PDA

Ver Versão Completa : Sportage "conserto" vidros eletricos



Páginas : [1] 2

Rubem-7
13/03/2007, 18:55
Pessoal,

a um tempo atras quase todos aqui no forum tinham ou tiveram problemas com os nossos vidros eletricos, não fechavam , ou não abriam , enfim... Olhando uma comunidade de sports no orkut, vi que eles tb tinham esse problema em grande quantidade. Um dono de sport, anunciou uma solução digamos no minimo diferente... dizia ele que era simples, não presisava sequer abrir o revestimento da porta, erA SÓ segurar o botão apertando pra baixo, e dar uma porrada bem encima do motozinho q levanta o vidro...

Bom , quando li isso dei boas rizadas, e até tentei contatar o cara , pra q ele explicase melhor o "lance". Meu vidro traseiro esquerdo nunca funcionou, sempre fiquei de levar pro conserto mas ia deixando pra depois...Dia desses eu estava na praia e lembrei do assunto, sabem como é , praia com chuva, nada a fazer... Olhei bem para os lados, não tinha nimguem olhando, resolvi tentar, apertei o botão e como não sabia onde era o tal motorzinho, fui dando soco em toda a parte interna da porta. Depois de uns 4 ou5 socos pro meu espanto, não é que o vidro passou a funcionar perfeitamente!!!! E já faz un tempo e ainda esta como NOVO. Moral da estória Economizei uns 100 pilas HAHAHAHA. Valeu mesmo...

Abraço a todos.

BESTA NEGRA
15/03/2007, 19:23
Rubem,
Jah passei pela mesma situacao. Alguns problemas na SPT se resolve no tranco ou simplemente desligando e ligando.

Valeu,
Renato
Sport 2001 TDI

Maverickturbo
15/03/2007, 23:12
Rubem,

Hahahahaha! Essa é foda, ainda não precisei fazer isso! O maximo que meu vidro parou foi porque o fio soltou do contato!

Rubem-7
20/03/2007, 18:38
Rubem,

Hahahahaha! Essa é foda, ainda não precisei fazer isso! O maximo que meu vidro parou foi porque o fio soltou do contato!

Edu,

Parece piada né??? Lembra do carro do Peter perfeito da Corrida maluca???? É só dar umas porradas e tirar umas peças, que fica bala......hahahahahaha

Maverickturbo
20/03/2007, 23:38
Rubem,

Hhusahuasuashuashuuash! Verdade! Ao menos esse defeito da pra arrumar barato assim!

Robinho da Jaguatirica
08/08/2008, 08:20
Se uns 4 ou 5 socos não resolverem, será que rola dar um bicudo???:mrgreen:




Boa lama!


Robinho.

Nava
08/08/2008, 21:59
eu desisti ja...abria porta e desliguei o motor dos vidros traseiros...
e eles sao devagar..afe...será que tem algum nacional que de pra adaptar, só o motor, ou trilhos, sei la...

augustoslz
09/08/2008, 18:35
os vidros da minha sptg estavam lentos, troquei as canaletas e ficaram otimos.:concordo: o desgaste do veludo da canaleta faz com q fiquem mais presos e lentos.

Beto4x4
11/08/2008, 23:40
Pessoal, depois de vários estudos... É o seguinte (eu podia até patentear essa idéia hehehe!) Quando vem o comando para levantar ou baixar o vidro a tensão cai para uns 6 ou 7 volts, mas deveria ser 12. Isso se deve a queda de tensão na fiação, nos botões, em algum lugar. Acho que é a fiação por ser muito fina. Solução: colocar uma interface, tipo boofer. Não sei se tem pronta, mas eu fiz um protótipo e deu certo. Já comprei os componentes e vou montar uma versão final e depois posto.

Nava
12/08/2008, 23:26
Bem, se isso ajuda, vc pode colocar um rele simples com carga direta da bateria por exemplo...no solenoide qq tensao fehca contato e boa.

Beto4x4
12/08/2008, 23:37
Bem, se isso ajuda, vc pode colocar um rele simples com carga direta da bateria por exemplo...no solenoide qq tensao fehca contato e boa.
É mais ou menos isso! O comando de abrir ou fechar chega no motor somente por um par de fios. Hora um desses fios é positivo e o outro é negativo, e hora se inverte, conforme a posição do interruptor (subir ou descer o vidro). A interface que falei Lê o que está chegando de sinal e o reproduz com uma tensão confiável de 12v vindo de um lugar sem queda, através de um fio mais grosso (se faz isso com som também). Sds.

EDuarte
13/08/2008, 11:53
É mais ou menos isso! O comando de abrir ou fechar chega no motor somente por um par de fios. Hora um desses fios é positivo e o outro é negativo, e hora se inverte, conforme a posição do interruptor (subir ou descer o vidro). A interface que falei Lê o que está chegando de sinal e o reproduz com uma tensão confiável de 12v vindo de um lugar sem queda, através de um fio mais grosso (se faz isso com som também). Sds.
Passa o esquema dessa interface pra nós, o meu vidro tambem ta lento.
[]'
(DU)

Beto4x4
13/08/2008, 23:32
Passa o esquema dessa interface pra nós, o meu vidro tambem ta lento.
[]'
(DU)
Ok, assim que possível, pois vou montar a versão definitiva, testar, desenhar direitinho e postar, ok!

EDuarte
14/08/2008, 09:37
Ok, assim que possível, pois vou montar a versão definitiva, testar, desenhar direitinho e postar, ok!
Legal Beto, vou ficar no aguardo.
[]s
(DU)

kiabiker
21/08/2008, 18:24
Olá a todos.
Mais uma experiência a repassar:
Depois de uma chuva forte meu alarme parou de levantar os vidros. Alguns dias depois passou a levantar os 3 que já levantava antes. Fiz um pente fino e vi que a canaleta externa da janela do motorista estava com um fresta e deixava entrar agua pra dentro da porta. Levei o carro na Kia aqui de Curitiba e concluimos que a agua podia ter danificado a central do alarme. Trocaram a central e ... rapaz, tudo voltou a funcionar e muito melhor que antes!!! Todos os vidros fecham no alarme - fiz um teste e levou 12 segundos para fechar os 4 que estavam totalmente abertos. Até o levantamento com umtoque funciona. Preço ?? ... R$ 75,00 da central nova mais mão de obra. A canaleta estou esperando chegar...

Nava
21/08/2008, 22:55
Canaleta vc fala é a borracha do vidro, por onde ele desce? Qto cada?

kiabiker
22/08/2008, 11:06
Ainda não sei o preço... é a borracha de baixo (horizontal, lado de fora) que não está encostando direito no vidro, fica uma fresta e deixa a agua entrar.
Quanto chegar eu ponho aqui o preço

Nava
23/08/2008, 00:02
Quero saber o preço e se temsimilar do trilho mesmo...

Gleison BH
27/08/2008, 15:36
Ops voltei para as SPTG e estou com esse problema também!

Caro colega Kiabiker, será que dá para me explicar melhor que tal de central é essa. Toda SPTG tem? ou é de um alarme específicos? Ela fica dentro da porta mesmo?

Outra coisa: no seu caso os vidros subiam lento só quando eram acionados pelo alarme ou também subiam lento quando se acionava diretamente o botão????

Valew d+:concordo:!


Olá a todos.
Mais uma experiência a repassar:
Depois de uma chuva forte meu alarme parou de levantar os vidros. Alguns dias depois passou a levantar os 3 que já levantava antes. Fiz um pente fino e vi que a canaleta externa da janela do motorista estava com um fresta e deixava entrar agua pra dentro da porta. Levei o carro na Kia aqui de Curitiba e concluimos que a agua podia ter danificado a central do alarme. Trocaram a central e ... rapaz, tudo voltou a funcionar e muito melhor que antes!!! Todos os vidros fecham no alarme - fiz um teste e levou 12 segundos para fechar os 4 que estavam totalmente abertos. Até o levantamento com umtoque funciona. Preço ?? ... R$ 75,00 da central nova mais mão de obra. A canaleta estou esperando chegar...

kiabiker
28/08/2008, 19:20
Acho que se trata mesmo da central dos vidros elétricos e não do alarme. Já veio no carro é não tem nenhuma marca na central antiga, então acho que é original da SPTG. Fica dentro da porta do motorista. Os vidros subiam lentamente quando acionava o alarme, e não funcionava o levantar com um toque. Agora sobem os 4 bem rapidinhos e um toque para todos os vidros (pelo comando do motorista).

Abraço

Júlio C. A. Santos
28/08/2008, 20:58
Pessoal,

Essa central dos vidros elétricos é simples de trocar? Onde ela fica dentro da porta? Pelos relatos de vcs, acho que meu problema também é esse. Se for simples de trocar, compro a central e instalo eu mesmo, já que estou acostumado a desmontar as portas da minha Sport.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Marlo
16/11/2008, 15:40
Desde que comprei minha Sport 97 Gas os vidros vinham nesta novela. Funcionar mesmo só o do motorista. Mandei na Auto elétrica Finder em Jlle e eles reforçaram a fiação. Melhorou uns 20% mas com o tempo voltaram a ficar lentos. O TD então só com uma "Mano de Dios" para subir. Já tinha passado grafite, óleo, silicone.....e nada !Alarme com levantamento dos vidros........ tinha de fechar tudo antes senão corria o risco de parar no meio e ficar aberto. Nesta semana levei ao meu Eletricista e ele usou a saída dos relês auxiliares. Ficou novo. Parece carro 0KM. Sobe tudo muito rápido, no tempo certo sem fazer barulhos esquisitos etc. VOu aprender como posta vídeos e vou coloca-los

Nava
17/11/2008, 17:48
Conta o segredo ae...que rele é esse? Fez uma ligação direta?

Júlio C. A. Santos
17/11/2008, 23:51
Olá Marlo,

Levei minha Sport na Auto Elétrica BW em Joinville, eles colocaram um relê dentro da porta, próximo ao motor do vidro. Melhorou 90%. :palmas:

Abraço

Júlio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96

Marlo
18/11/2008, 08:08
Conta o segredo ae...que rele é esse? Fez uma ligação direta?

O Mec elétrico que fez. Mas resolveu 99%. Tá uma beleza. Vou postar um vídeo mostrando como está.

Como trabalho no Fátima, levei na Auto elétrica Marquinhos na Mesma Rua.

O Segredo já está descrito em alguma resposta anterior. Mas é aquilo mesmo.:palmas:

Gleison BH
18/11/2008, 11:21
Júlio, Esse Foi Ligado A Central De Comando Do Vidro Ou A Próprio Motor Do Vidro??? Será Que Poderia Dar Mais Detalhes, Pois Vou Fazer A Mesma Coisa!!!!




olá Marlo,

Levei Minha Sport Na Auto Elétrica Bw Em Joinville, Eles Colocaram Um Relê Dentro Da Porta, Próximo Ao Motor Do Vidro. Melhorou 90%. :palmas:

Abraço

Júlio

Sportage (maçarico) 2.2 Diesel 96

Marlo
18/11/2008, 23:25
Em http://minhasportage.blogspot.com/2008/11/vidros-subindo.html (http://minhasportage.blogspot.com/2008/11/vidros-subindo.html) tem o vídeo que fiz de como os vidros ficaram. Excelentes !

Gleison BH
19/11/2008, 09:27
Ô Marlo; me conta aí com detalhes sobre a essa ligação. Vc utilizou algum relé já existente no carro?? instalou outro relé?? O relé vai dentro da porta ou em outro lugar??

O relé foi ligado ao motor do vidro do motorista ou a central de comando do vidro??

Seu carro tem alarme?? Qual a marca??

Por fim, caso o relé tenha sido ligado a central de comando, vc sabe se com o alarme existem duas? Ou seja, sua SPTG tem uma central do carro e outra do alarme, ou apenas uma??

Agradeço.


Em http://minhasportage.blogspot.com/2008/11/vidros-subindo.html (http://minhasportage.blogspot.com/2008/11/vidros-subindo.html) tem o vídeo que fiz de como os vidros ficaram. Excelentes !

EDuarte
19/11/2008, 09:46
Em http://minhasportage.blogspot.com/2008/11/vidros-subindo.html (http://minhasportage.blogspot.com/2008/11/vidros-subindo.html) tem o vídeo que fiz de como os vidros ficaram. Excelentes !
Peça pro eletricista um esquema que ele faz
[]s
(DU)

Nava
19/11/2008, 22:00
To achando o seguinte:

Puxa um cabo positivo descente direto da bateria para a porta. Nele vc liga um rele destes de farol de milha (4 reais) e fecha o solenoide dele com a força que vem do acionamento normal. Acontece que dai vc desvia toda a corrente dos demais circuitos que com o tempo vao desgastando e gerando resistencia. Com a fonte direta o motor tem toda a corrente que precisa e pode assim gerar mais torque.

Acho que é isso...

Nava
19/11/2008, 22:01
Pergunta: as canaletas (borrahcas e feltro) dos vidros estão novos ou velhos?

Yesca
20/11/2008, 11:47
To achando o seguinte:

Puxa um cabo positivo descente direto da bateria para a porta. Nele vc liga um rele destes de farol de milha (4 reais) e fecha o solenoide dele com a força que vem do acionamento normal. Acontece que dai vc desvia toda a corrente dos demais circuitos que com o tempo vao desgastando e gerando resistencia. Com a fonte direta o motor tem toda a corrente que precisa e pode assim gerar mais torque.

Acho que é isso...

É Nava, concordo contigo. Mas fiquei com uma dúvida: como ficaria essa ligação do relê, já que os fios são invertidos entre a subida e a descida? Peguei esse esquema no site da Kia Tech e notei que não são usados relês, será que é isso mesmo?

[]´s
http://www.kiatechinfo.com/data/PASSENGER/KM/KMA/ENG/ETM-Images/KM-AL13-IMAGES-ENG/spetm120a_1.gif

Júlio C. A. Santos
20/11/2008, 17:50
Gleison,

Não entendo muito da parte elétrica, mas eu acompanhei todo o serviço e vi que o mecânico somente desmontou o painel da porta e instalou o relê próximo ao motor que levanta o vidro, apenas isso, já resolveu.

Abraço

Júlio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96

Nava
20/11/2008, 23:15
Acho que o importante é para subir, entao usa um só pra corrente direta. Para descer usa o normal.

Marlo
20/11/2008, 23:33
Vc utilizou algum relé já existente no carro? Foram colocados 4, 1 para cada vidro dentro da porta.

O relé foi ligado ao motor do vidro do motorista? Ligado aos vidros e ao comando de vidros do alarme. Quando dá o sinal para o vidro ele libera a força direto da bateria. No meu caso o problema não eram as canaletas, e a fiaçào já havia sido reforçada......e nada. O relê resolveu.

Seu carro tem alarme? Sim !

Qual a marca? Kaori.

Por fim, caso o relé tenha sido ligado a central de comando, vc sabe se com o alarme existem duas? Ou seja, sua SPTG tem uma central do carro e outra do alarme, ou apenas uma?? Isso não sei dizer. Mas aqui já foi postado algo semelhante com mais detalhe.

Fale com o Elétrico!

Lauriston Azevedo
21/11/2008, 13:49
É isso mesmo Beto, a tensão que chega no motor do sistema eletrico dos vidros cai bastante. uns pontos fracos do sistema eletrico são: como vc já disse fios finos e botões, pois é no sistema central de botões na porta do motorista que começa o problema, as conexões por aquecerem perdem a pressão, dentro do comando tem umas conexões prensadas (tipo rebite) que afrouxam, que podem ser novamente prensadas, dá o maior trabalho, mas ajuda bastante. outro detalhe é que o fio que alimenta e libera os três vidros restantes saem de um botão que fica com sobrecarga quando acionado mais de um vidro dos três vidros que ele libera, isso queima o contato, aquece conexões etc. o melhor mesmo e colocar um drive de potência para não sobrecarregar o sistema original já comprometido pelo desgaste, e fiação grossa no drive, pode ser mesmo só com reles ou eletrônico. Boa sorte.

Nava
21/11/2008, 18:38
Bem, depois de elevar a minha sport, farei este teste do lado direito, que ta lerdao. e posto aqui os results.

Gleison BH
24/11/2008, 09:02
Marlo, valeu pelas explicações!!!

Marlo
25/11/2008, 07:28
Marlo, valeu pelas explicações!!!

COmo não sou mec não sei explicar direito mas fala como Elétrico que parece não ser muito difícil. Se precisar ponho o fone do daqui de Jlle que fez o trabalho. Saiu +- uns 200 R$ Peças + MO.:putz:

dinamy
01/12/2008, 20:28
Será que se encontram as borrachas em qualquer loja de vidros?

O meu vidro do passageiro também está um pouco "preguiçoso", inclusive tem umas marcas de desgaste. Se o conserto for barato, vale a pena a tentativa

Nava
31/01/2009, 14:48
Moçada, ontem meu vidro dianteiro direito desceu e nao subiu mais...ja viu algum ficar quebrado fechado?

