PDA

Ver Versão Completa : Marruá



Páginas : [1] 2 3

Martin Melcop
25/08/2004, 20:00
segue link para um PDF do Marrua - postado na defesanet

http://www.defesa.ufjf.br/fts/AML.pdf

Vinicius Hauagge
16/11/2004, 11:40
Olhem que artigo interessante!
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens.vxlpub?hnid=34253
Abraço,
Vinicius!

ArthurC
16/11/2004, 13:36
Gostei da reportagem, agora R$ 75 k é um absurdo! :shock:

[]s

Afonso Carlos
16/11/2004, 14:12
Ok, tomara que emplaque apesar do preço.

Vinicius Hauagge
16/11/2004, 14:14
Também acho o preço proibitivo....
Algo em torno de 25.000,00 doletas.. levando em conta que praticamente 50% é imposto, o preco real do carro é de aproximadamente 39.000,00 , algo bem mais acessivel...
O problema é a sede arrecadatória do nosso Estado, bem como a baixa renda da população... Isso sem falar do chamado custo Brasil, juros absurdos, etc, etc. etc..

Feroza4x4
16/11/2004, 14:52
Creio que o preço salgado, é devido ao "olho gordo" :shock: .

A intenção real deste veículo, é o mercado governamental, e quando se fala em venda ao governo, todo mundo quer ganhar um pouco mais...
Mesmo sendo uma versão diferente, ficaria estranho eles venderem ao mercado civil por X e ao governo por 2x.

Também tem o fato da produção ainda não ser em grande escala,o que encarece.

E ainda os preços dos concorrentes. No Brasil é levado muito mais em conta quanto o mercado está disposto a pagar do que o real valor do produto. Basta ver o tanto de Ecosport vendido por 50mil e os Fiesta vendidos por cerca de 25mil. Mesmo sendo praticamente o mesmo veículo, com algumas alterações (mas que não justificam o dobro do preço).

Abraços,

Carlos
17/11/2004, 02:13
:cry: Até mais tarde meu sonho de Marruá novo...R$ 75.000,000 é pra :cry:

Eliseu
11/03/2007, 16:58
Como andam as vendas do Marruá? Ou é só o EB que comprou um pequeno lote? Alguém tem novidades dele? []'s

CAVESO
11/03/2007, 18:25
O que eu gostaria mesmo de saber é se a empresa conseguiu vender aqueles marruás que foram surrados e detonados na expedição, por surreais 98.000,00.

Será que alguém comprou uma unidade que seja?

Vítor Martins
11/03/2007, 19:30
Amgos, o que posso dizer do Marruá, após ouvir dois proprietários, (os quais utilizam ativamente seus veículos), é que o carrão não está aguentando o tranco, ou seja, diferencial traseiro tá quebrando mesmo... Os dois dos dois proprietários, já quebraram duas vezes (coincidência ???). O resto, é banco quebrando, problema de suspensão, e outras... A fábrica já deve estar doida com nós mineiros... E o preço, ÒH...!!!!, Vale quanto pesa... Qualquer dia, passo a ficha técnica, assinada pelos proprietários... O Engesa, não dava esses "póbremas...", , era prático, rápido, fácil, etc... Agora, é mais fácil copiar... O difícil, é despistar o que não é original... Abraços a todos, Vitor Martins

André-4WD
11/03/2007, 21:58
Salve...
Esta semana que passou eu vi uma Marruá Cabine dupla circulando em Porto Alegre/RS. Ela estava pintada nas cores da Companhia Estadual de Energia Eletrica.
Sds
andre

CAVESO
11/03/2007, 22:08
Vender carros para o Exército e empresas (negociações quem envolvem lobby, jabás, licitaçõe fraudulentas, etc) é f´cail.
Quero ver os particulares que pagaram 98.000,00 pelo jipe.

Desde de seu laçamento, aqui no fórum só apareceu um feliz proprietário!

Eliseu
12/03/2007, 06:59
Pois é. Copiar é facil. Difícil é manter a qualidade ENGESA. Quanto às aquisições pelo EB, eles ficaram sem opções, pois a Land foi embora e o Troller não foi aprovado 100%, e ainda assim depois de muitas alterações e novos testes. []'s

CAVESO
12/03/2007, 12:10
Copiar um engesa é fácil, difícil é SER um engesa!

alexrib2005
12/03/2007, 14:40
Onde anda o feliz proprietário, para nos dar um depoimento...

Jipeiro
12/03/2007, 15:59
Troquei meu ENGESA fase 1 por um Marruá e até agora não me arrependí, como estou pretendendo pegar um Troller ou Land, estou pensando em trocar.

CAVESO
12/03/2007, 17:31
Troquei meu ENGESA fase 1 por um Marruá e até agora não me arrependí, como estou pretendendo pegar um Troller ou Land, estou pensando em trocar.

Jipeiro,

Comente sobre seu Marruá aqui no fórum, poste fotos e tudo mais.
Precisamos de bastantes informações sobre a viatura que não as da empresa.

Abraços

Kim
12/03/2007, 18:13
Ow Jipeiro!

Mostra a sua viatura para nós!!!

Tira umas fotins dela, de frente, traz, lado, de baixo, por dentro, motor...

Sou viciado em fotins...:mrgreen:

Comenta sobre ela!

Qualquer coisa, visite o endereço de minha assinatura para ver a minha viatura.

abraços.

Kim.

Eliseu
13/03/2007, 15:50
como estou pretendendo pegar um Troller ou Land, estou pensando em trocar.
Por quê? Não tá feliz? []'s

Kim
13/03/2007, 17:04
Por quê? Não tá feliz? []'s

A minha viatura é 1987 e estou muito contente!!!!

Abraços.

Kim.

joão k. chikui
13/03/2007, 20:02
Vender carros para o Exército e empresas (negociações quem envolvem lobby, jabás, licitaçõe fraudulentas, etc) é f´cail.
Quero ver os particulares que pagaram 98.000,00 pelo jipe.

Desde de seu laçamento, aqui no fórum só apareceu um feliz proprietário!

Carlos
Neste caso , onde foram negociados 20 pick up cab simples e dupla com a CEEE do RS, me pareceu algo bem natural, como o seria se o Governo de MG comprasse carros FIAT, o da BA comprasse FORD e o governo do Ceará comprasse Troller.
Somado a este fator, por ser derivado de um veículo tão consagrado, a chance de ser um ótimo 4x4 para o trabalho é muito grande.
Lógicamente,algumas correções de trajetória serão necessárias, o que certamente o farão. Só os engenheiros da JPX que insistiram 7 anos com o problemático XUD.

Eu, particularmente, só achei o preço bem salgado.

Jipeiro
14/03/2007, 10:50
Por quê? Não tá feliz? []'s

Sim estou feliz, mas meu sonho de consumo sempre uma Land ou Troller, pode até ser que eu me arrependa. Estou devendo aos amigos as fotos e as especificações tecnicas do Marruá.

joão k. chikui
14/03/2007, 11:58
Sim estou feliz, mas meu sonho de consumo sempre uma Land ou Troller, pode até ser que eu me arrependa. Estou devendo aos amigos as fotos e as especificações tecnicas do Marruá.

Jipeiro, Sonho deve ser respeitado, mas, principalmente se vc for alto, não compre sem testar a Defender.

CAVESO
14/03/2007, 12:11
Só de curiosidade: por quanto você venderia seu marruá?

Jipeiro
14/03/2007, 13:18
O preço de tabela da FIPE p/ efeito do IPVA gira em torno de R$ 70.000,00, como acabei de colocar capota rígida com vidros eletrétrcos ( não é a capota rígida da expedição ) e estou colocando 4 pneu Wrangler 35 X 12,5, pretendo colocar ar condicionado de fábrica, vai ficar um pouquinho mais caro.

Caracteristcas:
Militar, 24 volts, direção e embreagem hidraulicos, mais uma capota de lona nova, 6.000 km, 2005, chassi numero 000000000016, ....

CAVESO
14/03/2007, 14:34
Qual fabricante da capota rígida que você colocou?

Cara, sinceramente, eu se fosse dono de um marruá, com capota rígida, ar e pneus 35, não trocaria nunquinha por um Troller ou Land!

Mas como gosto é gosto...

Jipeiro
14/03/2007, 15:17
Com vc disse gosto é gosto....

A capota rígida foi um cara do interior de São Paulo que fez totalmente artesanal, demorou cinco meses p/ me entregar.

CAVESO
14/03/2007, 15:20
Qual preço dessa capota?
Caso prefira, responda por MP.

Jipeiro
14/03/2007, 15:33
Colocada com vidros elétricos R$ 10.000,00

paulosotello
14/03/2007, 16:41
Turma ...

Ja pilotei alguns Marruas.... e deu até pra judiar um pouquinho deles na Expedição....mas foi bem pouquinho....e posso dizer que o número de problemas que pude contatar foi bem grande ....

Meu engesa que já fez MUIIIIITo varias expedições, trilhas Pesadas ... nunca me deixou na mão ....e nem deu tanto probleminha

eu não pago NUM FU... essa grana num Marrua...
O troller é de longe melhor escolha de compra se levarmos em conta tecnologia, conforto. o Marrua não tem DISCO ATRAS e NEM FLUTUANTE. que seria o minimo num jipe como esse.

Uma cosia o MArrua tem de sobra, é a suspenção .... que é ANIMAL .... muito boa mesmo.

[]s

paulosotello
14/03/2007, 16:43
Com vc disse gosto é gosto....

A capota rígida foi um cara do interior de São Paulo que fez totalmente artesanal, demorou cinco meses p/ me entregar.

Jipeiro .....
Comprei uma DEF 90 ...e to adorando ...
era um sonho tb .... vc se acontuma facil com o barulho e desconforto...mas é um jipe muito confiavel pra tudo ....

eu indico ....

Jipeiro
15/03/2007, 06:21
Paulo,

Obrigado pela dica, eu gosto do estilo do Defender, mas o Marrruá tbm é um "aminal".

Eliseu
15/03/2007, 07:13
Cara, sinceramente, eu se fosse dono de um marruá, com capota rígida, ar e pneus 35, não trocaria nunquinha por um Troller ou Land!
Concordo, Carlos. Tive Engesa, atualmente estou a pé KRKRKR...ando bastante de Defender 90/110/130(no serviço) e de vez em quando de Troller 2003. No meu ponto de vista, o T4 tem muuuuuuito mais conforto que os outros, mas dá bastante probleminha que eu não tinha com o EE. Qto ao Defender, muitos problemas e pouco conforto, sem contar o motor fraco. []'s

Staub
06/04/2007, 14:06
Sou mecânico de viaturas do exército e tenho contato direto com os Marruá, Land Rover, Toyota, JPX, e Willys/Ford.
Posso afirmar com certeza que quem quebra um diferencial DANA 44 do Marruá pode quebrar qualquer coisa! O Marruá tem um defeito somente, que é o de não ter a reduzida na sua T-CASE, mas fora isso, as versões originais dos outros jipes ficam bem atrás do Marruá.

CAVESO
08/04/2007, 01:59
Staub,

Legal ter alguém aqui que esteja acompanhando de perto o desempenho do Marruá.

Como o jipe tem se comportado no testes militares?

Abraço

Eliseu
09/04/2007, 16:54
[QUOTE=Staub;375220]Sou mecânico de viaturas do exército e tenho contato direto com os Marruá, Land Rover, Toyota, JPX, e Willys/Ford.QUOTE]
Vcs receberam Marruá do 1º lote adquirido pelo EB? Estão funcionando bem? []'s

Staub
22/04/2007, 16:42
Olha, até agora, nenhum dos quatro q a gente tem "baixou". Oq eu gostei no Marruá é da parte elétrica, q passa em qq lugar e continua tdo funcionando.

