Ver Versão Completa : Roda livre Ranger
Vinicius Cruz
02/04/2004, 23:15
Ola pessoal...
eu com duvidas na ranger mais uma vez...
bom é o seguinte:
Hj fui trocar o oleo da bicha a enquanto estava no elevador eu tentei girar o eixo carda que vai para o diferencial dianteiro, mas ele não girou...., achei estranho, pois um dia, em casa, eu entrei em baixo dela pra dar uma fuçada e o eixo girou sem problemas... e nos dois casos o carro estava paradao, sem estar com a traçao acionada e com o motor desligado, e desengatado (este ultimo fiquei na duvida,não lembro se nos dois casos estava desengatada, mas acho que não iria interfirir, pois o carro estava com a tração desligada.).....
A Ranger tem roda livre???? no caso de ter como é a atuação dela??? eletrica, a vácuo, ou outro sistema? :?:
obrigado..
abracos.
(eu procurei e não achei nada específico a respeito do acima exposto nos topicos de pickups, se houver algo, me avisem por favor.) :lol:
Até 2001 eu acho....roda livre a vácuo..
Depois...ligada o tempo todo...sem roda livre!!
Isso mesmo.
Até 2001 tem um sistema de vácuo que trava/destrava as rodas livres. A partir dai, é tudo ligado direto. :-)
Na minha 2000 eu desativei o sistema de vácuo e deixei ligado direto, iguais as mais novas, para evitar problemas de ativação do 4x4.
Vinicius Cruz
08/04/2004, 21:16
a principio acho que quero ficar copm a roda livre da forma original, mas acho que esta comproblemas ou faltando um lubrificacao...porem essa lubrificação, pelo que lino site do clube ranger da argentina, essa roda livre nao pode ser feita de qulquer forma, visto que pode interfiri no sistema do vacuo... como nao faco ideia de como funciona a tal roda livre... gostaria se possivel de uma explicação do funcionamento dela ... e tb da desativação dela.... e tb a respeito da sua lubrificação....pois as minhas estao estralando...
ate mais...
cara isso eh complicado......a lubrificacao tem q ser muito discreta, pouca....talvez um WD.....quanto o sistema à vácuo...é muita dor de cabeça....funciona assim....vc liga a traçao e o sistema produz um vácuo de 40 segundos...eh isso galera? e ele trava a roda ......quando vc desliga...ele produz um vácuo de uns 20 segundos...(dá um puxão menor) e destrava trava a roda(esta informacao q te passo levei um tempao para descobrir...dai o intuito do forum..um ajudar o outro)...conselho...se sua roda livre tiver dando problema...esquece ela e faz um pituto ou compra a manual...se não, sortudo, continue assim....lubrificação? Nada de óleo...no máximo um WD mínimo...retire tudo e limpe bem...
abraços
Amithai
All,
Deem uma olhada no sistema do PITUTO q o Ojaneri falou, a princípio parece engraçado, mas é a graça de ver q a "roda pode ser re-invetada" e até simplificada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8488
Ojaneri :concordo:
valeu
Badulaca
26/04/2009, 21:50
Rapaziada
Hoje fiz minha primeira trilha com a Ranger 98 que adquiri...
Gostei do carro porém tive queser rebocado por um amigo de willlys (bem isso que eu não queria). Acontece que a roda livre não acionou, oiu seja a tração engatava, até a reduzida engatava (estava com medo do tal motorzinho) mas não foi ele que me deixou na mão.
Pergunto: O que á melhor fazer... ir a um mecânico para ver o que aconteceu com o tal sistema da roda livre ou instalar uma manual (AVM 470, que prefiro).
E outra coisa... alguém sabe me dizer o que é o tal do PITUTO, como se usa e como se faz ou adquire.
Abraços
Daniel.Shimomoto
27/04/2009, 00:27
Rapaziada
Hoje fiz minha primeira trilha com a Ranger 98 que adquiri...
Gostei do carro porém tive queser rebocado por um amigo de willlys (bem isso que eu não queria). Acontece que a roda livre não acionou, oiu seja a tração engatava, até a reduzida engatava (estava com medo do tal motorzinho) mas não foi ele que me deixou na mão.
Pergunto: O que á melhor fazer... ir a um mecânico para ver o que aconteceu com o tal sistema da roda livre ou instalar uma manual (AVM 470, que prefiro).
