Conectar

Ver Versão Completa : história da Rural



folgado
13/03/2007, 07:21
Vejam a reportagem que o Estadão publicou hoje (10/03/07) sobre a Rural:

SÃO PAULO - Há 30 anos a Rural deixava de ser produzida no País. Lançada em 1946, nos EUA, sob o nome de Station Wagon, o 4x4 ganhou fama por reunir virtudes como resistência de jipe e conforto de carro de passeio. Aqui a Rural começou a ser fabricada no final de 1956, pela Willys Overland, e deixou a linha de produção como modelo da Ford 21 anos depois, em 1977.
Durante esse período, o modelo, um dos primeiros utilitários do Brasil, recebeu poucas modificações visuais. A mais importante ocorreu em 1959, quando a frente e os pára-choques foram redesenhados e os vidros, dianteiro e traseiro, passaram a ser inteiriços. Depois disso, as atualizações limitaram-se a novas opções de cores, tecidos dos estofamentos e desenho das calotas.
Admiradores
Ainda hoje a Rural mantém a fama de veículo robusto e com isso reuniu uma legião de fãs.
É o caso do técnico em geologia Jairo Mendonça, de 60 anos. Ele conta que desde 1982 tem um modelo 1959 que não vende por preço nenhum. ´Já chegaram a me oferecer R$ 70 mil por ela´, diz. Mendonça diz que só sai com o carro para dar umas voltinhas pela cidade. ´Ela está toda original e chama muita atenção.´
Outro admirador da Rural é o engenheiro Edemilson Pagano, que comprou um modelo 1966 em mau estado, há 10 anos, por R$ 1.200. ´Minha intenção era ter um veículo para pescar. Mas consegui o manual do carro e comecei a pegar gosto pela coisa. Fui restaurando até que ele ficasse como novo - tem 95% de originalidade. Já o usei em pescarias, fiz trilha e rodei no dia-a-dia. Hoje essa Rural só sai da garagem nos fins de semana. E isso se não estiver chovendo´, brinca. O também engenheiro Marco Aurélio Elias da Costa comprou uma Rural 1974 há quatro anos. ´Paguei R$ 5 mil por ela. Estava em Andradas (MG) bastante ´judiada.´ Embora fora de uso, tinha todas as peças. Vim rodando com o carro até São Paulo.´ Segundo Costa, atualmente só as rodas e pneus não são originais. ´Nunca fiz trilhas, apenas passeios em estradas de terra. Hoje só uso esse carro para passear.´

1956
Modelo começa a ser feito no País com motor 2.6 de 6 cilindros, frente igual à do norte-americano e carroceria pintada de duas cores, tipo “saia-e-blusa”.

1959
A carroceria foi reestilizada e ganhou vidros inteiriços na frente e atrás, novas sinaleiras traseiras, além de pára-lamas dianteiros e frente redesenhada, que seria mantida até o final de sua produção no Brasil, em 1977.

1961
Modelo ganha versão picape. Opção 4x2 viria três anos depois.

1968
A Willys Overland do Brasil é adquirida pela Ford.

1969
A Ford-Willys anuncia 406 inovações no carro. Das principais, eixo traseiro de maior diâmetro, conhecido por “canela grossa”, e diferencial autobloqueante. Um ano depois o motor 2.6 daria lugar ao 3.0 que produz 132 cv brutos.

1972
Nome do modelo muda de Rural Willys para Ford Rural e a versão 4x2 Luxo, com suspensão dianteira independente, deixa de ser produzida.

1975
Com a crise do petróleo, neste ano a Rural ganhou motor Ford OHC 2300 de quatro cilindros, mais econômico, acoplado ao câmbio de quatro velocidades com relações de marchas mais curtas.

1977
A SW deixa de ser feita. O jipe e a picape continuariam até 1982.

http://www.estadao.com.br/banco/img/livre/2007/03/1402007031216572615gal1.jpg

Adriano Maguela
19/03/2007, 08:23
Antonio, muito bacana esta reportagem, mostra bem o nosso sentimento perante a esta jóia da industria automobilistica que se enraizou em nosso território nacional e que se consagrou como uma guerreira desbravadora de sucesso !

Ricardo Bambhoo
19/03/2007, 08:52
Antonio, muito bacana esta reportagem, mostra bem o nosso sentimento perante a esta jóia da industria automobilistica que se enraizou em nosso território nacional e que se consagrou como uma guerreira desbravadora de sucesso !
Eu não vendo nem troco minha F75 por nada. Paguei 7,5 mil há uns 4 anos e já gastei uns 20 e poucos mil nela.
(Bom, se alguém insistir muito e pagar uns 35 mil eu vendo, mas, vou correndo comprar outra e começar tudo de novo e sem cometer alguns que percebi nas reformas...)

EU VI O SERGIO REIS PILOTANDO UMA RUAL NA NOVELA DE RECORD ! QUEM VIU ?

[]'s

SERGIO-HJR
25/03/2007, 23:27
errado, jipe continuou ate 83
ou pode ate ter sido 82 modelo 83, mas que eu conheço dois 83 eu conheço.
segue foto de um deles (é de um amigo meu)
[]'s

folgado
25/03/2007, 23:58
O jeep foi produzido até abril de 1983 (se não me engano), mas foram produzidas poucas unidades, quase nada comparada com a produção do anos anteriores, por isso alguns pensam que a produção se encerrou em 1982.

xibiu!!!
06/06/2021, 11:04
Rural Willys, valente e familiar, foi precursora dos SUVs – Auto Livraria (https://bestcars.com.br/bc/divirta-se/fora-de-estrada/historia-rural-willys-pickup-jeep-ford-f75/)

576481576482

xibiu!!!
26/06/2022, 19:49
Rural 1959, a segunda fornada produzida no Brasil - Motor Tudo (https://motortudo.com/rural-1959-a-segunda-fornada-produzida-no-brasil/)

579278

xibiu!!!
09/04/2024, 11:01
Especial dia 4x4: do Jeep se fez a Rural Willys (https://motor1.uol.com.br/features/714858/especial-4x4-rural-willys/)

581505