Informer
11/05/2007, 14:10
Pessoal... possuo uma viatura Marruá e dentro do possível estou
me prontificando a responder enventuais dúvidas sobre o veículo.
Qualquer coisa é só perguntar !


Abraços !

CAVESO
11/05/2007, 14:16
Informer,

Pode começar enviando fotos, muitas fotos...

Eliseu
11/05/2007, 15:17
Pessoal... possuo uma viatura Marruá e dentro do possível estou
me prontificando a responder enventuais dúvidas sobre o veículo.
Qualquer coisa é só perguntar !


Abraços !
Estamos esperando as fotos....[]'s

Kim
11/05/2007, 18:17
Quequiéisso pessoal, tão apurrinhando o rapazzzz.

O que ele tem que fazer éééé...











mandar fotos, muitas fotos, com vários detalhes e muitos ângulos!!!!!!


Abraços.

Kim.

Plinio Dal Pino
23/05/2007, 01:35
tenho varias fotos de um marrua que eu cabinei, mas não consegui colocar.
por favor me oriente pois não domino muito bem essa area do FORUM

jeisonk
23/05/2007, 08:49
Plinio, tem interesse mesmo de colocar fotos ou tá igual ao informer, vem aqui dar esperanças aos pobres coitados (nós) e desaparece?

Se tiver, clica primeiro no botão R.R. pra habilitar o quadro de resposta rápida, depois clica em "modo avançado". Dentro do modo avançado, na parte de baixo, tem o botão "gerenciar anexos", é ali que coloca as fotos.
Verifica o tamanho e se necessário diminua as fotos para postagem, se não me engano o máximo é 800x600, mas vai constar na janela de gerenciamento.

Seja muito bem vindo ao Fórum, sugiro que pense bem antes de frequentar por aqui hehehe, não tem volta, vicia mesmo, mas é bom demais, sem aquelas baboseiras de orkut e cia.

Abraços

Informer
23/05/2007, 15:29
Pessoal... Queiram me desculpar pela execiva demora na resposta, mas estou trocando de computador e somente agora que o pessoal de internet configurou ... Desculpa mesmo ...
No momento estou em um cyber café e aqui não tenho fotos do Marruá ... =/

Dezembro do ano que passou e Janeiro deste ano, estive em expedição pela Argentina, Chile, e Uruguai com o Jipão e tenho diversas fotos bem legais para mostrar a vocês ! !

Espero que ainda hoje ao chegar em casa eu possa compartilha-las com vocês !

Obrigado,
Camargo

Eliseu
23/05/2007, 21:48
Manda, manda, manda, manda, manda......

Informer
24/05/2007, 00:11
Pessoal finalmente em casa ! hehe

Bem, ai estão algumas fotos da expedição que realizei com o Marruá
pela Argentina, Chile e Uruguai.

Nas imagens dá pra perceber que o Jipe esta em dois tons de cores: marron e verde. o verde das laterais e do capô na verdade é um adesivo de fácil remoção que foi aplicado na viatura para a expedição (a viatura originalmente é camuflada). O único motivo é evitar possiveis problemas com a policia, para isso o adesivo foi aplicado e foi retirado o "quebra mato".

Essa caixa em cima do Jipe é um porta bagans auxiliar, considerando que a familia toda foi na viajem (4 pessoas) ele serviu como bagageiro extra, mas o porta-malas do Marruá não vou dizer que é graaande mas é maior que o do Troller ( para ter uma ideia pois não tenho fotos ).

Os pneus foram trocados tambem, esses são os Scorpion, mais estradeiros, considerando a distância em estradas asfaltadas que percorreri na expedição.

vamos a lista de imagens

Primeira: Foto tirada na trilha que nós realizamos nos Andes, na cidade de Uspallata - Argentina, bem proximo a divisa com o Chile - ai deveriamos estar a uns 2900 - 3000 metros de altitude, pelo que eu lembro que o GPS registrava.

Segunda: O Marruá na placa de que mostrava a distância até São Paulo, na Ruta 7 - a caminho de Bs. Ayres

Terceira: Nessa é possivel notar claramente o adesivo verde que me referi logo a cima aplicado sobre o capô e ao fundo o belissímo Monte Aconcagua.

Quarta: Visão lateral do Jipe parado em um posto na provincia de Santa Fé, o porta bagagens auxiliar foi bem util é pratico, até foi possivel trazer uma bicicleta nele de Santiago até aqui. hehe


Pessoal por hora isso é tudo ... já é tarde ! heheh

Qualquer Dúvida é só perguntar e qualquer imagem mais especifíca que vocês quieram é só falar ! !

Abraços !
Camargo

Eliseu
24/05/2007, 18:04
Nota 1000....mas queremos mais fotos...he, he, he, he

Kim
24/05/2007, 18:39
Mais...Mais...Mais...Mais...Mais...Mais...Mais...M ais...Mais...Mais...Mais...
Mais fotim...Mais fotim...Mais fotim...Mais fotim...Mais fotim...


Cara como é bom ver essas aventuras e jipes...

Abraços.

Kim.

Natanael Junior
29/05/2007, 17:30
Quinta passada tinha um marruá cabine dupla no encontro semanal do Jeep Clube de Brasília.
Muito bonito e a primeira vista já fui interessado em ver o jipão.
Tem foto dele em:
http://www.agralemarrua.com.br/_uploads/MarruaUtilitarios_pt.pdf

Pontos que julguei negativos:

- Preço: falava-se em 115 mil lascas!!
- Bancos: Dianteiros desconfortáveis e visivelmente frágeis. Traseiros desconfortáveis e com espaço sofrível (e olha que meu referencial é meu defender 110!)
- Ausência da caixa reduzida. Esse papo de só a primeira ser muito reduzida não me convence.

Fico imaginando uma versão SW, com 7 lugares, caixa de reduzida e bancos decentes. Já estaria na fila por uma.

[]

Eliseu
02/06/2007, 18:55
Mais foto.....Mais foto.....Mais foto.....Mais foto.....Mais foto.....Mais foto.....Mais foto.....Mais foto.....Mais foto.....

jeisonk
02/06/2007, 19:28
Olhando esse arquivo em pdf do Marruá, vi que da versão AM100 pra cima usam Dana 70 na traseira, inclusive o Cabine Dupla.:shock:


[]'s

Rafael_Reis
03/06/2007, 19:11
Galera sou de Caxias do Sul onde são fabricados os Marruás e tive a oportunidade de fazer um test-drive em uma pista offroad.
Sinceramente não gostei...
Os pontos positivos são a suspensão e o motor, de resto fiquei bastante decepcionado.
-freia mal
-direção imprecisa e com uma bela folga
-cambio com engates difíceis
-o engate/desengate da tração é na porrada
-ergonomia ZERO. Tenho 1,87 de altura e foi quase impossivel dirigir.
-achei o desempenho offroad muito prejudicado pela falta da reduzida. Ou enchia a primeira ate azular o cano ou não tinha força para subir rampas fortes.

Para mim, pelo que custa não chega nem perto de ser um bom negócio ou um bom veículo. Quanto a quebras posso dizer a vcs que não por acaso ouve uma desova dos eixos do marrua aqui na cidade. Pq sera?

Informer
04/06/2007, 23:17
Caro Rafael
Pela descrição te enganaram.Te convido para conhecer o verdadeiro MARRUA, hehehe
Quanto aos eixos, ocorreu que todos os eixos produzidos para o primeiro lote foram substituidos pelos " produtados " pela DANA,para padronização .Alem do que quebrar partes como forma de testar os limites faz parte de um desenvolvimento de produto,ou voce também é dos que acha que o projeto tava prontinho e a Agrale só relançou???
Com seus 1,87 voce devia tentar dirigir um Vitara, na boa!!

Elias RS
06/06/2007, 14:21
Olá pessoal!
Informer, eu acho que o Rafael dirige um Vitara todos os dias, pois é dono de um!!!!! Não é isso Rafael? ninguem melhor que ele para falar do assunto então...hehehehe
[]sss a todos!
Elias

rallgayer
08/06/2007, 19:54
Pessoal,

Neste tópico, podem ser encontradas muitas fotos do Marruá. É um tópico que abri há uns dois anos atrás:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16707&highlight=marrua

O tópico está aberto para colocarem mais fotos.

Abraços

Ricardo

Natanael Junior
04/07/2007, 17:59
Na linha de raciocínio da minha mensagem anterior,
para mim o ideal seria que custasse uns 25 mil a menos,
e fosse disponível na versão station wagon, com bancos e ergonomia melhores.
Fiz um rabisco tosco no paint que é mais ou menos o que tinha em mente.
Abraço

caducouto
06/08/2007, 20:13
Pessoal, vamos ao que interessa.
Fiz a expedição ano passado com o Sotello e ele desceu a lenha no carro só porque ficou de reserva na seleção dos expedicionários. Rs
Comprei um Marruá há 4 meses, e tenho feito trilhas com ele repetidamente aqui em BH.
Já tive willis e engesa.
Posso falar algumas coisas:

O carro é animal. Todas as trilhas que faço, ele passa sem dificuldades.
Ando com Pajeirinhos, Engesas superequipados com MWM ARB diant e tras. ou Motor gm 4cil turbo a alcool, troler. E posso falar sem erro que o carro sobra muito (óbvio que com o bloqueio seria ainda melhor). A suspensão é algo impressionante e por isso, não sinto falta de redução de forma alguma.
Como passo devagar em primeira marcha, nos obstáculos piores, meu carro não quebra em condições normais de trilha difícil.
Já quebrei meu dif. traseiro (coroa e pinhão) mas foi da seguinte forma: Trilha Galopeira que é a pior da região. Com um Lada com os dois dif. quebrados amarrado na traseira do meu carro desde o começo da trilha. Depois que quebrou, fiz os dois terços finais da trilha 4x2 e andei 70 Km até BH.
É espaçoso por dentro na medida da proposta do carro.
Folga de direção? Nunca vi em nenhum dos Marruás que dirigi.
Por ser turbo-diesel, precisa de giro para arrancar. Talvez quem não esteja acostumado estranhe mas após 10 minutos já pega o jeito.
Quanto aos bancos, são realmente desconfortáveis...
Sou o terceiro feliz proprietário de Marruá em BH. Ao contrário do que disseram, os outros dois também estão, a meu ver, muito satisfeitos com o carro, tanto que usam no dia a dia (já vi a esposa de um deles buscar os filhos na escola, o que, por sinal, também faço com os meus, que adoram ir de jipe prá casa).
Resumindo, não conheço melhor carro pra trilha.
A Land é muito mais desconfortável para dirigir (se vc mede mais de 1,7 m).
Obviamente, o Troller é mais comercial, como não pretendo vender meu Marruá NUNCA, não faz diferença. rsrsrs
É realmente um carro caro, mas não me arrependi até hoje, nem um minuto pela compra.

Abraços.

Jipeiro
07/08/2007, 07:47
Faço das suas minhas palavras, tenho um Marruá Militar 2005 e realmente é um animal, como moro em apartamento estou tendo problemas de estacionamento ele pega quase duas vagas de tão largo que é e infelizmente vou ter que trocar por uma noventinha ou Troller. Já tive Willys, Engesa, mas para a trilha ainda sou mais o Marruá.

Pan

Natanael Junior
04/12/2007, 14:05
Algumas fotos (feitas em celular) do Marruá test drive da SERMEC, concessionária daqui de Brasília.
O atendimento é 100% e a empresa é bem conceituada. Aqui vendem, além do Marruá e os caminhões/ônibus da agrale, os troller e os Kia.
Abç,
Sem comissão.

jeisonk
04/12/2007, 22:57
Uma bela viatura.
Pena que eles insistem em não usar reduzida.

[]'s

CAVESO
04/12/2007, 23:03
Concordo com você Jeison!

Além de copiar o engesa, tiveram preguiça de buscar nosvas opções de power-train...