E outra coisa... alguém sabe me dizer o que é o tal do PITUTO, como se usa e como se faz ou adquire.
Abraços
Badulaca
O melhor sistema é o sistema pós 1999/2000: Sem roda livre (que no meu ponto de vista é o mais racional: Roda livre com as modernas CT's é atraso de vida)
Mas no seu caso, nem hesite: AVM!
Abs!!!!
T.T. Rex - Tio Balú
27/04/2009, 00:58
Badulaca,
Pesquise na ferramenta do Google assim - site:www.4x4brasil.com.br (http://www.4x4brasil.com.br) pituto
Mas os cubos da AVM são melhores.
Att
Tio Balú
Moisés S.M
27/04/2009, 12:29
Antes de qualquer coisa da uma olhada se nenhuma mangueira do vacuo não se soltou ou quebrou...E se td estiver certinho coloca um AVM e esquece,eu tive o mesmo problema mas não deu pra resolver,vou colocar os AVM é facil d instalar e concerteza não vai t deixar na mão!!!
Na minha opinião so troque pelas AVM caso as suas quebrarem,
O Pituto é uma criação dos nossos hermanos e que o Ojaneri trouxe para cá, o processo e feito em casa mesmo, é colocado um pino no lugar daquela tela prateada por ali tu empurra aquele pino travando/destravando a RL
Eu ao invés de colocar o pino, apenas retirei aquela telinha e com 2 pinos(pode ser qualquer um desde que não seja ponti-agudo pra não ter problema de furar a borracha de vedação, eu uso aqueles de dobradiça de porta :D ) eu empurro o sistema , muito simples...
Qualquer duvida pergunta
Moisés S.M
27/04/2009, 18:07
Rogerrm:
Me explica uma coisa,eu li como se faz o Pituto vi as fotos etc...mas queria saber uma coisa,se vc só tira a telinha prateada e coloca alguma coisa pra empurrar "um pino" as rodas ja engatam????tipo se eu tirar aquela capa q tem a telinha vou me deparar com aquela borracha preta de vedação certo??se eu empurra-la com o dedo a roda livre ja vai engatar???se eu entendi não preciso nem desmontar a roda livre,é só fazer um furo na tela prateada e colocar alguma coisa pra empurrar,e como sei q engatou??tenho q empurrar até o fim pra engatar e dpois faço o mesmo pra desengatar??não tem perigo da roda ficar presa???quero entender direito isso pq pelo o q entendi é uma solução bem simples e barata.
Moises
Vou tentar te explicar.
Dentro da borracha preta existe uma espécie de plug de plastico que fica em duas posições, expandido e contraído.
quando vc aperta o plug uma vez ele trava contraido e a roda livre fica desligada.
Quando vc aperta o plug denovo ele libera uma mola interna e expande o plug.
Esse plug empurra o sistema de engate das rodas livres.
por isso que funciona simplesmente apertando, o segredo esta no plug.
Dicas:
1 - desmonte a sua RL sem retira-la do cubo. Retire somente a tampa preta onde fica a tela q vc ira entender.
2 - Não fica brincando com esse plug que eu te falei. Os contatos são muito sensiveis e quebram facil quando manuseados fora da caracaça da roda livre, então se desmontar tenha cuidado com o plug.
Na minha ranger o plug quebrou umas travas internas e so ficava expandido. Eu tive que fazer um pitituto mais elaborado para resolver
Moises, num sei se da pra tirar ela por fora , ela é encaixada.
Sim vc vai se deparar com a borracha , mas antes dela tem uma grade de plastico nesse formato "*" ai tu pega dois pininhos e poem um na esquerda e outro na direita e empurra até o final (uiiii) e solta, a mola vai abrir e ela vai engatar, pra desengatar tu empurra + ou - até a metade vai ouvir/sentir um click a mola vai ficar presa e desengatar!
Em algumas vezes que vc usar ja vai saber quando vai estar engatada ou desengatada, por exemplo quando ela ta engatada(pronta pro 4x4) ela vai apresentar resistencia para empurrar o sistema(a mola esta aberta), quando ela estiver desengatada(pra andar em 4x2) a mola vai ficar presa e irá apresentar resistencia apartir da metade do curso , é complicado explicar assim :D
O melhor de tudo e retirar com 2 chaves de fenda o miolo, vai intender direitinho como funciona abraços
Quando chegar em casa eu posto fotos
T.T. Rex - Tio Balú
27/04/2009, 19:09
Boa noite Moises. Veja como se faz o PITUTO em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524)
Se os seus cubos estão bons, faça o pituto e vai usando, quando encrencar compre os AVM.