Bem, dai desmontei a porta pq tav anuma pressa danada e nao poderia sai rcom o carro com o vidro aberto...

Bem, testei rapidamente e nao ta vindo corrente...interrompeu algo.

Liguei dois fios da bateira e o vidro subiu, par aminha surpresa muito, mas muito rápido...ou seja, comprovado a estoria que temos de ligar reles com força direto da bateria pois o scontatos vao enferrujando e depois ficam preguiçosos.

Agora, to buscando informações para ver qual é dessa de por rele...

Aguem ja tem a receita?

Robinho da Jaguatirica
31/01/2009, 15:33
Acho que é só instalar um relé de 40 e boa, já dá uma turbinada, é bom checar a fiação também pois costuma existir fio quebrado.

Boa lama!


Robinho

Marlo
01/02/2009, 08:20
Agora, to buscando informações para ver qual é dessa de por rele...

Aguem ja tem a receita?

Faz o esquema que funciona (se teu problema for esse). Posso te passar o fone do Elétrico para ele te dar as dicas. :concordo:

Nava
01/02/2009, 14:13
Sim, vou fazer pois vi que ligando direto da bateria subiu igual a carro novo...muito rápido...

Só ainda não sei como fazer a ligação.

Nava
02/02/2009, 21:00
Consegui o esquema dos reles...vou desenhar e postarei aqui.

A ideia de ligar um positivo direto tb ajuda, segundo o eletricista.

Gleison BH
03/02/2009, 10:08
TÔ ANSIOSO PARA VER SEU ESQUEMA NAVA, POIS QUERO FAZER O MESMO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!!! PÕE A MÃO NA MASSA E AJUDA OS COMPANHEIRO AÍ. Valeu! :concordo:


Consegui o esquema dos reles...vou desenhar e postarei aqui.

A ideia de ligar um positivo direto tb ajuda, segundo o eletricista.

EDuarte
03/02/2009, 10:18
TÔ ANSIOSO PARA VER SEU ESQUEMA NAVA, POIS QUERO FAZER O MESMO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!!! PÕE A MÃO NA MASSA E AJUDA OS COMPANHEIRO AÍ. Valeu! :concordo:
X2...
[]s
(DU)

Nava
04/02/2009, 00:18
Gente ta aqui...mas

Nava
04/02/2009, 00:20
olhem a hora que eu cheguei na net...12:18PM...to morto....o desenho ainda nao t ano micro...
O q sei é que, se for só mau contato fica show cara...sobe muito rápido mesmo.

Agora, to afim de fazer mais um teste: desmontar a porta do motorista e ver se nao dá pra melhorar o s contatos lá, pois a coisa deveria andar no original ne...

EDuarte
04/02/2009, 09:45
olhem a hora que eu cheguei na net...12:18PM...to morto....o desenho ainda nao t ano micro...
O q sei é que, se for só mau contato fica show cara...sobe muito rápido mesmo.

Agora, to afim de fazer mais um teste: desmontar a porta do motorista e ver se nao dá pra melhorar o s contatos lá, pois a coisa deveria andar no original ne...
Nava, não perca seu tempo desmontando o painel dos botões, eu fiz isso e lixei todos os contatos, melhorou 5% e apenas o vidro do motorista o resto ficou a mesma coisa. Acredito que nem quando era nova subia rapido.
[]s
(DU)

Nava
05/02/2009, 01:52
Eduarte, desmontei os contatos, lixei, limpei e passei limpa contatos. Ficou muito bom. O q tava pifado ficou muito bom tb, inclusive os traseiros.

Tirei fotos da limpeza....mas sao 1:51h e nao vai dar agora...risos

Coloquei graxa no trilho tb...melhorou mais uns 3 %...

Resumo ta subindo rápido, 3x mais que antes e desce de ponta-cabeça. O que prende uimpouco é a borracha ruiim do lado direito. Do esquerdo tá otimo.

EDuarte
05/02/2009, 11:06
Eduarte, desmontei os contatos, lixei, limpei e passei limpa contatos. Ficou muito bom. O q tava pifado ficou muito bom tb, inclusive os traseiros.

Tirei fotos da limpeza....mas sao 1:51h e nao vai dar agora...risos

Coloquei graxa no trilho tb...melhorou mais uns 3 %...

Resumo ta subindo rápido, 3x mais que antes e desce de ponta-cabeça. O que prende uimpouco é a borracha ruiim do lado direito. Do esquerdo tá otimo.
Fiz tudo isso mas só deu uma melhoradinha no vidro do motorista, os outros mesmo com graxa não melhorou nada.
Passa aquele esquema dos reles que vc disse que conseguiu.
[]s
(DU)

Nava
05/02/2009, 19:43
Segue...nao sei se funga...nao testei.

dinamy
05/02/2009, 20:51
Por favor, se puder enviar as fotos seria muito legal!

O meu vidro do passageiro também pifou. Abaixei e ele não queria voltar mais, logo em dia de chuva! Foi só levar para a oficina que ele resolveu subir de novo. E agora fico naquela: e se abaixar e não subir mais?

Queria dar um trato eu mesmo, mas não sei nem por onde começar!

Valeu!

Nava
05/02/2009, 21:05
Vou postar...é bem fácil...só paciencia, duas chaves de fenda, lixa e limpa contato.

Na porta tente tirar os acionamentos por cima mesmo...se a trava estiver meio velha ja, sai facil, senao tem de desmontar a porta e tirar por dentro.

O acionamento é bem simples, mas tem de cuidar par anao forçar demais os pontos de fechamento sob pressao posi é um plastico meio seco.

Vai tirando as camadas q vai revelar os contatos.

Existe um tipo de graxa sob o acionamento plastico, q no meu caso era barro e graxa seca. Lavei tudo...

Passei um papel nos contatos tirando o grosso, depois limpa contato dissolvendo tudo. Acabei com lixa e novo limpa contato.

Ficou muito bom.

Nava
05/02/2009, 21:40
mais umas...nao aperte muito os parafusos pq espana facil.

Costa Junior
15/02/2009, 19:33
Vou postar...é bem fácil...só paciencia, duas chaves de fenda, lixa e limpa contato.

Na porta tente tirar os acionamentos por cima mesmo...se a trava estiver meio velha ja, sai facil, senao tem de desmontar a porta e tirar por dentro.

O acionamento é bem simples, mas tem de cuidar par anao forçar demais os pontos de fechamento sob pressao posi é um plastico meio seco.

Vai tirando as camadas q vai revelar os contatos.

Existe um tipo de graxa sob o acionamento plastico, q no meu caso era barro e graxa seca. Lavei tudo...

Passei um papel nos contatos tirando o grosso, depois limpa contato dissolvendo tudo. Acabei com lixa e novo limpa contato.

Ficou muito bom.


Oi, Nava. Seculpe a pergunta, mas esse Limpa Contato é o mesmo Whiate LUb?

dinamy
15/02/2009, 21:40
Nava, queria agradecer pelas fotos! Show de bola!
Se tomar coragem, vou tentar fazer aqui tb!

Nava
16/02/2009, 20:01
Qq limpador serve...

imoveisbranco
26/02/2009, 15:07
Antes de todos queria agradecer a todos palas dicas e conselhos

Acabei de comprar a minha Sportage 2001 TD e o vidro traseiro esquerdo não funcionava, foi na “Só portas” uma franquia que trabalha só com portas, ele desmontou o motor do vidro e só deu uma limpada e passou uma faca nas vigas de cor azul que esta nesta foto que coloquei para você entender
E tudo voltou a funcionar, tempo entre desmontagem limpeza e montagem 15 minutos

Nisito BH-MG
28/02/2009, 15:58
Pessoal só alguns detalhes.

Sempre, mas sempre mesmo, que modificara parte elétrica colocar fusível de proteção.

Cada porta já tem a energia necessária para fazer essa adaptação.

Quem tiver problemas com as chapinhas de contato pode-se trocar por chapinhas do Monza Tubarão.

Na viatura do Velho, foi só adaptar as canaletas do Monza no lugar e trocaras chapinhas dos botões da porta do motorista e tudo ficou as mil maravilhas. Inclusive tirei toda a parafernalha elétrica porca que o antigo dono tinha feito nela. Melhorou bem, gasta em torno de 20 segundos para fechar os 4 vidros no alarme, e 30 Segundos para fechar os 4 vidros de uma vez só pela porta do motorista



Essas dicas são para Sportage 94/95. O sistema das mais novas é o mesmo do Corola antigo.



PS. ALguem sabe me dizer qual Besta vinha com motor 2.2 Disel. A viatura tá parada por causa da ventuinha que arrebentouas pás, inclusive amassou o Capô em 3 lugares diferentes.:cry::cry::cry:

Nisito BH-MG
28/02/2009, 16:10
Segue...nao sei se funga...nao testei.

Não vai funcionar. Esse esquema vai mandar positivo nos dois polos do motor.

Em casas de eltrônica tem Relés que fazem essa inversão de polaridade automática.

CarlinBC
28/02/2009, 17:54
Pessoal só alguns detalhes.

Sempre, mas sempre mesmo, que modificara parte elétrica colocar fusível de proteção.

Cada porta já tem a energia necessária para fazer essa adaptação.

Quem tiver problemas com as chapinhas de contato pode-se trocar por chapinhas do Monza Tubarão.

Na viatura do Velho, foi só adaptar as canaletas do Monza no lugar e trocaras chapinhas dos botões da porta do motorista e tudo ficou as mil maravilhas. Inclusive tirei toda a parafernalha elétrica porca que o antigo dono tinha feito nela. Melhorou bem, gasta em torno de 20 segundos para fechar os 4 vidros no alarme, e 30 Segundos para fechar os 4 vidros de uma vez só pela porta do motorista



Essas dicas são para Sportage 94/95. O sistema das mais novas é o mesmo do Corola antigo.



PS. ALguem sabe me dizer qual Besta vinha com motor 2.2 Disel. A viatura tá parada por causa da ventuinha que arrebentouas pás, inclusive amassou o Capô em 3 lugares diferentes.:cry::cry::cry:
PS. ALguem sabe me dizer qual Besta vinha com motor 2.2 Disel. A viatura tá parada por causa da ventuinha que arrebentouas pás, inclusive amassou o Capô em 3 lugares diferentes.:cry::cry::cry:
__________________
Olá Nisito... Em Nov/08 comprei na Koreauto(Cor.Eucaristico) a hélice de Besta 2.2 para colocar no meu SPTG diesel 2.2 95... São as mesmas peças do motor dos dois veículos...

Nava
28/02/2009, 22:52
Srs, o botao trava vidros da minha sport só trava o acionamento do vidro dianteiro...ta certo isso?

Robinho da Jaguatirica
01/03/2009, 10:18
Srs, o botao trava vidros da minha sport só trava o acionamento do vidro dianteiro...ta certo isso?
Oi Nava,

Tá errado, tem que travar os trazeiros e o carona dianteiro.

Boa lama!


Robinho

Júlio C. A. Santos
01/03/2009, 14:32
É verdade, tem que travar os vidros traseiros e o dianteiro do carona, na ultima vez que mexi nos botões isso mudou, agora trava só o dianteiro, o que será que eu estraguei?:shock:

Abraço

Nava
01/03/2009, 20:20
Ah, pelo menos o q eu sempre notei foi isso. Nao tem como mexer em fios "sem querer" pois os plugs sao a prova de erro.

RILDO FILHO
06/03/2009, 14:41
Pessoal, boa tarde.

Para conhecimento de vocês, hoje eu fui na elétrica consertar o vidro dianteiro do carona, ele quase não subia, só com ajuda, e pra descer era bem lento. Resultado, o eletricista diagnosticou que o negativo estava fraco, então ele instalou 2 relés de 5 pinos, no negativo, um pra subir e outro pra descer, ficou como novo.

Custo:
Relé 16,00 x 2 = 32,00
Mao obra = 30,00
Total = 62,00

Obs. Vou ter que fazer a mesma operação nos vidros traseiros que também estão lentos.

Abraços

Rildo Filho

Thiago Pereira
06/03/2009, 15:05
então ele instalou 2 relés de 5 pinos, no negativo, um pra subir e outro pra descer, ficou como novo.

Rildo,

Nesse tipo de instalação, só verifique se o eletricista instalou um fusivel, pois na eventualidade de acionar os dois controles ao mesmo tempo (motorista e carona) um para subir e o outro para descer vc vai ver sua porta literalmente ficar em chamas.
E se tiver o fusivel instalado, se isto acontecer ele vai queimar, mas vc pelos menos salva o resto.

Abraço,
Thiago

Marlo
07/03/2009, 07:16
Pessoal, boa tarde..... então ele instalou 2 relés de 5 pinos, no negativo, um pra subir e outro pra descer, ficou como novo.....


Realmente , a instalação dos reles tem dado vida nova à porta das Sportages. Estou a 5 meses já em estado de luademel (lua-de-mel) com minhas portas graças a isso. Vide postagens anteriores.

Claudiolcfj
11/04/2009, 15:36
Rildo,

Nesse tipo de instalação, só verifique se o eletricista instalou um fusivel, pois na eventualidade de acionar os dois controles ao mesmo tempo (motorista e carona) um para subir e o outro para descer vc vai ver sua porta literalmente ficar em chamas.
E se tiver o fusivel instalado, se isto acontecer ele vai queimar, mas vc pelos menos salva o resto.

Abraço,
Thiago

Dito e feito!!

Tinha acabado de comprar a minha Sportage esta semana e aconteceu exatamente isto. TORROU TUDO!! Tive que trocar os controles da porta do motorista e do traseiro direito. O eletricista ficou pálido quando viu.

Té mais!!

Gleison BH
14/05/2009, 10:18
Pois é. Levei o carro ontem num auto elétrico. Ele instalou os dois relés e o fusível em uma das portas traseiras.

Ficou realmente rápido.

O problema é que na hora que está funcionando com o relé o controle da porta do motorista não funciona. Quando aciona o alarme ele sobe só 1cm e para. Se acionar de novo, sobe mais 1cm.

Quando retira o relé, fica tudo funcionando como antes, mas muito lento.

O que pode ser???

Citação:
Postado originalmente por RILDO FILHO http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/26387-sportage-conserto-vidros-eletricos-6.html#post825890)
Pessoal, boa tarde..... então ele instalou 2 relés de 5 pinos, no negativo, um pra subir e outro pra descer, ficou como novo.....


Realmente , a instalação dos reles tem dado vida nova à porta das Sportages. Estou a 5 meses já em estado de luademel (lua-de-mel) com minhas portas graças a isso. Vide postagens anteriores.

Marlo
15/05/2009, 07:41
..PROBLEMA É QUE NA HORA QUE ESTÁ FUNCIONANDO COM O RELÉ O CONTROLE DA PORTA DO MOTORISTA NÃO FUNCIONA. QUANDO ACIONA O ALARME ELE SOBE SÓ 1CM E PARA. SE ACIONAR DE NOVO, SOBE MAIS 1CM.

Olha..A minha tem o alarme com levantamento de vidro e tudo essas coisinhas de subir e descer o vidro e a trava etc. Após a instalação do relê :-D a única coisa que parou de funcionar foi um temporizador que permitia levantar o vidro até 1 minuto após tirar a chave do contato.

Falei para o eletricista e ele disse que "devido ao tipo do relê e da ligação feita, esta função não estaria mais disponivel...etc"

Então suspeito que o seu problema deva ser o tipo do relê ou a maneira que foi colocado. Certamente tem como arrumar.:-P

Se quiser posto o fone do eletricista para falar com ele....ou algo assim...!:concordo:

Marcos Vaz
17/08/2009, 10:34
Olá caros amigos e leitores assíduos deste conceituado fórum...

A parada é a seguinte, fiz o teste indicado neste tópico, pra ver se o problema era no motor do vidro ou nas calhas das portas. Nem um nem outro, o problema é na fiação que deixa a energia da bateria chegar fraca ao motor dos vidros.
Peguei duas pernas de fio e liguei direto na bateria da viatura e levei direto ao motor do vidro. Bingo!!! O vidro subiu e desceu rápido, como nunca tinha acontecido comigo.
Bem estive lendo este tópico e vi que existem duas soluções. A primeira seria trocar a fiação dos vidros elétricos por fios mais grossos que não deixassem perder corrente até chegar ao motor do vidro. A outra seria instalar os tais relés nas portas para potenciar a energia que vem da bateria e se perde na fiação.

Pergunta caros amigos:

Que relé é esse?
Como se chama? Alguém tem uma foto dele?
Se alguém tiver o esquema de instalação dos tais relés eu agradeço.
Será um para cada porta?

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Gleison BH
17/08/2009, 16:13
Oi marcos.

Pelo que já andei pesquisando, é um relé para cada cada porta.

Seria o relé comum de 04 pinos.

Muito importante instalar um fusível em cada porta, pois se subir um e descer outro ao mesmo tempo aquece e derrete tudo.

Levei numa loja AUTO PORTAS mas ele não conseguiu fazer o esquema.