Carlos
05/12/2007, 00:25
Copiaram? não entendi...
Até onde sei, o que houve na verdade foi que um empresa "X" chamou os engenheiros da antiga Engesa e que juntamente com os engenheiros do EB refizeram todo o projeto de acordo com os interesses atuais do EB (daí não ter reduzida).
Mesmo com a Engesa falida, parece que houve negociação da referida empresa "X" (não lembro o nome) e a massa falida da Engesa, no tocante ao uso da "carroceria, suspensão, etc".
Assim, não é cópia, mas atualização de um projeto, devidamente regulamentado.
A empresa "X" finalmente vendeu para a Agrale o direito de fabricação do produto final.
Cópia foi o que a Troller fez com Jeep (crisler).

CAVESO
05/12/2007, 01:02
Se:

- o chassis é o mesmo;
- a carroceria é a mesma;
- a suspenção é a mesma;
- eixo traseiro praticamente é o mesmo (com mesmo sistema de freios);
- câmbio e t-case são os mesmos;

Logo, ao meu ver, trata-se de cópia.

Dentro da legalidade, é claro, já que a patente do engesa já havia caído em domínio público.

Mas não vejo isso como defeito, pelo contrário, o que é bom deve ser copiado mesmo.

Como dizia o saudoso Rolim Amaro: "quem não tem critividade pra criar, tem que ter coragem para copiar!"

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
05/12/2007, 02:22
Os engeseiros que me desculpem e os trolleiros,to para ver aguententar igual a toyota apesar de ser dura desconfortavel,ela pode estar caindo aos pedaços mas a maquina nao se rende.Essa e opiniao particurlamente.troller e engesa sao os famosos tiquinhos.tiguinho dum,tiguinho de outro.

Eliseu
05/12/2007, 13:07
É..... tem gente que insiste em sofrer!!! []`s

CAVESO
05/12/2007, 13:36
Se a toyota tivesse um tiquinho da suspensão e do chassis do engesa e tivesse um motor decente....

Kim
05/12/2007, 14:31
É pessoal, eu não sei sobre a Troller, qual foi o seu modelo de origem, mais como dito, parece ter cido o Wangler...

O que posso falar, é que o engesa não copiou ninguém, pois não há no mercado outro similar anterior a ele.

Se observarmos bem, o Hummer (acho que é assim a ortografia) tem as características do Engesa, pois o mesmo foi largamente exportado na época aurea da fábrica.

Quanto ao Marrua, este sim é uma cópia descarada da linha Engesa.

Não estou menospresando, mais acho que pelo preço do jipe em questão, deveria haver melhoras na parte mecânica, melhoras essas consagradas aqui no Fórum (acho que os atuais engenheiros não acompanham nossas discussões).

A cópias é tanta que as buchas de suspensão do meu FI 1987 é do Marrua!

As melhorias, poderiam ser a colocação de reduzida;
Rotação do olhal inferior do amortecedor diânteiro;
Não sei se tem, mais munhões com homocinéticas...
E tantas outras que no momento não me lembro.

Para finaliza, fico feliz com tal cópia, pois meu tão querido jipe esta voltando a ser reconhecido (mesmo com outro nome) e, o mercado de peças (quase todoas) esta voltando a ser comercializadas!

Essa é a minha opinião.

Abraços.

Kim.

Loiro
05/12/2007, 19:47
A viatura é show!!! A CEEE aqui de RG tem uma na sua frota! Muito bonita! Tem semelhança com o Hummer. Esse negocio da reduzida é ruim! Vamos ver se nao resolvem.
Abraço:concordo:

Eliseu
05/12/2007, 21:56
Se a toyota tivesse um tiquinho da suspensão e do chassis do engesa e tivesse um motor decente....

Falou tudo !!!! []`s

CAVESO
05/12/2007, 23:54
As melhorias, poderiam ser a colocação de reduzida;
Rotação do olhal inferior do amortecedor diânteiro;
Não sei se tem, mais munhões com homocinéticas...


O eixo dianteiro do marruá vem com Homocinéticas...

Maurício Fernandes
06/12/2007, 00:27
o marruá é um baita jipe, pena que é caro.
bom é o que é barato.
todo mundo tem CJ porque é barato, não porque é o melhor.
se estiver errado, me corrijam.

cbridi
06/12/2007, 21:12
Não sei porque os engeseiros insistem em chamar de cópia. Que tal chamar de evolução/aprimoramento/continuidade do EE-12? :D :lol:

Na verdade é apenas uma questão comercial.A Agrale comprou, adquiriu, licenciou ou seja lá o que for, os direitos de produção. E comprou de quem? Da COLUMBUS COMERCIAL IMPORTADORA E EXPORTADORA e da CEPPE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS, ambas formadas por ex-funcionários da extinta ENGESA. Fonte: http://www.defesanet.com.br/noticia/marrua/marrua.htm

E porque os direitos foram vendidos/comprados? Apenas por interesses comercias, quem vendeu não tinha estrutura para produzir em série e quem comprou tem linhas de produção de caminhões leves, chassis para microônibus e tratores agrícolas e julgou interessante comercialmente adquirir o projeto.

[]'s

CAVESO
06/12/2007, 21:39
E qual o problema em assumir que copiaram (legal, já que estava em domínio público) um dos melhores jipes do mundo?

Copiar (legalmente) algo bom não deveria ser vegonha pra ninguém....

Kim
07/12/2007, 00:15
E qual o problema em assumir que copiaram (legal, já que estava em domínio público) um dos melhores jipes do mundo?

Copiar (legalmente) algo bom não deveria ser vegonha pra ninguém....

X2!!! Grande CAVESO!!

cbridi
07/12/2007, 01:27
Que eu saiba ninguém negou a cópia...

Carlos
07/12/2007, 01:28
Vc está batendo na mesma tecla.
Como já dito anteriormente, o caso "Engesa x Agrale" não é de cópia.
Quando vc fala em cópia, sugere "plágio", imitação, ou coisa assim.
O "cbridi" relatou muito bem o que ocorreu de fato (eu não lembrava o nome da empresa que vendeu os direitos para a Agrale).
Direitos adquiridos de fabricação, através de licença, autorização, concessão, etc, não caracterizam cópia.
A "Mitsubishi Motors", por exemplo, fabricou modelos de Jipes, idênticos aos da família Jeep, mas com a devida autorização. Eram cópias? acredito que não. Cópias do Jeep foram feitas na URSS, por exemplo.
O Marrua é a evolução do EE12: aproveitaram o que tinha de bom e aprovado pelo EB e mudaram algumas coisas como motor, câmbio, eixos, etc, se para melhor ou pior é outra discussão.
Vc parece ser apaixonado pelo Engesa e isso está tumultuando as coisas em tua cabeça. Mas tudo bem, o Engesa vale essa paixão...
Pior é um amigo meu que é paixonado pelo seu FIAT 147 e jura que é melhor carro já fabricado, tem fotos do bichão em sites, vive arrumando, polindo, "tunando", e por aí vai.

Marcio
07/12/2007, 09:00
Vc está batendo na mesma tecla.
Como já dito anteriormente, o caso "Engesa x Agrale" não é de cópia.
Quando vc fala em cópia, sugere "plágio", imitação, ou coisa assim.
O "cbridi" relatou muito bem o que ocorreu de fato (eu não lembrava o nome da empresa que vendeu os direitos para a Agrale).
Direitos adquiridos de fabricação, através de licença, autorização, concessão, etc, não caracterizam cópia.
A "Mitsubishi Motors", por exemplo, fabricou modelos de Jipes, idênticos aos da família Jeep, mas com a devida autorização. Eram cópias? acredito que não. Cópias do Jeep foram feitas na URSS, por exemplo.
O Marrua é a evolução do EE12: aproveitaram o que tinha de bom e aprovado pelo EB e mudaram algumas coisas como motor, câmbio, eixos, etc, se para melhor ou pior é outra discussão.
Vc parece ser apaixonado pelo Engesa e isso está tumultuando as coisas em tua cabeça. Mas tudo bem, o Engesa vale essa paixão...
Pior é um amigo meu que é paixonado pelo seu FIAT 147 e jura que é melhor carro já fabricado, tem fotos do bichão em sites, vive arrumando, polindo, "tunando", e por aí vai.



X 2 !!!!!!!!!!!!!!

paulosotello
18/12/2007, 11:45
o marrua lembra o engesa ... mas o projeto é outro....
as linhas são as mesmas .. mas a suspenção é diferente ... dimensões totalmente diferentes..
mas que tem coisa pra melhorar isso tem ...

CAVESO
18/12/2007, 12:38
Vc está batendo na mesma tecla.
Como já dito anteriormente, o caso "Engesa x Agrale" não é de cópia.
Quando vc fala em cópia, sugere "plágio", imitação, ou coisa assim.
O "cbridi" relatou muito bem o que ocorreu de fato (eu não lembrava o nome da empresa que vendeu os direitos para a Agrale).
Direitos adquiridos de fabricação, através de licença, autorização, concessão, etc, não caracterizam cópia.
A "Mitsubishi Motors", por exemplo, fabricou modelos de Jipes, idênticos aos da família Jeep, mas com a devida autorização. Eram cópias? acredito que não. Cópias do Jeep foram feitas na URSS, por exemplo.
O Marrua é a evolução do EE12: aproveitaram o que tinha de bom e aprovado pelo EB e mudaram algumas coisas como motor, câmbio, eixos, etc, se para melhor ou pior é outra discussão.
Vc parece ser apaixonado pelo Engesa e isso está tumultuando as coisas em tua cabeça. Mas tudo bem, o Engesa vale essa paixão...
Pior é um amigo meu que é paixonado pelo seu FIAT 147 e jura que é melhor carro já fabricado, tem fotos do bichão em sites, vive arrumando, polindo, "tunando", e por aí vai.


Continuarei batendo na mesma tecla até que provem o contrário (o que será difícil, já que é só olhar pro marruá e ver um engesa).

O caso não é de plágio (já que o projeto estava em domínio público) mas é de cópia sim!

Se usaram o mesmo chassis, a mesma carroceria, mesma suspensão (com braços longitudinais e panhards iguaizinhas as do engesa), mesmo eixo traseiro (copiaram até o defeito do engesa que era não ter flutuante), mesma caixa de marchas e transferência (sem reduzida) e etc, etc, etc...., vocês ainda querem me fazer pensar que isso não é cópia???????

Como já disse várias vezes aqui: "quem não tem criatividade para criar, que pelo menos copie o que é bom".

E foi isso que agrale fez....

cbridi
18/12/2007, 12:47
Se comprar licença de produção é cópia, então você está certo.
Como eu disse anteriormente, os direitos foram COMPRADOS!

CAVESO
18/12/2007, 14:35
Se eu comprasse os direitos do fusca e voltasse a fabricá-lo, seria cópia ou criatividade (criar algo novo)?

cbridi
18/12/2007, 15:48
Seria a continuidade da produção do Fusca pela Caveso Motors, devidamente licenciada junto a massa falida da VW. Alguém falou em criatividade?

[]'s

CAVESO
18/12/2007, 16:06
Mas o que não está sendo discutido aqui não é se o Marruá é uma cópia ou um produto novo (criado a partir de um processo criativo)?

Segundo o "pai dos burros", Houaiss:

Criar: conceber ou inventar
Criatividade: talento para criar
Criativo: INVENTIVO, ORIGINAL

Dar "continuidade a um projeto" não é manter a cópia do que estava sendo feito anteriormente?

cbridi
18/12/2007, 19:21
Mas o que não está sendo discutido aqui não é se o Marruá é uma cópia ou um produto novo (criado a partir de um processo criativo)?

Não, essa não é discussão desse tópico, basta ler os posts anteriores...



Segundo o "pai dos burros", Houaiss:


Valeu pela força... :-)



Dar "continuidade a um projeto" não é manter a cópia do que estava sendo feito anteriormente?


