa deve ficar muito legal!

JEFFCATUNDA
16/06/2008, 00:44
Como nossas viaturas não tem eixo duplo na trazeira, talvez possamos utilizar a furação dos aros ou mesmo o diametro do raio dos mesmos

John Oliveira
18/06/2008, 13:24
Cuidado para não cavar muito, para parar o carro sem ser emrgência, tire o pé do acelerador aos poucos. Se começar a andar e sentir o terreno firme, use o 4x2. Eu tenho um GVitara e utilizei 4x2 por muito tempo, mesmo para arrancar com o carro, agora eu estava usando 12 libras em um pneu de 44psi máximos. Enquanto andei de reduzida, o carro acabou esquentando. Vale saber se vc vai pegar dunas no caminho, caso contrário, 4x4H, ou 4x2 mesmo, desde que o carro esteja flutuando. Nem precisa correr, eu passeio muito em Arraial do Cabo, RJ, produrando ondas para o surf.

Espero ter te ajudado.

jlguimarães
01/08/2008, 00:15
Cuidado para não cavar muito, para parar o carro sem ser emrgência, tire o pé do acelerador aos poucos. Se começar a andar e sentir o terreno firme, use o 4x2. Eu tenho um GVitara e utilizei 4x2 por muito tempo, mesmo para arrancar com o carro, agora eu estava usando 12 libras em um pneu de 44psi máximos. Enquanto andei de reduzida, o carro acabou esquentando. Vale saber se vc vai pegar dunas no caminho, caso contrário, 4x4H, ou 4x2 mesmo, desde que o carro esteja flutuando. Nem precisa correr, eu passeio muito em Arraial do Cabo, RJ, produrando ondas para o surf.

Espero ter te ajudado.

Sempre ando nas areia das praias e foram poucas vezes que usei a reduzida e tambem baixo a calibragem apenas quando nescessario e so atolei quando quebrou alguma coisa.
Sabado passado fomos para a Duna da mäe em Arraial do cabo, um passeio muito legal pelas dunas com direito a guia com quadriciculo (policia militar).

jlguimarães
01/08/2008, 00:26
Sempre ando nas areia das praias e foram poucas vezes que usei a reduzida e tambem baixo a calibragem apenas quando nescessario e so atolei quando quebrou alguma coisa.
Sabado passado fomos para a Duna da mäe em Arraial do cabo, um passeio muito legal pelas dunas com direito a guia com quadriciculo (policia militar).

A policia militar faz um trabalho muito bom mantendo dois policiais-guia com um quadriciculi que acompanha e orienta a galera durante as brincadeiras.

João Fellipe
01/08/2008, 00:37
tu nao usa reduzida pq a areia ai é firme e facil de compactar!!! aki em macae é grossa nao da pra compactar direito, por isso só reduzida se andar de 4x2 tu atola na hora.

http://br.youtube.com/watch?v=8tWSJwXujkw

anda de 4x2 ai? na 4x4HI fede a embreagem queimada! areia tem vários tipos ! e pow rodei 40 km na areia com a reduzida engatada e de 5 marcha a 60 km/h 2200 rpm num 2.5 diesel e nada de esquentar!

Reduzida em areia fofa sempre, agora nessa areia da foto aí até ecobosta anda por isso tu consegue andar em 4x2!

jlguimarães
01/08/2008, 00:51
tu nao usa reduzida pq a areia ai é firme e facil de compactar!!! aki em macae é grossa nao da pra compactar direito, por isso só reduzida se andar de 4x2 tu atola na hora.

http://br.youtube.com/watch?v=8tWSJwXujkw

anda de 4x2 ai? na 4x4HI fede a embreagem queimada! areia tem vários tipos ! e pow rodei 40 km na areia com a reduzida engatada e de 5 marcha a 60 km/h 2200 rpm num 2.5 diesel e nada de esquentar!

Reduzida em areia fofa sempre, agora nessa areia da foto aí até ecobosta anda por isso tu consegue andar em 4x2!

Näo falei de andar de 4x2 e sim de 4x4 sem reduzir e falei de usar reduzida somente quando nescessario la na praia grande em Arraial tive que andar reduzido. Semana passada tive la nas pedrinhas pelo lado da morada das garças e näo usei a reduzida mas quando for preciso eu uso sem problema por isso tenho jeep.

cmurteira
04/08/2008, 08:20
Näo falei de andar de 4x2 e sim de 4x4 sem reduzir e falei de usar reduzida somente quando nescessario la na praia grande em Arraial tive que andar reduzido. Semana passada tive la nas pedrinhas pelo lado da morada das garças e näo usei a reduzida mas quando for preciso eu uso sem problema por isso tenho jeep.

Prezado,

Não entenda como crítica não, é apenas uma opinião de quem já rodou um pouquinho em areias de tudo quanto é tipo por este Brasil.

Quem tem experiência em areia, eu digo areia mesmo, sabe que antes de entrar nela se baixa a calibragem e se engata a reduzida, simplesmente por dois fatores muito simples:

1- Não força a viatura e não queima embreagem. É muito mais tranquilo andar em 4ª Reduzida do que em 2ª esguelada.

2- Quem realmente já atravessou grandes distâncias em ereia sabe que a qualquer hora pode pegar um banco de areia fofa, e aí meu camarada, se voce já estiver reduzido é só apelar para a 3ª, ou 2ª, ou até mesmo 1ª Reduzida e se livrar dele. Mas se voce não estiver reduzido não terá recurso, e aí já era, até parar para engatar a reduzida, já ficou. A não ser que sua máquina te permita engatar a reduzida em movimento, o que eu desconheço.

Morei alguns anos no Nordeste e se tem uma coisa que aprendi com a turma de lá é andar na areia.
Eu até entendo que você até hoje não tenha tido problemas, mas pode ter certeza que na hora que encarar areia mesmo, tipo Península de Maraú-BA, Dunas de Mangue Seco-BA, de Canoa Quebrada-CE, de Uruau-CE, de Jeri-CE, Rosado-RN, Lençois-MA, etc, voce vai entender a importância de sempre andar na areia com a reduzida engatada e pronta para os imprevistos.

Um abraço.

jlguimarães
05/08/2008, 00:07
[QUOTE=cmurteira;659808]Prezado,

Não entenda como crítica não, é apenas uma opinião de quem já rodou um pouquinho em areias de tudo quanto é tipo por este Brasil.

Quem tem experiência em areia, eu digo areia mesmo, sabe que antes de entrar nela se baixa a calibragem e se engata a reduzida, simplesmente por dois fatores muito simples:

1- Não força a viatura e não queima embreagem. É muito mais tranquilo andar em 4ª Reduzida do que em 2ª esguelada.

2- Quem realmente já atravessou grandes distâncias em ereia sabe que a qualquer hora pode pegar um banco de areia fofa, e aí meu camarada, se voce já estiver reduzido é só apelar para a 3ª, ou 2ª, ou até mesmo 1ª Reduzida e se livrar dele. Mas se voce não estiver reduzido não terá recurso, e aí já era, até parar para engatar a reduzida, já ficou. A não ser que sua máquina te permita engatar a reduzida em movimento, o que eu desconheço.




veleu pela dica.

