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Ver Versão Completa : Qual caixa Clark (c/ motor 4cc Opala)



buica
12/03/2007, 10:37
Fui a um ferro velho no RJ para comprar um motor de Opala para meu Jeep, consegui fechar um negocio legal, pois comprei um motor completo e também veio à caixa seca da embreagem e platô, mais o dono do estabelecimento perguntou se eu queria levar a caixa de marcha, falei que não tinha interesse, mais ao chegar em casa achei que talvez seja interessante trocar a minha caixa de 3 marcha original também, desta forma queria saber qual a caixa que não deverei comprar e a qual é a melhor em relação ao custo beneficio em relação a tabela abaixo que deverei adquirir para colocar no meu Jeep com esse novo motor de Opala 4cc.

Clark 240F 4 Marchas A 10/C 10/D 10 80/84
Clark 260F 4 Marchas A 10/C 10/D 10 76/84
Clark 260T 3 Marchas A 10/C 10/D 10 66/76
Clark CL2205 5 Marchas Opala/Caravan 4 Cilindros
Clark CL2205 5 Marchas Chevette/Chevy 500/ Marajó Júnior 1.0/1.6 92/
Clark CL2215 5 Marchas C-20
clark 240FS 4 Marchas D 20/Bonanza Diesel/Veraneio Diesel 84/91
Clark 240V 5 Marchas D 20/Bonanza Diesel/Veraneio Diesel 84/91
Clark CL2615 5 Marchas D 20/Bonanza Diesel/Veraneio Diesel 91/

p.peleje
12/03/2007, 11:00
Custo x benefício com um GM151: Chevy ou chevette 5 marchas do 1.6 é plug and play.

Vai ter gente dizendo pra vc pegar os outros, em função da resistência, porém levando em consideração o motor se torna desnecessário.

[]s


Peleje

buica
12/03/2007, 11:23
Então realmente vou ter que comprar o:

Clark CL2215 (C-20 )ou
Clark CL2205 (Chevette/Chevy 500/ Marajó Júnior 1.0/1.6 92/).

valeu.

Alvaro Pereira
12/03/2007, 19:56
BUICA, BELEZA, AMIGO EU JÁ FIS A ADAPTAÇÃO NO MEU JEEP COLOQUEI UMA CX DE CHEVETT COM O FLANGE DO DIAS QUE POR SINAL FICOL MUITO BOM CASA VC QUEIRA DAR UMA OLHADA E SÓ ENTRAR EM CONTATO COM MIGO, POIS TAMBEM SOU DO RIO (JACAREPAGUÁ) TEL 78344808 ALVARO.





Então realmente vou ter que comprar o:

Clark CL2215 (C-20 )ou
Clark CL2205 (Chevette/Chevy 500/ Marajó Júnior 1.0/1.6 92/).

valeu.

joão k. chikui
12/03/2007, 20:15
Então realmente vou ter que comprar o:

Clark CL2215 (C-20 )ou
Clark CL2205 (Chevette/Chevy 500/ Marajó Júnior 1.0/1.6 92/).

valeu.

Buica , uso o 2215A , mas, o pessoal tem usado o 2205 e dizem que fica muito bom.
Essa configuração é nota 10:Boa saída, boa final e economia.Vc não vai se arrepender.

lucciano amaral
13/03/2007, 07:48
Eu uso motor de opala com caixa de 3 marchas original, mas to querendo colocar uma caixa clark 240 f ou 260 f ambos de 4 marchas, pois com minhas pesquisas acho que seria melhor opção, mas vamos analisar os proximos comentarios.

Paulo Quintal
13/03/2007, 19:43
Luciano e amigos...

Acabei de adquirir essa viatura da foto... É um LR-S1 1949, de Land só sobrou a lata... Meu problema é o seguinte:
A viatura está sem tração dianteira (estou comprando eixo e redução de jeep),o motor é de opala 151, a caixa, o antigo dono jura que é de C-10, o mecânico jura que é de opala... Enfim a alavanca sai por cima e a posição da ré é puxando para cima e colocando na direção da 1°, dá para definir por isso?
Outra coisa o que tem de errado com o cambio do Opala?
Ninguém o utiliza?
Alguém conhece flange pronto para cambio de opala?
Luciano, essa é para vc! como é feita a sua adaptação?

Obrigado, Paulo.

Paulo Quintal
13/03/2007, 20:04
Teste............................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. ..........

joão k. chikui
13/03/2007, 20:23
Luciano e amigos...

