Ver Versão Completa : motor diesel tipo 608 da band e perkins alguem tem no CJ
Olá pessoal alguem ai tem um CJ a diesel motor pesado tipo de band ou um perkins tenho um CJ 6 estou pensando em por um mwm 229 4 será que da ?
Sergio Willys
11/03/2007, 21:09
Fala Band:
Não vi nenhuma adaptação com o 608 ou outro motor típico das Bandeirantes. Sempre motores diesel mais leves, tipo o gemini.
Tem também a possibilidade de simplesmente comprar uma bandeirantes inteira...
Mas entendo a filosofia de criar os problemas para buscar as soluções.
Bos sorte
José Augusto
12/03/2007, 00:05
band, aconselho a não fazer isso, o chassi do CJ6 não vai aguentar é muito peso.
Tenho na Rural um S4T (que é mais compacto leve que o mwm-229 4), a rural que já tem originalmente o chassi bem mais parrudo que do CJ e mesmo assim teve que ter vários reforços e na suspensão os feixes originais tb tiveram que ser trocados por feixes de toyota.
O S4T ocupou todo o cofre da Rural (que é maior que do CJ) e mesmo assim só coube SPOAndo, esses motores são bem mais altos que os à gasolina.
A distribuição do peso na Rural ficou legal mas deve ser um problema no CJ com esse motor.
Elmer_Jeep
12/03/2007, 08:31
Não vi nenhuma adaptação com o 608 ou outro motor típico das Bandeirantes.
Quer ver 1 ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4615&page=13
[]'s
Fala Band:
Não vi nenhuma adaptação com o 608 ou outro motor típico das Bandeirantes. Sempre motores diesel mais leves, tipo o gemini.
Tem também a possibilidade de simplesmente comprar uma bandeirantes inteira...
Mas entendo a filosofia de criar os problemas para buscar as soluções.
Bos sorte
Valeu Sergio vou encarar esse mwm
band, aconselho a não fazer isso, o chassi do CJ6 não vai aguentar é muito peso.
Tenho na Rural um S4T (que é mais compacto leve que o mwm-229 4), a rural que já tem originalmente o chassi bem mais parrudo que do CJ e mesmo assim teve que ter vários reforços e na suspensão os feixes originais tb tiveram que ser trocados por feixes de toyota.
O S4T ocupou todo o cofre da Rural (que é maior que do CJ) e mesmo assim só coube SPOAndo, esses motores são bem mais altos que os à gasolina.
A distribuição do peso na Rural ficou legal mas deve ser um problema no CJ com esse motor.
Olá tudo bom José o bernardão já esta com reforço de chassis mas vou reforçar mais ainda vou encapalo tambem irei por ele bem atrasado ai distribui o peso. O mwm vai entrar um pouco no jipe o câmbio vai bem para trás ai talvez de né irei por o mwm em junho ai tenho mais tempo para começar a soldação:dance:vou postando fotos dele.
Quer ver 1 ?
[]'s
Tudo bom Elmer ficou legal o prateado irei por o mwm 229-4 em junho postarei fotos da engenhoca:-D
joão k. chikui
12/03/2007, 15:16
Quer ver 1 ?
[]'s
Band, o prateado do nosso grande Elmer Jeep não conta: Praticamente é uma Band moderna com algumas grandes melhorias , e com algo na aparencia que lembra um CJ5...Ha ,ha ...
Além do que, o MWM 229/4 pesa uns 150 kg a mais do que o 14B.
E, será que vc vai ter um outro Elmer para preparar para vc? Ou vc é de RR tb?
Talvez para o que vc quer, um MWM sprint seja o ideal.
Elmer_Jeep
12/03/2007, 15:22
Fala João, até vc tá me tirando, hehehe..
Ontem durante uma trilha a galera vinha discutindo no rádio sobre Troller X Willys, aí devido aos meus argumentos um troleiro disse que eu não podia participar do debate porque meu Jeep é um Híbrido...que tinha mais coisa de toyota do que de Jeep...quase a mesma coisa que vc falou acima, huahaua.
1 abraço.