Morei alguns anos no Nordeste e se tem uma coisa que aprendi com a turma de lá é andar na areia.
Eu até entendo que você até hoje não tenha tido problemas, mas pode ter certeza que na hora que encarar areia mesmo, tipo Península de Maraú-BA, Dunas de Mangue Seco-BA, de Canoa Quebrada-CE, de Uruau-CE, de Jeri-CE, Rosado-RN, Lençois-MA, etc, voce vai entender a importância de sempre andar na areia com a reduzida engatada e pronta para os imprevistos.

Valeu pela dica vou me lembrar disso em dezembro quando estiver fazendo meu roteiro anual de porto do mangue a Fortaleza e etc........pelo Nordeste a fora valeu, poste algumas fotos dessas praias maravilhosas do Nordeste.Um abraço.
A galera aqui de macae' se reuni aonde.

Murillus
05/08/2008, 17:57
pronta para os imprevistos

esta é a unica vantagem de estar com a reduzida ligada...

mas o ideal é conhecer o caminho... antes pergunte a algum nativo...

se tiver em comboio, ai nao tem stress, ficou alguem puxa...

geralmente se vc baixar os pneus pra 12lbs e com a 4x4 hi, fica dificil atolar...

[]s

cmurteira
06/08/2008, 21:15
Valeu pela dica vou me lembrar disso em dezembro quando estiver fazendo meu roteiro anual de porto do mangue a Fortaleza e etc........pelo Nordeste a fora valeu, poste algumas fotos dessas praias maravilhosas do Nordeste.Um abraço.
A galera aqui de macae' se reuni aonde.

Guimaraes, a galera se reuni nas 4ª às 19Hs no Quiosque da Lagoa de Imboassica, seria um prazer recebe-lo por aqui.:palmas:

Veja http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41978 e fique por dentro de tudo que acontece com a turma de Macaé.

Veja algumas fotos da minha viagem de férias de Jan/08.:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34115&page=2 , mensagens #26 a #32
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35233&highlight=peninsula+marau
mensagens #27 e #28.

lfelipedam
17/11/2008, 15:09
Amigos do Ceará,

Em janeiro vou pra Jericoacora com a família. Como é o trajeto desde Jijoca? Estaremos de Land 110 com meia carga... Vou precisar de guia? Qto tempo leva? É tranquilo? Vou estar com mulher e duas crianças.... Abraços a todos da terra de meu pai.

SÉRGIO HOLANDA
17/11/2008, 15:19
Caro lfelipedam...

já fui várias vezes a Jeri, de modo que não se preocupe seu carro chega tranquilo, na verdade um bom braço chega de 4x2...

De Jijoca não precisa de Guia, tem muito movimento...são aproximadamente 8km, tranquilo sim, areia fofa, com um guia pode ir pelas dunas e pegue um guia para passeios na região...só tome cuidado com os maceiós e pegue guia indicado e experiente, já vi o mar levar carro de pessoal que pegou guia inexperiente...

Abrs e boa viagem.



Amigos do Ceará,

Em janeiro vou pra Jericoacora com a família. Como é o trajeto desde Jijoca? Estaremos de Land 110 com meia carga... Vou precisar de guia? Qto tempo leva? É tranquilo? Vou estar com mulher e duas crianças.... Abraços a todos da terra de meu pai.

lpfm
17/11/2008, 17:45
15 libras no pneu. E mais nada

[]´benvindo ao forum

nao se esqueca de um compressor para qdo sair das dunas!

valeriano
18/11/2008, 18:21
Pra quem é inexperiente em areia (como eu), fica a dica:

YouTube - 4x4 Driving: Sand Tracks

valeriano
18/11/2008, 18:22
E esse é pra profi:

YouTube - unicat 8x8

lpfm
18/11/2008, 23:00
Valeriano,
Show de bola os videos!!! Uma aulinha sempre eh bom!!!
abs,
lp

lfelipedam
19/11/2008, 08:15
Pessoal,

Obrigado a todos pelas dicas!!! Pelo jeito vai ser tranquilo.

Grande abraço!!!

LF

valeriano
19/11/2008, 09:22
Aproveitando...
Mais 2 videos que ajudam.

1) Pressão de pneus em diversos terrenos off-road (incluindo areia)

YouTube - Tyre Pressures and off road vehicles


2) Resgatando carros em dunas:

YouTube - 4x4 Recovery from a side slope

valeriano
19/11/2008, 09:26
Bom, aí tão todas as dicas de condução em areia. Pena que não tem como traduzir. :(
Agora é só botar na pratica, sempre lembrando de ir testar junto com uma pessoa experiente, nas primeiras vezes. E não esquecer das cintas, manilhas e se possível o guincho.

Girti
22/11/2008, 17:10
Pra quem é inexperiente em areia (como eu), fica a dica:

YouTube - 4x4 Driving: Sand Tracks (http://www.youtube.com/watch?v=KHI_cMrvsrM)

Graaaande Valeriano, ótima dica, o vídeo é muito bom, já estou passando o link para amigos que têm 4x4!

[ ]s

P.S.: você leu minha MP?

Luciano SHAKALL
23/11/2008, 03:24
Os videos PARECEM ser muito bons mesmo....
Queria poder entender o que estão falando :cry: :oops: . . .

[]'s

JEFFCATUNDA
23/11/2008, 11:41
Eu também pensei a mesma coisa Luciano...ficou assim meio sem sentido sem as letrinhas ...ou uma dublagem...heheheheh...

JEFFCATUNDA
23/11/2008, 11:42
Isso sem falar que eu sequer consegui ouvir o audio original.....

SÉRGIO HOLANDA
23/11/2008, 21:27
Pô Jeff...


pior seria se pior fosse!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Imagina se tivesse audio e nada de vídeo!!!

Abrs,

Sérjão
Isso sem falar que eu sequer consegui ouvir o audio original.....

JEFFCATUNDA
23/11/2008, 22:12
Pô Jeff...


pior seria se pior fosse!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Imagina se tivesse audio e nada de vídeo!!!

Abrs,

Sérjão

Tem razão Sejão....hehheh..agora então vc é empresário do ramo de acessórios 4x4???

Fazer do que gosta um meio de vida já é algo que nos remunera a alma!

SUCESSO COLEGA!:concordo:
VC MERECE!:palmas:

SÉRGIO HOLANDA
23/11/2008, 22:27
Valeuzzzz....:concordo::concordo::concordo:

Pois é amigo, entrando em uma área que eu gosto muito, quem sabe termino vendendo minha empresa e vivendo no off road e expedições...mas com certeza a alma est;a cada dia mais remunerada....:dance::dance::dance:

Abrs

Sérjão

Tem razão Sejão....hehheh..agora então vc é empresário do ramo de acessórios 4x4???

Fazer do que gosta um meio de vida já é algo que nos remunera a alma!

SUCESSO COLEGA!:concordo:
VC MERECE!:palmas:

rogeriomasih
28/11/2008, 00:33
Vcs conhecem esta 'prancha de desatolagem'?

YouTube - Bushranger Sandtrack

Qual a opinião dos senhores sobre este equipamento?

SÉRGIO HOLANDA
28/11/2008, 09:29
Bem interessante e não ocupa espaço...vou fazer uma pra mim...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Agora, não serve na lama...

Vcs conhecem esta 'prancha de desatolagem'?

YouTube - Bushranger Sandtrack (http://www.youtube.com/watch?v=hRygz2KgU4M)

Qual a opinião dos senhores sobre este equipamento?

rogeriomasih
28/11/2008, 11:58
Vc acha que para a areia resolve?

Como vc acha que pode ser copiada?