Acabei de adquirir essa viatura da foto... É um LR-S1 1949, de Land só sobrou a lata... Meu problema é o seguinte:
A viatura está sem tração dianteira (estou comprando eixo e redução de jeep),o motor é de opala 151, a caixa, o antigo dono jura que é de C-10, o mecânico jura que é de opala... Enfim a alavanca sai por cima e a posição da ré é puxando para cima e colocando na direção da 1°, dá para definir por isso?
Outra coisa o que tem de errado com o cambio do Opala?
Ninguém o utiliza?
Alguém conhece flange pronto para cambio de opala?
Luciano, essa é para vc! como é feita a sua adaptação?

Obrigado, Paulo.

Paulo, acho que é de Opala 4 M. Como é levíssima tua viatura , deve ficar boa. Não sei quem tinha flange/engrenagem para red willys.

lucciano amaral
14/03/2007, 07:04
Paulo no meu caso foi feita uma flange para acoplar a caixa de tres marchas original no motor de opala 4cc e foi aumentado o eixo piloto do cambio. espero ter ajudado em algo.

Marcelo Lopes
14/03/2007, 09:00
Pra o 4cc, 2205 na cabeça.

Paulo Quintal
15/03/2007, 09:56
Luciano, eu já estou rodando com um motor 4cil de opala e a caixa de opala 4m tb... Minha dificuldade está na instalação da reduzida do Jeep... Alem de eu quase não ver o pessoal daqui instalando caixa de opala, vc sabe o motivo? A caixa de opala é tão ruim? Pior do que a do chevett?

Paulo Quintal
15/03/2007, 09:59
Marcelo, vc sabe como é a posição da ré, nessa caixa que vc falou? A minha é puxando para cima e colocando na direção da 1°... Isso esclerece algo?

Marcelo Lopes
15/03/2007, 14:28
A minha a ré é "para baixo e para trás a direita".De primeira a 5a. é normal.

O teu cambio é o 2205 do Opala ?

lucciano amaral
15/03/2007, 18:22
Luciano, eu já estou rodando com um motor 4cil de opala e a caixa de opala 4m tb... Minha dificuldade está na instalação da reduzida do Jeep... Alem de eu quase não ver o pessoal daqui instalando caixa de opala, vc sabe o motivo? A caixa de opala é tão ruim? Pior do que a do chevett?


Amigo nao sei se da para adaptar a reduzida na caixa de marchas do opala, a do chevete é muito bem vista por varios amigos aqui do forum, eu utilizo a cambio original de 3 marchas mas pretendo colocar uma caixa da f1000 4 marchas, abraços

felipemendes
15/03/2007, 19:46
Amigo nao sei se da para adaptar a reduzida na caixa de marchas do opala, a do chevete é muito bem vista por varios amigos aqui do forum, eu utilizo a cambio original de 3 marchas mas pretendo colocar uma caixa da f1000 4 marchas, abraços

Até dá pra adaptar a do opala (não vi pessoalmente, mas sei de gente que já fez). Acho que é muito comprida em relação à do chevette, o cardan traseiro fica muito curto.

lucciano amaral
16/03/2007, 07:51
Até dá pra adaptar a do opala (não vi pessoalmente, mas sei de gente que já fez). Acho que é muito comprida em relação à do chevette, o cardan traseiro fica muito curto.

Entendo ser mais viavel a caixa do chevete, pois ja esta testa e aprovada, agora se tiver com mais grana coloca a caixa da f1000 4 marchas, abraços

Grélo
08/05/2007, 12:53
Caro Buica.
Vc sabe me dizer os preços dessas caixas e aonde é esse ferro-velho, pois tb sou daqui do Rio e tô colocando um motor opala 6cc, mas ainda não sei como vou colocar a reduzida.

Abs,

Grélo.

franzlana
08/05/2007, 13:30
Luciano e amigos...

Acabei de adquirir essa viatura da foto... É um LR-S1 1949, de Land só sobrou a lata... Meu problema é o seguinte:
A viatura está sem tração dianteira (estou comprando eixo e redução de jeep),o motor é de opala 151, a caixa, o antigo dono jura que é de C-10, o mecânico jura que é de opala... Enfim a alavanca sai por cima e a posição da ré é puxando para cima e colocando na direção da 1°, dá para definir por isso?
Outra coisa o que tem de errado com o cambio do Opala?
Ninguém o utiliza?
Alguém conhece flange pronto para cambio de opala?
Luciano, essa é para vc! como é feita a sua adaptação?