Celso CJ5 diesel
12/03/2007, 17:52
Band,
Em matéria de adaptação quase tudo é possível. Isto não quer dizer que será fácil ou que irá ficar bom. Certamente é melhor usar um motor mais leve como MWM Sprint 2.8 ou algum outro similar, como foi sugerido. As vantagens são inquestionáveis. Porém, outros fatores devem ser levados em consideração, como por exemplo, disponibilidade e custo. Eu acho perfeitamente possível adaptar um motor Mercedes OM 314 em um CJ, Rural, F75 e por aí afora. Desde que o serviço seja bem feito, o chassis seja reforçado e o restante da mecânica esteja compatível com o motor. Eu tenho um amigo que tirou o V8 do seu CJ3B e instalou um OM364 e digo que ficou o bicho!! Pude acompanhar o Jeep em várias trilhas e o Jeep não apresentava nenhum tipo de problema, pelo contrário ele era sempre o limpa trilha. Ele acabou retornando com o V8, devido as dificuldades em legalizar a documentação.
Abraço,
Celso
Band, o prateado do nosso grande Elmer Jeep não conta: Praticamente é uma Band moderna com algumas grandes melhorias , e com algo na aparencia que lembra um CJ5...Ha ,ha ...
Além do que, o MWM 229/4 pesa uns 150 kg a mais do que o 14B.
E, será que vc vai ter um outro Elmer para preparar para vc? Ou vc é de RR tb?
Talvez para o que vc quer, um MWM sprint seja o ideal.
olá tudo bom João é isso ai o 14 b é bem mais leve que um mwm 229-4
mas vou encarar esse motor ele esta aqui sem uso nenhum, o motor esta otimo o chassis do bernardão é bem reforçado, vou por o motor bem para traz ai distribui o peso.
Band,
Em matéria de adaptação quase tudo é possível. Isto não quer dizer que será fácil ou que irá ficar bom. Certamente é melhor usar um motor mais leve como MWM Sprint 2.8 ou algum outro similar, como foi sugerido. As vantagens são inquestionáveis. Porém, outros fatores devem ser levados em consideração, como por exemplo, disponibilidade e custo. Eu acho perfeitamente possível adaptar um motor Mercedes OM 314 em um CJ, Rural, F75 e por aí afora. Desde que o serviço seja bem feito, o chassis seja reforçado e o restante da mecânica esteja compatível com o motor. Eu tenho um amigo que tirou o V8 do seu CJ3B e instalou um OM364 e digo que ficou o bicho!! Pude acompanhar o Jeep em várias trilhas e o Jeep não apresentava nenhum tipo de problema, pelo contrário ele era sempre o limpa trilha. Ele acabou retornando com o V8, devido as dificuldades em legalizar a documentação.
Abraço,
Celso
Olá tudo bom Celso quero por esse motor porque ele esta aqui so esperando, tenho certeza que ele esta otimo ai eu coloco o motor e vejo como o chassis vai se comportar se não der colocamos o maverick dinovo que vai ser um trampo mas blz o que vale é a engenhoca
abraço
joão k. chikui
13/03/2007, 21:01
Fala João, até vc tá me tirando, hehehe..
Ontem durante uma trilha a galera vinha discutindo no rádio sobre Troller X Willys, aí devido aos meus argumentos um troleiro disse que eu não podia participar do debate porque meu Jeep é um Híbrido...que tinha mais coisa de toyota do que de Jeep...quase a mesma coisa que vc falou acima, huahaua.
1 abraço.
Grande Elmer, só tava alertando o Band, dá de ele não saber quem é o Elmer, e pensar: Se aquele camarada fez, é bico....
Band, já que vc já decidiu, boa sorte e bom divertimento.
Elmer_Jeep
13/03/2007, 21:08
Grande Elmer, só tava alertando o Band, dá de ele não saber quem é o Elmer, e pensar: Se aquele camarada fez, é bico....
heheh, que isso, sou apenas um humilde mecânico fanático por Jeep, adaptações e desafios.
[]'s
joão k. chikui
14/03/2007, 08:58
heheh, que isso, sou apenas um humilde mecânico fanático por Jeep, adaptações e desafios.
[]'s
Grande Elmer, sou novo aqui no fórum, mas, velho de jeeps(Band,JPX e Willys), e , tenho a seguinte opinião:
- Ou vc é muito bom em foto shop
- Ou é um dos mecânicos de jeep mais caprichosos que tenho visto.
-E, parece que teu pai tb é do ramo, ou é impressão minha? Se for, tá explicado.
- Por ultimo, acho que trabalhar com aquilo que se gosta e dá prazer, acho que as coisas fluem.