SÉRGIO HOLANDA
28/11/2008, 13:48
Sim, o vídeo mostra bem isso e só pra constar usamos tapetes dos carros no auxilio de desatolamento, quanto mais esse equipamento...eu não conhecia, gostei!!!

Vou montar um, quando o fizer eu posto como ficou, não vai ser agora, mas em Janeiro faço um com certeza, e com alguma alterações para melhor...


Vc acha que para a areia resolve?

Como vc acha que pode ser copiada?

JEFFCATUNDA
28/11/2008, 19:48
Sim, o vídeo mostra bem isso e só pra constar usamos tapetes dos carros no auxilio de desatolamento, quanto mais esse equipamento...eu não conhecia, gostei!!!

Vou montar um, quando o fizer eu posto como ficou, não vai ser agora, mas em Janeiro faço um com certeza, e com alguma alterações para melhor...
Dá para melhorar colega....Conhece aquelas bolinhas de madeira, que fazem encostos de banco??? (quase todo taxi tem...)...basta trocar o sissal por um fio mais forte e pronto...pode serfeito de quadradinhos tambem....

Outra coisa é fazer mais larga...para servir de esteira de praia.........

SÉRGIO HOLANDA
28/11/2008, 20:16
:lol::lol::lol:

tá espirituoso...

depois amanhece com a boca cheia de formiga e os parentes comentando: "ele era uma pessoa tão boa!!!"

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK K




Dá para melhorar colega....Conhece aquelas bolinhas de madeira, que fazem encostos de banco??? (quase todo taxi tem...)...basta trocar o sissal por um fio mais forte e pronto...pode serfeito de quadradinhos tambem....

Outra coisa é fazer mais larga...para servir de esteira de praia.........

regisJ
29/11/2008, 01:51
uma coisa que sempre pensei, mas só lembramos quando a encrenca ja chegou .
o lado inverso de uma napa grossa com uma medida de 50 x 300 cm . bem enrolada, é leve, não ocupa muito espaço, barata e facil de encontrar.
o dificil é lembrar.
regis

JEFFCATUNDA
29/11/2008, 10:32
uma coisa que sempre pensei, mas só lembramos quando a encrenca ja chegou .
o lado inverso de uma napa grossa com uma medida de 50 x 300 cm . bem enrolada, é leve, não ocupa muito espaço, barata e facil de encontrar.
o dificil é lembrar.
regis
O que é "o lado inverso de uma napa grossa""??????

regisJ
29/11/2008, 13:24
Um material de revestimento sintetico ( napa ) usualmente possui um lado mais liso de melhor qualidade para forração ( bancos, poltronas etc ) e o acabamento do costado é rústico . Como na areia uma palha de coqueiro já faz muita diferença creio que uma forração de 3 metros vá ajudar bastante

Murillus
30/11/2008, 15:39
kkk...

com tanta tralha pra levar neste nosso mundo fora de estrada, to encomendando um caminhaozinho 6x6 pra ficar varrendo a trilha...

rafaelfernandez
30/11/2008, 17:50
kkk...

com tanta tralha pra levar neste nosso mundo fora de estrada, to encomendando um caminhaozinho 6x6 pra ficar varrendo a trilha...


O unico problema vai ser estacionar a criança no Shopping!!! :twisted::twisted::twisted:

:concordo:
[]´s
Rafael

regisJ
30/11/2008, 22:03
Num vai adiantar. Agora em julho antes da cidade de Santa Inês , ( MA) encontrei um garoto desses em velocidade de cruzeiro de 70 km/h . Fui em São Luis e depois aos lençóis . Chegando nos lençóis encontrei o mesmo estacionado em um posto guardado por um belo cão. O frentista me falou que os donos pegaram “uma Toyota e foram conhecer os lençóis".
regis

Murillus
22/05/2009, 11:49
O unico problema vai ser estacionar a criança no Shopping!!! :twisted::twisted::twisted:



Rafael,

olha essa ai...

rafaelfernandez
22/05/2009, 19:22
Rafael,

olha essa ai...

:shock::shock::shock::shock::shock:

Haroldo Valino
23/05/2009, 09:02
É realmente seu tempo de Zeca foi de bom proveito, tenho um amigo experiente pacas em todo tipo de terreno, é a máxima dele é: REDUZIDA O TEMPO TODO, ele tentou até me explicar, está condição o carro sofre menor desgaste.
Pessoalmente, já enfrentei a trilha Barreirinhas até a Lagoa Bonita nos Lençõis Maranhenses, e minha tática foi 4x4 High, quando o bicho pegava, 4x4 Low, não usei o Bloq. Dif da L-200.
Porém, atualmente, estou mais pra usar a reduzida até sair da trilha, seja qq terreno.
No norte e nordeste temos áreas que até o 4x2 resolve.
Tudo é uma questão de avaliação e tato do tipo de areia.
Sim, só pra registrar: Nunca abaixe a pressão aquém das 18 lbs, em caso extremo vá até 16 lbs.


Muita gente acha que utilizar a 4x4 low seria como exigir tudo do carro.. forçando-o ao máximo. Muita gente diz: "Ah! Se eu passo na 4x4 Hi, pq vou usar a 4x4 Low?" A resposta é simples: Na 4x4 Low, sendo areia frouxa, como é o caso das dunas, em determinados aclives onde não existe espaço para se "pegar embalo", o melhor é usar a 4x4 low. Se vc ta na areia frouxa, é 4x4 low direto, ou a embreagem é a primeira a ir pro saco. Ja vi muita gente teimar em usar a 4x4 Hi na areia frouxa de beira de praia e o cheiro de embragem subir.

Tenho meu 4x4 há pouco tempo, mas já fui zeca e sei como é. Quer fazer paredao na duna? andar rapidao? 4x4 Hi, empurra os pés e fé em Deus! Hehehe

Sao 2:46, acabo de chegar de um passeio nas dunas. Vitarazão pra variar, se comportou muito bem. 4x4 Low direto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26793 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26793)

=DDDD

Alexandre Banana
23/05/2009, 21:51
É realmente seu tempo de Zeca foi de bom proveito, tenho um amigo experiente pacas em todo tipo de terreno, é a máxima dele é: REDUZIDA O TEMPO TODO, ele tentou até me explicar, está condição o carro sofre menor desgaste.
Pessoalmente, já enfrentei a trilha Barreirinhas até a Lagoa Bonita nos Lençõis Maranhenses, e minha tática foi 4x4 High, quando o bicho pegava, 4x4 Low, não usei o Bloq. Dif da L-200.
Porém, atualmente, estou mais pra usar a reduzida até sair da trilha, seja qq terreno.
No norte e nordeste temos áreas que até o 4x2 resolve.
Tudo é uma questão de avaliação e tato do tipo de areia.
Sim, só pra registrar: Nunca abaixe a pressão aquém das 18 lbs, em caso extremo vá até 16 lbs.
Rapaz pra andar em duna, se você tiver com 16lb vc está de pneu cheio ... eu uso 10 .. 11 ... agora tem que se ligar pra não destalonar o pneu fazendo lateral ... se não o carro vira hehehehe

Marcelo-HPE
18/06/2009, 19:58
Amigo , compra 02 pranchas de desatolgem de fibra e leva na caçamba na hora do sufoco meti por baixo e pronto.
eu guando vou pra areia não esqueço as minhas .
abs.