Se você retirar a palavra cópia a frase acima fica bem melhor... :grin:
Veja, no mesmo Houaiss, o significado da palavra cópia.

[]'s, pouco me lixando se é cópia ou se não é... :roll:

CAVESO
18/12/2007, 19:27
[]'s, pouco me lixando se é cópia ou se não é... :roll:


Eu, se fosse o pessoal da Agrale, usaria como marketing o fato de ter copiado o Engesa.
Ajudaria a vender mais...

alvaro.jrc
18/12/2007, 22:01
Eu, se fosse o pessoal da Agrale, usaria como marketing o fato de ter copiado o Engesa.
Ajudaria a vender mais...

Carlos,
Concordo em Gênero número e grau :mrgreen:


Só observei uma questão relacionada ao preço do Marruá que é o seguinte:
1-Considerando que o Marruá é uma cópia deslavada do Engesa;
2-Considerando que tem gente vendendo Engesa ano mil novecentos e oitenta minha vó nova..... por R$30.000,00 ou R$ 40.000,00;
3-Considerando que o danado do engesa maior de idade vale os R$40.000,00
4-Considerando que tem muita gente que pagaria os tais R$40.000,00 pelo Engesa que já pode entrar em Boate.

Qual seria a heresia em vender um "ENGESA" 0km, por mais de R$80.000,00????

FIDELIS
18/12/2007, 23:06
... mesmo eixo traseiro (copiaram até o defeito do engesa que era não ter flutuante), ...


Caveso, vide a contra capa da revista 4x4 deste mês, a pick-up tem eixo traseiro flutuante.


Um abraço,

CAVESO
19/12/2007, 01:11
... mesmo eixo traseiro (copiaram até o defeito do engesa que era não ter flutuante), ...


Caveso, vide a contra capa da revista 4x4 deste mês, a pick-up tem eixo traseiro flutuante.


Um abraço,

Antônio,

A picape tem flutuante por causa da capacidade de carga (bem maior do que o jipe).

Para um jipe de 100.000,00, onde não gastaram nada com projeto, poderiam ter colocado pelo menos um flutuante na traseira né.....

CAVESO
19/12/2007, 01:17
Carlos,
Concordo em Gênero número e grau :mrgreen:


Só observei uma questão relacionada ao preço do Marruá que é o seguinte:
1-Considerando que o Marruá é uma cópia deslavada do Engesa;
2-Considerando que tem gente vendendo Engesa ano mil novecentos e oitenta minha vó nova..... por R$30.000,00 ou R$ 40.000,00;
3-Considerando que o danado do engesa maior de idade vale os R$40.000,00
4-Considerando que tem muita gente que pagaria os tais R$40.000,00 pelo Engesa que já pode entrar em Boate.

Qual seria a heresia em vender um "ENGESA" 0km, por mais de R$80.000,00????


Só que o Engesa tem um elemento a mais que o Marruá: a raridade.

Isso faz o preço subir...

nanito
23/12/2007, 00:54
Só que o Engesa tem um elemento a mais que o Marruá: a raridade.

Isso faz o preço subir...
Mas não seria bom pros proprietários dos poucos Engesas existentes se o Marruá fosse uma cópia exata e fiel do Engesa?!

Pensem bem, as peças voltariam a ser fabricadas!

Eu ficaria feliz se a Agrale, GM ou qualquer outra fabricasse Vitaras do modelo antigo. Mesmo que o preço do 0km fosse absurdo, ficaria feliz em saber que aumentaria a oferta de peças.

[]´s sem criar nenhuma polêmica :D

CAVESO
23/12/2007, 02:49
Mas as peças engesa continuam sendo fabricadas pela Universal, que fornece ao Exército Brasileiro.

O que não conseguimos adaptamos....rs.

nanito
23/12/2007, 21:46
Mas as peças engesa continuam sendo fabricadas pela Universal, que fornece ao Exército Brasileiro.

O que não conseguimos adaptamos....rs.


Aaaah bão, assim sim. :-D

paulosotello
09/01/2008, 17:02
Aaaah bão, assim sim. :-D

kakak ... agora entendi tudo rsrs

RHL
14/01/2008, 14:33
Até hoje só vi um Marruá andando na rua, e era test drive daqui da concessionária...

ACR
17/01/2008, 21:38
O Exercito Andou Comprando Mai Alguns Lotes, O Exercito Tmb Comprou A Pickup Marrúa, Tenho Algumas Fotos Vou Colocar No Forum.

Eliseu
02/02/2008, 17:27
Vi aqui em S.Maria/RS esta semana uma pick up Marrua do EB. Muito show. Nao vejo a hora de tirar uma "casquinha".......hehe! []`s

Carlos Bernardo
06/02/2008, 20:02
Olha, sem querer me intrometer e já intromentendo queria só citar que vim atrás de um tópico sobre o Marruá pois acabei de ver um rodando aqui em Alphaville-SP e fiquei maluco com o danado!

Eu estava dirijindo minha TR4 logo atrás dele e pude ver de pertinho como ele é enormemente largo e bonito. Fiquei fissurado no jipão. É um verdadeiro tanque de guerra.

Barbaridade. Se custasse uns 70 / 75 paus eu compria fácil... =-(

Alguém sabe quanto está custando um zero kms? Uns 100 paus?

Walter L. L. Casitta
06/02/2008, 20:06
Olha, sem querer me intrometer e já intromentendo queria só citar que vim atrás de um tópico sobre o Marruá pois acabei de ver um rodando aqui em Alphaville-SP e fiquei maluco com o danado!

Eu estava dirijindo minha TR4 logo atrás dele e pude ver de pertinho como ele é enormemente largo e bonito. Fiquei fissurado no jipão. É um verdadeiro tanque de guerra.

Barbaridade. Se custasse uns 70 / 75 paus eu compria fácil... =-(

Alguém sabe quanto está custando um zero kms? Uns 100 paus?

Segundo a Fipe estão sendo vendidos em média por R$105.000,00

Carlos Bernardo
06/02/2008, 21:14
Putz...Absurdo isso. Bom, mas se pararmos para analisar, num país onde um carro 1.0 custa 26 mil reais um Marruá custar 100 mil reais não é tããããão absurdo assim.

Que pena. O Marruá poderia brigar por mercado a um preço PELO MENOS parecido com o preço do Troller. Eu venderia 1 rim pra comprar um desses...mas assim não dá. Nem vendendo um rim e uma córnea.

Parabéns aos felizes proprietários!
Um dia chego lá! =)

Walter L. L. Casitta
06/02/2008, 21:20
Putz...Absurdo isso. Bom, mas se pararmos para analisar, num país onde um carro 1.0 custa 26 mil reais um Marruá custar 100 mil reais não é tããããão absurdo assim.

Que pena. O Marruá poderia brigar por mercado a um preço PELO MENOS parecido com o preço do Troller. Eu venderia 1 rim pra comprar um desses...mas assim não dá. Nem vendendo um rim e uma córnea.

Parabéns aos felizes proprietários!
Um dia chego lá! =)

Nem tanto. A Agrale é zuida mesmo. Basta comparar os preços dos caminhões com os Ford, Mercedes, Iveco. Os caminhões da Agrale são caros também. Não entendo como conseguem vender. Uma picape Marrua custa até mais que uma F250, F350 e atém mais que um caminhão Iveco de 5 ton.

Carlos Bernardo
06/02/2008, 21:32
Vai entender....

Mas que o Marruá é um TESÃO, ah, isso ele é!

Walter L. L. Casitta
06/02/2008, 21:37
Vai entender....

Mas que o Marruá é um TESÃO, ah, isso ele é!

Eu queria um picape CD. Mas por R$114.000,00 nem pensar.

Carlos Bernardo
06/02/2008, 21:56
Pô, nada nada por 114 paus existe um leque grande de viaturas similares no mercado, como as L-200, Trollers, Lands (com pouco uso), etc...

Eu gostei do fechado com teto rígido. Verde militar. Mas pelo preço, vai ficar só no sonho mesmo. Juro que por 75 paus comprava.

Esse diretor de custos da Agrale é um fanfarrão mesmo.

Salviano
07/02/2008, 09:48
Carlos Bernardo e Walter,

Que que vcs acham disso?

Estou colocando à venda minha viatura...

JPX CABINE DUPLA Ano 95, Cor Bege - Original de Fábrica, foram fabricadas só umas 05 unidades, muito bem conservada, manutenções feitas em Pouso Alegre por Mecânicos que trabalharam na extinta Fábrica da JPX.
Motor MWM 2.8 com Tubo e Intercooler - Cambio Clark 2215A - Relação 41 X 10 - Eixo dianteiro retrabalhado com Disco da Kombi e pinças do Tempra - o Motor está + - com 12.000 Km, faz 1 ano que adaptei em Pouso Alegre - Valor 40.000,00

Vou tentar colocar fotos...se não aparecer... mande-me seu e-mail, obrigado.

Salviano
35-8827-0655 - Campanha/MG

Carlos Bernardo
08/02/2008, 00:23
Legal cara, boa sorte com a venda, mas eu queria um Marruá mesmo...

Eliseu
11/02/2008, 20:55
O Exercito Andou Comprando Mai Alguns Lotes, O Exercito Tmb Comprou A Pickup Marrúa, Tenho Algumas Fotos Vou Colocar No Forum.

Agora confirmado, como já citei em mensagem anterior,

FORÇAS ARMADAS CONCLUEM APROVAÇÃO
DAS VIATURAS MILITARES AGRALE MARRUÁ
Homologação resultou na encomenda inicial de 100 unidades
..............
Segundo Hugo Zattera, presidente da Agrale, o excelente desempenho dos veículos resultou no interesse das Forças Armadas pelo desenvolvimento de diferentes modelos para várias aplicações específicas. Em conseqüência, por serem veículos versáteis, muito robustos, de fácil manutenção e baixo custo operacional, a atual família Agrale Marruá ganhou novas opções sendo hoje constituída de:
- um jipe - VTNE ½ t 4x4 na nomenclatura militar;
- uma picape (VTNE ¾ t 4x4);
- uma viatura de reconhecimento, armada (VTL-Rec);
- uma viatura porta Shelter para Comando e Controle (VTNE ¾ 4x4 – VCC), além de,
- ambulâncias de Simples Remoção e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
...............

Vejam reportagem completa no endereço: http://www.defesanet.com.br/afv1/marrua.htm []`s

fpc3
14/02/2008, 01:46
olha, vi na feira a picape, é realmente muito bacana, mas é melhor comprar uma f-250 4x4 que da pra levar sogra periquito papagaio, uma moto e bagagem.a picape marrua tem um traço que lembra hummer, é misto de jipe com picape, a chapa é mais grossa, do engesa que ja é grossa é 0,9 a da picape é 1.4.a dobradiça da porta ou é de porteira ou de navio.não tem nada igual no mercado, abalou a picape pantanal.só ficou devendo caixa de redução, eixos flutuantes na traseira e um preço melhor.mas eu queria muito ver de perto uma picape dessas com bf 35 e rodas de liga leve andando por ae.

a ford f 250 4x4 com 203 cv e 4 cc(bem mais leve que o 6cc) custa 120 mil reais.Ae vc faz o seu gosto compra a marruá e ainda vai por redução, eixo flutuante, etc...da o preço da f-250.



so ganhando na mega sena, mas quem ganha na mega compra é ferrari, separa da mulher e vai comer gatinhas por ae.

CAVESO
14/02/2008, 12:58
Por esse preço eu também prefiro a F250 ou a Ram.

Mas a picape tem eixo traseiro flutuante, não? O jipe é que não tem...