Elmer_Jeep
14/03/2007, 09:02
Grande Elmer, sou novo aqui no fórum, mas, velho de jeeps(Band,JPX e Willys), e , tenho a seguinte opinião:
- Ou vc é muito bom em foto shop
- Ou é um dos mecânicos de jeep mais caprichosos que tenho visto.
-E, parece que teu pai tb é do ramo, ou é impressão minha? Se for, tá explicado.
- Por ultimo, acho que trabalhar com aquilo que se gosta e dá prazer, acho que as coisas fluem.
1 - Errado :putz:
2 - as vezes :lol:
3 - Correto :concordo:
4 - Concordo :palmas:
[]'s
Sergio Willys
16/03/2007, 07:14
Muito bom Elmer; Mas agora eu pergunto para todos vocês:
Caso se tenha uma faca, que quebra a lâmina e tem a mesma substituída por uma nova, e depois de um tempo tem um problema no cabo, que também é trocado por um novo, quero saber; ainda é a mesma faca que se tinha no começo. rsrsrsrsrsrs.
Só pra brincar e refletir.......
felipemendes
16/03/2007, 09:43
Caso se tenha uma faca, que quebra a lâmina e tem a mesma substituída por uma nova, e depois de um tempo tem um problema no cabo, que também é trocado por um novo, quero saber; ainda é a mesma faca que se tinha no começo. rsrsrsrsrsrs.
Só pra brincar e refletir.......
A cada dois anos, todas as células do nosso corpo terão morrido e outras terão entrado no seu lugar. Será que não sou a mesma pessoa de dois anos atrás? :shock:
Quem sou eu??? :mrgreen:
Fórum 4x4 támbém é cultura...
Marco Tulio
16/03/2007, 17:04
Fala Band!
legal a sua idéia de colocar um motor Diesel no cj... depois fala pra gente aí como que foi o desempenho do carro.
Mas sei lá, acho que Diesel não é legal, pq a combustão dele libera muito mais CO2...o que não tá muito legal no mundo de hoje...
sahusauhashusahuashusahusah
mas conta aí depois sobre o desempenho dele!
[ ]'s
Lucas Nassif
16/03/2007, 20:03
Band, não esquece dos reforços no chassi!!! :D
[]'ssss e boa sorte
Blz pessoal vou pensar bastanti no chassis antes de por o peso pesado por para quebrar não vale a pena né
abraço a todos
Lucas Nassif
18/03/2007, 11:53
Blz pessoal vou pensar bastanti no chassis antes de por o peso pesado por para quebrar não vale a pena né
abraço a todos
Por para quebrar é um preju na certa!! Reforçe o chassi antes, e vê com quem tem motor de Band tbm se é necessário reforçar a suspensão!! Eu acho que tem...
[]'s
José Augusto
18/03/2007, 21:49
Por para quebrar é um preju na certa!! Reforçe o chassi antes, e vê com quem tem motor de Band tbm se é necessário reforçar a suspensão!! Eu acho que tem...
[]'s
Que vai ter que aumentar a capacidade da suspensão não existe dúvida, a suspensão original não aguenta, o que eu acho é que esse kit de band para CJ não serve (foi concebido para o peso original do jeep), como deverá ter mais lâminas, deve ficar muito duro, acho que vai exigir o conjunto original completo de band.
Tem sim Lucas vou ter que por essas coisas mas estava conversando com um amigo que so mexe com cjs e reforços de chassis ele falo que não aquenta o mwm nem com reforço o pessoal do fórum tambem fala isso então to desanimado mas irei se informando com o pessoal.
abraço
Pessoal não irei por o motor no cj6 o chassis não aquenta o peso
abraço
joão k. chikui
26/03/2007, 22:49
abraço
Band, se fosse uma rural, aguentaria( a chapa das longarinas são bem mais grossas).
Band, se fosse uma rural, aguentaria( a chapa das longarinas são bem mais grossas).
É isso ai João o chassis do cj não aguenta nem com reforço.
Lucas Nassif
27/03/2007, 19:05
abraço
Band, se vc fosse colocar, certamente sairia caro$!! Por que que vc não coloca um 4.1 MPFI, que tem mais potencia, é mais barato para adaptar e exige menos adaptação?
Ficaria bem legal...