Murillus
19/06/2009, 16:36
Sim, só pra registrar: Nunca abaixe a pressão aquém das 18 lbs, em caso extremo vá até 16 lbs.




uso na tracker ate 10 lbs com pneis at...

uso no trole ate 8 lbs com pneus mud ou at... com mudzilla da pra chegar a 4 lbs...

[]s

leo cabral
19/06/2009, 19:46
Sim, só pra registrar: Nunca abaixe a pressão aquém das 18 lbs, em caso extremo vá até 16 lbs.

Sim, só para registrar:

O correto é : Nunca abaixe a pressão aquém das 8 lbs, em caso extremo vá até 6 lbs.

arocha1971
30/06/2009, 17:03
Olá, alguns dos que responderam sobre dicas de passeio em dunas estaria interessado em fazer um passeio na região de Cabo Frio/Buzios em julho? Sou iniciante com uma L200, já tomei cursos de condução, e gostaria de conhecer essa região seguindo algum grupo experiente. Att, Antonio Carlos

Murillus
01/07/2009, 14:14
Sim, só para registrar:

O correto é : Nunca abaixe a pressão aquém das 8 lbs, em caso extremo vá até 6 lbs.

o problema consiste em destalonar o pneu... ou seja, se baixar muito a calibragem do pneu tem que evitar fazer curvas fechadas...

[]s

SÉRGIO HOLANDA
01/07/2009, 17:01
Isso ai Grande Murillus, se baixar muito além de ficar atolado vai ficar com pneu destalonado, imagina se forem mais de um ao mesmo tempo...:parede::parede::parede:

Pessoal algumas dicas que escrevi sobre andar na areia lá no meu blog:

http://sergioholanda.blogspot.com/2009/06/conducao-off-roaddunas-e-areia-fofa.html (http://sergioholanda.blogspot.com/2009/06/conducao-off-roaddunas-e-areia-fofa.html)

Abrs,

Sérjão

PS. Murillus, e ai, vamos em 2010 pra Transamazônica???


o problema consiste em destalonar o pneu... ou seja, se baixar muito a calibragem do pneu tem que evitar fazer curvas fechadas...

[]s

leo cabral
02/07/2009, 13:01
o problema consiste em destalonar o pneu... ou seja, se baixar muito a calibragem do pneu tem que evitar fazer curvas fechadas...

[]s

Isso mesmo Grande Murillus!:concordo:

Apesar dessa nova safra de pneus estar vindo com uma banda de proteção anti-destalonamento , destalonar sempre é um receio que quem pratica off road em areias.

Esse problema se agrava se o aro possuir uma largura grande,pois um aro mais estreito ajuda a "prender" o pneu quando o mesmo esta em baixa pressão.

Quando esta com 8 ou mesmo 6 libras a dica é de evitar curvas fechadas como você bem lembrou e procurar trafegar em baixa velocidade.

Murillus
02/07/2009, 13:24
Isso mesmo Grande Murillus!:concordo:

Apesar dessa nova safra de pneus estar vindo com uma banda de proteção anti-destalonamento , destalonar sempre é um receio que quem pratica off road em areias.

Esse problema se agrava se o aro possuir uma largura grande,pois um aro mais estreito ajuda a "prender" o pneu quando o mesmo esta em baixa pressão.

Quando esta com 8 ou mesmo 6 libras a dica é de evitar curvas fechadas como você bem lembrou e procurar trafegar em baixa velocidade.

e destalonar fazendo lateral... "vira nome de duna"... que nem a duna 2006... a duna do colombiano... a duna do tailane...

[]s

Murillus
02/07/2009, 13:28
PS. Murillus, e ai, vamos em 2010 pra Transamazônica???

Sérjão

muito afim de ir... afinal to de bugao que se chama porquinho... imagina ne...

aproveitando, to querendo um guincho... vc ta vendendo?

[]s

SÉRGIO HOLANDA
02/07/2009, 15:56
Então vamos nessa!!!


Tenho guinchos da Ironman, te mando um pvt.


Abrs,

Sérjão


Sérjão

muito afim de ir... afinal to de bugao que se chama porquinho... imagina ne...

aproveitando, to querendo um guincho... vc ta vendendo?

[]s

leo cabral
02/07/2009, 20:26
guicho x duna

Apergunta do Grande Murillus é também uma duvida que eu tenho.

Qual ou existe um guicho que puxe 2 toneladas ou mesmo 3 com o cabo estirado no máximo e tenha um peso inferior a 20kg?

Para o meu veículo um peso extra na frente atrapalha muito a subida de dunas , vontade eu tenho e muito de ter um guinho mas tenho que conseguir um que puxe 2x o peso do meu Samurai e que não force minha suspensão

SÉRGIO HOLANDA
02/07/2009, 21:48
leo,

não existe no mercado um equipamento com 20kg ou menos e que puxe 2t, principalmente com o cabo estirado ao máximo. Os equipamentos de 4t puxam isso até no máximo metade do cabo, na verdade a cada camada de cabo o guincho perde 1000lbs (455kg) de capacidade.

Os menores guinchos do mercado para uso em veículos são os para ATVs e possuem no máximo 4000lbs (1814kg) na primeira camada e pesam na faixa 10kg, com cabo de 16 metros e 7/32". Um equipamento destes não suportaria puxar um veículo atolado. Este é o mais forte da categoria, depois somente os equipamentos para 8500lbs, que já pesam acima de 40kg.

O indicado é quando intalar um guincho se troque as molas dianteiras, nem digo os amortecedores, já que o indicado seria trocar o conjunto completo, mas pelo menos as molas. Com isso o veículo compensa o peso extra, além de melhorar a altura livre e por consequência os angulos de entrada e saída.

Outra coisa importante é que devemos sempre utilizar equipamentos de auxilio, como patesca, cabo extra e outros acessórios que melhorem o rendimento do guincho bem como sua vida útil.

Abrs,

Sérjão


guicho x duna

Apergunta do Grande Murillus é também uma duvida que eu tenho.

Qual ou existe um guicho que puxe 2 toneladas ou mesmo 3 com o cabo estirado no máximo e tenha um peso inferior a 20kg?

Para o meu veículo um peso extra na frente atrapalha muito a subida de dunas , vontade eu tenho e muito de ter um guinho mas tenho que conseguir um que puxe 2x o peso do meu Samurai e que não force minha suspensão

Murillus
06/07/2009, 17:37
Serjao,

Mas sendo o samurai um carrinho bem leve, uma talha manual resolveria?

acho que o samurai é o melhor custo beneficio dos 4x4... e se envenenar o motor... sai da frente...


[]s

SÉRGIO HOLANDA
06/07/2009, 21:12
Murillão,

Pra um Samuka, lembro que uma vez tirei o meu no braço...Hahahaha, levantava as rodas no braço e minha namorada colocava pedras e galhos...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Mas ter um Hi-Lift em um Samuka e com kit de resgate é mais importante que um guincho, embora leve tempo pra sair, mas dúvido não sair...o guincho é mais rápido e simples...mas um Hi-Lift faz tudo isso e muito mais.

Abrs,

Sérjão

Serjao,

Mas sendo o samurai um carrinho bem leve, uma talha manual resolveria?

acho que o samurai é o melhor custo beneficio dos 4x4... e se envenenar o motor... sai da frente...


