PDA

Ver Versão Completa : Relacoes de Tcase de Niva ?



Fabil
13/03/2007, 14:48
Ae Povo...

alguem sabe me dizer as relacoes da Tcase de niva em normal e reduzida ?
e outro detalhe... as tcases de niva sao de engrenagens ou corrente ?

T+

alexandre roveri
13/03/2007, 16:03
Normal 1,2x1, reduzida 2,135x1
Tranferencia por dois trens de engrenagens com diferencial longitudinal e dispositivo de bloqueio , diferencial com 2 satélites
:concordo:

Rubens Carlos Maciel
14/03/2007, 19:03
Boa noite Alexandre,
Vou aproveitar o tópico do Fabil.
Estou com um Samurai 94 com problemas na transmissão. hoje levei para uma avaliação num mecanico experiente e ele constatou que minha caixa de marchas e de chevette (isto eu já sabia) mas também concluiu que a reduzida e do Niva. Pergunto! é possivel conviver com esta adaptação?? quero dizer a relação do samurai pode trabalhar com a caixa de transferencia do Niva??? se não, o que fazer???

Obrigado,
Rubens

Fabil
15/03/2007, 08:21
nao dá... fica com relacao final muito longa... o carro sem forca e consumo elevado...
a Tcase de samurai é 1,409 em High e 2,268:1 em LOW

o que fazer?? comprar uma tcase original de samurai e colocar de volta.
T+

alexandre roveri
15/03/2007, 10:56
Boa noite Alexandre,
Vou aproveitar o tópico do Fabil.
Estou com um Samurai 94 com problemas na transmissão. hoje levei para uma avaliação num mecanico experiente e ele constatou que minha caixa de marchas e de chevette (isto eu já sabia) mas também concluiu que a reduzida e do Niva. Pergunto! é possivel conviver com esta adaptação?? quero dizer a relação do samurai pode trabalhar com a caixa de transferencia do Niva??? se não, o que fazer???

Obrigado,
Rubens


Qui esquisito ! Com relação a durabilidade não vai ter problemas, mas como o Fabil disse vai alongar as marchas ! Deixando o carro xoxo ! Talvez uma opção caso não queira voltar a t-case original (que deve ser cara pra cacete) é optar por uma relação de diferencial mais curta !

E como é que está instalado o bloqueio do diferencial central ?

Fabil
15/03/2007, 11:16
trocar a relacao dos diferenciais de samurai vai ficar tao caro quanto comprar outra Tcase... a relacao originals deles é 3,727:1 nos samurais feixe e 3,909:1 no samurai helicoidal... o problema é que aqui no brasil nao tem C&P de samurai mais curta p/ comprar... tem que importar $$$$$ da gringolandia e mesmo lá e raro de achar... pois o povo lá quando precisam de reduzir diferencial, jogam fora os palitos de dente ( eixos de samurai) e colocam eixo de toy ou D44

quanto ao bloqueio do diff central qual o problema?? ele agora tem até uma vantagem... o SAMUNIVA dele pode ser 4x4 full time!! hehehehe quando que com a Tcase original os samurais sao 4x4 part-time.

T+

Fabil
15/03/2007, 11:17
ô Rubens... mal lhe pergunte, vc comprou esse samurai quando?? e que cor ele é?

T+

alexandre roveri
15/03/2007, 11:36
quanto ao bloqueio do diff central qual o problema?? ele agora tem até uma vantagem... o SAMUNIVA dele pode ser 4x4 full time!! hehehehe quando que com a Tcase original os samurais sao 4x4 part-time.

T+

Não é problema ! É que "alguem" pode ter tido brilahnte idéia de soldar uma alavanca por exemplo ?:parede: :parede:
Vai saber né :roll:

Eu tenho interesse em saber a solução que o antigo dono inventou pra conectar a t-case com o cambio.
Ve se arruma umas fotos do trabalho :!:

Rubens Carlos Maciel
15/03/2007, 11:43
Fabil,
Acho que vc esqueceu, mas estive na sua casa no sabado passadol, meu samuca e aquele que vc olhou junto com seu amigo, um samuca vermelho que vc não distinguiu qual a Tcase que ele esta usando.
Quanto a estar sempre de 4x4 pode me dar mais detalhes sobre isto???