[]'s
Band, se vc fosse colocar, certamente sairia caro$!! Por que que vc não coloca um 4.1 MPFI, que tem mais potencia, é mais barato para adaptar e exige menos adaptação?
Ficaria bem legal...
[]'s
É verdade Lucas fica bom.
olá tb tenho um problema (duvida) tenho uma f-75 com motor a diesel mwm D-222 2 cilindros, tipo ela ta 100% encaixou na caixa original da willys 4x4 com reducao tudo funcionando, mas anda igual a um gol 1000, e to pensando em adaptar um om-314, sera q a adaptacao fica legal
juleymar73
06/08/2011, 01:31
POR FALAR EM MOTOR DIESEL ! tenho vontade de por um no meu cj mais eles geralmente sao grandes e pesados , outro dia vi um pra vender na NET esse o >>>>> AP 1.6 DIESEL mais acho que ficaria igual o do amigo W.L.S.S , pois andei me informando e as COMBI usava e era bem fraco ,pena pois seria facil adaptar ele no jeep,alguem conhece esse motor ai ? uma solucao pra falta de potencia dele ?
Rafaminc
08/08/2011, 11:49
POR FALAR EM MOTOR DIESEL ! tenho vontade de por um no meu cj mais eles geralmente sao grandes e pesados , outro dia vi um pra vender na NET esse o >>>>> AP 1.6 DIESEL mais acho que ficaria igual o do amigo W.L.S.S , pois andei me informando e as COMBI usava e era bem fraco ,pena pois seria facil adaptar ele no jeep,alguem conhece esse motor ai ? uma solucao pra falta de potencia dele ?
50 CV no Jeep fica muito fraco, e turbinar não resolve, pois vai ganhar poucos CV´s. Este motor já não tem uma estrutura robusta para aguentar o tranco da compressão adicional.
jipeirodesdepequeno
08/08/2011, 12:17
Vai de 1.9 diesel se tiver $$, motor robusto, anda bem e principalmente: econômico
juleymar73
29/08/2011, 01:13
Vai de 1.9 diesel se tiver $$, motor robusto, anda bem e principalmente: econômico
esse 1.9 e de que carro ?
José Gustavo
09/10/2014, 11:58
esse 1.9 e de que carro ?
Salve galera, apesar de ser a minha primeira postagem aqui, acopanho a muito tempo este renomado fórum. Sei que o tópico é muito antigo e sem atividades recentes mas... Estou iniciando uma empreitada que sei que não será muito fácil, após conseguir a autorização da CIRETRAN para a troca de motor e combustível ( não necessitarei de nota fiscal do motor, pois consegui através de questionamento no DETRAN SP com argumentos sólidos uma resposta favorável da ouvidoria que a nota fiscal de compra pode ser substituída pela declaração de responsabilidade específica, só isso já é um grande feito)de meu jeep 60 com motor 6 cilindros original. Comprei um motor OM 314 industrial, que tive que trocar muitas peças para deixá-lo veicular, consegui comprar barato um câmbio da band antigo só com 4x4, sem reduzida, agora estou acabando de fazer uma flange para acoplar o câmbio na capa seca que ainda é industrial( acho mais reforçada que a original deste câmbio que sempre quebra). portanto assim que começar de fato o serviço de troca irei dando notícias e postando fotos.
José Gustavo
28/08/2015, 14:06
Já arrumei provisoriamente o berço para o motor e fiz os suportes dos coxins, que são dos motores Perkins. Seguem abaixo fotos do início do trampo.510553510554510555510556510557
José Gustavo
28/08/2015, 14:10
Funcionei o motor só apoiado nos dois coxins e a capa seca sobre um pedaço de madeira entre as longarinas e vejam como ficou vibrando muito pouco, coloquei um copo com água pra dar pra ter noção:
https://www.youtube.com/watch?v=A6X850bm_Ok
Eduardopopdiesel
29/08/2015, 22:48
Ficou muito bom, qual cambio vc vai usar?
José Gustavo
31/08/2015, 09:58
Consegui aqui muitíssimo barato um cambio seco da Toyota bandeirante 81, só com 4x4. No diferencial coloquei a relação da F-1000 antiga 13x46, acredito que não faltará força, pois a primeira deste câmbio é 5,41:1.
Eduardopopdiesel
05/09/2015, 18:16
Com certeza força não vai faltar!
Talvez fique reduzido de mais,
Vc já andou pra testar?