Com o relé ficou subindo e descendo rápido.

Só que os vidros pararam de aceitar o comando de subida para o alarme. Então não quis deixar...

Se descobrir detalhes posta aqui, pois tô querendo fazer o esquema...



Olá caros amigos e leitores assíduos deste conceituado fórum...

A parada é a seguinte, fiz o teste indicado neste tópico, pra ver se o problema era no motor do vidro ou nas calhas das portas. Nem um nem outro, o problema é na fiação que deixa a energia da bateria chegar fraca ao motor dos vidros.
Peguei duas pernas de fio e liguei direto na bateria da viatura e levei direto ao motor do vidro. Bingo!!! O vidro subiu e desceu rápido, como nunca tinha acontecido comigo.
Bem estive lendo este tópico e vi que existem duas soluções. A primeira seria trocar a fiação dos vidros elétricos por fios mais grossos que não deixassem perder corrente até chegar ao motor do vidro. A outra seria instalar os tais relés nas portas para potenciar a energia que vem da bateria e se perde na fiação.

Pergunta caros amigos:

Que relé é esse?
Como se chama? Alguém tem uma foto dele?
Se alguém tiver o esquema de instalação dos tais relés eu agradeço.
Será um para cada porta?

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Marcos Vaz
18/08/2009, 11:00
Oi marcos.

Pelo que já andei pesquisando, é um relé para cada cada porta.

Seria o relé comum de 04 pinos.

Muito importante instalar um fusível em cada porta, pois se subir um e descer outro ao mesmo tempo aquece e derrete tudo.

Levei numa loja AUTO PORTAS mas ele não conseguiu fazer o esquema.

Com o relé ficou subindo e descendo rápido.

Só que os vidros pararam de aceitar o comando de subida para o alarme. Então não quis deixar...

Se descobrir detalhes posta aqui, pois tô querendo fazer o esquema...


Olá Gleison, obrigado pela dica, essa do fusível eu não sabia.
Você colocou os fusíveis nas portas da sua Sporte? É um fusível para cada porta?
Sabe me dizer onde foram colocados estes fusíveis?

Obrigado,

Nisito BH-MG
18/08/2009, 12:06
O relé é um de 5 pinos, vou montar um esquema aqui e posto mais tarde. Mas tem como faer e tudo ficar funcinando, porem vai ter mais gasto, pois são colocados relés tanto na porta do motorista qunto na porta do vido a ser controlado. Mas ainda vouestudar esse esquema direitinho para reduir os custos com a instalação, e peças.

O fusivel obrigatóriamente deve ser usado. MAs se a anergia para acionar vier da bateria, deve ser colocado um o mais próximo possivelda bateria, e a alimentação antiga isolada. Usando a fiação antiga ele deve ser instalado dentro da porta, o que complica muito a troca em caso de queima, mas ai vamos ter uma fusivel para cada porta, o que faz com que os outros vidros não parem de funcionar com a queima de um.

Vou arrumar o esquema aqui e posto assim que der.

Gleison BH
18/08/2009, 14:35
Tentei fazer no esquema que o Nisito BH falou: um relé de 5 pinos e um fusível em cada porta na fiação antes do motor. Ou seja, mantendo a fiação original.

Mas no meu caso não deu certo. O vidro levantou rápido apertando o interruptor da próprias porta, mas parou de levantar quando acionava o controle do alarme.

Se descobrirem o que fazer, me conta aí...

Nisito BH-MG
18/08/2009, 15:19
Como prometido ai está o esquema dos relés para o vidro.:dance:

Ele usa relés para alimentar diretamente o motor tando para levantar e para abaixar o vidro, mas seu uso é limitado para as viaturas que NÃO possuem central de vidro para levantar os vidros pelo alarme.:putz:

:pipoca:A central de vidro para alarme funciona da seguinte maneira. Ao receber o sinal vindo do alarme, ele liga relés temporizados que acionam os motores por 1 minuto. Mas quando os vidros acabam de subir o motor tenta continuar a subida dos vidros, isso faz com que o motor consuma muita energia, a central sente o aumento da corrente e desarma o sistema antes mesmo de completar 1 minuto. :parede:
Por isso a central pode ser instalada em vidros elétricos de qualquer velocidade de subida.:shock:
Com a introdução dos relés o sistema de monitoramento dos vidros perde a referência, isso faz com que o vidro não suba, ou suba muito pouco antes de desarmar, ou queime a central por sobrecarga.:discordo:

Uma outra alternativa é usar relés própios para vidros elétricos,com os encontrados em muitos carros mais novos. Ai sim consegue continuar usando o alarme para subir os vidros.:D

Gleison BH
18/08/2009, 17:37
Muito bom nisito!!!!! Parabéns pelo esquema!!!!

Mas o marlo, conforme postagem acima, disse que o dele está funcionando com a própria central...

O que será que está diferente no dele???


como prometido ai está o esquema dos relés para o vidro.:dance:

(....) mas seu uso é limitado para as viaturas que não possuem central de vidro para levantar os vidros pelo alarme.:putz:

Marcos Vaz
19/08/2009, 10:41
Como prometido ai está o esquema dos relés para o vidro.:dance:

Ele usa relés para alimentar diretamente o motor tando para levantar e para abaixar o vidro, mas seu uso é limitado para as viaturas que NÃO possuem central de vidro para levantar os vidros pelo alarme.:putz:

:pipoca:A central de vidro para alarme funciona da seguinte maneira. Ao receber o sinal vindo do alarme, ele liga relés temporizados que acionam os motores por 1 minuto. Mas quando os vidros acabam de subir o motor tenta continuar a subida dos vidros, isso faz com que o motor consuma muita energia, a central sente o aumento da corrente e desarma o sistema antes mesmo de completar 1 minuto. :parede:
Por isso a central pode ser instalada em vidros elétricos de qualquer velocidade de subida.:shock:
Com a introdução dos relés o sistema de monitoramento dos vidros perde a referência, isso faz com que o vidro não suba, ou suba muito pouco antes de desarmar, ou queime a central por sobrecarga.:discordo:

Uma outra alternativa é usar relés própios para vidros elétricos,com os encontrados em muitos carros mais novos. Ai sim consegue continuar usando o alarme para subir os vidros.:D

Valeu Nisito, ajudou bastante, mas e o fusível? não é preciso?

Nisito BH-MG
19/08/2009, 14:56
Valeu Nisito, ajudou bastante, mas e o fusível? não é preciso?

Foi falha minha, não coloquei o fusível no desenho, mas tem de colocar sim.

Tem dois motivos para o módulo de subida do vidro está funcionando, pelo menos os que pensei. O módulo possui um sistema diferente do que falei, ou os relés estão ligados antes do módulo. Mas o própio Marlo comentou que o vidro sobe apenas poucos centímetros e para, já tinha alertado sobre isso no post assima.

Para quem quiser usar o módulo junto com o esquema que passei é ligar os fios do módulo após os relés. Para ficar legal tem de passar uma par de fio para cada porta!!! Acho que não compensa. No meu caso não achei necessidade de colocar, os vidros nunca travaram, nunca precisei ajudar a subir vidros com a mão, são lerdos, mas nada que atrapalhe.

AutoCurioso
19/08/2009, 15:47
Minha sportage também não funciona muito bem os vidros traseiros, esses dias fiquei com um vidro aberto! Vou tentar a solução dos socos, depois respondo se funcionou ou não.
Tenho um blog com diversas curiosidades automotivas, incluindo o significado dos nomes de marcas como Kia, se puderem e quiserem, dêem uma passadinha lá:
http://www.autocurioso.blogspot.com (http://www.autocurioso.blogspot.com)
:D

Marlo
20/08/2009, 23:35
Muito bom nisito!!!!! Parabéns pelo esquema!!!!

Mas o marlo, conforme postagem acima, disse que o dele está funcionando com a própria central...

O que será que está diferente no dele???

Confirmo. Meus vidros traseiros estavam parados praticamente. Lemvei no Elétrico ele instalou os relês e agora funciona muuuiiitto bem, inclusive o auto do alarme. Somente o temporizador após eu tirar a chave parou de funcionar. Antes ficava 1 minuto para fechar vidros após desligar. agora desligou fim. Posso passa o fone do eletricista aqui de Joinville para que perguntem... Se tiverem interesse.. Ficou excelente.:concordo:

Nisito BH-MG
21/08/2009, 10:53
Confirmo. Meus vidros traseiros estavam parados praticamente. Lemvei no Elétrico ele instalou os relês e agora funciona muuuiiitto bem, inclusive o auto do alarme. Somente o temporizador após eu tirar a chave parou de funcionar. Antes ficava 1 minuto para fechar vidros após desligar. agora desligou fim. Posso passa o fone do eletricista aqui de Joinville para que perguntem... Se tiverem interesse.. Ficou excelente.:concordo:

Marlo, vê se consegue com o eletricista o esquema dos relés que ele instalou. Agora fiquei curioso para entender o que ele fez. E se não for pedir mais ainda a marca e modelo do módulo auto do vidro elétrico que tem instalado em seu carro.
Muito Obrigado

Gleison BH
21/08/2009, 13:28
Oi Marlo. Depois me mande o tel dele por MP.

Valeu


Confirmo. Meus vidros traseiros estavam parados praticamente. Lemvei no Elétrico ele instalou os relês e agora funciona muuuiiitto bem, inclusive o auto do alarme. Somente o temporizador após eu tirar a chave parou de funcionar. Antes ficava 1 minuto para fechar vidros após desligar. agora desligou fim. Posso passa o fone do eletricista aqui de Joinville para que perguntem... Se tiverem interesse.. Ficou excelente.:concordo:

Marlo
22/08/2009, 15:40
Oi Marlo. Depois me mande o tel dele por MP.

Valeu

Na imagem os dados da autoelétrica. Não tenho a mesma habilidade dos amigos foristas para comentar um esquema elétrico. Mas deixei o carro lá com ele com os vidros traseiros praticamente emperrados e no final do dia me devolveu resolvido. Postei até um vídeo de como os vidros ficaram. Já tinha levado na Elétrica Finder aquí em Joinville, tinha sido trocada a fiação e tinha melhorado uns 10 %. Agora faz 2 anos que está 99%.

Nava
23/08/2009, 23:28
To achando que esse esquem ade usar 4 reles por vidro ta meio exagerado...ok, funciona e eu tb quero usar, mas 4 reles por vidro é demais....tem algo mais facil?

Gleison BH
24/08/2009, 11:29
Acho que o esquema é 01 relé por vidro/porta (04 no total)...:mrgreen:


To achando que esse esquem ade usar 4 reles por vidro ta meio exagerado...ok, funciona e eu tb quero usar, mas 4 reles por vidro é demais....tem algo mais facil?

Júlio C. A. Santos
25/08/2009, 00:02
Ha alguns meses levei minha Sportage no auto elétrico para resolver o problema do vidro elétrico que estava lento demais. Hoje abri o painel da porta dianteira direita para colocar estanho em um fio vermelho que se soltou do relê, não entendi nada aquele monte de fios que o eletricista colocou, havia dois relês com a seguinte inscrição:

NCR

NRP18-C12DH

5A 250VAC
7A 125VAC
20A 14VOC

Abraço :concordo:

Nisito BH-MG
25/08/2009, 10:16
Acho que o esquema é 01 relé por vidro/porta (04 no total)...:mrgreen:

Também achei muito para cada porta, mas foi o jeito que consegui fazer para cada vidro subir e descer com uma alimentação auxiliar. Para apenas subir o vidro via relé, pode-se usar dois relés apenas na linha do positivo do motor.

Ainda estou pesquisando uma outra solução para os vidros, achei a idéia de usar uma central dessas de vidro inteligente que vem com vidros elétricos do mercado livre. MAs ainda não achei o esquema de ligação para ver as adaptações que precisam ser feitas.

Estou procurando ainda, como o fórum já me salvou muito, essa é a hora de contribuir para com o pessoal.

Nisito BH-MG
25/08/2009, 11:57
Achei uma alternativa mais prática para os vidros,Centralina Soft SW44
O uso de uma central de baixo custo para automação dos vidros. Preço na net em torno de R$ 130,00 R$ 160,00.

Sua instalação é um pouco crítica, precisa passar fios novos, (dois pares por porta) para a central que deve ser instalada dentro do carro e não na porta.

Esse módulo retira a parte de potência dos botões e faz com que ele apenas comande o módulo para alimentar o motor. Alem de acabar com o problema crítico da Sportage. Torna os vidros automatizados (sobe e desce com apenas um toque). Alívio de pressão interna (abre um pouco o vidro ao abrir a porta e fecha o vidro assim que fecha a porta). Pode-se usar o alarme para abrir os vidros pelo controle. Temporiza o vidro para funcionar por dois minutos quando desliga o carro.

http://www.softeletronica.com.br/central_vidro.php

Lucena04
25/08/2009, 14:19
Achei uma alternativa mais prática para os vidros,Centralina Soft SW44
O uso de uma central de baixo custo para automação dos vidros. Preço na net em torno de R$ 130,00 R$ 160,00.

Sua instalação é um pouco crítica, precisa passar fios novos, (dois pares por porta) para a central que deve ser instalada dentro do carro e não na porta.

Esse módulo retira a parte de potência dos botões e faz com que ele apenas comande o módulo para alimentar o motor. Alem de acabar com o problema crítico da Sportage. Torna os vidros automatizados (sobe e desce com apenas um toque). Alívio de pressão interna (abre um pouco o vidro ao abrir a porta e fecha o vidro assim que fecha a porta). Pode-se usar o alarme para abrir os vidros pelo controle. Temporiza o vidro para funcionar por dois minutos quando desliga o carro.

http://www.softeletronica.com.br/central_vidro.php

:palmas::palmas::palmas:
no site tem explicação do esquema de instalação
Valeu!

Gleison BH
25/08/2009, 14:58
Ô nisito, que ajuda boa!!!!

Se não for muito abuso, depois me manda seu celular por MP...

Será que vc conhece um bom eletricista que faria a instalação na minha SPTG como cobaia??

Abraços e valeu mais uma vez.:concordo:


Achei uma alternativa mais prática para os vidros,Centralina Soft SW44
O uso de uma central de baixo custo para automação dos vidros. Preço na net em torno de R$ 130,00 R$ 160,00.

Sua instalação é um pouco crítica, precisa passar fios novos, (dois pares por porta) para a central que deve ser instalada dentro do carro e não na porta.

Esse módulo retira a parte de potência dos botões e faz com que ele apenas comande o módulo para alimentar o motor. Alem de acabar com o problema crítico da Sportage. Torna os vidros automatizados (sobe e desce com apenas um toque). Alívio de pressão interna (abre um pouco o vidro ao abrir a porta e fecha o vidro assim que fecha a porta). Pode-se usar o alarme para abrir os vidros pelo controle. Temporiza o vidro para funcionar por dois minutos quando desliga o carro.

http://www.softeletronica.com.br/central_vidro.php (http://www.softeletronica.com.br/central_vidro.php)

jgneves
25/08/2009, 18:04
Gleison,

Se for o caso tem mais um cobaia. O vidro da spt realmente é f.....da. Qdo vou chegar em casa se tiver com o vidro aberto, começo a aciona-lo na esquina.

Nava
25/08/2009, 22:17
Pronto! Agora sim apavorou! tava procurando isso!

Jgneves - idem x2.

Nisito BH-MG
27/08/2009, 14:14
Ô nisito, que ajuda boa!!!!

Se não for muito abuso, depois me manda seu celular por MP...

Será que vc conhece um bom eletricista que faria a instalação na minha SPTG como cobaia??

Abraços e valeu mais uma vez.:concordo:

Essa instalação é na maioria das vezes feitas em lojas de acessórios. Como tem alguns anos que não vou a essas lojas, instalo tudo em casa mesmo não sei onde encontrar lojas de confiança.
A ultima vez fui na Ekipar, mas o serviço foi tão porco que quando cheguei em casa refiz toda a instalação do alarme de um Gol que tinha.

Glaicon
17/09/2009, 22:09
Amigos, o vidro do motorista da minha SPT fazia um assobio terrível quando descia.
Dava até vergonha.:lol:
Pra subir não fazia o barulho. Ía normal.
Olhando pelo lado de fora tinha certeza quase absoluta que era a borracha de acabamento (pestana), pois ela se dobrava para dentro enquanto descia o vidro, dando a falsa impressão de arrastar.
Ledo engano.
Levei numa loja especializada (Só Portas [tem franquias pelo Brasil]), e era sujeira dentro do motor.
Não adiantou lubrificar a guia e cabos com a máquina no local.
Foi necessário tirar o conjunto e desmontar parcialmente o motor.
R$ 40,00 pelo serviço e ficou beleza.
Não precisou trocar nada.:dance:
Por isso, se aparecer um barulho sinistro, não adianta só lubrificar cabos e canaletas. Desmonte o conjunto e lubrifique com silicone spray antes de trocar qualquer peça.
Abraço a todos.

Nava
17/09/2009, 22:53
a minha faz isso qdo volta da lama...mas qdo seca...risos...