Carlos Bernardo
14/02/2008, 17:30
Ram? Não, obrigado.

jeisonk
14/02/2008, 17:44
olha, vi na feira a picape, é realmente muito bacana, mas é melhor comprar uma f-250 4x4 que da pra levar sogra periquito papagaio, uma moto e bagagem.a picape marrua tem um traço que lembra hummer, é misto de jipe com picape, a chapa é mais grossa, do engesa que ja é grossa é 0,9 a da picape é 1.4.a dobradiça da porta ou é de porteira ou de navio.não tem nada igual no mercado, abalou a picape pantanal.só ficou devendo caixa de redução, eixos flutuantes na traseira e um preço melhor.mas eu queria muito ver de perto uma picape dessas com bf 35 e rodas de liga leve andando por ae.

Sei lá, sempre gostei do engesa, imagina juntar duas coisas boas, aliás, várias, frente de engesa, espaço de picape, motor MWM, é uma bela viatura.
Quanto ao eixo, sei não, mas vou fuçar, mas já ouvi falar que a picape é flutuante sim.




so ganhando na mega sena, mas quem ganha na mega compra é ferrari, separa da mulher e vai comer gatinhas por ae.

cara, é realmente essa tua visão de o que um cara que ganha na mega deva fazer? Sei lá, cada um com seu cada um. :mrgreen:

Abraços

Carlos Bernardo
15/02/2008, 01:16
Se os responsáveis por custos da Agrale parassem de fumar crak em hora de serviço, esse carro custaria 70 paus e todo mundo ficaria feliz. A Agrale por vender uma porrada de Marruás e agente por poder ter acesso a um veículo fenomenal sem sentirmos que nossos bolsos foram estuprados sem KY.

CAVESO
15/02/2008, 14:11
Cara,

O lance é que o Marruá é hoje a única viatura aprovada pelo exército.

Como a capacidade de produção da agrale é pequena e tem que pague caro, vão continuar com o preço lá encima...

MARCELO VITARA SUBMARINO
15/02/2008, 15:44
Cara,

O lance é que o Marruá é hoje a única viatura aprovada pelo exército.

Como a capacidade de produção da agrale é pequena e tem que pague caro, vão continuar com o preço lá encima...


Vi uma pickup hoje prata CD e cou te falar. É um show de bola, como disse nosso amigo aí atras, imagino uma dessas pretona, com rodas cromadas e pneu bf 35'. Deve ficar ducaraio. Mas so ganhando megasena pra ter uma, ou então entrando pro exercito, aí é so rezar pra ser o motorista da infantaria. ehehehehehehee:concordo:

fpc3
17/02/2008, 21:40
meninos, corram lá , o site do marruá foi atualizado pela agrale, a gente nao pode comprar mas olhar pode, heheheheheh, tem uma aml lá que parece picape cabine dupla conversivel ou jipe bernardão sei lá, na parte militar.

fpc3
17/02/2008, 21:47
agora o site ta profissional, tem donwload de planilha com os dados de todos os modelos e caracteristicas, mas o motor mudou pra 4.0 de 140 cavalos, deve ser a exigencia de motores eletronicos, assim como na troller.tem é o jipe 4 portas, que barato, eu quero uma porra dessa.

http://www.agralemarrua.com.br/_uploads/MarruaUtilitarios.pdf

CAVESO
18/02/2008, 01:17
Só que o comprimento dos veículos, segundo o site, é o mesmo: 3.800 mm.

Parece que, copiando a engesa até nos modelos, lançaram as fases 1, 2 e 4....

jeisonk
18/02/2008, 11:40
Carlos, no site dos utilitários, o comprimento do jipe 4 portas é de 4.790mm, quase um metro a mais do que o curto, dá uma olhada no link aí de cima.

Agora, aquela picape deve ser um monstrinho, fico imaginando pegar uma dessas e preparar para viagens longas, deve ficar ducaraio.

[]'s

CAVESO
18/02/2008, 13:06
É que cliquei nos modelos dos jipes e nas dimensões, todas constam 3.800 mm..

jeisonk
18/02/2008, 13:37
Será que a picape civil tem o mesmo Dana70 na traseira assim como a picape militar?

Pena que mesmo usando o D70 na traseira, lá na frente usa Dana44.

Eliseu
18/02/2008, 14:09
Será que a picape civil tem o mesmo Dana70 na traseira assim como a picape militar?

Pena que mesmo usando o D70 na traseira, lá na frente usa Dana44.

Até onde eu saiba, o 44 é super resistente e confiável.....

jeisonk
18/02/2008, 16:39
Concordo Eliseu, mas disse que é uma pena por não ter Dana70 nos dois, pra aprontar algumas maluquices tipo uns pneus 37. Dana44 é pra sapatos até 35".

Isso e somente isso, mas que é um pu.. eixo, isso é.

[]'s

Carlos Bernardo
18/02/2008, 17:16
Nossa, o site atualizado está show mesmo!

alvaro.jrc
18/02/2008, 17:43
Não sei se o painel da PKP é o mesmo do Jipe, mas pela foto tá muito bom, de dar vergonha no troller por aquela porcaria que eles usam abaixo do para-brisa (se não me engano é emprestado do Santana ou do Gol Special antigo).

[]s!

Eliseu
19/02/2008, 10:34
Realmente, se a idéia for essa, imagina ela com uns 37 ou 40" Super Swamp.....[]'s

caj
19/02/2008, 11:06
caro amigos
é verdade que somente em 2008 o jipe marrua civil teve embreagem hidraulica? vi no site deles que as picapes tem saida de ar em cima do capô. porque, se o motor é o mesmo do jipe e o jipe não tem?
abraços

jeisonk
19/02/2008, 12:32
Talvez no jipe o intercooler seja montado na frente do radiador e na picape seja montado em cima do motor, assim como troller e frontier, mesmo motor e posições diferentes.

fpc3
19/02/2008, 19:49
o painel da picape é diferente do jipe

Eliseu
26/02/2008, 09:46
o painel da picape é diferente do jipe

Além do painel, eixo traseiro e suspensão (e comprimento, é claro....), alguém sabe quais as outras alterações?

Carlos Bernardo
26/02/2008, 19:56
Além do painel, eixo traseiro e suspensão (e comprimento, é claro....), alguém sabe quais as outras alterações?

Acho que só o nome.

Eliseu
27/02/2008, 09:03
Acho que só o nome.

E a carroceria.....[]'s

Carlos Bernardo
27/02/2008, 09:37
E a carroceria.....[]'s

Hehe...agora falando sério. O espaço interno do Marruá é muito bom.

Quem vai no banco de trás não tem que amputar as pernas depois de uma viagem de 3 horas.

Eliseu
27/02/2008, 13:24
Em tamanho, se parece com o Engesa FII ou Jordania? Abs

caducouto
08/03/2008, 13:21
Olá, o Marruá é mais largo que o EE F2, quanto ao comprimento, é o mesmo.
Todas as caminhonetes têm DANA 70 e flutuante.
Apesar de todas as afirmações do muriaense Caveso, a suspensão tem um curso muito maior que a do Engesa e os freios são muito mais eficientes (já tive EE).
Faço trilha sempre com dois EE F1 e F2 e o Marrua "lê" o solo com muito mais eficiência.
Quanto ao espaço interno, não dá pra comparar... (EE tem espaço interno?rsrs)

guilhermeabreu
08/03/2008, 16:10
CADUCOUTO

Aê CADU , pega mais leve , não fala do ENGESA não que eu fico brabo hahahahahahaha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eliseu
10/03/2008, 13:49
Marruá é mais largo?!? Essa eu não sabia.... Que é maior de entreeixos sim. Abs

Carlos Bernardo
10/03/2008, 15:15
Sim, é mais largo que o Engesa.

Aliás, é largo pra KCT. É lindo.

caducouto
06/05/2008, 16:15
Enviando algumas fotos...

CAVESO
06/05/2008, 16:59
Êta bicho bunito.......

Eliseu
07/05/2008, 08:12
Que show, hem.....
Só lembrar que seria interessante o carona usar o cinto de segurança! Abs

caducouto
07/05/2008, 16:49
Ele estava de cinto... só que com a blusa preta não apareçe...

cbridi
07/05/2008, 18:24
Não por acaso é um daqueles exemplares que foram usados na expedição Marruá?

guilhermeabreu
08/05/2008, 00:01
O ENGESA tem uma largura muito boa , mas o MARRUÁ se não me engano é 15 cm mais largo do que o ENGESA .

Kim
10/05/2008, 13:51
Caros amigos!

Hoje fui à Copel de minha cidade, que recebeu duas pick-ups Marruá.

O Haundrich também veio aqui me visitar, fomo juntos ver a máquina.

Fomos recebidos pelo meu primo, que será o motorista.

A princípio, o pessoal da Copel estava achando que a pick-up não prestava, tendo em vista que foram recolhidas pela Ford.

Depois desse breve relato, vamos às fotos.

Kim
10/05/2008, 14:10
Mais algumas!

Não colocarei legenda, olhem e discutam à vontade.

Kim
10/05/2008, 15:45
Segue mais fotos...

Kim
10/05/2008, 15:47
Mais algumas...

Kim
10/05/2008, 15:49
A última com o Flávio.

jeisonk
10/05/2008, 15:49
Simplicidade é a palavra, bela viatura, sem frescuras.
Boas fotos Kim, estou ancioso também pra ver uma ao vivo e a cores.

[]'s

jeisonk
10/05/2008, 15:58
Caraio, tava olhando as fotos e vieram mais algumas enquanto isso, muito bom.

Kim, o que tinha de opcional nessa viatura? Ar? Trava? Vidro? Alguma coisa ou sequinha?
Essa aí é Dana60 na traseira, correto?

O que tu achou no geral da viatura? Bom acabamento? Esse painel aí tem cara de frágil demais, muito plástico?

[]'s

CAVESO
10/05/2008, 17:18
A princípio, o pessoal da Copel estava achando que a pick-up não prestava, tendo em vista que foram recolhidas pela Ford.

Kim,

Quem foi recolhida pela Ford foi a picape Pantanal da Troller e não a Marruá.

A Agrale não teve nada a ver com isso e está adorando o "Recall de carro inteiro", uma das maiores piadas de mau-gosto já inventadas pela indústria automotiva mundial.

jeisonk
10/05/2008, 17:40
Quanto ódio nesse coraçãozinho Carlos, relaxa. :mrgreen::mrgreen:

E aí, o que diz da Marruá?

CAVESO
10/05/2008, 17:51
Quanto ódio nesse coraçãozinho Carlos, relaxa. :mrgreen::mrgreen:

E aí, o que diz da Marruá?

Ódio??????

Meu coraçãozinho é uma esponja que só absorve, não repulsa nada....:mrgreen:

Ódio tem que decidiu fazer o tal recall. Esses sim têm ódio dos consumidores. Mas isso é um outro papo pra um outro tópico...

O que achei da Marruá? Quanto mais vejo e leio sobre, mais amo meu engesa....:mrgreen:

Mas se fosse comprar uma picape para serviço pesado, ela seria a escolhida.

Kim
10/05/2008, 17:56
É isso aí Caveso, faltou informação na minha mensagem, foi mau!!!!

Sobre a Marruá, é "simprona", não tem ar condicionado, vidro elétrico.

Mais tem robustez, cara como é ignorante....

Usa D60 ou 70 na trazeira e D44 na dianteira, sendo a bola do lado do motorista.

Existe uma placa do câmbio para traz, que só fica o vão do cardam aberto, de resto é tudo fechado. (a chapa deve ter uns 3mm de espessura)

No geral, o valor dela não é alto não, tendo em vista o tamanho e qualidade do material usado.
Só um lado do chassis acho que da para estampar um gol inteiro!!!
Para uma pessoa de 1,75m fica oerfeito para direigir, pois ainda tem trilho para levar o banco mais longe do painel.

FAlando no banco, ele sobe, desce, vai para frente e para traz com uma facilidade incrivel, parece bancos daqueles micro-ônibus, muito confortavel.

O painel tem uma boa ergonometria e, no teto, tem um console com vários porta treco, onde a frente tem uma cinta larga de "elástico" para um acesso rápido. (mais cabe um PX, CD...).

