PDA

Ver Versão Completa : Roda livre Ranger



Vinicius Cruz
02/04/2004, 23:15
Ola pessoal...

eu com duvidas na ranger mais uma vez...

bom é o seguinte:
Hj fui trocar o oleo da bicha a enquanto estava no elevador eu tentei girar o eixo carda que vai para o diferencial dianteiro, mas ele não girou...., achei estranho, pois um dia, em casa, eu entrei em baixo dela pra dar uma fuçada e o eixo girou sem problemas... e nos dois casos o carro estava paradao, sem estar com a traçao acionada e com o motor desligado, e desengatado (este ultimo fiquei na duvida,não lembro se nos dois casos estava desengatada, mas acho que não iria interfirir, pois o carro estava com a tração desligada.).....

A Ranger tem roda livre???? no caso de ter como é a atuação dela??? eletrica, a vácuo, ou outro sistema? :?:

obrigado..

abracos.

(eu procurei e não achei nada específico a respeito do acima exposto nos topicos de pickups, se houver algo, me avisem por favor.) :lol:

amithai
03/04/2004, 08:40
Até 2001 eu acho....roda livre a vácuo..
Depois...ligada o tempo todo...sem roda livre!!

03/04/2004, 08:44
Isso mesmo.

Até 2001 tem um sistema de vácuo que trava/destrava as rodas livres. A partir dai, é tudo ligado direto. :-)

Na minha 2000 eu desativei o sistema de vácuo e deixei ligado direto, iguais as mais novas, para evitar problemas de ativação do 4x4.

Vinicius Cruz
08/04/2004, 21:16
a principio acho que quero ficar copm a roda livre da forma original, mas acho que esta comproblemas ou faltando um lubrificacao...porem essa lubrificação, pelo que lino site do clube ranger da argentina, essa roda livre nao pode ser feita de qulquer forma, visto que pode interfiri no sistema do vacuo... como nao faco ideia de como funciona a tal roda livre... gostaria se possivel de uma explicação do funcionamento dela ... e tb da desativação dela.... e tb a respeito da sua lubrificação....pois as minhas estao estralando...

ate mais...

amithai
10/04/2004, 20:59
cara isso eh complicado......a lubrificacao tem q ser muito discreta, pouca....talvez um WD.....quanto o sistema à vácuo...é muita dor de cabeça....funciona assim....vc liga a traçao e o sistema produz um vácuo de 40 segundos...eh isso galera? e ele trava a roda ......quando vc desliga...ele produz um vácuo de uns 20 segundos...(dá um puxão menor) e destrava trava a roda(esta informacao q te passo levei um tempao para descobrir...dai o intuito do forum..um ajudar o outro)...conselho...se sua roda livre tiver dando problema...esquece ela e faz um pituto ou compra a manual...se não, sortudo, continue assim....lubrificação? Nada de óleo...no máximo um WD mínimo...retire tudo e limpe bem...
abraços
Amithai

dero
29/01/2006, 20:52
All,

Deem uma olhada no sistema do PITUTO q o Ojaneri falou, a princípio parece engraçado, mas é a graça de ver q a "roda pode ser re-invetada" e até simplificada:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8488

Ojaneri :concordo:

valeu

Moisés S.M
28/09/2011, 11:36
Vou aproveitar esse tópico e por uma duvida aqui mesmo.A Roda livre 4x4 da Ranger precisa de uma lubrificação e limpeza de vez em quando,no meu manual de serviço diz que eu devo limpar e lubrificar a roda livre,com a Graxa ESA-M1C75-B,até ai tudo bem,o problema que eu não acho essa graxa,pode ser qualquer graxa de rolamento?quem entende bem o assunto de graxa,coloca ai,da uma ajuda rsrsrs.abrss

RGamaJr_4x4
28/09/2011, 11:56
Vou aproveitar esse tópico e por uma duvida aqui mesmo.A Roda livre 4x4 da Ranger precisa de uma lubrificação e limpeza de vez em quando,no meu manual de serviço diz que eu devo limpar e lubrificar a roda livre,com a Graxa ESA-M1C75-B,até ai tudo bem,o problema que eu não acho essa graxa,pode ser qualquer graxa de rolamento?quem entende bem o assunto de graxa,coloca ai,da uma ajuda rsrsrs.abrss

Essa especificação ESA-M1C75-B é da Ford. Então... concessionária.
Mas deve haver alguma equivalente no paralelo.

RGamaJr_4x4
28/09/2011, 12:00
É essa:
http://www.fcsdchemicalsandlubricants.com/main/images/Products/XG1C.jpg
Premium Long-Life Grease (http://www.fcsdchemicalsandlubricants.com/main/product.asp?product=Premium%20Long-Life%20Grease&category=Greases)

Encontrei algo equivalente da Castrol:
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_usa/STAGING/local_assets/images/products/SYN_MultiGrease_87x350.jpg
Castrol USA - SYNTEC MP Grease (http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9012235&contentId=7036196)
Meets the requirements NLGI GC/LB, Ford ESA-M1C75-B and General Motors 9985254.

Moisés S.M
28/09/2011, 12:03
É essa mesmo,mas aonde comprar??não acho aqui no Brasil,sera que a Ford vende??vou ligar pra lá agora a tarde.
valeu Rogério!

Walter L. L. Casitta
28/09/2011, 12:12
Qualquer graxa para junta homocinética vai funciona bem...

Moisés S.M
28/09/2011, 15:35
Qualquer graxa para junta homocinética vai funciona bem...
Valeu Walter,essa é mais fácil de achar...

rcarmelo
03/01/2013, 18:31
amigos tenho uma ranger 2003 estou pensando em colocar roda livre manual amv sera que e boa ,pois viajo e o eixo fica rodando apesar de a traçao nao etar ligada algem ja colocou e bom

Pedro Eduardo Patussi
03/01/2013, 20:03
amigos tenho uma ranger 2003 estou pensando em colocar roda livre manual amv sera que e boa ,pois viajo e o eixo fica rodando apesar de a traçao nao etar ligada algem ja colocou e bom

não tem como colocar na tua ranger....só abaixo de 2000....q tem roda livre...q é possivel colocar as avm manuais...


talvez.....de....se trocar td o conjunto da dianteira por um de uma ranger 2000<<<

mottafoz
16/04/2018, 20:53
não tem como colocar na tua ranger....só abaixo de 2000....q tem roda livre...q é possivel colocar as avm manuais...


talvez.....de....se trocar td o conjunto da dianteira por um de uma ranger 2000<<<

isso quer dizer q no caso das 98, 99 é necessario colocar o kit pra eliminar o sistema a vácuo?