Rubens

Fabil
15/03/2007, 12:13
Aee Rubens... me desculpa... estava confundindo e podia jurar que seu nome era Walter...heeheh foi mal..
a Tcase de niva, diferentemente da de samurai possui um diferencial interno ( diff central) o que isso significa?
significa por que vc pode usar 4x4 em todo tipo de terreno pois essa Tcase é capaz de compesar a diferenca de giro entre o carda dianteiro e o traseiro ( em curvas por exemplo, o eixo dianteiro passa a ter rotacao diferente da do trazeiro por conta do raio da curva), assim como o diferencia dos eixos compensa a rotacao das rodas numa curva ( caso contrario as rodas internas ao raio da curva arrastariam a cada esquina que vc dobrasse)

por isso o NIVA, DEFENDERS sao considerados 4x4 tempo integral ( full time e nao possuem roda livre no eixo dianteiro) e é imperativo os mesmos possuirem BLOQUEIO do diff central, pq caso contrario numa trilha ao levantar apenas 1 roda o caro para completamente. ( coisa que confunde a cabeca de muitos niveiros que ficam se gabando que "niva tem bloqueio e suzukis nao tem) mas é pelo contrario, esse "bloqueio" os suzukis já tem de fabrica, pois suas Tcase sao part-time.

no caso dos suzukis, willys, toyotas, engesas, etc... por usarem Tcase PART-TIME ( sem diferencial central) , eles NAO podem usar 4x4 em pisos de alta aderencia ( asfalto, calcamento) pois a Tcase nao é capaz de compensar a diferenca de giro dos cardas e com isso toda a transmissao é submetida a forcas enormes em curvas, dai alguma coisa quebra ( normalemente as engrenagens da Tcase detonam)

o seu "samuniva" agora dotado de Tcase com diff integral, quer dizer que vc PODE usar 4x4 em mesmo no asfalto ( numa estrada sob chuva, melhora uma babaridade a dirigibilidade) desde que vc mantenha a alavaca de bloqueio da sua Tcase em OFF ( e obvio no caso do seu samurai, com as rodas livres TRAVADAS)

mas se bem me lembro sabado quando ví seu carro ( respondendo a pergunda do Alexandre) só tinha UMA alavanca no assoalho ( a tcase de NIVA possui 2, sendo uma p/ acionar o bloqueio e a outra p/ acionar a reducao), o que me leva a crer queno seu caso suprimiram a alavanca de BLOQUEIO deixando-a direto bloqueada ( pq caso contrario seria impossivel vc subir um barrando sequer numa trilha)...
agora.. se é isso que fizeram mesmo, se travaram a alavanca com solda, chicletes, parafuso, dai só desmontando p/ver...

vc já fez alguma trilha mesmo com o samuniva ?

Fabil
15/03/2007, 12:17
aahhh ô Ruben.. e confirmadissimo!!
a sua tcase é de NIVA mesmo... segunda feira tive a oportunidade de enfiar a minha cara debaixo de um niva e ví que a tcase era igual a que esta no seu samuniva mesmo...

Rubens Carlos Maciel
15/03/2007, 13:37
Boa tarde Fabiano,
De forma alguma fiz trilha com o samuca, lembra que falei com vc que não confiava no carro? pois é... como não sei como esta prefiro ainda não me arriscar. Como relação a Tcase, existe somente uma alavanca a outra esta desabilitada, o garfo esta quebrado. Pergunto !! sendo assim será possivel consertar a vibração que o carro tem??? e o consumo de combustivel posso interferir de alguma forma para aliviar???

Rubens

Fabil
15/03/2007, 14:11
vamos por partes...

a vibracao que vc disse é aquela que o carro/ volante treme por volta dos 60 km/h, certo?? se for essa vibracao nao tem nada a ver com a Tcase.

se a vibracao for outra. em que vc apenas sente algo vibrando vindo debaixo do carro ( o volante nao é afetado) a medida que a velocidade vai aumentado, essa provavelmente é devido a cardãs ( que no seu caso nao sao mais os originais) desbalanceados/empenados/cruzetas folgadas

e quanto ao consumo elevado, com essa Tcase deixando a relacao longa nao tem jeito... é como se vc andasse com o carro o tempo todo com o limite de carga ( 4 passageiros + bagagem) já que o motor precisa fazer muito mais forca p/ empurrar o carro do que se estivesse com a relacao original

um exemplo facil de vc entender.. pega uma bicicleta e coloca na marcha mais leve e suba uma rua pedalando... depois faca o mesmo trajeto numa marcha mais longa e me fale qual delas suas pernas doem mais no final da subida...

T+

T+