Bem, a minha impressão é a seguinte.

O valor estimado é 107K, certo?

Qual o valor de uma Defender? (vira carrinho de plástico perto)

O Troller, é muito bom, mais olhando ele de perto, fica-se impressionado com a robustez.

Carteira para dirigir?

Só a "C"!

Pensem numa F350...

Então!!!!

Abraços.

Kim.
ps.: Foi a Pantanal viu, que foiu recolhida aqui, foi a Pantanal!!!!

O Flávio - haundrich completou um cartão de memória de 1G de memória de tantas fotos, assim que ele me enviar, repasso aos amigos.

CAVESO
10/05/2008, 18:00
Dessa vez vou te perdoar Kim, mas só dessa vez hein....:mrgreen:

alvaro.jrc
10/05/2008, 18:20
Caros amigos!

Hoje fui à Copel de minha cidade, que recebeu duas pick-ups Marruá.

O Haundrich também veio aqui me visitar, fomo juntos ver a máquina.

Fomos recebidos pelo meu primo, que será o motorista.

A princípio, o pessoal da Copel estava achando que a pick-up não prestava, tendo em vista que foram recolhidas pela Ford.

Depois desse breve relato, vamos às fotos.



Kim, quem foi recolhida foi a Pantanal a Marruá não tem nada a ver com a Ford não. :pensativo:

[]s!!

gnecchi
10/05/2008, 19:29
Kim,

Gostei pra kralho da viatura :palmas: :palmas: :palmas:
PQP parece ser bem robusta mesmo :concordo:


[]'s

CAVESO
11/05/2008, 01:22
Tem Engesa no DNA, né?

Precisa de mais alguma coisa??????

RHL
11/05/2008, 03:16
Marruá é animal!!!
Que jipe fantástico!
Na boa... só faltou um ar condicionado 8)


pena que custa TÃO caro.... muito longe do bolso da grande maioria dos off roaders brasileiros... :(

Maurício Fernandes
11/05/2008, 19:45
a pantanal foi recolhida quando a ford comprou a troller pelo simples fato de ter apenas 97 rodando...
esse volume não compensa (comercialmente) a garantia e estoque de peças para reposição. em resumo: foi mais barato para a ford recomprar o carro do que mantê-lo no mercado.

CAVESO
11/05/2008, 20:12
Que foi mais barato para a Ford não há dúvidas.

A Ford quer mais é que consumidor se lasque nessa estória....

Eliseu
12/05/2008, 11:13
Muito show as fotos. Interessante a proteção da homocinética.....
Estamos aguardando as vtr do EB para testar..... Abs!

Kilder de Meneses
12/05/2008, 14:25
a pantanal foi recolhida quando a ford comprou a troller pelo simples fato de ter apenas 97 rodando...
esse volume não compensa (comercialmente) a garantia e estoque de peças para reposição. em resumo: foi mais barato para a ford recomprar o carro do que mantê-lo no mercado.

Só uma dúvida Maurício, onde é que está escrito que a montadora tem que manter as peças de reposição em estoque por um período de tempo? Pois procurei e não encontrei.

Kim
12/05/2008, 19:21
Caros amigos!

Vão à minha galeria de fotos. Lá vão em "meus favoritos" e procurem "serialman"

Terão muitas fotos em detalhes do Marruá, de motor, câmbio, suspensão, chassis...

Visitem e comentem!

Abraços.

Kim.

jeisonk
12/05/2008, 20:31
Cara, não conheço a suspensão do Engesa nem do Marruá, até ver essas fotos.

Pergunto: a base das molas dianteiras é assim mesmo? Parece apoiado somente num pequeno ponto? No Engesa também é assim?
Não é fraco isso não?

Outra coisa, a panhard não deveria ser presa nas duas extremidades por uma bucha, igual a extremidade que está presa próximo ao munhão? Onde está presa no chassi parece um terminal de direção, algo assim, no Engesa também é assim?

Anexo a foto:

Muito interessante as fotos, mostra muitos detalhes mesmo, bela viatura, deve dar um excelente veículo para expedições isso.

[]'s

Kim
12/05/2008, 20:52
Caro jeisonk!

Vamos lá!

No engesa a barra panhard é presa por buchas dos dois lados, no marruá, um lado é bucha e o outro é terminal, isso é um grande vantagem, tendo em vista que quando troquei a mola do meu engesa, foi necessário cortar a barra para alongar, para assim ficar o eixo no centro, se fosse regulável, não haveria necessidade, e ficaria mais preciso a centralização.

Sobre a base da mola, parece ser frágil, mais olhando ao vivo, o negócio é bem resistente, seria mais fácil empenar o eixo do que haver algum problema ali.

Espero ter sido claro.

Abraços.

Kim.

jeisonk
12/05/2008, 21:15
Valeu Kim, foi bem claro sim.

Viatura ducaraio mesmo.

Abraços

CAVESO
12/05/2008, 21:20
Só acrescentando: a base da mola do engesa é diferente do eixo dianteiro do Marruá.

jeisonk
12/05/2008, 21:33
Tava olhando mais um pouco as fotos, ele vem com os respiros dos diferenciais elevados também, com mangueiras, como no Troller, bacana.

Quem me dera um Dana70 daqueles no meu CJ, ia faltar pneu. :mrgreen:

[]'s

CAVESO
12/05/2008, 21:41
Tava olhando mais um pouco as fotos, ele vem com os respiros dos diferenciais elevados também, com mangueiras, como no Troller, bacana.

Mais um item copiado da Engesa....

jeisonk
13/05/2008, 09:03
Mais um item copiado da Engesa....

Verdade, mas eu achei que eram bem mais itens.

[]'s

Elias RS
21/05/2008, 10:09
Olá pessoal!!!
Uma dúvida: as Pantanal não foram recolhidas por causa de um grave defeito no chassi que poderia por em risco a vida dos ocupantes??
Valewww
Elias

CAVESO
21/05/2008, 14:39
Olá pessoal!!!
Uma dúvida: as Pantanal não foram recolhidas por causa de um grave defeito no chassi que poderia por em risco a vida dos ocupantes??
Valewww
Elias

Essa foi a desculpa usada pela montadora.

Mas sabemos todos que o motivo foi único e exclusivamente financeiro.

Mas como aqui é um país de otários, que aceitam tudo, aceitaremos essa desculpa idiota, morrendo de rir e sendo eternamente gratos à "bondosa" empresa.

Isso sim é um "case" de "responsabilidade social, transparência e respeito ao consumidor"!

haundrich
21/05/2008, 17:47
Kim

Aquela panhard do Marruá é tubo maciço ou ôco? O terminal é roscado por dentro? não lembro bem como ficou esse detalhe...


Caro jeisonk!

Vamos lá!

No engesa a barra panhard é presa por buchas dos dois lados, no marruá, um lado é bucha e o outro é terminal, isso é um grande vantagem, tendo em vista que quando troquei a mola do meu engesa, foi necessário cortar a barra para alongar, para assim ficar o eixo no centro, se fosse regulável, não haveria necessidade, e ficaria mais preciso a centralização.

Sobre a base da mola, parece ser frágil, mais olhando ao vivo, o negócio é bem resistente, seria mais fácil empenar o eixo do que haver algum problema ali.

Espero ter sido claro.

Abraços.

Kim.

Kim
21/05/2008, 19:17
É thubo mesmo, mais uma cópia tabajara... hauhauhauhauuuuuu

Eliseu
04/06/2008, 12:35
Olha o Marruá em ação:
http://www.fronteirasul1.eb.mil.br/index.php?option=com_content&task=view&id=70&Itemid=56

fpc3
05/06/2008, 10:19
O que eu tive de notícia de vendas a civis, foram 3, um aqui da lista, verde militar com bfs, até apareceu vendendo o carro apesar de estar satisfeito.é esse da foto abaixo.

outro que tive notícias é o gutierrez, de belo horizonte que tinha uma land rover branca e andava com pneus fininhos do camel trophy.nao vi o carro.

outro tambem é um integrante do jeeprofeta de congonhas que tinha um engesa maravilhoso e trocou por um marruá.

no geral acho que a agrale por enquanto não tem interesse em venda pra civis.Vende pros que preenchem a equação vontade extrema+dinheiro extremo sobrando+impulso compulsivo e etc=marruá na garagem.

Eu tenho engesa, adoro, mas preferiria personalizar o meu engesa a comprar um marruá.Com o mesmo dinheiro vc constroi um super jipe, melhor ou igual ao marruá.

fpc3
05/06/2008, 10:21
a foto esta anexa

CAVESO
05/06/2008, 11:12
O Caducouto (é de BH e participou da expedição Agrale), aqui do fórum, tem um Marruá também....

Jipeiro
05/06/2008, 11:29
Esta foto da mensagem acima foi tirada na cachoeira que fica na estrada Cunha / Parati.

Pan

alvaro.jrc
05/06/2008, 11:51
Queria ter dinheiro e coragem pra dar R$ 100.000,00 num Jipão desses, :(

jeisonk
05/06/2008, 14:15
O que eu tive de notícia de vendas a civis, foram 3, um aqui da lista, verde militar com bfs, até apareceu vendendo o carro apesar de estar satisfeito.é esse da foto abaixo.



Esse da foto está usando MTR e não BF, se é que é de pneus "bfs" que você está falando, vá que seja "verde militar com bifes" :mrgreen:

[]'s

Hugo4x4
07/06/2008, 17:14
Queria ter dinheiro e coragem pra dar R$ 100.000,00 num Jipão desses, :(

Álvaro,

Neste caso nao precisa ter coragem e sim vontade de ter o prazer de dirigir uma boa máquina.

alvaro.jrc
07/06/2008, 21:04
Álvaro,

Neste caso nao precisa ter coragem e sim vontade de ter o prazer de dirigir uma boa máquina.

Rapaz já andei num engesa e realmente é um jipe duca, imagino o marruá, mas R$ 100.000,00 é muito dinheiro e infelizmente acho que não vale isso tudo.

fpc3
09/06/2008, 00:57
se eu tivesse grana pra comprar um marruá eu optaria por gastar tudo no meu engesa e deixa-lo melhor que o marruá.

Carlos Bernardo
16/06/2008, 17:59
se eu tivesse grana pra comprar um marruá eu optaria por gastar tudo no meu engesa e deixa-lo melhor que o marruá.

Se eu tivesse grana pra comprar um Marruá eu COMPRARIA um Marruá.

Verde militar, capota rígida e pneus 33 polegadas.

Guincho mecânico na frente, atrás (ops!) um elétrico, bloqueios e pronto pra ir pra qualquer lugar.

Sou fascinado nesse jipe, que mesmo não sendo um Jeep é um puta JIPE!

Jipeiro
17/06/2008, 08:28
Nota-se que vc tem bom gosto e sabe o que quer, o meu tem pneu 35 é animal.....

Pan

Carlos Bernardo
17/06/2008, 09:13
Nossa...deve mesmo estar espetacular! =-D

Pan, vc comprou seu Marruá direto na Agrale ou vc comprou de terceiros? Estou planejando comprar um Marruá no final do ano que vem e gostaria de saber como é a assistência técnica da Agrale.

Se Deus quiser logo logo frequentarei essa lista também! E de Marruá.

jeep5
17/06/2008, 15:48
olá JIPEIRO. vi que tem marrua.
os faróis dele são fracos como no engesa? a embreagem dele me parece que não é hidraulica, você colocou emb.hidr?
abraços

Jipeiro
17/06/2008, 16:18
Carlos,
Comprei meu Marruá direto da fábrica, o contato com a assistencia é um pouco dificil pq moro em sampa.

JEEP5,
Não percebi diferença no farol, a embreagem é hidraulica de fábrica.

Pan

CAVESO
17/06/2008, 16:23
Pan,

Seu Marruá tem eixo traseiro flutuante?

