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Ver Versão Completa : Pedal De Freio/ Pedido De Desenho



Mauro_PJ
12/03/2007, 11:31
Salve,

Eu havia postado sobre minha adaptação de servofreio de Opala no meu CJ5. Depois de muito trabalho, conseguiu-se fazer o Jeep frear mas agora fiquei com outro abacaxi. É o seguinte, o mecânico colocou os pedais do Opala sem fazer a devida adaptação. Sendo assim o pedal de freio ficou longe do acelerador e perto da embreagem. O acelerador está de um lado da barra do volante e o freio do outro o que é muito arriscado. O freio tem que estar próximo para casos em que a frenagem tenha que ser repentina. Além disso existem manobras em que o pé direito tem que pisar no acelerador e no freio ao mesmo tempo e do jeito que tá isso se torna impossível.
Estou precisando de um desenho de um pedal de freio do Opala ou que alguém me dê uma ajuda detalhando como funciona, como é preso ao eixo etc. Abusando um pouco, alguém conhece alguém aqui no Rio que faça esse serviço??? Desisti definitivamente do meu mecânico, pessoa que tantas vezes elogiei aqui no forum. Mas em fim...

Carlos Alberto da Silva
13/03/2007, 08:20
ola vc esta usando o pedal de acelerador original ou adaptou outro
e a coluna vc manteve a original

felipemendes
13/03/2007, 09:15
Vejo duas soluções possíveis:
1 - Tirar a pedaleira, entortar o pedal de freio para a direita, passando-o para o mesmo lado do acelerador. Isso vai depender do quanto sua pedaleira está para a esquerda. No pior dos casos, vc pode cortar o pedal e soldar um prolongador. O serviço tem que ficar bem feito porque, se quebrar, já viu... :parede: .

2 - Desmontar a pedaleira e chegar todo o conjunto pra direita. Vc vai ter que furar de novo a parede corta-fogo e reforçá-la, porque o excesso de furos vai enfraquecê-la. Além disso, pode ser que o servo e cilindro-mestre não caibam mais no espaço que cabiam e tenham que ser reposicionados. Fica um pouco mais caro, mas acho esta segunda opção melhor.

Tem um pessoal em N. Iguaçú que costuma fazer este serviço:
Rod. Pres. Dutra, Km 17.5
Tels.: 3764 4660/8872 4106/8888 1944/8657 1465/3764 4847

Abraço!

DJunior
13/03/2007, 11:38
Mauro,

Desmonta o pedal da pedaleira e reposiciona (entorta) o mesmo em uma prensa hidraulica. Fiz isso no meu e ficou ótimo.

No link da minha assinatura tem algumas fotos depois de pronto.

Se precisar de mais fotos, me manda uma MP com o seu email que envio para você.

Abraços,

Dirceu

Mauro_PJ
13/03/2007, 12:10
Carlos, a coluna permanece sem alteração. A embreagem e o freio (os pedais) são do Opala. Não estou utilizando mais as originais do Jeep.
Esqueci de dizer; mantive o pedal de acelerador original. Tens alguma sugestão quanto a ele?

Mauro_PJ
13/03/2007, 12:13
Felipe, sua primeira opção é sem dúvida a melhor das duas que você me deu. Chegar todo o conjunto para a direita não tem como pois o motor OHC utiliza o carburador do lado esquerdo do motor e com razoavel afastamento do bloco. Eu teria que fazer realmente esta empenagem no pedal do freio mas pense bem, se eu fizer curvas no original, ele ficará bem mais curto. O ideal seria manter todo o conjunto no mesmo lugar em que foi instalado e mandar fazer um outro pedal já com as curvas necessárias de modo que ele ficasse no lugar correto e alinhado (na mesma altura do pedal de embreagem). O que acha? Me dá uma opinião aí! Anotei os telefone lá de Nova Iguaçú. Vou tentar ver com eles.
Aguardo seu retorno quanto ao que te falei. Será que dá pra fazer assim sem riscos?

Mauro_PJ
13/03/2007, 12:16
Djunior, eu quero exatamente fazer isso que você sujeriu. A única dúvida, na verdade nem é dúvida, é certeza; se eu entortar o pedal original ele perderá altura. Ficará mais curto. O que você acha de eu mandar fazer outro pedal completo (desde a haste até o pisador)? É justamente esse desenho que preciso pra mandar fazer numa metalúrgica. Vou mandar uma mp pra você e aí a gente troca idéias. Te agradeço muito.