EDuarte
28/09/2009, 02:50
Passei o domingo tentando solucionar o problema dos vidros e cheguei a seguinte conclusão, não da pra colocar reles auxiliares se é usado modulo de vidro sem perder o anti estrangulamento ou subida automatica no alarme pois o modulo de vidro trabalha com uma chave termica, ou seja, quando o vidro esta subindo e por algum motivo ele é barrado no meio (anti estrangulamento) o motor fica forçando aquecendo o sistema acionando a chave termica e desligando o motor, o mesmo se aplica para subida automatica, quando o vidro chega no fim aciona a chave termica.
Tentei de todas as maneiras possiveis e imaginaveis mas não da certo, até funciona, fica beeeeeem rapido mas perde as funções que citei.
Porem pra quem usa o sistema original, sem modulo de vidro, da perfeitamente pra colocar um rele por vidro, mas tem que ser rele de contato duplo ( NA/NF), esse rele se faz necessario porque em cada porta existem dois fios positivos, um direto e um que vem da porta do motorista.
Porem resolvi o problema de outra forma, se alguem quiser tentar....
Depois da forração desmontada,
1 - Deixe o vidro dois dedos aberto (se deixar fechado o cabo ficará com pressão e não coseguirá desmontar o motor)
2 - Solte o motor e deixe pendurado pelos cabos ( não soltei os cabos, pois sei que é um porre mexer com aqueles cabos)
3 - Solte os dois parafusos que prendem o motor e puxe com cuidado, o eixo ficará no local sairá apenas a capa com imãs (tome cudado pra não deixar cairem as porcas)
4 - Desrosqueie o eixo até ele sair, se não me engano é rosca ao contrario
5 - Com o eixo na mão passe um estilete entre os coletores para tirar todo o residuo de carvão e depois passe uma lixa nos coletores até ficarem brilhando e limpe tudo com um pano.
6 - Engraxe o eixo e a rosca sem sujar de graxa os coletores.
7 - Pra motar, afaste os cavões retirando as molas que fazem pressão, se os carvões estiverem muito pequenos troqueos.
8 - Rosqueie o eixo e coloque as molas nos carvões.
9 - Coloque a tampa devolta com cuidado e coloque os parafusos
10 - É só montar no lugar.

É bem chatinho de fazer com o mecanismo no lugar, principalmente pra mexer nos carvões, fica bem mais facil se tirar o mecanismo fora, mas mexer com os cabos de aço é complicado.
Ficou perfeito, o vidro sobe muito mais rapido que antes, até o barulho do motor ficou diferente, fiquei satisfeito.
Não sei se consegui explicar direito mas espero ter contribuido, qualquer duvida é só falar.
[]s
(DU)

Gleison BH
28/09/2009, 09:56
Passei o domingo tentando solucionar o problema dos vidros e cheguei a seguinte conclusão...
[]s
(DU)


E aí Eduardo, blz!?!?!
Duas dúvidas:

1) Porque mexer nesses "troços" melhora tanto o vidro??? qual o "princípio"?

2) Fica o mistério, porque o vidro do Matheus (Life's) após a instalação dos relés ficou subindo rápido???

** Vc viu as duas últimas postagens do Nisito-BH sobre um outra alternativa?? O que achou??

Inté :concordo:

EDuarte
28/09/2009, 11:03
Gleison,

1) Porque mexer nesses "troços" melhora tanto o vidro??? qual o "princípio"?
Todo motor eletrico que funciona por atrito de escovas (carvão) gera desgaste e sujeira decorrente deste desgaste, essa sujeira se acumula entre os coletores e no proprio coletor fazendo com que a escova transmita apenas uma pequena parte da corrente para os coletores.

2) Fica o mistério, porque o vidro do Matheus (Life's) após a instalação dos relés ficou subindo rápido???
Nenhum sistema original que funcione sem reles trabalha com 100% da caraga, sempre existe a perda nos botões e fiação, como ele colocou os reles passou a trabalhar com carga completa vinda direto da bateria, se ele fizer essa limpeza nos coletores do motor subirá mais rapido ainda.

** Vc viu as duas últimas postagens do Nisito-BH sobre um outra alternativa?? O que achou??
Vi sim, essa centralina que ele se refere é a que citei, se tiver a função anti estrangulamento e subida automatica vai ficar a mesma coisa pois a corrente que ela manda pros motores não vem direto do rele, vem do cirquito, os reles da centralina são apenas pra acionar um cirquito independente pra cada motor.

[]s
(DU)

Nisito BH-MG
28/09/2009, 14:58
Gleison,

1) Porque mexer nesses "troços" melhora tanto o vidro??? qual o "princípio"?
Todo motor eletrico que funciona por atrito de escovas (carvão) gera desgaste e sujeira decorrente deste desgaste, essa sujeira se acumula entre os coletores e no proprio coletor fazendo com que a escova transmita apenas uma pequena parte da corrente para os coletores.

2) Fica o mistério, porque o vidro do Matheus (Life's) após a instalação dos relés ficou subindo rápido???
Nenhum sistema original que funcione sem reles trabalha com 100% da caraga, sempre existe a perda nos botões e fiação, como ele colocou os reles passou a trabalhar com carga completa vinda direto da bateria, se ele fizer essa limpeza nos coletores do motor subirá mais rapido ainda.

** Vc viu as duas últimas postagens do Nisito-BH sobre um outra alternativa?? O que achou??
Vi sim, essa centralina que ele se refere é a que citei, se tiver a função anti estrangulamento e subida automatica vai ficar a mesma coisa pois a corrente que ela manda pros motores não vem direto do rele, vem do cirquito, os reles da centralina são apenas pra acionar um cirquito independente pra cada motor.

[]s
(DU)

Os relés usados na central ficam apenas com algumas partes do sistema, outra é usada transistores de potência de baixa resistência interna (MOS-FET). Isso segundo e-mail recebido pela empresa.
Já trabalhei com centrais desse tipo. Inclusive já troquei centrais usadas em carros Fiat que usam apenas pulsos para centrais acionarem os motores. O uso conjunto da central com a limpeza e recuperação dos motores vão fazer os vidros das Sportages darem banho de velocidade em muitos carros novos por ai.

Marcos Vaz
28/09/2009, 15:49
Achei uma alternativa mais prática para os vidros,Centralina Soft SW44
O uso de uma central de baixo custo para automação dos vidros. Preço na net em torno de R$ 130,00 R$ 160,00.

Sua instalação é um pouco crítica, precisa passar fios novos, (dois pares por porta) para a central que deve ser instalada dentro do carro e não na porta.

Esse módulo retira a parte de potência dos botões e faz com que ele apenas comande o módulo para alimentar o motor. Alem de acabar com o problema crítico da Sportage. Torna os vidros automatizados (sobe e desce com apenas um toque). Alívio de pressão interna (abre um pouco o vidro ao abrir a porta e fecha o vidro assim que fecha a porta). Pode-se usar o alarme para abrir os vidros pelo controle. Temporiza o vidro para funcionar por dois minutos quando desliga o carro.

http://www.softeletronica.com.br/central_vidro.php


Amigo Nisito;
Só hoje vi esta sua postagem e estou querendo saber uma coisa:
Esta centralina SW44 elimina a original da Sportage?
Esta centralina exclue a necessidade dos relés nas portas?

Grande abraço e parabéns pela pesquisa.

EDuarte
28/09/2009, 17:55
Os relés usados na central ficam apenas com algumas partes do sistema, outra é usada transistores de potência de baixa resistência interna (MOS-FET). Isso segundo e-mail recebido pela empresa.
Já trabalhei com centrais desse tipo. Inclusive já troquei centrais usadas em carros Fiat que usam apenas pulsos para centrais acionarem os motores. O uso conjunto da central com a limpeza e recuperação dos motores vão fazer os vidros das Sportages darem banho de velocidade em muitos carros novos por ai.
É exatamente esse o ponto, a corrente vem dos transistores e não diretamente do rele, os reles são usados pra acionar o cirquito e não os motores, com isto existe uma perda significativa de corrente não alterando a velocidade dos motores.
Como mencionei antes, eu uso uma centralina dessas e posso dizer por experiencia, não da certo.
[]s
(DU)

EDuarte
28/09/2009, 17:56
Amigo Nisito;
Só hoje vi esta sua postagem e estou querendo saber uma coisa:
Esta centralina SW44 elimina a original da Sportage?
Esta centralina exclue a necessidade dos relés nas portas?

Grande abraço e parabéns pela pesquisa.
Desculpe a intromissão Marcos.
A sportage não tem centralina de fabrica.
Este modulo tem os opcionais que mencionei, antiesmagamento e levantamento automatico dos vidros, ou seja, não vai fazer diferença nenhuma, os motores continuarão a trabalhar com uma carga parcial de corrente.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
28/09/2009, 18:08
Putz! Então voltamos aos relês novamente?:putz:

Abraço :concordo:

EDuarte
28/09/2009, 18:39
Putz! Então voltamos aos relês novamente?:putz:

Abraço :concordo:
Julio,
Como mencionei, só da pra colocar os reles se for no sistema original, se usar centralina não dá.
Mas acho que não vale a pena esquentar a cabeça com isso, fazendo a limpeza dos coletores dos motores como eu fiz, melhora 100% vou tentar fazer um videozinho do vidro fechando e posto aqui.
[]s
(DU)

EDuarte
28/09/2009, 19:26
Ficou um pouco escuro mas acho que da pra ter uma noção.

YouTube - Vidrosport
[]s
(DU)

Baudenbacher
29/09/2009, 09:26
Parabéns,

Ficou show de bola:palmas:.

Comparando com essa velociade, os meus vidros demoram uma semana para levantar, e ainda um de cada vez.

[ ]'s

Gleison BH
29/09/2009, 14:28
ô eduardo; o mistério que falei, é que o matheus instalou o relés, o vidro ficou rápido e continuou funcionando a central de acionamento...

Não anulou como nas nossas tentativas... O eletricista dele fez algo diferente...

O que será???

EDuarte
29/09/2009, 14:38
ô eduardo; o mistério que falei, é que o matheus instalou o relés, o vidro ficou rápido e continuou funcionando a central de acionamento...

Não anulou como nas nossas tentativas... O eletricista dele fez algo diferente...

O que será???
Nas tentativas que fiz não funcionou, tentei até com dois reles mas não deu certo, só se ele usa alguma centralina que não seja padrão, talvez uma temporizada que depois de uns 10s acionada ela desliga.
Mistéééééééééério.

Matheus, fala pra nós qual o fabricante e modelo da centralina que vc usa.
[]s
(DU)

Marcos Vaz
29/09/2009, 16:33
Edu, você conseguiu esta velocidade nos vidros apenas com a limpeza dos motores?
Show de bola. Esquecerei a centralina e começarei com a limpeza dos motores;
Caso não resolva partirei para os relés, mas mesmo assim tenho dúvidas com relação à instalação dos relés.

Nava
29/09/2009, 22:13
Olhe, eu desmonstei o sistema dos botoes e limpei tudo, ja postei isso, e eles ficaram com essa velocidade. Durou umas duas semanas...

Ainda, quando chove e molha as canaletas, trava tudo...

Estou pensando que a coisa toda é um conjunto de encrencas, ou seja, mal de carro velho ( a minha é 98, ou 11 anos de uso!).

As borrachas gastas desalinham o vidro, o zinabre nos botoes acionadores diminuem a corrente que em conjunto com a graxa que cristalizou e os carvoes sujos vao minando nossa velocidade de subida.

Assim, acredito que as ideias aqui postadas sao relevantes, mas em função do carro e de seu uso/idade as melhorias nao serão muito duradouras. Eu medindo o meu tempo x dinheiro gasto, prefiro ficar com eles demorados...qdo chega duas esquinas de casa eu mando fechar o vidro e pronto...kkkkkkkkkk

Chico Almeida
01/10/2009, 22:09
Olhe, eu desmonstei o sistema dos botoes e limpei tudo, ja postei isso, e eles ficaram com essa velocidade. Durou umas duas semanas...

Ainda, quando chove e molha as canaletas, trava tudo...

Estou pensando que a coisa toda é um conjunto de encrencas, ou seja, mal de carro velho ( a minha é 98, ou 11 anos de uso!).

As borrachas gastas desalinham o vidro, o zinabre nos botoes acionadores diminuem a corrente que em conjunto com a graxa que cristalizou e os carvoes sujos vao minando nossa velocidade de subida.

Assim, acredito que as ideias aqui postadas sao relevantes, mas em função do carro e de seu uso/idade as melhorias nao serão muito duradouras. Eu medindo o meu tempo x dinheiro gasto, prefiro ficar com eles demorados...qdo chega duas esquinas de casa eu mando fechar o vidro e pronto...kkkkkkkkkk

Nava
Como vc conseguiu retirar o conjunto de botões??? Quase quebrei e não saiu!!!
Tem que desmontar a forração??? É parafusado por dentro??? Ainda não desmontei!!!

Um abraço,

Chico Almeida
03/10/2009, 01:36
Nava
Como vc conseguiu retirar o conjunto de botões??? Quase quebrei e não saiu!!!
Tem que desmontar a forração??? É parafusado por dentro??? Ainda não desmontei!!!

Um abraço,

Nava,
Já consegui meu intento, agora vou partir pra limpeza geral. Espero que não tenha nenhuma peça danificada por dentro.

Valeu,

Nisito BH-MG
04/10/2009, 21:06
É exatamente esse o ponto, a corrente vem dos transistores e não diretamente do rele, os reles são usados pra acionar o cirquito e não os motores, com isto existe uma perda significativa de corrente não alterando a velocidade dos motores.
Como mencionei antes, eu uso uma centralina dessas e posso dizer por experiencia, não da certo.
[]s
(DU)

Duarte, uma coisa precisa ser explicada. Uso uma central com transistores MOS-FET na Sportage, e não tem nenhuma diferença para o uso com relés, alias quando comprei ela todas as portas tinham relés para asubida do vidro, retirei todos e regulei e lubrifiquei todas as maquinas.

Esses transistores são para usos com altas correntes sem ocasionar perdas, não são esses TIC que se encontra em qualquer esquina e precisa de um grande dissipador de calor. Para se ter uma idéia um transistor SMD de 2x2mm é capaz de trabalhar com cargas de até 30A sem esquentar.

Nisito BH-MG
04/10/2009, 21:15
Amigo Nisito;
Só hoje vi esta sua postagem e estou querendo saber uma coisa:
Esta centralina SW44 elimina a original da Sportage?
Esta centralina exclue a necessidade dos relés nas portas?

Grande abraço e parabéns pela pesquisa.

As sportages não possuem nenhuma central.
Ela exclui sim os relés nas portas.

Mas uma coisa tem de ficar clara!! Para a centralina funcionar perfeitamente alguns cuidados devem ser tomados.

1 - Uma nova fiação deve ser passada junto as portas para a ligação na central que deve ser instalada dentro do carro (dois pares por porta um par de 1mm ligado nos fios que vão para o motor, e o outro par de 2,5mm que serão ligados nos motores)
2 - Um fio de 4mm deve ser passado da bateria direto para a central. (Com fusivel de 10A o mais próximo possivel da bateria)

Nava
04/10/2009, 23:06
Nisito, desculpe, mas se tem de trocar tudo vei, com certeza vai ficar dez...risos

Como disse, um carro de 10 anos de uso vai apresentar esses problemas normais de seu uso prolongado...nao tem muito jeito, tem de mexer, trocar peças, fios, botoes, limpar motores, etc...geral total!

Eu fiz tudo isso e depois da primeira trilha, ferrou tudo...kkkkkkkkk

Chico, tire a botoeira pela parte de trás dos botoes, com uma fenda. Se nao sair, retire o forro, é mais seguro.

EDuarte
05/10/2009, 10:06
Duarte, uma coisa precisa ser explicada. Uso uma central com transistores MOS-FET na Sportage, e não tem nenhuma diferença para o uso com relés, alias quando comprei ela todas as portas tinham relés para asubida do vidro, retirei todos e regulei e lubrifiquei todas as maquinas.

Esses transistores são para usos com altas correntes sem ocasionar perdas, não são esses TIC que se encontra em qualquer esquina e precisa de um grande dissipador de calor. Para se ter uma idéia um transistor SMD de 2x2mm é capaz de trabalhar com cargas de até 30A sem esquentar.

Então pelo que entendi seus vidros estão perfeitos, subindo rapidinho?
Minha centralina usa SMD e mesmo assim os vidros ficam lentos, liguei carga direta da beria na centralina e nada, passei um fio direto da centralina pros vidros e nada, desfiz tudo e liguei um rele com carga direto da bateria acionado pela centralina e BINGO, dobraram a velocidade.
O problema é que a carga enviada pros motores é fraca, seja com ou sem centralina, fios, botões, contatos das escovas, tudo isso gera perda, tem que trocar toda a fiação ou colocar um rele com carga direta nas portas que é o menos trabalhoso.
[]s
(DU)

Nava
05/10/2009, 18:44
Ja disse...mal de carro velho gente...tem de trocar tudo...