[]s

leo cabral
06/07/2009, 22:27
Murillão,

Pra um Samuka, lembro que uma vez tirei o meu no braço...Hahahaha, levantava as rodas no braço e minha namorada colocava pedras e galhos...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:



SÉRGIO HOLANDA

Você descreveu exatamente o que já aconteceu comigo várias vezes.Como sempre ando sozinho com minha companheira , passei por essas e outras!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Gostei muito da idéia do hi lift , mas já que o colega possuiu um Samurai ( por sinal igual ao meu) gostaria de saber de qual guincho mais leve o possível para ele. Como você deve saber o samurai pesa 950kg. Será que um de 1800kg suportaria bem tirar o samurai de atololeiros??

[]'s

leo cabral
06/07/2009, 22:34
acho que o samurai é o melhor custo beneficio dos 4x4... e se envenenar o motor... sai da frente...


Grande Murillus!

Concordo demais com você !!!:palmas::palmas::palmas:

Mas precisa mexer no motor , colando um Kit de redução e os pneus certos , não tem quem segure um Samurai.:concordo::concordo::concordo:

SÉRGIO HOLANDA
06/07/2009, 22:39
leo,

Até hoje me arrependo de ter venido esse meu Samuka, vendi em 2005, era um 97...na época vendi com 30mil km...:parede::parede::parede:

Mas quase não usava, além que por ser obeso era bronca andar no bichim...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

O ideal de um guincho é que puxe na última volta pelo menos o peso do carro, então um guincho de 1800kg a partir da segunda volta já estará sobre carregado, mas com certeza sabendo usar o equipamento e com kit de resgate com patescas e cabos extras, evitando desenrolar o do guincho o Samuka com guincho de 1800kg vai longe!!!

Abrs,

Sérjão

SÉRGIO HOLANDA

Você descreveu exatamente o que já aconteceu comigo várias vezes.Como sempre ando sozinho com minha companheira , passei por essas e outras!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Gostei muito da idéia do hi lift , mas já que o colega possuiu um Samurai ( por sinal igual ao meu) gostaria de saber de qual guincho mais leve o possível para ele. Como você deve saber o samurai pesa 950kg. Será que um de 1800kg suportaria bem tirar o samurai de atololeiros??

[]'s

Murillus
08/07/2009, 15:57
Leo,

o custo-beneficio do guincho pra nos que andamos muito em areia, e principalmente no caso da sua viatura, talvez nao seje compensador...

alem do que alguns colegas dizem que isso (ter um guincho) pode trazer inimizades quando voce nao poder prestar ajuda a alguem...

mas ve com o pompeu, parece que ele ainda tem o guincho que ele usava no samurai azul... porem nao serve no troller...

[]s

leo cabral
08/07/2009, 17:27
Leo,

o custo-beneficio do guincho pra nos que andamos muito em areia, e principalmente no caso da sua viatura, talvez nao seje compensador...

alem do que alguns colegas dizem que isso (ter um guincho) pode trazer inimizades quando voce nao poder prestar ajuda a alguem...

mas ve com o pompeu, parece que ele ainda tem o guincho que ele usava no samurai azul... porem nao serve no troller...

[]s

Grande Murillus

Você citou um fato interessante, realmente na maioria das vezes ando com carros bem maiores que o meu, em caso de atolamento deles , não teria como ajudar de maneira direta.

Murillus
15/07/2009, 14:01
não teria como ajudar de maneira direta



certamente nao...

da pra ajudar, mas acaba forçando o carro "sem necessidade"...

[]s

rogeriomasih
22/10/2009, 00:48
O ideal de um guincho é que puxe na última volta pelo menos o peso do carro, então um guincho de 1800kg a partir da segunda volta já estará sobre carregado, mas com certeza sabendo usar o equipamento e com kit de resgate com patescas e cabos extras, evitando desenrolar o do guincho o Samuka com guincho de 1800kg vai longe!!!

Oi, Sérgio.

me tira uma dúvida: pq a capacidade de carga de um guincho varia de acordo com a quantidade de voltas do cabo? :pensativo:

Abraços,
Rogério

aareal
23/10/2009, 16:18
Oi, Sérgio.

me tira uma dúvida: pq a capacidade de carga de um guincho varia de acordo com a quantidade de voltas do cabo? :pensativo:

Abraços,
Rogério

Rogério,

Na verdade a capacidade não varia em função das voltas de cabo, mas sim camadas de cabo. Trata-se do princípio do torque.

Considerando que o torque máximo do equipamento é constante, pois é produzido pelo motor elétrico e suas engrenagens, a capacidade máxima de tração no cabo, tende a diminuir a medida que este vá se afastando do centro do carretel.

Vou mandar um desenho para facilitar o entendimento.

No desenho, fica fácil de se visualizar que, se T (Torque máximo do Guincho) é constante, quando se aumenta L , por conseqüência F (Força de tração no cabo) terá que diminuir.

Na prática, quanto mais longe se ancorar o gancho do guincho, maior será sua capacidade de tração, lembrando, sempre de não desenrolar completamente o cabo.

Abraços,

Angelo

SÉRGIO HOLANDA
23/10/2009, 23:03
rogerio...:concordo::concordo::concordo:

Vi só agora sua pergunta, desculpe não ter visto antes! Bem o Angelo respondeu super bem explicado, valeuzzz Angelo..:concordo::concordo::concordo:

Abrs,

Sérjão


Oi, Sérgio.

me tira uma dúvida: pq a capacidade de carga de um guincho varia de acordo com a quantidade de voltas do cabo? :pensativo:

Abraços,
Rogério

MMacaé
07/12/2009, 16:51
Olá Pessoal,

Foi bom entrar neste tópico, pois inexperiente que sou, além de aprender ri muito de vocês... Uns mais cautelosos, precavidos outros arrojados, opss, experientes...

Valeu pelo aprendizado,, vamos ser me lembro de td isto lá na areia na hora do pega pra capá!!!!


Messias Regilio

Flávio Falcão
26/02/2011, 14:44
Muito bacana este tópico.
Com relação ao DESATOLEX (Esteira de EVA)?
E em relação ao EXCELL (Prancha em fibra)?
Alguém com experiência?

Marcelo Leitão Oliveira
26/02/2011, 22:24
PessoALL,

Todos concordam que abaixar a pressão dos pneus é fundamental para se andar na areia. Mas qual seria a pressão ideal, quais as vantagens e desvantagens... Porque funciona...

Quando diminuimos a pressão dos pneus aumentamos a área de contato, a tração e principalmente a capacidade de FLUTUAÇÃO dos pneus. É por isso que funciona. Além de evitar o afundamento e o atolamento, também evita o aumento exagerado da temperatura do motor.

Mas qual pressão devemos usar... Quanto menos melhor... Quais os perigos.

Sobre pessão de pneus existe uma regra de ouro:

"Sempre que reduzir a pressão reduza proporcionalmente a velocidade"
"Aumente a pressão proporcionalmente ao peso, velocidade e torque."

No caso do uso na areia, o maior perigo com baixas pressões é o destalomanto do pneu, ou seja, a desencaixe do talão do pneu do aro da roda.

Os pneus são projetados para resistir ao destalonamento até 100 Km/h com 18 libras de pressão, com o veículo sem carga.

Porém para andar na areia sem risco de superaquecimento e atolamento geralmente é preciso abaixar mais do que 18.

A dica é reduzir a velocidade, nunca se esquecer de calibrar o pneus de volta assim que sari da areia e digirir abaixo de 60 ou de 40 Km/h até chegar no posto. Compressores elétricos são fundamentais quando qualquer posto estiver longe demais.