Carlos Alberto da Silva
13/03/2007, 12:31
ola vc pode entortar e alongar o pedal, vc e de onde no Rio

DJunior
13/03/2007, 13:00
Djunior, eu quero exatamente fazer isso que você sujeriu. A única dúvida, na verdade nem é dúvida, é certeza; se eu entortar o pedal original ele perderá altura. Ficará mais curto. O que você acha de eu mandar fazer outro pedal completo (desde a haste até o pisador)? É justamente esse desenho que preciso pra mandar fazer numa metalúrgica. Vou mandar uma mp pra você e aí a gente troca idéias. Te agradeço muito.

Na verdade, pelo que você descreveu você precisa somente entortar o pedal do freio. Normalmente o pedal do freio possui duas curvaturas. Uma superior e uma inferior. Deixa uma delas reta, aí o seu pedal de freio vai ficar maior que o da embreagem. Depois entorta e mantem a proporção.

Se mesmo assim ficar curto, deixa reto as duas curvaturas, o pedal de freio vai ficar ainda maior e depois faz duas dobras em ângulo e nivela com a embreagem.

Aguardo sua MP para troca de idéias.

Abraços,

Dirceu

regisbellini
13/03/2007, 13:52
Boa Tarde DJunior!!!

Lendo este tôpico e tendo pedaleira suspensa do Opala, porém com acelerador original. Gostaria de saber como ficou o acionamento do pedal, por cabo ou você aproveitou o mecanismo do original ?? Ficou muito bom o acelerador de Maverick pela foto do seu tôpico.

Vou mudar o meu, pois ficou muito ruim a pedaleira com o acelerador original....

Obrigado

Abraços,

Regis

felipemendes
13/03/2007, 14:18
Normalmente o pedal do freio possui duas curvaturas. Uma superior e uma inferior. Deixa uma delas reta, aí o seu pedal de freio vai ficar maior que o da embreagem. Depois entorta e mantem a proporção.


Não vi como está a pedaleira dele. Mas, se estou certo (meu jeep tá na oficina, não consigo ver nada), olhando de cima pra baixo, a curva mais em cima é pra direita e ainda fica à esquerda da coluna de direção. Pra chegar o pedal mais pra direita, teria que refazer esta curva, realmente encurtando o tamanho do pedal. Por isso sugeri aumentar o tamanho do pedal, mas com isso, vc vai gerar um esforço de torção que não existia antes. Com freio não se brinca, e tenho receios de aconselhar alguém a soldar a haste do pedal.


Felipe, sua primeira opção é sem dúvida a melhor das duas que você me deu. Chegar todo o conjunto para a direita não tem como pois o motor OHC utiliza o carburador do lado esquerdo do motor e com razoavel afastamento do bloco.

É mais trabalhoso o outro jeito, mas tem uma maior chance de dar certo. Meu caso é parecido com o seu (estava com motor de chevette), fiz uma única chapa que serviu de reforço da parede corta-fogo e suporte do servo-freio. Tive que fazer uma porque o suporte original é longo demais, não caberia por causa do carburador e coletor. Fiz um mais curto, mas talvez no seu caso tenha que fazer um bem mais longo, pra colocar o servo na frente do carburador. Lembre-se que, neste caso, a haste do pedal ao servo terá que ser bem apoiada pra evitar flambagem (deformação por compressão). Segue foto da minha adaptação (ainda estava montando o conjunto).

Em tempo, uso o pedal do acelerador do Uno. É furar e aparafusar!

Abraço!

CJ 60
13/03/2007, 18:35
Veja se te ajuda esta foto, é do meu jeep, pedaleira de opala tbm, alias o conjunto todo, pedaleira + servo, a pedaleira ta no meio de um emaranhado de fios, mais acho q da pra ver algo, não posso tirar mais fotos pois a viatira esta na elétrica, talvez fique pronto essa semana..

abç..
Wilson

DJunior
13/03/2007, 20:06
Boa Tarde DJunior!!!

Lendo este tôpico e tendo pedaleira suspensa do Opala, porém com acelerador original. Gostaria de saber como ficou o acionamento do pedal, por cabo ou você aproveitou o mecanismo do original ?? Ficou muito bom o acelerador de Maverick pela foto do seu tôpico.

Vou mudar o meu, pois ficou muito ruim a pedaleira com o acelerador original....

Obrigado

Abraços,

Regis

Regis,

O pedal do Maverick ficou muito bom mesmo. Ainda não sei se vai ficar macio, pois ainda não instalei o motor. O acionamento vai ser por cabo mesmo. Acho que vai dar problema.

Assim que colocar o cabo, posto o parecer.

Abraços,

Dirceu

DJunior
13/03/2007, 20:39
Na verdade, pelo que você descreveu você precisa somente entortar o pedal do freio. Normalmente o pedal do freio possui duas curvaturas. Uma superior e uma inferior. Deixa uma delas reta, aí o seu pedal de freio vai ficar maior que o da embreagem. Depois entorta e mantem a proporção.