Obrigado, Paulo.
Caros colegas.
As dúvidas quanto às caixas devem passar pelas seguintes perguntas:
1ª- Tipo de uso da viatura? Se é para trilhas pesadas e arraste de reboques, barcos, ´veículos em cambões, etc a caixa de opala e chevete não é apropriada. A mais indicada é a da D20 5 marchas, com primeirinha super reduzida. Não quebra nem se você quiser.
2ª- Você quer alongar a relação do seu Jeep? Sim? Então você teve buscar uma caixa com quinta multiplicada. Chevete, Opala, F1000, C20, A20, todos 5marchas com 5ª multiplicada.(entra 1 rotação e sai 1, .... na 5ª marcha)
3ª - Você quer multiplicar e fazer uso pesado? Então a solução está nas caixas pesadas de D20, Silverado e F1000 com 5 marcha multiplicada. Mais novas e caras.

O fato de usar motor 4 cilindros não poupa câmbio. O uso de reboques (carretinhas), puxar outro veículo no cambão, trilhas ou serviços pesados, gera esforço para o câmbio que virá a quebrar se não for um cambio pesado.(Projetado para trabalho e peso) Veja o caso das C20, A20 e F1000 que sairam de fábrica com 5ª multiplicada(a mesma carcaça dos câmbios do Chevete e Opala) sempre quebram a 5ª e a 3ª. Tivve uma F1000 93 com este câmbio e quebrou 4 vezes em um ano.
Quanto aos flanges para adaptação, usando motor de opala não tem mistério:
Qualquer capa seca de C20 é compatível com o motor do opala e caixas da D20 5 marchas e da C20 5 Marchas que é o mesmo modelo de caixa das F1000, Chevete o Opala 5 marchas mudando apenas as engrenagens internas em função de relações de torque de cada aplicação.
No meu engesa tinha motor opala 4 cilindros, capa seca C20 e caixa pesada D20 D40 5 marchas. Outra grande vantagem deste conjunto é que se você no futuro partir para diesel é só comprar um MWM2.8 que monta direitinho na capa seca da C20 e caixa da D20. Foi o que fiz no Engesa.

franzlana
08/05/2007, 13:34
Mais duas coisas:
A caixa de 4 marchas que a ré é puxada para cima e engatada na posição da 1ª pode ser do Jeep 4 marchas e 4 cilindros. Tenho um CJ5 motor OHC 2.3 que a caixa é assim.
A Donatti 4x4 tem flange para adaptar reduzida Willys na caixa Chevete.

marcosmoscz
08/05/2007, 15:09
Para quem se interessar tenho um a venda já com a capa seca do opala. Só entrar em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24385

lucciano amaral
09/05/2007, 12:54
Amigos um mecanico me disse que o cambio da f100 de 4 marchas seria melhor para se colocar no jeep, agora to na duvida se compro de 5 ou 4 marchas, me ajudem

Guilherme Kyrillos
13/05/2007, 20:39
Amigos, saudações.
Instalei com o GM151 (4cc) o câmbio da C20/Silverado com 5 marchas+ré sincronizada, o resultado é mais que bom.
Porém, percebi que a 5ª marcha é totalmente desnecessária, pois mesmo a 80/100 km/h a 4ª marcha vai bem demais. Normalmente só engato a 5ª marcha por que sei que tenho a disposição, e não por obrigação em razão do giro do motor.
CONCLUSÃO (minha): só compraria um câmbio 5 marchas se a diferença de preço de um 4 marchas fosse pequena, e olhe lá.

otavio_gomes
15/05/2007, 11:01
Luciano,

Li um artigo do Bob Sharp sobre cambio do Opala em 1977 http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/opala-9.htm no final da pagina.

Esse artigo informa que conseguiram um cambio de 3 marchas com a quarta desmultiplicadora que, ao meu ver, é excelente para o Jeep que sempre pensamos em alongar a relação final.

leia e depois comente.

Um abraço,

Otávio.

lucciano amaral
15/01/2008, 12:40
Meu cambio de tres marchas original ta indo pro saco, agora nao sei se compro o clarck f1000 ou d20 de 4 ou 5 marchas, to na duvida....

melquez gomes
11/06/2011, 21:20
:razz:eu tenho um cj5 com pneus frontheira 15 com o motor do opala 4cc 153 e caixa clarck 4m, ficou xouuu, anda pacas, agora to pensando em turbina-lo

melquez gomes
11/06/2011, 21:22
caixa clarck 4m com motor 4cc 153 fica chou, anda bem na trilha e no asfalto.

marciorank@gmail.com
11/06/2011, 22:44
meu jeep tem motor de opala, é um militar 1950 e dificilmente vou me desfazer dele,
é raro ter prolemas com cambio,
porem cada vez que vou pra trilha alguma falha aparece,
alguem sabe me dizer se neste jeep cabe um motor 2.5 da land rover,
acho meio dificil mas quem sabe.
abraços