Ver Versão Completa : Chassi Remarcado
Senhores
Existe algum meio de se saber ao certo qual foi o motivo de um chassi ter sido REMarcado?
minha duvida é porque tenho um veiculo nessa condição e nunca soube qual foi o motivo da remarcação, ja esta na familia a 7 anos e ja veio assim... Consultei 2 despachantes e os 2 disseram que não tem como saber o motivo... será mesmo que não da p/ consultar isso??
se alguem for da area mesmo que tenha que pagar alguma taxa ou serviço eu pago p/ saber...
veiculo em São Paulo - SP
abraços
Diniz
andre veiga
11/03/2007, 18:10
Oi
Acredito que o único motivo para remarcar um chassis é a perda do chassis original, seja por acidente ou ferrugem - em veículos + antigos.
Mas, aproveito a oportunidade e peço desculpas pelo uso do tópico, para fazer uma pergunta; um chassis remarcado em um veículo em perfeitas condições de uso desvaloriza o mesmo?
Pergunto pq tenho um vitara 93 cujo chassis foi remarcado, e o motor trocado e... + umas coisinhas.
Nilsinho
11/03/2007, 18:39
Oi
Acredito que o único motivo para remarcar um chassis é a perda do chassis original, seja por acidente ou ferrugem - em veículos + antigos.
Mas, aproveito a oportunidade e peço desculpas pelo uso do tópico, para fazer uma pergunta; um chassis remarcado em um veículo em perfeitas condições de uso desvaloriza o mesmo?
Pergunto pq tenho um vitara 93 cujo chassis foi remarcado, e o motor trocado e... + umas coisinhas.
Sim, desvaloriza de 20% a 30%, para venda em loja para particular só é mais dificil de vender, pelo fato de existir receio de comprar um veiculo nestas condiçoes, q nunca se sabe se foi batido, ou "remontado".
PS: só para esclarecer, sou logista trabalho com compra e venda de usados.
[]´s
Dieselboy
11/03/2007, 18:41
"... Existe algum meio de se saber ao certo qual foi o motivo de um chassi ter sido REMarcado? ..."
Que me recorde, pode ser devido a:
:arrow: Veículo recuperado de perda total, quando ainda era permitido às seguradoras comercializarem veículos decorrentes de acidentes com avarias de grande monta sem que os mesmos fossem obrigados a dar "baixa" no Detran.
:arrow: Veículo que teve o local original de sua marcação avariado em alguma colisão, não sendo a mesma necessariamente de grande avaria. Isto ocorria nos modelos Peugeot 206, que tinham a numeração na parte traseira, próxima ao porta-malas, local extremamente vulnerável sobretudo às corriqueiras colisões traseiras nos grandes centros urbanos.
:arrow: Veículo recuperado de roubo que teve sua numeração original adulterada. Neste caso o proprietário tinha que passar por uma vistoria, posteriormente era emitido um laudo de perícia e após isto recebia autorização para remarcação.
Bruno Machado
11/03/2007, 19:24
Que me recorde, pode ser devido a:
:arrow: Veículo recuperado de perda total, quando ainda era permitido às seguradoras comercializarem veículos decorrentes de acidentes com avarias de grande monta sem que os mesmos fossem obrigados a dar "baixa" no Detran.
:arrow: Veículo que teve o local original de sua marcação avariado em alguma colisão, não sendo a mesma necessariamente de grande avaria. Isto ocorria nos modelos Peugeot 206, que tinham a numeração na parte traseira, próxima ao porta-malas, local extremamente vulnerável sobretudo às corriqueiras colisões traseiras nos grandes centros urbanos.
:arrow: Veículo recuperado de roubo que teve sua numeração original adulterada. Neste caso o proprietário tinha que passar por uma vistoria, posteriormente era emitido um laudo de perícia e após isto recebia autorização para remarcação.
Mais uma, aconteceu comigo:
:arrow: Vistoriador do Detran procurando problema onde não existe: A marcação estava visível, mas o primeiro algarismo não saía perfeito no decalque - aquela técnica moderníssima do Detran de pegar um papelzinho e rabiscar com um lápis por cima. Chamei o Delegado reponsável, outros vistoriadores, mas não teve jeito. Tive que remarcar o chassis, e ficou REM no doc. Detalhe: o jeep (Ford 1970) já estava vistoriado pelo Veteran Car Club de MG, já tinha passado por outra vistoria do Detran quando transferi para o meu nome, essa segunda vistoria foi para lacrar a placa preta.