Veja os modelos das AVM que o Thelmo postou em http://www.avm.com.br/products2.htm (http://www.avm.com.br/products2.htm)
Att
Tio Balú
Badulaca
27/04/2009, 19:22
Badulaca
O melhor sistema é o sistema pós 1999/2000: Sem roda livre (que no meu ponto de vista é o mais racional: Roda livre com as modernas CT's é atraso de vida)
Mas no seu caso, nem hesite: AVM!
Abs!!!!
Valeu, Daniel
Já cotei a roda livre AVM 470 na Jipebrás, mas acho que tentarei antes o pituto explicado pelo ojaneri... vamos ver no que dá.
Abraço e obrigado
Badu
Badulaca
27/04/2009, 19:26
Badulaca,
Pesquise na ferramenta do Google assim - site:www.4x4brasil.com.br (http://www.4x4brasil.com.br) pituto
Mas os cubos da AVM são melhores.
Att
Tio Balú
Daí Tio Balú
Obrigado pela resposta... consultei a reportagem do ojaneri sobre o pituto e tentarei... afinal de contas estou tentando guaradar grana para elevar a Ranger e qualquer economia é bem vinda...
Esse tal de pituto cabe como uma luva para mim... tipo pobretão. kkkkk
Escuta se souber de algum kit barato para elevar a Ranger me avisa...
Abraço
Badu
Badulaca
27/04/2009, 19:27
Na minha opinião so troque pelas AVM caso as suas quebrarem,
O Pituto é uma criação dos nossos hermanos e que o Ojaneri trouxe para cá, o processo e feito em casa mesmo, é colocado um pino no lugar daquela tela prateada por ali tu empurra aquele pino travando/destravando a RL
Eu ao invés de colocar o pino, apenas retirei aquela telinha e com 2 pinos(pode ser qualquer um desde que não seja ponti-agudo pra não ter problema de furar a borracha de vedação, eu uso aqueles de dobradiça de porta :D ) eu empurro o sistema , muito simples...
Qualquer duvida pergunta
Valeu...
Obrigado!
Pituto nela !!!!
Moisés S.M
27/04/2009, 20:23
Lucasam,me responde uma coisa quando tiro essa capinha com a tela faço um furo nela e coloco o botão certo???não preciso retirar o plug de plastico aquela coisa branca q tu falow q é sensivel até pq pelo q eu vi na montagem do pituto o plug de plastico só é retirado pra entender como funciona certo???
Moises, tem que retirar a telinha de prateada e cortar mais uma grade de plastico atras...
Aquela peça de plastico desmonta igual, sem medo pega ela na mao e aperta vai ver que vai abrir, ai tu ve como funciona o travamento/destravamento!
Moisés S.M
27/04/2009, 20:42
valeu Rogerrm,entendi!!!dpois posta uma foto pra v como ficou a sua ok!!!
Ok, to esperando meu pai chega com a vtr
P.s> Eu conheci e entrei nesse forum ano passado, quando comecei a dirigir(15 anos agora 16) e a tração não funcionava, aí eu procurei no Google sobre o assunto e acabei aqui, naquela época eu não entendia PN de mecanica e essas coisas aí , foi tudo na pura curiosidade! kk
T.T. Rex - Tio Balú
27/04/2009, 21:04
É isso aí Rogerrrrrrmmm ! Agora vamos trocando idéia.
Moises, não esqueça que as telinhas e a guarnição preta(capa preta) também tem que ser furadas para passar o botão.
O botão começa no sanduiche branco de molas e sai para fora da tela.
Abraços
Tio Balú
A telinha tem que sacar fora, não tem vez pra ela :D
Moisés S.M
27/04/2009, 21:42
Bom Galera fui lá fuçar na viatura,tirei a calota dpois me deparei com aquela capa de plastico com a telinha no meio,peguei duas chave d fenda e girei anti-horario e pronto primeiro passo ja era,dpois tirei o tapa pó d borracha e me deparei com a pecinha branca de plastico com uma mola dentro,tirei o tapa pó e dpois retirei a peça branca e vi como ela funciona,quando tu aperta ela as duas partes se separam a mola estica e ai ela engata a roda,bem interessante mas bem fragil o sistema,agora q ja sei como fazer o PITUTO montei td d novo e vou deixar pra fazer nesse final de semana,AHHHH preciso mesmo fazer um furo no tapa pó???o furo só na telinha não basta???ahhhh pelo oq eu vi tmbm da pra fazer só um furo na capa e deixar sem botão,quando quiser engatar a roda e só empurrar com qualquer coisa q entre pelo furo....o problema é q entra sujeira né.Bom valeu pela ajuda.ABRAÇOS!!!