Chico Almeida
05/10/2009, 19:40
Nava,
Valeu pelo retorno :concordo:!!! Já tinha conseguido, mas tive de montar tudo novamente porque ficou meio tarde e eu cansado, já fiquei esperto nisso, da próxima vez, vai ser menos demorado!!!! Não digo mais rápido porque aquilo vai dar uma trabalheira do "caramba"... eheheheh.

Um abraço,

EDuarte
05/10/2009, 19:52
Galera, depois que fiz a limpeza nas escovas o mecanismo do lado do motorista não aguentou e moeu a roldana, dez anos de uso não é pra menos né e juntando que é o vidro que mais se usa ja tava bem desgastado.
Encotrei usado por 150,00, nem cotei novo, perda de tempo.
Alguem ja adaptou de outro carro?
[]s
(DU)

André Slaski
06/10/2009, 08:01
Galera, Pensei que ia escapar dessa dos vidros eletricos pois os meus estavam até funcionando meia boca... mais agora logo o vidro do meu lado começou a não funcionar... e estou aplicando o metodo comentado por alguem há um tempo atras que era dar umas pancadas na porta... Bom imaginem a cena, eu dando umas tapas na porta pra abaixar ou levantar o vidro ..tá.. dificil e engraçado... mais engraçado pra que vê isso de fora, assim diz minha filha de 06 anos...
Bom nesse final de semana vou me dedicar a minha SPTG... sou todo dela... kkk... Instalação do proteção de carter, limpeza do sistema dos vidros, troca de mangueira, pinça do freio(barulheira) e o que eu achar... Abraço

Nava
06/10/2009, 12:45
E qdo chove entao, gruda tudo...

Nisito BH-MG
07/10/2009, 10:10
UAI.. Acho então que dei sorte com a minha. Vou colocar o relato.

Quando comprei ela. O vidro do motorista era esperto pra caramba, Os outros mal desciam quanto mais subir, só com ajuda. Primeiro desmontei tudo e vi que estavam todas as maquinas sem nenhuma lubrificação, lubrifiquei tudo. O vidro do motorista ficou um canhão, os outros passaram a subir sem ajuda, mas lentos.

A segunda etapa foi a retirada de um fio de 4mm que levava energia da bateria direto para os botões da porta do motorista e os relés instalados nas portas dos passageiros. Ficou um pouco mais lento, mas ainda sem necessidade de ajuda das mãos. O sistema ficou original.

Terceira etapa. Troquei os contatos dos botões tanto do motorista quanto dos passageiros. e instalei uma central para vidros na fiação original. (Instalada na porta do motorista)

Fiz uma modoficação em uma borracha de Monza e instalei na viatura, mas tive de voltar com a original por problemas com a cola que usei para adaptar outra canaleta.

Tive de trocar o alternador que queimou,o regulador a placa de diodos e o coletor. 300 contos. Instalei o antigo som que tinha em outro carro com dois amplificadores num total de 1500 watts. Alternador foi pro saco novamente. (esse a garantia cobriu e fiquei com um novo)

Não consegui entender, mas depois que troquei o alternador pela seguda vez, os vidros ficaram mais rápidos. Hoje os 4 vidros fecham em 20s e individualmente não demora mais que 10s para cada um.

Meu pai resolveu mudar para uma fazenda no interior e como a estrada lá em época de chuva carro normal não anda. Vendí ela pro velho. Essa arrumação tem quase dois anos e os vidros continum funcionando perfeitamente do mesmo jeito.

André Slaski
08/10/2009, 08:09
Nisito, Interessante seu relato... mais um teste á fazer. Estou aberto á testes e quero acertar os vidros o mais breve. Pois hj bem cedo tava uma garoa xuxulenta como diz o radialista José Paulo de Andrade da rádio Band... mais o esperto aki quando tava na rua foi fazer um pequeno teste se o vidro tinha voltado a funcionar... e o bicho funcionou ...desceu... mais o pior q não subia mais.... Putz q raiva... até achar um posto de gasolina pra parar e começar a seção de espancamento na porta pra subir o vidro... tive que tomar muita garoa na Cara... Imaginem como too feliz!!!! Abraços

André Slaski
19/10/2009, 15:53
Pessoal;

Depois de dias andando com vidro fechado porque os botões não funcionavam mais.. Fiz um limpeza no sistema de controle... seguindo as orientações do post do Nava e voltou tudo a funcionar.. Uffa..
Então temporariamente menos um problema na minha SPTG.
A velocidade melhorou também... mais ainda esta a desejar, podia ser melhor..

Abraço
André Slaski

Nava
20/10/2009, 17:32
opa, legal...

Júlio C. A. Santos
20/10/2009, 20:17
Os vidros da minha Sportage também faziam isso, às vezes eles decidiam não abrir depois de fechados, isso acontecia a cada dois meses mais ou menos. Depois que coloquei um pingo de graxa nos contatos dos vidros isso nunca mais aconteceu. Limpeza nos contatos não melhora a velocidade dos vidros, pois quando os contatos sujam ou queimam eles simplesmente não conduzem eletricidade aí o vidro para de vez. O mesmo vale para as canaletas, não espere que os vidros subam rápido só trocando as canaletas, até um Monza 89 detonado sobe os vidros rápido e com as canaletas ressecadas. Os problemas dos vidros elétricos das Sportages serão sempre os mesmos: Fiação e motores dos vidros.

Abraço :concordo:

gvirtuoso
04/12/2009, 16:05
Pessoal,

Essa central dos vidros elétricos é simples de trocar? Onde ela fica dentro da porta? Pelos relatos de vcs, acho que meu problema também é esse. Se for simples de trocar, compro a central e instalo eu mesmo, já que estou acostumado a desmontar as portas da minha Sport.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96


Julio, queria recomendações sobre procedimentos p/ desmontar a porta do motorista... ontem a macaneta interna estragou quando fui abri-la, deve ter desengatado algum ferro que liga ao sistema da tranca.. :mad:

Vou ter que abri-la e ver oq q de fato desengatou....

Aquela forração da porta eh como dos outros carros .. soh com aquelas pecinhas de plastico com pressao ? ou tem mais algum segredinho ... hehehe

Abraco.:concordo:

Lucena04
04/12/2009, 16:52
Julio, queria recomendações sobre procedimentos p/ desmontar a porta do motorista... ontem a macaneta interna estragou quando fui abri-la, deve ter desengatado algum ferro que liga ao sistema da tranca.. :mad:

Vou ter que abri-la e ver oq q de fato desengatou....

Aquela forração da porta eh como dos outros carros .. soh com aquelas pecinhas de plastico com pressao ? ou tem mais algum segredinho ... hehehe

Abraco.:concordo:
Não sou nenhum técnico (nem o Júlio, rs), mas vou tentar ajudar.
Quando eu desmontei a porta comecei por aquela peça triangular que fica atrás do retrovisor (só puxar), depois por aquela canaleta preta que fica logo acima da parte que vc está tentando tirar, é um acabamento que fica rente ao vidro do vidro. Tem que tirar um parafuso que fica dentro daquele pequeno porta treco que fica no apoio de braço e tem outro perto do puxador interno da porta, se eu não me engano. Vc tem que desengatar o puchador interno da forração para poder tirá-la, na hora vc vai ver e é bem fácil. Os outos parafusos eu não lembro mais onde ficam mas são de mais fácil identificação, isso se tiver mais parafusos que eu tb não lembro se tem. Fora esses parafusos ainda tem as pecinhas de plásco com pressão que quebram com certa facilidade quando desmonta a porta, inclusive na minha porta estão faltando algumas, nem tive tempo de correr atrás, não sei se serve de qualquer carro.
Esse problema que vc está tendo parece ser fácil de resolver, talvez nem precise desmontar a porta inteira, vc precisa vericar se aquele ferrinho que vem da porta está encaixado no puxador da porta, o puxador está meio solto?
:concordo:

Júlio C. A. Santos
04/12/2009, 18:31
Guilherme, é fácil abrir o forro da porta, to tão acostumado a fazer isso na garagem sem luz... hehehe! Não se preocupe com a maçaneta, não quebrou, só soltou a vareta que vai até a fechadura.

Abraço :concordo:

gvirtuoso
04/12/2009, 21:50
Hehehehe é pessoal de fato não estou muito preocupado, mas é que é sempre bom contar com a experiência de vocês.. com a calma do Julio que inumeras vezes já fez isso (e que realmente nao imaginava ser complexo), e com a barbadinha do Lucena de comecar pela pecinha la perto do retrovisor...

Valeu rapaziada.... esse findi vou mexer nela... ;-)

EDuarte
05/12/2009, 09:16
Guilherme
Só complementando, tem um parafiso na parte de baixo do porta treco.
[]s
(DU)

Lkurtes
17/12/2009, 14:05
Olá pessoal , estou tendo problemas em conseguir aonsertar o vidro da jabiraca ja faz um tempo , o cabo de aço arrebentou e eu não consigo outra máquina pra trocar, todos que testo não dão certo.
Será que alguem sabe se da pra trocar só o cabo de aço?

Quanto as dicas de limpesa dos contatos achei muito boas, vou fazer em casa, valeu mesmo pessoal.

Abraço a todos.
Leandro

Lkurtes
17/12/2009, 14:06
A propósito é a máquina do motorista,
valeu

Baudenbacher
30/12/2009, 15:04
A propósito é a máquina do motorista,
valeu

É, o cabo de aço da minha também estourou ontem na chuva :putz: :evil: :odedo:...
:pipoca:Aguardando ajuda :parede:.
Abraço...

Lucena04
13/05/2010, 21:30
Levei o carro onde mandei instalar o alarme com subida de vidro pelo controle justamente pq parou de subir os vidros quando se aciona o alarme. O auto-elétrico está faz 3 dias quebrando a cabeça com o carro. Hoje mesmo ele disse que estava pronto que eu podia ir buscar, fui fazer o teste e não funcionou e ele queria se matar, rs
Sei que parece um caso muito específico, mas se alguém tiver alguma idéia do que possa estar acontecendo será bem vinda.
:concordo:

DouglasMac
13/05/2010, 23:48
Bão, primeiro é o seguinte: no manual manda não subir mais do que dois vidros ao mesmo tempo (deve ser por capaciadde de fios ou relé, sei lá!!).
Coloquem filete de borracha (fina) dentro da canaleta superior, onde o vidro fecha. Isso faz com que o motor não toque o cabo até o final e não deixa travar.
Na maioria das vezes, está travando. Voce escuta o relé funcionar mas o vidro nem tchum, tá travado no motor.
Abrir o forro e dar umas pancadinhas (ui!!!) às vezes resolve.
Por isso, o eletricista conserta e muitas vezes no mesmo dia trava de novo. Borracha na canaleta superior galera!!!
LAMA!!

Wladybr
14/05/2010, 15:17
Levei o carro onde mandei instalar o alarme com subida de vidro pelo controle justamente pq parou de subir os vidros quando se aciona o alarme. O auto-elétrico está faz 3 dias quebrando a cabeça com o carro. Hoje mesmo ele disse que estava pronto que eu podia ir buscar, fui fazer o teste e não funcionou e ele queria se matar, rs
Sei que parece um caso muito específico, mas se alguém tiver alguma idéia do que possa estar acontecendo será bem vinda.
:concordo:

Num sei se ajuda.. mas a minha um dia parou de funcionar na semana que eu instalei o alarme, não subia mais os vidros e nem travava as outras portas ao disparar o Alarme.
Fui na empresa e o caro em 3 decimos de segundos arrumou.. :parede::oops: Fiquei com cara de bundão mas ele disse num saber porque da isso mas ele so mudou a chavinha que faz o vidro não ser aberto atraz e depois voltou na posição normal e tudo como passe de magica voltou a funcionar.. MALIGNO :evil: sei la o que se passou no alarme... Normal a 30 dias eheheh :pensativo: vai saber

mr_takut
14/05/2010, 20:53
Levei o carro onde mandei instalar o alarme com subida de vidro pelo controle justamente pq parou de subir os vidros quando se aciona o alarme. O auto-elétrico está faz 3 dias quebrando a cabeça com o carro. Hoje mesmo ele disse que estava pronto que eu podia ir buscar, fui fazer o teste e não funcionou e ele queria se matar, rs
Sei que parece um caso muito específico, mas se alguém tiver alguma idéia do que possa estar acontecendo será bem vinda.
:concordo:

Eu tive o mesmo problema em primeiro achei que a central que comanda a subida dos vidros estava quebrada assim a exclui e tudo voltou ao normal para mais 3 dias até parar mais uma vez e ai que fui a verificar os fusível e minha surpresa fui que um dos (o mesmo das janelas) fui "reparado" com um fio de cobre que nao dava garantia de continuidade, troquei o fusível (fui dar um jeito certo para nao gastar pelo original que custa 15 R$ cada está postado no forum) e reconectei a central dos vidros e nunca mais deu pao.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1135688&postcount=2051

Lucena04
14/05/2010, 22:42
Valeu pessoal, ele desmontou mais uma vez e viu que um fio tinha soltado na hora de montar a porta. Ainda bem, eu já estava pensando que o alarme ou o relê de subida não era compatível com o motor do vidro ou coisa parecida, ainda bem que não foi nada mais grave.
:concordo:

Nisito BH-MG
16/05/2010, 22:07
Pessoal, Estou com um problema sério nas travas da minha Sport.
Pra variar o serviço porco dos instaladores só me matam de raiva.
A Viatura tem as travas originais, e uma extra na porta do motorista para comandar as outras pelo alarme. Porem elas só funcionam quando querem. Alguem sabe se essas travas possuem alguma central, pois procurei em baixo do painel e não achei nada. E não quero trocar todas as travas, pois teria de adaptar tudo, não se acha as originais delas no mercado aqui em BH.
Abraços.

Lucena04
16/05/2010, 22:53
Pessoal, Estou com um problema sério nas travas da minha Sport.
Pra variar o serviço porco dos instaladores só me matam de raiva.
A Viatura tem as travas originais, e uma extra na porta do motorista para comandar as outras pelo alarme. Porem elas só funcionam quando querem. Alguem sabe se essas travas possuem alguma central, pois procurei em baixo do painel e não achei nada. E não quero trocar todas as travas, pois teria de adaptar tudo, não se acha as originais delas no mercado aqui em BH.
Abraços.
Na minha as travas só obedecem comando do controle do alarme, não seguem o camondo da trava do motorista :pensativo:
:concordo:

ANIBALCL
24/05/2010, 08:30
galera,

para quem mora em SP e quiser resolver TODOS
os problemas dos vidros e travas elétricas da Sportage,
leva na NELCAR
AV DUQUE DE CAXIAS 498 (11)3333-5608

na minha, trocou toda a fiação interna das 4 portas,
colocou 2 módulos de controle dos vidros e trocou a centralina
da trava elétrica.

além dos vidros ficarem melhor que novos agora eles tem
função de 1 toque pra fechar/abrir, fecha no controle e
tem função de anti-vácuo/pressão. o vidro desce um pouco
automaticamente antes de bater a porta e depois sobe sozinho !:palmas:

a trava elétrica tava um lixo e não abria todas as portas ao
desligar o alarme, daí instalou um botão junto ao farol de neblina
para abrir/fechar as portas !:palmas:

estou totalmente satisfeito
e não precisou trocar nenhum botão, motor, etc..

dá gosto de ver o pessoal trabalhar, voce percebe quando
o sujeito sabe o que está fazendo e não fazem serviço porco
nem gambiarras, e aproveitam o que dá não ficam trocando
as coisas à toa só pra te enfiar a faca.

levou umas 3 horas o serviço todo e custou R$180 cada módulo mais
R$100 da centralina, já incluídos aí a MO.

para quem for de outra cidade, conversa com eles que eles vendem
os módulos e enviam, eu já perguntei isso porque falei que ia indicar.

saulo DF
18/09/2010, 01:29
Sou novo aqui no, adquiri minha Sportage 2001 2.0 TDI a um mês e ja tive q trocar o cabeçote (tava trincado). Bom, alguém sabe qual canaleta serve para os vidros da sportage, pois os dianteiros quando totalmente abertos parecem estar soutos nas portas, fica um barulho de carro velho, e a resposta dos vendedores é sempre a mesma. "-Não temos canaleta da sportage, vai ser difícil de encontrar"!
Estou no aguardo, Obrigado!

cdias
18/10/2010, 00:02
Amigos, pra variar sou mais um com problema nos vidros da spt. No do carona já parou embaixo e tive que dar as famosas batidas na direção do motor para que voltasse a subir. No do motorista agora tem hora que pára no meio e tenho que ajudar com as mãos. Minhas pergunta é, se eu colocar um alarme com a centralina (módulo) para subir os vidros no fechamento do alarme vai resolver o problema ? A trava manual continua funcionando com esse módulo.

Obrigado a todos.