Outra desvantagem das baixas pressões é o acúmulo de areia e sujeira entra o talão do pneu e o aro da roda. Esta sujeira ou areia irá fatalmente causar vazamentos. A solução é desmontar periodicamente os pneus das rodas para fazer a limpeza. Outra solução é o uso de câmaras de ar adequadas.

Tenho muitos clientes que utilizam câmaras de ar exatamente para não sofrer com os problemas de sujeira acumulada e vazamentos, ou para terem mais chances contra o destalonamento e poderem reduzir um pouco mais a pressão em terrenos arenos ou mesmo na lama pesada.

No meu Jeep Willys 67 que uso pneus 35x13,5x16 em rodas tala 12 uso normalmente 18 libras na dianteira e 15 libras na traseira para uso urbano e trilhas leves. Para viagens uso 21/18. Em trilhas pesadas 15/12. Para Rock Crawling, onde a velocidade não supera 5 Km/h uso 3,5 libras nas 4 rodas.

O meu caso é muito específico porque uso pneus diagonais Mudzilla que são super resistentes e uso com câmaras 16L540, reforçadas.

Na minha L200 com pneus 31x10,5R15 VJ900 uso 26/24 na cidade, 28/24 na estrada leve, 28/28 na estrada com malas, 26/24 em rali de regularidade, 24/18 em trilhas, 20/16 em areia socada, 18/14 em areia fofa.

Repare que a pressão da dianteira e da traseira é diferente, sempre mais na frente porque a frente da maioria dos 4x4 é mais pesada (motor), e também porque o destalomanento ocorre geralmente na dianteira, em curvas mais fechadas.

Muitos destalonamentos acorrem não porque abaixamos a pressão para 15 ou 12 libras, mas porque, durante a trilha, os pneus acabam perdendo ainda mais pressão pela sujeira que vai entrando e causando vazamentos. Os pneus vão perdendo pressão até o limiar de destalonamento.

Outros destalonamentos ocorrem porque passamos do limiar com a mistura de velocidade x peso x curva.

Até pneus cheios podem destalonar em situações estremas com a mistura de excesso de velocidade e curvas muitos fechadas ou peso.

Carros de corrida apesar de muito leves usam altas pressões para evitar o destalonamento.

Em rallye de velocidade a escolha da pressão é parte da estratégia / tática de cada equipe. Menor pressão aumenta a tração e aderência, o tempos melhoram, porém existe o risco de destalonamento e cortes. Já maiores pressões protegem o pneu.

Se a equipe já abriu uma boa vantagem, uma boa tática é aumentar a pressão para evitar acidentes com os pneus. Já se vc esta atrás e precisa ir para o tudo ou nada, diminuir a pressão é uma das opções.


Então em resumo temos:

1) Pressão x flutuação
2) Pressão x velocidade
3) Pressão x peso
4) Sujeira x dastalonamento x câmaras de ar

Outra dica importante é sobre câmaras de ar. Só devem ser usadas por quem realmente pretende enfrentar areia e lama. DEvem ser adequadas, da medida certa, nem pequenas, nem grandes. Montadas em lugar limpo, eliminando o grafite interno do pneu. As rodas devem ter as aberturas dos bicos ajustadas e nunca devemos usar câmaras de ar acima de 120 Km/h que é o limite de velocidade da maioria das câmaras.

Abraços pneumáticos e tracionados a todos.

Murillus
01/03/2011, 14:35
Com relação ao DESATOLEX (Esteira de EVA)?



DESATOLEX - ESTEIRA DE BORRACHA E.V.A. - P/ TERRENO ARENOSO... pelo jeito do video num tem nada de novidade nela... http://www.youtube.com/watch?v=fxHS_P-KTP0




E em relação ao EXCELL (Prancha em fibra)?



Conheco a PRANCHA DE DESATOLAGEM da www.todoterreno.net/prod_equip.htm cuja ESPECIFICAÇÕES: Produzida em liga de duralumínio de alta resistência. Tamanhos: . 1,50 x 0,46 m . 1,25 x 0,46 m . 1,00 x 0,46 m ...




Alguém com experiência?



A tempos atras pesquisei e cheguei a testar um tipo de prancha de desatolagem e um borrachao... problema da prancha é o armazenamento pois o troller nao tem bagageiro... do borrachao é a pouca praticidade principalmente na lama funda...

mas ficaria com a prancha...

JEFFCATUNDA
02/03/2011, 01:05
Marcelo. Tem algumas variações de acordo com a viatura, e o tipo de areia....


Areia x Pressão dos Pneus x Cuidados e dicas
PessoALL,

Todos concordam que abaixar a pressão dos pneus é fundamental para se andar na areia. Mas qual seria a pressão ideal, quais as vantagens e desvantagens... Porque funciona...

Quando diminuimos a pressão dos pneus aumentamos a área de contato, a tração e principalmente a capacidade de FLUTUAÇÃO dos pneus. É por isso que funciona. Além de evitar o afundamento e o atolamento, também evita o aumento exagerado da temperatura do motor.

-Aumenta a área de contato e a tração, mas a "flutuação", acho que não, a não ser que você esteja usando essa palavra no sentido de que ele(o Pneu) "copia" melhor o terreno... Quanto a temperatura do motor, se existe mais tração, existe um trabalho maior, mas ele realmente não vai rodar livre, se isso aumenta ou diminui a temperatura... Depende...

Mas qual pressão devemos usar... Quanto menos melhor... Quais os perigos.

Sobre pessão de pneus existe uma regra de ouro:

"Sempre que reduzir a pressão reduza proporcionalmente a velocidade"
"Aumente a pressão proporcionalmente ao peso, velocidade e torque."

-Esta regra deve ser observada em trechos de deslocamento, em asfalto principalmente, pois na areia o que mais destalona é a aceleração em angulações.

No caso do uso na areia, o maior perigo com baixas pressões é o destalomanto do pneu, ou seja, a desencaixe do talão do pneu do aro da roda.

- Na areia, o que mais ocorre na realidade é o esvaziamento de pneus, destalonar é mais grave, mas o que mais ocorre é secar mesmo, dai que usamos os transferidores de pressão, transferindo a pressão dos steps (deixamos com 50 libras) para os pneus secos...

Os pneus são projetados para resistir ao destalonamento até 100 Km/h com 18 libras de pressão, com o veículo sem carga.

Porém para andar na areia sem risco de superaquecimento e atolamento geralmente é preciso abaixar mais do que 18.

- Para andar realmente na areia, e de forma eficiente, arriscaria dizer que deve se baixar para, no mínimo, 10 libras. eu, por exemplo, uso 8 libras nos 31 do troller, 6 libras nos 205 do samurai, e usava 8 libras nos 255 da SW4... Os do samurai que são carecas já secaram umas 3 x mas nunca destalonaram.

A dica é reduzir a velocidade, nunca se esquecer de calibrar o pneus de volta assim que sari da areia e digirir abaixo de 60 ou de 40 Km/h até chegar no posto. Compressores elétricos são fundamentais quando qualquer posto estiver longe demais.

Outra desvantagem das baixas pressões é o acúmulo de areia e sujeira entra o talão do pneu e o aro da roda. Esta sujeira ou areia irá fatalmente causar vazamentos. A solução é desmontar periodicamente os pneus das rodas para fazer a limpeza. Outra solução é o uso de câmaras de ar adequadas.