Não entra sujeira...Se tu quiser fazer uma coisa bem perfeitinha ai poe o pino, o furo na tela não adianta tem que remover ela, Moises usa alguma coisa que não tenha ponta!
Moisés S.M
27/04/2009, 22:07
o Roger tu colocou o pino,pq não entendi bem a tua foto aquela chave em "U" tu engata a roda por ali???ou tu usou a chave pra tirar a capa???talvez nem faça o pino,só tiro a tela,como uso meu 4x4 só nos finais d semana tiro a calota e engato com o dedo mesmo...dpois coloco a calota pra não ficar a mostra
T.T. Rex - Tio Balú
27/04/2009, 22:13
:concordo: Valeu. Boas idéias Moisés. Se puder evitar o furo no tapa pó é melhor.
Agora, se puder resolver com o dedo melhor ainda. Não tinha visto essa idéia por aquí.
Podemos chamar de solução DEDUDO.:mrgreen:
Bons trabalhos.
Tio Balú
o Roger tu colocou o pino,pq não entendi bem a tua foto aquela chave em "U" tu engata a roda por ali???ou tu usou a chave pra tirar a capa???talvez nem faça o pino,só tiro a tela,como uso meu 4x4 só nos finais d semana tiro a calota e engato com o dedo mesmo...dpois coloco a calota pra não ficar a mostra
São duas chaves allen(usa o que vc quiser), uma da esquerda e outra na direita ai eu empurro com as duas mãos por ali mesmo, só tirei a tela...
juliano muller
27/04/2009, 22:23
Um amigo meu aqui em Curitiba faz o serviço que vc procura, levantar a pick-up(body lift), dá uma ligada pra ele! São dois dias de serviço!:concordo:
OFICINA ADO JENSEN CUSTONS CARS (Eduardo)
041-3653-3384 oficina
041-9185-9102 cel
Essa Ranger aí da foto abaixo usa pneus 35"pol e foi levantada por ele...:palmas:
Abraço...
Moisés S.M
28/04/2009, 19:03
E ai pessoal!!!Arrumei o mardito 4x4, desmontei a roda livre tirei a tela fiz um buraco no meio e montei td d novo...como o Tio Balú falow o meu sistema é DEDUDO não tem o botão hehehehe,tá funcionando 100% só q as rodas só engatam em linha reta,se tentar com as rodas viradas ele não engata,mas dpois q engatou é só alegria.....VALEU pela ajuda d todos grande abraço!!!
T.T. Rex - Tio Balú
28/04/2009, 19:21
Grande abraço Moises. Só cuida para se entrar em poças acima de meia roda, fazer em seguida uma boa limpeza nos cubos, senão enferruja e emperra tudo.
Abs
Tio Balú
Se for passar em agua acima de meia, destrava as rodas livres (4x4) a mola faz pressão na borracha sob a tapa, sem preocupações
Moises , abra as 2 RL e lubrifique os dentes , vai engatar melhor
tá funcionando 100% só q as rodas só engatam em linha reta,se tentar com as rodas viradas ele não engataSe quando travar os dentes não tiverem alinhados não engata mesmo, mas não tem problema. O sistema é mola mais forte empurrando mola mais fraca quando alinha a peça trava.
Voce pode observar bem isso testando com a roda suspensa por macaco. Empurra o botão e gira a roda, da pra escutar a RL travando
Mais uma observação.
Cuidado com o plug branco.
Na minha eu estudei o problema em um mexanico e o plug quebrou duas travinhas internas pequenas de tanto mexer sem cuidado. Ai o plug para de travar e destravar nas posições devidas.
Tive que colocar dois dentes no pituto para ele empurrar a mola (e manter empurrado pq as molas não funcionavam mais).
Outra coisa, não retire o tapa pó. ele é flexivel e pode empurrar por cima dele.