Tanque Russo
21/10/2010, 08:09
amigos bom dia, alguem tem ideia de que motor eu posso colocar no lugar do original? o meu travou os dois lados, só batendo mesmo para ele subir, mas assim mesmo ta pesado, encontro isso original ou paralelo ?

obrigado até mais gente

EDuarte
21/10/2010, 09:18
Os motores dos vidros só mesmo original.
Mas não é dificil resolver isso, desmonte o motor e troque as escovas e limpe os contatos do induzido, ou se não tiver como fazer isso, leve em um auto elétrico ou casa especializada em vidros elétricos que eles fazem o trabalho.

[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
23/10/2010, 22:49
Hoje tive o problema com o da porta do motorista parou em baixo e não subia.
Todos os 4 eram bem lento para subir.
Desmontei a porta, comecei a fuçar nos fios etc e ele voltou a funcionar, como estava com o WD na mão, passei no trilho por onde sobe o suporte do vidro e me deu a idéia de passar um pouco na canaleta que tb tava prendendo na parte perto do retrovisor.
Problema resolvido, pelo memos por enquanto, aproveitei e passei nos outro que melhoraram bastante a velocidade de subida e descida.
Passei tb limpa contato nos contatos da porta do motorista.

Vou esperar uns dias e posto mais informações.

Abs.

cegandrade
12/02/2011, 15:00
Hoje tive o problema com o da porta do motorista parou em baixo e não subia.
Todos os 4 eram bem lento para subir.
Desmontei a porta, comecei a fuçar nos fios etc e ele voltou a funcionar, como estava com o WD na mão, passei no trilho por onde sobe o suporte do vidro e me deu a idéia de passar um pouco na canaleta que tb tava prendendo na parte perto do retrovisor.
Problema resolvido, pelo memos por enquanto, aproveitei e passei nos outro que melhoraram bastante a velocidade de subida e descida.
Passei tb limpa contato nos contatos da porta do motorista.

Vou esperar uns dias e posto mais informações.

Abs.

Alexandre

os vidros continuam bons???? A minha so esta funcionando a porta do motorista. Terei que desmontar tudo e ver o que tem de errado.

Gleison BH
12/02/2011, 17:43
Prezado.

Há cerca de 02 meses dois vidros pararam de funcionar (ou de vez em quando funcionavam muito lentos).

Coloquei uma central de levantamento de vidros nova (dessas de alarme).

E ficou bom até hoje.

Parece que alguem já fez isso, sem colocar o relé e também deu certo.

Custa cerca de r$150-r$180 instalada.

Faz o teste...

Boa sorte!



alexandre

os vidros continuam bons???? A minha so esta funcionando a porta do motorista. Terei que desmontar tudo e ver o que tem de errado.

andersoncolares
15/04/2011, 21:39
Segue...nao sei se funga...nao testei.

Nava, também estou com problemas nos vidros das portas e está muito lentos. O eletricista disse que os motores estão fracos. Não consegui abrir este esquema que você postou. Será que poderia me enviar por email em jpg, se não for pedir muito?:oops:

Abração
Anderson

cegandrade
06/09/2011, 16:16
Agora os 2 dianteiros morreram de vez.
Vou desmontar as portas e testa-los direto na bateria e ver se ainda funcionam.
Segundo conversei com um eletricista aqui, o ideal é colocar motores universais adaptados e tambem substituir a central por uma mais nova e que sao mais fortes que o original da Sportage.
Concertei o ar condicionado de manha e de tarde os vidros pararam.

amom.ha
09/09/2011, 14:52
Pessoal boa tarde eu tambem estou tendo problemas com o levantamento dos vidros da minha sportage 97, auguem sabe onde eu posso conseguir comprar as canaletas ou se existem adaptações que podem ser feitas .
Valeu gente , obrigado.

amom.ha
09/09/2011, 15:42
Augusto Boa Tarde, como e onde vç encontrou as canaletas para comprar? estou tendo uma baita dificuldade em encontrar.
os vidros da minha sptg estavam lentos, troquei as canaletas e ficaram otimos.:concordo: o desgaste do veludo da canaleta faz com q fiquem mais presos e lentos.

andersoncolares
11/09/2011, 22:47
Resolvi o problema de preguiça dos vidros com a instalação de relés dentro das portas, sendo dois em cada porta. Ficou como carro novo:euforico:; Em seguida vou fazer o mesmo com as portas traseiras.:pipoca::cool:

andersoncolares
11/09/2011, 22:49
CEgandrade, como faço para dar manutenção no filtro de ar condic. do Grand Sportage TDI 2000?

cegandrade
12/09/2011, 13:04
Anderson, ate onde sei a Sportage nao tem filtro no ar condicionado. Sei que é necessario a retirada do ventilador quando esat fazendo barulho, pois entra lixo pelo duto principal. No caso da minha foi colocado um tela para nao entrar lixo.

cegandrade
12/09/2011, 13:06
Resolvi o problema de preguiça dos vidros com a instalação de relés dentro das portas, sendo dois em cada porta. Ficou como carro novo:euforico:; Em seguida vou fazer o mesmo com as portas traseiras.:pipoca::cool:

Anderson, vc tem o esquema dos reles????

andersoncolares
13/09/2011, 21:22
Anderson, vc tem o esquema dos reles????

Carlos, posso arrumar rapidinho com o eletricista que montou pra mim e te respondo assim que possível, mas ele me disse que colocou um pra subir e outro pra descer, ligado direto na bateria e passando pelos controles da porta. O inconveniente é que não fecha mais pelo controle do alarme, mas como eu não usava mesmo esse sistema, optei pelos vidros rápidos.

Assim qui pegar com ele posto aqui.

Grande abraço

cegandrade
14/09/2011, 09:53
Carlos, posso arrumar rapidinho com o eletricista que montou pra mim e te respondo assim que possível, mas ele me disse que colocou um pra subir e outro pra descer, ligado direto na bateria e passando pelos controles da porta. O inconveniente é que não fecha mais pelo controle do alarme, mas como eu não usava mesmo esse sistema, optei pelos vidros rápidos.

Assim qui pegar com ele posto aqui.

Grande abraço

Show, Anderson

Eu ja tinha conseguido um bom resultado energizando os vidros individualmente, mais o controle principal na porta do motorista para de controlar os outros e fica ruim.
Acho que a solução dos reles é o ideal.

augustoslz
30/09/2011, 09:41
Augusto Boa Tarde, como e onde vç encontrou as canaletas para comprar? estou tendo uma baita dificuldade em encontrar.
A canaleta pode adaptar do monza, mandei instalar um rele para os motores dos vidros, comandado pela central do alarme, nao estao lentos e fiquei muito satisfeito

Djalma colombo
30/09/2011, 10:28
Quanto pagou pelas canaletas e de que ano seria o monza?

Angelo RJ
24/11/2011, 07:42
olá pessoal,

AONDE POSSO ENCONTRAR UM MOTOR PARA O VIDRO ELÉTRICO ?

Ps: O motor do vidro elétrico da porta do motorista estava com muito barulho e lento, levei no eletricista e ele constatou que o motor estava muito ruim, logo depois o motor queimou de vez.

mlucia_prado
11/12/2011, 17:08
Oi pessoal! Alguem pode me falar se tem algum lugar aqui em sao jose dos campos ou caçapava que posso arrumar as travas do carro e os vidro eletricos traseiros? Agradeço pela ajuda

Marcelola
15/12/2011, 16:26
coloca um relê inversor em cada porta que fica 100% =)

cegandrade
05/01/2012, 11:58
Depois de um ano com problemas nos vidros resolvi partir para a briga com eles. Levei a um tecnico amigo meu que esta estudando as duas portas dianteiras.
Segundo ele se foi fabricado e funcionava o problema nao é do carro e sim meu, rsrsrsrs.
Foi detectado que as canaletas estao gastas e elas prendem o vidro, e prendendo o vidro pesa o motor e esquenta fiação, com a fiação aquecendo começa a perder a qualidade dos fios pois eles irao conduzir menos energia para o motor.
No meu caso, a solução que ele esta tentando é conseguir uma canaleta parecida para troca, depois ele esta usando o motor da minha porta com o mecanismo do carona para reparar um vidro e depois a porta que sobrar ele tentara uma adaptação com a do uno 2 portas que tem o vidro bem grande.
Espero que a facada no bolso nao seja grande e que os vidros voltem ao seu estado normal.
Assim que terminar posto o resultado.

EDuarte
05/01/2012, 12:08
Depois de um ano com problemas nos vidros resolvi partir para a briga com eles. Levei a um tecnico amigo meu que esta estudando as duas portas dianteiras.
Segundo ele se foi fabricado e funcionava o problema nao é do carro e sim meu, rsrsrsrs.
Foi detectado que as canaletas estao gastas e elas prendem o vidro, e prendendo o vidro pesa o motor e esquenta fiação, com a fiação aquecendo começa a perder a qualidade dos fios pois eles irao conduzir menos energia para o motor.
No meu caso, a solução que ele esta tentando é conseguir uma canaleta parecida para troca, depois ele esta usando o motor da minha porta com o mecanismo do carona para reparar um vidro e depois a porta que sobrar ele tentara uma adaptação com a do uno 2 portas que tem o vidro bem grande.
Espero que a facada no bolso nao seja grande e que os vidros voltem ao seu estado normal.
Assim que terminar posto o resultado.

Opa, isso muito me interessa...
No aguardo...

[]s
(DU)

cegandrade
05/01/2012, 16:24
Passei la na hora do almoço e as engrenagens estao todas quebradas de tanta força que o motor fez.
O cara disse que ira tentar ver se encontra de outro carro, ou deu uma opção de enviar para São Paula para um cara que refaz as engrenagens para pegar nesses motores universais.
Vou aguardar.

andersoncolares
06/01/2012, 10:04
Ainda precso resolver o caso dos vidros traseiros... se sua tentativa for interessante e mais fácil fazer, posso optar por esta nas portas traseiras... Aguardamos notícias...

Abraços a todos e feliz 2012...


Passei la na hora do almoço e as engrenagens estao todas quebradas de tanta força que o motor fez.
O cara disse que ira tentar ver se encontra de outro carro, ou deu uma opção de enviar para São Paula para um cara que refaz as engrenagens para pegar nesses motores universais.
Vou aguardar.

cegandrade
10/01/2012, 14:15
Sobre a canaleta do vidro, alguém sabe me informar o ano e modelo do Monza que serve??????

EDuarte
10/01/2012, 19:29
Sobre a canaleta do vidro, alguém sabe me informar o ano e modelo do Monza que serve??????


Eu acredito que seja o monza "tubarão", o ultimo modelo que saiu, pois esse modelo o vidro é inteiriço igual a sportage, o modelo antigo o vidro é quadrado pois tinha quebra vento.

[]s
(DU)

cegandrade
11/01/2012, 07:54
Blz, vou ver se encontro.
A canaleta ja vi que tem que ser nova.
Sobre o mecanismo e motor do vidro, tem um parte de borracha preso a engranagem de giro, essa peça foi para o espaço.
O cara que esta mexendo disse que ira enviar tudo para um cara no rio que faz adaptação de motor universal em mecanismos originais.
Agora vou aguardar o desfecho.

Lucena04
11/01/2012, 09:05
Depois informa pra gente o resultado, também estou precisando

EDuarte
15/02/2012, 13:55
E aí cegandrade, conseguiu algo com as canaletas?

[]s
(DU)

cegandrade
16/02/2012, 12:38
Ainda sem solução, o cara da auto center esta enrolando para enviar o material para a tal retifica que faz as adaptações. Enquanto isso sigo com os vidros todos travados.

Marcos Vaz
17/02/2012, 18:42
Resolvi o problema de preguiça dos vidros com a instalação de relés dentro das portas, sendo dois em cada porta. Ficou como carro novo:euforico:; Em seguida vou fazer o mesmo com as portas traseiras.:pipoca::cool:

Anderson, vc consegue postar aqui o esquema de instalação destes relés?
Por que dois em cada porta?

andersoncolares
22/02/2012, 02:41
Anderson, vc consegue postar aqui o esquema de instalação destes relés?
Por que dois em cada porta?

Marcos, os relés estão ligados sendo um para subir e outro para descer, alimentados diretamente da bateria. Assim que conseguir com o eletricista os esquema, passo para vocês aqui. Falta fazer nas portas traseiras ainda.

Abraços a todos

Colares; Grand. Sporgate TDI 2.0 Arribada

Marcos Vaz
22/02/2012, 19:55
Marcos, os relés estão ligados sendo um para subir e outro para descer, alimentados diretamente da bateria. Assim que conseguir com o eletricista os esquema, passo para vocês aqui. Falta fazer nas portas traseiras ainda.

Abraços a todos

Colares; Grand. Sporgate TDI 2.0 Arribada

Anderson, ficarei no aguardo. Obrigado.

Gleison BH
24/02/2012, 13:58
tb vou ficar no aguardo.

há um tempo troquei a central dos vidros e ficou 100%. mas agora o vidro do carona dianteiro está um pouco lento. quando ficar ruim, acho que vou colocar o relé só nessa porta.

ANDERSON, QUANDO TENTEI COLOCAR ESSE RELÉ FICOU SUPER RÁPIDO. MAS ANULOU O LEVANTAMENTO AUTOMÁTICO DO VIDRO PELO CONTROLE DO ALARME. VC TEVE ESSE PROBLEMA???? ACONTECEU ISSO NO MEU E O ELETRICISTA FICOU "ENCUCADO", POIS NÃO SOUBE SEQUER EXPLICAR O MOTIVO...

EDuarte
24/02/2012, 14:30
É normal perder a função de subida dos vidros no alarme qdo se coloca o rele, isso acontece pq o modulo do vidro interpreta o ruido gerado pelo motor do vidro, colocando o rele a fiação original é interrompida e consequentemente o modulo não recebe o ruido do motor.

[]s
(DU)

andersoncolares
25/02/2012, 23:23
tb vou ficar no aguardo.

há um tempo troquei a central dos vidros e ficou 100%. mas agora o vidro do carona dianteiro está um pouco lento. quando ficar ruim, acho que vou colocar o relé só nessa porta.

ANDERSON, QUANDO TENTEI COLOCAR ESSE RELÉ FICOU SUPER RÁPIDO. MAS ANULOU O LEVANTAMENTO AUTOMÁTICO DO VIDRO PELO CONTROLE DO ALARME. VC TEVE ESSE PROBLEMA???? ACONTECEU ISSO NO MEU E O ELETRICISTA FICOU "ENCUCADO", POIS NÃO SOUBE SEQUER EXPLICAR O MOTIVO...

Gleison, ocorru o mesmo comigo. Também fiquei sem o levantamento automático. Semana passada parou todo lado direito. Levei a um eletricista em Ipatinga e o cara retirou a central, instalou relés apenas nas portas dianteiras e ficou tudo muito rápido. Mas sem levantamento pelo alarme. Segundo ele, se trocar a central, volta ao normal, mas ele deixou tudo funcionando sem a central, entendi como não, mas ficou show
Ele me disse que esse motores, se ficarem muito tempo sem acionar, colam as escovas, aí precisa dar um bate na região do motor com o botão acionado; ou abir o motor para destravar. Segundo ele, foi feita uma limpeza geral dos contatos e aplicação de silicone Spray nas canaletas. Ele contra-indicou grafite. Disse que qdo chove vira uma lama e seca ficando grudento, prende o vidro e pesa o motor.

Depois posto mais detalhes, assim que tiver mais, hehe

Abraços a todos.

Chacal
04/03/2012, 12:10
Falando em vidros das portas da Sportage, quando o problema esta nas canaletas do vidros, alguém já trocou por estas genéricas que se compra por metro, e o acabamento ficou bom, pois as minhas canaletas já chegaram no fim e trava a subida do vidro.

andersoncolares
05/03/2012, 13:14
Deixei meu carro eu uma Auto Elétrica muito conceituada em Montes Claros para que seja todo refeito se preciso. Um eletricista aqui foi tentar resolver o desligamento total e conseguiu desligar até a trava elétrica das portas. Qdo tiver a solução dou noticias... Abraços a todos...

Anderson

eduardommelo
30/05/2012, 08:03
O meu vidro do lado do traseiro do lado do motorista ta travado também, vou desmontar pra ver no que dá hehehe

andersoncolares
31/05/2012, 11:42
O meu vidro do lado do traseiro do lado do motorista ta travado também, vou desmontar pra ver no que dá hehehe

Pessoal, me comprometi adar notícias dos meus vidros e ficou tão bom que não me lembrei de votar ao Fórum para informá-los.
O eletricista me disse que os fios eram muito finos e que estavam perdendo potencia por isso. Ele refez toda fiação das 4 portas, desmontou e limpou os motores, conferiu a s escovas e lubrificou as canaletas. Agora os 4 vidros sobem como de carro novo e nem relé ele precisou. Me parece que puxou alimentação direto da bateria. Seja como for, em resumo ele trocou a fiação e limpou os conectores e contatos.