Mas creio que não há como saber a razão correta, pois no caso do meu jeep, pelo menos, não ficou registro disso que relatei em lugar nenhum do prontuário do veículo. Ficou apenas a observação "chassis REMarcado..."
Parece que o carro do Diniz é mais antigo (ja esta na familia a 7 anos e ja veio assim... ) pode não ser nenhum problema relativo a batidas e cabritagens...
[ ]'s
Andrejur
11/03/2007, 22:03
Meu JPX tem o chassi remarcado. Comprei assim em 2003 e nem me toquei com a inscrição na parte de baixo" REM".
De lá pra cá já gastei nele + de 2x o valor que paguei nele original.
Adaptação de motor MWM, eixos dana 44, reformas, etc.
Já me disseram que que chassis "REM" desvaloriza o veículo mas como não penso em me desfazer do Jota...
No meu caso a remarcação foi feita em razão de roubo. A polícia localizou o veículo em uma oficina do Rio já com o número do chassis raspado.
Depois eu transferi para o Estado de Minas Gerais, onde eu tenho outro endereço e lá o Detran acrescenta as letras REM no final da numeração do chassis. Fica + elegante do que o documento do RJ.
Abs.
Sim, desvaloriza de 20% a 30%, para venda em loja para particular só é mais dificil de vender, pelo fato de existir receio de comprar um veiculo nestas condiçoes, q nunca se sabe se foi batido, ou "remontado".
PS: só para esclarecer, sou logista trabalho com compra e venda de usados.
[]´s
bom, meu carro é remontado "de fabrica", é uma Furglaine, que era uma F1000, mas ja tivemos outras 3 na familia e essa foi a unica REM, não tem sinal de acidente que desse perda total pois é um monobloco de fibra e parece original ainda e o num. do chassi esta visivel... pelo jeito deve ter sido roubada então
mas o que o despachante me disse vale p/ outros que tenho um chassi REM: "é o carro mais seguro de se comprar pois passou por vistoria e pericia da policia e foi aprovado..."
se fosse o caso de um veiculo que sofreu acidente não constaria uma observação de recuperado ou algo assim no docto?? acho que o REM é so p/ furto ou num. ilegivel, correto??
Dieselboy
12/03/2007, 07:59
"... se fosse o caso de um veiculo que sofreu acidente não constaria uma observação de recuperado ou algo assim no docto?? acho que o REM é so p/ furto ou num. ilegivel, correto?? ..."
Segue trecho extraído do site do Detran - PR.
************************************************** ***
Autorização Prévia para Remarcação de Chassi
Autorizar a remarcação de número de série original de fábrica, em razão de adulteração ocorrida no período em que esteve furtado, em razão de acidente ou de corrosão, que resulte na substituição da parte que suporta esta numeração.
A remarcação do chassi poderá ser feita, exclusivamente, por concessionária autorizada, a escolha do usuário, independente da marca do veículo.
Documentos Básicos:
* Certificado de Registro de Veículo - CRV
* Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - CRLV
* Laudo de Vistoria, onde constem os números de identificação dos demais agregados do veículo (no mínimo o número do motor).
* Se Pessoa Física:
Carteira de Identidade e
CPF do proprietário
* Se Pessoa Jurídica:
Carteira de Identidade e CPF do representante legal
Comprovante de poderes
Cartão CNPJ da empresa
Documentos específicos (conforme situação do veículo):
Remarcação devido a furto:
* Fotocópia autenticada do auto de entrega da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV);
* Laudo da Polícia Técnica, se necessário;
* Certidão da queixa de furto.
Remarcação devido a acidente
* Cópia do boletim de ocorrência do acidente.
Remarcação devido a corrosão
* Declaração de responsabilidade do proprietário.
Taxas (Vigência: 20007) -> Autorização Prévia para Alteração de Características -> R$ 8,87
Remarcação de Chassi
Registrar a remarcação de número de série original de fábrica, em razão de adulteração ocorrida no período em que esteve furtado, em razão de acidente ou de corrosão, que resulte na substituição da parte que suporta esta numeração.
Documentos necessários:
* Certificado de Registro de Veículo - CRV;
* Fotocópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - CRLV;
* Vistoria e decalque;
* Comprovante de residência (xerox);
* Nota Fiscal referente à aquisição da parte substituida (ou Declaração/Recibo, que comprove a origem dos mesmos, caso adquiridos de particular, com firma reconhecida).
* Nota Fiscal de Prestação de Serviço (ou Declaração do particular que promoveu o reparo, com firma reconhecida);
* Cópia da Autorização Prévia para Remarcação de Chassi.