-Isso é o que faz secar realmente, mas em relação a camara de ar, aqui quase ninguém usa pneus com camara, ou quando usa não secam muito pois existe a possibilidade da camara rodar e e cortar o pito (a valvula).

Tenho muitos clientes que utilizam câmaras de ar exatamente para não sofrer com os problemas de sujeira acumulada e vazamentos, ou para terem mais chances contra o destalonamento e poderem reduzir um pouco mais a pressão em terrenos arenos ou mesmo na lama pesada.

No meu Jeep Willys 67 que uso pneus 35x13,5x16 em rodas tala 12 uso normalmente 18 libras na dianteira e 15 libras na traseira para uso urbano e trilhas leves. Para viagens uso 21/18. Em trilhas pesadas 15/12. Para Rock Crawling, onde a velocidade não supera 5 Km/h uso 3,5 libras nas 4 rodas.

-Quando você usa a viatura em asfalto e em tração 4x2, não existe a preocupação de estarem todos com a mesma calibração, mas quando a viatura está "traçada", isso deve ser motivo de observação rigorosa, pois quando se secam os pneus dianteiros, ou traseiros de forma diferente, difere-se também a força de transmissão entre os eixos, e entre as rodas de um mesmo eixo, se por acaso estiverem com pressões diferentes... Algums colegas experientes usam esta diferenciação para melhorar o desempenho das viaturas, principalmente em camionetes, devido a diferença de peso e o entre-eixo longo...

O meu caso é muito específico porque uso pneus diagonais Mudzilla que são super resistentes e uso com câmaras 16L540, reforçadas.

Na minha L200 com pneus 31x10,5R15 VJ900 uso 26/24 na cidade, 28/24 na estrada leve, 28/28 na estrada com malas, 26/24 em rali de regularidade, 24/18 em trilhas, 20/16 em areia socada, 18/14 em areia fofa.

Repare que a pressão da dianteira e da traseira é diferente, sempre mais na frente porque a frente da maioria dos 4x4 é mais pesada (motor), e também porque o destalomanento ocorre geralmente na dianteira, em curvas mais fechadas.

-A regra básica, para quem não tem experiência, é manter as pressões dos pneus iguais quando a viatura estiver "traçada", com o tempo, e com as respostas do conjunto, ai sim, pode-se começar a arriscar essas alterações...

Muitos destalonamentos acorrem não porque abaixamos a pressão para 15 ou 12 libras, mas porque, durante a trilha, os pneus acabam perdendo ainda mais pressão pela sujeira que vai entrando e causando vazamentos. Os pneus vão perdendo pressão até o limiar de destalonamento.

- Geralmente o destalonamento ocorre de forma brusca, como os pneus já estão quase vazios, quando secam, secam logo e não chegam a destalonar.
Outros destalonamentos ocorrem porque passamos do limiar com a mistura de velocidade x peso x curva.

-Esse é o verdadeiro motivo do destalonamento, e incluo aqui a angulação do terreno!

Até pneus cheios podem destalonar em situações estremas com a mistura de excesso de velocidade e curvas muitos fechadas ou peso.

Carros de corrida apesar de muito leves usam altas pressões para evitar o destalonamento.

Em rallye de velocidade a escolha da pressão é parte da estratégia / tática de cada equipe. Menor pressão aumenta a tração e aderência, o tempos melhoram, porém existe o risco de destalonamento e cortes. Já maiores pressões protegem o pneu.

Se a equipe já abriu uma boa vantagem, uma boa tática é aumentar a pressão para evitar acidentes com os pneus. Já se vc esta atrás e precisa ir para o tudo ou nada, diminuir a pressão é uma das opções.


Então em resumo temos:

1) Pressão x flutuação
2) Pressão x velocidade
3) Pressão x peso
4) Sujeira x dastalonamento x câmaras de ar

Outra dica importante é sobre câmaras de ar. Só devem ser usadas por quem realmente pretende enfrentar areia e lama. DEvem ser adequadas, da medida certa, nem pequenas, nem grandes. Montadas em lugar limpo, eliminando o grafite interno do pneu. As rodas devem ter as aberturas dos bicos ajustadas e nunca devemos usar câmaras de ar acima de 120 Km/h que é o limite de velocidade da maioria das câmaras.

Abraços pneumáticos e tracionados a todos.

Também espero ter ajudado!.... :)

NO - CT Santos/SP
05/03/2011, 00:56
Jeff / Marcelo
To me programando pra ir em Jeri, Parnaiba e Barreirinhas em julho/11, e como minha experiencias em areia foi uma ida na Bahia, as explicações de vcs vão me ajudar ...
Se tiver mais alguma duvida vou pedir socorro kkkkkkkkkkkk
abs

JEFFCATUNDA
05/03/2011, 09:22
Jeff / Marcelo
To me programando pra ir em Jeri, Parnaiba e Barreirinhas em julho/11, e como minha experiencias em areia foi uma ida na Bahia, as explicações de vcs vão me ajudar ...
Se tiver mais alguma duvida vou pedir socorro kkkkkkkkkkkk
abs
Estamos por aqui....:)

Murillus
13/03/2011, 17:38
Estamos por aqui....:)

Olha so o presidente da AJC dando aula de pilotaqgem na areia...

kkk...

JEFFCATUNDA
13/03/2011, 18:19
Olha so o presidente da AJC dando aula de pilotaqgem na areia...

kkk...
Fala ai meu professor...

Muito do pouco que sei sobre esse assunto, aprendi com você. Obrigado!

Dfpf
14/03/2011, 14:41
Jeff / Marcelo
To me programando pra ir em Jeri, Parnaiba e Barreirinhas em julho/11, e como minha experiencias em areia foi uma ida na Bahia, as explicações de vcs vão me ajudar ...
Se tiver mais alguma duvida vou pedir socorro kkkkkkkkkkkk
abs


NO

Com estes professores vc vai longe. Eu fui!!

carlos muller
11/04/2011, 18:16
pessoal...comprei um vitarinha e testei nas duinas e achei curioso o seguinte...

4x4L eh mais fraco que 4x4H...isso eh possivel????

comprei um 4x4 com relação invertida???

obs...para passeio em dunas usei 4x4L e para subi-las tive que usar a 4x4H...

to ficando doido ou eh isso mesmo???

rogeriomasih
11/04/2011, 19:05
O que vc chama de mais fraco?

paa subir em algumas dunas vc vai precisar de velocidade e não de força; no LOW vc vai ter força e no HI velocidade.

carlos muller
11/04/2011, 19:45
cara...a força do meu vitara ta no 4x4H...o teste basico que fiz...

engatei a 1ª e 4x4L (alavanca saindo de 4x2=>sobe, passa pela 4x4H=>esquerda e sobe para 4x4L...essa marcha agiu quase de forma normal, claro que senti mais tração e rodei tranquilo no asfalto ateh 50km/h...aí parei e colokei a 4x4H (para baixo e direita) o vitara virou um trator!!!

percebe o que estou dizendo??? o H é mais tração que o L....o L (low) nao eh a reduzida??? ou seja usada para atolamento e etc???...mas no meu vitara o H é que tem tração para isso...

isso eh possivel????tração trocada???

ajuda ai rogerio...to pensando e participar do grupo da rapaziada ali no beach park...mas to querendo me familiarizar mais com a caranga...

rogeriomasih
11/04/2011, 21:08
Vc usou a tração no asfalto? não faz isso que vai estragar a tua tração.

para testar, basta vc comparar a rotação do motor com a velocidade. para ficar mais mais fácil de comparar, não fiz de 1a. marcha. Mas sai de primeira, passa a segunda e vai acompanhando a relação entre a rotação do motor e a velocidade. Faz em hi e depois em low. Óbviamente em low a rotação vai subir bem mais rápido do que em hi, ou seja, vc vai ter menos velocidade para uma rotação em low do que em hi.

nunca ouvi falar em trocar hi por low, mas nao estou dizendo que nao existe. Faz o teste e posta o resultado aqui; ok?

