Ver Versão Completa : Duvida Sobre Mangueira ( Vitara )
jmquiroga
12/03/2007, 23:08
ola , desde que comprei esse meu segundo vitara , percebi que tem uma mangueira isolada , foi cortada e tampada , e junto foi retirado um registro que funciona com essa mangueira , realmente não sinto nada de muito estranho no carro , mas tenho curiosidade de sua função , pq será que foi isolada ??? a foto que vou postar não é do meu jipe , mas é de um motor igual e com a mangueira ligada , tudo que esta assinalado é o que esta faltando e cortado , se alguem reconhecer e puder me ajudar , ficarei muito grato .... aguardo ..
bcantunes
13/03/2007, 07:13
Posso verificar no meu Vitara para conferir direito mais tarde.
Mas com certeza o registro é uma eletroválvula (solenóide) que isola a mangueirinha do sistema de vácuo.
Pode ser a da "partida a frio" (uma das eletroválvulas da foto é da partida a frio, tenho que verificar quem é quem) que deixa o carro levemente acelerado quando o carro está frio.
Este sistema de partida a frio abre a eletroválvula que deixa o vácuo do coletor de admissão atuar em um diafragma que "puxa" a borboleta do TBI. Se eu não me engano o nome oficial do sistema é Throttle opener.
Dou uma olhada no carro mais tarde e te informo!
jmquiroga
13/03/2007, 08:52
legal , muito obrigado , vou ficar aguardando , é a valvula de baixo ..
como disse anteriormente , não noto muita coisa de diferente no carro , na partida a frio , realmente meu carro não fica acelerado , fica com 0,8 rpm , desde frio até quente ..
Quiroga,
De onde é esse motor ? Parece que ele está com o coxim quebrado....
jmquiroga
13/03/2007, 17:38
a foto é meramente ilustrativa , peguei de um site de vendas de jeeps , nem sei de quem é , mas o motor é o mesmo de todos os vitaras , por isso postei para tentar descobrir pq a mangueira do meu vitara esta cortada e isolada ??
Quiroga,
O Antunes está certo, pelo manual da Haynes, essa válvula é do Throttle Opener.
jmquiroga
14/03/2007, 13:40
alguem ae chuta porque será que ela foi desativada ?? , não deve estar influênciando em nada ?? , sera uma peça de dificil reposição ??
bcantunes
14/03/2007, 21:21
Procura o diafragma do throttle opener... se ele estiver lá, provavelmente a eletroválvula quebrou e o mexânico tirou ela, porque o Engenheiro "Qui-nada" junto com o Técnico "Cisa não" disseram pra ele "não serve pra nada mesmo"...
Na verdade, creio que este sistema é mais útil para os locais de clima frio. No meu Vitara o sistema fica acionado por menos de um minuto... talvez uns 30 segundos... logo na primeira cutucada no acelerador o sistema desarma e a vida segue normal.
jmquiroga
14/03/2007, 22:09
deve ser isso mesmo , com o calor que ta aqui , nem precisa ficar acelerado pra aquecer ... valeu