Pessoa Física:Carteira de Identidade e
CPF do proprietário
Pessoa Jurídica:Carteira de Identidade e CPF do representante legal
Comprovante de poderes
Cartão CNPJ da empresa
Observações:
Caso o proprietário não tenha solicitado a "Autorização Prévia para Remarcação de Chassi" deverá apresentar os documentos exigidos para o processo de Autorização para Remarcação de Chassi, e recolher a multa correspondente.
No caso de substituição do chassi por outro usado, deverá ser apresentada a Certidão de Baixa do Veículo (Original) de onde foi extraído o chassi usado, ou Declaração/Recibo que comprove a sua origem.
Taxas (Vigência: 2007) -> Emissão de CRV -> R$ 38,08
Alteração de Características (remarcação de chassi) -> R$ 20,29
OBSERVAÇÃO - Se existirem débitos vencidos, associados ao veículo, estes deverão ser quitados juntamente com as Taxas acima.
Léo_Babiski
18/03/2007, 17:43
Caro Diniz,
Com relação a veículos sinistrados, em MG e no ES não consta a ocorrência de sinistro no documento. A única forma de descobrir é indo ao Detran, ou desconfiando quando constar como proprietário anterior Seguradora!
Aqui em BH a maioria dos chassis REM são de carros de leilão, que dentre outros motivos tiveram os chassis corroídos devido ao fato de estarem muito tempo em contato com o solo/chuva.
Legal saber dos motivos que podem causar aquele incomodo REM no doc. Sempre achei que meu cj fosse roubado. falando em carro roubado alguem sabe uma maneira de legalizar um carro comprado em leilão (pois foi recuperado de roubo) e está com o doc. baixado no detran. Se alguem puder me ajudar ficarei grato!
Como disseram os motivos são os mais diversos.
Estou negociando um CJ que a instalação do guincho danificou o numero do chassis e será necessária a remarcação.
Léo_Babiski
28/03/2007, 11:35
HESSE
Você arrematou o veículo em leilão sem direito a documento (veículo dado baixa)?
Ou o veículo está "baixado" na gíria, que ocorre quando o veículo ainda não foi salvado do sinistro/furto?
ô Babisk
se o veiculo já foi dado baixa no renavam, esquece... por meios legais nao tem mais jeito...
mas na base da "mutreta" mesmo que "legal" ainda tem.... vc pode por exemplo comprar uma "sucata" porem com documentos em dia de outro veiculo igual ao seu ( com baixa) e "trepar" a o seu com a documentacao do outro sucateado....
isso em willys, rural, e outros carros antigos e comum pois o numerod e chassis só constava num unico local.. hoje com carros modernos onde o numero esta gravado num punhado de local fica dificil ...
T+
Caro Babiski
O carro foi arrematado de leilão sem direito a documento, está é a informação que o proprietario me passou, por esse motivo ele está vendendo o carro a preço de BANANA, mas o carro está em boas condições de rodar, Estou interessado em compra-lo, mas só se tiver uma maneira de eu poder rodar com ele ser problemas.
[]´s
Fabil
Valeu pela dica do "cabrito", mas o carro é uma Hilux 88, vai ser dificil achar uma sucata com o doc. OK. Ja me disseram para levar o carro p/ Paraguai, que la é facil, mas eu não sei se é seguro.
[]´s
Léo_Babiski
28/03/2007, 21:50
Hesse
O local do chassis já foi cortado?
Você sabe o motivo da baixa?
Dependendo da situação, existe uma remota possibilidade de regularização, é uma ação judicial de usucapião de bem móvel (já foi discutido aqui no fórum).
Vai depender de muita coisa, inclusive da boa vontade do juiz.
Já pesquisei na net e não encontrei nenhuma situação análoga.
ô Babisk
se o veiculo já foi dado baixa no renavam, esquece... por meios legais nao tem mais jeito...
mas na base da "mutreta" mesmo que "legal" ainda tem.... vc pode por exemplo comprar uma "sucata" porem com documentos em dia de outro veiculo igual ao seu ( com baixa) e "trepar" a o seu com a documentacao do outro sucateado....
isso em willys, rural, e outros carros antigos e comum pois o numerod e chassis só constava num unico local.. hoje com carros modernos onde o numero esta gravado num punhado de local fica dificil ...
T+
"TREPAR" esse procedimento é legal?
silviopc
01/12/2010, 09:34
Não. Isso dá cana!
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