JEFFCATUNDA
12/04/2011, 00:17
cara...a força do meu vitara ta no 4x4H...o teste basico que fiz...

engatei a 1ª e 4x4L (alavanca saindo de 4x2=>sobe, passa pela 4x4H=>esquerda e sobe para 4x4L...essa marcha agiu quase de forma normal, claro que senti mais tração e rodei tranquilo no asfalto ateh 50km/h...aí parei e colokei a 4x4H (para baixo e direita) o vitara virou um trator!!!

percebe o que estou dizendo??? o H é mais tração que o L....o L (low) nao eh a reduzida??? ou seja usada para atolamento e etc???...mas no meu vitara o H é que tem tração para isso...

isso eh possivel????tração trocada???

ajuda ai rogerio...to pensando e participar do grupo da rapaziada ali no beach park...mas to querendo me familiarizar mais com a caranga...
Carlos.

Pode ter problema sim, algumas x os colegas retiram,ou mesmo trocam as relações gastas pelas engrenagens das menos gastas, mas isso são adaptações para rodar um pouco mais de tempo, tem que refazer depois...

O teste mais efetivo e mais simples que você pode fazer é o seguinte:

Vai para uma area de areia de praia, para a viatura e coloca em terceira hi e tenta sair... depois para de novo, coloca em terceira LOW e tenta sair de novo...

Ele não deve sair de terceira HI, ou sair muito ruim, não vai ter força... Já na terceira LOW ele vai sair, ou deve sair, numa boa.... Assim é o normal.

Se estiver invertido, mais força em terceira HI que em terceira LOW, é porque foram realmente invertidas as relações... Você precisa levar em algum lugar para rever isso.

Seja muito bem vindo lá em noso tópico da Rapaziada do Ceará, logo abaixo, na minha assinatura tem um link para lá... Sempre marcamos algumas brincadeiras por lá.

Grande abraço.

Jeff.

JEFFCATUNDA
12/04/2011, 00:21
cara...a força do meu vitara ta no 4x4H...o teste basico que fiz...

engatei a 1ª e 4x4L (alavanca saindo de 4x2=>sobe, passa pela 4x4H=>esquerda e sobe para 4x4L...essa marcha agiu quase de forma normal, claro que senti mais tração e rodei tranquilo no asfalto ateh 50km/h...aí parei e colokei a 4x4H (para baixo e direita) o vitara virou um trator!!!

percebe o que estou dizendo??? o H é mais tração que o L....o L (low) nao eh a reduzida??? ou seja usada para atolamento e etc???...mas no meu vitara o H é que tem tração para isso...

isso eh possivel????tração trocada???

ajuda ai rogerio...to pensando e participar do grupo da rapaziada ali no beach park...mas to querendo me familiarizar mais com a caranga...
Ia esquecendo, como o Rogério já postou, não é bom rodar tracionado em terrenos de grande aderência, tipo asfalto... Caso haja um problema que necessite rodar assim, que o faça somente em linha reta, sem fazer curvas acentuadas na viatura, ppois isso pode danifica-la bastante... Mas é assim mesmo, eu mesmo já passei pos isso em mei primeiro 4x4... Ainda bem que não quebrou. :)

Marcelo VALLADARES
25/10/2015, 15:16
Pessoal,
Em Janeiro/2015 vou para Corumbaú-BA, perto de Prado, sul da Bahia. Já para chegar lá vai ser muito bom (53km) de terra e fiquei sabendo que é muito bom dar uns rolé sobre as areias das longas praias da região. Tenho uma L200 4x4, diesel, e acho que não vou passar nenhum perrengue lá, mas se alguém já rodou por aquelas bandas seria grato em ouvir os relatos e dicas.
Um grande abraço a todos e aguardo seus comentários.

Murillus
26/10/2015, 10:25
Em Janeiro/2015 vou para Corumbaú-BA, perto de Prado, sul da Bahia.

??? nao seria janeiro de 2016 ???



dar uns rolé sobre as areias das longas praias da região.

região é muito bonita... a Praia Ponta de Corumbau é uma das mais cobiçadas praias do sul da Bahia, localizada no município de Prado, a mais ou menos uns 800 km de Salvador... veja:
www.youtube.com/watch?v=zgE6u13ana4


se alguém já rodou por aquelas bandas seria grato em ouvir os relatos e dicas.
Um grande abraço a todos e aguardo seus comentários.


porem tem trechos perigosos como todo canto do nosso litoral, e, por experiência, tive um perengue, entao procure informacoes com o pessoal acostumado a andar na regiao tipo www.jeepclubedecastelo.com.br ou veja o relato do https://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/30571-bahia-estrada-entre-ponta-do-corumbau-e-caraiva.html

[]s

Dimasi
26/10/2015, 18:05
Nessa região é muito difícil ver carro rodando na areia. Só vi motos e quadris. Se informe antes de meter sua vtr na areia pq a multa é pesada. Para rodar pela areia é importante ficar de olho na tábua das marés, que por lá variam muito. A região é muito bonita. O caminho entre Cumuruxatiba e Corumbau é uma sequencia de belas praias. A estrada segue perto do mar e com chuva os carros de plástico agarram em alguns trechos. Agora se vc quer uma overdose de guiar na areia e dunas, faça a rota das emoções de Fortaleza aos Lençóis.
Abs

rhoberyo
27/10/2015, 11:43
todo sabado tem encontro no maluaga... :concordo:
a galera sempre vai pra dunas dos cataventos... :concordo:
melhor local pra aprender a andar em areia... :concordo:



quanto a duvida acima, seria bom perguntar ao Themóteo...



Meu caro Murillus,

Qual horário que a galera se reúne aos sábados no Maluaga?
Valeu

Murillus
28/10/2015, 11:37
Meu caro Murillus,

Qual horário que a galera se reúne aos sábados no Maluaga?
Valeu

Todos os sabados a tarde o pessoal vai brincar no PDD... por volta das 14 ou 15h...
Posto Maluaga se abastece e baixa a calibragem dos pneus...

hacheprates
23/11/2015, 21:54
Pessoal,
Em Janeiro/2015 vou para Corumbaú-BA, perto de Prado, sul da Bahia. Já para chegar lá vai ser muito bom (53km) de terra e fiquei sabendo que é muito bom dar uns rolé sobre as areias das longas praias da região. Tenho uma L200 4x4, diesel, e acho que não vou passar nenhum perrengue lá, mas se alguém já rodou por aquelas bandas seria grato em ouvir os relatos e dicas.
Um grande abraço a todos e aguardo seus comentários.


realmente, como já disseram, naquela região de corumbau, cumuruxatiba e prado é proibido o uso de veículos automotores na faixa de areia das praias. a estrada que liga prado à ponta do corumbau não tem muita areia fofa, já fiz esse trajeto de golzinho numa boa!