Moisés S.M
29/04/2009, 10:20
Pois é só fui me dar conta q poderia ter problemas com a agua dpois q fiz o DEDUDO,a borracha preta(tapa pó) ela veda muito bem mas não é bom ficar arriscando muito,o ideal é colocar a calota da roda quando for "brincar" na areia,barro ou agua mais pesados ela é um bom tapa pó e sujeira!!!Mais uma coisa com q produto lubrifico os dentes???
T.T. Rex - Tio Balú
29/04/2009, 12:52
Abraço aí pro Roger que está te ajudando muito.
Então, está funcionando o DEDUDO ? :concordo: Os hermanos que se cuidem !!! :odedo:
Essa utilização do dedo é milenar ! :mrgreen:
No apuro já tive que bulinar o cubo da minha Rangery, mas não tinha pensado em deixar permanente.
Moises, se fosse á vácuo, só poderia colocar um mínimo de graxa, WD ou óleo. Mas como ficou dedal, pode colocar um poco de graxa a mais que não tem problema. Mas depois de algumas travessias em água, tem que desmotar o necessário(talvez tirar o cubo todo) e repor a graxa.
Sugestão: No lugar da telinha pode colocar outra capa de vedação de borracha.
Curiosidade: A tempos atrás teve um forista que fez o pino de cabo de vassoura, e eu não acreditei.
Att
Tio Balú
Moisés S.M
29/04/2009, 13:43
Vai uma fotinho do dedudo!!!!cabo d vassoura hehehehe cada um com suas idéias...
Abraço aí pro Roger que está te ajudando muito.
Que nada, se 90% dos Rangeiros soubessem desse forum , todos estariam com uma solução barata/fácil e não estariam condenando o veiculo por este ponto fraco :parede:, fazer o que neh?:(
Moisés S.M
29/04/2009, 14:35
É verdade Roger,se não fosse pelo Forum não sei oq teria feito em relação ao sistema 4x4 da ranger,acho q teria comprado as AVM não q seja um investimento ruim, pelo contrario deve ser só alegria, mas como ja tinha gastado uma grana preta na ultima vez q ela esteve na oficina o PITUTO foi uma solução simples e sem gastos,por isso q é sempre importante colocar suas idéias,soluçoes etc...qualquer coisa q ajude o pessoal do Forum.
Exatamente, antes de eu conhecer o forum, a Ranger tinha ficado 1 semana na oficina e os caras não conseguiam resolver, sempre vazava ar...
Aí eu procurei na Net e acabei aqui :D
Sobre a lubrificação.
Nas rodas livres da AVM a recomendação que vem com o produto é lubrificar somente com óleo (oleo de motor).
Existe alerta expresso para não utilizar graxa. Acredito que seja pelo calor.
T.T. Rex - Tio Balú
29/04/2009, 15:53
Boa tarde Lucasam.
A graxa também é mais grudenta, e e nesse sistema, de engrenagens frágeis, ela ajuda a prender. E prende ainda mais quando suja com poeira. Melhor mesmo é óleo.
Att
Tio Balúi
Badulaca
01/05/2009, 12:11
Rapaziada !!!
Hoje dia do tarbalho nada melhor do que trabalhar com o que nos dá prazer... portanto coloquei a mão na graxa e fiz o tal PITUTO.
Fiz tudo como indicado o fórum e qual não foi minha surpresa ao ver que fiquei na trilha porque uns pequenos dentes de plástico haviam quebrado no inerno da roda e não deixava o sistema a vácuo funcionar...
Como já estava com os pinos do pituto feitos, resolvi instalá-los, agora além da roda livre estar funcionando com o sistema original, ainda estou com uma carta na manga... o "pituto".
Muito interessante o sistema interno da roda livre, mas achei o sistema um pouco frágil com aquele cubo de plástico... vou confiar nele, mas já vou começar a guardar grana para se necessário a aquisiçaõ da AVM 470.
Valeu a todos que me deram dicas para a resolução do problema... Esse fórum é realmente o bicho !!!!!:dance:
Moisés S.M
14/05/2009, 11:48
Tio Balú,andei tirando a tampinha da roda livre e me deparei com a ponta do eixo certo,notei q ela tá seca,posso colocar oleo de motor ali???passo com um pincel bem tanquilo sem exageros??e na roda livre coloco óleo??pelo q li por ai a graxa não é indicada...