Kim
17/06/2008, 17:31
Caveso!

Os Marruás já vêem com flutuante, pois são os mesmos eixos das F350/250.

Abraços.

Kim.

jeisonk
17/06/2008, 18:16
Mas esses eixos (Dana60) equipam somente as picapes, não é? O jipe é Dana44.
Esses também são flutuantes? Mudaram isso?

[]'s

Carlos Bernardo
17/06/2008, 18:32
Carlos,
Comprei meu Marruá direto da fábrica, o contato com a assistencia é um pouco dificil pq moro em sampa.

JEEP5,
Não percebi diferença no farol, a embreagem é hidraulica de fábrica.

Pan

E Pan, eles vendem o modelo militar pra civil numa boa ou vc é militar?

Carlos Bernardo
27/06/2008, 20:00
Acabei de voltar de uma concesionária Agrale que tem aqui no caminho do trabalho para casa (Castelo Branco) e pude entrar, ligar e dar uma volta em um Marruá pela primeira vez na minha vida. O modelo era um AM50 (jipe capota rígida) que é justamente o modelo que eu estou namorando a meses.

O único Marruá que tinha na loja era um usado ainda equipado com motorização "antiga" e com o painel nu e cru (tipo os militares). Bom, só sei que mesmo com o motor antigo o jipe anda muuuuito bem. Mas o que mais me chamou atenção mesmo foi a maciez da suspensão. Passei em uma lombada "a milhão" e o carro se comportou extremamente bem! No asfalto irregular então, uma verdadeira maravilha...

O monstrengo requer bastante atenção devido a sua largura. Sim, ele é muito largo. de espelho a espelho ele tem exatos 2.090m e os 2 eixos são 100% flutuantes. É um puta de um jipe....vai pro inferno!

Acho que vou me endividar...

...aiaiaiai...

Eliseu
02/07/2008, 08:33
Pois é....
São coisas que não dá para entender. A CINFEL vendendo e adaptando a carroceria para EE, sinal que tem quem compre, e o Marruá com este preço abusivo....

Carlos Bernardo
02/07/2008, 18:08
Olha gente, não sei se é ético, por isso não postei aqui (ainda) os emails que mandei e recebi da Agrale no dia de ontem. Estava conversando com eles desde segunda sobre a compra de um Marruá, para meu uso diário. Seria um AM50 com capota rígida e tals...o preço foi tão abusivo que comecei a perguntar sobre a possibilidade da compra de um modelo militar, sem ar-condicionado e nem capota. O preço especial que me passaram pare esse Marruá "peladão"?

SEGURA ESSA:
R$105.240,00

Isso pra versão Jipe básico militar.

BA-CA-NA essa Agrale ein! BA-CA-NA!
Ainda esse ano vou encomendar minha L200 Savana.

Pro inferno o Marruá e a Agrale.

Kim
02/07/2008, 18:44
Olha gente...

SEGURA ESSA:
R$105.240,00

Isso pra versão Jipe básico militar.

BA-CA-NA...

Pro inferno o Marruá e a Agrale.

Hauhauhauhauhauhau!!

Entende porque o pessoal tá partindo para a Cinfel?

Fica um pouco mais em conta e a seu gosto!

CAVESO
02/07/2008, 19:02
É a famosa lei de mercado: oferta e procura.

Poucos jipes sendo fabricados e o exército comprando todos. Daí, preço lá nas alturas....

Eliseu
03/07/2008, 08:28
Não sei se o EB está comprando tudo.....
Até onde sei, apenas um lote de 150 foi comprado...

zguilherme
03/07/2008, 09:12
fazendo contas, eu nao vejo aonde que o marruá pode custar tao caro assim.... é como o proprio troller que é carissimo tambem...

mas como o kim falou a lei da oferta e procura, vai fazer o preco baixar... mais se vai baixar até o tanto que queremos.... nao sei.

cbridi
03/07/2008, 09:59
Eu tbem tentei cotar uma picape AM150 cabine simples. Além do "brecinho" camarada de 110 milhas, pediram 120 dias para entregar. Maiores detalhes neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39841&page=4

[]'s

fpc3
03/07/2008, 13:04
hoje tem de novo em belo horizonte
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=640675&posted=1#post640675

Eliseu
19/08/2008, 12:41
Finalmente andei de MARRUÁ.....
Muito show. Para mim, que tive Engesa, é um tal outro: suspensão, direção, balanço da carroceria, freio, comportamento em estrada (ainda não andei em off-road....).
Tirei algumas dúvidas na versão do EB:
1. Motor MWM Sprint 4 cil - 4.07 TCA 132cv a 3.600 rpm e torque 340 Nm a 1.800 rpm;
2. Caixa EATON FS 2305 A;
3. Diferenciais Dana 44.3 Trac Lok, relação 4,09:1 (45x11);
4. Setor direção hidráulica de Trator;
5. Caixa tração múltipla - CTM 1:1, sem reduzida;
6. Não tem eixo flutuante na traseira.
7. Não tem snorkel (a pick-up AM 150 militar tem....)
Rodei 280 km, de asfalto. Amanhã vamos ao principal: off-road....
Tenho fotos, mas ainda não consegui baixar...

Elias RS
19/08/2008, 13:31
Olá pessoal!!!!
Também andei ontem no Marruá!!!
É du kct!!!!! Quem nunca dirigiu um Marruá/EE4 não sabe o que está perdendo!!!!
Você dirige lááááááá em cima, vê tudo a sua frente, até o teto do ecasport dá para ver!!!!! E anda muuuuuito! A final não passa muito dos 120, mas até você chegar neles... parece até carro v8 a gasolina de tanto que empurra!!!!!! E os buracos? Que buracos????
Só por curiosidade/teste/imperícia(rsrsrsrsrs) cruzei por dentro de alguns, que de carro iriam no mínimo acabar com o pneu/aro, e foi a mesma coisa que nada!!!!!!! O jipe só deu uma balançadinha!!!! E o espaço interno(!!!!) aquilo até parece um ap kitnet(!!!!) de tão grande... O único porem é mesmo a largura dele... tem que se tomar cuidado, pois uma ou duas vezes cheguei a descer da pista, devido a largura dele, a qual não sou acostumado...
No mais, tudo de bom!!!!!!
[]ssssss
Elias

Eliseu
19/08/2008, 21:17
Aqui algumas...

Eliseu
19/08/2008, 21:22
Mais.....
Observem o apoio tripo (3 pinos) da tampa traseira, os respiros dos diferenciais elevados, o hodômetro, o sistema 24V...

Kim
19/08/2008, 22:13
Depois desses relatos, comprarei uns cofrinhos (porquinho) e começarei a juntar umas moedas...

Quando será o leilão do exercito mesmo?????

Será que terei bastante moeda????

guilhermeabreu
20/08/2008, 00:58
Ê KIM

Tá sumido eim ?

Acho que qdo tiver leilão do EB dos MARRUÁS nós não poderemos comprar por uma razão muito simples , NÃO ESTAREMOS VIVOS NESTA ÉPOCA , pq irá demorar muito tempo para estes indestrutíveis 4x4 irem a leilão .

ABRAÇÃO

Eliseu
20/08/2008, 08:45
Tomando como referência os EE4, antecedentes diretos do Marruá, não estaremos mais pilotando quando estes forem à leilão.....

Elias RS
20/08/2008, 13:36
[QUOTE=
...Acho que qdo tiver leilão do EB dos MARRUÁS nós não poderemos comprar por uma razão muito simples , NÃO ESTAREMOS VIVOS NESTA ÉPOCA , pq irá demorar muito tempo para estes indestrutíveis 4x4 irem a leilão ...
[/QUOTE]
X2...
rsrsrsrsrrs
[]sssss
Elias

jeisonk
20/08/2008, 15:57
Tirei algumas dúvidas na versão do EB:
1. Motor MWM Sprint 4 cil - 4.07 TCA 132cv a 3.600 rpm e torque 340 Nm a 1.800 rpm;


Eliseu, o motor é TCA mesmo? A versão civil também é com bomba injetora mecânica como esse ou é TCE?

[]'s

Eliseu
20/08/2008, 16:35
Jeison,
é TCA com certeza. A versão civil não vi ainda....

cbridi
20/08/2008, 16:50
Eliseu, o motor é TCA mesmo? A versão civil também é com bomba injetora mecânica como esse ou é TCE?

[]'s

Jeison,

A civil, pelo menos as picapes, usam o TCE (eletrônico) de 140 CVs, tem outro painel, bem mais moderno, outro volante e outros faróis, de policarbonato.

Olhe a assinatura do Kim aí pra cima... tem muitas fotos da picape.

[]'s

jeisonk
20/08/2008, 18:24
Valeu galera.

Pois é, era o que eu também tinha de info, também andei olhando as fotos do Kim, por isso estranhei quando o Eliseu falou do TCA, mas deve ser em função de manutenção, robustez, etc, que a versão militar é mecânica.

Será que dá pra encomendar um civil com TCA? :mrgreen:

[]'s

CAVESO
20/08/2008, 18:30
Galera,

Aproveitando, alguém sabe informar de qual carro (ou caminhão ou onibus) é o farol do Marruá??????

Sei que tem o suporte por 4 prafusos iguais os de brasilia, mas tem 5,5" ou 14 cm de diâmetro.

Alguém sabe de que coisa é isso?

cbridi
20/08/2008, 19:22
Caveso,

Vou mais atrapalhar que ajudar, mas se fosse para chutar eu diria que é muito parecido com o dos caminhões VW 8-150.

[]'s

cbridi
20/08/2008, 19:24
Será que dá pra encomendar um civil com TCA? :mrgreen:


Pouco provável, devido as restrições para emissão de poluentes.

[]'s

Eliseu
21/08/2008, 15:43
....tem outro painel, bem mais moderno, outro volante e outros faróis, de policarbonato.....[]'s

E bota diferente nisso.... Se esse painel viesse nas do EB, não iria durar muito...
O volante e o setor da DH são de trator. Mas temos a suspensão TODA de molas helicoidais. As nossas AM 100/150 são também com o mesmo motor TCA, painel, tudo igual ao AM50 militar, com excessão de eixo e suspensão traseiros igual à versão civil(feixe e Dana 70).

cbridi
21/08/2008, 17:26
Os comprados pela Marinha são eletrônicos e equipados com Pirelli Scorpion Mud. :-)
Notícia quentinha, de hoje: MARINHA DO BRASIL RECEBE VIATURAS MILITARES AGRALE MARRUÁ (http://www.secco.com.br/noticias.asp?id=6816)

[]'s

Eliseu
22/08/2008, 08:31
Ainda não vi o do CFN, mas tenho quase certeza que é o mesmo motor nosso:TCA. Semana que vem vamos ter uma visita de uma equipe de técnicos da Agrale e vou tirar as dúvidas. Outra diferença é que eles 4 passageiros na parte traseira no sentido longitudinal (à moda LRover, Bandeirante deles....) e por isso elas tem a capota mais elevada.

Jipeiro
22/08/2008, 11:16
Alguem saberia responder se existe pneu 35 para a roda 16 do Marruá ???

Grato

Luiz Antonio C. Bodon
22/08/2008, 12:00
A aparencia dele, pelo menos nas fotos, parece ser muito robusta. :grin:

Mas o preço...:sad::discordo:

Cilon Carlos Heck
22/08/2008, 19:26
Dá até um negócio no coração de ver tanto Engesa/Marruá junto. :palmas::palmas:

Eliseu
26/08/2008, 07:50
.......Mas o preço...:sad::discordo:
R$ 88.169,00 para o EB.....

Eliseu
26/08/2008, 07:51
Dá até um negócio no coração de ver tanto Engesa/Marruá junto. :palmas::palmas:

Imagina eu então.... 48 num mesmo galpão!!!!
E só levei 3.....