José Gustavo
19/11/2015, 15:26
Com certeza força não vai faltar!
Talvez fique reduzido de mais,
Vc já andou pra testar?
Ainda não andei , já acoplei o cambio, coloquei a travessa original, alterei os cardans ( com as espigas da toyota bandeirante e o garfo foi mantido o original), radiador no lugar embreagem hidráulica instalada,qualquer hora devo testar.
Eduardopopdiesel
20/11/2015, 00:48
A transmissão trazeira ficou muito curta e os coxins do motor são de qual carro?
José Gustavo
24/11/2015, 15:13
A transmissão trazeira ficou muito curta e os coxins do motor são de qual carro?
O cardan traseiro foi alongado 65 mm, na verdade se a saída da CT fosse do lado direito, como no CJ seria só trocar a espiga, mas como é no próprio eixo entalhado ficou com um ângulo danado, mas com um pouco de paciência retrabalhei a espiga e o garfo para aumentar o ângulo de trabalho para evitar que ficasse enroscando. Deu certo, dei uma volta pequena, a impressão que tive é que vai andar bem, apesar da primeira ainda ter bastante força, como ainda está sem paralamas fiquei com medo do capô levantar de repente. Ainda sem tração dianteira ( que o cardan ficou do mesmo tamanho do original, só foi trocado a espiga) pois ainda falta trocar a coroa e pinhão. Quando for mexer no diferencial dianteiro, aproveitarei e trocarei as molas dianteiras pelas da Toyota bandeirante já montei os feixes colocando uma mola a mais e escolhendo algumas molas mais grossas no lado do motorista, pois o motor ficou mais descentralizado para este lado para fugir do diferencial dianteiro. Com as molas originais está ficando torto pra caramba, também, maior peso do motor, tanque cheio de combustível e somente o motorista, é muito peso a mais de um lado só. Acredito que deva corrigir este desbalanço, Irei colocar a bateria 150A do lado do passageiro, já ajuda também. Aproveitando, feriados e fins de semana pra tocar a empreitada. Tive que trocar os bicos injetores que estavam fazendo muita fumaça e saía diesel cru no escapamento. Foram trocados pelos originais Bosch e calibrados, agora a fumaça só enquanto está frio ainda ou quando dá uma acelerada de repente. Os suportes do motor fui eu que fiz com chapa de 1/2" e os coxins são do motor Perkins, que ao meu ver absorvem melhor a vibração.
Eduardopopdiesel
09/12/2015, 14:51
Legal, também vou começar uma empreitada dessa, mas com um motor maxion hsd 2.5 oriundo da s10, falta so a cx adequada para o motor!
José Gustavo
22/05/2017, 13:07
Segue vídeo para mostrar que é possível colocar o motor OM 314 no cj5, como foi eu quem fez toda a adaptação compensou, deu trabalho mas ficou bom.
https://www.youtube.com/watch?v=3yCSCVoMVX0
Bom dia prezado ! muito bom, parece que nem vibra . . . parabéns !
ALVARO ANGELO
23/05/2017, 18:12
Segue vídeo para mostrar que é possível colocar o motor OM 314 no cj5, como foi eu quem fez toda a adaptação compensou, deu trabalho mas ficou bom.
https://www.youtube.com/watch?v=3yCSCVoMVX0
Olá Gustavo.
Ficou chiq ue mesmo.
Como você resolveu o peso extra do motor em relação à suspensão ?
Abs
Alvaro Angelo
José Gustavo
23/05/2017, 21:07
Olá Gustavo.
Ficou chiq ue mesmo.
Como você resolveu o peso extra do motor em relação à suspensão ?
Abs
Alvaro Angelo
olá Álvaro, coloquei as molas da Toyota Bandeirante, feixe com 5 molas sendo que do lado do motorista, tem uma lâmina a mais, pois tem o tanque e para compensar pois o motor ficou um pouco fora do centro para não pegar o Carter no diferencial dianteiro.
ALVARO ANGELO
24/05/2017, 15:45
olá Álvaro, coloquei as molas da Toyota Bandeirante, feixe com 5 molas sendo que do lado do motorista, tem uma lâmina a mais, pois tem o tanque e para compensar pois o motor ficou um pouco fora do centro para não pegar o Carter no diferencial dianteiro.
Ok, Gustavo
Obrigado pela informação.
Abs
Alvaro Angelo