Anthoniusnikos
14/05/2009, 20:58
Bom Moises, assim como o Tio Tetrex ou Balú disse acima, e concordo, melhor usar óleo (pode ser de motor) e acrescento, borrifar um WD-40 que fica perfeito.
Abraços
Anthon
marcomurro
20/05/2009, 10:58
Bom dia a todos, recentemente comprei meu primeiro 4x4, uma ranger 98...li todos os tópicos e ainda fiquei com uma dúvida....na minha picape só tem roda livre de um lado, do outro está uma homocinética como de carro mesmo...será q esta direto de um lado e do outro está o sistema a vácuo? não testei do barro ainda, mas parece q o 4x4 está ok inclusive a reduzida, que quando engato não tem como se enganar....
agradeço desde já qualquer informação...
abraços
Colega a RL fica externa à roda.
Nas Rangers 98 vem uma calota de metal que esconde a RL e as porcas da roda.
Tira essa calota e as RL tem de estar la.
Dos dois lados, se não tiver voce vai ver a ponta de eixo batendo e fazendo um barulho danado
Obs
Se a sua RL tiver caido leia o topico sobre troca do cubo dianteiro da ranger.
a RL cai por problemas em um rolamento interno, provavelmente vai ter que trocar a ponta de eixo e o cubo
marcomurro
20/05/2009, 13:45
Então colega, peguei a ranger de um cara que tava quebrado...veio faltando alguns detalhes, e estou corrigindo o q vou encontrando...andei com ela e não percebi o barulho, mas ela está com pneus ressolados talvez por isso não ouvi o chiado...enfim, de um lado tem tudo: até o suporte do cano de vacuo está no lugar, mas do outro é como uma ponteira de carro mesmo...até está firme como cubo de roda de carro mesmo...e tracionando, porque pelo q entendi a roda fica sem tração a falta da rodalivre certo?
Por favor, me corrija se estiver errado, mas sou marinheiro de primeira viajem nessa camionete.
abraços
Moisés S.M
28/09/2011, 11:36
Vou aproveitar esse tópico e por uma duvida aqui mesmo.A Roda livre 4x4 da Ranger precisa de uma lubrificação e limpeza de vez em quando,no meu manual de serviço diz que eu devo limpar e lubrificar a roda livre,com a Graxa ESA-M1C75-B,até ai tudo bem,o problema que eu não acho essa graxa,pode ser qualquer graxa de rolamento?quem entende bem o assunto de graxa,coloca ai,da uma ajuda rsrsrs.abrss
RGamaJr_4x4
28/09/2011, 11:56
Vou aproveitar esse tópico e por uma duvida aqui mesmo.A Roda livre 4x4 da Ranger precisa de uma lubrificação e limpeza de vez em quando,no meu manual de serviço diz que eu devo limpar e lubrificar a roda livre,com a Graxa ESA-M1C75-B,até ai tudo bem,o problema que eu não acho essa graxa,pode ser qualquer graxa de rolamento?quem entende bem o assunto de graxa,coloca ai,da uma ajuda rsrsrs.abrss
Essa especificação ESA-M1C75-B é da Ford. Então... concessionária.
Mas deve haver alguma equivalente no paralelo.
RGamaJr_4x4
28/09/2011, 12:00
É essa:
http://www.fcsdchemicalsandlubricants.com/main/images/Products/XG1C.jpg
Premium Long-Life Grease (http://www.fcsdchemicalsandlubricants.com/main/product.asp?product=Premium%20Long-Life%20Grease&category=Greases)
Encontrei algo equivalente da Castrol:
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_usa/STAGING/local_assets/images/products/SYN_MultiGrease_87x350.jpg
Castrol USA - SYNTEC MP Grease (http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9012235&contentId=7036196)
Meets the requirements NLGI GC/LB, Ford ESA-M1C75-B and General Motors 9985254.
Moisés S.M
28/09/2011, 12:03
É essa mesmo,mas aonde comprar??não acho aqui no Brasil,sera que a Ford vende??vou ligar pra lá agora a tarde.
valeu Rogério!
Walter L. L. Casitta
28/09/2011, 12:12
Qualquer graxa para junta homocinética vai funciona bem...
Moisés S.M
28/09/2011, 15:35
Qualquer graxa para junta homocinética vai funciona bem...