Sugestão: Leve a alguma autoelética de renome, pois os caras terão interesse em manter o bom nome da empresa. O custo deste serviço que resolveu o problema ficou em R$ 290,00 na Autoelétrica dois Irmãos de Montes Claros - MG

georgevalle
12/06/2012, 08:53
Sábado aproveitei que tinha sol (até que enfim) criei coragem e abri as portas da sportage o controle do motorista não estava mais "mandando" em todos os vidros se não me engano no traseiro direito não subia apenas baixava e no esquerdo era o inverso, comecei por este comando desmontei ele todo limpei os contatos passei uma escovinha de aço e remontei todos voltaram a funcionar bem, passei para os vidros traseiros que estavam precisando de uma "forcinha" para levantar medi a voltagem nos motores ao acionar para levantar ficava em torno de 7,4V medi a voltagem do fio positivo 10,8V para subir e 11,2 para descer e medi a voltagem do terra fica com quase 3V, medi na central de comandos (aquela que ja tinha desmontado) o terra ali estava aceitavel 0,4V quando acionava o motor pelo controle das portas, conclusão fiação fraca (como citado pelo anderson) instalei dois relês por porta a idéia era trazer um positivo direto da bateria mas já era de tarde e não tinha nenhuma oficina aberta para comprar os fios então aproveitei o positivo original mesmo, ficando os relês para fazer o aterramento direto na porta (mesmo porque era no terra que apresentava maior queda na tensão) e os vidros ficaram excelentes, estão funcionando muito bem subindo bem rapido, tanto é que desisti de fazer a nova fiação para o positivo, na minha sportage não tenho central para levantar os vidros ao acionar o alarme mas acredito que fazendo assim (mantendo o positivo original) a central continua funcionando normal para o fechamento automático.

clairton castro
10/04/2013, 22:09
Alguém sabe me dizer onde fica instalada a central da trava eletrica da spt? Obrigado.

Marcus Pereira
11/04/2013, 11:03
Observei que na minha viatura existe um módulo agregado ao chicote elétrico que fica dentro da porta do motorista, creio que seja o módulo de comando das travas.

Thiago Pereira
11/04/2013, 11:29
Alguém sabe me dizer onde fica instalada a central da trava eletrica da spt? Obrigado.

Divirta-se!!!

405395405396

Henriquemix
11/04/2013, 17:49
Divirta-se!!!

405395405396
Olá Thiago, uma pergunta....
Será que seria possível vc escanear esse manual e nos passar por email ?
Cara, iria ajudar demais.
Desde já agradeço pela atenção !!!
abçs
Henrique

Thiago Pereira
11/04/2013, 19:10
Olá Thiago, uma pergunta....
Será que seria possível vc escanear esse manual e nos passar por email ?
Cara, iria ajudar demais.
Desde já agradeço pela atenção !!!
abçs
Henrique

Henrique,

Esse manual é todo em A3 frente e verso, já pedi para digitalizarem, mas ficou um b****, além de confuso.
Para o serviço ficar decente precisaria de um scanner A3 e não conheço nenhum.

andersoncolares
12/04/2013, 12:21
Henrique,

Esse manual é todo em A3 frente e verso, já pedi para digitalizarem, mas ficou um b****, além de confuso.
Para o serviço ficar decente precisaria de um scanner A3 e não conheço nenhum.

Thiago, vc consegue este serviço em gráficas. peça para escanear e digitalizar.

Abraços

Colares 4x4

ViniFreitas
12/04/2013, 13:41
Thiago, se não quiser gastar de mais com gráfica eu escaneio pra você, trabalho na Fundação Getulio Vargas, na Bela Vista. e aqui tem Scanner A3. É de fácil acesso pra você?

Pessoal também gostaria de sugerir, que ao invés de mandarmos essas coisas úteis por email, nós poderiam Upar em servidores como 4shared ou Uploaded. Se quiserem eu posso cuidar disso também. (Tenho conta premium no uploaded)

Isso iria ajudar as pessoas que vão visualizar as postagens meses depois. Vocês me mandam o que for necessário por email e eu posto o link depois.

Thiago Pereira
13/04/2013, 23:14
Thiago, vc consegue este serviço em gráficas. peça para escanear e digitalizar.

Vou levar em alguma gráfica expressa para ver se fazem.
Já fazem uns 8 anos quando tentei escanear em uma copiadora.


Thiago, se não quiser gastar de mais com gráfica eu escaneio pra você, trabalho na Fundação Getulio Vargas, na Bela Vista. e aqui tem Scanner A3. É de fácil acesso pra você?


Estou em Moema... Pedir para um motoboy levar e buscar acho que vai custar a mesma coisa.

denishark
25/04/2013, 16:39
Boa tarde galera...

Tenho uma duvida, comprei a pouco tempo uma Sportage Turbo Diesel Intercooler e os vidros estavam todos ruins...

Desmontei tudo, lubrifiquei o rolo dos cabos, as caneletas guias e td...

Agora, todos os vidros funcionam pelos botões do motorista, porém o passageiro e um dos trazeiros não funcionam pelos seus próprios botões.

Bom... pelo que entendi nos meus testes, esse carro não tem uma "central" para controle, são somente interruptores mesmo, estou certo ???

Alguem tem um "esquema" disso ?

Valeu galera.

Denis

denishark
25/04/2013, 17:39
Vou levar em alguma gráfica expressa para ver se fazem.
Já fazem uns 8 anos quando tentei escanear em uma copiadora.



Estou em Moema... Pedir para um motoboy levar e buscar acho que vai custar a mesma coisa.

Thiago... e se vc tirasse fotos com uns 5Mp pelo menos ??? Geralmente resolve. Num lugar bem iluminado e tal...

Valeu.

Denis

andersoncolares
26/04/2013, 11:54
Boa tarde galera...

Tenho uma duvida, comprei a pouco tempo uma Sportage Turbo Diesel Intercooler e os vidros estavam todos ruins...

Desmontei tudo, lubrifiquei o rolo dos cabos, as caneletas guias e td...

Agora, todos os vidros funcionam pelos botões do motorista, porém o passageiro e um dos trazeiros não funcionam pelos seus próprios botões.

Bom... pelo que entendi nos meus testes, esse carro não tem uma "central" para controle, são somente interruptores mesmo, estou certo ???

Alguem tem um "esquema" disso ?

Valeu galera.

Denis

Bom dia Denis, vc lixou os terminais dos botões traseiros? pode ser oxidação... no meu mandei trocar a fiação, pois a original é muito fina. Aquece fácil e perde energia.

Abraços

Colares 4x4 :safari-rig:

enricof18
27/05/2013, 12:17
Fala pessoal!

Também estou enfrentando problemas com minhas Sportage TDi 2001. Ela deu um problema nos vidros, apenas o do motorista funcionava. Levei numa autoelétrica, o cara tirou as centrais que tinha na porta do motorista (eram duas), "ligou tudo direto" e ai os 4 vidros passaram a funcionar legal. Só que com o inconveniente de não subirem mais com o alarme, mas nem liguei pq eu sempre subo os vidros antes de desligar. Estava tudo bem, só que com 2 semanas de feito o serviço, de novo nenhum vidro funciona mais, só o do motorista. Estou com medo do cara ter instalados os relés que vocês disseram aí e ter dado uma sobrecarga no sistema e queimado alguma coisa. Eu tenho prática em retirar o forro das portas, só que não entendo quase nada de parte elétrica e tenho um mega cagaço de fazer alguma besteira. Gostaria antes de testar os motores para ver se eles estão funcionando. Vi que os amigos puxam fios da bateria para ligar direto nos motores e testar seu funcionamento, mas como devo fazer isso? E vocês tem alguma ideia do que pode tá acontecendo com minha Sportage?

Grato!

Enrico.

Luiz Gaucho
27/05/2013, 19:58
Boa noite Gurizada,

No meu caso, os vidros que não estão funcionando são os do lado direito. Verifiquei que chega corrente nas portas (pois a luz interna dá uma leve enfraquecida), mas nem sinal deles. Aí, levei em uma "especializada" e o "amigo", me deu o orçamento de R$ 800,00 e mais R$ 150,00 para consertar a trava elétrica (que só abre e não fecha).
Qual a opinião de vocês ? Já retirei os dois e limpei todos os contatos, conforme descrito aqui. Mas nada. Não tirei o do motorista (que possui o comando dos 4 vidros). Será que é por isso ?

Obrigado,

Luiz Gaucho.

enricof18
27/05/2013, 21:54
Boa noite Gurizada,

No meu caso, os vidros que não estão funcionando são os do lado direito. Verifiquei que chega corrente nas portas (pois a luz interna dá uma leve enfraquecida), mas nem sinal deles. Aí, levei em uma "especializada" e o "amigo", me deu o orçamento de R$ 800,00 e mais R$ 150,00 para consertar a trava elétrica (que só abre e não fecha).
Qual a opinião de vocês ? Já retirei os dois e limpei todos os contatos, conforme descrito aqui. Mas nada. Não tirei o do motorista (que possui o comando dos 4 vidros). Será que é por isso ?

Obrigado,

Luiz Gaucho.

Fala Luiz!

Cara, na minha chegou a acontecer isso também! Na porta do motorista da minha, existiam duas centrais dos vidros, que eu não sei se eram originais ou se faziam parte do alarme. Cada uma dessas centrais (no meu caso), era responsável por um lado, agindo nas duas portas (não sei se fui claro). Dai, a central que comandava o lado direito queimou! O que eu fiz foi ficar com esse problema até levar num cara que retirou as centrais, ligou tudo direto, mas depois disso eu tive o problema que eu citei acima. Eu fiquei de voltar lá nesse cara, na época, porque eu ia colocar uma central pra fazer os vidros subirem com o alarme, do jeito que o cara colocou eles não tinham essa função, nem função um toque. Talvez o seu problema possa ser exatamente como o meu. Só que se for, tá caro demais esse serviço, porque uma central dessas não custa 200 reais.

Um abraço!

Enrico.

enricof18
28/05/2013, 11:27
Pessoal, procurei nos tópicos e não encontrei, como alguns de vocês tem alguma experiência em desmontar as partes elétricas da Sportage, poderiam me dizer como retirar o conjunto das setas dela? É preciso retirar tmb o volante? Preciso retirar o da minha por numa tentativa de lubrificar a direção, que estava fazendo um barulho chato quando girava o volante, eu danifiquei o funcionamento do acendimento dos faróis, acho que mesmo usando pouca quantidade, o lubrificante desceu e afetou o circuito. Quero retirar para dar uma limpada e ver se volta a funcionar. Se alguém tiver alguma dica, eu agradeço!

Grato!

Enrico.

andersoncolares
28/05/2013, 13:37
Pessoal, procurei nos tópicos e não encontrei, como alguns de vocês tem alguma experiência em desmontar as partes elétricas da Sportage, poderiam me dizer como retirar o conjunto das setas dela? É preciso retirar tmb o volante? Preciso retirar o da minha por numa tentativa de lubrificar a direção, que estava fazendo um barulho chato quando girava o volante, eu danifiquei o funcionamento do acendimento dos faróis, acho que mesmo usando pouca quantidade, o lubrificante desceu e afetou o circuito. Quero retirar para dar uma limpada e ver se volta a funcionar. Se alguém tiver alguma dica, eu agradeço!

Grato!

Enrico.

Boa tarde Enrico.

Seguinte: Para remover as setas traseiras você soltas as tampas laterais de dentro do porta-malas e terá acesso aos parafusos que fixam estas lanternas. Para soltar as dianteiras, com o capô aberto vá atrás do farol, próximo ao paralama e verá uma haste da cor de zinco, com uma argola e uma parte em forma de mola. Basta puxar para trás e deslocar para o lado que a seta já desencaixa. Para reposicionar é muito fácil. Quanto aos vidros das portas, peça a um eletricista para trocar a fiação original por uma mais grossa, pois a original superaquece muito fácil e fecha curto. Um bom eletricista resolve o restante dos elevadores fácil. Numa auto-elétrica em minha cidade levei porque os 4 vidros pararam 01 após o outro. Trocaram a fiação, substituiram a central, ajustaram a trava elétrica e tudo ficou por R$ 460,00. Meus vidros abrem e fecham bem rápidos e também fecham ao acionar o alarme.

Luiz Gaucho, as dicas acima sobre os vidros também te atendem.

Abraços a todos e bom feriado

Colares 4x4:safari-rig:

andersoncolares
28/05/2013, 13:39
Divirta-se!!!

405395405396

Thiago, teria algo sobre acesso ao ventilador do ar condicionado da Grand Sportage TDI ano 2000? Meu ventilador emperrou e os caras me pediram R$ 500,00 só de mão de obra para chegar até ele.

Marcus Pereira
28/05/2013, 21:41
Andersoncolares, minha Sport é a curta, o ventilador do ar condicionado fica atrás do porta luvas, acesso por baixo do mesmo, deite-se de barriga pra cima na frente do banco do carona, olhe por trás do porta luvas e terá acesso. Retire quatro parafusos, solte um conector elétrico e ele estará em sua mão.

Luiz Gaucho
28/05/2013, 22:43
Boa tarde Enrico.

Seguinte: Para remover as setas traseiras você soltas as tampas laterais de dentro do porta-malas e terá acesso aos parafusos que fixam estas lanternas. Para soltar as dianteiras, com o capô aberto vá atrás do farol, próximo ao paralama e verá uma haste da cor de zinco, com uma argola e uma parte em forma de mola. Basta puxar para trás e deslocar para o lado que a seta já desencaixa. Para reposicionar é muito fácil. Quanto aos vidros das portas, peça a um eletricista para trocar a fiação original por uma mais grossa, pois a original superaquece muito fácil e fecha curto. Um bom eletricista resolve o restante dos elevadores fácil. Numa auto-elétrica em minha cidade levei porque os 4 vidros pararam 01 após o outro. Trocaram a fiação, substituiram a central, ajustaram a trava elétrica e tudo ficou por R$ 460,00. Meus vidros abrem e fecham bem rápidos e também fecham ao acionar o alarme.

Luiz Gaucho, as dicas acima sobre os vidros também te atendem.

Abraços a todos e bom feriado

Colares 4x4:safari-rig:


Valeu Anderson. Com certeza vou seguir esta orientação.

Obrigado,

Luiz

enricof18
28/05/2013, 23:13
Boa tarde Enrico.

Seguinte: Para remover as setas traseiras você soltas as tampas laterais de dentro do porta-malas e terá acesso aos parafusos que fixam estas lanternas. Para soltar as dianteiras, com o capô aberto vá atrás do farol, próximo ao paralama e verá uma haste da cor de zinco, com uma argola e uma parte em forma de mola. Basta puxar para trás e deslocar para o lado que a seta já desencaixa. Para reposicionar é muito fácil. Quanto aos vidros das portas, peça a um eletricista para trocar a fiação original por uma mais grossa, pois a original superaquece muito fácil e fecha curto. Um bom eletricista resolve o restante dos elevadores fácil. Numa auto-elétrica em minha cidade levei porque os 4 vidros pararam 01 após o outro. Trocaram a fiação, substituiram a central, ajustaram a trava elétrica e tudo ficou por R$ 460,00. Meus vidros abrem e fecham bem rápidos e também fecham ao acionar o alarme.

Luiz Gaucho, as dicas acima sobre os vidros também te atendem.

Abraços a todos e bom feriado

Colares 4x4:safari-rig:

Anderson, boa noite!

Na verdade, quando eu disse "setas", eu estava me referindo ao comutador das setas (e do limpador de parabrisas tmb), na hora tinha me fugido o nome, por isso perguntei tmb se tinha que retirar o volante para tirar esses comutadores. Foi mal se não fui claro antes.

Quanto aos vidros, os meus nunca foram lentos, quando deram problema, eles não funcionavam. Mas vou dar uma olhada na fiação sim, pelo que eu li, é uma das partes fracas.

enricof18
30/05/2013, 12:36
Boa tarde pessoal!

Hoje de manhã eu criei coragem e retirei os comutadores da minha Sportage para fazer a revisão. Para retirá-los é mesmo necessário retirar o volante. Com uma chave de fenda, faça uma alavanca no corte entre o botão da buzina e o volante, para retirar a buzina. É fácil retirá-la e indo com calma, não á risco de quebra. Com a buzina pra fora, temos acesso a porca que segura o volante. Para isso usei uma chave soquete, com catraca, boca de 21mm. Retirada a porca, é hora de fazer um pouco de força para retirar o volante, mas antes marque a posição do mesmo para se ter uma referência na hora da montagem, para que o volante não fique torto. Eu fiz isso passando corretivo, marcando as posições do eixo da direção e o volante. O encaixe do volante no eixo é fresado. Retire as coberturas plásticas que envolvem a coluna da direção, entre o painel de instrumentos e o volante, para se ter acesso aos comutadores. São duas capas, a de cima é presa por encaixe e sai fácil, a debaixo é aparafusada, conta com 3 parafusos do tipo Philips. Com as capas de fora, temos acesso aos comutadores. Por baixo, procurem um parafuso sextavado. Esse parafuso atua numa abraçadeira que firma o conjunto dos comutadores no eixo da direção. Podem desaparafusar bem essa abraçadeira. Feito isso, segure todo o conjunto e com firmeza gire ele na posição, para que duas travas que ele tem se soltem, o sentido do giro não importa. Daí é só soltar os 4 conectores elétricos que vai nele e puxá-lo para fora. Hoje eu desmontei ele todo, é bem simples mexer nele. Limpei todos os contatos com limpa contato, retirei o excesso de graxa lubrificante que vai no conjunto, montei tudo e agora é só colocar no lugar e testar!