Kim
26/08/2008, 09:37
O negócio é o seguinte!

Fico até orgulhoso de ver tantos Marruas juntos, pois assim que começarem a circular, e efetivamente estiverem nas ruas, talves pararão de chamar meu engsa de JAVALI de CBT.

Chamarão de Marruá, o que me dixará um pouco menos triste, pois tenho orgulho da marca Engesa, precursora do Marruá.

Abraços.

Kim.

cbridi
26/08/2008, 16:19
Eliseu,

Já viste este tópico: Hilux Militar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45176)? Concorrência para o Marruá picape?

[]'s

Eliseu
27/08/2008, 11:47
Acabei de olhar. Mas acredito que seja só um ensaio, pois ela não iria aguentar o tranco do EB. Muito interessante, talvez venha para viatura de transporte de comandante...

Eliseu
28/08/2008, 08:28
O pessoal treinando com o Marruá....hehe!

Elias RS
28/08/2008, 08:52
Imagina eu então.... 48 num mesmo galpão!!!!
E só levei 3.....

Essa eu também ví e vivi!!!!!!!!
Que tal criar o tópico "Eu andei de Marruá" rsrsrsrsrsrsr
[]ssss
Elias

WARSAW
12/09/2008, 17:07
Segundo um dos chefões da Agrale, o preço do Marruá é alto por causa dos impostos que incidem sobre ele: "Quando vc adiquire um jipe, na verdade paga dois: um pra empresa, outro pro governo"... Ok,, Até aí eu entendi...Mesmo assim não justifica o preço,,senão o Troller custaria quase o mesmo...
Ainda tem um pormenor: só como exemplo vou citar o Troller,,Esse usa um propulsor MWM 3.0 de 163 cv,,que por ser de maior cilindrada paga um taxa maior (corrijam se eu estiver errado),,sem dizer as "perfumarias"(a/c, acionamento de tração eletrico, etc.) que ainda agregam um valor substancial ao produto, isso pra não falar da polêmica reduzida he he he... Agrande questão é, como pode o marruá ser ainda cerca de 30 paus mais caro que o jipe da ford??
Será que é por que ele é feito à mão??

WARSAW
12/09/2008, 17:09
Na verdade o projeto Marruá era da Columbus, inclusive o nome Marruá não foi a Agrale que deu mas sim a já referida empresa. Quando a Agrale assumiu o projeto, ele já estava praticamente pronto: motor MWM 2.8 etc... Logo, as pesquisas e tudo que faz parte do pontapé inicial como o desenho e demais testes, não representaram necessariamente um "grande peso" no orçamento da Agrale, O que de fato é caro é a linha de montagem e os tais impostos etc, (importante: Tudo isso é uma especulação minha)... A questão então é: Este detalhe não deveria baratear, ou melhor, viabilizar o preço do automóvel? além é claro dos já referidos argumentos?

haundrich
13/09/2008, 11:10
Segundo um dos chefões da Agrale, o preço do Marruá é alto por causa dos impostos que incidem sobre ele: "Quando vc adiquire um jipe, na verdade paga dois: um pra empresa, outro pro governo"... Ok,, Até aí eu entendi...Mesmo assim não justifica o preço,,senão o Troller custaria quase o mesmo...
Ainda tem um pormenor: só como exemplo vou citar o Troller,,Esse usa um propulsor MWM 3.0 de 163 cv,,que por ser de maior cilindrada paga um taxa maior (corrijam se eu estiver errado),,sem dizer as "perfumarias"(a/c, acionamento de tração eletrico, etc.) que ainda agregam um valor substancial ao produto, isso pra não falar da polêmica reduzida he he he... Agrande questão é, como pode o marruá ser ainda cerca de 30 paus mais caro que o jipe da ford??
Será que é por que ele é feito à mão??

Admiro o projeto do troller, mais moderno, e acredito que foi direcionado para o público alvo, não militar. Conseguiram unir robustez, conforto e preço.

Ao contrário do engesa, que já nasceu militar, com propósitos mais específicos. E não economizaram robustez nesse projeto.
Projeto da década de 80.
Além de ser feito a mão, ele é maior e mais pesado que o troller.
O chassi do engesa é parrudo. Caixa de câmbio de F-4000. Quando que quebra uma caixa destas com aquele motor de opala?
Acho que tudo isso soma no preço.

Eu visualizo o seguinte: daqui mais 20 anos vc vai ver marruá e engesa normalmente andando por ai, como se hoje vê toyotas bandeirantes 66, 71, 76, rodando....alguns com a lata enferrujada, mas mecânica para toda obra.

WARSAW
13/09/2008, 16:05
Quando o Toyota foi lançado ( land cruiser ) ele era economicamente viável pra muita gente além de contar com uma empresa do porte da Toyota por tras, isso tudo ( aliado a qualidade e robustez indiscutiveis ) fez com que fossem vendido centenas e centenas de unidades em vários países, por isso o bam-bam ainda é tão comum e não há de se espantar que ainda haja muitos em perfeitas condições rodando por aí afinal ainda não faz dez anos que sua produção foi encerrada...
O caso do Marruá é bem diferente. Não existem muitas unidades civis e o processo é lento pra quem tem dim-dim pra adquirir um além de ser muito caro, por essas razões tenho dúvidas se veremos muitos marruás civis por aí em 20 anos
O Marruá é maior e mais pesado que o troller, isso não há dúvida, mas não é pelo peso que vamos julgar o preço não é mesmo?:lol:

dudu83
13/09/2008, 19:37
em conversa com alguns tenentes do 7 bec, me foi dito que o batalhao nao quer saber de marrua nunca mais, os dois que eles utilizam ficam mais tempo ''baixados'' do que rodando , agora eles estao optando por l200 gl , segundo eles ''guenta muito mais o tranco''...

Eliseu
15/09/2008, 09:50
... A questão então é: Este detalhe não deveria baratear, ou melhor, viabilizar o preço do automóvel? além é claro dos já referidos argumentos?

Preço para o EB: R$ 88.160,00...., na versão básica, motor não eletrônico, 24V, capota de lona, para 5 pessoas, militarizado.

Eliseu
15/09/2008, 09:55
COMANDO DO EXERCITO - DEPARTAMENTO LOGISTICO
Data: 07 / 2008
Número da Licitação: 21/2008
CNPJ/CPF: 88.610.324/0001-92
Razão Social/Nome: AGRALE SOCIEDADE ANONIMA
Ítem da Licitação: 00001 Cod. do Conjunto Material: 1783
Identificação Conjunto Material: AUTOMOVEL / VEICULO - PASSAGEIRO
Descrição Detalhada do Material: 050VIATURA OPERACIONAL DE TRANSPORTE NÃO-ESPECIALIZADO, 3/4 TON, TIPO PICK-UP, 4X4, TETO E CAPOTA DE LONA, ZERO KM, MODELO DO ANO EM CURSO OU POSTERIOR, CONFORME ANEXO "A" DO EDITAL.
Quantidade: 50
Unidade: UNIDADE

Preço Unitário: 120.900,00

Valor Total: 6.045.000,00

Esta é a Pick-up.... de 88.000 para 120.000 !!!!!!!!!

fpc3
15/09/2008, 23:44
segundo um amigo do exercito eles não tem motor eletronico porque existe um missil que localiza esses sinais dos eletronicos.

tem um pessoal aqui usando marruá civil e nao quebra não.e olha que na vida civil eles são muito exigidos.A unica queixa é a falta da caixa de redução.

fpc3
15/09/2008, 23:51
Alguem saberia responder se existe pneu 35 para a roda 16 do Marruá ???

Grato


existe sim, procure o Sr.Eduardo na 3 k
http://www.3kpneus.com.br/

Jipeiro
16/09/2008, 06:56
Valeu amigo, obrigado pela dica vou verificar.

Pan

Ralado/SP
16/09/2008, 15:33
Existem várias opções... meu engesa foi usado na divulgação dos BF à uns 5 anos, e eles usaram as minhas rodas 16, pois no contrato eu tinha que entregar pra eles o carro sujo, aí eles tiraram os meus pneus das rodas e aplicaram pneus limpinhos e novos no lugar dos meus, com as rodas sujas.
Em 2007, fiz uma cotação e encontrei várias opções para rodas 16: BF, michelan, Wangler e pireli são os que lembro de cabeça. O prblema é que a maioria é vendido em mm e não pol.
EX. 275x70x16 é igual à 31x12,5x15 - quem sabe direitinho como faz a converção é o EDU, ele me explicou isso uma vez, mas não estou achando o lugar inde anotei.

Abraçones

Ralado

fpc3
17/09/2008, 00:59
Eu não sou especialista em pneus não, muito pelo contrario, nao entendo muito.Em visita ao Sr.Eduardo da 3 k em São Paulo ele estava me explicando que aro 16 é uma evolução em relação ao aro 15 e que o Brasil usa o aro 15 porque as industrias forçam isso aqui.Os pneus aro 16 tem um comprimento maior, se vc cortar o pneu e esticar vai ver que o aro 16 fica mais comprido.com isso ele dá menos voltas para percorrer o mesmo trajeto que um aro 15, porem a relação do carro fica alongada.Não sei se expliquei direito mas é por ae, pois eu tinha pedido a opinião dele para o meu engesa que usa 16 e eu queria voltar pros 15.A 3k pneus funciona como uma consultoria para a venda de pneus,é quase uma consulta medica de qual pneus atende melhor ao seu carro, achei muito interessante.As carcaças são escolhidas a dedo pelo proprietário e ele mesmo executa a recapagem, coisa fina.Recomendo.

WARSAW
18/09/2008, 23:43
Ué, jipeiro, vc não tinha trocado o Marruá num Troller??

Jipeiro
19/09/2008, 08:08
Em 2005 troquei meu Engeza por um Marruá e em Agosto/07 troquei meu Marruá por um Troller, um ano depois em Agosto/08 troquei o Troller por outro Marruá. O Troller é um ótimo carro, mas me adaptei melhor com o Marruá, como não tenho muita paciencia de ficar muito tempo com o mesmo carro nao vai demorar muito e vou trocar novamente.

Pan

fpc3
19/09/2008, 14:09
Em 2005 troquei meu Engeza por um Marruá e em Agosto/07 troquei meu Marruá por um Troller, um ano depois em Agosto/08 troquei o Troller por outro Marruá. O Troller é um ótimo carro, mas me adaptei melhor com o Marruá, como não tenho muita paciencia de ficar muito tempo com o mesmo carro nao vai demorar muito e vou trocar novamente.

Pan


Andar de troller ou uno na cidade chama a mesma pouca atenção, todo mundo tem.Andar de Marruá é chamar a atenção né, alem de parecer tanque de guerra não tem muitos por ae...parabens pela escolha.

zguilherme
19/09/2008, 14:19
a grande vantagem q vejo eh q, tanto o troller e marrua nao precisa ficar sofrendo com mecanico.... pq... no meu engesa, tem dia q da vontade de comprar um trolha so pra nao ter problema de adaptacao mais e mecanicos mal intencionados.

Jipeiro
19/09/2008, 14:30
Por ser novidade, o Marruá chama muito a atenção por onde passo, aqui em sampa só conheço dois o meu e o outro que era meu.
Realmente em termos de mecanica nunca tive problemas nem com o Troller e nem com o Marruá.
Pan

guilhermeabreu
19/09/2008, 17:53
OLHA

Tem hora que dá vontade de ser " JIPEIRO " !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! .

zguilherme
19/09/2008, 19:02
kkkkkkkkkkkkkk..... Xara... acho q nao eh o unico proprietario da vontade nao viu ehehehehehe.

Falando em trolha... andei vendo um pessoal q ta fazendo trilha comigo, o danadim eh valente neh?

Jipeiro
19/09/2008, 21:42
O troller é bastante valente tbm, ainda falta experimentar uma Land...
Pan