Valeu Walter,essa é mais fácil de achar...
rcarmelo
03/01/2013, 18:31
amigos tenho uma ranger 2003 estou pensando em colocar roda livre manual amv sera que e boa ,pois viajo e o eixo fica rodando apesar de a traçao nao etar ligada algem ja colocou e bom
Pedro Eduardo Patussi
03/01/2013, 20:03
amigos tenho uma ranger 2003 estou pensando em colocar roda livre manual amv sera que e boa ,pois viajo e o eixo fica rodando apesar de a traçao nao etar ligada algem ja colocou e bom
não tem como colocar na tua ranger....só abaixo de 2000....q tem roda livre...q é possivel colocar as avm manuais...
talvez.....de....se trocar td o conjunto da dianteira por um de uma ranger 2000<<<
mottafoz
16/04/2018, 20:53
não tem como colocar na tua ranger....só abaixo de 2000....q tem roda livre...q é possivel colocar as avm manuais...
talvez.....de....se trocar td o conjunto da dianteira por um de uma ranger 2000<<<
isso quer dizer q no caso das 98, 99 é necessario colocar o kit pra eliminar o sistema a vácuo?
Saudações a todos :)
Estou com uma Ranger 4x4 99 diesel que acredito estar com problema na RL.
Sempre que passo por um trecho de terra em período de chuva surge um barulho que lembra rolamento estragado, o barulho é bem alto! Há alguns anos a oficina que frequento me fez trocar 3x o cubo de roda por dizerem que resolveria o problema, mas infelizmente não foi o caso. Cada troca custou bem caro.
Lembro que por acaso um mecânico passou por perto, por sorte a minha, e ele comentou sobre vedação da RL que as vezes estraga e deixa passar água e terra, não lembro se fizeram uma peça ou se substituíram por alguma existente no mercado, o problema ficou como resolvido até mês passado.
Essas RL tem que ser trocado algum tipo de reparo ou apenas lubrificação resolve? Alguém sabe algo sobre essa "vedação"?
O modelo da minha é mesma da foto:
582316
Qualquer informação será de grande ajuda! :)
RicardoFLN
21/02/2025, 07:39
Saudações a todos :)
Estou com uma Ranger 4x4 99 diesel que acredito estar com problema na RL.
Sempre que passo por um trecho de terra em período de chuva surge um barulho que lembra rolamento estragado, o barulho é bem alto! Há alguns anos a oficina que frequento me fez trocar 3x o cubo de roda por dizerem que resolveria o problema, mas infelizmente não foi o caso. Cada troca custou bem caro.
Lembro que por acaso um mecânico passou por perto, por sorte a minha, e ele comentou sobre vedação da RL que as vezes estraga e deixa passar água e terra, não lembro se fizeram uma peça ou se substituíram por alguma existente no mercado, o problema ficou como resolvido até mês passado.
Essas RL tem que ser trocado algum tipo de reparo ou apenas lubrificação resolve? Alguém sabe algo sobre essa "vedação"?
O modelo da minha é mesma da foto:
582316
Qualquer informação será de grande ajuda! :)
Sim, tem um o'ring que vai numa canaleta na ponta do cubo de roda justo onde aRL encaixa.
O cubo quando encaixa no montante também tem um o'ring.
A maior parte das marcas de cubos não vem com os o'rings.
Tem de atentar para o anel elástico que vai na ponta do semi-eixo, que evita que o semi-eixo fique "sambando" lá dentro do cubo e RL.
Em termos de vedação, lembrar que no montante também vai um retentor que desliza na junta homocinética do semi-eixo.
Sds.
RicardoFLN
21/02/2025, 07:41
Sim, tem um o'ring que vai numa canaleta na ponta do cubo de roda justo onde aRL encaixa.
O cubo quando encaixa no montante também tem um o'ring.
A maior parte das marcas de cubos não vem com os o'rings.
Tem de atentar para o anel elástico que vai na ponta do semi-eixo, que evita que o semi-eixo fique "sambando" lá dentro do cubo e RL.
Em termos de vedação, lembrar que no montante também vai um retentor que desliza na junta homocinética do semi-eixo.
Sds.
Ah, e não faz a cagada de colocar graxa nas RL. São lubrificadas com um pouco de óleo.
Sds.
Ah, e não faz a cagada de colocar graxa nas RL. São lubrificadas com um pouco de óleo.
Sds.
Muito obrigado!
Vou levar na oficina e pedir para abrirem a RL e ver os o'ring e retentor :D