Se mesmo assim ficar curto, deixa reto as duas curvaturas, o pedal de freio vai ficar ainda maior e depois faz duas dobras em ângulo e nivela com a embreagem.

Aguardo sua MP para troca de idéias.

Abraços,

Dirceu

Achei uma fotos para ilustrar melhor o texto acima.

Na foto 01 e 02 você pode ver as curvaturas superior e inferior.

Na foto 03, após ter deixado o pedal reto, realizei as duas dobras em ângulo e nivelei com a embreagem. Como poderá notar, a nova dobra não é tão acentuada a ponto de por em risco a segurança.

Espero ter ajudado um pouco mais.

Abraços,

Dirceu

Carlos Alberto da Silva
14/03/2007, 05:47
como vc comentou o pedal de acelerador esta na posição original, vc poderia reposicionar o mesmo trsendo ele para mais perto das pedaleiras

Mauro_PJ
15/03/2007, 13:44
Carlos, sou de Guadalupe! Conhece?

Mauro_PJ
15/03/2007, 14:00
Quem tiver fotos de adaptações já instaladas de pedaleiras de Opala em CJ5, pode mandar. Eu não vou mexer nisso agora. Vou aguardar o máximo de informações possíveis pois já fiquei muito tempo sem andar no Jeep e já não estou aguentando mais ter que pará-lo por mais duas semanas já que só posso mexer nos finais de semana.

Agradeço a todos que estão me dando dicas valiosas. Sou novato e o mecânico me prometeu um serviço e fez outro.

valmor
15/03/2007, 14:19
Alem da pedaleira de opala , qual outra se adapta bem no CJ5 ???

[]´s

Mauro_PJ
20/03/2007, 08:03
... olhando de cima pra baixo, a curva mais em cima é pra direita e ainda fica à esquerda da coluna de direção. Pra chegar o pedal mais pra direita, teria que refazer esta curva, realmente encurtando o tamanho do pedal. Por isso sugeri aumentar o tamanho do pedal, mas com isso, vc vai gerar um esforço de torção que não existia antes. Com freio não se brinca, e tenho receios de aconselhar alguém a soldar a haste do pedal.


Felipe, é exatamente isso que eu quero fazer. Concordo plenamente com você que com freio não se brinca e também quanto ao esforço de torção. Agora, seu eu fazer esta haste do pedal toda numa só peça? O que acha?
Para eliminar as curvas do pedal normalmente se faz uma fenda na haste e depois de ajustada a posição, solda-se novamente. O que eu faria não utilizaria solda pois seria uma haste totalmente nova só que em "Z" (ou quase isso)!!! O que você acha? perguntou pois vc captou exatamente o que eu quero fazer quando falou em esforço na haste que antes não ocorria.

felipemendes
20/03/2007, 08:44
Eu ainda ficaria preocupado, existe o risco de uma deformação plástica na haste ou quebra do eixo da pedaleira, que ocorreria na pior hora (quando vc precisasse "atochar" o pé no freio). Mas, enfim... É minha opinião! Não sei como está posicionada sua pedaleira, mas já que é pra manter no lugar, acho a idéia de aproximar o acelerador uma boa. Tem que ver se a coluna não vai ficar no meio, atrapalhando uma mudança rápida de pedal.

Boa sorte!

regisbellini
23/03/2007, 19:28
Boa NOite!!!

Tem umas fotinhas de como ficou a pedaleira e a parte onde fica o carburador do OHC, espero que ajude.

[]´s com o hidrovacuo detonado denovo.

Mauro_PJ
04/04/2007, 12:27
Pessoal, agradeço a todos os comentários, dicas e fotos que foram postadas. Eu já sei exatamente o que vou fazer e certamente será a soma de idéias e "bizus" de vocês. Grande abraço pra geral.

CJ 60
04/04/2007, 18:53
Boa NOite!!!

Tem umas fotinhas de como ficou a pedaleira e a parte onde fica o carburador do OHC, espero que ajude.

[]´s com o hidrovacuo detonado denovo.

Ae Regis.. poderia mandar uma fotim da pedaleira um pouco mais pra direita, no meu cj to com problema pra acertar o pedal do acelerador usei o do corcel mais ficou alto demais.. qual foi sua saida?

abç

Wilson

felipemendes
04/04/2007, 19:48
CJ 60,
Uma coisa que pode resolver é amassar o pedal. O meu é do Uno, amassei um pouco e ficou :concordo:!

CJ 60
04/04/2007, 21:21
CJ 60,
Uma coisa que pode resolver é amassar o pedal. O meu é do Uno, amassei um pouco e ficou :concordo:!


Poxa Felipe, já fixemos um corte em V na hste, entortamo pra trás e soldamos, continua alto..
Abç

Wilson