Djalma colombo
30/05/2013, 20:50
Meus amigos estamos no tópico "CONSERTO" VIDROS ELÉTRICOS, não entendi porque estão falando sobre ar condicionado e chave comutadora das setas, desculpem, mas seria melhor rever onde postar suas duvidas e respostas, vamos tentar m,anter o forum organizado. Valeu, forte abraço a todos!

mflaviorodrigues
20/11/2013, 23:06
ola gente tudo bem

bom hoje aproveitando o feriado desmontei a porta trazeira do carona da minha sportage pois o vidro nao estava funcionando

para minha surpresa alguem ja tinha mexido na porta, e os fios estavam fora do conector do botao do vidro, nao estao cortador foram retirados de dentro do conector.

entao alguem tem ou sabe onde eu acho um esquema que me mostre a pocisao dos fios no conector

para que eu consiga montar novamente esse cabo?

Rafa-CWB
02/01/2014, 15:56
Fiz fiação mais grossa porém o vidro da porta traseira esquerda, continua colando fechado.
Tenho que pegar uma alimentação direta e fechar um curto direto no motor, ai ele descola a abre.

Estou desconfiado que seja devido a limitação da corrente do módulo do alarme.

Alguém saberia como solucionar?

Alexandre B.
15/03/2014, 19:11
Cabo de aço do "vidro elétrico" traseiro

Amigos, estou precisando de uma ajuda.
Ao acionar o vidro traseiro escutei um estalo e o mesmo ficou "solto", sobe e desce movimentando com as mãos. Removi o revestimento interno da porta e percebi que o cabo de aço estava desencaixado. Encaixei o cabo de aço, mas o vidro desce sem acionar o motor e o cabo fica solto na parte inferior da coluna onde corre a guia do vidro. Mesmo com o cabo solto o motor está travado, gira só um pouco para cada lado. Não encontrei nenhuma informação sobre este tipo de problema.
As fotos não ajudam muito, mas anexei elas.

454904 454905
Qualquer ajuda é bem vinda.
Abraço a todos.
Alexandre B.

Alexandre B.
15/03/2014, 20:36
Mais uma informação:
Desmontei a capa do motor e tentei girar o rotor manualmente, mas ficou muito pesado e achei melhor não forçar para não danificar.
Não consegui soltar o cabo para verificar com o motor fora da porta.
Abraço a todos.
Alexandre B.

Djalma colombo
17/03/2014, 10:37
Mais uma informação:
Desmontei a capa do motor e tentei girar o rotor manualmente, mas ficou muito pesado e achei melhor não forçar para não danificar.
Não consegui soltar o cabo para verificar com o motor fora da porta.
Abraço a todos.
Alexandre B.

Retire a maquina fora e teste, se o motor funcionar e o cabo não movimentar, provavelmente arrebentou, leve numa autovidros que eles recuperam

Luiz Gaucho
21/03/2014, 19:27
Buenas gurizada,

Li todas as 18 páginas do tópico, pois pretendo colocar os dois vidros do lado do carona para funcionar neste final de semana. Afinal, qual foi a melhoria / adaptação que fizeram e que deu certo ? A solução é realmente trocar toda a fiação e instalar reles em cada uma das portas ? A canaleta do Monza tubarão serviu ?

Obrigado,

Luiz

clairton castro
21/03/2014, 22:47
Fiz fiação mais grossa porém o vidro da porta traseira esquerda, continua colando fechado.
Tenho que pegar uma alimentação direta e fechar um curto direto no motor, ai ele descola a abre.

Estou desconfiado que seja devido a limitação da corrente do módulo do alarme.

Alguém saberia como solucionar?

Rafa, boa noite!!!

Conseguiu solucionar o problema do vidro elétrico traseiro?

andersoncolares
22/03/2014, 17:07
Buenas gurizada,

Li todas as 18 páginas do tópico, pois pretendo colocar os dois vidros do lado do carona para funcionar neste final de semana. Afinal, qual foi a melhoria / adaptação que fizeram e que deu certo ? A solução é realmente trocar toda a fiação e instalar reles em cada uma das portas ? A canaleta do Monza tubarão serviu ?

Obrigado,

Luiz

No meu carro foi trocada a fiação e o eletricista me devolveu todos os relés que estavam nas portas.

Alexandre B.
29/03/2014, 14:57
Cabo de aço do "vidro elétrico" traseiro

Olá pessoal.
Retirei a máquina do vidro e descobri que o problema foi a quebra de uma parte da peça plástica que prende as extremidades do cabo de aço (ver fotos). Fiz uma "laçada" com um fio de cobre para prender o cabo novamente. O maior trabalho foi montar a peça plástica da parte inferior. Normalmente deve dar um pouco de trabalho, mas como o fio de cobre "roubou" um pouco do comprimento do cabo, o cabo focou mais tensionado e a peleia foi pior ainda. Mas valeu a pena, já está tudo em ordem novamente. Achei que a máquina estava com problema quando testei com o cabo de aço solto, mas com o cabo montado ela funciona perfeitamente. Acredito que seja melhor não acionar o motor com o cabo de aço solto para evitar que tranque dento do mecanismo de acionamento. Me empolguei e acabei não tirando fotos da parte interna da após a "gambi" e agora nem pensar em desmontar de novo, uma surra já chega para montar a última peça.
Seguem algumas fotos.
456929456930456931456932456933456934

Abraço a todos.

Rafa-CWB
03/04/2014, 12:38
Continuo com o problema clairton castro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/68559.html)

João Ribas
04/09/2014, 08:48
Olá pessoal, minha grand sportage 2001, é toda zerada, comprei com 35 mil km, raridade, hj, pela primeira vez, deu um problema no vidro elétrico dianteiro do carona, desce mas não sobe, meu eletricista abriu, desmontou e não viu nenhum problema, passa corrente, tudo certo, se ligar direto da bateria funciona perfeitamente, ligando pelos controles, o problema persiste. Alguém pode me dar uma dica para a solução do problema? hj, ela está com 85 mil rodados, moro no interior de goiás e aqui não tem muitos recursos. Abraços e obrigado.

João Cristiano Rodrigues
22/09/2014, 14:20
Olá pessoal, minha grand sportage 2001, é toda zerada, comprei com 35 mil km, raridade, hj, pela primeira vez, deu um problema no vidro elétrico dianteiro do carona, desce mas não sobe, meu eletricista abriu, desmontou e não viu nenhum problema, passa corrente, tudo certo, se ligar direto da bateria funciona perfeitamente, ligando pelos controles, o problema persiste. Alguém pode me dar uma dica para a solução do problema? hj, ela está com 85 mil rodados, moro no interior de goiás e aqui não tem muitos recursos. Abraços e obrigado.

Certamente o problema está no controle, que não esta fechando o circuito para dar a partida para subir o vidro. Se fosse motor ou problema elétrico na máquina do vidro ele não ligaria quando conectado direto na bateria. Tem que dar uma rastreada para ver onde esta interrompida a alimentacao eletrica.

Rafa-CWB
26/09/2014, 09:51
Eu continuo com o mesmo problema....

Ligo da bateria no motor e ele descola o vidro da borracha...
Depois funciona que é uma beleza....

Mas passou uns 3 dias ele cola novamente e só no tranco novamente....

mflaviorodrigues
27/09/2014, 14:42
Eu continuo com o mesmo problema....

Ligo da bateria no motor e ele descola o vidro da borracha...
Depois funciona que é uma beleza....

Mas passou uns 3 dias ele cola novamente e só no tranco novamente....
Rafa se você não usa alarme para descer o vidro e só colocar 2 relezinhos de 10 Amp. por porta

a minha tinha o mesmo problema. se precisar do esquema para ligar me da um toque que te passo, e bem simples mesmo

cegandrade
29/09/2014, 08:32
Se for possível posto o esquema dos reles aí.

Rafa se você não usa alarme para descer o vidro e só colocar 2 relezinhos de 10 Amp. por porta

a minha tinha o mesmo problema. se precisar do esquema para ligar me da um toque que te passo, e bem simples mesmo

mflaviorodrigues
29/09/2014, 13:30
Se for possível posto o esquema dos reles aí.

Eu fiz o Esquema rapidinho no Paint então desculpa pela qualidade

478954

Djalma colombo
29/09/2014, 14:23
Eu fiz o Esquema rapidinho no Paint então desculpa pela qualidade

478954
Muito bom e bem facil de entender, qualquer um consegue fazer a montagem dos reles, muito boa informação!

cegandrade
29/09/2014, 14:50
Muito bom o esquema. Minha ultima duvida é se essa mudança influencia o funcionamento do controle principal na porta do motorista?

mflaviorodrigues
29/09/2014, 18:17
Não, tanto a porta traseira quanto a porta do Motorista, vai funcionar normalmente, só influencia se o seu alarme desce o vidro pelo controle. se seu alarme só sobe os vidros funciona tudo, eu aconselho colocar um fusível de 15A no cabo que vem do positivo da bateria, apenas por segurança, Eu puxei o cabo da caixa de fusível usando um espaço que era vago eu coloquei um terminal e um fusível de 15A para os dois vidros traseiros. Acabo o Problema dos vidros traseiros Colarem.

E importante esse fio Positivo que vai alimentar os Reles, ter uma boa amperagem caso contrario vai ficar a mesma coisa.

mflaviorodrigues
29/09/2014, 18:22
Pessoal só complementando esse esquema e para subir o Vidro, caso queira que o vidro dessa(descolar o vidro) e só mudar no esquema a palavra (Subir) pela palavra (Descer)

Rafa-CWB
14/10/2014, 09:47
Pessoal só complementando esse esquema e para subir o Vidro, caso queira que o vidro dessa(descolar o vidro) e só mudar no esquema a palavra (Subir) pela palavra (Descer)


Somente uma dúvida.

Eu faço esta ligação em paralelo com a original?

Pois se eu cortar a fiação original e ligar esses reles nele como fica a inversão de polarização para o motor subir ou descer o vidro?

Rafaspaziante
04/01/2015, 23:03
estou com problema na Maquina igual ao da foto, porem o problema é no motor.... desmontei o motor e vi que já havia sido feita gambiarra nele.... onde posso comprar uma maquina nova.... completa...
Alguem sabe me dizer???

Oswaldoluiz
05/01/2015, 00:56
estou com problema na Maquina igual ao da foto, porem o problema é no motor.... desmontei o motor e vi que já havia sido feita gambiarra nele.... onde posso comprar uma maquina nova.... completa...
Alguem sabe me dizer???

Ola RAFASPAZIANTE Eu tenho os dois lados da portas traseiras serve?

João Cristiano Rodrigues
09/01/2015, 08:47
Muito bom o esquema elétrico, é o Fórum Sportage surpreendendo sempre. Vlw.

Sportage Clube (http://sportageclube.blogspot.com.br/)

ReX__
13/01/2015, 12:27
Amigos, como retirar a máquina do vidro elétrico?

Djalma colombo
13/01/2015, 21:20
[QUOTE=ReX__;2232620]Amigos, como retirar a máquina do vidro elétrico?

Depois de retirar o forro da porta, tem 3 parafusos 10 mm que seguam o motor e dois que seguram o trilho da maquina, antes de solta abaixe o vidro até quase o final onde vera mais 2 parafusos filips, que seguram o vidro, solte esses 2 e erga o vidro com a mão e trave com algo para não descer, ai pode soltar o motor e o trilho!

ReX__
22/01/2015, 18:43
[QUOTE=ReX__;2232620]Amigos, como retirar a máquina do vidro elétrico?

Depois de retirar o forro da porta, tem 3 parafusos 10 mm que seguam o motor e dois que seguram o trilho da maquina, antes de solta abaixe o vidro até quase o final onde vera mais 2 parafusos filips, que seguram o vidro, solte esses 2 e erga o vidro com a mão e trave com algo para não descer, ai pode soltar o motor e o trilho!

Djalma, muito agradecido! Porém tem um probleminha.. meu vidro elétrico não abaixa nada.. queria desmontar para verificar a máquina e as engrenagens

rDuran
23/01/2015, 08:29
[QUOTE=Djalma colombo;2232820]

Djalma, muito agradecido! Porém tem um probleminha.. meu vidro elétrico não abaixa nada.. queria desmontar para verificar a máquina e as engrenagens

Eu ia comentar isso,
o meu também faz 1 ano que esta travado do passageiro do lado direito, já quebrei a cabeça como faria para baixar,
proxima tentativa vai ser achar o fio de energia dele e ligr o 12v direto ali para ver se baixa, pq na veradde esses vidros travam na canaleta superior, e na hora de baixar falta força (fios finos quentes, etc...)

mflaviorodrigues
23/01/2015, 16:44
[QUOTE=ReX__;2236239]

Eu ia comentar isso,
o meu também faz 1 ano que esta travado do passageiro do lado direito, já quebrei a cabeça como faria para baixar,
proxima tentativa vai ser achar o fio de energia dele e ligr o 12v direto ali para ver se baixa, pq na veradde esses vidros travam na canaleta superior, e na hora de baixar falta força (fios finos quentes, etc...)

gente e facilzinho de arrumar isso e só melhorar a alimentação do Motor, eu usei 2 reles simples e um cabo 6mm ligado direto na bateria (com fusível de 25Amp)
nunca mais tive problema, mesmo quando o carro fica muito tempo no sol.

Aguiar Fotografias
03/02/2015, 10:43
Rafa se você não usa alarme para descer o vidro e só colocar 2 relezinhos de 10 Amp. por porta

a minha tinha o mesmo problema. se precisar do esquema para ligar me da um toque que te passo, e bem simples mesmo


Olá QUOTE, se puder encaminhar o esquema minha SPT desce mas não sobe. aguiarfotografias@gmail.com Valeu!!!

Djalma colombo
06/02/2015, 21:15
[QUOTE=Djalma colombo;2232820]

Djalma, muito agradecido! Porém tem um probleminha.. meu vidro elétrico não abaixa nada.. queria desmontar para verificar a máquina e as engrenagens

É bem fácil fazer abaixar os vidros, se o motor não tiver queimado, pegue um fio duplo e ligue direto na bateria identificando o positivo, tire o forro da porta e ache os fios do motorzinho do vidro, fica proximo do altofalante, tem um clipe que prende a porta, solte o conector e encoste os fio que estão ligados a bateria que ele vai funcionar!

lorpa
07/02/2015, 18:55
Eu nunca tive problema com os vidros eletricos da viatura, até estranhava de sempre funcionarem bem em comparação aos relatos do tópico.
Semana passada todos os vidros pararam, não subiam nem desciam. Retirei o comando da porta do motorista para testar, e ele estava com tensão e com o acionamento dos botoes OK. Depois desmontei a porta, e vi que tinha um cabo com um conector sem nada. Olhando mais para baixo havia uma caixinha preta que encaixava neste cabo.
A caixinha era um modulo de subida de vidros da Sistec, (modelos 140 se não me falhe a memória). Pluguei o cabo e voltou a funcionar.
Pelo que vi custa uns 50 pilas uma dessas, vale muito o investimento.

[]s

Djalma colombo
08/02/2015, 00:56
Essa é novidade pra mim Lorpa!

bruno4d
20/02/2015, 12:00
tire as canaletas e limpeas , abra o motor engrache os rolamentos veja se não estão com a carcaça interna muito inferrujada , a minha dei uma geral nos 4 motores sobe e desce o vidro uma beleza.

ReX__
06/03/2015, 09:58
Grato pelas informações, consegui puxando um fio direto da bateria e os vidros "descolaram"

Djalma colombo
06/03/2015, 11:27
Grato pelas informações, consegui puxando um fio direto da bateria e os vidros "descolaram"

Mais fácil que tomar caldo de cana!!!!!

ReX__
12/03/2015, 11:11
495248 Fiz esse esquema elétrico prático e seguro, caso alguém precise... O sistema ficou perfeito com os vidros descendo e subindo muito, mas muito rápido mesmo!

cegandrade
13/03/2015, 16:37
Esse esquema parece ser bem mais fácil de fazer.
Onde fica a central do vidro elétrico? Na porta ou dentro do painel?

ReX__
18/03/2015, 15:11
central dos vidros elétricos eu chamo os botões da porta do motorista, lá chega 12v que alimenta todos os 4 vidros elétricos(fio preto e vermelho), lá também tem um aterramento que é o fio preto, pode ligar ele direto nos parafusos da lataria do veículo, vou tirar algumas fotos e postar aqui para você ver como ficou